Amílcar Cabral assassinado por Nino Vieira - diz Tomás Medeiros, antigo general do MPLA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 พ.ค. 2015
  • Amílcar Cabral foi assassinado por Nino Vieira - Diz o poeta médico santomense, Tomás Medeiros, antigo general do MPLA, atualmente cego - Autor de A verdadeira morte de Amílcar Cabral" de Tomás Medeiros - Numa breve entrevista, no final de uma Homenagem a Cuba e Fidel Castro, na Casa Internacional de Tomé e Príncipe, integrada nos 40 anos das independências da ex-colónias portuguesas -
    MAIS LENDAS DE QUE CERTEZAS - MAS, PARA TOMÁS MEDEIROS, O ASSASSINO TEM UM NOME O autor de " A verdadeira morte de Amílcar Cabral" , afirmou-nos numa breve entrevista, há uns anos, na Casa Internacional de Tomé e Príncipe, que “Há muita lenda acerca da morte de Amílcar Cabra, do l líder do PAIGC: Amílcar não foi morto por ser bandido ou por ser traficante de droga: Amílcar Cabral foi morto por ser um homem politico por certas etnias que lutavam contra Amílcar Cabral
    Culpou-se o exército português e a PIDE, não é que vontade não falasse ao regime colonial, e, pelos vistos, até chegou a desencadear operações nesse sentido, mas, afinal, os maiores inimigos do fundador do PAIGC, estavam no interior das suas próprias fileiras. E, de facto, se dúvidas existiam acerca da origem do assassinato de Amílcar Cabral, na altura em que o atentado se deu, bastaria atentar na série de mortes fratricidas ocorridas no seio da classe política guineense - Tal como já alguém referiu, por altura dos 40 anos sobre a morte de Amílcar Cabral, “O pai da Guiné-Bissau não assistiria ao seu nascimento como Nação e desde então os seus ideais têm sido muitas vezes traídos, numa multiplicidade de mortes póstumas “ A segunda morte de Amílcar Cabral ocorreu com o golpe de Estado em que Nino Vieira depôs o então presidente Luís Cabral (meio-irmão de Amílcar) e pôs fim ao grande projecto de fazer da Guiné-Bissau e de Cabo Verde um único país capaz de resistir às pressões dos vizinhos Senegal e Guiné-Conacri. Seria a primeira de muitas mortes póstumas.
    Diz um velho ditado popular que quem com ferros mata, com ferros morre. Pelos vistos, assim teria acontecido à trágica morte de Nino Vieira - Assassinado, no inicio de Março de 2009, por militares depois de um atentado à bomba ter provocado a morte ao chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.
    Amílcar Lopes Cabral, nasceu em Bafatá, Guiné Portuguesa, atual Guiné-Bissau, em 12 de setembro de 1924 - Faleceu em Conacri, 20 de janeiro de 1973 - Filho de Juvenal Lopes Cabral (cabo-verdiano e de Iva Pinhel Évora (guineense de ascendência cabo-verdiana, onde o seu pai foi colocado à época, como professor.
    Engenheiro agrónomo e escritor, considerado o ideólogo da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, então colónias portuguesas. Durante a sua carreira, destaca-se no cargo de secretário-geral do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) em 1956 e como fundador da Assembleia Nacional do Povo da Guiné em 1972, grande passo para a independência.
    Tomás Medeiros, o poeta santomense, nascido em 5 de Novembro de 1931, antigo médico e general do MPLA, no período da guerrilha, de seu nome, António Alves Tomaz Ribeiro, filho de José Tomaz Alves de Medeiros e de Polónia Tomaz de Almeida, nasceu em S. Tomé no dia 5 de Novembro, de 1931, faleceu a 9 de Setembro de 2019
    Autor de várias obras contra o colonialismo, de poesia e prosa em prospetos, autor do romance “O Pseudo-socialismo em Angola e uma novela, dedicada ao mesmo tema a S. Tomé e Príncipe. A sua última obra, foi publicada em 1012, com o título A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral
    Pormenores em canoasdomar.blogspot.com/2015...
  • กีฬา

ความคิดเห็น • 38

  • @luislopes3212
    @luislopes3212 8 ปีที่แล้ว +12

    Amilcar cabral o maior lider africano alem de intelectual era visionario se fosse vivo provavelmente seria secretario geral das nacoes unida. Homem respeitado e admirado em todo o mundo

  • @miranda97228
    @miranda97228 8 ปีที่แล้ว +7

    O mundo gostaria de ter esta nformacao antes da morte do Nino...

