Dra., tema polêmico. O STJ no Resp 1817812/SP de 03/09/2024, assentou na Quarta Turma que a partilha de bens decorrente do divórcio é direito potestativo, não sujeita à prescrição ou decadência. Poste um vídeo ou comentário sobre o assunto.
Sou casada há 23 anos eu tenho direito de bens mais ex não quer fazer amigável,ainda ele vendeu casa pegou entrada da casa vendida ele parcelou 90 vezes eu construí em cima do sitio pois construção de casas móveis ele recusa não me repartir deixou eu sem nada eu saí da casa por ser maltrada com palavrão.ele pegava minha pensa do me falecido marido tudo era pra eu manter casa
Poderá pedir medida protetiva. Assim, seu marido agressor terá que se manter afastado de você. Também poderá ajuizar ação de divórcio e partilha de bens.
Eu paguei os impostos sozinha a mais 15 anos após divórcio e ele ainda teve direito na metade sendo nem ajudava pagar imposto depois 15anos voltou querendo a metade .
@@SEUDIREITOonlineo dinheiro que meu marido tinha seis meses antes de dirvociar foi dado como presente para a mãe dele, mas era dinheiro da conta dele provenientes do salário dele, sendo comunhão parcial teria como pegar metade na sobrepartilha? No caso fui eu que divorciei?
O que mais vejo aqui na região norte é a ex esposa "abrir mão" do direito de partilha por medo do ex marido. A legislacao e a jurisprudência nao falam nada sobre isso? Em muitos casos, na maioria, a violencia domestica contra ela ou filhos é feita dentro de casa. É o que mais vejo por aqui,,, nem boletim de ocorrencia conseguem fazer e nem pensao conseguem oedir por medo quem dirá pedir bens...
Pensão alimentícia, em regra é para o filho menor. Porém, se o marido, priva a mulher de se qualificar, quando ela a proíbe de trabalhar, de estudar, em fim, ele a transforma numa dona de casa apenas, cabe a P.A
@@Louzadaadv acho que você não compreendeu a pergunta. Disse que na separação a mulher costuma ser tão pressionada que em muitos casos nem regulamentar pensão para filhos conseguem,,estou me referindo a uma realidade regional que conheço muito bem.. e a pergunta era sobre se a justiça reconhece essa situação na qual a mulher abre mão de seus direitos. Mesmo sem ter como se sustentar depois.
5:39 Bom dia doutora mim chamo Ailton moro com uma mulher 12 anos agora ela quer separar nós conseguimos nesse tempo um carro de grande valor um AP uma casa na Bahia ajudei ela na casa que ela já tinha transformei em 6 aluguel hj ela tem uma renda assesivel que podemos fazer
Na união estável o regime de bens que vigora é o da comunhão parcial de bens. Sendo assim, todos os bens deverão ser partilhados entre o casal, inclusive as benfeitorias que realizou no imóvel dela.
@@veraluciasoaresdossantos2624vc tem direito a tudo que conseguiram durante a união estável, pois se não houve contrato específico para definir o regime de bens, automaticamente é o regime de comunhão parcial de bens
Divorciei a dois anos, ele não partilhou tudo comigo, na época estava com emocional destruído, posso reivindicar o que não foi dividido após dois anos divorciada??era casada com comunhão parcial de bens.
Divorciei , temos um carro junto , o juíz estipulou a metade do valor do carro p mim , ele ficou com o carro para vender , porém ele sumiu com o carro q estar no nome dele , e descobri que ele passou o carro para o coiote e foi embora p EUA , e agora ? O q faço?
Essa situação é só para casos de divórcios ,ou em casos de separação de corpos onde o marido ja constituiu outra família e vive com q outra pessoq a mais de 15 anos, porém nunca requereu partilha do qntigo casamento em todos esses anos.
E no caso do imóvel em questão ser colocado a venda e esta venda demora a acontecer e eu consiga provar que esta demora ocorre por má intenção da outra parte, oque fazer?
Creio que o prazo prescricional não vale para o caso de partilha consensual para especificar o quinhão de cada cônjuge em uma matrícula de imóvel. O que a doutora acha?
Bom dia ❗Me chamo Marcio. 🤔Meu divórcio ainda não teve audiência, 🧐mas minha esposa me deu um documento para eu assinar onde está escrito que eu abriria mão de tudo, sendo q a casa já é dela mesmo, e o único bem que tivemos foi um carro q compramos meio a meio, eu posso pedir a anulação desse contrato documento q eu assinei e pedir a minha metade do carro? Pois ela falou q iria ver o q tem pra consertar e abater na minha parte e me pagaria, mas ela só falou e não tem nada assinado quanto a isso, como eu faço p ter direito a essa parte já q eu assinei q abriria mão de tudo? mas ainda não teve audiência de divórcio. 🤔
o juiz determinou 50 dos bens.porem deixou que o casal resolvessem de maneira autonoma.porem meu ex ta com a parte que vale mais.e nao quer voltar a diferença.eu abri outro processo onde o juiz possa resolver fiz bem?
E quando roubam o documento de compra e venda de um sítio que meu pai deixou e ninguém tem dinheiro para abrir o processo já está.em uso capião na justiça e temos um irmão que ameaça a gente de morte nem podemis entrar lá.
Boa Tarde, Minha mãe foi casada com regime comunhão de bens, ambos já falecidos, deixou um terreno. Só que ele era meu padrasto e tem 3 filhos. Como fica essa divisão de bens , quais são os meus direitos? Obrigado
Você terá direito à metade do imóvel por ser herdeiro de sua mãe, meeira e a outra metade, que pertencia a seu padrasto será dividida entre os 3 filhos dele.
Boa noite Dra, sou divorciada a 19, anos. Ja justiça foi decidido que o imóvel seria vendido. Mas ele não quis vender. Ele é do corpo de bombeiros,e foi morar de aluguel. Gostaria de saber se, ele ainda tem direito a esse imóvel depois desse tempo?
Uma duvida partilha de bens não foi feita durante o divórcio cada um ficou com que era seu, porém o casamento era parcial de bens porém o divórcio ocorreu no ano de 2010 hoje passou 14 anos ainda a mulher tem direito de reclamar o que fazer já que tenho uma casa e ela um carro que?
boa noite , tnho dois imoveis em meu nome , uma CASA esta com varios anos de iptu atrasado we esta quse indo oara divida ativa o outro um APARTAMENTO o juiz declarou que deve ser passado para o nome da minha ex mulher , isso foi em 2020 , essa divida do iptu da minha CASA pode afetar no registro e transferencia do APARTAMENTO no cartorio de imoveis para minha ex mulher , porque eu ainda nao fiz por falta de dinheiro
Boa noite,D: Isis. No termo de audiencia de conciliacao, ação separação processo,a juíza já fez a partilha.por o apt que gente moram meu esposo compro por terceiro.tavam nome da titular,ele ficou com carro eu com o apt,e responsável por tds as divida. e o financiamento agora quitei.so secretaria da Habitação vai fazer os documento dele,eles quer um contrato de quitação no meu nome,só que a financeira.pediu o processo de divorcio só não sou divorciada.tenho de entrar com ó pedido do divorcio ou,o processo, de separacao pode também pq eu já não assino mais o sobrenome de casada. Já saiu na separação legalmente.
