Tenho uma família majoritariamente negra e concordo com você. Essa narrativa foi importada dos EUA onde teve um Apartheid estrutural por décadas até depois do fim da escravidão, até hoje casamento interracial lá é um tabu coisa que no Brasil existe a séculos por isso somos a maioria miscigenados. Essas pautas do movimento negro são todas importada da sociedade americana que é diferente da nossa, é muito "viralatismo" até nisso. Isso deixa claro que não querem resolver os problemas querem importar outros. Fomentam o preconceito disfarçado de "luta"!
pergunta simples. se após a abolição os negros foram tratados de forma igualitária aos brancos porque não houveram leis segregacionistas e se o racismo não é estrutural. por que temos menos médicos negros, professores universitários negros, políticos negros. Porque a parcela mais pobre da população é majoritariamente negra e a parcela mais rica é majoritariamente branca? se a explicação não é o racismo estrutural então qual é?
Errou, errou feio, errou rude. É claro que o viralatismo é uma realidade brasileira, mas vou te ajudar a deixar de fazer essa análise moralista. 👇🏻 Esse entrevistado não aceita o argumento porque ele se acha conservador e por isso precisa discordar de um Marxista, mesmo sem saber o porquê.😅😅😅 Não, criança, estrutural, estrutura é o que sustenta a forma de sociedade, a forma de produção e reprodução da vida material. Veja, quando falamos que o Racismo é estrutural é porque ele é um pilar de sustentação da nossa forma de sociedade, o Capitalismo. Para o Capitalismo existir é necessário uma estrutura para mantê-lo, é necessário a superexploração do trabalhador, é necessário a desigualdade social, é necessário que exista uma massa de despossuído para que venda sua única mercadoria que é sua força de trabalho. O surgimento do Capitalismo dependeu de uma acumulação primitiva de capital, a qual só foi possível graças à Escravidão Negra e ao genocídio dos indígenas. Com o avanço das forças produtivas, o Capital passou a exigir não escravos como os do passado, mas escravos assalariados. Contudo a necessidade de superexploração do trabalhador se mantém e o racismo é uma das melhores ferramentas do Capitalismo para a sua manutenção. E essa questão da estrutura e superestrutura, a qual NENHUM Liberal consegue entender, não é tão complicada. Existem categorias dentro do Capitalismo que são fundamentais para sua existência, como mencionei antes a superexploração do trabalhador, mas também a eterna expansão e a troca de mercadorias entre outras. Agora a superestrutura são categorias não fundamentais para a existência do Capitalismo, mas que criam condições para sua execução. Exemplo disso é a forma de governo se é Liberal, Monarquia, Ditadura ou qualquer outra, existe a Religião que pode ser cristianismo, budismo judaísmo, são as formas de Ideologia. A Estrutura molda a superestrutura e vice versa, quem comanda um determina outro. Por isso Marx afirma que "a ideologia dominante de uma época é a ideologia da classe dominante". Então o RACISMO é *estrutural* porque ele junta estrutura e superestrutura em uma só ação, soma a superexploração e a ideologia burguesa. A solução é sem dúvidas a *SUPERAÇÃO* do Capitalismo.
@@douglasaires7299 Você quer uma resposta simples para várias perguntas complexas. Teria que dar uma aula para tentar explicar todos os contextos que envolvem essa questão para você. Mesmo sabendo das dificuldades vou colocar algumas perguntas para fazer você refletir sobre esse tal "racismo estrutural"... 1 - Os negros são impedidos de frequentar algum lugar aqui no Brasil? 2 - Tem leis que tratam os negros como inferiores? 3 - Quais são essas estruturas que nem no livro do Silvio Almeida que defende essa teoria foi tipificado? 4 - Você sabe que essa tese de " racismo estrutural" é da sociedade americana devido a segregação racial que aconteceu lá depois da abolição da escravidão? Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), fazendo um recorte para a região Sul a também muitos brancos pobres pois vivemos em um país fraco economicamente e politicamente. Quando citam os brancos estão falando apenas dos ricos em posição de poder enquanto ignoram a maioria esmagadora dos brancos que também são pobres, a desigualdade social afeta a maioria esmagadora dos brasileiros em maior ou menor grau independente da sua cor. Isso que nem vou falar da miscigenação que acontece a séculos por aqui. No passado o estado deixou os negros a própria sorte por isso temos várias políticas públicas (ao meu ver ineficientes) aqui no presente para minimizar essa falta que aconteceu lá. O problema que ainda não temos o BÁSICO FORNECIDO PELO ESTADO PARA QUALQUER BRASILEIRO que é uma educação de qualidade, saneamento básico, segurança pública, saúde de qualidade etc, serviços que deveriam ser de excelência para conseguir corrigir vários problemas desse país. Como a maioria dos negros ou qualquer brasileiro pobre vai conseguir superar a miséria/pobreza com essa estrutura fornecida pelo estado de péssima qualidade? Tudo se torna muito mais difícil por conta disso, a população paga vários impostos e cadê o retorno? Quase nenhum! O que vejo são esses movimentos inclusive o movimento negro focando em teorias acadêmicas, problemáticas, ideologias etc Muita conversa fiada e o que importa para qualquer cidadão continua sendo negligenciado. Só vejo o aumento dos preconceitos em ambos os lados e mais divisão na sociedade. Antes que pergunte... Estou no meu "lugar de fala" se quiserem desmerecer meu ponto por isso. Não vejo nenhum lado político preocupado em resolver o que realmente importa para resolver esses problemas que afetam todas as áreas da vida de uma pessoa.
@@666weslei Seu ponto é ideológico! Vou ser mais realista! Vou trazer resposta simples para várias perguntas complexas, pois caso contrário teria que dar uma aula para tentar explicar todos os contextos que envolvem essa questão para você. Mesmo sabendo das dificuldades vou colocar algumas perguntas para fazer você refletir sobre esse tal "racismo estrutural"... 1 - Os negros são impedidos de frequentar algum lugar aqui no Brasil? 2 - Tem leis que tratam os negros como inferiores? 3 - Quais são essas estruturas que nem no livro do Silvio Almeida que defende essa teoria foi tipificado? 4 - Você sabe que essa tese de " racismo estrutural" é da sociedade americana devido a segregação racial que aconteceu lá depois da abolição da escravidão? Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), fazendo um recorte para a região Sul a também muitos brancos pobres pois vivemos em um país fraco economicamente e politicamente. Quando citam os brancos estão falando apenas dos ricos em posição de poder enquanto ignoram a maioria esmagadora dos brancos que também são pobres, a desigualdade social afeta a maioria esmagadora dos brasileiros em maior ou menor grau independente da sua cor. Isso que nem vou falar da miscigenação que acontece a séculos por aqui. No passado o estado deixou os negros a própria sorte por isso temos várias políticas públicas (ao meu ver ineficientes) aqui no presente para minimizar essa falta que aconteceu lá. O problema que ainda não temos o BÁSICO FORNECIDO PELO ESTADO PARA QUALQUER BRASILEIRO que é uma educação de qualidade, saneamento básico, segurança pública, saúde de qualidade etc, serviços que deveriam ser de excelência para conseguir corrigir vários problemas desse país. Como a maioria dos negros ou qualquer brasileiro pobre vai conseguir superar a miséria/pobreza com essa estrutura fornecida pelo estado de péssima qualidade? Tudo se torna muito mais difícil por conta disso, a população paga vários impostos e cadê o retorno? Quase nenhum! O que vejo são esses movimentos inclusive o movimento negro focando em teorias acadêmicas, problemáticas, ideologias etc Muita conversa fiada e o que importa para qualquer cidadão continua sendo negligenciado. Só vejo o aumento dos preconceitos em ambos os lados e mais divisão na sociedade. Antes que pergunte... Estou no meu "lugar de fala" se quiserem desmerecer meu ponto por isso. Não vejo nenhum lado político preocupado em resolver o que realmente importa para resolver esses problemas que afetam todas as áreas da vida de uma pessoa.
