Sou Psicóloga de um município, atuo no âmbito do SUAS e confesso q sinto como se eu tivesse caído de paraquedas, rs... E no anseio de realizar um bom trabalho, um trabalho correto (principalmente), tenho buscado incessantemente conhecimento; e com isso, percebi q muitas coisas são realizadas fora dos padrões esperados (ética - teórica - metodológicamente falando). Os profissionais não tem muito conhecimento nem de suas próprias competências dentro do Sistema, e grande parte não o busca, quizá do funcionamento da rede socioassistecial e os parâmetros de funcionamento de políticas públicas. Comecei a me questionar q tipo de trabalho está sendo realizado. Percebia q muitos "levavam pro lado pessoal", agiam no coleguismo (por ser um município pequeno, esses profissionais achavam q sabiam o q os usuários precisavam, sem nem os perguntar), enfim, colocavam literalmente suas questões no outro. Estou num movimento de tentar mobilizar não só minha equipe, mas profissionais de outros órgãos, pra uma compreensão da necessidade de nos capacitarmos, de revermos o trabalho realizado, pois acredito q só o conhecimento pode transformar essa realidade. Mas olha, é um desafio! E agradeço pelos seus vídeos, eles tem sido ricamente esclarecedores.❤️
Oi Marina! Entendo PERFEITAMENTE o que você está dizendo, ah se entendo rsrrrs. Aí você fala de muitas coisas: do desconhecimento em relação ao Suas, da falta da educação permanente (ou da pessoa nem se dar conta de buscar educação permanente, já que, nem sempre, precisa pagar pra isso, pois podemos construir momentos de EP na equipe, vendo vídeos, lendo textos e discutindo, etc.). Isso de nem perguntar para os usuários e sair "supondo" o que eles precisam, como se não pudessem falar por si, também é muito presente em muitos serviços. Mas aí vamos nós, da psicologia, olhar pra isso como sintomas ou como consequências de uma história: a assistência social, durante anos, foi o lugar do "não saber", o lugar da caridade, a área em que "bastava ser boa pessoa" pra trabalhar com isso. A coisa mudou, hoje é uma área técnica e que precisa de conhecimento e estudo, mas os longos anos em que bastava ser "uma moça boazinha com vontade de ajudar" deixaram seu rastro. Pra mim, é o resultado disso, desse tempo em que "pro pobre qualquer coisa bastava" (= a roupa podia ser rasgada, a intenção de ajudar era suficiente, não exigindo atenção qualificada e tecnicamente embasada, etc.) que gera as constantes "escorregadas para o senso comum" que ainda vemos. O Pedrinho Guareschi, aqui do RS, junto com um guri, um Vinicius Tonollier Pereira, eles têm um artigo MARAVILHOSO que mostra exatamente isso: as representações sociais (dos psicólogos, infelizmente...) sobre os usuários... vou te deixar o artigo aqui embaixo, pra tu dares uma lida, e ali a gente "só lê verdades", como se diz. Mas o primeiro passo pra desconstruir isso é reconhecer que isso existe, e, como tu disse, rever o trabalho realizado. No momento, eu tô numas de ler Deleuze e a esquizoanálise tem me mostrado muitas coisas, tem caído muitas fichas pra mim sobre a "instituição" assistência social, os seus instituídos cristalizados e os instituintes possíveis. Beijokas, era isso lindona! E segue o artigo maravilhoso que te comentei! Bjs www.scielo.br/j/psoc/a/ZWX4CjJb8nTTbQNF9XT8YMm/abstract/?lang=pt
Olha só Elisabete, sugestão anotada... ainda não fiz nenhum vídeo sobre SCFV, mas está na lista. Aí vou incluir essa diferença entre os técnicos, obrigada pela sugestão! Beijos!
Aprendeu muito com o Serviço Social! Que bom! Ajuda a valorizar nossa profissão que muitas vezes é resumida à pessoas qie entregam cedtas básicas. Obrigada ppr sua contribuição.
