The Mystery of Reincarnation in Tibetan Astrology
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 29 พ.ย. 2024
- Discover the mysteries of the ancient world of Tibetan Astrology.
I will reveal the little known practice of "Death Astrology" or "Death Horoscope".
We will review the Cycle of the Twelve Animals, Five Elements and Twelve signs in the making of the calendar of this particular Astrology, and how it is traditionally used to calculate the liturgical calendar and guidance in matters of the phases of material and spiritual life.
We will also discuss the diverse origins of Tibetan Astrology and its connections to the Hindu Tantras of Shiva, Chinese Magic, Tibetan Medicine, and Kalachakra Tantra.
Especially recommended to those interested in Astrology in a context of Buddhism, Death and Rebirth and a mystical and supernatural view of the mysteries of the universe.
The death of Pelé and Pope Emeritus Benedict XVI were given as examples.
Happy 2023 - Year of the Rabbit
#astrology #reincarnation #buddhism #tibet #theyearoftherabbit
Adorei as tuas elucidações sobre a Kalachakra, cosmologia budista e as histórias. Bem sensata a fala Khedrup Rinpoche no final.
Feliz 2023 meu querido!
Obrigada pelo conteúdo.❤❤❤
Que vídeo fantástico! Você falava e parecia que eu sempre soube do que estava sendo descrito, mas nunca tive acesso a essas informações tão específicas. Experiência bem interessante, muito obrigada!
Feliz 2023! ✨💖
Feliz 2023!!!
Feliz ano novo amigo monge desejo todo sucesso do universo e que você traga mais vídeos para o canal kkk
Estou maratonando seu canal!
SEU GASPARZINHO VIRIA ATRÁS DE QUAL OBJETO? O meu: minha coca cola e meus chakrams da Xena Princesa Guerreira 😂
Acho que meu Gasparzinho iria ficar apegado ao decks de tarot e aos objetos ligados aos meus filhos quando bebês. Ia ter que desfazer de tudo isso 😂😂😂
acredita que fiquei pensando nisso e não consegui ainda identificar um objeto
Amiga eu jogarei seus earplugs e earphones na boca do Mount Doom
@@AmigoMonge acho que vivo sem eles, gosto, mas não tenho aquele apegoooo. Talvez pipoca, eu nao vivesse bem sem pipoca hehehe
Eu não largo a minha guitarra, acho que ela.
ou seja, não nos apeguemos a roupas, pentes etc, tudo passa rs , adorei
Monge esses vídeo foi muito interessante, traz mais conteúdos assim porfavor ❤️
Sensacional.
Oi Amigo Monge gostaria de saber se os gasparsinho de uma pessoa pode ficar apegada a um objeto fazendo mal a uma pessoa que adquirir esse objeto?
@@renanpereira6856 pode. A pessoa passa pelo bardo como gasparzinho, por no maximo 49 dias. Depois pela força do apego, renasce como espírito e pode permanecer assombrando o objeto por muito tempo
Obrigado por tirar a minha dúvida
oi monge! quero fazer, mas quero aprender tbm, tem curso?
Curso Gratis sobre o budismo. Tem uma playlist no canal
Gratidão pelas mensagens
Feliz 2023 :)
Feliz 2023 sumido
Não sumi, só desativei. Vc tem meu número de wpp
eita 😳
@@coagulatio. q foi
Amigo monge poderia falar mais sobre essa parte espiritual/mística (espíritos e magia) dessa parte do budismo em, acho muito interessante (O Budismo tibetano tem mais dogmas religiosos doq o ZaZen né?)
Agradecido🌺🦚
Olá: uma correção Zazen é a modalidade de prática ou tipo de meditação praticada no Zen Japonês. Eu não acho muito acertado o paralelo que você traçou: em comparação a outros tipos de Budismo, o Zen é uma escola que abandonou capítulos imensos, como todo o código monástico, a mística, astrologia etc - que são comuns NÃO APENAS ao Budismo Tibetano, mas à maioria das demais escolas - mesmo no Theravada, existe algum tipo básico de astrologia - pois os eventos do calendário monástico são, desde a época de Buda, realizados em função da lunação. O Budismo Tibetano Vajrayana é (histórica e arqueologicamente) uma descendência direta do Budismo Indiano tal qual praticado originalmente em Nalanda, Vikramashila e Odantapuri, na Índia. Então não é uma questão de dogma, eu falaria mais em uma diferença volumétrica enorme no arcabouço de escrituras traduzidas, estudos e intercâmbio para com os Mestres da Índia através dos séculos.
Isso é super interessante, adoraria estudar mais afundo
HONESTLY, desista 😂 mais realista focar em outras práticas: eu acho que sequer existe literatura sobre essas coisas em linguas ocidentais! São cálculos complicados e raros.
Interessante! Queria fazer de familiares meus.
