Ótimo vídeo, algumas fábricas de trailers e carretinhas deveriam enviar um material igual a este vídeo (Pode ser que algumas empresas tenha um material semelhante a este), fica a dica, sempre comprarem reboques/trailers de empresas conceituada e homologadas no Detran e Denatran, e procure conhecer a mesma se ela é homologada só para carretinhas e ela também pode construir trailers, pois tem muita concorrência desleal, colocando peças remanufaturadas, como eixos, molas, amortecedores e pneus remolds, e o prejudicado no final e você, o barato sai caro. Obs.: Não sou fabricantes de Carretas/Trailers, e sim tenho food trailer e viajo muito (4x2), sucesso a todos e segurança em primeiro lugar e Deus nos proteja nas estradas....
Olá Rogério! Agradecemos seu comentário e pontuamos também que nosso objetivo é fazer com que as atividades envolvendo o reboque, seja o turismo, o profissional, o agrícola ou o náutico sejam sempre incentivadas. Por isso buscamos sempre deixar informação de qualidade para o usuário final, pois é ele que irá utilizar o produto no dia-dia. Obrigado mais uma vez!
Rômulo, excelente vídeo. Importante ensinamento que não vemos na internet. Parabéns. Garanto a você que é um dos melhores vídeos que vi na internet a respeito desse importante assunto que é a estabilidade do conjunto. Abraços.
Obrigado meu amigo! O objetivo é realmente esse, entregar informação de qualidade para o nosso visitante. Muito obrigado por seu comentário, isso nos impulsiona a fazer ainda melhor. Abraço!
Olá meu amigo! Muito obrigado pelo seu comentário, você nos fortalece e nos incentiva a crescer ainda mais! Ficamos extremamente felizes de poder te ajudar! Um abraço!
Depois da sua explicaçao pasei a carregar minha carretinha conforme voce explicou e notei que ficou mais equilibrada com o peso mas no centro da carretinha
Que legal meu amigo que a explicação te atendeu e você fez uso. Isso é importante, pois é segurança viária. Já imaginou quantas situações de perigo poderiam ter sido evitadas com essas dicas simples? Abraço!
Obrigado amigo! Se puder compartilhar com seus amigos, será muito bom, pois mais pessoas terão acesso à informação, nossas estradas ficam mais seguras. Abraço!
O que observei é que sendo o trator um veículo de passeio, trafega em qualquer local, o que muda é manter limite de velocidade e trafegar na faixa da direita, além do aumento de pedágio de acordo com o número de eixos, tendo como base a tarifa do veículo trator. Curioso que liguei na polícia militar rodoviária de São Paulo e passaram informação diferente. CCR Autoban, Ecovias e CET da capital tem a mesma informação. Abs
@@heltonluz8025 , esse feedback é muito gratificante; nossa equipe trabalha para alcançar essa satisfação em cada produto que desenvolvemos e fabricamos. Muito obrigado pela confiança e parceria!
leonardo bom dia tudo bem isso tambem serve pra carreta se liga o diferencial ela fica fixa andano de re mim explica ai muito obrigado fica com Deus amem
Bom dia! Seu vídeo é de conteúdo rico em técnica. Referente ao percentual entre 4 e 7%: seria lógico considerar que para uma carga mais alta, o pêso sobre o engate deveria estar mais para 4% da massa?
Olá Gilberto, obrigado! O % de carga pode variar de forma dinâmica, na rodagem por ação do efeito aerodinâmico. Trailers com muito arrasto aerodinâmico tenderão a "levantar" a traseira do rebocador. Por outro lado, reboques de veículos não tem essa tendência de forma tão destacada. Quero dizer que, mesmo que estaticamente a carga esteja nos 4%, ela poderá diminuir quando em rodagem para um valor menor que esse. É uma componente de força residual decorrente do esforço para superar o ar. Então, quando for regular o % na ponta da lança leve isso em consideração também. Boa viagem!
Poxa muito show seu vídeo, você é engenheiro verdadeiro, fico agradecido, por esse canal, se possível, meu trailer a asti da frente onde vai engate pra levantar é muito pesado já me disseram que porque está reto o varão da frente, se fazer um Eli subir acima do nível irá vresolver?
Obrigado parceiro! A ideia é ajudar. Sobre a haste frontal, perceba que quanto mais longa ela é, menor o peso na ponta; é uma alavanca. Talvez se prolongar a haste resolva a sua situação. Abs!
Obrigado! De fato, a oscilação decorre dessa ressonância, que em alguns casos tende a tornar-se "ressonância destrutiva" até atingir o colapso da estrutura ou do conjunto. Por isso, aconselhamos que ao menor indício de oscilação com tendência de elevação, atue vigorosamente e positivamente para "quebrar" este ciclo. Boa viagem!
Obrigado parceiro! Procuramos disponibilizar informação para que o usuário possa utilizar os reboques de forma segura e confortável. Se tiver sugestões, manda para mim. Abraço!
Muito bom Mais se possível tente me esclarecer uma situação Pra subir uma ladeira com carro puchando caretinha ( estrada de terra baixo atrito) Qual melhor opção pra distribuir os pesos ? Pois se concentrar o peso na frente e no meio da carteirinha tende a abaixar um pouco a traseira do carro por consequência a frente fica mais alta e diminuir o atrito!! Concentrar a maior parte do peso na traseira da carretinha não seria a melhor opção?
