Sem dar uma de saudosista, eu nao tive essa oportunidade, mas quem viveu essa época viveu a melhor época da nossa cultura, pessoal educado, alinhado e hj é isso aí que a gente vê.
paradoxalmente, marcham contra a guitarra!! e engolem a textura da própria ignorância da época ... particularmente quem mudou o rumo nacional, foram os MUTANTES!!! hehehe salve Brasil!
@@franksinatraalvesprates9933 "Historia". A Academia Brasileira de Letras (ABL) recomenda o uso de "história" em qualquer situação, seja para narrativas de ficção ou de realidade. Só de curiosidade rs
@@papo.camarada na verdade, existem seres superiores e alienígenas dessa época; ARNALDO BAPTISTA, DUPRAT! E SERGIO DIAS!! COLOCARAM A MÚSICA PSICODELICA NACIONAL EM OUTRA DIMENSÃO!! até a galera do Grunge vinham conhecer tamanha textura sonora!! ehhhe, salve o Brasil!
Eram todas músicas de protesto e a parada era dura: Roda Viva, Ponteio, Disparada, Domingo no Parque, Alegria Alegria. Deixavam a censura enlouquecida ! Impossível dizer qual era a melhor música, a mais aclamada, se tornaram hinos
Na época eu tinha 15 anos, a emoção era enorme neste período, com músicas tão expressivas da situação do país, nesta época sofriamos imensamente com a ditadura.
Incrível como o Gil souber dar essa sacada, em um festival de mpb que tentava transparecer totalmente livre às expressões artísticas (críticas) da época; chamando ao palco Os Mutantes para interpretar a sua música "Domingo no parque" sendo que estes utilizavam-se de guitarras elétricas em um festival reaça de mpb! Isso sim é dar uma universalidade à musica popular brasileira ... sem estigmas e nada mais.
Gênio é o cara que compõe p/eternidade e ainda reconhece o valor dos competidores. Gil se manifesta sobre Roda Viva com uma maturidade incrível. E antecipa que Ponteio venceria.
Engraçado que o jornalista termina a entrevista chamando Gil de "um homem tranquilo". Na verdade, Gilberto Gil disse mais tarde que estava à beira de um ataque de pânico, apavorado com a ideia de se apresentar no festival.
O repórter é Randal Juliano, alguns anos depois foi comentarista esportivo na Radio Jovem Pan que tinha uma equipe fantástica: Locutores: Osmar Santos e Joseval Peixoto, Comentaristas: Orlando Duarte e Cláudio Carsughi. Repórteres: Fausto Silva, Candido Garcia e Vanderlei Nogueira. Plantão esportivo: Milton Neves. No começo dos anos 80, apresentava o programa Quem Sabe Sabe na TV Cultura, substituindo à Walmor Chagas.
Eu assisti ao Vivo, em 1967 tinha 12 anos e amava os Festivais de Música da Record! Na época era a maior Emissora de TV com a melhor Programação! Adoro Edu e Ponteio , há pouco me veio na memória e fiquei cantarolando, essas músicas não se esquece como as de Chico Buarque, Gilberto Gil , trazendo pela 1° vez os Mutantes na TV garotos e Rita Lee menina cantando nos mutantes, Gil sempre a frente do seu tempo ❤😂😂😂 Tempo maravilhoso com Músicas de qualidade e que nas entrelinhas criticavam o horror da Ditadura Militar 😢
O incrível foi q ele q criou o movimento do tropicalismo. E nesse dia ele não tava acreditando q daria certo, tava na cama mal, min antes de subir ao palco. Tem um documentário na Netflix perfeito falando sobre essas apresentações na record, nos festivais da record. Ele fez história nessa música. Inclusive ficou em segundo lugar no festival. Q orgulho 😍
Clássica música manifesto! União de elementos brasileiros como o berimbau, música clássica e guitarras elétricas...foi a porta de entrada para o tropicalismo e fazer uma música menos amarrada e mais livre.