@@nubiamachado7066 não pedi resposta simples, a minha pergunta é que é simples, e você teve uma longa resposta mas desviou malandramente do assunto e não respondeu. kkkkk alias tava até começando a se contradizer. vamos recapitular então se é que vc tem alguma resposta mesmo "Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), mas o que explica a diferença de representatividade nessas posições que tu citou não é o racismo estrutural e sim ... completa a partir daqui
ele viajou legal na parada do signo nao li silvio de almeida nem sei o que ele falava, mas sei do que já disseram pra mim sobre racismo estrutural e sobre isso, os argumentos eram dessas premissas mesmo, mas um argumento que eu acho irrefutável é que existe racismo estrutural porque a estrutura da sociedade brasileira, ou seja (ele questionou né), relações sociais, familiares, entre governo e governados, de trabalho... Essas relações foram CRIADAS de forma que o branco sempre foi mais valorizado que os negros, de tal modo que os pretos fossem desumanizados durante a escravidão. graças a estrutura ter se consolidado por tantos anos dessa forma e pela não reinserção dos negros na sociedade pós-abolição, as cidades se ergueram dessa forma e nunca se importaram com a desigualdade racial que foi causada pela escravidão ou seja, o problema só escalou o que eram negros marginalizados e desprezados pós-abolição hoje são maioria na periferia e minoria nos centros mais importantes na sociedade por isso há racismo estrutural o racismo é constituinte de várias partes da estrutura da sociedade, pois a sociedade se ergueu em um passado artificialmente desigual no quesito racial artificialmente pois o processo de escravidão é um processo artificial e é o principal causador dessa desigualdade e sobre as estruturas, quais seriam? ao meu ver seriam varias das instituições sociais no trabalho, na policia, na justiça, na educação, enfim principalmente na educação, visto que os brancos sempre possuíram mais acesso que os pretos consequentemente mais trabalho e mesmo assim, um preto mais estudado que um branco ainda poderia perder a vaga de emprego para o branco pq o contratante foi iludido de que a preferência é sempre do branco quando me pergunto: iludido por quem? Como essa premissa chegou nele? a única resposta plausível a que chego é que foi pelos brancos acima dele na hierarquia social a elite que veio de impérios construídos por senhores de engenho e que possuem as rédeas da sociedade até hoje. pra mim, essa lógica faz muito sentido ao tentar explicar por que existe racismo na sociedade atual, de onde veio e como se perpetuou se discordar, por favor, discorra sobre
Cara, com base no que vc falou, parece que o racismo está nas instituições, sendo assim qual seria a diferença para o racismo institucional? O fato de ocorrer em diversas instituições que compõem a infraestrutura de um país?
@@lucasferreira8115 nao sei, nunca li sobre racismo institucional na real tanto faz o nome, o importante pra mim é o conceito q eu apresentei ali no texto, se a mesma ideia tem outro nome, pois bem, que seja
Um certo dia eu tava indo pro shopping e prestando atenção nos vendedores ambulantes e nos funcionários do shopping,vi que na medida que a condição de trabalho vai melhorando a pele das pessoas vão clareando, um outro exemplo eu trabalhava descarregando caminhão o pessoal que trabalhava lá eram pretos e pardos, depois comecei a trabalhar numa instituição do exército a condição de trabalho era muito melhor em vários aspectos e todos os funcionários eram brancos, a teoria do racismo estrutural pode ter falha, mas quere oculta esses fatos que são constituido por processos históricos e nega que a 134 anos antes não existia escravidão no Brasil.
@@jo4op4ul0 esse exemplo, é bem fora do eixo, os judeus foram perseguidos por uma ideologia que queria extigui uma raça por se achar superior, a escravaturafaziam parte da economia do mundo, são dois contexto que se distingui de várias formas. Os alemães reconhece a divida que eles tem com judeus, tanto que vítimas do olacasto são beficiadas pela Alemanha .
@@jo4op4ul0Que eu saiba judeus foram mortos...um genocidio.Mas eles não foram sequestrados de um continente pra outro. E sim eles trabalharam em campos de concentracao,mas isso durante a segunda guerra que foi de 39 a 45 Já no brasil é outra coisa foram geracoes e geracoes de pessoas escravizadas,trazidas a forca de outros lugares.Mais de 300 anos de escravidão. Acho que sua comparação não tem muito sentido,amigo.
@@LeoPaivaLopez-kl4wg O Holocausto é só o último capítulo da história, eles são perseguidos muito antes disso. Foram alvos da inquisição, forçados a se converter, expulsos de alguns países, tiveram direitos tolhidos em outros, e parte disso numa época que o Brasil nem existia ainda.
A estrutura pode ser mental ou social. No caso em questão é social. É ponto pacífico que até a libertação dos escravos, em 1888, o Brasil girava em torno da escravidão. Mesmo após a abolição, o preconceito contra o negro permaneceu (estrutatara mental), refletindo em todas as instâncias sociais, como instituições públicas, relações sociais e interpessoais (estruturas sociais).
O racismo é crime no Brasil seu doido. Mesmo que exista a maluquice que vc disse "estrutura mental" isso não quer dizer a estrutura da sociedade é racista, simplesmente pq a lei criminaliza o racismo. Se o racismo fosse estrutural como que iria haver lei para combater o racismo? Cotas e por aí vai? Bota o tico e teco para trabalhar um pouquinho. Vc faz uma confusão entre a existência de pessoas racistas com a estrutura da sociedade racista, o que são coisas distintas.
Mano eu ñ sou brasileiro mas sou preto, e só vou julgar por esse pedaço de video, e a minha opinião é só um granda 😂😂😂😂😂😂😂 ( gargalhada) kkkkk esse homem parece tirado de um filme com essas argumentações só parece piada
Se ouve-se racismo estrutural, quando uma pessoa fosse racista na frente de outras pessoas, essas pessoas apoiaria o racismo , eu nunca vi isso acontecendo no Brasil.
olha o bbb cara, vc é cego isso sim...quando tem treta na rua e as pessoas chegam depois de começada vai todo mundo pra cima da pessoa preta, não fala bosta, vcs são uns alienados pelo amor de deus.
do caminho da minha pro meu trabalho eu chegava a ver cerca de 10 motociclistas parados pela policia, 9 entre 10 eram pretos, isso quando não eram todos, não fode maluko...tu é branco e não quer enxergar o mundo ao teu redor pq pra vc tá tranquilo.
Olha, na minha visão o problema tá mais na desigualdade social do que qualquer outra coisa, o governo parece estar mais preocupado em dar diversos auxílios para população carente do que em melhorar as estruturas existem fazendo hospitais, melhorando as ruas, fazendo programas para facilitação de transações financeiras, diminuindo a burocracia em diversas coisas; Porém não fazem isso pelo contrário dão auxílio vale gás, sendo que se cortasse os impostos do gás ajudaria todo mundo; O nosso país em si não é racista ele é elitista.
Amigo, então vc quer que a população carente se lasque, né? - ah, mas tem que dar a vara não o peixe. Cansado desse papinho de branco privilegiado. “Sendo que se cortasse o imposto do gás ajudaria todo mundo” Todo mundo quem? Se cortasse os impostos, a população carente (sem os auxílios) teria condições de comprar o gás? Vc é só mais um egoista como toda pessoa de direita.
É super engraçado isso.. O cara diz não concordar, chama de falácia.. Mas o que ele usa é : "eu não concordo" ou "não é estrutural"... Mas qual o ponto dele? Qual o argumento dele? A piada do signo? Quanta ignorância.
leu nada, e SE leu só leu pra dizer que leu pq já tá com essa merda de pensamento atrofiado ai querendo abraçar quem quer fuder ele...chega a dar dó bicho.
mas onde no livro do Silvio Luiz de Almeida está a definição "racismo é estrutural porque não tem negros nesses restaurante" pq essa parte eu não li não
A pior argumentação sobre qualquer coisa é a pessoa falar que algo não se comprova sem, de fato, promover uma discussão sobre o estudo. Não demonstra exemplos do assunto (porque não leu o livro ou sobre ele) e o mais fácil é sempre refutar fortemente dizendo que o outro não explica. Novamente, o que ele quer é esconder o fato de que não concorda porque sim, imputando ao objeto de estudo ou ao estudioso dele o problema.
A prova de racismo Estrutural do Restaurante por exemplo, e que nenhum negro é bem visto ou aceito no restaurante se não ocupar uma posição de subserviência.
Incrível como a falta de conhecimento em relação, principalmente, à formação da sociedade brasileira, ocasiona tais distorções de leitura; ou será que o entrevistado utiliza-se de seletividade e conveniência interpretativas?!
Ai Silvio Almeida, o cara que não escreveu nem rodapé de gibi refutando um conceito filosófico e político. Eu curto a autoestima desses maluco kkkkkkkkkkkkkkk Irmão, quer refutar algm que fez uma pesquisa gigante antes de chegar a determinada conclusão faça o mesmo. ir num podcast e dizer que não concorda pq não concorda, ou cm um argumento de ensino fundamental não da.
E o foda-se? Quem quer saber quem é esse esse filho da puta? A única coisa que importa é que "racismo estrutural" é uma das coisas mais absurdas já ditas sobre o contexto brasileiro.