Bom dia ! As ações de divórcio e partilha correm de forma separada ? O melhor é entrar com divórcio e depois a partilha de bens ? Por que pode demorar muito e a parte quer se divorciar logo. E geralmente divisão de bens no litigioso demora muito
Me divorciei em outubro do ano passado,onde saí doente e tomando remédio fortes , antidepressivos inclusive etc.. ele se aproveitou da minha fragilidade e deu entrada no divórcio e eu terminei assinando,mas descobri meu nome errado desde o casamento no cartório há quase 30 anos,e ele se isentou de pensão alimentícia e eu não consigo trabalhar 😢 . até quando posso recorrer aos meus direitos?
Dra. Gostaria muito de saber mais informações sobre o assunto. Assinei meu divórcio amigavelmente. Havia uma parte onde dizia que os bens haviam sido divididos amigavente, só que não ouve divisão nenhuma. Ele me deu um x em dinheiro apenas. Fui coagida a assinar.
boa noite me chamo Virginia, minha dúvida é: estou divorciada à dez anos e o iptu do imóvel que reside meu ex ainda consta meu nome e não consigo financiar nada o que fazer?
Imóvel financiado, partilha amigável em 2020. Agora o imóvel está sendo vendido, o cartório quer cobrar a homologação da partilha de acordo com o valor atualizado do imóvel, isso está certo? Ou deve ser cobrado sobre o valor do imóvel na época?
Quando trcamos o ap exigirem que eu divorciado da minha esposa mai ela ficou morando comigo ate 29/2/24 e veio a falecer como faso e tem um carro no nome dela eu tenho uma filha com ela
Minha mãe se separou em 2011 o ex marido não quis vender o imóvel alegando deixar de herança para nós filhos. Mas não teve nenhum documento. Se passou 12 anos, ele não cuidou do imóvel e não venderam . Ela pagou os IPTU e cuidou do imóvel e hoje uma das 2 filhas mora no imóvel, ele pareceu novamente querendo vender o imóvel. Ele tem o direito ou perdeu o direito por ter passado os 10 anos ? Detalhe nunca pagou pensão para as filhas.
Dra. Excelente vídeo,uma dúvida: se na sentença do divórcio ficou determinada a partilha dos bens e a mulher ficou na posse do imóvel e já faz mais de 10 anos que o marido nunca reivindicou esse imóvel,prescreve também o direito da partilha?prescreve a execução?
Dra casei em 1986 … me divorciei em 2017 … fomos num advogado pagamos e ele fez nosso divórcio… eu e meu ex marido acertamos entre tínhamos a casa e o carro… ele ficou com carro e 40%da casa… eu com 60% mas nada no papel… depois disso ele recebeu indenizações do tempo que estava casado comigo pra eu não pedir parte dessa indenização ele doou a parte dele.. aceitei pq achei justo… não pedi pensão … fui trabalhar e vida que segue… já tinha depressão e agora só piora… estou quatro anos no auxílio doença… não tenho condições de trabalhar mais… estou me sentindo lesada.. pedi pra ele passar a parte dele da casa pra mim… ele disse que é muito caro…o que posso fazer? Espero que a senhora me responda 🙏🏼 bjus❤
Doutora Isis boa noite me separei a 5 meses nos casamos com separação de bens nos separamos por vídeo conferência não em juízo e sim com outro órgão q faz isso também e no dia a minha eis esposa disse q nao tem nada a dividir ai não aceitei por q temos uma casa q ganhamos na minha casa minha vida para mulheres solteiras mas a 2 anos antes de ganharmos essa casa estávamos juntos só não no papel ficamos juntos por 12 anos fizemos melhorias na casa paguei a casa tudo e ela ágil de ma fé comigo gostaria de saber se tenho direito e se posso entrar com uma ação para requerer meus direitos eu posso o órgão q fez o divórcio disse q tenho q entrar como uma ação em juízo como ali ela não queria entrar em um acordo desde ja eu agradeço muito pelos seus vídeos q Deus continue te abençoando e capacitando eu seu trabalho obrigado
Boa noite Dra, por favor meu esposo faleceu e tinha se divorciado judicialmente, ocorreu o óbito dele e o processo ainda não tinha dado o término. Agora o juiz mandou uma intimação e o inventáriante vai responder por ele, a ex cônjuge sempre fazia com o mesmo não desse andamento, fugindo e não comparecendo as audiências, pode o filho da ex q e inventáriante dar a casa em questão pra mãe toda representando o pai? Pois existe eu como viúva herdeira junto com os filhos e meu filho menor de idade filho do de cujus. Obrigada dra.
Vamos supor uma situação hipotética: Um juiz faz a decisão da separação, mas momentos antes o detentor do patrimônio da um jeito de sumir com ele KKKKK". Quais seriam as consequências?
Dra boa noite Meu esposo divórcio,depois de 4 anos a ex entrou com a partilha de bens ,aonde o juiz declarou a venda dos bens,porém meu esposo não conseguiu vender a casa para partilhar, porém a ex esposa vendeu o carro e não deu a parte dele ,e comprou outro carro ,dr a o que VC o que pode fazer nesse caso ? Nos ajude
O imóvel deve ser vendido para a devida partilha e informado no processo a venda e aquisião dos veículos. Se não houver acordo, deve ajuizar ação de extinção de condomínio. O imóvel irá à leilão para que o valor possa ser partilhado.
Pode me ajudar? Durante meu casamento sofri um acidente, porém ele não me ajudou nesse período e me divorciei dois meses depois, na época fizemos a divisão e o divórcio saiu após uns mês com o divórcio em mão saiu minha indenização e recebi o dinheiro, eu tenho que dividir esse dinheiro?
Casei na comunhão parcial de bens e não fizemos a partilha amigavelmente. Passaram se 15 anos fui casar e quando cheguei lá fui informada q só posso me casar c regime de separação de bens.RESUMINDO NÃO CASEI . ISSO É VERDADE?
Quando não e realizada a partilha de bens do primeiro casamento, ao contrair novas núpcias será pelo regime de separação de bens. O ideal é realizar primeiro a partilha do casamento anterior.
Me divorciei em dez/21, até hoje a minha ex esposa não fez a transferência do veículo que ficou com ela na partilha, nesse caso o prazo de 10 anos vale? Não tive problemas até hoje em relação a IPVA ou multas, mas quero regularizar a situação do veículo no detran e perante a receita federal. Obrigado pelo video!