Por isso é tão importante a gente estar em uma equipe, trabalhar em interdisciplinaridade: isso enriquece o trabalho, cada dia é um aprendizado! Abração Alexsandro, obrigada por nos acompanhar!
Oi Denise! Que bom que você está gostando do canal! Eu não coloquei nada ainda sobre controle social porque estou priorizando falar do atendimento direto, que é a área que vejo que as pessoas têm ainda muitas dúvidas (e eu mesma tenho muito mais experiência em atendimento direto do que como conselheira, sou conselheira do COMDICA aqui, mas faz três anos, e psico no SUAS eu sou faz 14 anos). Minha ideia é fazer no canal um percurso que começa na básica (falando muito da unidade Cras), depois na média complexidade (Creas) e depois na alta, sempre focando o atendimento e também destacando elementos da psicologia nessas áreas. Mas, passada essa etapa, aí sim penso em abrir os assuntos e falar do controle social (e terei mais experiência prática nisso também, já que pretendo continuar participando de conselhos). Quando deixar de representar a FAS no Comdica, que é o da criança e do adolescente, penso em participar do CMAS ou do CMI (do idoso), por exemplo. Então vai entrar pra pauta, mas vai demorar um pouquinho rsrsr beijokas sua linda!
Ana, excelente teu canal. Muito conteúdo, tudo explicado de forma muito clara e direta. Muito obrigada. Eu, que sou do direito, estou adorando. Vontade de fazer Serviço Social!!
Oi Karla, que legal! Mas o Direito tem muito a contribuir nesse campo, você sabe! E são muito importantes movimentos por parte dos operadores do Direito para que a gente construa uma sociedade mais inclusiva. Fico MUITO FELIZ ao ver colegas de outras áreas passando por aqui! Muito obrigada mesmo Karla!!!
Adoro 🥰 Você é mil e um. Que profissional bacana ela vai mesmo no foco da necessidade humana. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽. Muito obrigado por fazer parte dos meus estudos e das minhas caminhadas, das minhas dúvidas. Bravo Bravo Bravíssimo
Irismar, sua queridona!!! Eu é que agradeço o carinho! Vejo que você é bem assídua por aqui, fico muito feliz com isso, isso me motiva a continuar! Precisamos fortalecer esse Suas! Um grande beijo pra ti!!! Vários coracõezinhos !!!!!
Sou estudante de Adminstração Pública e atualmente trabalho como assistente administrativo, na área de cadastro único e benefícios, na fundação de assistência social de meu município. Não sou da assistência social, mas estou amando trabalhar com e estudar esse universo das políticas públicas sociais, assistenciais e tutelares e de conviver com os profissionais da área; Deixo aqui a minha grande admiração pelos profissionais da assistência social e da psicologia ♥ . Gostei muito do canal e estou aprendendo muito com os vídeos; ainda que meu trabalho seja administrativo, a compreensão do sistema assistencial tem sido valioso para fins acadêmicos e de trabalho. Sou muito grato. Grande trabalho, o seu! Espero, como futuro administrador público e como acadêmico da área, poder contribuir para essa necessária metodização e racionalização dos órgãos e instituições executores dessa política pública tão vital à sociedade. Obrigado!!! 🔆
Que legal Rafael! Ficamos muito felizes quando pessoas de outras áreas se encantam com esse mundo da assistência social que, apesar de tão importante, ainda é tão desconhecido...desejo que você seja um administrador público e que contribua muito ainda para o fortalecimento das políticas públicas! abraços e sucesso!
Oi Suenia! Sim, é muito importante esclarecer isso junto à população e dar visibilidade a esse profissional tão importante! Beijos querida e obrigada por nos assistir!
Obrigada Rosani! Aprendendo com as AS, com as psico, com as pedagogas, com as educadoras sociais, com as famílias: isso aí é o SUAS! Adoro! Beijokas, queridona!
Sou Assistente Social e tenho aprendido muito com essa canal. obrigado !