A forma que ele fala é confusa, mas se fizer um esforço dá pra entender. Ele precisa melhorar a forma que fala. Mas de fato, se pegar outras pessoas aí como o professor Paulo Cruz, vai ver ele explicando isso de uma forma muito melhor. O racismo estrutural provém de estruturas, mas no Brasil não existem estruturas que promovem racismo, mas sim é muito mais individualizado, não de estruturas mas de pessoas ou grupos. No exemplo do trabalho, onde lugares mais ricos tem menos pessoas pretas: isso acontece pois a proporção de pessoas pretas+pardas pobres é maior que a de brancas pobres, e a de brancas+pardas ricas é maior que a de pretas ricas, e isso não muda pois você não dá educação à população pobre, o pobre não sabe usar o cartão de crédito, entra em dívida facilmente, é obrigado a colocar o filho no colégio público SUCATEADO ou no particular barato que também não é bom (por culpa do governo que não melhora educação pública de base), não consegue fazer um ensino técnico público pq não passa na prova, não consegue a facul pública pq o aluno da escola particular mais top se sai melhor no Enem, tem que pagar faculdade, e quando conclui algumas vezes não avança por conta do desemprego generalizado e não tem um tio que o indique na empresa da família. A questão é EDUCAÇÃO DE BASE DE QUALIDADE e BONS EMPREGOS COM REMUNERAÇÃO ADEQUADA não para o negro somente, mas para o POBRE. Só aí podemos começar resolver o problema.
Estrutura não significa apenas uma coisa física. Ela pode ser algo "imaterial" também. Partindo desse princípio, o racismo estrutural não é um racismo oficial, isto é, tipificado em lei ou algo do tipo. Racismo estrutural é algo enraizado na "mentalidade social" - que é formada por indivíduos -, logo, não é necessário que haja uma formalização concreta desse conceito, pois, novamente, ele é algo oculto, velado, CULTURAL. No teu exemplo, tu reconhece que as pessoas ricas são em maior parte brancas e os pobres são pretos e pardos em sua maioria. Mas por que essa composição racial nas classes sociais? Porque por mais de 300 anos, os pretos foram escravizados e com a abolição (oficial, de um problema que não era lei, diga-se de passagem) eles foram abandonados à própria sorte. Eu te pergunto: como analisar a natureza da pobreza no Brasil sem o recorte de todos os preconceitos e discriminações os quais os pretos e pardos desde sempre foram submetidos pela classe dominante dos brancos? O racismo estrutural é isto, a normalização da miséria entre os negros e a riqueza entre os brancos de maneira velada, inconsciente, e até cultural. Talvez você ache que racismo só é racismo se for legitimado abertamente e, com o abolição da escravidão esse problema tenha acabado. Mas não. Este problema é real e muito presente. A questão da pobreza nesse país é profundamente influenciada pelas relações raciais. Há brancos pobres, obviamente, mas se você for pesquisar a origem do pobre branco, você vai ver que na base de tudo, todos os brancos eram ricos. O branco pobre não é fruto de racismo. E veja, se você pegar dois pobres, um branco e um negro e colocar eles pra disputar uma vaga de emprego nas mesmas condições, o empregador vai acabar olhando para a aparência deles para determinar qual parece ser mais "profissional"... e aí, quem leva? Isto é o racismo estrutural, pois a discriminação é VELADA, não aberta (apesar de vermos casos de injúria racial contra negros de forma totalmente explícita todos os dias, em todos os lugares, basta pesquisar no TH-cam mesmo). O Estado mantém a pobreza porque ela beneficia ele. Mas temos que equilibrar as relações entre as raças. Por isto temos que ter cotas para pretos, pardos e indígenas nas universidades (coisa que Paulo Cruz é contra), por isto temos de exigir prisão e penas duras para injúria racial. A educação de qualidade vai beneficiar a população preta e parda, e com isso os brancos pobres também serão beneficiados. Aliás, irão desfrutar primeiro, pois, apesar de pobres, são brancos em um país estruturalmente racista.
O GLORIOSA PESSOA ALEATÓRIO DA NET NOS ILUMINE COM SUA SABEDORIA FALE O PORQUÊ EXISTE RACISMO ESTRUTURAL FAÇA UM TEXTÃO MOSTRANDO A TODOS NOS QUE ESSE SER ESTÁ ERRADO E VOSSA SENHORIA ESTÁ CERTA, USE CITAÇÕES DE LIVROS PARA DEMOSTRAM SEU INTELECTO SUPERIOR
Não é possível uma direita tão limitada com a brasileira. A analogia dele com Morgan Freeman só pode ser brincadeira...kkkk (risível). Esse rapaz não leu "Racismo estrutural". Dizer que o Sílvio não estruturou o argumento sobre a institucionalização do racismo, mostra que não há base para discorrer sobre o tema. Chame o autor para o debate ficar mais rico.
O negão do vídeo acima falou merda. O racismo realmente no Brasil é diferente do Racismo praticado nos EUA. Eu sou pardo, não sou descendente de negros, mas sou uma mistura de italianos com turcos. Percebi que no Brasil existe um racismo que talvez muitos nem percebam. É difícil brancos dizerem a verdade para o negão aí do vídeo, mas cresci escutando brancos falando mal de negros. Sei de várias histórias, mas se contar tudo, daria um livro. Enfim, meu tio, quando abriu sua loja de informática, foi indagado pela minha mãe. Ela perguntou se ele não estava precisando de alguém de confiança para trabalhar. Ele disse que sim, então ela comentou sobre nossa vizinha que estava precisando, aí ele disse que não. Sabem por quê? Ela era negra. O brasileiro branco acredita que é mais importante que os outros só por ser branco, seu comportamento com pardos e negros é de superioridade, mas passa batido no dia a dia. eu comecei a reparar na forma que brancos atendem outros brancos em detrimento de negros e ou pardos e é bem diferente. Eu quando comprei um AUDI, colocava gasolina quase que sempre no mesmo Posto, o frentista me perguntou se eu era jogador de futebol, e olha que nem sou negro e nem tenho traço de negro, mas sou mais moreno, assim como Cauã Reymond. Numa loja de terno, comprei um terno bem caro, me perguntaram a mesma coisa. Desde que fiz estágio de direito, escutei várias vezes que não tinha cara de Advogado. ando bem limpo, não tenho cabelo "carapinha", é ondulado igual ao de muitos brancos, sem tatuagem, pircings seja o que for. A Consulesa da França no Brasil é uma negra clara casada com um branco, seus filhos nasceram loiros, ele já foi barrada mais de uma vez no |clube Pinheiros. Sabem por quê? Acharam o cadastro de sócio dos filhos, mas não procuravam ela como sócia e sim no cadastro de babás. São tantas histórias, que eu acredito que no Brasil existe o racismo estrutural sim. O branco não aceita ver o negro ou pardo em uma posição melhor que a dele, são raras as exceções.
Que desonesto esse convidado. Falar que o Silvio Almeida não fala do processo histórico da construção do racismo, é muita desonestidade, ou no mínimo ele nem se quer se deu ao luxo de realmente ler o livro.
A maior riqueza do mundo está na familia. Observe a reclamação dos menos favorecidos. Eles semprw falam da família dos outros, das escolhas dos outros, dos sacrifícios dos outros. Quando casam com alguem que tem uma estrutura legal, dai sossegam e esquecem do coletivismo. A familia privilegiada que você decidiu dizer que é privilegiada, nada mais fez do que cortar na propria carne, de estudar preceitos de várias filosofias e religiões do mundo e de repassar para seus filhos. Quando a gente coloca a teoria do vitimista em perspectiva, geralmente ele foge para idealizações maiores como Elon Musk, como Jorge Paulo Lemmanr, e no fundo mostra que só quer privilegio de maneira fácil. Quer ter aquilo que uma familia guardou de geração em geração. Vai reclamar dos sheik Árabes que seguem milionários por séculos, vai lá vê o que acontece com vocês 😂
Eu sou negro,nunca fui expulso de nenhum ambiente público. Nunca fui impedido de prestar um concurso público. Logo percebemos que não existe preconceito estrutural. O que pode existir ou não,é pessoa ou algumas pessoas preconceituosas em algum ambiente. Isso não significa dizer que a estrutura é preconceituosa. São condutas individuais.
Eu sou homem, nunca fui estuprado, nunca fui assediado por ninguém. Logo, percebemos que não existe assédio em relação aos homens. Condutas individuais da maioria tem um nome: estrutura social. A estrutura é formada por indivíduos. Que argumento tosco, Samuel. Sério que você perdeu tempo digitando isso?