Situação que exige cautela na condução. O reboque não pode ter influência exagerada nas condições de atrito do veículo. Veja se o rebocador tem a capacidade para tracionar seu reboque, evite ultrapassar esse limite. Porém, caso isso seja eventual, uma solução é baixar um pouco a calibragem dos pneus de tração para obter mais contato (cuidado com pedras para evitar furos nas pedras). Passando o obstáculo, retorne a calibragem ideal do pneu. A relação de peso no engate deve permanecer a mesma; levantar a traseira do veículo poderá causar perda de controle, e pouco peso será transmitido para as rodas dianteiras. Obrigado, abraço!
Olá Sérgio. Sua pergunta é certamente dúvida de muitas pessoas que utilizam a carretinha para transportar suas ferramentas. O ideal é que você monte a carga partindo dos itens mais pesados, sempre procurando deixar o peso o mais baixo possível, bem pertinho do assoalho, e um pouco à frente do eixo da carretinha. Depois vá colocando as ferramentas mais leves, sempre procurando amarrar tudo, deixando bem fixado para que não se mexam durante o trajeto. A FAMIT tem kits de amarração muito eficazes para isso, veja em nosso site. Por fim, coloque as caixas nos espaços que sobraram, mas sempre monitore que o peso na frente, que deve ficar entre a 4 a 7% do peso total do reboque. Se você tiver condições de fabricar alguns "berços de transporte" para os produtos mais pesados, ficará ainda mais fácil e rápido você montar a carga, além de mais seguro para fixar (amarrar). Boa viagem!
Olá muito interessante essa dica, eu tenho uma pergunta a fazer. Se o comprimento da lança ultrapassar o centro da carretinha, ficando próximo do final, como seria o comportamento?
O comprimento da lança mencionado sugere que quanto mais longa for a lança, mais estável o conjunto fica. Se a lança central avançar além do eixo central, não há problema algum. Será que consegui tirar sua dúvida?
Preciso levar algumas ferramentas como furadeira de bancada, policorte entre outras e bagagem normal bolsa com roupas e etc, onde devo concentrar o maior peso no meio e vou distribuindo para a frente ou distribui nela toda a lança da minha carretinha vai até o meio! Obd
Olá Sérgio, como vai? Para montar a sua carga você deve saber, antes de tudo, qual será o peso total a ser transportado, que é o PBT. Você deverá respeitar os limites entre 4 a 7% na cabeça do engate. Não importa a sequência dos objetos, mas sim respeitar o peso proporcional (4 a 7% na cabeça do engate) e também manter o Centro de Gravidade o mais baixo possível. Centro de gravidade baixo ajuda muito a manter a estabilidade lateral (rolling) e lanças longas dão mais conforto na condução e facilidade nas manobras. Sempre considere isso quando for especificar seu reboque. E claro, limite de velocidade 80 km/h. Forte abraço!
Olá amigo, tudo bem? A demora da resposta tem uma razão: pretendo trazer uma resposta técnica sobre esse assunto, com fundamentação legal. Mais um tempo e habilito aqui a resposta. Obrigado!
Olá Mauro, nesse caso o centro de gravidade da carga deve ficar entre os 2 eixos. A carga na frente do cambão deve ser a mesma, entre 4 a 7% do PBT. Lembre-se, rebocando a carreta a velocidade máxima é de 80 Km/h. Obrigado pelo comentário!
Um vídeo ótimo , já tive conhecido que tombou a camionete por ter colocado o barco errado estava muito pra traz . Se vcs permitirem gostaria de postar esse vídeo no meu canal
Olá Thiago, obrigado por perguntar. De fato não existe uma regra que determine qual a proporção exata. Costumo conversar com os fabricantes e por experiência destaco que os reboques com lanças ou cabeçalhos mais longos possíveis são os que deixam o conjunto mais estável e mais fáceis de manobrar à ré. O ponto-chave é definir que o Centro de Gravidade da carga fique o mais baixo possível (evitar efeito "rolling"). Quando isso não é possível (veleiros, por exemplo), a indicação é utilizar eixos mais largos para elevar a área projetada da base, e também cabeçalho e lança mais longas. Já num reboque tipo carga geral, as conhecidas "fazendinhas", o ideal é utilizar um cabeçalho de ao menos 2/3 do tamanho da caçamba. Assim, a realização de manobras à ré são mais fáceis de fazer, e o esforço vertical no engate do veículo rebocador é menor. Quanto maior a lança, menor o momento de inércia no engate veicular, o que torna sua viagem mais confortável, e a estabilidade elevada incrementa a segurança dinâmica. Lembrando sempre, seu veículo com a carreta tem de obedecer as leis para veículos pesados, ok? Obrigado, e boa viagem!
No caso de eu não conseguir utilizar o meio da carretinha e só o final dela e o começo é só deixar uma porcentagem por exemplo de 60% para a parte sentido o engate correto?
