DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA FRIA. PARA RESIDÊNCIAS E EDIFÍCIOS

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ก.ย. 2024
  • AGENDE UMA CONSULTORIA:
    forms.gle/uu2j...
    SIGA A RVCAST: open.spotify.c...
    INSTAGRAM (@rvconstrucoesepericias): / rvconstrucoesepericias
    WhatsApp: (13) 99674-3763
    E-mail: rvconstrucoesepericias@outlook.com
    Site: www.rvconstrucoesepericias.com.br
    DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA FRIA
    De acordo com a NBR 5626 - Instalações Prediais de Água Fria e Quente -, a capacidade dos reservatórios deve ser estabelecida levando-se em consideração o padrão de consumo de água no edifício e - onde for possível obter informações - a frequência e duração de interrupções do abastecimento.
    Os reservatórios deverão ser dimensionados de forma a garantir o abastecimento contínuo e adequado (vazão e pressão) de toda a edificação. O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal do edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio.
    No caso de residência pequena, recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 litros. Para o volume máximo, a norma recomenda que sejam atendidos dois critérios: garantia de potabilidade da água nos reservatórios no período de detenção médio em utilização normal; atendimento à disposição legal ou ao regulamento que estabeleça volume máximo de reservação.
    Em alguns casos, tendo em vista a intermitência do abastecimento da rede pública, e na falta de informações, é recomendável dimensionar reservatórios com capacidade suficiente para dois dias de consumo. Essa capacidade é calculada em função da população e da natureza da edificação.
    O consumo de água pode variar muito, dependendo da disponibilidade de acesso ao abastecimento e de aspectos culturais da população, entre outros. Alguns estudos mostram que, por dia, uma pessoa no Brasil gasta de 50 litros a 200 litros de água. Portanto, com 200 litros por dia utilizados de forma racional, vive-se confortavelmente.
    Para calcular o consumo diário de água dentro de uma edificação, é necessária uma boa coleta de informações: pressão e vazão nos pontos de utilização; quantidade de frequência de utilização dos aparelhos; população; condições socioeconômicas e clima, entre outros. O memorial descritivo de arquitetura também deve ser convenientemente estudado, pois algumas atividades básicas e complementares, como piscina e lavanderia, podem influenciar no consumo diário.
    Na ausência de critérios e informações, para calcular o consumo diário de uma edificação, utilizam-se tabelas apropriadas: verifica-se a taxa de ocupação de acordo com o tipo de uso do edifício e o consumo per capita. O consumo diário (Cd) pode ser calculado pela seguinte fórmula:
    Cd = P x q
    Onde:
    Cd = consumo diário (L/dia);
    P = população que ocupará a edificação;
    Q = consumo per capita (L/dia).
    A capacidade calculada refere-se a um dia de consumo. Recomenda-se, entretanto, adotar o consumo de dois dias no mínimo, por precaução contra eventuais faltas de abastecimento público de água. Então, a quantidade total de água a ser armazenada será:
    CR = 2 x Cd
    Onde:
    CR = capacidade total do reservatório (litros).
    Cd = consumo diário (litros/dia).
    Para os casos comuns de reservatórios domiciliares e de edifícios altos (prédios), recomenda-se a seguinte distribuição a partir da reservação total (CR):
    Reservatório inferior: 60% CR;
    Reservatório superior: 40% CR.
    É importante verificar a necessidade ou não da reserva de incêndio, que deverá ser acrescida à capacidade destinada ao consumo quando colocada no reservatório superior ou em um reservatório independente.
    Para o cálculo do volume de água reservado para o combate a incêndios recomenda-se seguir as prescrições da norma NBR 13.714 - Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos para Combate a Incêndio e das normas técnicas vigentes do corpo de bombeiro do estado em questão.

ความคิดเห็น • 14

  • @furtadoproducoes2937
    @furtadoproducoes2937 ปีที่แล้ว +3

    Cara sua didática é excelente parabéns 👏👏👏👏

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado! Fico muito feliz que tenha gostado. Abraço.

  • @lucivaneamesquita8941
    @lucivaneamesquita8941 3 หลายเดือนก่อน

    Aulas muito boas, me salvouuu. obrigadaaaaa

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  2 หลายเดือนก่อน

      Eu que agradeço pelo seu comentário. Feliz que tenha ajudado. Abs

  • @joaodoprado6552
    @joaodoprado6552 3 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns pela clara explicação!

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  3 หลายเดือนก่อน

      Obrigado, João! Feliz que tenha gostado. Abs

  • @iirlanepereira6687
    @iirlanepereira6687 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigada! Voce explica muito bem, me ajudou muito!

  • @robertoduquedossantos1384
    @robertoduquedossantos1384 2 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pela explicação desse conteúdo!

  • @jodilsonalbuquerque2606
    @jodilsonalbuquerque2606 ปีที่แล้ว +2

    Igor parabéns pela didática. Um conselho , caso sua intenção seja ter inscritos , mude o nome do canal. Seria melhor por o nome ENGENHARIA ( alguma coisa ) no canal , pois só assim Vcs irão ter mais inscritos. FICA A DICA , Abraço.

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  ปีที่แล้ว

      Obrigado pela dica! Realmente estamos pensando em alterar. Abraço!

  • @prazeresepieikes5873
    @prazeresepieikes5873 ปีที่แล้ว +2

    Olá Engenheiro. Como faço o cálculo para uma escola?
    Será que existe critérios e normas diferentes?

    • @RVEngenhariaCivil
      @RVEngenhariaCivil  ปีที่แล้ว +1

      Boa noite, tudo bem? O princípio é o mesmo. A única diferença é o consumo por pessoa. Na tabela que eu mostrei no vídeo, há o consumo por pessoa para escolas. Só usar esse valor e o restante segue o mesmo procedimento. Abraço!