Não ha pessoas " dessa raça no restaurante " , mais, pessoas dessa raça possuem bens muito mais caros do que tal gasto em um restaurante , eu mesmo , ha muito nao entro em nenhum restaurante , mais tenho gastos com outras coisas q, no momento são prioridades
Mano, mas precisa explica que agente foi a poha de uma colonia??? Agnt foi uns dos ultimos países á deixar de ter escravidão, como q n vai ter uma estrutura fudida??
A crítica sobre o conceito de estrutura pode até ser plausível, se for feita por exemplo pela perspectiva do materialismo histórico dialético que considera estrutura apenas o modo de produção, que em última instância determina (ou condiciona) as relações da superestrutura, as quais o racismo permeia. A crítica apresentada no vídeo é totalmente descabida, leviana e confusa.
Bom, eles só questionou os argumentos, mas também, não disse Como? De que forma não é estrutural?. Ele também não justificou 😂😂 Ou talvez o corte não mostrou, não sei. Mas parece que ele finalizou a argumentação nesse corte mesmo
ele não questionou o argumento, expôs que é uma falacia... uma falacia não precisa ser contra-argumentada e sim exposta... o ônus da prova é de quem afirma, ou seja, quem afirma que existe "racismo estrutural" tem que provar que ele existe e não o contrario.
o criador do livro não disse como o racismo é estrutural e ele não disse como o racismo não é estrutural, chegamos a conclusão de que deu empate e a decisão vai para os pênaltis.👍
@@paulpierce6886 Você está dizendo que é Falácia da perspectiva de quem não acredita. O mesmo pode acontecer ao contrário, por isso, sim, se faz necessário argumentação
@@les9643 se tem que "acreditar" nem discussão cabe pq ai entra na esfera pessoal... "racismo estrutural" não pode ser considerado valido justamente por não existir uma argumentação racional a favor... existe uma argumentação falaciosa e as falacias foram expostas, simples assim... quem afirma que "racismo estrutural" existe precisa argumentar racionalmente a favor e depois demonstrar na pratica, o que não é o caso já que os defensores do mesmo nem conseguem definir direito o que é.
O fato de haver alguns negros nas camadas superiores não invalida o racismo, isso tbm valeria para diferenças salariais entre cor e sexo. Argumentação de um egocêntrico estrutural
Depois do Bolzonaro, parece q essa onda tomou mais força, o q me admira é q essas pessoas estão surgindo dos quintos, ganhando visibilidade e sendo conhecidas e reconhecidas pelas asneiras q fala
Tenho uma família majoritariamente negra e concordo com ele. Essa narrativa foi importada dos EUA onde teve um Apartheid estrutural por décadas até depois do fim da escravidão, até hoje casamento interracial lá é um tabu coisa que no Brasil existe a séculos por isso somos a maioria miscigenados. Essas pautas do movimento negro são todas importada da sociedade americana que é diferente da nossa, é muito "viralatismo" até nisso. Isso deixa claro que não querem resolver os problemas querem importar outros. Fomentam o preconceito disfarçado de "luta"!
Racismo estrutural é uma gigantesca besteira principalmente no Brasil, aqui é todo mundo misturado, quase ninguém é branco de verdade, só ir periferia, tem muito branco, preto, pardo e ta todo mundo no mesmo barco... Sempre pensei que existe preconceito social e não racial, se o cara é preto e tem grana não vai sofrer nenhum preconceito, assim como o cara que é branco e pobre vai sofrer... Sou branco fui criado em periferia, a maioria dos meus amigos são pardos e pretos, nunca houve esse assunto entre nós, estávamos sempre no mesmo barco... Já entrei em supermercado mal vestido, maloqueiro mesmo e fui seguido por seguranças, as vezes seguranças pretos, porque isso? Pela minha classe social... Enfim, eles querem é dividir o povo cada vez mais, e já conseguiram.
N preciso ler aquele lixo de livro pra saber q racismo estrutural é balela, mas é sempre legal ver o pessoal q leu o livro afirmar por A mais B que a teoria do cara é infundada no próprio livro.
Fica claro que o entrevistado não entendeu o trabalho do Silvio de Almeida pq é complexo. Podemos critica-lo mas primeiro temos que entende-lo. Ele fala o que é a estrutura sim. Ele fala como mudar sim. Ele explica a relação com a escravidão sim.
Tenho uma família majoritariamente negra e concordo com você. Essa narrativa foi importada dos EUA onde teve um Apartheid estrutural por décadas até depois do fim da escravidão, até hoje casamento interracial lá é um tabu coisa que no Brasil existe a séculos por isso somos a maioria miscigenados. Essas pautas do movimento negro são todas importada da sociedade americana que é diferente da nossa, é muito "viralatismo" até nisso. Isso deixa claro que não querem resolver os problemas querem importar outros. Fomentam o preconceito disfarçado de "luta"!
pergunta simples. se após a abolição os negros foram tratados de forma igualitária aos brancos porque não houveram leis segregacionistas e se o racismo não é estrutural. por que temos menos médicos negros, professores universitários negros, políticos negros. Porque a parcela mais pobre da população é majoritariamente negra e a parcela mais rica é majoritariamente branca? se a explicação não é o racismo estrutural então qual é?
Errou, errou feio, errou rude.
É claro que o viralatismo é uma realidade brasileira, mas vou te ajudar a deixar de fazer essa análise moralista. 👇🏻
Esse entrevistado não aceita o argumento porque ele se acha conservador e por isso precisa discordar de um Marxista, mesmo sem saber o porquê.😅😅😅
Não, criança, estrutural, estrutura é o que sustenta a forma de sociedade, a forma de produção e reprodução da vida material. Veja, quando falamos que o Racismo é estrutural é porque ele é um pilar de sustentação da nossa forma de sociedade, o Capitalismo.
Para o Capitalismo existir é necessário uma estrutura para mantê-lo, é necessário a superexploração do trabalhador, é necessário a desigualdade social, é necessário que exista uma massa de despossuído para que venda sua única mercadoria que é sua força de trabalho.
O surgimento do Capitalismo dependeu de uma acumulação primitiva de capital, a qual só foi possível graças à Escravidão Negra e ao genocídio dos indígenas. Com o avanço das forças produtivas, o Capital passou a exigir não escravos como os do passado, mas escravos assalariados. Contudo a necessidade de superexploração do trabalhador se mantém e o racismo é uma das melhores ferramentas do Capitalismo para a sua manutenção.
E essa questão da estrutura e superestrutura, a qual NENHUM Liberal consegue entender, não é tão complicada. Existem categorias dentro do Capitalismo que são fundamentais para sua existência, como mencionei antes a superexploração do trabalhador, mas também a eterna expansão e a troca de mercadorias entre outras.
Agora a superestrutura são categorias não fundamentais para a existência do Capitalismo, mas que criam condições para sua execução. Exemplo disso é a forma de governo se é Liberal, Monarquia, Ditadura ou qualquer outra, existe a Religião que pode ser cristianismo, budismo judaísmo, são as formas de Ideologia.
A Estrutura molda a superestrutura e vice versa, quem comanda um determina outro. Por isso Marx afirma que "a ideologia dominante de uma época é a ideologia da classe dominante".
Então o RACISMO é *estrutural* porque ele junta estrutura e superestrutura em uma só ação, soma a superexploração e a ideologia burguesa.
A solução é sem dúvidas a *SUPERAÇÃO* do Capitalismo.
@@douglasaires7299 Você quer uma resposta simples para várias perguntas complexas. Teria que dar uma aula para tentar explicar todos os contextos que envolvem essa questão para você. Mesmo sabendo das dificuldades vou colocar algumas perguntas para fazer você refletir sobre esse tal "racismo estrutural"... 1 - Os negros são impedidos de frequentar algum lugar aqui no Brasil? 2 - Tem leis que tratam os negros como inferiores? 3 - Quais são essas estruturas que nem no livro do Silvio Almeida que defende essa teoria foi tipificado? 4 - Você sabe que essa tese de " racismo estrutural" é da sociedade americana devido a segregação racial que aconteceu lá depois da abolição da escravidão?
Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), fazendo um recorte para a região Sul a também muitos brancos pobres pois vivemos em um país fraco economicamente e politicamente. Quando citam os brancos estão falando apenas dos ricos em posição de poder enquanto ignoram a maioria esmagadora dos brancos que também são pobres, a desigualdade social afeta a maioria esmagadora dos brasileiros em maior ou menor grau independente da sua cor. Isso que nem vou falar da miscigenação que acontece a séculos por aqui.
No passado o estado deixou os negros a própria sorte por isso temos várias políticas públicas (ao meu ver ineficientes) aqui no presente para minimizar essa falta que aconteceu lá.
