Galera, houve um equívoco no fasor associado de v1(t). Escrevi o fasor associado de v1(t) como V1 = 10《90°. O correto é V1 = 10《9°, pois notem que a fase do cosseno vale 9°. Agradeço à Viviane, que identificou o erro. E desculpem a todos! Abraços.
Cara, você é o melhor, eu estava muito perdido, ainda bem que existem pessoas assim como você, depois poderia me explicar como ficar a questão do ômega ? como a questão daria.
Fico muito feliz sabendo que este conteúdo está te ajudando! Nos circuitos, o ômega será dado exatamente conforme é apresentado nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/jWePH7jFPsk/w-d-xo.html Geralmente, encontramos o ômega pela forma de onda da fonte! Assiste o vídeo que vc não vai se arrepender! Abração
Professor de antemao gostaria de desejar um feliz ano novo, gostaria de saber porque na hora de passar para fasor, nao houve a divisão da tensão de pico sobre a raiz quadrada de 2 para obter a tensão eficaz no fasor? e qual a convenção que voce adotou para para transformar V4(t) e V5(t) para cosseno, poderia ter continuado os calculos no seno mesmo ? desde ja agradeço pela atenção
Opa, feliz ano novo irmão! Não passamos pra valor eficaz pq ainda estamos trabalhando com valores de pico, pois a maioria dos exercícios dessa parte da matéria são aplicados com os fasores em valores de pico. Em relação a outra pergunta, transformei seno em cosseno pq, tecnicamente, o fasor é a representação de um cosseno. Valeuu
Isso vai depender da parte em que vc está no curso. Inicialmente, exibimos os fasores em função de valores de pico e ângulo. Na sequência, o próximo passo é introduzir o conceito de valor eficaz. O curso é um processo. Siga na sequência que você irá entender.
Nossa, Viviane! Me desculpe, é 9 graus mesmo. Foi um erro que me passou batido! Assim que possível, vou corrigir. Obrigado por identificar! E desculpe mais uma vez!
Poxa, só espero que não tenha ficado chateada com o erro (é a primeira vez que isso acontece). Eu faço uma revisão geral antes de postar todas as aulas, mas infelizmente as vezes acaba passando, principalmente quando é no desenvolvimento de expressões algébricas. Tem vez que eu falo certo e acabo passando à limpo errado. É complicado, e às vezes na revisão acaba passando batido 🙁.. Mas espero que compreenda! Valeuu!!
Guilherme, me surgiu uma dúvida aqui. Caso eu quisesse transformar o domínio do tempo pra seno eu teria que 'acrescentar' 90º é isso? exemplo: V2 = 0,1cos(wt-90º) ➝ V2 = 0,1sen(wt-90º+90º) ➝ V2 = 0,1sen(wt) V3 = 30cos(wt) ➝ V3 = 30cos(wt+90º) É só uma duvida besta.
Fala Breno, beleza? Não tem pergunta besta não cara! Fique de boas para perguntar! Vamo lá: é exatamente isso que vc colocou aí! Lembre-se de que o cosseno é um seno adiantado de 90°, ou também um seno é um cosseno atrasado de 90°. Só uma observação: na sua expressão de v3(t), vc colocou cos = cos, mas acho que isso foi só um erro de digitação, certo? Então ficaria 30cos(wt) = 30sen(wt + 90°) Qualquer dúvida, só escrever! Abração
@@brennopacheco_ show! As vezes isso dá uma confusão danada! Pra evitar isso, eu sempre costumo pensar nos gráficos! Considerando fase zero, o seno começa em zero, considerando um eixo w.t (sempre curto trabalhar baixo com o eixo x sendo w.t). Nesse caso, o cosseno irá começar 90 graus antes do zero (à esquerda do zero), Então a conclusão é que o cosseno é adiantado do seno por 90°, ou o seno é atrasado do cosseno por 90°. Valeuu
Galera, houve um equívoco no fasor associado de v1(t).
Escrevi o fasor associado de v1(t) como V1 = 10《90°.
O correto é V1 = 10《9°, pois notem que a fase do cosseno vale 9°.
Agradeço à Viviane, que identificou o erro. E desculpem a todos!
Abraços.
Muito importante essa aula
professor quando eu passar no concurso mandarei um pix pra tu, só porque vc é top ! por enquanto fique só com o meu like
Valeuuu meu querido!!!