@@SEUDIREITOonlinedra, após o divórcio litigioso, o casal tendo como bens um veículo e apartamento, onde na prática podemos fazer a venda ou partilha dos bens? precisa de alguma outra ação ou pelo próprio divórcio podemos já efetuar a venda e divisão dos bens?
Me separei, tínhamos um sítio no nome do meu filho.ele perturbou tanto que nós saímos do sítio e deixamos pra o meu esse ex ficamos na rua sem nada .oque fazer se temos medo de brigar
Bom dia, tenho uma dúvida, já saiu a centenca foi divertido os imóveis mais meu ex marido não deixa eu tomar posse , estão alugando é ele continua recebendo o dinheiro, sendo que ele trabalha com carteira assinada e eu sou altonoma, morando na casa do meu filho e mais o filho dele de menor.
Boa tarde Dra, tudo bem? Caso de separação ocorrida no ano de 2011, sem a partilha de bens, onde vigia o CC antigo, com prazo prescricional de 20 anos. Na ação de conversão de separação em divórcio, em eventual discussão da partilha dos bens, a matéria encontra-se prescrita? obrigado.
Doutora bom dia .eu estou perdida sem entender me ajude por favor meu marido faleceu sou casada em comunhão parcial e tenho uma filha de 15 anos , Minha cunhada me ligou dizendo que iam fazer inventário das terras de meu sogros falecidos . Só que. Alguns dias depois fiquei sabendo que já estavam fazendo tudo para vender mas não me falaram nada .A terra e em outro estado e eu não tenho documento nem condição de ir até lá .Uma vez meu cunhado me falou que eu não tinha direito pois o pai dele faleceu todos os irmãos era pequenos e ele ficou como tutor por ser o mais velho . O a senhora me fala sobre isso o que devo fazer pois estou desempregada eu realmente não vou ter direito . Muito Obrigada
Se seu sogro faleceu antes de seu marido, você e sua filha têm direito a parte da herança que pertencia a seu marido. Deve contratar um advogado ou defensor público para reivindicar seu direito de herdeira juntamente com sua filha.
Boa tarde! Dr. Em caso de divisão de bens, o juiz tem direito de deixar o caso do mesmo jeito, sem dividir nada e sim deixando tudo do mesmo jeito, isso pode ou não??
Dra. excelente video,já deixei meu like, agora tenho uma dúvida: se no divorcio houve a partilha de bens onde foi determinada a venda desse bem com divisao meio a meio para o casal e a mulher sempre ficou morando no imovel e nunca foi vendido,ja se passaram 10 anos nessa situaçao, há um prazo de prescriçao para o marido pedir o cumprimento da sentença para venda desse imovel?
Como esclareci no vídeo, existe prazo prescricional de 10 anos. A pessoa que possui bens adquiridos durante o casamento poderá perder seu direito, ficando impedida de requerer a divisão do patrimônio e o ex-cônjuge que está na posse dos bens terá inclusive a possibilidade de adquirir a parte do outro através de USUCAPIÃO.
Me divorciei, meu ex não quer vender a parte dele pra mim. Eu quero sai da casa r pra me casar novamente. Eu posso perder meu direito? Tem alguma lei que me preserva?
Vai trabalhar uai .. você ajudou ele hj tá o dinheiro a conta suas e conjuntas .. pelo amor de deus trabalhe o trabalho edifica a mulher e também cria independência..
Doutora na separação quando a advogada levou os papeis para o ex assinar, no documento esta escrito que tanto ele como eu abrimos mao da casa para os filhos, no caso deixamos pra eles nesse contrato inclusive estava o nome dos meus 3 filhos que nao sao dele, e da minha filha que tenho com ele. Então assinamos e a advogada deu a entrada no divórcio. Hj ja estamos divórciados. Se caso mesmo assim ele querer voltar atrás querendo a casa ele consegue ou não?
Quando uma das partes move a ação de dissolução sem querer partilhar o único bem adquirido por apenas um , o juiz concede a dissolução? Se a parte prejudica se manifestar ela terá que mover uma nova ação?
No casamento ou união estável o bem ou bens adquiridos durante a união é considerado bem comum, mesmo que apenas uma da partes tenha pago. Na ação de divprocio ou dissolução de união estável, a parte que se sentir prejudicada deve contestar a ação, no mesmo processo.
@@SEUDIREITOonlineDra° agora á Partilha de Bens não prescreve mais, é um direito potestativo, pode ser requerida á qualquer momento por um dos ex cônjuges. Faça um Vídeo falando/explicando á respeito. Muito Obrigada, grata!
Pelo regime de comunhão parcial de bens é exatamente assim. Contudo, se o regime era o da comunhão total de bens, tanto os bens adquiridos durante como aqueles adquridos antes do casamento entram na partilha.
Por gentileza ... estou no processo de separação o carro eu preciso dele para trabalhar e ganhar dinheiro para pagar a pensao dos meus 2 filhos quando sai a sentença tenho prazo para passar a metade do dinheiro do carro pra ela? nao sou obrigado a vender o carro urgente nao ne?
@@SEUDIREITOonlinebom dia, esse prazo vem limite? Ex tenho q pagar minha parte ao ex mas não tenho condições, quero dividir em 100X, quem é oq determina esse tempo q devo pagar?
Me casei ha 22 anos no Brasil. Nao tinhamos nada. Entao saimos do Brasil e estamos morando em outro pais ha 18 anos. Durante esse tempo todo construimos um patrimonio consideravel ai no Brasil. Ha alguns meses o meu entao marido( agora ex) arrumou uma amante e ela engravidou, e ele saiu de casa. Eu pedi o divorcio e a divisao dos bens no Brasil, ele se fez de desentendido e nada disse. Tentando entender esse prazo limite de 10 anos: Ele saiu de casa( houve uma separacao de fato), mesmo assim se eu nao pedir a a divisao dos bens em 10 anos( por exemplo), eu saio perdendo ? Por estar morando em outro pais sem estarmos divorciados, o que foi adquirido pelos dois em um prazo de 10 anos, uma das partes sai perdendo, caso nao reclame a divisao de bens? Porque ele ja tem outra familia.
Sim. Como esclareci no vídeo, a pessoa que possui bens adquiridos durante o casamento poderá perder seu direito, ficando impedida de requerer a divisão do patrimônio. Além disso, o cônjuge que está na posse dos bens poderá inclusive adquirir a parte do outro através de usucapião. Lei que existe somente no Brasil.
@@SEUDIREITOonline Vou procurar alguem para me auxiliar nessa batalha. Ah. Esqueci se comentar, ele nao esta no Brasil, esta aqui tambem. Obrigada por me responder.
Dr quando me separei meu ex fez tudo no cartório e como estava em depressao ele se aproveitou e ficou com muito mais coisas, posso recorrer? Isso tem 9 meses!
Sou casada em comunhão parcial de bens. Não tenho filho somente 1 enteada. Tenho investido em rendas fixas durante meu casamento. Se meu esposo vier a falecer terei que acrescentar no inventário meu investimento e dividir com minha enteada?