O problema que ainda não temos o BÁSICO FORNECIDO PELO ESTADO PARA QUALQUER BRASILEIRO que é uma educação de qualidade, saneamento básico, segurança pública, saúde de qualidade etc, serviços que deveriam ser de excelência para conseguir corrigir vários problemas desse país. Como a maioria dos negros ou qualquer brasileiro pobre vai conseguir superar a miséria/pobreza com essa estrutura fornecida pelo estado de péssima qualidade? Tudo se torna muito mais difícil por conta disso, a população paga vários impostos e cadê o retorno? Quase nenhum!
O que vejo são esses movimentos inclusive o movimento negro focando em teorias acadêmicas, problemáticas, ideologias etc Muita conversa fiada e o que importa para qualquer cidadão continua sendo negligenciado. Só vejo o aumento dos preconceitos em ambos os lados e mais divisão na sociedade. Antes que pergunte... Estou no meu "lugar de fala" se quiserem desmerecer meu ponto por isso. Não vejo nenhum lado político preocupado em resolver o que realmente importa para resolver esses problemas que afetam todas as áreas da vida de uma pessoa.
@@666weslei Seu ponto é ideológico! Vou ser mais realista! Vou trazer resposta simples para várias perguntas complexas, pois caso contrário teria que dar uma aula para tentar explicar todos os contextos que envolvem essa questão para você. Mesmo sabendo das dificuldades vou colocar algumas perguntas para fazer você refletir sobre esse tal "racismo estrutural"... 1 - Os negros são impedidos de frequentar algum lugar aqui no Brasil? 2 - Tem leis que tratam os negros como inferiores? 3 - Quais são essas estruturas que nem no livro do Silvio Almeida que defende essa teoria foi tipificado? 4 - Você sabe que essa tese de " racismo estrutural" é da sociedade americana devido a segregação racial que aconteceu lá depois da abolição da escravidão?
Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), fazendo um recorte para a região Sul a também muitos brancos pobres pois vivemos em um país fraco economicamente e politicamente. Quando citam os brancos estão falando apenas dos ricos em posição de poder enquanto ignoram a maioria esmagadora dos brancos que também são pobres, a desigualdade social afeta a maioria esmagadora dos brasileiros em maior ou menor grau independente da sua cor. Isso que nem vou falar da miscigenação que acontece a séculos por aqui.
No passado o estado deixou os negros a própria sorte por isso temos várias políticas públicas (ao meu ver ineficientes) aqui no presente para minimizar essa falta que aconteceu lá.
O problema que ainda não temos o BÁSICO FORNECIDO PELO ESTADO PARA QUALQUER BRASILEIRO que é uma educação de qualidade, saneamento básico, segurança pública, saúde de qualidade etc, serviços que deveriam ser de excelência para conseguir corrigir vários problemas desse país. Como a maioria dos negros ou qualquer brasileiro pobre vai conseguir superar a miséria/pobreza com essa estrutura fornecida pelo estado de péssima qualidade? Tudo se torna muito mais difícil por conta disso, a população paga vários impostos e cadê o retorno? Quase nenhum!
O que vejo são esses movimentos inclusive o movimento negro focando em teorias acadêmicas, problemáticas, ideologias etc Muita conversa fiada e o que importa para qualquer cidadão continua sendo negligenciado. Só vejo o aumento dos preconceitos em ambos os lados e mais divisão na sociedade. Antes que pergunte... Estou no meu "lugar de fala" se quiserem desmerecer meu ponto por isso. Não vejo nenhum lado político preocupado em resolver o que realmente importa para resolver esses problemas que afetam todas as áreas da vida de uma pessoa.
@@nubiamachado7066 não pedi resposta simples, a minha pergunta é que é simples, e você teve uma longa resposta mas desviou malandramente do assunto e não respondeu. kkkkk alias tava até começando a se contradizer. vamos recapitular então se é que vc tem alguma resposta mesmo
"Nunca foi afirmado por ninguém sério que na história do Brasil os negros foram tratados de forma igualitária, isso é um espantalho! A história explica o porquê ainda existe racismo no Brasil até os dias de hoje e o fato de muitos estarem nas camadas mais pobres (pardos/pretos/indígenas), mas o que explica a diferença de representatividade nessas posições que tu citou não é o racismo estrutural e sim ... completa a partir daqui
ele viajou legal na parada do signo
nao li silvio de almeida nem sei o que ele falava, mas sei do que já disseram pra mim sobre racismo estrutural
e sobre isso, os argumentos eram dessas premissas mesmo, mas um argumento que eu acho irrefutável é que existe racismo estrutural porque a estrutura da sociedade brasileira, ou seja (ele questionou né), relações sociais, familiares, entre governo e governados, de trabalho... Essas relações foram CRIADAS de forma que o branco sempre foi mais valorizado que os negros, de tal modo que os pretos fossem desumanizados durante a escravidão.
graças a estrutura ter se consolidado por tantos anos dessa forma e pela não reinserção dos negros na sociedade pós-abolição, as cidades se ergueram dessa forma e nunca se importaram com a desigualdade racial que foi causada pela escravidão
ou seja, o problema só escalou
o que eram negros marginalizados e desprezados pós-abolição hoje são maioria na periferia e minoria nos centros mais importantes na sociedade
por isso há racismo estrutural
o racismo é constituinte de várias partes da estrutura da sociedade, pois a sociedade se ergueu em um passado artificialmente desigual no quesito racial
artificialmente pois o processo de escravidão é um processo artificial e é o principal causador dessa desigualdade
e sobre as estruturas, quais seriam? ao meu ver seriam varias das instituições sociais
no trabalho, na policia, na justiça, na educação, enfim
principalmente na educação, visto que os brancos sempre possuíram mais acesso que os pretos
consequentemente mais trabalho
e mesmo assim, um preto mais estudado que um branco ainda poderia perder a vaga de emprego para o branco pq o contratante foi iludido de que a preferência é sempre do branco
quando me pergunto: iludido por quem? Como essa premissa chegou nele?
a única resposta plausível a que chego é que foi pelos brancos acima dele na hierarquia social
a elite que veio de impérios construídos por senhores de engenho e que possuem as rédeas da sociedade até hoje.
pra mim, essa lógica faz muito sentido ao tentar explicar por que existe racismo na sociedade atual, de onde veio e como se perpetuou
se discordar, por favor, discorra sobre
Cara, com base no que vc falou, parece que o racismo está nas instituições, sendo assim qual seria a diferença para o racismo institucional? O fato de ocorrer em diversas instituições que compõem a infraestrutura de um país?
@@lucasferreira8115 nao sei, nunca li sobre racismo institucional
na real tanto faz o nome, o importante pra mim é o conceito q eu apresentei ali no texto, se a mesma ideia tem outro nome, pois bem, que seja
Pela vossa conversa parece que o Brasil é governado pelo Ku Klux Klan.
Um certo dia eu tava indo pro shopping e prestando atenção nos vendedores ambulantes e nos funcionários do shopping,vi que na medida que a condição de trabalho vai melhorando a pele das pessoas vão clareando, um outro exemplo eu trabalhava descarregando caminhão o pessoal que trabalhava lá eram pretos e pardos, depois comecei a trabalhar numa instituição do exército a condição de trabalho era muito melhor em vários aspectos e todos os funcionários eram brancos, a teoria do racismo estrutural pode ter falha, mas quere oculta esses fatos que são constituido por processos históricos e nega que a 134 anos antes não existia escravidão no Brasil.
Por que os judeus que foram perseguidos por séculos acabaram não sendo vítimas desses processos históricos e prosperaram de maneira geral?
@@jo4op4ul0 esse exemplo, é bem fora do eixo, os judeus foram perseguidos por uma ideologia que queria extigui uma raça por se achar superior, a escravaturafaziam parte da economia do mundo, são dois contexto que se distingui de várias formas.
Os alemães reconhece a divida que eles tem com judeus, tanto que vítimas do olacasto são beficiadas pela Alemanha .
@@jo4op4ul0Que eu saiba judeus foram mortos...um genocidio.Mas eles não foram sequestrados de um continente pra outro.
E sim eles trabalharam em campos de concentracao,mas isso durante a segunda guerra que foi de 39 a 45
Já no brasil é outra coisa foram geracoes e geracoes de pessoas escravizadas,trazidas a forca de outros lugares.Mais de 300 anos de escravidão.
Acho que sua comparação não tem muito sentido,amigo.
@@LeoPaivaLopez-kl4wg O Holocausto é só o último capítulo da história, eles são perseguidos muito antes disso. Foram alvos da inquisição, forçados a se converter, expulsos de alguns países, tiveram direitos tolhidos em outros, e parte disso numa época que o Brasil nem existia ainda.
@@jo4op4ul0 Não estão sendo vítimas? Olha os exemplos da Europa, até hoje tem resquícios do passado.