Olá monge tudo bem sem que não tem nada a ver com o vídeo mais eu tenho uma dúvida, qual é o nome e o significado do mudra que você faz todas as vezes que diz hello iluminados e iluminadas? por favor
Otima perguntaaaaaa. Que ninguem nunca perguntou. Mudra dos 5 elementos, pra harmonia e estabilidade ❤️
Hellom é uma mistura de HELLO + OM, samsara e nirvana 😂 hollywood e tibet 😂
@@AmigoMonge kkkkkk muito obrigado por responder maratonei seus vídeos
@@AmigoMongehahahah agora faz todo o sentido
Monge, essa técnica é acessível? Quando uma pessoa da família ou amigo morre, onde a gente pode procurar essa sabedoria para realizar essa despedida apropriadamente? Eu penso muito sobre nascimento e morte e como eu poderia ser verdadeiramente útil numa situação dessas , dentro da minha família.
Eu sempre tive a impressão que aqueles choro , angústia e sofrimento atrapalha a pessoa que morreu.
Você tem razão em dizer que apego extremo perturba a pessoa que morreu. Como eu falei no vídeo, o horóscopo da morte é algo complexo (E CARO, pode pensar em 1000 a 5000 dolares como gasto base - entre confecção do horóscopo e rituais, confecção de imagens sagradas ou outras prescrições que sejam indicadas!) - não é a forma mais acessível de lidar com a morte. Falei apenas a título de curiosidade, não é publi e não estou disponibilizando o serviço.
@@AmigoMonge Oiii. Sim! Entendi. Meu comentário foi mais no sentido de saber se nos templos budistas , quando uma pessoa que frequenta ou faz parte daquela sangha ( é assim que escreve ? ) morre , isso é realizado como um procedimento comum , padrão , como uma sabedoria dividida com as pessoas mesmo. Mas já entendi que não.
E também o segundo ponto , era sobre se dentro do Budismo existe uma orientação para pessoas comuns , em caso da morte de um ente querido, que não seja necessariamente essa tecnologia hermética desse mapa. Se os lamas orientam acerca de comportamentos mais simples mesmo , para lidar com esse momento.
Oie. Entendi. Entao, especialmente durante os 49 dias seguintes, se faz rezas (mantras, recitacao de textos e outras atividades virtuosas em geral) dedicadas em memoria e beneficio da pessoa que morreu. Nesse periodo especifico, ha grande possibilidade de intervencao
Thupten, feliz novo ano! Até quanto tempo depois da morte pode se fazer este mapa? E onde/quem faz? Amei seu vídeo, apesar do tema "difícil".
Imediatamente após a morte, o quanto antes, porque faz sentido enquanto a pessoa ainda está no bardo: estado intermediario. Como eu disse, não fiz uma recomendação nem prescrição, eu falei de uma prática muito específica a título informativo e de curiosidade.
@@AmigoMonge grata! Sim, sei o quanto você é cuidadoso.
Levei um susto na parte dos abutres
Não sei se já falou sobre o tema, mas gostaria de um vídeo teu sobre Phowa.
Ainda nao tratei do assunto, mas eu prefiro explicar os estágios “comuns” da morte antes
Vixe, vou ficar apegada aos livros. Imagina eu tendo que me dividir entre sebos e bibliotecas
HAHAHAHAHA vou rezar
Feliz ano novo, monge!
na tradição tibetana a reencarnação é uma prisão relacionada ao samsara ou um processo evolutivo?
Feliz ano novo, Gabriel.
Morrer é um problemão, e reencarnar é outro 😂 Samsara, de fato, mais do que um lugar, é essa obrigatoriedade de morrer e renascer.
Yama aprova este vídeo.
Como estou vivo, imagino que ele tenha aprovado todos os anteriores
@@AmigoMonge Também acho. Syamatara e Amitabha te abençoem, monge.
Dead like me!! Pensei que só eu gostava 😆
Monge, mas è quanto tempo que faz esse mapa ? Se a pessoa renasce ela vai para o bardo ? Não é só em caso de reencarnação ? E caso o renascimento seja inferior como vocês interfere ? essa interferencia não muda o karma ?
Eu falei no video que isso é algo muito fora da curva, mas seria imediatamente quando a pessoa morre.
O bardo não é um renascimento - bardo é o estágio temporário entre a vida passada e a vida futura.
Por princípio, todos os seres renascerão.
Independentemente do tipo de renascimento, é costume se rezar durante os 49 dias sucessivos para auxiliar a pessoa a encontrar um bom renascimento.
Todo copo de água que se bebe “interfere e muda o karma” - o Budismo não segue esse conceito espírita de pontos karmicos - o renascimento nao é determinado por se a pessoa foi boazinha ou malvada.
@@AmigoMonge entendi monge obrigado por esclarecer, mas então qual é o fator mais determinante para um renascimento ?
@@LeticiaSilva-kp9wj a morte
😮😮😮
É possível um Gasparzinho ficar apegado a uma casa ou a pessoas por muito tempo?
Quando eu falo Gasparzinho, eu me refiro ao corpo do bardo, que dura de 0 a 49 dias, no máximo. O que você está falando seria algo como: Zé morreu, e, movido por forte apego, renasceu como um espírito que fica perambulando na casa.