Olá, tudo bem? Sua pergunta é bem interessante. Nesse caso, o ideal é de que a lança do reboque seja a mais longa possível, para evitar o que chamamos de "momento de inércia". Da forma como você descreveu não resta dúvida de que o reboque estará equilibrado estaticamente; porém, de forma dinâmica na rodagem, as ondulações da pista reverterão verticalmente no engate, enquanto que as mudanças de direção exigirão mais esforço do rebocador no sentido lateral. Isso se deve ao esforço exigido ao movimentar as massas (pesos). Por isso eu sugiro que a lança seja a mais longa possível, para que a alavanca do rebocador seja maior, exigindo menos do engate tanto na vertical quanto na horizontal. Se não ficou claro, ligue aqui na FAMIT e peça para falar comigo, Marcos. Abraço e boa viagem!
Olá amigo, aconselho que não tenha menos que 2 metros para esse caso. E procurar fazer a prancha o mais baixa possível, pois transporte de veículos deixa o CG elevado. Quanto mais distante o eixo do reboque (ou par de eixos) do engate, mais estabilidade terá.
Olá Nicio. Com embarcações é importante manter toda a tralha bem fixada, e o mais próximo possível do fundo do barco, para baixar o centro de gravidade da carga. Algumas pessoas transportam o tanque de combustível deixando ele "solto", ou com uma amarração frouxa. É importante manter tudo bem fixado para que o peso sobre o engate não ultrapasse os 7% do PBT, e tampouco fique abaixo dos 4%. Adote caixas plásticas e contentores para fazer o transporte da tralha, separando por tipo: coletes, ferramentas, alimentação, material de pesca; procure levar o que for possível na caçamba, e deixe no barco apenas o que você puder fixar adequadamente. Assim, em algum movimento brusco, nada se perde e você conseguirá manter o controle na situação. Obrigado!
Como seria se for uma carretinha com dois eixos fixos (sendo um bem mais atrás e o outro bem mais a frente), com um cabeçalho com mobilidade na vertical?
Olá, tudo bem? Carretas agrícolas utilizam esta formação, justamente por não precisar se preocupar com disposição de carga. Reboques tipo "Romeu e Julieta", a "Julieta" também apresenta-se assim. A estabilidade será maior em baixas velocidade, e muito menor em velocidades mais elevadas, quando comparamos com eixos próximos, e posicionados ao centro.
O irmão se eu eu pucha uma carretinha 2 eixo com 1000kg Desse 1000kg eu preciso tirar quanto kg da traseira da carretinha pra frente ou pra dentro da mala do carro ?
Top ! Comprei uma carretinha, emplacada e documentada certinho , ainda nem usei ela , agora a duvida é Qual o minimo de carro usar ? 1.0 ja imagino que nao aguenta , mau aguenta ele mesmo rere No pedagio que ja tenho o Sem Parar , o que faço ? Passo normalmente e sistema ja vai que tem mais 1 eixo ?
Olá, como vai? Seu reboque certamente vai te ajudar nas movimentações logísticas, com um custo muito baixo mesmo. Sobre o pedágio com o Sem Parar, até onde sei as câmeras que fazem a leitura dos tags também identificam a quantidade de eixos. Ou seja, se você estiver com o reboque o próprio sistema vai calcular e registrar o reboque na cobrança, tudo de forma automática. Quando eu passo com o reboque no Sem Parar, a cancela sempre levantou normal, e a cobrança do adicional vem na fatura. Boa viagem!
O meu está com o peso pra trás, reboque de barco com motor pesado, tanto que quando tiro ele do carro, ele cai pra trás e não pra frente, não tá nada legal. Pensei em jogar o eixo pra trás, vai dar bastante trabalho mas fica bom, e também pensei em aumentar o comprimento do tubo ali onde vai a munheca, será que resolveria meu problema ?
Tudo bem? Essa situação é uma das mais perigosas. Sugiro que você procure alguma empresa que tenha condição de deslocar o eixo mais para trás, como você relatou, antes de sua próxima viagem. Aumentar o tubo onde vai a munheca pode modificar muito a estrutura original do reboque, melhor consultar o fabricante dele. De toda forma, sempre respeite o limite de velocidade e lembre-se que o peso do conjunto está muito mais elevado. que apenas do carro.
Tenho uma carretinha de som eixo duplo com peso de aproximadamente 2 toneladas quando passo de 60km ela começa a balançar para os lados já troquei amortecedor e não deu jeito.
Olá, tudo bem? Podem ser várias coisas, ou a soma delas. Os eixos estão alinhados? Estão próximos o máximo possível um do outro? O tamanho da lança é longa? A suspensão tem balancim? O centro de gravidade está logo à frente dos eixos? Os pneus são de medidas iguais? São itens para se observar na sua carreta para tentar descobrir a causa do problema.
Mandei fazer uma e ficou horrível, ela chega nos 80kml começa a ficar instável...mesmo jogando todo o carro par frente...será que está curto então a frente?
Estou querendo comprar um reboque para meu carro de corrida, porém como minha garagem é apertada eu tenho limite de lagura de 2m para ela, encontrei um fabricante que faz a carretinha tipo plataforma com as rodas "embutidas" debaixo da plataforma, a altura não muda, mas a largura do eixo fica exatamente da largura do eixo do carro, há algum problema nisso?