Estou em processo de divórcio extrajudicial e estamos fazendo os ajustes da partilha de bens. Em relação a conta conjunta posso abrir uma nova conta e migrar toda a movimentação para a nova conta antes de finalizar a partilha?
Justica. So ferra com pessoas de bem ,, caso de separacao. So enrrola o casal , em caso de. Um crime em 5 dias ja decide tudo condena prende e ja sentecia ...
Boa tarde doutora, minha mãe tem alzheimer, meu pai quis divórcio pra não cuidar dela, ele agredia ela, para melhorar a vida dela trouxe pra morar comigo, e fizeram divórcio, mas ele continua na casa, o que faço? Ela tem algum direito?
Meu ex marido vendeu parte de um terreno que era herança da mãe dele. Nos separamos e eu sai de casa deixando tudo pra ele. Tenho direito a parte do valor da venda do terreno? Eramos casados em regime de comunhão parcial de bens. A venda do terreno foi feita antes do divórcio e nunca recebi nada
Sim. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça em setembro de 2024 entendeu que a partilha de bens é direito potestativo que não se sujeita à prescrição ou à decadência, podendo ser requerida a qualquer tempo por um dos ex-cônjuges, sem que o outro possa se opor.
Após 13 anos de divórcio ex cônjuge não fez averbação do imóvel, da parte dela e continua no meu nome e ainda vindo imposto em meu nome. Me responda o que devo fazer? É verdade que se ela fez averbação no nome dela ela perde o direito do imóvel? Me responda agradeço muito!!!
A averbação é diferente de partilha. Caso não tenha havido a partilha, o ex-cônjuge que utiliza o imóvel poderá pleitear o direito integral do bem ou bens.
Bom dia Dra. Isis, Seu escritório faz holding familiar? Se faz, gostaria de um vídeo falando sobre. Sou de São Paulo, como faço pra contratar seus serviços. Obrigado Vicente.
Doutora minha ex esposa deu entrada no litigioso e nos temos bens a serem divididos. Oq ocorre agora nesse nosso caso ? Será que ela tem mais direito do que eu já q somos casados em total comunhão de bens e temos duas filhas
Bom dia Dra Isis.
Obrigado por existir.
Grato por mais um esclarecimento de grande importância.
Bom final de semana.
Dra., tema polêmico. O STJ no Resp 1817812/SP de 03/09/2024, assentou na Quarta Turma que a partilha de bens decorrente do divórcio é direito potestativo, não sujeita à prescrição ou decadência. Poste um vídeo ou comentário sobre o assunto.
Não quero viver em um relacionamento de mentiras e traições
Bem claro.
Agradecemos dra Isis.
Sou casada há 23 anos eu tenho direito de bens mais ex não quer fazer amigável,ainda ele vendeu casa pegou entrada da casa vendida ele parcelou 90 vezes eu construí em cima do sitio pois construção de casas móveis ele recusa não me repartir deixou eu sem nada eu saí da casa por ser maltrada com palavrão.ele pegava minha pensa do me falecido marido tudo era pra eu manter casa
Poderá pedir medida protetiva. Assim, seu marido agressor terá que se manter afastado de você. Também poderá ajuizar ação de divórcio e partilha de bens.
@@SEUDIREITOonlineA senhora está ensinando a mentir e dar o golpe da medida protetiva para obter vantagem patrimonial?
Muito boa explicação, parabéns !
Eu paguei os impostos sozinha a mais 15 anos após divórcio e ele ainda teve direito na metade sendo nem ajudava pagar imposto depois 15anos voltou querendo a metade .
Se foi realizado divórcio, seu ex-marido não tem direito aos bens que adquiriu. A não ser que tenha ficado bens sem serem partilhados.
Dra me Divorciei a 1 ano , porém não peguei nada , eu posso requerer a metade dos móveis e parte do aluguel da chácara ?
@@shirleysouza7212 Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
th-cam.com/video/NMS4CWidqNQ/w-d-xo.htmlsi=Q7zwhzxpypOObrV6
@@SEUDIREITOonlineo dinheiro que meu marido tinha seis meses antes de dirvociar foi dado como presente para a mãe dele, mas era dinheiro da conta dele provenientes do salário dele, sendo comunhão parcial teria como pegar metade na sobrepartilha? No caso fui eu que divorciei?
O que mais vejo aqui na região norte é a ex esposa "abrir mão" do direito de partilha por medo do ex marido. A legislacao e a jurisprudência nao falam nada sobre isso? Em muitos casos, na maioria, a violencia domestica contra ela ou filhos é feita dentro de casa. É o que mais vejo por aqui,,, nem boletim de ocorrencia conseguem fazer e nem pensao conseguem oedir por medo quem dirá pedir bens...
Pensão alimentícia, em regra é para o filho menor. Porém, se o marido, priva a mulher de se qualificar, quando ela a proíbe de trabalhar, de estudar, em fim, ele a transforma numa dona de casa apenas, cabe a P.A
@@Louzadaadv acho que você não compreendeu a pergunta. Disse que na separação a mulher costuma ser tão pressionada que em muitos casos nem regulamentar pensão para filhos conseguem,,estou me referindo a uma realidade regional que conheço muito bem.. e a pergunta era sobre se a justiça reconhece essa situação na qual a mulher abre mão de seus direitos. Mesmo sem ter como se sustentar depois.
Já existem leis sobre isso, agora as leis não impede que o crime aconteça!
Eu cuidei do meu avô por 26 anos, eu era adolescente,meu tio entrou na justiça e tirou eu da casa , não tive uso capião.
Bom dia Dra Ísis. Ótima sexta feira pra você ❤️ ❤️ ❤️
Excelente explicação doutora, parabéns!
5:39 Bom dia doutora mim chamo Ailton moro com uma mulher 12 anos agora ela quer separar nós conseguimos nesse tempo um carro de grande valor um AP uma casa na Bahia ajudei ela na casa que ela já tinha transformei em 6 aluguel hj ela tem uma renda assesivel que podemos fazer
Na união estável o regime de bens que vigora é o da comunhão parcial de bens. Sendo assim, todos os bens deverão ser partilhados entre o casal, inclusive as benfeitorias que realizou no imóvel dela.
Existe prazo é de dez anos. Se divorciou ou separou e não fez a partilha de bens mais de 10 anos a partilha desse bem está fulminada pela prescrição.
Eu vivia em união estável por 11 anos. Me separei há 1 ano e meio e ainda não partilhamos os bens.
@@veraluciasoaresdossantos2624 9 anos ainda antes de prescrever.
@@veraluciasoaresdossantos2624vc tem direito a tudo que conseguiram durante a união estável, pois se não houve contrato específico para definir o regime de bens, automaticamente é o regime de comunhão parcial de bens
@@Louzadaadv Vdd👏
Divorciei a dois anos, ele não partilhou tudo comigo, na época estava com emocional destruído, posso reivindicar o que não foi dividido após dois anos divorciada??era casada com comunhão parcial de bens.
