As relações entre fenomenologia e abordagem centrada na pessoa - Profª Luana Amaro
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 4 ก.พ. 2025
- Estarei compartilhando tudo sobre as relações entre fenomenologia e abordagem centrada na Pessoa. Estamos utilizando como base o livro do Adriano Furtado Holanda - Fenomenologia e Humanismo, Reflexões Necessárias. Esse conteúdo vai ajudar alunos, professores e concurseiros, aproveitem o máximo.
Siga nas redes:
Instagram: @luanamaro_psicologia
TH-cam: @luanaamaropsicologa
Sou autodidata. Busquei na internet aulas de fenomenologia após assistir seu vídeo. Voltei a assistir o seu video depois das aulas e me apaixonei mais. Tudo fez muito mais sentido que já havia feito. Daí deu para perceber como cada palavrinha que vc fala tem um sentido muito profundo. Sua forma de interagir com o conhecimento e de compartilhar é linda.
"Estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço (...) consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo (...) Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes percebem o mundo a sua volta".
Aula muito esclarecedora. Parabéns! Gostaria de ver mais vídeos assim, mostrando a teoria dentro da prática! 😊
Parabéns pelo rico conteúdo!! gostaria de assistir a professora falando sobre a fenomenologia hermenêutica. Obrigada!!
Show!!
Que bom revê-la!! Amo suas aulas!!
Que aula incrível ❤
Ótima aula!!
Amo suas explicações!!❤
Obrigada amore! Sinta-se a vontade!
Ótimo vídeo!!
Adoro as duas abordagens. Fenomenologia-Existencial foi amor a primeira vista kkkk, mas quando conheci a ACP também não foi muito diferente.
Mas o que me confundi um pouco é o como diferencia-las, pois, ambas são humanistas, e entre colegas tanto da Feno quanto da ACP tem uma visão de homem e de mundo que são praticamente iguais.
Gostaria de saber se na clinica é possível alguém da feno se utilizar de estratégias ou "técnicas" da ACP e vice-versa?
A ACP tem como fundamento a fenomenologia + o existencialismo ( Liberdade humana, personalidade em construção e movimento... não enfatiza muito a essência, apesar de entender que existe, mas não há tanto destaque) A fenomenologia pura não tem existencialismo nela. Na prática psicológica, a ACP pega "emprestado" o método fenomenológico e a visão de homem do existencialismo, dilui isto no manejo do questionamento socrático.