Kamilla, que bom que o canal está sendo importante pra você! Beijo grande!
Que maravilha!!!! Sou assistente social e aprendo muito com as "psicologas". 🥰
Oi Marly querida, é isso aí: a interação entre os saberes é uma das coisas mais ricas do nosso cotidiano! Beijokas!
A
1
Sou Psicóloga de um município, atuo no âmbito do SUAS e confesso q sinto como se eu tivesse caído de paraquedas, rs... E no anseio de realizar um bom trabalho, um trabalho correto (principalmente), tenho buscado incessantemente conhecimento; e com isso, percebi q muitas coisas são realizadas fora dos padrões esperados (ética - teórica - metodológicamente falando). Os profissionais não tem muito conhecimento nem de suas próprias competências dentro do Sistema, e grande parte não o busca, quizá do funcionamento da rede socioassistecial e os parâmetros de funcionamento de políticas públicas.
Comecei a me questionar q tipo de trabalho está sendo realizado. Percebia q muitos "levavam pro lado pessoal", agiam no coleguismo (por ser um município pequeno, esses profissionais achavam q sabiam o q os usuários precisavam, sem nem os perguntar), enfim, colocavam literalmente suas questões no outro.
Estou num movimento de tentar mobilizar não só minha equipe, mas profissionais de outros órgãos, pra uma compreensão da necessidade de nos capacitarmos, de revermos o trabalho realizado, pois acredito q só o conhecimento pode transformar essa realidade. Mas olha, é um desafio! E agradeço pelos seus vídeos, eles tem sido ricamente esclarecedores.❤️
Oi Marina! Entendo PERFEITAMENTE o que você está dizendo, ah se entendo rsrrrs. Aí você fala de muitas coisas: do desconhecimento em relação ao Suas, da falta da educação permanente (ou da pessoa nem se dar conta de buscar educação permanente, já que, nem sempre, precisa pagar pra isso, pois podemos construir momentos de EP na equipe, vendo vídeos, lendo textos e discutindo, etc.). Isso de nem perguntar para os usuários e sair "supondo" o que eles precisam, como se não pudessem falar por si, também é muito presente em muitos serviços. Mas aí vamos nós, da psicologia, olhar pra isso como sintomas ou como consequências de uma história: a assistência social, durante anos, foi o lugar do "não saber", o lugar da caridade, a área em que "bastava ser boa pessoa" pra trabalhar com isso. A coisa mudou, hoje é uma área técnica e que precisa de conhecimento e estudo, mas os longos anos em que bastava ser "uma moça boazinha com vontade de ajudar" deixaram seu rastro. Pra mim, é o resultado disso, desse tempo em que "pro pobre qualquer coisa bastava" (= a roupa podia ser rasgada, a intenção de ajudar era suficiente, não exigindo atenção qualificada e tecnicamente embasada, etc.) que gera as constantes "escorregadas para o senso comum" que ainda vemos. O Pedrinho Guareschi, aqui do RS, junto com um guri, um Vinicius Tonollier Pereira, eles têm um artigo MARAVILHOSO que mostra exatamente isso: as representações sociais (dos psicólogos, infelizmente...) sobre os usuários... vou te deixar o artigo aqui embaixo, pra tu dares uma lida, e ali a gente "só lê verdades", como se diz. Mas o primeiro passo pra desconstruir isso é reconhecer que isso existe, e, como tu disse, rever o trabalho realizado. No momento, eu tô numas de ler Deleuze e a esquizoanálise tem me mostrado muitas coisas, tem caído muitas fichas pra mim sobre a "instituição" assistência social, os seus instituídos cristalizados e os instituintes possíveis. Beijokas, era isso lindona! E segue o artigo maravilhoso que te comentei! Bjs
www.scielo.br/j/psoc/a/ZWX4CjJb8nTTbQNF9XT8YMm/abstract/?lang=pt
Passo pelo mesmo que você colega.