Olá, tudo bem? Não há problema saliente, porém há de se destacar que toda a plataforma ficará acima da linha dos pneus, deixando o CG mais elevado; vai precisar de rampas mais longas, pois creio que o veículo de corrida seja baixo. Obrigado!
Olá Marcelo, tudo bem? Sua pergunta é bastante pertinente, muitas pessoas tem essa dúvida. Em termos de estabilidade sim, quanto mais traseiro o eixo, melhor. Entretanto, se tratando de reboques, o peso sobre o engate é limitado pela capacidade do veículo rebocador; assim, não aconselha-se que este peso supere os 7% do PBT. Somente para comparação, os caminhões que vemos nas estradas são considerados "semi-reboques", e a diferença fundamental é que o semi-reboque "divide" cerca de 1/3 de seu peso com o rebocador, diferente do "trailer" ou da carretinha, que transfere no máximo 7% do PBT. Espero ter ajudado! Abraço!
¡Hola! No deja de ser divertido hacer esto en la bancada de prueba a escala, ¿no? En base a su comentario, voy a sugerir en poner una leyenda en español. Gracias!
Olá, tudo bem? Que experiência assustadora o amigo passou! O objetivo aqui é realmente compartilhar a informação para que as pessoas não passem por uma situação como a que o amigo teve. Abraço!
Ótimo vídeo, algumas fábricas de trailers e carretinhas deveriam enviar um material igual a este vídeo (Pode ser que algumas empresas tenha um material semelhante a este), fica a dica, sempre comprarem reboques/trailers de empresas conceituada e homologadas no Detran e Denatran, e procure conhecer a mesma se ela é homologada só para carretinhas e ela também pode construir trailers, pois tem muita concorrência desleal, colocando peças remanufaturadas, como eixos, molas, amortecedores e pneus remolds, e o prejudicado no final e você, o barato sai caro.
Obs.: Não sou fabricantes de Carretas/Trailers, e sim tenho food trailer e viajo muito (4x2), sucesso a todos e segurança em primeiro lugar e Deus nos proteja nas estradas....
Olá Rogério! Agradecemos seu comentário e pontuamos também que nosso objetivo é fazer com que as atividades envolvendo o reboque, seja o turismo, o profissional, o agrícola ou o náutico sejam sempre incentivadas. Por isso buscamos sempre deixar informação de qualidade para o usuário final, pois é ele que irá utilizar o produto no dia-dia. Obrigado mais uma vez!
Rômulo, excelente vídeo. Importante ensinamento que não vemos na internet. Parabéns. Garanto a você que é um dos melhores vídeos que vi na internet a respeito desse importante assunto que é a estabilidade do conjunto. Abraços.
otimo
Muito obrigado
O Sr acabou de tirar minhas dúvidas
Que explicação top
Obrigado!
Excelente video explicativo! Já tinha visto alguns videos, mas o seu é bem completo!
Excelente demonstração! Certamente AULAS como esta orientam e salvam vidas e patrimônio!
Obrigado meu amigo! O objetivo é realmente esse, entregar informação de qualidade para o nosso visitante. Muito obrigado por seu comentário, isso nos impulsiona a fazer ainda melhor.
Abraço!
É, exatamente essa a explicação que eu estava buscando. Ótima. Obrigado e abraço.
Obrigado amigo! O objetivo é divulgar informação útil. Abraço!
Caramba! Esse foi o melhor vídeo que assisti aqui no Brasil! Muito obrigado! Aprendi muito, inclusive com os comentários.
Olá meu amigo! Muito obrigado pelo seu comentário, você nos fortalece e nos incentiva a crescer ainda mais! Ficamos extremamente felizes de poder te ajudar! Um abraço!
Um video de 2 anos atrás e tao bem explicado para os dias atuais. Parabéns
Obrigado 😃
Ja levei muita carretinha Pesada na Van e a diferença é Grande realmente explicou bem, vou ter mais cuidado do que ja tinha !!
Olá, tudo bem? Sim, observe isso em suas próximas viagens. Segurança nunca é demais.
Abraço!
Que vídeo excelente, um dos melhores pra quem usa carretinha pra moto etc
Obrigado!!! Isso que nos faz sentir gosto de produzir nossos vídeos! Forte abraço!!!
show. parabéns
Obrigado!
AMEI👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Dorinha! Esse é o nosso objetivo! Abraço!
Nossa que demais isso!! Parabéns pela explicação!!
Olá, tudo bem? Obrigado pelo elogio, esse é o nosso objetivo! Abraço!
Obrigado 👏
Depois da sua explicaçao pasei a carregar minha carretinha conforme voce explicou e notei que ficou mais equilibrada com o peso mas no centro da carretinha
Que legal meu amigo que a explicação te atendeu e você fez uso. Isso é importante, pois é segurança viária. Já imaginou quantas situações de perigo poderiam ter sido evitadas com essas dicas simples? Abraço!
Excelente,
muito obrigado.
Me inscrevi e
dei LIKE
Obrigado meu amigo! Abraço!
Ótimas dicas
Obrigado meu amigo!
