História do Irã - Aula 9 - A Chegada do Islã e o Califado Abássida (667 -861)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 16

  • @ligiadelimagomes1225
    @ligiadelimagomes1225 2 ปีที่แล้ว +5

    Esse canal foi um belo achado, interessante como os assuntos são tratados de modo aprofundado e não superficialmente. Assuntos estes pouco abordados por historiadores brasileiros.
    Sou bacharel em Biblioteconomia, sempre valorizei muito questões envolvendo história, patrimônio material e imaterial, que esse canal aborda de modo exemplar. Pela minha formação e especialização dentro da minha área em base de dados universitárias e especializadas, indexação e etc, consigo mensurar quão bem feita é tua pesquisa para a elaboração das aulas e busca por fontes de informação de qualidade, investigação e organização do conhecimento. Ainda mais por serem assuntos pouco abordados, não apenas no Brasil, mas em língua portuguesa e, mesmo no Ocidente como um todo
    Adoro teus vídeos sobre história da China. ❤️

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 2 ปีที่แล้ว +2

    Agradeço e acompanho todos os videos

  • @hochi5187
    @hochi5187 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelos vídeos professor 👏👏👏👏

  • @icarotamiarana9402
    @icarotamiarana9402 ปีที่แล้ว +1

    Aula muito top professor

  • @mestresplinter9774
    @mestresplinter9774 2 ปีที่แล้ว +3

    Continue com os vídeos, professor.

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  2 ปีที่แล้ว +5

      Vocês são meu motivo, energia e paixão a continuar nessa longa jornada, as contrariedades e obstáculos são inúmeros, mas iremos juntos conseguir terminar essa série tão necessária de vídeos. Obrigado pelas gentis palavras, meu caro. Preciso de vocês todos queridos para chegar cada vez mais longe

    • @mestresplinter9774
      @mestresplinter9774 2 ปีที่แล้ว +2

      @@emilianounzer não sou discente, sou profissional do Direito, mas apaixonado por história desde criança e espero quem sabe ainda fazer o curso de História. Obrigado!

  • @firmoferraz162
    @firmoferraz162 2 ปีที่แล้ว +3

    História é minha história, sempre gostei e me interessei pó ela. História do Brasil, História do Ocidente, agora História do Oriente. Prof. Emiliano dispensa comentários. Sua obra HISTÓRIA DA ÁSIA nos é muito revelador. Estou lendo aos poucos. Meu muito obrigado.

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 2 ปีที่แล้ว +2

    Agradeço

  • @lucianoteixeira1468
    @lucianoteixeira1468 2 ปีที่แล้ว +4

    Legal!

  • @danieldepaula6930
    @danieldepaula6930 ปีที่แล้ว +1

    Professor, estou acompanhando suas aulas sobre o Irã e gostando bastante delas. Mas apenas fazendo uma pequena correção que acredito ser conveniente, creio que Ali tenha sido genro de Maomé, e não cunhado, já que se casou com sua filha, Fátima. Creio que por essa razão, os filhos de Ali, Hassan e Hussain, foram considerados os legítimos sucessores de Maomé por grande parte dos islâmicos (que viriam a se tornar os xiitas), visto que eram seus netos.
    Salvo engano, até hoje, os xiitas apenas aceitam líderes que provem ser descendentes diretos de Maomé. Uma dúvida que tenho é se seria por isso que o califado Abássida foi considerado sunita, apesar de ter contado com o apoio dos xiitas para derrubar os Omíadas. Afinal, a dinastia Abássida era descendente de um tio de Maomé (Abbas, que conferiu o nome à dinastia), e não diretamente dele.

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado pelas observações esclarecedoras , Daniel. O califado abássida era sunita, mas tinha alianças com grupos xiitas, embora por vezes frágeis . Região oriental do califado abassida era muito próspero e rico, pelo comércio e rotas, então sempre foi bem contestado

  • @celinapaim6934
    @celinapaim6934 2 ปีที่แล้ว

    Gostaria de uma opinião..Essa areia brasileira havia seres humanos que não transformarão seus espaços em cidades Seus corpos não foram vestidos etc...porque essa diferença ? Lembrando dos impérios Incas e Astecas .

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  2 ปีที่แล้ว +1

      Oi Celina, estou meio confuso, acho que não entendi sua questão.

    • @celinapaim6934
      @celinapaim6934 2 ปีที่แล้ว

      @@emilianounzer ficou mal escrito...houveram escritas,casas,roupas,objetos "desenvolvidos" em todas as partes do mundo Próximo ao "Brasil" também,com o nome de Impérios Porque os grupos humanos aqui não desenvolveram nada parecido?è genético? As tribos todas que desenvolveram até hoje tiveram esse impulso,porque?os índios daqui permaneceram isolados.obrigada professor

    • @emilianounzer
      @emilianounzer  2 ปีที่แล้ว +1

      Celina, essa é uma questão complexa. Aqui no continente americano tivemos povos que sustentaram grandes impérios, e muito do restou foram feitos de pedra. Resta saber do que ainda não achamos dos materiais perecíveis, como nas florestas tropicais. Os maias são testemunhas de como foram organizadas grandes cidades e templos em ambientes tropicais.
      Estou adentrando numa área que não é a minha, história americana pré hispânica. Nas selvas cambojanas, os Khmers foram inigualáveis no clima tropical em construir imensos templos e palácios no século 9 e 10. Assim como os birmaneses em Pagan.
      Acredito que ainda há muito a achar em termos arqueológicos, nas áreas próximas aqui ao Brasil, como na Amazônia, para termos uma figura melhor dos povos que ali habitaram séculos atrás. A humanidade é maravilhosamente adaptável e criativa ao ambiente. Grandes cidades e impérios não necessariamente significa “grandes civilizações”. Cada ambiente e sociedade tem sua riqueza e adaptabilidade.