Podem hoje nestes dias descerem o pau no Gil Chico e Caetano mas eles foram e são os melhores inclusive hoje,nestes dias alienados de esquerdas e direitas!!Estão firmes aqui ainda para nos ensinarem o que é serem ótimos letristas!Postagem excelente saudosista! 👍👏👏👏👏👍
"Uma nova etapa na vida dos Mutas começou no programa Quadrado e redondo. (...) Eu já conhecia Gil do Fino da bossa, mas ozmano [Sérgio e Arnaldo] nem sabiam quem era. Num daqueles breaks para trocar a fita de rolo, Gil entra no estúdio dando de cara com a guitarra, o baixo e as pedaleiras caseiras. Impressionado com o high-tech mutantesco, arrisca a pergunta que mudou a humanidade: - Pois é, eu tenho uma outra música inscrita no mesmo festival e tô pensando aqui que vocês podiam fazer comigo ao vivo, topam? - Mas não é festival de música brasileira? - É, mas vocês não são brasileiros? - Mas a gente não sabe tocar música brasileira, a gente só faz rock. - Então vamos fazer rock brasileiro, oras - Mas pode tocar guitarra em festival de música brasileira? - Até agora não podia, mas passa a poder. A música se chama 'Domingo no parque', tô pensando aqui num arranjo chiclete com banana e ver no que dá. Bora nessa? Hã! Seres de outro planeta metamorfoseando-se para dominar a Terra, não era essa a ideia do nome Mutantes? (...) - Que vai rolar vaia, vai. Então deixa a vaia rolar que a gente segura, falado? Faladíssimo, meu. Aqueles caras eram roquenrou pra caralho, pensei eu, já me abrasileirando mais. Transformei uma toalha indiana em túnica e vesti ozmano com capas pretas à la Beatles. Antes de entrar no palco com meus pratos, ainda deu tempo de desenhar com batom um coraçãozinho vermelho no rosto. Silêncio na plateia, olhares atentos, o estranhamento se mostrando mais desconfortável à medida que a música seguia. Ouve-se um búúú lá do fundão, um jurado faz cara de nojo, uma bolinha de papel é atirada no palco seguida por outros objetos voadores, alguém grita 'fora!', começa um zum-zum-zum. Abelhas assassinas versus alienígenas pacíficos. Uma alma caridosa e moderna na plateia grita 'maravilhoso' e é acompanhada por meia dúzia de palmas, um jurado faz sinal de positivo e assim vai, nesse chove não molha, até o vocal em uníssono no final da música. 'Hê hê hê hê hê hê ê ê ê ê'. Tudo bem que aquilo não foi nenhum Woodstock, mas o primeiro festival da vida a gente nunca esquece. A primeira vaia, idem. Aliás, ser vaiado em festival de música brasileira para os Mutantes foi uma honra, afinal, éramos tudo o que os puristas escravocratas do violão e banquinho da MPB repudiavam como imperialismo colonizador Militância bocejante (...)". Trechos da autobiografia de Rita Lee(nda) sobre essa música maravilhosa e sobre Gil ser a pessoa-artista mais peculiar de bom desse mundo musical, não só por isso.
Eu tbm havia voltado do Enem nesse mesmo dia em que vc...eu acabei entrando na Universidade Federal do Espírito Santo. Curso filosofia, 3 período...em um ano muita coisa muda. Espero q as coisas tenham dado certo pra vc tbm, amigo. Felicidades.
Tenho o maior respeito por estes cantores! Somos ricos nessa cultura e estilo de música é uma pena que são poucas pessoas que tem a mente aberta para este tipo de som! Preferem ouvir determinados tipos de cantores do século XXI, que nem letra e voz tem e ainda cantam só besteira no ouvido dos otários, som morto sem qualquer identidade ou cultura nem letra tem. Algumas só barulho e palavrão! Orgulho de ter nascido em 1980, e ter vivido coisas boas com o velho long play.
meus pais botavam essa música pra tocar quando era pequena eu amava, mas nunca ouvia direito a letra. Quando minha irmã recitou pra mim chorei tanto kkkkkkk
Este video, a análise que ele faz nas entrevistas e a musica e letra mostram ou reconfirmam que Gil é o maior gênio criativo da cultura popular brasileira. Além disso, foi o principal elo entre a tradição e a modernidade da MPB naquele momento crucial da história.