Muito bom. Excelente explicação, meus parabéns
Obrigado! Um dos objetivos é multiplicar esse conhecimento. Continue acompanhando nosso canal, obrigado!
Muito boa explicação, as pessoas deveriam se dedicar mais a esse tipo de vídeo.
Obrigado amigo! Se puder compartilhar com seus amigos, será muito bom, pois mais pessoas terão acesso à informação, nossas estradas ficam mais seguras. Abraço!
Me ajudou bastante
Que ótimo! Segurança sempre!
O que observei é que sendo o trator um veículo de passeio, trafega em qualquer local, o que muda é manter limite de velocidade e trafegar na faixa da direita, além do aumento de pedágio de acordo com o número de eixos, tendo como base a tarifa do veículo trator. Curioso que liguei na polícia militar rodoviária de São Paulo e passaram informação diferente. CCR Autoban, Ecovias e CET da capital tem a mesma informação. Abs
Excelente demonstração! Muito obrigado FAMIT!!
Obrigado! Isso nos estimula a produzir vídeos cada vez melhores! Abraço!
Parabéns.......Marcos por essa explicação
Olá amigo! Obrigado! A nossa intenção é difundir cada vez mais informação boa e relevante para o usuário de trailer e reboques. Abraço!
Excelente vídeo! Muito bem explicado e de forma simples.
Obrigado Helton! Importante divulgar informações para que o uso dos reboques seja cada vez mais comum e seguro. Obrigado por curtir!
@@FAMITTV tenho produtos Famit no meu trailer e estou muito satisfeito com os mesmos.
@@heltonluz8025 , esse feedback é muito gratificante; nossa equipe trabalha para alcançar essa satisfação em cada produto que desenvolvemos e fabricamos. Muito obrigado pela confiança e parceria!
Esse vídeo é muito bom
Obrigado meu amigo! Procuramos fazer o melhor que conseguimos. Abraço!
leonardo bom dia tudo bem isso tambem serve pra carreta se liga o diferencial ela fica fixa andano de re mim explica ai muito obrigado fica com Deus amem
Muito bem explicado
Olá, tudo bem? Obrigado meu amigo, a intenção é oferecer informação de qualidade para nosso visitante. Já assinou nosso canal? Abraço!
Muito bom!!!
Bom dia! Seu vídeo é de conteúdo rico em técnica.
Referente ao percentual entre 4 e 7%: seria lógico considerar que para uma carga mais alta, o pêso sobre o engate deveria estar mais para 4% da massa?
Olá Gilberto, obrigado!
O % de carga pode variar de forma dinâmica, na rodagem por ação do efeito aerodinâmico. Trailers com muito arrasto aerodinâmico tenderão a "levantar" a traseira do rebocador. Por outro lado, reboques de veículos não tem essa tendência de forma tão destacada. Quero dizer que, mesmo que estaticamente a carga esteja nos 4%, ela poderá diminuir quando em rodagem para um valor menor que esse. É uma componente de força residual decorrente do esforço para superar o ar. Então, quando for regular o % na ponta da lança leve isso em consideração também. Boa viagem!
Excelente explanação!!! Parabéns!!!!
Obrigado amigo! Ficamos contentes em saber! Abraço!
Poxa muito show seu vídeo, você é engenheiro verdadeiro, fico agradecido, por esse canal, se possível, meu trailer a asti da frente onde vai engate pra levantar é muito pesado já me disseram que porque está reto o varão da frente, se fazer um Eli subir acima do nível irá vresolver?
Obrigado parceiro! A ideia é ajudar. Sobre a haste frontal, perceba que quanto mais longa ela é, menor o peso na ponta; é uma alavanca. Talvez se prolongar a haste resolva a sua situação.
Abs!
Muito bom valeu as dicas
Obrigado meu amigo, esse é o objetivo, boas dicas do mundo dos reboques. Abraço!
Show!
Obrigado!
Excelente vídeo! A condição de oscilação da carreta se relaciona de alguma forma com ressonância?
Obrigado! De fato, a oscilação decorre dessa ressonância, que em alguns casos tende a tornar-se "ressonância destrutiva" até atingir o colapso da estrutura ou do conjunto. Por isso, aconselhamos que ao menor indício de oscilação com tendência de elevação, atue vigorosamente e positivamente para "quebrar" este ciclo.
Boa viagem!
Parabéns
Valeu amigo! Esse modelo em escala realmente dá uma excelente noção do que ocorre com o conjunto! Obrigado!
Top
Vc está de parabéns com o vídeo
Obrigado! Informação de valor compartilhada, esse é um dos nossos objetivos. Abs!
Muito bom.
Obrigado amigo!
Parabéns. Vídeo de excelente qualidade.
Obrigado amigo, valeu!
Parabéns guri muito show me ajudou muito !
Obrigado meu amigo, essa é a intenção! Abs!
Certíssimo Marcos!!! Muito bom!!!
Obrigado parceiro! Procuramos disponibilizar informação para que o usuário possa utilizar os reboques de forma segura e confortável. Se tiver sugestões, manda para mim. Abraço!
Ótimo vídeo, parabéns.
Muito bom bem esclarecedor
Obrigado! Informação de valor compartilhada, esse é um dos nossos objetivos. Abs!
Topppp
Obrigado!!