A estrutura pode ser mental ou social. No caso em questão é social. É ponto pacífico que até a libertação dos escravos, em 1888, o Brasil girava em torno da escravidão. Mesmo após a abolição, o preconceito contra o negro permaneceu (estrutatara mental), refletindo em todas as instâncias sociais, como instituições públicas, relações sociais e interpessoais (estruturas sociais).
Então você está dizendo que vivemos as consequências de um racismo que já foi estruturado, não que o racismo de hoje é estrutural.
O racismo é crime no Brasil seu doido. Mesmo que exista a maluquice que vc disse "estrutura mental" isso não quer dizer a estrutura da sociedade é racista, simplesmente pq a lei criminaliza o racismo. Se o racismo fosse estrutural como que iria haver lei para combater o racismo? Cotas e por aí vai? Bota o tico e teco para trabalhar um pouquinho. Vc faz uma confusão entre a existência de pessoas racistas com a estrutura da sociedade racista, o que são coisas distintas.
@@vvrne3111é estrutural desde sempre, até hoje. Afinal a discriminação estrutural acontece a todo mundo e não acabou em 1888.
Mds. Na do signo ele conseguiu superar qualquer idiotice já dita.
qual racismo estrutural ?
Essa analogia do signo foi terrível, na cabeça dele deve ter sido incrível XD
Também não entendi muito bem
Esse foi fraco mesmo, mas vamos deixar o espantalho de lado e vamos falar sobre o núcleo da questão? O que é o tal "racismo estrutural"?
sim a analogia foi ruim, mas ele est[a certo, esse racismo estrutural so existe na cabeça de quem ama essas narrativas
Esse cara é um maluco, parece um vídeo do Brasil paralelo KKKKKKK
A falácia de petição de princípio é valida pra o que ele está dizendo
Que comparação do restaurante com o signo, foi essa?
Não entendeu? Tá de brincadeira! 😂
😂😂😂😂😂
Monark negro.... aquela analogia do Morgan Freeman foi foda. Nem o mediador acreditou que ele meteu essa.
jesus cristo pelo nível do convidado achei que era monark talks
Mano eu ñ sou brasileiro mas sou preto, e só vou julgar por esse pedaço de video, e a minha opinião é só um granda 😂😂😂😂😂😂😂 ( gargalhada) kkkkk esse homem parece tirado de um filme com essas argumentações só parece piada
Se ouve-se racismo estrutural, quando uma pessoa fosse racista na frente de outras pessoas, essas pessoas apoiaria o racismo , eu nunca vi isso acontecendo no Brasil.
Você precisa estudar sobre racismo estrutural antes de falar uma burrice dessa viu.. pqp
Se você não viu, não existe. É isso mesmo, Fábio!
Se "ouve-se" um nível de conscientização e educação satisfatório no Brasil, não estaríamos discutindo se racismo existe ou se a Terra é redonda.
olha o bbb cara, vc é cego isso sim...quando tem treta na rua e as pessoas chegam depois de começada vai todo mundo pra cima da pessoa preta, não fala bosta, vcs são uns alienados pelo amor de deus.
do caminho da minha pro meu trabalho eu chegava a ver cerca de 10 motociclistas parados pela policia, 9 entre 10 eram pretos, isso quando não eram todos, não fode maluko...tu é branco e não quer enxergar o mundo ao teu redor pq pra vc tá tranquilo.
Olha, na minha visão o problema tá mais na desigualdade social do que qualquer outra coisa, o governo parece estar mais preocupado em dar diversos auxílios para população carente do que em melhorar as estruturas existem fazendo hospitais, melhorando as ruas, fazendo programas para facilitação de transações financeiras, diminuindo a burocracia em diversas coisas; Porém não fazem isso pelo contrário dão auxílio vale gás, sendo que se cortasse os impostos do gás ajudaria todo mundo; O nosso país em si não é racista ele é elitista.
Amigo, então vc quer que a população carente se lasque, né?
- ah, mas tem que dar a vara não o peixe.
Cansado desse papinho de branco privilegiado.
“Sendo que se cortasse o imposto do gás ajudaria todo mundo”
Todo mundo quem? Se cortasse os impostos, a população carente (sem os auxílios) teria condições de comprar o gás?
Vc é só mais um egoista como toda pessoa de direita.
É super engraçado isso.. O cara diz não concordar, chama de falácia.. Mas o que ele usa é : "eu não concordo" ou "não é estrutural"... Mas qual o ponto dele? Qual o argumento dele? A piada do signo? Quanta ignorância.
É uma tese cara kkkkk. Pra refutar uma tese você tem que trazer alguns argumentos além de comparção de signo que não tem nada a ver com o assunto
A quantidade de ebsteira que esse cara disse nesse corte é tão grande que decidi deixar isso aqui registrado. A compração com signo então...
Parabéns ao entrevistado resumiu a obra pelo autor
Eu como muito porque sou taurino(a). Logo, todos os taurinos comem muito. Vi o exemplo dele dessa forma.
Acredito que ele leu, mas n entendeu o livro de Almeida.
leu nada, e SE leu só leu pra dizer que leu pq já tá com essa merda de pensamento atrofiado ai querendo abraçar quem quer fuder ele...chega a dar dó bicho.
Coloca o nome do entrevistado...
mas onde no livro do Silvio Luiz de Almeida está a definição "racismo é estrutural porque não tem negros nesses restaurante" pq essa parte eu não li não
Uma pena mesmo, ele não tem requisitos cognitivos para compreender o tema.
A pior argumentação sobre qualquer coisa é a pessoa falar que algo não se comprova sem, de fato, promover uma discussão sobre o estudo. Não demonstra exemplos do assunto (porque não leu o livro ou sobre ele) e o mais fácil é sempre refutar fortemente dizendo que o outro não explica. Novamente, o que ele quer é esconder o fato de que não concorda porque sim, imputando ao objeto de estudo ou ao estudioso dele o problema.
Não entendi nada
A prova de racismo Estrutural do Restaurante por exemplo, e que nenhum negro é bem visto ou aceito no restaurante se não ocupar uma posição de subserviência.
Incrível como a falta de conhecimento em relação, principalmente, à formação da sociedade brasileira, ocasiona tais distorções de leitura; ou será que o entrevistado utiliza-se de seletividade e conveniência interpretativas?!
Não foi difícil entender o que ele disse. Ele basicamente disse que o exemplo do restaurante é muito pequeno pra se confirmar a teoria.
Esse tema saiu na redação de um concurso público que me filha estudou muito pra passear mas acha que reprovou por causa disso
O racismo estrutural começa com um “negrão” de direita
Ai Silvio Almeida, o cara que não escreveu nem rodapé de gibi refutando um conceito filosófico e político. Eu curto a autoestima desses maluco kkkkkkkkkkkkkkk
Irmão, quer refutar algm que fez uma pesquisa gigante antes de chegar a determinada conclusão faça o mesmo. ir num podcast e dizer que não concorda pq não concorda, ou cm um argumento de ensino fundamental não da.
E o foda-se? Quem quer saber quem é esse esse filho da puta? A única coisa que importa é que "racismo estrutural" é uma das coisas mais absurdas já ditas sobre o contexto brasileiro.
Esse "intelectual" já sofreu racismo na vida ?!?
A forma que ele fala é confusa, mas se fizer um esforço dá pra entender. Ele precisa melhorar a forma que fala. Mas de fato, se pegar outras pessoas aí como o professor Paulo Cruz, vai ver ele explicando isso de uma forma muito melhor.
O racismo estrutural provém de estruturas, mas no Brasil não existem estruturas que promovem racismo, mas sim é muito mais individualizado, não de estruturas mas de pessoas ou grupos.
No exemplo do trabalho, onde lugares mais ricos tem menos pessoas pretas: isso acontece pois a proporção de pessoas pretas+pardas pobres é maior que a de brancas pobres, e a de brancas+pardas ricas é maior que a de pretas ricas, e isso não muda pois você não dá educação à população pobre, o pobre não sabe usar o cartão de crédito, entra em dívida facilmente, é obrigado a colocar o filho no colégio público SUCATEADO ou no particular barato que também não é bom (por culpa do governo que não melhora educação pública de base), não consegue fazer um ensino técnico público pq não passa na prova, não consegue a facul pública pq o aluno da escola particular mais top se sai melhor no Enem, tem que pagar faculdade, e quando conclui algumas vezes não avança por conta do desemprego generalizado e não tem um tio que o indique na empresa da família. A questão é EDUCAÇÃO DE BASE DE QUALIDADE e BONS EMPREGOS COM REMUNERAÇÃO ADEQUADA não para o negro somente, mas para o POBRE.