Boa sorte na sua prova
Abraço e bons estudos
Cara, você é o melhor, eu estava muito perdido, ainda bem que existem pessoas assim como você, depois poderia me explicar como ficar a questão do ômega ? como a questão daria.
Fico muito feliz sabendo que este conteúdo está te ajudando!
Nos circuitos, o ômega será dado exatamente conforme é apresentado nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/jWePH7jFPsk/w-d-xo.html
Geralmente, encontramos o ômega pela forma de onda da fonte! Assiste o vídeo que vc não vai se arrepender!
Abração
Boa!👏
Poderia fazer o fasor com seno ou cosseno. Não se pode misturar..
Professor de antemao gostaria de desejar um feliz ano novo, gostaria de saber porque na hora de passar para fasor, nao houve a divisão da tensão de pico sobre a raiz quadrada de 2 para obter a tensão eficaz no fasor? e qual a convenção que voce adotou para para transformar V4(t) e V5(t) para cosseno, poderia ter continuado os calculos no seno mesmo ? desde ja agradeço pela atenção
Opa, feliz ano novo irmão!
Não passamos pra valor eficaz pq ainda estamos trabalhando com valores de pico, pois a maioria dos exercícios dessa parte da matéria são aplicados com os fasores em valores de pico.
Em relação a outra pergunta, transformei seno em cosseno pq, tecnicamente, o fasor é a representação de um cosseno.
Valeuu
@@EngenheiroCripto valeu! eu quem agradeço!
Fasor é expresso em valores eficazes . Vmax/Raiz2
Isso vai depender da parte em que vc está no curso.
Inicialmente, exibimos os fasores em função de valores de pico e ângulo.
Na sequência, o próximo passo é introduzir o conceito de valor eficaz.
O curso é um processo. Siga na sequência que você irá entender.
Gostaria de tirar uma dúvida, porque na primeira resolução ao invés de ficar 9 graus fica 90 graus ?
Nossa, Viviane!
Me desculpe, é 9 graus mesmo. Foi um erro que me passou batido!
Assim que possível, vou corrigir.
Obrigado por identificar!
E desculpe mais uma vez!
@@EngenheiroCripto certinho, obrigada.
Poxa, só espero que não tenha ficado chateada com o erro (é a primeira vez que isso acontece).
Eu faço uma revisão geral antes de postar todas as aulas, mas infelizmente as vezes acaba passando, principalmente quando é no desenvolvimento de expressões algébricas. Tem vez que eu falo certo e acabo passando à limpo errado. É complicado, e às vezes na revisão acaba passando batido 🙁..
Mas espero que compreenda!
Valeuu!!
Guilherme, me surgiu uma dúvida aqui. Caso eu quisesse transformar o domínio do tempo pra seno eu teria que 'acrescentar' 90º é isso?
exemplo: V2 = 0,1cos(wt-90º) ➝ V2 = 0,1sen(wt-90º+90º) ➝ V2 = 0,1sen(wt)
V3 = 30cos(wt) ➝ V3 = 30cos(wt+90º)
É só uma duvida besta.
Fala Breno, beleza? Não tem pergunta besta não cara! Fique de boas para perguntar!
Vamo lá: é exatamente isso que vc colocou aí! Lembre-se de que o cosseno é um seno adiantado de 90°, ou também um seno é um cosseno atrasado de 90°.
Só uma observação: na sua expressão de v3(t), vc colocou cos = cos, mas acho que isso foi só um erro de digitação, certo?
Então ficaria 30cos(wt) = 30sen(wt + 90°)
Qualquer dúvida, só escrever!
Abração
@@EngenheiroCripto é verdade, eu não me atentei ao detalhe do v3, obrigado, Guilherme.
@@brennopacheco_ show!
As vezes isso dá uma confusão danada! Pra evitar isso, eu sempre costumo pensar nos gráficos!
Considerando fase zero, o seno começa em zero, considerando um eixo w.t (sempre curto trabalhar baixo com o eixo x sendo w.t).
Nesse caso, o cosseno irá começar 90 graus antes do zero (à esquerda do zero), Então a conclusão é que o cosseno é adiantado do seno por 90°, ou o seno é atrasado do cosseno por 90°.
Valeuu