ME ARREPIA, ME EMOCIONA E ME LEVA ÀS LÁGRIMAS, REVER E RELEMBRAR TODO ENTUSIASMO, TODA ENERGIA E TODA TORCIDA QUE HAVIA NESSES FESTIVAIS QUE MARCARAM ÉPOCA ! ERA BOM DEMAIS TUDO AQUILO QUE NOS TOCAVA E NOS ENVOLVIA ! LEMBRANÇAS DE UMA JUVENTUDE E DE UMA ÉPOCA QUE DEIXOU ENORMES SAUDADES ! PARABÉNS PELA POSTAGEM ! (Jorge Mota = São Paulo)
Na minha opinião essa foi a melhor música do festival. A letra nos permite ver as cenas, uma excelente interpretação de Gil, que foi muito feliz em convidar os Mutantes que trouxeram, além da incrível habilidade musical, um tom alegre num figurino também alegre contrastante com o enredo da canção. E não podemos deixar de mencionar a orquestra com o arranjo de Rogério Duprat que fizeram com que o suspense e a emoção surgissem conforme o desenrolar da história.
Dudecarneiro Eu asistí esses festivais e amava eu tinha 13 anos e fiquei fã dessa turma toda nesta época até hj, legal ver Randal Juliano,Sônia e todos que faziam essa incrível festa
LETRA Domingo no Parque Gilberto Gil O rei da brincadeira Ê, José! O rei da confusão Ê, João! Um trabalhava na feira Ê, José! Outro na construção Ê, João!... A semana passada No fim da semana João resolveu não brigar No domingo de tarde Saiu apressado E não foi prá Ribeira jogar Capoeira! Não foi prá lá Pra Ribeira, foi namorar... O José como sempre No fim da semana Guardou a barraca e sumiu Foi fazer no domingo Um passeio no parque Lá perto da Boca do Rio... Foi no parque Que ele avistou Juliana Foi que ele viu Foi que ele viu Juliana na roda com João Uma rosa e um sorvete na mão Juliana seu sonho, uma ilusão Juliana e o amigo João... O espinho da rosa feriu Zé (Feriu Zé!) (Feriu Zé!) E o sorvete gelou seu coração O sorvete e a rosa Ô, José! A rosa e o sorvete Ô, José! Foi dançando no peito Ô, José! Do José brincalhão Ô, José!... O sorvete e a rosa Ô, José! A rosa e o sorvete Ô, José! Oi girando na mente Ô, José! Do José brincalhão Ô, José!... Juliana girando Oi girando! Oi, na roda gigante Oi, girando! Oi, na roda gigante Oi, girando! O amigo João (João)... O sorvete é morango É vermelho! Oi, girando e a rosa É vermelha! Oi girando, girando É vermelha! Oi, girando, girando... Olha a faca! (Olha a faca!) Olha o sangue na mão Ê, José! Juliana no chão Ê, José! Outro corpo caído Ê, José! Seu amigo João Ê, José!... Amanhã não tem feira Ê, José! Não tem mais construção Ê, João! Não tem mais brincadeira Ê, José! Não tem mais confusão Ê, João!... Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!...
Infelizmente não depende mais de mim e muitos que passaram por essa tristeza do nosso país. Ainda tenho esperança que esses jovens tenham consciência na hora de escolher o próximo, seja lá quem for, mas está difícil escolher. Seja o que Deus quiser. 😢😢
Sem dar uma de saudosista, eu nao tive essa oportunidade, mas quem viveu essa época viveu a melhor época da nossa cultura, pessoal educado, alinhado e hj é isso aí que a gente vê.
Gil já estava na moda naquele tempo,veja que barba bem cuidada.
Pessoal, no livro da Rita Lee ela conta detalhes sobre esse dia, vale muito a pena ler o livro dela, é uma jóia!!!!!
Eu li!
eu vim por conta do livro! muito legal ler e vim pesquisando
Lindo. Isso é arte, é poesia. Adorei esse vídeo, aplausos!
a música brasileira nunca mais foi a mesma depois desta noite
Só li verdade
Acho que a musica br prestou até 96
Pra mim valeu a pena até meados dos anos 90
paradoxalmente, marcham contra a guitarra!! e engolem a textura da própria ignorância da época ... particularmente quem mudou o rumo nacional, foram os MUTANTES!!! hehehe salve Brasil!