Seus vídeos são ótimos.
um beijo Dra te amo bom fim de semana.
Divorciei , temos um carro junto , o juíz estipulou a metade do valor do carro p mim , ele ficou com o carro para vender , porém ele sumiu com o carro q estar no nome dele , e descobri que ele passou o carro para o coiote e foi embora p EUA , e agora ? O q faço?
Maravilhosa Dra!!
Essa situação é só para casos de divórcios ,ou em casos de separação de corpos onde o marido ja constituiu outra família e vive com q outra pessoq a mais de 15 anos, porém nunca requereu partilha do qntigo casamento em todos esses anos.
Somente para quem divorciou. O ideal quando ocorre a separação de corpos é formalizar o divórcio.
E no caso do imóvel em questão ser colocado a venda e esta venda demora a acontecer e eu consiga provar que esta demora ocorre por má intenção da outra parte, oque fazer?
Creio que o prazo prescricional não vale para o caso de partilha consensual para especificar o quinhão de cada cônjuge em uma matrícula de imóvel. O que a doutora acha?
Bom dia ❗Me chamo Marcio.
🤔Meu divórcio ainda não teve audiência, 🧐mas minha esposa me deu um documento para eu assinar onde está escrito que eu abriria mão de tudo, sendo q a casa já é dela mesmo, e o único bem que tivemos foi um carro q compramos meio a meio, eu posso pedir a anulação desse contrato documento q eu assinei e pedir a minha metade do carro? Pois ela falou q iria ver o q tem pra consertar e abater na minha parte e me pagaria, mas ela só falou e não tem nada assinado quanto a isso, como eu faço p ter direito a essa parte já q eu assinei q abriria mão de tudo? mas ainda não teve audiência de divórcio. 🤔
Como respondi, procure um advogado ou defensor público para analisar o processo e reivindicar seus direitos.
o juiz determinou 50 dos bens.porem deixou que o casal resolvessem de maneira autonoma.porem meu ex ta com a parte que vale mais.e nao quer voltar a diferença.eu abri outro processo onde o juiz possa resolver fiz bem?
Muito obrigada Dtra pela excelente explicação. Deus te abençoe 😘🙏
E quando roubam o documento de compra e venda de um sítio que meu pai deixou e ninguém tem dinheiro para abrir o processo já está.em uso capião na justiça e temos um irmão que ameaça a gente de morte nem podemis entrar lá.
Se o imóvel não possui registro, os demais herdeiros poderão contestar a ação de usucapião.
bom dia divorciado 24 anos minha ex nunca procurou os direitos dela . o que sobrou ta promessade compra e venda.
Boa Tarde, Minha mãe foi casada com regime comunhão de bens, ambos já falecidos, deixou um terreno. Só que ele era meu padrasto e tem 3 filhos. Como fica essa divisão de bens , quais são os meus direitos?
Obrigado
Você terá direito à metade do imóvel por ser herdeiro de sua mãe, meeira e a outra metade, que pertencia a seu padrasto será dividida entre os 3 filhos dele.
Boa noite Dra, sou divorciada a 19, anos. Ja justiça foi decidido que o imóvel seria vendido. Mas ele não quis vender. Ele é do corpo de bombeiros,e foi morar de aluguel. Gostaria de saber se, ele ainda tem direito a esse imóvel depois desse tempo?
Ele ainda tem direito.
Uma duvida partilha de bens não foi feita durante o divórcio cada um ficou com que era seu, porém o casamento era parcial de bens porém o divórcio ocorreu no ano de 2010 hoje passou 14 anos ainda a mulher tem direito de reclamar o que fazer já que tenho uma casa e ela um carro que?
boa noite , tnho dois imoveis em meu nome , uma CASA esta com varios anos de iptu atrasado we esta quse indo oara divida ativa o outro um APARTAMENTO o juiz declarou que deve ser passado para o nome da minha ex mulher , isso foi em 2020 , essa divida do iptu da minha CASA pode afetar no registro e transferencia do APARTAMENTO no cartorio de imoveis para minha ex mulher , porque eu ainda nao fiz por falta de dinheiro
Boa noite,D: Isis.
No termo de audiencia de conciliacao,
ação separação processo,a juíza já fez a partilha.por o apt que gente moram meu esposo compro por terceiro.tavam nome da titular,ele ficou com carro eu com o apt,e responsável por tds as divida. e o financiamento agora quitei.so secretaria da Habitação vai fazer os documento dele,eles quer um contrato de quitação no meu nome,só que a financeira.pediu o processo de divorcio só não sou divorciada.tenho de entrar com ó pedido do divorcio ou,o processo, de separacao pode também pq eu já não assino mais o sobrenome de casada. Já saiu na separação legalmente.
Bom dia ! As ações de divórcio e partilha correm de forma separada ? O melhor é entrar com divórcio e depois a partilha de bens ? Por que pode demorar muito e a parte quer se divorciar logo. E geralmente divisão de bens no litigioso demora muito
Me divorciei em outubro do ano passado,onde saí doente e tomando remédio fortes , antidepressivos inclusive etc.. ele se aproveitou da minha fragilidade e deu entrada no divórcio e eu terminei assinando,mas descobri meu nome errado desde o casamento no cartório há quase 30 anos,e ele se isentou de pensão alimentícia e eu não consigo trabalhar 😢 . até quando posso recorrer aos meus direitos?
Dra. Gostaria muito de saber mais informações sobre o assunto. Assinei meu divórcio amigavelmente. Havia uma parte onde dizia que os bens haviam sido divididos amigavente, só que não ouve divisão nenhuma. Ele me deu um x em dinheiro apenas. Fui coagida a assinar.
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
th-cam.com/video/NMS4CWidqNQ/w-d-xo.htmlsi=FkK2gY07PMbiN2Ky
boa noite me chamo Virginia, minha dúvida é: estou divorciada à dez anos e o iptu do imóvel que reside meu ex ainda consta meu nome e não consigo financiar nada o que fazer?
Doutora mais no meu caso posso pedir anulação dos bens sou doente esquisofrenica e no dia estava dopada de remédios,
e quando der entrada no processo e o juiz enrolar e não decidir nada até passar os 10 anos.
Se o processo estiver em andamento, suspende o prazo.
Imóvel financiado, partilha amigável em 2020. Agora o imóvel está sendo vendido, o cartório quer cobrar a homologação da partilha de acordo com o valor atualizado do imóvel, isso está certo? Ou deve ser cobrado sobre o valor do imóvel na época?
Entrei com ação de divórcio ele concordou com tudo e agora ta maltratando
Bom dia, dinheiro trabalhista entra como partilha de bens?
Quando trcamos o ap exigirem que eu divorciado da minha esposa mai ela ficou morando comigo ate 29/2/24 e veio a falecer como faso e tem um carro no nome dela eu tenho uma filha com ela
?