Muito esclarecedor
Obrigado! Informação de valor compartilhada, esse é um dos nossos objetivos. Abs!
Muito bom
Mais se possível tente me esclarecer uma situação
Pra subir uma ladeira com carro puchando caretinha ( estrada de terra baixo atrito)
Qual melhor opção pra distribuir os pesos ?
Pois se concentrar o peso na frente e no meio da carteirinha tende a abaixar um pouco a traseira do carro por consequência a frente fica mais alta e diminuir o atrito!!
Concentrar a maior parte do peso na traseira da carretinha não seria a melhor opção?
Situação que exige cautela na condução. O reboque não pode ter influência exagerada nas condições de atrito do veículo. Veja se o rebocador tem a capacidade para tracionar seu reboque, evite ultrapassar esse limite.
Porém, caso isso seja eventual, uma solução é baixar um pouco a calibragem dos pneus de tração para obter mais contato (cuidado com pedras para evitar furos nas pedras).
Passando o obstáculo, retorne a calibragem ideal do pneu.
A relação de peso no engate deve permanecer a mesma; levantar a traseira do veículo poderá causar perda de controle, e pouco peso será transmitido para as rodas dianteiras.
Obrigado, abraço!
Comprei uma carretinha tenho que transportar algumas ferramentas tipo furadeira de bancada, policorte e etc é recomendado do meio ( eixo) para frente?
Olá Sérgio. Sua pergunta é certamente dúvida de muitas pessoas que utilizam a carretinha para transportar suas ferramentas. O ideal é que você monte a carga partindo dos itens mais pesados, sempre procurando deixar o peso o mais baixo possível, bem pertinho do assoalho, e um pouco à frente do eixo da carretinha. Depois vá colocando as ferramentas mais leves, sempre procurando amarrar tudo, deixando bem fixado para que não se mexam durante o trajeto. A FAMIT tem kits de amarração muito eficazes para isso, veja em nosso site. Por fim, coloque as caixas nos espaços que sobraram, mas sempre monitore que o peso na frente, que deve ficar entre a 4 a 7% do peso total do reboque.
Se você tiver condições de fabricar alguns "berços de transporte" para os produtos mais pesados, ficará ainda mais fácil e rápido você montar a carga, além de mais seguro para fixar (amarrar).
Boa viagem!
@@FAMITTV Agradeço a informação me ajudou muito, boas festas Deus abençoe.
Olá muito interessante essa dica, eu tenho uma pergunta a fazer.
Se o comprimento da lança ultrapassar o centro da carretinha, ficando próximo do final, como seria o comportamento?
O comprimento da lança mencionado sugere que quanto mais longa for a lança, mais estável o conjunto fica. Se a lança central avançar além do eixo central, não há problema algum. Será que consegui tirar sua dúvida?
@@FAMITTV sim, com certeza, muito obrigado.
Olá, como posso medir a carga na dianteira do trailer tendo em vista que a recomendação é entre 40 e 70kg ?
Preciso levar algumas ferramentas como furadeira de bancada, policorte entre outras e bagagem normal bolsa com roupas e etc, onde devo concentrar o maior peso no meio e vou distribuindo para a frente ou distribui nela toda a lança da minha carretinha vai até o meio! Obd
Olá Sérgio, como vai? Para montar a sua carga você deve saber, antes de tudo, qual será o peso total a ser transportado, que é o PBT. Você deverá respeitar os limites entre 4 a 7% na cabeça do engate. Não importa a sequência dos objetos, mas sim respeitar o peso proporcional (4 a 7% na cabeça do engate) e também manter o Centro de Gravidade o mais baixo possível. Centro de gravidade baixo ajuda muito a manter a estabilidade lateral (rolling) e lanças longas dão mais conforto na condução e facilidade nas manobras. Sempre considere isso quando for especificar seu reboque. E claro, limite de velocidade 80 km/h. Forte abraço!
Como fasso pra saber a distribuição dos eixos de reboque trucado
Com a ondulação da estrada, o peso no engate do carro não altera?
Quando estiver rebocando é necessário para na balança das rodovias?
Olá amigo, tudo bem? A demora da resposta tem uma razão: pretendo trazer uma resposta técnica sobre esse assunto, com fundamentação legal. Mais um tempo e habilito aqui a resposta. Obrigado!
Excelente vídeo.
Uma questão, e se a carretinha for de dois eixos?
Olá Mauro, nesse caso o centro de gravidade da carga deve ficar entre os 2 eixos. A carga na frente do cambão deve ser a mesma, entre 4 a 7% do PBT. Lembre-se, rebocando a carreta a velocidade máxima é de 80 Km/h.
Obrigado pelo comentário!
Um vídeo ótimo , já tive conhecido que tombou a camionete por ter colocado o barco errado estava muito pra traz .
Se vcs permitirem gostaria de postar esse vídeo no meu canal
Olá, sem problemas, pode compartilhar sim. Mais segurança é sempre bem-vinda.
FAMIT TV vou tentar baixar o vídeo mais se puder me mandar o arquivo por e-mail melhor ainda tudoprapesca@gmail.com obrigado
Qual a proporção da cabeçalho em relação ao tamanho do trailer? E a proporção da lança (que seria a distância entre os eixos e o engate) correto?