Eu nem nascida era ! Mas concordo demais! Não tem como não amar♥️
incrível como Gilberto Gil transforma a musica num filme de suspense cantado, com clímax e tudo
Mais poética reportagem policial. O melhor: todos eles se admiram.
Na estória da letra só o José ficou vivo.
@@franksinatraalvesprates9933 "Historia".
A Academia Brasileira de Letras (ABL) recomenda o uso de "história" em qualquer situação, seja para narrativas de ficção ou de realidade.
Só de curiosidade rs
Nunca um duplo homicídio foi cantado de forma tão cândida como "Domingo no Parque".
exatamente....gil e duprat são genios!!
Exatamente. E como uma traição transforma um homem. Até então José era alegre e brincalhão.
@@papo.camarada na verdade, existem seres superiores e alienígenas dessa época; ARNALDO BAPTISTA, DUPRAT! E SERGIO DIAS!! COLOCARAM A MÚSICA PSICODELICA NACIONAL EM OUTRA DIMENSÃO!! até a galera do Grunge vinham conhecer tamanha textura sonora!! ehhhe, salve o Brasil!
@@CanguruConje show.
@@papo.camarada irmão, escute uma banda 70 chamada "Perfume azul do sol" e veja a influencia dos mutantes !! mas, com o tempero nacional! abração..
Eram todas músicas de protesto e a parada era dura: Roda Viva, Ponteio, Disparada, Domingo no Parque, Alegria Alegria. Deixavam a censura enlouquecida ! Impossível dizer qual era a melhor música, a mais aclamada, se tornaram hinos
sabiá
Dps eram mortos n sabiam pq
@@JoaoVitor-ic1kx só uma pessoa muito doente p achar q alguem tinha q morrer por causa de musica... pqp
Sem dúvida, roda viva...
Gina Marcucci Disparada. Querido Jair Rodrigues.
I dont know how I found myself listening to music from Brazil in the 1960s but im fascinated nonetheless.
Listen to Os Mutantes. They were incredibles.
Vivi esse tempo de músicas maravilhosas: graças a Deus, não sou nem depressiva..!
Na época eu tinha 15 anos, a emoção era enorme neste período, com músicas tão expressivas da situação do país, nesta época sofriamos imensamente com a ditadura.
Incrível como o Gil souber dar essa sacada, em um festival de mpb que tentava transparecer totalmente livre às expressões artísticas (críticas) da época; chamando ao palco Os Mutantes para interpretar a sua música "Domingo no parque" sendo que estes utilizavam-se de guitarras elétricas em um festival reaça de mpb! Isso sim é dar uma universalidade à musica popular brasileira ... sem estigmas e nada mais.
eu não sei vocês, mas toda vez que eu vejo coisas assim, eu penso como é a sensação de entrar na história
Gênio é o cara que compõe p/eternidade e ainda reconhece o valor dos competidores. Gil se manifesta sobre Roda Viva com uma maturidade incrível. E antecipa que Ponteio venceria.
Várias músicas excelentes,mas naquela época também existia conchavos!(marmelada mesmo!!!)
Engraçado que o jornalista termina a entrevista chamando Gil de "um homem tranquilo". Na verdade, Gilberto Gil disse mais tarde que estava à beira de um ataque de pânico, apavorado com a ideia de se apresentar no festival.
O repórter é Randal Juliano, alguns anos depois foi comentarista esportivo na Radio Jovem Pan que tinha uma equipe fantástica:
Locutores: Osmar Santos e Joseval Peixoto, Comentaristas: Orlando Duarte e Cláudio Carsughi.
Repórteres: Fausto Silva, Candido Garcia e Vanderlei Nogueira.
Plantão esportivo: Milton Neves.
No começo dos anos 80, apresentava o programa Quem Sabe Sabe na TV Cultura, substituindo à Walmor Chagas.
9÷q8
Um música com um orchestra, guitarra, bateria e berimbau. Juntou tudo. Impressionante!