Moro com uma pessoa e não sou casada no papel e não tenho filho e tenho algum direito aos bens.
Em caso de separação ou morte terá direito à metade dos bens aquiridos durante a união.
Tem sim o seu direito e de trabalhar ajudar o cara construir aí sim quando vcs larga . Vc pensa em bens .
Minha mãe se separou em 2011 o ex marido não quis vender o imóvel alegando deixar de herança para nós filhos. Mas não teve nenhum documento. Se passou 12 anos, ele não cuidou do imóvel e não venderam . Ela pagou os IPTU e cuidou do imóvel e hoje uma das 2 filhas mora no imóvel, ele pareceu novamente querendo vender o imóvel. Ele tem o direito ou perdeu o direito por ter passado os 10 anos ?
Detalhe nunca pagou pensão para as filhas.
É da sua mãe
Dra. Excelente vídeo,uma dúvida: se na sentença do divórcio ficou determinada a partilha dos bens e a mulher ficou na posse do imóvel e já faz mais de 10 anos que o marido nunca reivindicou esse imóvel,prescreve também o direito da partilha?prescreve a execução?
Dra casei em 1986 … me divorciei em 2017 … fomos num advogado pagamos e ele fez nosso divórcio… eu e meu ex marido acertamos entre tínhamos a casa e o carro… ele ficou com carro e 40%da casa… eu com 60% mas nada no papel… depois disso ele recebeu indenizações do tempo que estava casado comigo pra eu não pedir parte dessa indenização ele doou a parte dele.. aceitei pq achei justo… não pedi pensão … fui trabalhar e vida que segue… já tinha depressão e agora só piora… estou quatro anos no auxílio doença… não tenho condições de trabalhar mais… estou me sentindo lesada.. pedi pra ele passar a parte dele da casa pra mim… ele disse que é muito caro…o que posso fazer? Espero que a senhora me responda 🙏🏼 bjus❤
Poderá então pedir pensão alimentícia provando a necessidade dos alimentos.
Doutora Isis boa noite me separei a 5 meses nos casamos com separação de bens nos separamos por vídeo conferência não em juízo e sim com outro órgão q faz isso também e no dia a minha eis esposa disse q nao tem nada a dividir ai não aceitei por q temos uma casa q ganhamos na minha casa minha vida para mulheres solteiras mas a 2 anos antes de ganharmos essa casa estávamos juntos só não no papel ficamos juntos por 12 anos fizemos melhorias na casa paguei a casa tudo e ela ágil de ma fé comigo gostaria de saber se tenho direito e se posso entrar com uma ação para requerer meus direitos eu posso o órgão q fez o divórcio disse q tenho q entrar como uma ação em juízo como ali ela não queria entrar em um acordo desde ja eu agradeço muito pelos seus vídeos q Deus continue te abençoando e capacitando eu seu trabalho obrigado
⁸
@@jhonyfernando6794 Como respondi, deve procurar um advogado ou defensor público para reivndicar seus dirietos na justiça
Eu saí da minha casa por agressão sai com minha filha nem roupa pude levar
Deve reivindicar seus direitos aos bens e pedir pensão alimentícia.
Boa noite Dra, por favor meu esposo faleceu e tinha se divorciado judicialmente, ocorreu o óbito dele e o processo ainda não tinha dado o término. Agora o juiz mandou uma intimação e o inventáriante vai responder por ele, a ex cônjuge sempre fazia com o mesmo não desse andamento, fugindo e não comparecendo as audiências, pode o filho da ex q e inventáriante dar a casa em questão pra mãe toda representando o pai? Pois existe eu como viúva herdeira junto com os filhos e meu filho menor de idade filho do de cujus. Obrigada dra.
Vamos supor uma situação hipotética: Um juiz faz a decisão da separação, mas momentos antes o detentor do patrimônio da um jeito de sumir com ele KKKKK". Quais seriam as consequências?
Dra boa noite
Meu esposo divórcio,depois de 4 anos a ex entrou com a partilha de bens ,aonde o juiz declarou a venda dos bens,porém meu esposo não conseguiu vender a casa para partilhar, porém a ex esposa vendeu o carro e não deu a parte dele ,e comprou outro carro ,dr a o que VC o que pode fazer nesse caso ? Nos ajude
O imóvel deve ser vendido para a devida partilha e informado no processo a venda e aquisião dos veículos. Se não houver acordo, deve ajuizar ação de extinção de condomínio. O imóvel irá à leilão para que o valor possa ser partilhado.
Pode me ajudar? Durante meu casamento sofri um acidente, porém ele não me ajudou nesse período e me divorciei dois meses depois, na época fizemos a divisão e o divórcio saiu após uns mês com o divórcio em mão saiu minha indenização e recebi o dinheiro, eu tenho que dividir esse dinheiro?
Como respondi, depende do tipo de indenização que recebeu.
Casei na comunhão parcial de bens e não fizemos a partilha amigavelmente. Passaram se 15 anos fui casar e quando cheguei lá fui informada q só posso me casar c regime de separação de bens.RESUMINDO NÃO CASEI . ISSO É VERDADE?
Quando não e realizada a partilha de bens do primeiro casamento, ao contrair novas núpcias será pelo regime de separação de bens. O ideal é realizar primeiro a partilha do casamento anterior.
Me divorciei em dez/21, até hoje a minha ex esposa não fez a transferência do veículo que ficou com ela na partilha, nesse caso o prazo de 10 anos vale? Não tive problemas até hoje em relação a IPVA ou multas, mas quero regularizar a situação do veículo no detran e perante a receita federal. Obrigado pelo video!
Deve informar ao órgão de trânsito que o veículo pertence a sua ex -esposa para eximir-se da responsabilidade.
@@SEUDIREITOonlinedra, após o divórcio litigioso, o casal tendo como bens um veículo e apartamento, onde na prática podemos fazer a venda ou partilha dos bens? precisa de alguma outra ação ou pelo próprio divórcio podemos já efetuar a venda e divisão dos bens?
Me separei, tínhamos um sítio no nome do meu filho.ele perturbou tanto que nós saímos do sítio e deixamos pra o meu esse ex ficamos na rua sem nada .oque fazer se temos medo de brigar
A única maneira de solucionar o caso será através de ação judicial.
Bom dia, tenho uma dúvida, já saiu a centenca foi divertido os imóveis mais meu ex marido não deixa eu tomar posse , estão alugando é ele continua recebendo o dinheiro, sendo que ele trabalha com carteira assinada e eu sou altonoma, morando na casa do meu filho e mais o filho dele de menor.
Deve procurar seu advogado para reivindicar seus direitos sobre o bens que lhe coube na partilha.