Gasparzinho é algo bem temporário. Quando a gente fala de assombração, poltergeist, essas coisas, é um ser que já renasceu numa forma infeliz mais duradoura (seja por força do apego, raiva, etc).
Entendi. Obrigada.
Esse cálculo é feito de acordo com local, data e hora da morte? Se for assim, não existe livre arbítrio? Qual a visão budista sobre livre arbítrio?
O cálculo é feito com local, data e hora aplicados aos dados natais da pessoa - se eu e você morrêssemos no mesmo acidente de carro, seriam mapas diferentes.
A existência dessa técnica de aplicação RARÍSSIMA não comprova nem impede “livre arbítrio”. Nós estamos escravizados pelas nossas emoções e tendências de comportamento - que frequentemente sobrepujam a própria consciência.
@@AmigoMonge Muito obrigada pela resposta, monge. Gostaria nessa existência de não ser mais escrava, mas me contento em ser menos escrava rs (mentira, contento nada 😅) Ótimo 2023!
@@gabriellefuchs3946 HAHAHAHAHAHAHA BOA SORTE!!
Não me desanima. Budismo é minha última esperança antes de me render ao capitalismo selvagem 😂
@@gabriellefuchs3946 SEGURA NA MAO DE BUDA E VAI
Cresi numa família católica quando escuto relatos paranormais aí já viu fico pensando em FANTASMAS BUUUU👻👻👻👻😊😊😊😊
Tem o da vida??
Existe, mas não fala tanto da personalidade, dá indicação de anos mais problemáticos. Calcular a carta (seja natal ou da morte) não é algo comum.
Grato pela resposta ja que nao deu vender chocolate aí vamos montar cooperativa de ecoturismo trazer povo aí Amazonas e guapimirim mudar mundo Carnaval e férias por 1000 euros 10 dias obs guapimirim só até 6 mil pessoas tá de uma vez 5% srs 5% meu retiro espiritual etc
Se eu morrese hoje minha irmã ia pegar para ela o meu celular (porque o meu é novo) e me levar (gasparzite) com ela para onde ela fosse
HAHAHAAHAHAHAHHAHA
Monge, o que é esse "Gasparzinho", tecnicamente?
OIEEE ENTAAAAO, DEPENDE! 1) no Budismo, não existe alma; 2) é mais complicado do que substituir alma por um conceito complicado que ainda não expliquei, então uso provisoriamente o conceito de Gasparzinho (também no vídeo sobre contraceptivos e aborto). Nós existimos em três níveis: corpo grosseiro (“físico”); corpo sutil (“energético”) e corpo muito sutil (“a tal “pokebola”, um ovinho super sutil metade vermelho e metade branco que é o depósito da mente ou consciência primordial - que se parece com uma alma mas é um pouco diferente).
Corpo e mente sempre coabitam, então tb temos a mente grosseira, a mente das concepções sutis e essa terceira mente mais primordial, respectivamente.
Quando a gente morre, o corpo físico e a mente grosseira se desligam, e a nossa pokebola+pokemon (mente primodial e “ovo/corpo primordial) saem do cadáver e então se forma o “corpo do bardo”, ou “corpo temporário do estado entre a vida e a próxima” - esse é o Gasparzinho. Dura no máximo 49 dias e fica vagando por ai, até encontrar um local pra renascer.
No video sobre aborto falei um pouco mais dessa parte. O Gasparzinho é o corpo do bardo, ou “estado intermediário”, que serve como residencia temporária da mente enquanto faz o “trânsito” e procura o “portão de embarque” no aeroporto do samsara.
Tentei simplificar ao máximo.
@@AmigoMonge muitoooooo obrigado, meu querido. Foi bem esclarecedor. 🙏🏻
Monge, tem alguma entidade que pode guiar o morto? Como se chama? Outra coisa: vc já leu o Inferno de Dante? Dá pra estabelecer algum paralelo com o entendimento do budismo sobre a morte?
Há uma variedade de seres iluminados e outras emanações que podem ajudar a guiar a pessoa que morreu. Não li o inferno de dante.
Monge. Aquele livro tibetano da morte tem ensinamentos semelhantes?
Não!!!!
Eu quero atingir o nirvana para não reencarnar mais, jornada será longa e difícil
Oie assista a playlist “Budismo Grátis”. O Budismo Tibetano é contra o nirvana 😜
@@AmigoMonge Olá, pq o budismo tibetano é contra o nirvana? qual seria o objetivo?
O nirvana é mais ligado à paz e cessação da individualidade. E isso é um grande obstáculo contra a iluminacao altruista de todos os seres (se a gente largar todos pra tras).
Monge, e se o "gasparzinho" estiver apegado a uma pessoa? Não tem como dar fim, né kkkkkk Que que faz
Afoga a pessoa no rio Hahahahaha socorro. Manda a pessoa de férias pra uma ilha🤭