Eu assisti ao Vivo, em 1967 tinha 12 anos e amava os Festivais de Música da Record! Na época era a maior Emissora de TV com a melhor Programação! Adoro Edu e Ponteio , há pouco me veio na memória e fiquei cantarolando, essas músicas não se esquece como as de Chico Buarque, Gilberto Gil , trazendo pela 1° vez os Mutantes na TV garotos e Rita Lee menina cantando nos mutantes, Gil sempre a frente do seu tempo ❤😂😂😂 Tempo maravilhoso com Músicas de qualidade e que nas entrelinhas criticavam o horror da Ditadura Militar 😢
A música é uma roda de capoeira, incrível.
A presença de Rita Lee Jones abrilhantou a apresentação!
Domingo no Parque é uma das canções mais interessantes que eu conheço, sem dúvida! Composição genial! Interpretação idem!
A linha melódica e a poética em sintonia no desenrolar da dramaticidade...Gil, explêndido!
Gil era um gato, Caetano era um gato , todos eram lindos e maravihosos!
Não consigo nem cantar junto vendo o video, que maravilha!
Agente vai escutando a música e imaginando a cena , loucura ... Parace um filme .. o início da música mto inteligente , que letra músical 😳😳👏👏
Preta Gil , baba de orgulho !!! Teu pai foi e continua sendo " o cara " ...
Rita Lee belíssima!
Uma das mulheres mais bonitas, nascidas no Brasil.
Gil sempre generoso e eclético, desde sempre. Nesse 2020 ele é imprescindível no cenário cultural brasileiro. Salve, Gilberto Gil! Muito obrigada.
Na realidade o nível era tão elevado que qualquer uma das 6 primeiras colocadas poderiam vencer sem injustiça.
O incrível foi q ele q criou o movimento do tropicalismo. E nesse dia ele não tava acreditando q daria certo, tava na cama mal, min antes de subir ao palco.
Tem um documentário na Netflix perfeito falando sobre essas apresentações na record, nos festivais da record.
Ele fez história nessa música. Inclusive ficou em segundo lugar no festival. Q orgulho 😍
Com essa música é essa combinação c os mutantes foi o primeiro movimento musical do tropicalismo.
O cara entrevistando com um cigarro entre os dedos, naquele tempo era charmoso...
Não sei como pode um video maravilhoso deste ter apenas 600 mil vizualizações. Isto mostra um país que não valoriza sua rica história musical.
Tá maluco olha quantas visualizações imagina se valorizasse então.
roberto carlos , gilberto gil e mutantes no mesmo festival é covardia.
Clássica música manifesto! União de elementos brasileiros como o berimbau, música clássica e guitarras elétricas...foi a porta de entrada para o tropicalismo e fazer uma música menos amarrada e mais livre.
Manifesto artístico, mas politicamente não
Tenho 13 anos, e eu daria de tudo pra ir em um festival desse! :(
Gabs eu tbmmm
Eu tbm tenho 10 anos
Eu tenho 10
Minha segunda conta é o SpongeLittle902
Continue assim
Isso não é uma música, mas uma nano-ópera. 👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️
Este vídeo é patrimônio histórico, o surgimento do tropicalismo.
Da época em que o Gil fazia grandes músicas. Mas o que eu agradeço a ele mesmo é ter revelado Arnaldo Baptista e os Mutantes ao mundo. OBRIGADA GIL.
Gil está sempre na moda eu acho eu gosto muito.
Gil está sempre na moda eu acho eu gosto muito.
Continua fazendo
Ele sempre fez e até hj faz
@@stevamtella9138 qual a música?
Gilberto Gil is a global treasure
Melhor matéria policial de todos os tempos.
Cantada/ contada de forma encantada...Só o Gil!
Essa música me.arrepia todas as vezes que ouço. Não falha.
A despeito do talento musical atemporal de Gilberto Gil, meu grande respeito a ele foi também o de ter dado espaço e revelado Os Mutantes.
Época das luzes !!!!!!!!!!!!!!!!!! Apesar das botas! .........Ponteio, Domingo no Parque, Roda Viva e Alegria, Alegria .