Só aí podemos começar resolver o problema.
Estrutura não significa apenas uma coisa física. Ela pode ser algo "imaterial" também. Partindo desse princípio, o racismo estrutural não é um racismo oficial, isto é, tipificado em lei ou algo do tipo. Racismo estrutural é algo enraizado na "mentalidade social" - que é formada por indivíduos -, logo, não é necessário que haja uma formalização concreta desse conceito, pois, novamente, ele é algo oculto, velado, CULTURAL.
No teu exemplo, tu reconhece que as pessoas ricas são em maior parte brancas e os pobres são pretos e pardos em sua maioria. Mas por que essa composição racial nas classes sociais? Porque por mais de 300 anos, os pretos foram escravizados e com a abolição (oficial, de um problema que não era lei, diga-se de passagem) eles foram abandonados à própria sorte.
Eu te pergunto: como analisar a natureza da pobreza no Brasil sem o recorte de todos os preconceitos e discriminações os quais os pretos e pardos desde sempre foram submetidos pela classe dominante dos brancos? O racismo estrutural é isto, a normalização da miséria entre os negros e a riqueza entre os brancos de maneira velada, inconsciente, e até cultural.
Talvez você ache que racismo só é racismo se for legitimado abertamente e, com o abolição da escravidão esse problema tenha acabado. Mas não. Este problema é real e muito presente.
A questão da pobreza nesse país é profundamente influenciada pelas relações raciais. Há brancos pobres, obviamente, mas se você for pesquisar a origem do pobre branco, você vai ver que na base de tudo, todos os brancos eram ricos. O branco pobre não é fruto de racismo.
E veja, se você pegar dois pobres, um branco e um negro e colocar eles pra disputar uma vaga de emprego nas mesmas condições, o empregador vai acabar olhando para a aparência deles para determinar qual parece ser mais "profissional"... e aí, quem leva? Isto é o racismo estrutural, pois a discriminação é VELADA, não aberta (apesar de vermos casos de injúria racial contra negros de forma totalmente explícita todos os dias, em todos os lugares, basta pesquisar no TH-cam mesmo).
O Estado mantém a pobreza porque ela beneficia ele. Mas temos que equilibrar as relações entre as raças. Por isto temos que ter cotas para pretos, pardos e indígenas nas universidades (coisa que Paulo Cruz é contra), por isto temos de exigir prisão e penas duras para injúria racial.
A educação de qualidade vai beneficiar a população preta e parda, e com isso os brancos pobres também serão beneficiados. Aliás, irão desfrutar primeiro, pois, apesar de pobres, são brancos em um país estruturalmente racista.
5:01 O cara definiu perfeitamente o "faro policial" no Rio de Janeiro
Acredito que o entrevistado não entendeu o que leu!
Ele nem sabe o que é racismo estrutural, não entende a obra citada e paga de intelectual. Mds
Tem hora que a gente paga o preço por saber ouvir e clicar em videos aleatorios kkkkkk
O cúmulo do pós-modernismo, o cara não estudou nada mas enche o peito pra dizer o que é e o que não é sem saber do que tá falando. Patético
O GLORIOSA PESSOA ALEATÓRIO DA NET NOS ILUMINE COM SUA SABEDORIA FALE O PORQUÊ EXISTE RACISMO ESTRUTURAL FAÇA UM TEXTÃO MOSTRANDO A TODOS NOS QUE ESSE SER ESTÁ ERRADO E VOSSA SENHORIA ESTÁ CERTA, USE CITAÇÕES DE LIVROS PARA DEMOSTRAM SEU INTELECTO SUPERIOR
Ado ado quem recursa é.....
Não é possível uma direita tão limitada com a brasileira. A analogia dele com Morgan Freeman só pode ser brincadeira...kkkk (risível). Esse rapaz não leu "Racismo estrutural". Dizer que o Sílvio não estruturou o argumento sobre a institucionalização do racismo, mostra que não há base para discorrer sobre o tema.
Chame o autor para o debate ficar mais rico.
ta, pq nao existe racismo estrutural?
Não tem literatura além do livro do Silvio então isso não pode ser aceito como verdade. Logo não existe essa coisa de racismo estrutural
Gente mas que cara maluco kkkkk. Ele só fala de um livro e não pensa em qualquer autor anterior ao Silvio kkkkkkk
Racismo estrutural não é devidamente comprovado
Vou refutar o Silvio Almeida:
Qual seu signo ?🙄🙄🙄🙄🙄😂😂😂😂😂
a ideia dele é boa, porém os argumentos foram horríveis, demorei pra entender o que ele tava querendo dizer
todos nós aqui ficamos mais burros depois de ouvir isso
As pessoas vem falar de racismo estrutural e nem lê ou pesquisa sobre o que ou o objetivo da tese..
Esse humano ai e classificado como "traidor de classe" holly day 2.0
O negão do vídeo acima falou merda. O racismo realmente no Brasil é diferente do Racismo praticado nos EUA. Eu sou pardo, não sou descendente de negros, mas sou uma mistura de italianos com turcos. Percebi que no Brasil existe um racismo que talvez muitos nem percebam. É difícil brancos dizerem a verdade para o negão aí do vídeo, mas cresci escutando brancos falando mal de negros. Sei de várias histórias, mas se contar tudo, daria um livro. Enfim, meu tio, quando abriu sua loja de informática, foi indagado pela minha mãe. Ela perguntou se ele não estava precisando de alguém de confiança para trabalhar. Ele disse que sim, então ela comentou sobre nossa vizinha que estava precisando, aí ele disse que não. Sabem por quê? Ela era negra. O brasileiro branco acredita que é mais importante que os outros só por ser branco, seu comportamento com pardos e negros é de superioridade, mas passa batido no dia a dia. eu comecei a reparar na forma que brancos atendem outros brancos em detrimento de negros e ou pardos e é bem diferente. Eu quando comprei um AUDI, colocava gasolina quase que sempre no mesmo Posto, o frentista me perguntou se eu era jogador de futebol, e olha que nem sou negro e nem tenho traço de negro, mas sou mais moreno, assim como Cauã Reymond. Numa loja de terno, comprei um terno bem caro, me perguntaram a mesma coisa. Desde que fiz estágio de direito, escutei várias vezes que não tinha cara de Advogado. ando bem limpo, não tenho cabelo "carapinha", é ondulado igual ao de muitos brancos, sem tatuagem, pircings seja o que for. A Consulesa da França no Brasil é uma negra clara casada com um branco, seus filhos nasceram loiros, ele já foi barrada mais de uma vez no |clube Pinheiros. Sabem por quê? Acharam o cadastro de sócio dos filhos, mas não procuravam ela como sócia e sim no cadastro de babás. São tantas histórias, que eu acredito que no Brasil existe o racismo estrutural sim. O branco não aceita ver o negro ou pardo em uma posição melhor que a dele, são raras as exceções.
O Estrutural vem da estrutura marxista. É o último capítulo do livro. É o capítulo menos desenvolvido...
Que desonesto esse convidado. Falar que o Silvio Almeida não fala do processo histórico da construção do racismo, é muita desonestidade, ou no mínimo ele nem se quer se deu ao luxo de realmente ler o livro.
Ele não conseguiu organizar as ideias dele, a analogia com o signo foi péssima! Cuidado para não se aproximar muito do Fernando Holyday!
A maior riqueza do mundo está na familia. Observe a reclamação dos menos favorecidos. Eles semprw falam da família dos outros, das escolhas dos outros, dos sacrifícios dos outros.
Quando casam com alguem que tem uma estrutura legal, dai sossegam e esquecem do coletivismo.
A familia privilegiada que você decidiu dizer que é privilegiada, nada mais fez do que cortar na propria carne, de estudar preceitos de várias filosofias e religiões do mundo e de repassar para seus filhos.
Quando a gente coloca a teoria do vitimista em perspectiva, geralmente ele foge para idealizações maiores como Elon Musk, como Jorge Paulo Lemmanr, e no fundo mostra que só quer privilegio de maneira fácil.
Quer ter aquilo que uma familia guardou de geração em geração.
Vai reclamar dos sheik Árabes que seguem milionários por séculos, vai lá vê o que acontece com vocês 😂
Próximo integrante do MBL. 🤦🏿♂️🤦🏿♂️🤦🏿♂️
Ele não entendeu o livro, simples assim.
Eu sou negro,nunca fui expulso de nenhum ambiente público. Nunca fui impedido de prestar um concurso público.
Logo percebemos que não existe preconceito estrutural.
O que pode existir ou não,é pessoa ou algumas pessoas preconceituosas em algum ambiente.
Isso não significa dizer que a estrutura é preconceituosa.
