Olá! Essa taxa é chamada de dividend yield e não é fixa. Cabe à empresa definir. A decisão sobre o pagamento de JCP é mais simples, pois não há valor mínimo obrigatório, como no caso dos dividendos. A tendência das empresas é pagar o máximo possível de proventos como juros sobre capital próprio, pois o valor pode ser deduzido como despesa e, consequentemente, reduz o lucro tributável. Paga-se menos impostos. Mas há limites para a distribuição de JCP, justamente para evitar que as companhias recorram integralmente a este tipo de remuneração. O valor máximo não pode ser maior que o PL x a Taxa de Longo Prazo (TLP).
Olá Creso,
Qual a taxa de juros que o ocionista recebe sob o valor de sua ação com o retorno através de juros sobre o capital próprio?
Olá! Essa taxa é chamada de dividend yield e não é fixa. Cabe à empresa definir. A decisão sobre o pagamento de JCP é mais simples, pois não há valor mínimo obrigatório, como no caso dos dividendos.
A tendência das empresas é pagar o máximo possível de proventos como juros sobre capital próprio, pois o valor pode ser deduzido como despesa e, consequentemente, reduz o lucro tributável. Paga-se menos impostos.
Mas há limites para a distribuição de JCP, justamente para evitar que as companhias recorram integralmente a este tipo de remuneração. O valor máximo não pode ser maior que o PL x a Taxa de Longo Prazo (TLP).