Boa tarde Dra, tudo bem? Caso de separação ocorrida no ano de 2011, sem a partilha de bens, onde vigia o CC antigo, com prazo prescricional de 20 anos. Na ação de conversão de separação em divórcio, em eventual discussão da partilha dos bens, a matéria encontra-se prescrita? obrigado.
Doutora bom dia .eu estou perdida sem entender me ajude por favor meu marido faleceu sou casada em comunhão parcial e tenho uma filha de 15 anos ,
Minha cunhada me ligou dizendo que iam fazer inventário das terras de meu sogros falecidos . Só que. Alguns dias depois fiquei sabendo que já estavam fazendo tudo para vender mas não me falaram nada .A terra e em outro estado e eu não tenho documento nem condição de ir até lá .Uma vez meu cunhado me falou que eu não tinha direito pois o pai dele faleceu todos os irmãos era pequenos e ele ficou como tutor por ser o mais velho .
O a senhora me fala sobre isso o que devo fazer pois estou desempregada eu realmente não vou ter direito .
Muito Obrigada
Se seu sogro faleceu antes de seu marido, você e sua filha têm direito a parte da herança que pertencia a seu marido. Deve contratar um advogado ou defensor público para reivindicar seu direito de herdeira juntamente com sua filha.
Boa tarde! Dr. Em caso de divisão de bens, o juiz tem direito de deixar o caso do mesmo jeito, sem dividir nada e sim deixando tudo do mesmo jeito, isso pode ou não??
A juíza decretou divisão é meu ex não cumpre oque fazer
Deve ajuizar ação de extinção de condomínio para a venda e partilha do bem.
Dra. excelente video,já deixei meu like, agora tenho uma dúvida: se no divorcio houve a partilha de bens onde foi determinada a venda desse bem com divisao meio a meio para o casal e a mulher sempre ficou morando no imovel e nunca foi vendido,ja se passaram 10 anos nessa situaçao, há um prazo de prescriçao para o marido pedir o cumprimento da sentença para venda desse imovel?
Como esclareci no vídeo, existe prazo prescricional de 10 anos. A pessoa que possui bens adquiridos durante o casamento poderá perder seu direito, ficando impedida de requerer a divisão do patrimônio e o ex-cônjuge que está na posse dos bens terá inclusive a possibilidade de adquirir a parte do outro através de USUCAPIÃO.
@jarlie546 Se ficou acertado no pedido de divórcio que ficaria com o imóvel, não é possível reatoagir da decisão.
Me divorciei, meu ex não quer vender a parte dele pra mim.
Eu quero sai da casa r pra me casar novamente.
Eu posso perder meu direito?
Tem alguma lei que me preserva?
Divorciei no cartório como se não houvesse bens, então tem como recorrer a partilha de bens?
th-cam.com/video/NMS4CWidqNQ/w-d-xo.htmlsi=FkK2gY07PMbiN2Ky
Dr. Me divórciei ano passado e agora descobri que ele tem um valor de dinheiro no banco que eu não sei o valor. O que posso fazer?
Se o valor foi adquirido durante o casamento poderá ajuizar ação de sobrepartilha.
Vai trabalhar uai .. você ajudou ele hj tá o dinheiro a conta suas e conjuntas .. pelo amor de deus trabalhe o trabalho edifica a mulher e também cria independência..
Doutora na separação quando a advogada levou os papeis para o ex assinar, no documento esta escrito que tanto ele como eu abrimos mao da casa para os filhos, no caso deixamos pra eles nesse contrato inclusive estava o nome dos meus 3 filhos que nao sao dele, e da minha filha que tenho com ele. Então assinamos e a advogada deu a entrada no divórcio. Hj ja estamos divórciados. Se caso mesmo assim ele querer voltar atrás querendo a casa ele consegue ou não?
A doação de um imóvel a filhos em um acordo de divórcio homologado em juízo é irreversível, em regra, e não pode ser anulada.
@@SEUDIREITOonline muito obrigada doutora por me responder.
Bom dia da onde a Senhora e
Após a sentença de partilha, qual o prazo qua a parte tem para dar cumprimento nessa sentença, sob pena de prescrição?
Quando uma das partes move a ação de dissolução sem querer partilhar o único bem adquirido por apenas um , o juiz concede a dissolução?
Se a parte prejudica se manifestar ela terá que mover uma nova ação?
No casamento ou união estável o bem ou bens adquiridos durante a união é considerado bem comum, mesmo que apenas uma da partes tenha pago. Na ação de divprocio ou dissolução de união estável, a parte que se sentir prejudicada deve contestar a ação, no mesmo processo.
@@SEUDIREITOonline Boa noite. Obrigada por responder.
Quero dizer tá criando dificuldade para dar minha parte eu preciso para refazer minha vida o que faço nesse caso
Deve ajuizar ação de extinção de condomúnio para a partilha dos bens.
@@SEUDIREITOonlineDra° agora á Partilha de Bens não prescreve mais, é um direito potestativo, pode ser requerida á qualquer momento por um dos ex cônjuges. Faça um Vídeo falando/explicando á respeito. Muito Obrigada, grata!
Nesse caso o que devo fazer
Bom dia doutora Meu esposo tá divorciado a 20 anos sem partilha e agora tem como resolver isso ?
Ele deve ajuizar ação de extinção de condomínio para venda e partilha dos bens. Assim evitará perdê-los.
Doutora, no caso de existir dois (residencial e comercial) imóveis no mesmo terreno, ou seja, com a mesma matrícula, seria possível a partilha?
A partilha deve ser realizada em inventário. Quanto à divisão deve verificar na prefeitura se é possível desmembrar os imóveis.
A separacao dos bens er apartir da data q casou no cartório né isso, o q eles tiver antes de casar não conta
Pelo regime de comunhão parcial de bens é exatamente assim. Contudo, se o regime era o da comunhão total de bens, tanto os bens adquiridos durante como aqueles adquridos antes do casamento entram na partilha.
@@SEUDIREITOonlineque é I régimen de caomuniao de bens? Eu estou do proceso de divorcio, ja tenho 2 anos
@@erikaumfloresperu6463 Já postei vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
th-cam.com/video/5nexNSiBSQ0/w-d-xo.htmlsi=pTOFfvFvk12nlqXx
Otimoo explicao
E se você descobriu esse bem oculto após os 10 anos?
Por gentileza ... estou no processo de separação o carro eu preciso dele para trabalhar e ganhar dinheiro para pagar a pensao dos meus 2 filhos quando sai a sentença tenho prazo para passar a metade do dinheiro do carro pra ela? nao sou obrigado a vender o carro urgente nao ne?
No pedido de divórcio pode estabelecer um prazo para venda do veículo e/ou pagamento do valor correspondente à parte de sua esposa.
@@SEUDIREITOonlinebom dia, esse prazo vem limite? Ex tenho q pagar minha parte ao ex mas não tenho condições, quero dividir em 100X, quem é oq determina esse tempo q devo pagar?