São condutas individuais.
Se não aconteceu com você, logo não existe. Essa foi boa kkkkk
Não aconteceu com você logo nunca aconteceu com ninguém kkkkkkkk que inteligência incrível
Nunca fui baleado, logo, ninguém existe violência no Brasil
Eu sou homem, nunca fui estuprado, nunca fui assediado por ninguém. Logo, percebemos que não existe assédio em relação aos homens.
Condutas individuais da maioria tem um nome: estrutura social. A estrutura é formada por indivíduos.
Que argumento tosco, Samuel. Sério que você perdeu tempo digitando isso?
@@cesarpereira8853 cara deu um exemplo de porque não é estrutural, se fosse teria que ser a maioria e não é.
Esse leu o livro do Silvio Almeida!
😎✌🏻
Fala pra eles polícia Milita quando vc vê da rua e a racismo?
Não ha pessoas " dessa raça no restaurante " , mais, pessoas dessa raça possuem bens muito mais caros do que tal gasto em um restaurante , eu mesmo , ha muito nao entro em nenhum restaurante , mais tenho gastos com outras coisas q, no momento são prioridades
Mano, mas precisa explica que agente foi a poha de uma colonia??? Agnt foi uns dos ultimos países á deixar de ter escravidão, como q n vai ter uma estrutura fudida??
A crítica sobre o conceito de estrutura pode até ser plausível, se for feita por exemplo pela perspectiva do materialismo histórico dialético que considera estrutura apenas o modo de produção, que em última instância determina (ou condiciona) as relações da superestrutura, as quais o racismo permeia. A crítica apresentada no vídeo é totalmente descabida, leviana e confusa.
Exato!!!
Pow nem o meu cunhado de 9 anos consegue ser tão ruim assim na argumentação.
Cortaram o microfone, olha o racismo estrutural ai 😂😂😂
Distribuição de renda e signo é literalmente a mesma coisa 🤝🤝🤝
Claramente não leu livro.
👍😎
O quê esse cara esta falando 😂😂😂, nem ele entendeu a logica do contexto da palavra.
___Falou esse entrevistado; se em um restaurante não tem presença de pessoas pretas, que definição ele daria pra essa disparidade??
sério ? tranquilo então.
Vou te falar, esse mano aí falou muita abobrinha... Diz que leu o livro do Almeida, mas pelo visto se muito fez foi ter lido o prefácio!
Falou falou e no final nao falou foi nada kkkkkkkkk
Bom, eles só questionou os argumentos, mas também, não disse Como? De que forma não é estrutural?. Ele também não justificou 😂😂
Ou talvez o corte não mostrou, não sei. Mas parece que ele finalizou a argumentação nesse corte mesmo
ele não questionou o argumento, expôs que é uma falacia... uma falacia não precisa ser contra-argumentada e sim exposta... o ônus da prova é de quem afirma, ou seja, quem afirma que existe "racismo estrutural" tem que provar que ele existe e não o contrario.
o criador do livro não disse como o racismo é estrutural e ele não disse como o racismo não é estrutural, chegamos a conclusão de que deu empate e a decisão vai para os pênaltis.👍
@@paulpierce6886
Você está dizendo que é Falácia da perspectiva de quem não acredita.
O mesmo pode acontecer ao contrário, por isso, sim, se faz necessário argumentação
Quem afirma que algo é, tem o ônus de provar, não provando a afirmação é falsa e não precisa ser negada.
@@les9643 se tem que "acreditar" nem discussão cabe pq ai entra na esfera pessoal... "racismo estrutural" não pode ser considerado valido justamente por não existir uma argumentação racional a favor... existe uma argumentação falaciosa e as falacias foram expostas, simples assim... quem afirma que "racismo estrutural" existe precisa argumentar racionalmente a favor e depois demonstrar na pratica, o que não é o caso já que os defensores do mesmo nem conseguem definir direito o que é.
Pobre coitado! Me dá pena um sujeito desse
Nada a ver a contra argumentação do jota. O Silvio não propõe a resolver, mas aponta o racismo estrutural. Jota não entendeu nada
Seu contra argumento é muito fraco .
Não faça mais críticas ao Silvio Almeida se vc não tem leitura de nada .
É apenas um conselho para esse rapaz .
Parabéns ao Petry por aguentar a conversa com um convidado que sustenta todos os seus pontos com analogias desproporcionais
💅🙈
Chega a ser ridículo o que não ter o que falar e ficar criando balelas inúteis o tempo inteiro..
Explicação nada a ver kkkkkk. Jovem demais pra tentar explicar
esse cara quer falar sobre oq n estudou
Complicado sou negro e fumo maconha
O fato de haver alguns negros nas camadas superiores não invalida o racismo, isso tbm valeria para diferenças salariais entre cor e sexo. Argumentação de um egocêntrico estrutural
Sexo é por causa de duas coisas auxilio maternidade e dpm, tipo os caras só ligam por money logo..... Isso pesa na balança amigo.
Negro colonizado é foda
como pode o branco do arthur petry desconfiado das ideia torta desse nego completamente olavo de carvalho das ideias
ele tenta questionar a teoria do racismo estrutural, mas não consegue nem se explicar. Achei péssimo
Lúcido.
😂 meu Deus céus
Kkkk
O famoso negro branco.
O cabelínho e o jeito de vestir não falha.
Larga de ser comedor capim ow racistinha, preto só pode andar igual malandro asqueroso?! MENAS
Ele é o nosso carlton Tupiniquin.Mas sem carisma e nenhum nivel de argumentação.
... mano olha a sua foto de perfil..... Negro com cabelinho branco.... S.U.S
Na boa, gosto do Guto do MBL, mas esse maluco aí é fraco...
Negacionista é foda!!!
Depois do Bolzonaro, parece q essa onda tomou mais força, o q me admira é q essas pessoas estão surgindo dos quintos, ganhando visibilidade e sendo conhecidas e reconhecidas pelas asneiras q fala
Neste caso, qual de vocês é o negacionista?
@@lidiamaia4340 Você e o cara do vídeo.
@@daiane63 Pois é, é de cair o cu da bunda. O cara ignorar o que a se derivou da escravidão e atual realidade do país.
Tenho uma família majoritariamente negra e concordo com ele. Essa narrativa foi importada dos EUA onde teve um Apartheid estrutural por décadas até depois do fim da escravidão, até hoje casamento interracial lá é um tabu coisa que no Brasil existe a séculos por isso somos a maioria miscigenados. Essas pautas do movimento negro são todas importada da sociedade americana que é diferente da nossa, é muito "viralatismo" até nisso. Isso deixa claro que não querem resolver os problemas querem importar outros. Fomentam o preconceito disfarçado de "luta"!
Que pecado esse maluco kkk
Racismo estrutural é uma gigantesca besteira principalmente no Brasil, aqui é todo mundo misturado, quase ninguém é branco de verdade, só ir periferia, tem muito branco, preto, pardo e ta todo mundo no mesmo barco... Sempre pensei que existe preconceito social e não racial, se o cara é preto e tem grana não vai sofrer nenhum preconceito, assim como o cara que é branco e pobre vai sofrer... Sou branco fui criado em periferia, a maioria dos meus amigos são pardos e pretos, nunca houve esse assunto entre nós, estávamos sempre no mesmo barco... Já entrei em supermercado mal vestido, maloqueiro mesmo e fui seguido por seguranças, as vezes seguranças pretos, porque isso? Pela minha classe social... Enfim, eles querem é dividir o povo cada vez mais, e já conseguiram.
Pô, mas eu já vi caso de negro rico querendo comprar algo caro e os cara não quere vender pq acha q o cartão é roubado
Quem é esse noia kkk
mds, esse cara realmente leu o livro do Silvio Almeida??? Aparentemente não
N preciso ler aquele lixo de livro pra saber q racismo estrutural é balela, mas é sempre legal ver o pessoal q leu o livro afirmar por A mais B que a teoria do cara é infundada no próprio livro.
mano kkkkkkkkkk
Fica claro que o entrevistado não entendeu o trabalho do Silvio de Almeida pq é complexo. Podemos critica-lo mas primeiro temos que entende-lo. Ele fala o que é a estrutura sim. Ele fala como mudar sim. Ele explica a relação com a escravidão sim.
Ele não consegue completar um raciocínio.
Quanta besteira em tão pouco tempo
kkkkkkkKKK
CARLTON BANKS , SERGIO CAMARGO VOCÊS SÃO O ORGULHO . PRA RAÇA NEGRA 😂😂😂 MALCOM X SE REVIRA NO TÚMULO CADA VEZ QUE ESSES SERES FAZEM UM COMENTÁRIO