A lista de espera é uma questão. Não tem como acompanhar. Passamos por isso. Tem alguns casos que se perdem.
Excelentes os vídeos. Sugestão: Diferença das ações do Técnico de referência da SCFV , e do PAIF
Olha só Elisabete, sugestão anotada... ainda não fiz nenhum vídeo sobre SCFV, mas está na lista. Aí vou incluir essa diferença entre os técnicos, obrigada pela sugestão! Beijos!
Suas conversas = presente para todos nós profissionsis do Suas ❤❤❤❤❤GRATIDÃO
Obrigada Renata queridona! Beijos!!!!
Eu estou cursando serviço social e.gostei demais tirei muitas dúvidas 👏👏
Que ótimo!👏👏
Nossa, muito bom, cansei só de ver você falar! Parabéns você está no caminho certo.
hahahha Renata, agora não sei se foi bom ou foi ruim, já que vc cansou só de ouvir falar rsrsrsrrsrsrsr Beijokas, sua linda!
Aprendeu muito com o Serviço Social! Que bom! Ajuda a valorizar nossa profissão que muitas vezes é resumida à pessoas qie entregam cedtas básicas. Obrigada ppr sua contribuição.
Queridona! Sim, aprendi e aprendo todo dia, vivo cercada de AS maravilhosas! Beijos!
Amei seu vídeo vc é muito didática. Parabéns 👏👏👏
Nossa que esclarecedor, não percebemos como nos equivocados em alguns conceitos simples na profissão.
Por isso é tão importante a gente estar em uma equipe, trabalhar em interdisciplinaridade: isso enriquece o trabalho, cada dia é um aprendizado! Abração Alexsandro, obrigada por nos acompanhar!
Apaixonada no canal 😍 Só faltou algo relacionado ao Controle Social no Suas (CMAS)
Oi Denise! Que bom que você está gostando do canal! Eu não coloquei nada ainda sobre controle social porque estou priorizando falar do atendimento direto, que é a área que vejo que as pessoas têm ainda muitas dúvidas (e eu mesma tenho muito mais experiência em atendimento direto do que como conselheira, sou conselheira do COMDICA aqui, mas faz três anos, e psico no SUAS eu sou faz 14 anos). Minha ideia é fazer no canal um percurso que começa na básica (falando muito da unidade Cras), depois na média complexidade (Creas) e depois na alta, sempre focando o atendimento e também destacando elementos da psicologia nessas áreas. Mas, passada essa etapa, aí sim penso em abrir os assuntos e falar do controle social (e terei mais experiência prática nisso também, já que pretendo continuar participando de conselhos). Quando deixar de representar a FAS no Comdica, que é o da criança e do adolescente, penso em participar do CMAS ou do CMI (do idoso), por exemplo. Então vai entrar pra pauta, mas vai demorar um pouquinho rsrsr beijokas sua linda!
Maravilhosa experiências. Super agregou.obg
Olá, Ana! Parabéns pelos seus vídeos. São muito esclarecedores. Porém, gostaria de lembrar que também existem homens assistentes sociais. Ok? 😁
Ana, excelente teu canal. Muito conteúdo, tudo explicado de forma muito clara e direta. Muito obrigada. Eu, que sou do direito, estou adorando. Vontade de fazer Serviço Social!!
Oi Karla, que legal! Mas o Direito tem muito a contribuir nesse campo, você sabe! E são muito importantes movimentos por parte dos operadores do Direito para que a gente construa uma sociedade mais inclusiva. Fico MUITO FELIZ ao ver colegas de outras áreas passando por aqui! Muito obrigada mesmo Karla!!!
Amei o vídeo, conteúdo muito bom.. parabéns.
Vc é maravilhosa.Explica muito e detalhadamente
👏👏 Adoro seus conteúdos! Muito bom
Oi Laudicéia, que bom que está gostando queridona! Beijos!
Adoro 🥰
Você é mil e um.