Me casei ha 22 anos no Brasil. Nao tinhamos nada. Entao saimos do Brasil e estamos morando em outro pais ha 18 anos. Durante esse tempo todo construimos um patrimonio consideravel ai no Brasil. Ha alguns meses o meu entao marido( agora ex) arrumou uma amante e ela engravidou, e ele saiu de casa. Eu pedi o divorcio e a divisao dos bens no Brasil, ele se fez de desentendido e nada disse. Tentando entender esse prazo limite de 10 anos:
Ele saiu de casa( houve uma separacao de fato), mesmo assim se eu nao pedir a a divisao dos bens em 10 anos( por exemplo), eu saio perdendo ? Por estar morando em outro pais sem estarmos divorciados, o que foi adquirido pelos dois em um prazo de 10 anos, uma das partes sai perdendo, caso nao reclame a divisao de bens? Porque ele ja tem outra familia.
Sim. Como esclareci no vídeo, a pessoa que possui bens adquiridos durante o casamento poderá perder seu direito, ficando impedida de requerer a divisão do patrimônio. Além disso, o cônjuge que está na posse dos bens poderá inclusive adquirir a parte do outro através de usucapião. Lei que existe somente no Brasil.
Pede logo a divisão amiga você tem seus direitos não fica com peninha dele não
Vai reclamar o que é seu não espera por nada. Cada coisa no seu lugar. Se for pra votar voltem. Mas teu direito é teu direito e deve ser cobrado.
@@SEUDIREITOonline
Vou procurar alguem para me auxiliar nessa batalha. Ah. Esqueci se comentar, ele nao esta no Brasil, esta aqui tambem. Obrigada por me responder.
Dr quando me separei meu ex fez tudo no cartório e como estava em depressao ele se aproveitou e ficou com muito mais coisas, posso recorrer? Isso tem 9 meses!
Ainda está em tempo.
Sou casada em comunhão parcial de bens. Não tenho filho somente 1 enteada. Tenho investido em rendas fixas durante meu casamento. Se meu esposo vier a falecer terei que acrescentar no inventário meu investimento e dividir com minha enteada?
Como respondi, devido ao regime de bens terá que dividir com sua enteada.
será que dá pra casar já tendo tudo antes de se casar para não ter que dividir nada, ou talvez até já casar com tudo no nome da mãe?
É uma possibilidade.
Estou em processo de divórcio extrajudicial e estamos fazendo os ajustes da partilha de bens. Em relação a conta conjunta posso abrir uma nova conta e migrar toda a movimentação para a nova conta antes de finalizar a partilha?
Venci a adúltera vitória da RED!!!
10 anos?????!😮
No Brasil não caso mais. 😂
Justica. So ferra com pessoas de bem ,, caso de separacao. So enrrola o casal , em caso de. Um crime em 5 dias ja decide tudo condena prende e ja sentecia ...
Já tem 5 anos que me divorciei e ainda ñ recebi nada do carro que tínhamos e ficou com ele o que faço
Deve pedir a extinção do condomínio para a devida partilha do bem, já que no divórcio isso não ocorreu.
Boa tarde doutora, minha mãe tem alzheimer, meu pai quis divórcio pra não cuidar dela, ele agredia ela, para melhorar a vida dela trouxe pra morar comigo, e fizeram divórcio, mas ele continua na casa, o que faço? Ela tem algum direito?
@@ednildafranco9847Ele pode ter direito sobre o imóvel se também pertencia a ele. Deve analisar o que foi decidio no divórcio.
Compre outro que esse já era
a prescrição ocorre em favor de quem?
Olá, boa noite, o prazo para prescriçao, começa a partir da separação de fato? Ou da separação de corpos?
Prazo para partilha após o divórcio.
@@SEUDIREITOonlineme informaram alguns advogados aqui que a jurisprudência fala em separação de fato, posso confiar nisso?
Meu ex marido vendeu parte de um terreno que era herança da mãe dele. Nos separamos e eu sai de casa deixando tudo pra ele. Tenho direito a parte do valor da venda do terreno? Eramos casados em regime de comunhão parcial de bens. A venda do terreno foi feita antes do divórcio e nunca recebi nada
se vc abandonou a casa,deixe ele em paz.
uma louca fez o mesmo comigo,vou fazer de tudo para ela não ter nada.meus filhos sim.
herança não entra em partilha, vai procurar um emprego
Você quer herança deixada pela mãe dele? Óbvio que isso não existe, se fosse você nem teria coragem de pedir as coisas que você deixou com ele
Qual o artigo sobre isso?
A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, prevalece sobre o entendimento de que o direito de compartilhar bens está sujeito à prescrição.
É possível requerer a decisao após 3 anos de divórcio? Abri mão de meus direitos por conta de ameaças, e ja fazem três anos que me divorcie
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
th-cam.com/video/NMS4CWidqNQ/w-d-xo.htmlsi=oDZL5CaDSXq0vlnI
Ok
Boa noite fiquei sabendo q não existe mais prazo prescricional de partilha de bens.decisao stj
Sim. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça em setembro de 2024 entendeu que a partilha de bens é direito potestativo que não se sujeita à prescrição ou à decadência, podendo ser requerida a qualquer tempo por um dos ex-cônjuges, sem que o outro possa se opor.
Após 13 anos de divórcio ex cônjuge não fez averbação do imóvel, da parte dela e continua no meu nome e ainda vindo imposto em meu nome. Me responda o que devo fazer? É verdade que se ela fez averbação no nome dela ela perde o direito do imóvel?
Me responda agradeço muito!!!
A averbação é diferente de partilha. Caso não tenha havido a partilha, o ex-cônjuge que utiliza o imóvel poderá pleitear o direito integral do bem ou bens.
Bom dia Dra. Isis,
Seu escritório faz holding familiar? Se faz, gostaria de um vídeo falando sobre. Sou de São Paulo, como faço pra contratar seus serviços. Obrigado Vicente.
Já postei um vídeo sobre o tema : th-cam.com/video/BWfazCXnPTU/w-d-xo.html
Entre em contato através do e-mail que está no link abaixo do vídeo.
@@SEUDIREITOonline
Bom dia Dra. Isis, muito obrigado pela atenção e sua resposta.
Olá Dr. Uma esposa com esposo doente pode mexer nos bens do esposo sem consultar os filhos do mesmo?
Para venda de bens comuns deve conter o consentimento de ambos os cônjuges.
Like 👍 👍 👍
Prazo decadencial de 10 anos a partir da separação ou sentença. Entendimento STJ.
Doutora minha ex esposa deu entrada no litigioso e nos temos bens a serem divididos. Oq ocorre agora nesse nosso caso ? Será que ela tem mais direito do que eu já q somos casados em total comunhão de bens e temos duas filhas
X
Isso é errado
Misericórdia
O marido pode se devocia da mulher sem ela assinar
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
th-cam.com/video/DTWuROIrcKk/w-d-xo.htmlsi=D5TjcOmOYFYeNOE5