  • @piquifimpondoimpulo5753
    @piquifimpondoimpulo5753 ปีที่แล้ว +2

    Este senhor mente. Quando Amílcar foi morto o próprio irmão Luís Cabral afirmou que nessa alltura Nino estava na frente Sul e era comandante de todas as operações na Guiné-Bissau. Este senhor o pretende é desacreditar o grabde comandante Nino. Qunado um velho mente é triste.

  • @linopublioaugustopintomont9771
    @linopublioaugustopintomont9771 3 ปีที่แล้ว +3

    Há qualquer coisa de errado aqui. Tudo o que temos lido, diz se que o assassino de Amílcar Cabral foi Inocêncio Kani, que fazia parte de um grupo que conspirou com ou sem apoio de Portugal. Depois, do assassinato de Amílcar Cabral houve uma comissão de inquérito que identificou e bem todos os cúmplices que foram julgados em Tribunal de Guerra. Esta declaração é mesmo surpreendente, sabendo que o Nino Vieira já faleceu.

    • @idsjesus73
      @idsjesus73 2 ปีที่แล้ว

      Inocêncio Cani, Bacar Cani, Aristides Barbosa, Mamadú Indjai, Momo Touré, João Tomás Cabral, Koda Nabonia, todos supostamente envolvidos nesta trama.
      O Inocêncio Kani foi de facto o autor material ( quem deu o primeiro dos três tiros), sendo que os autores morais, ainda estão por esclarecer. Os suspeitos são a PIDE, O Nino Vieira, o seu primo irmão Osvaldo Vieira e o presidente da Guine Conakry na altura os Sr. Sekou Touré.
      Aqui neste clip o Sr. Tomaz Medeiros, penso que se tenha precipitado na sentença pq deveria oferecer provas irrefutáveis da culpa do Nino. Não fazendo, não passa só mesmo de uma opinião. Resumindo e concluindo, O Inocêncio Kani dei o primeiro tiro e os autores morais ainda estão por ser desvendados.

  • @nosmaresemontes
    @nosmaresemontes  ปีที่แล้ว +1

    Este Senhor foi um grande Senhor António Tomás de Medeiros. Foi guerrilheiro anticolonialista, médico e escritor. Foi um dos fundadores do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe e esteve ligado aos primórdios do MPLA. Veio mais tarde viver para Portugal por não se sentir identificado com as políticas destes partidos.

  • @angelinacabral3729
    @angelinacabral3729 4 ปีที่แล้ว +7

    Meu tio. Amílcar Cabral. O sacana do nino matou meu tio. Mas ele tbem foi morto que nem um bicho. Cá se faz cá se paga.

    • @jean-pierrelaymon1258
      @jean-pierrelaymon1258 4 ปีที่แล้ว

      Olá bom dia! Sou prof brasileiro e admiro muito a história do seu tio. Vc poderia manter contato!?
      lima.azevedofilho@gmail.com
      55-63-99231-5674

  • @junio2025
    @junio2025 3 ปีที่แล้ว +2

    ANTIGO SENHOR MENTIROSO , PORQUE NÃO FEZ ESSA DECLARACÃO QUANDO ,JOAÕ BER . VIEIRA NINO ESTAVA PRESENTE .
    SENHOR LACAYO.

  • @ayresmenezes8036
    @ayresmenezes8036 3 ปีที่แล้ว

    Queiram por favor para um esclarecimento adicional ler a autobiografia percursos da luta de libertação nacional uma viagem no interior do MPLA memórias pessoais de Hugo José Azancot de Menezes.

  • @gracasilver8574
    @gracasilver8574 3 ปีที่แล้ว

    A música de fundo está mais alta do que a voz !...
    Não se consegue ouvir bem o que o senhor diz ...