Que profissional bacana ela vai mesmo no foco da necessidade humana. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽. Muito obrigado por fazer parte dos meus estudos e das minhas caminhadas, das minhas dúvidas. Bravo Bravo Bravíssimo
Irismar, sua queridona!!! Eu é que agradeço o carinho! Vejo que você é bem assídua por aqui, fico muito feliz com isso, isso me motiva a continuar! Precisamos fortalecer esse Suas! Um grande beijo pra ti!!! Vários coracõezinhos !!!!!
Parabéns..... Excelente troca de experiências....
Obrigada! Beijokas!
Parabéns, conhecimento se passa com afeto, excelente vídeo.
Sim, Ulisses, aprendi isso com essa colega e nunca mais esqueci! Sempre funciona! Abração!
Olá to fazendo um tur dos seus videos! Tenho aprendido muito.e aproveito pra escrever na minhas atividades conplementar da Faculdade
Oi Fernanda! Que legal! Está "maratonando" então, rsrsrrs espero que te ajude na faculdade! Boa sorte aí! Beijokas, Ana
Muito bom este episódio
Fabiane querida, que bom que você gostou! Beijokas!
Sou estudante de Adminstração Pública e atualmente trabalho como assistente administrativo, na área de cadastro único e benefícios, na fundação de assistência social de meu município. Não sou da assistência social, mas estou amando trabalhar com e estudar esse universo das políticas públicas sociais, assistenciais e tutelares e de conviver com os profissionais da área; Deixo aqui a minha grande admiração pelos profissionais da assistência social e da psicologia ♥ . Gostei muito do canal e estou aprendendo muito com os vídeos; ainda que meu trabalho seja administrativo, a compreensão do sistema assistencial tem sido valioso para fins acadêmicos e de trabalho. Sou muito grato. Grande trabalho, o seu! Espero, como futuro administrador público e como acadêmico da área, poder contribuir para essa necessária metodização e racionalização dos órgãos e instituições executores dessa política pública tão vital à sociedade. Obrigado!!! 🔆
Que legal Rafael! Ficamos muito felizes quando pessoas de outras áreas se encantam com esse mundo da assistência social que, apesar de tão importante, ainda é tão desconhecido...desejo que você seja um administrador público e que contribua muito ainda para o fortalecimento das políticas públicas! abraços e sucesso!
Boa dia, muito obrigada ..amei o vídeo é todas as informações
Maravilhosa ameiii
Oi Rejane, obrigada, que bom que você gostou! Beijos!
Excelente vídeo!!!
Sou aprendiz desse serviço e agradeço.bjssmichele
Obrigada Mi! Beijokas!
Muito bom. Aprendi muito.
Que bom Alexsandra! Grande beijo!
Excelente conteúdo 👏👏👏
Obrigada Jaciara, que bom que você gostou!
Mas as pessoas que trabalham também existe este direito?
AMEI!!!!
Obrigada Lidiane, que bom que você gostou! Beijokas!
Tem Basar de roupas usadas gostaria de comprar !
Não vejo a hora de começar a fazer estágio na área do serviço social
E aí Paula! Eu tava passando por aqui e achei seu comentário não respondido... já começou o estágio? Conta aí! Beijos!
@@SUASConversas boa noite ainda não só no fim do ano
Maravilhoso
Obrigada Fania! Beijos!
AMEI...
Obrigada Vivian! Que bom que gostou! Beijokas!
Como assistente social, agradeço pelo vídeo! Há muita confusão quanto à profissão de Serviço Social. Você fez importantes esclarecimentos. ❤❤
Oi Suenia! Sim, é muito importante esclarecer isso junto à população e dar visibilidade a esse profissional tão importante! Beijos querida e obrigada por nos assistir!
Muito bom, sempre aprendendo...🌻
Obrigada Rosani! Aprendendo com as AS, com as psico, com as pedagogas, com as educadoras sociais, com as famílias: isso aí é o SUAS! Adoro! Beijokas, queridona!
😂😂
Muito esclarecedor Ana.