Podem hoje nestes dias descerem o pau no Gil Chico e Caetano mas eles foram e são os melhores inclusive hoje,nestes dias alienados de esquerdas e direitas!!Estão firmes aqui ainda para nos ensinarem o que é serem ótimos letristas!Postagem excelente saudosista! 👍👏👏👏👏👍
Ouço mil vezes. Me arrepio mil vezes.
É incrível essa música. É divino esse Gil.
Essa história dramática, teve o contador primoroso(Gil)!
Eu também. Até choro. Música linda! Todas maravilhosas!!!
"Uma nova etapa na vida dos Mutas começou no programa Quadrado e redondo. (...) Eu já conhecia Gil do Fino da bossa, mas ozmano [Sérgio e Arnaldo] nem sabiam quem era. Num daqueles breaks para trocar a fita de rolo, Gil entra no estúdio dando de cara com a guitarra, o baixo e as pedaleiras caseiras. Impressionado com o high-tech mutantesco, arrisca a pergunta que mudou a humanidade:
- Pois é, eu tenho uma outra música inscrita no mesmo festival e tô pensando aqui que vocês podiam fazer comigo ao vivo, topam?
- Mas não é festival de música brasileira?
- É, mas vocês não são brasileiros?
- Mas a gente não sabe tocar música brasileira, a gente só faz rock.
- Então vamos fazer rock brasileiro, oras
- Mas pode tocar guitarra em festival de música brasileira?
- Até agora não podia, mas passa a poder. A música se chama 'Domingo no parque', tô pensando aqui num arranjo chiclete com banana e ver no que dá. Bora nessa?
Hã! Seres de outro planeta metamorfoseando-se para dominar a Terra, não era essa a ideia do nome Mutantes?
(...)
- Que vai rolar vaia, vai. Então deixa a vaia rolar que a gente segura, falado?
Faladíssimo, meu. Aqueles caras eram roquenrou pra caralho, pensei eu, já me abrasileirando mais. Transformei uma toalha indiana em túnica e vesti ozmano com capas pretas à la Beatles. Antes de entrar no palco com meus pratos, ainda deu tempo de desenhar com batom um coraçãozinho vermelho no rosto.
Silêncio na plateia, olhares atentos, o estranhamento se mostrando mais desconfortável à medida que a música seguia. Ouve-se um búúú lá do fundão, um jurado faz cara de nojo, uma bolinha de papel é atirada no palco seguida por outros objetos voadores, alguém grita 'fora!', começa um zum-zum-zum. Abelhas assassinas versus alienígenas pacíficos. Uma alma caridosa e moderna na plateia grita 'maravilhoso' e é acompanhada por meia dúzia de palmas, um jurado faz sinal de positivo e assim vai, nesse chove não molha, até o vocal em uníssono no final da música. 'Hê hê hê hê hê hê ê ê ê ê'.
Tudo bem que aquilo não foi nenhum Woodstock, mas o primeiro festival da vida a gente nunca esquece. A primeira vaia, idem. Aliás, ser vaiado em festival de música brasileira para os Mutantes foi uma honra, afinal, éramos tudo o que os puristas escravocratas do violão e banquinho da MPB repudiavam como imperialismo colonizador Militância bocejante (...)".
Trechos da autobiografia de Rita Lee(nda) sobre essa música maravilhosa e sobre Gil ser a pessoa-artista mais peculiar de bom desse mundo musical, não só por isso.
Gabrielle Chaves terminei está parte e vim assistir ao vídeo
Li esse trecho e vim procurar o vídeo também!
Haha... acabei de fazer a mesma coisa. 😍😍😍
Acabei de ler o capítulo e vim assistir
Lindo, bons tempos, Gil e Multates, histórico.
Eu choro toda vez que ouço essa música. Linda demais.
Saudade de um tempo que não vivi... ❤
UMA DAS MUSICAS E LETRAS MAIS BELAS DOS FESTIVAIS. INESQUECÍVEL!
5:58 se for a primeira vez q vc ouvir fala dos 3, pode pesquisar se quiser, q com certeza essa banda vai purificar seu ouvido...