Olá Thiago, obrigado por perguntar. De fato não existe uma regra que determine qual a proporção exata. Costumo conversar com os fabricantes e por experiência destaco que os reboques com lanças ou cabeçalhos mais longos possíveis são os que deixam o conjunto mais estável e mais fáceis de manobrar à ré. O ponto-chave é definir que o Centro de Gravidade da carga fique o mais baixo possível (evitar efeito "rolling"). Quando isso não é possível (veleiros, por exemplo), a indicação é utilizar eixos mais largos para elevar a área projetada da base, e também cabeçalho e lança mais longas. Já num reboque tipo carga geral, as conhecidas "fazendinhas", o ideal é utilizar um cabeçalho de ao menos 2/3 do tamanho da caçamba. Assim, a realização de manobras à ré são mais fáceis de fazer, e o esforço vertical no engate do veículo rebocador é menor. Quanto maior a lança, menor o momento de inércia no engate veicular, o que torna sua viagem mais confortável, e a estabilidade elevada incrementa a segurança dinâmica. Lembrando sempre, seu veículo com a carreta tem de obedecer as leis para veículos pesados, ok? Obrigado, e boa viagem!
@@FAMITTV grato.
No caso de eu não conseguir utilizar o meio da carretinha e só o final dela e o começo é só deixar uma porcentagem por exemplo de 60% para a parte sentido o engate correto?
Olá, tudo bem?
Sua pergunta é bem interessante.
Nesse caso, o ideal é de que a lança do reboque seja a mais longa possível, para evitar o que chamamos de "momento de inércia".
Da forma como você descreveu não resta dúvida de que o reboque estará equilibrado estaticamente; porém, de forma dinâmica na rodagem, as ondulações da pista reverterão verticalmente no engate, enquanto que as mudanças de direção exigirão mais esforço do rebocador no sentido lateral.
Isso se deve ao esforço exigido ao movimentar as massas (pesos).
Por isso eu sugiro que a lança seja a mais longa possível, para que a alavanca do rebocador seja maior, exigindo menos do engate tanto na vertical quanto na horizontal.
Se não ficou claro, ligue aqui na FAMIT e peça para falar comigo, Marcos.
Abraço e boa viagem!
Obrigado amigo entendi sim, a lança do meu é cumprida e ajuda nisso
Amigo qual o a medida ideal ou a minima de uma lança de reboque de carro para ter estabilidade?
Olá amigo, aconselho que não tenha menos que 2 metros para esse caso. E procurar fazer a prancha o mais baixa possível, pois transporte de veículos deixa o CG elevado. Quanto mais distante o eixo do reboque (ou par de eixos) do engate, mais estabilidade terá.
Olá, ao puxar uma embarcação com uma camioneta, suponhamos uns 300 kg de tralha, qual distribuição ideal dos pesos emtre o barco e veiculo?
Olá Nicio. Com embarcações é importante manter toda a tralha bem fixada, e o mais próximo possível do fundo do barco, para baixar o centro de gravidade da carga. Algumas pessoas transportam o tanque de combustível deixando ele "solto", ou com uma amarração frouxa. É importante manter tudo bem fixado para que o peso sobre o engate não ultrapasse os 7% do PBT, e tampouco fique abaixo dos 4%. Adote caixas plásticas e contentores para fazer o transporte da tralha, separando por tipo: coletes, ferramentas, alimentação, material de pesca; procure levar o que for possível na caçamba, e deixe no barco apenas o que você puder fixar adequadamente. Assim, em algum movimento brusco, nada se perde e você conseguirá manter o controle na situação. Obrigado!
Como seria se for uma carretinha com dois eixos fixos (sendo um bem mais atrás e o outro bem mais a frente), com um cabeçalho com mobilidade na vertical?
Olá, tudo bem? Carretas agrícolas utilizam esta formação, justamente por não precisar se preocupar com disposição de carga. Reboques tipo "Romeu e Julieta", a "Julieta" também apresenta-se assim. A estabilidade será maior em baixas velocidade, e muito menor em velocidades mais elevadas, quando comparamos com eixos próximos, e posicionados ao centro.
Fãs um vídeo com carreta 2 eixos com canbao móvel
Olá Donizete! Interessante esta sugestão, vou encaminhar para o pessoal.
Obrigado, não deixe de se inscrever no canal!
O irmão se eu eu pucha uma carretinha 2 eixo com 1000kg
Desse 1000kg eu preciso tirar quanto kg da traseira da carretinha pra frente ou pra dentro da mala do carro ?
Olá,
O ideal nesse caso é que sobre o engate estejam entre 40 a 70 kg.
Top ! Comprei uma carretinha, emplacada e documentada certinho , ainda nem usei ela , agora a duvida é
Qual o minimo de carro usar ? 1.0 ja imagino que nao aguenta , mau aguenta ele mesmo rere
No pedagio que ja tenho o Sem Parar , o que faço ? Passo normalmente e sistema ja vai que tem mais 1 eixo ?
Olá, como vai? Seu reboque certamente vai te ajudar nas movimentações logísticas, com um custo muito baixo mesmo.