  • @jordao5518
    @jordao5518 ปีที่แล้ว +1

    Não é verdade o que ele diz

  • @AmandioNDuarte
    @AmandioNDuarte 3 ปีที่แล้ว

    A música de fundo está a mais pois dificulta a audição da declaração de Tomaz Medeiros

    • @nosmaresemontes
      @nosmaresemontes  3 ปีที่แล้ว

      Inicialmente, ficou um pouco alta - Mas, depois, creio que se percebe bem - Obrigado pelo contributo

  • @emilianabrito9399
    @emilianabrito9399 2 ปีที่แล้ว +1

    O senhor está a desacreditar a si mesmo. O mundo vai-lhe chamar de mentiroso.
    A sobrinha de Cabral, favor, quando ouvimos informações, convém reflectir antes...

  • @ayresmenezes8036
    @ayresmenezes8036 3 ปีที่แล้ว

    Na Guiné o dr Hugo José Azancot de Menezes um dos fundadores do MPLA nos primórdios da luta em conacri quando criaram o primeiro quartel ou sede em casa do doutor Hugo José Azancot de Menezes em que Amilcar Cabral , grupo de fundadores do MPLA ( Viriato da cruz, Mário Pinto de Andrade, Lúcio Lara, Hugo José Azancot de Menezes, Eduardo Macedo dos santos, Matias Migueis) alguns dos fundadores já diziam que o Nino Vieira era complexado.

  • @emilianabrito9399
    @emilianabrito9399 2 ปีที่แล้ว

    Amilcar, é incomparvel nacionalista

  • @cheikmohamarsalihalghadafs9270
    @cheikmohamarsalihalghadafs9270 3 ปีที่แล้ว +1

    Isso não passa de uma acusaçao sem fundamentos o GENERAL NINO nuna faria isso .

    • @nosmaresemontes
      @nosmaresemontes  3 ปีที่แล้ว

      Tomaz Medeiros, sabia bem do que falava -

  • @nosmaresemontes
    @nosmaresemontes  3 ปีที่แล้ว

    Vejam-se os pormenores em canoasdomar.blogspot.com/2015/05/amilcar-cabral-assassinado-por-nino.html

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk 7 หลายเดือนก่อน

    Afinal não foram os portugueses...um que ia desapareder era o sekou tore,. Escapou por pouco

    • @nosmaresemontes
      @nosmaresemontes  6 หลายเดือนก่อน

      Sim, quem o afirma conheceu bem a realidade da resistência nacionalista e estava bem informado

  • @younoussniang9718
    @younoussniang9718 ปีที่แล้ว

    Não é Nino vieira

  • @marleysancho2597
    @marleysancho2597 3 ปีที่แล้ว

    221é

  • @nosmaresemontes
    @nosmaresemontes  3 ปีที่แล้ว

    PORMENORES EM canoasdomar.blogspot.com/2015/05/amilcar-cabral-assassinado-por-nino.html

  • @junio2025
    @junio2025 2 ปีที่แล้ว

    O JURAMENTO , KUIN KÛ MATA SÍ CUMPANHERES , CANA ENTRA BIBU NÁ INDEPENDENCIA NÁ CIDADE .
    POBRE CABRAL 🌿🌟🌟🌟🇬🇼🇬🇼🌹🌹🌹🇬🇼

  • @jeanbarros7024
    @jeanbarros7024 4 ปีที่แล้ว

    Quem matou Amilcar Cabral? Agora a tese PIDE é descartado, o Nino nao esta mais de vida, o general Angolano aproveita lançar acusações criminosa contra o defunto NINO!!! Incrivel

    • @jean-pierrelaymon1258
      @jean-pierrelaymon1258 4 ปีที่แล้ว

      Eu sempre soube que foi a mando do PIDE, autorizado pelo General Espínola.
      É uma novidade que Nino Vieira tivesse envolvimento na morte do grande líder.

    • @jorgemendes820
      @jorgemendes820 2 ปีที่แล้ว

      Não é de estranhar, dado que nino vieira odiava os cabo-verdianos.

    • @arilton8665
      @arilton8665 2 ปีที่แล้ว

      @@jorgemendes820 odiava como❓

    • @guine-bafata
      @guine-bafata ปีที่แล้ว

      Irmão Jean Barros, infelizmente, o PIDE pode ser um simples lubu ku kema kosta. É triste e difícil para nós guineenses acreditar, mas e é bem possível que o nosso general fosse o verdadeiro mandante.

  • @macitifunk9899
    @macitifunk9899 4 ปีที่แล้ว +1

    Nao sabe do que esta a falar