Obrigada pela graça recebida.❤
Maria
Voltei do Enem e vim ouvir essa obra de arte
Eu tbm havia voltado do Enem nesse mesmo dia em que vc...eu acabei entrando na Universidade Federal do Espírito Santo. Curso filosofia, 3 período...em um ano muita coisa muda. Espero q as coisas tenham dado certo pra vc tbm, amigo. Felicidades.
e como foi na prova?
@@elizangelamontemor6199 e a filosofia? Já tem alguma resposta? rs
Que música linda!!!
Ouça também "Geleia Geral". Música 100% tropicalista. 🎼
Era das grandes, poderosas e intensas vozes, poesia e poema... Riqueza de conteúdo, música e melodia.
Tenho o maior respeito por estes cantores! Somos ricos nessa cultura e estilo de música é uma pena que são poucas pessoas que tem a mente aberta para este tipo de som! Preferem ouvir determinados tipos de cantores do século XXI, que nem letra e voz tem e ainda cantam só besteira no ouvido dos otários, som morto sem qualquer identidade ou cultura nem letra tem. Algumas só barulho e palavrão! Orgulho de ter nascido em 1980, e ter vivido coisas boas com o velho long play.
Impressionante como o português era muito bem falado, com sotaque de elegância
meus pais botavam essa música pra tocar quando era pequena eu amava, mas nunca ouvia direito a letra. Quando minha irmã recitou pra mim chorei tanto kkkkkkk
Este é o nosso Gilberto Gil: um gênio, o músico mais completo da nossa MPB e ainda pir gima baiano, como eu!!! Que privilégio pra todos nós!!! 😊😄😃😁😀😍😘
Eu AMAVA quando estudava tropicalismo e a professora colocava essa música! E "pq naaaaaaao" (bjo prof Ester)
E Gil falando, sempre foi Gil...adoro
Uma pérola 🙏
alguem deveria remasterizar essas obras primais!!
Tempos bom era seguro viver no Brasil 🇧🇷 que saudade de chegar tarde em casa sem preocupações com segurança
TIRANDO ESSA ORQUESTRA ESSA MÚSICA É ÓTIMA. SEM DÚVIDAS A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA. INFELIZMENTE.
Este video, a análise que ele faz nas entrevistas e a musica e letra mostram ou reconfirmam que Gil é o maior gênio criativo da cultura popular brasileira. Além disso, foi o principal elo entre a tradição e a modernidade da MPB naquele momento crucial da história.
3:50 a 4:00 é qualquer coisa de impressionante, o poder que a musicalidade tem de tornar o mundo complexo e caótico em simples e belo.
Eu amo esses festivais me lembra minha infância eu só tinha 5 anos mas agora será só saudades com a morte de Rita Lee
ME ARREPIA, ME EMOCIONA E ME LEVA ÀS LÁGRIMAS, REVER E RELEMBRAR TODO ENTUSIASMO, TODA ENERGIA E TODA TORCIDA QUE HAVIA NESSES FESTIVAIS QUE MARCARAM ÉPOCA ! ERA BOM DEMAIS TUDO AQUILO QUE NOS TOCAVA E NOS ENVOLVIA ! LEMBRANÇAS DE UMA JUVENTUDE E DE UMA ÉPOCA QUE DEIXOU ENORMES SAUDADES ! PARABÉNS PELA POSTAGEM ! (Jorge Mota = São Paulo)
MERECIA GANHAR , VALEU GIL !
Na minha opinião essa foi a melhor música do festival. A letra nos permite ver as cenas, uma excelente interpretação de Gil, que foi muito feliz em convidar os Mutantes que trouxeram, além da incrível habilidade musical, um tom alegre num figurino também alegre contrastante com o enredo da canção. E não podemos deixar de mencionar a orquestra com o arranjo de Rogério Duprat que fizeram com que o suspense e a emoção surgissem conforme o desenrolar da história.
Verdadeira poesia cantada❤
Essa foi a maior injustiça da MPB. Essa música deveria ter ganho o festival! 😃❤️
acho que ela estava á frente da época
Que espetáculo
Os melhores cantores estavam aqui grande recordação
Perfeição talvez exprima essa obra-prima
Sensacional! Vim pq estou lendo a autobiografia da Rita Lee. Fantástico ver esse vídeo de novo com o olhar dela sobre esse festival. ❤️
Talento verdadeiro é outra coisa, pqp!