Sobre o pedágio com o Sem Parar, até onde sei as câmeras que fazem a leitura dos tags também identificam a quantidade de eixos. Ou seja, se você estiver com o reboque o próprio sistema vai calcular e registrar o reboque na cobrança, tudo de forma automática. Quando eu passo com o reboque no Sem Parar, a cancela sempre levantou normal, e a cobrança do adicional vem na fatura.
Boa viagem!
@@FAMITTV legal ! Obrigado !!
O meu está com o peso pra trás, reboque de barco com motor pesado, tanto que quando tiro ele do carro, ele cai pra trás e não pra frente, não tá nada legal. Pensei em jogar o eixo pra trás, vai dar bastante trabalho mas fica bom, e também pensei em aumentar o comprimento do tubo ali onde vai a munheca, será que resolveria meu problema ?
Tudo bem? Essa situação é uma das mais perigosas. Sugiro que você procure alguma empresa que tenha condição de deslocar o eixo mais para trás, como você relatou, antes de sua próxima viagem. Aumentar o tubo onde vai a munheca pode modificar muito a estrutura original do reboque, melhor consultar o fabricante dele.
De toda forma, sempre respeite o limite de velocidade e lembre-se que o peso do conjunto está muito mais elevado. que apenas do carro.
Tenho uma carretinha de som eixo duplo com peso de aproximadamente 2 toneladas quando passo de 60km ela começa a balançar para os lados já troquei amortecedor e não deu jeito.
Olá, tudo bem? Podem ser várias coisas, ou a soma delas.
Os eixos estão alinhados?
Estão próximos o máximo possível um do outro?
O tamanho da lança é longa?
A suspensão tem balancim?
O centro de gravidade está logo à frente dos eixos?
Os pneus são de medidas iguais?
São itens para se observar na sua carreta para tentar descobrir a causa do problema.
Bom dia !
COMO FAÇO PRA MEDIR O PESO DE 4 A 7 % DO PESO NA PONTA DO ENGATE ? COM BALANCA?
Olá amigo! Sim, pode utilizar uma balança para essa atividade.
Que acontece se a carretinha e tipo Dolly que não tem peso sobre o vehículo e si só a travão?
Olá, nesse caso é importante que a geometria das rodas do dolly estejam sempre convergentes, para evitar que fiquem oscilando lateralmente.
Mandei fazer uma e ficou horrível, ela chega nos 80kml começa a ficar instável...mesmo jogando todo o carro par frente...será que está curto então a frente?
Estou querendo comprar um reboque para meu carro de corrida, porém como minha garagem é apertada eu tenho limite de lagura de 2m para ela, encontrei um fabricante que faz a carretinha tipo plataforma com as rodas "embutidas" debaixo da plataforma, a altura não muda, mas a largura do eixo fica exatamente da largura do eixo do carro, há algum problema nisso?
Olá, tudo bem? Não há problema saliente, porém há de se destacar que toda a plataforma ficará acima da linha dos pneus, deixando o CG mais elevado; vai precisar de rampas mais longas, pois creio que o veículo de corrida seja baixo. Obrigado!
Muito bom o vídeo
Tenho uma carretinha
Vai servir muito para mim essa aula.
Por que as carretinhas e trailers vêm com o eixo no meio? Não seria melhor se o eixo ficasse o mais próximo possível da traseira?
Olá Marcelo, tudo bem? Sua pergunta é bastante pertinente, muitas pessoas tem essa dúvida. Em termos de estabilidade sim, quanto mais traseiro o eixo, melhor. Entretanto, se tratando de reboques, o peso sobre o engate é limitado pela capacidade do veículo rebocador; assim, não aconselha-se que este peso supere os 7% do PBT. Somente para comparação, os caminhões que vemos nas estradas são considerados "semi-reboques", e a diferença fundamental é que o semi-reboque "divide" cerca de 1/3 de seu peso com o rebocador, diferente do "trailer" ou da carretinha, que transfere no máximo 7% do PBT. Espero ter ajudado! Abraço!
👍👍👋👋👋👋👋
Obrigado amigo! Assine nosso canal e fique por dentro de mais dicas sobre trailers e reboques!
joinha!
Like!!!!!!
OS CARAS ACHAM Q SÓ SAIR PUXANDO OS TRECOS POR AI KKKKKKKK
Cuando no hablas el mismo idioma, nomas te quedas mirando como juega con ese carrito 🤣 🤣
¡Hola! No deja de ser divertido hacer esto en la bancada de prueba a escala, ¿no? En base a su comentario, voy a sugerir en poner una leyenda en español. Gracias!
Ninguém vai construir uma carretinha com o centro de gravidade adiante do meio do chassi
Já "capotei" um reboque por está instabilidade. Não faça isto.
Olá, tudo bem? Que experiência assustadora o amigo passou! O objetivo aqui é realmente compartilhar a informação para que as pessoas não passem por uma situação como a que o amigo teve. Abraço!
Parabéns
Olá, obrigado!!! Nossa intenção é entregar boa informação para vocês!!
Show !
Excelente vídeo. Uma verdadeira aula. Parabéns!
Obrigado! Esse é o objetivo, sempre compartilhar boa informação. Abs!
Muito bom
Top