Verdadeiras obras de arte ,que maravilhosos Mutantes ,Rita ,Gil, Caetano, Chico que belissima para nossa musica ,e numa epoca tão nefasta
Nossa, eu que nasci em 1981. Perdi tudo isso. Gil com as crianças (Mutantes) apadrinhando novos talentos. Grande Rita Lee. RIP
Gil é um intelectual brasileiro digno de todo o nosso respeito.
Dudecarneiro Eu asistí esses festivais e amava eu tinha 13 anos e fiquei fã dessa turma toda nesta época até hj, legal ver Randal Juliano,Sônia e todos que faziam essa incrível festa
LETRA
Domingo no Parque
Gilberto Gil
O rei da brincadeira
Ê, José!
O rei da confusão
Ê, João!
Um trabalhava na feira
Ê, José!
Outro na construção
Ê, João!...
A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi prá Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi prá lá
Pra Ribeira, foi namorar...
O José como sempre
No fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo
Um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio...
Foi no parque
Que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João...
O espinho da rosa feriu Zé
(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Foi dançando no peito
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...
O sorvete e a rosa
Ô, José!
A rosa e o sorvete
Ô, José!
Oi girando na mente
Ô, José!
Do José brincalhão
Ô, José!...
Juliana girando
Oi girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
Oi, na roda gigante
Oi, girando!
O amigo João (João)...
O sorvete é morango
É vermelho!
Oi, girando e a rosa
É vermelha!
Oi girando, girando
É vermelha!
Oi, girando, girando...
Olha a faca! (Olha a faca!)
Olha o sangue na mão
Ê, José!
Juliana no chão
Ê, José!
Outro corpo caído
Ê, José!
Seu amigo João
Ê, José!...
Amanhã não tem feira
Ê, José!
Não tem mais construção
Ê, João!
Não tem mais brincadeira
Ê, José!
Não tem mais confusão
Ê, João!...
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!
Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!...
I wish I could see an English translation of what they're talking about! Legends Caetano, Gilberto, and Os Mutantes -- love from California!
"Os juízes estavam mais descabelado que o Veloso" kkkkkkk
Que canção linda!
Rita Lee, Nara Leão e Gal Costa no mesmo ambiente isso é inacreditável 😍😍
Elis também cantou "O cantador" nesse festival, não?
Q musicalidade maravilhosa...
tá pra nascer ❤
Cresci ouvindo, gosto adquirido, que privilégio! Vai em paz, Deusa ❤
Nunca me canso essa música!
Lendo a biografia da Rita vim rever esse vídeo depois de muito tempo, que genialidade, que coragem do Gilberto Gil
Esse é um marco na música brasileira ainda os mutantes maravilhoso
Somente com Domingo no Parque GIL teria entrado gloriosamente para a glória da Música Popular Brasileira!
Hahahahaha... o cara fazia entrevista enquanto segurava o cigarro na outra mão. Algo assim seria impossível de acontecer nos dias chatos de hoje!
@Everaldo Pereira de Souza Fumar causa cancer e enfizema pulmonar, dar o botico não mata, mais aregaça o orificio anal
todas ganhammm lindasss q tempo bomm ^^
nao vivi nessa epoca mas deve ter sido lindoo como diria caetano!! :D
Rita Lee e os Mutantes já causavam!
05:01 essa parte me arrepia todo ce ta doido kk
Tão lindo
Tão sensível
Usei muito esta obra como outra forma de ser cronista. A moçada gosta.
Bjs
Roda Viva, Alegria, ALegria e Domingo no Parque. E tudo no mesmo festival!!!
Emocionante. Simplesmente maravilhoso. Só queria estar lá e ter visto ao vivo.
Infelizmente não depende mais de mim e muitos que passaram por essa tristeza do nosso país. Ainda tenho esperança que esses jovens tenham consciência na hora de escolher o próximo, seja lá quem for, mas está difícil escolher. Seja o que Deus quiser. 😢😢
Belíssima música .