A "pegada matemática" é muito importante, pois subsidia o aspecto da repetibilidade. Se o cabra conseguir repetir uma cerveja de forma consistente, consegue implementar ajustes para melhorias efetivas a fim de obter mais qualidade.
O problema é que muita gente odeia isso. Eu trabalho muito nisso. Costumo inclusive analisar alguns processos e modelar manualmente equações para poder prever certos resultados. Funciona muito bem. Respeito quem pensa diferente mas algumas simplesmente se opõem contra isso de maneira bem expressiva. Eu ouvi tanta crítica por causa dessa minha maneira de trabalhar que eu nem esperava. Mas eu continuo. Hahahahah
Excelente comentário. Parabéns! Muito esclarecedor. Então! Eu mesmo sempre tive uma dúvida meio cruel em fazer por exemplo como acertar o bu e gu de minhas cervejas com mais eficiência. Ex: pegamos o IBU que queremos e fazemos nossa continha com a Og inicial e sempre queremos aquele estimado 0,5 para nossa cerveja ficar equilibrada. Aí que mora o perigo que muitos cervejeiros se enganam. Um Exemplo bem simples: Você deseja um IBU de 30 e sua OG é 54, então 30/54 = desejado 0,55. Só que você já está seguindo a sua receita, prevê o resultado acima, entretanto tem lá uma panela de cozinha simples e chegou em uma OG de 42 por exemplo. Então a sua razão de bu e gu já deverá também ser alterada. É nesse momento que entra também a importância deste seu vídeo para a correção na pré fervura, assim também ajudando no recálculo da dosagem do lúpulo e claro, ajustagem do equilíbrio de açucares do malte que vai definir sua OG. Obrigado!
Fantástico, parabéns Jamal!!! O problema é quando vc tiver que aumentar a quantidade de água e por consequência tiver que aumentar a quantidade de lúpulo e não tiver lúpulo de sobra! 😭
Este e praticamente todos os videos são fontes raras de ensinamento e de aprofundamento. A melhor forma de efectuar uma tarefa é saber o objectivo e perceber como se realiza e porquê. É aqui que reside a mais valia do Beer School. Para além disso cria a cultura de que para fazer cerveja, para além de intuição, há saber e ciencia. Obrigado Mestre. Saudacões Cervejeiras desde Portugal. Se um dia atravessar o Atlantico avise. Abraço
É a segunda vez que assisto a esse vídeo. Material de grande valia para mim. Com as informações aqui adquiridas, tenho certeza que minhas cervejas ficarão cada vez melhores.
Como sempre abordando temas essenciais para nós cervejeiros, sempre muito bom essa sua abordagem matemática. Obrigado mestre por esses aprofundamentos. Bora fazer cerveja
Sensacional. Procuro ser bastante técnico na produção das minhas cerveja e gosto bastante dos conceitos matemáticos envolvidos. Valeu! Cerveja Artesanal SouZa - Peruíbe/SP
Um detalhe que não mencionaste foi que a correção de volume do mosto na fase pré-fervura altera a cor do mosto. Quando a correção é pequena, a modificação da cor é quase imperceptível, mas quando a correção é um pouco maior, a diferença na cor fica evidente. Empiricamente, costumo realizar essa correção com extrato de malte torrado que eu mesmo faço pois Sinamar é muito caro. Hehehe... Seguindo esta temática, acredito ser um bom tema para os próximos vídeos, Jamal. Abraços.
muito bom o vídeo, esse foi um dos motivos que migrei para o brewfather, que no momento da brassagem ele ja tem a opção da receita ajustada conforme os paramentros que voce afere
Sensacional! Como sempre! Eu já adotava o princípio de subestimar a eficiência do meu equipamento e faço correções com agua, mas não fazia a correção da quantidade de lúpulos. Mais uma vez, muito grato por você compartilhar vosso conhecimento!
Muito legal, se isso ja é necessário em qualquer cerveja, quando se fala de mosto concentrado para fazer mais volume numa panela menor, isso se torna mais importante ainda, ótimo conteúdo, parabés.
Caramba, Jamal! O que esperar de você, irmão!? Sempre a melhor explicação, de forma bem didática e muito prática. Me imaginei numa de suas salas de aula absorvendo tudo o que for possível.
Belíssima aula! Gosto muito dessa pegada de vídeos mais técnicos. Alguém tem alguma dica de como medir o volume de mosto? Só tenho controle da água que coloco no inicio, mas com o passar das etapas, de uma panela pra outra, na mostura, a absorção dos grãos, quando chego na panela de fervura já não sei mais quanto mosto tem kkkkkkkkkkk
Fala mestre Jamal!! Excelente tópico. A superestimação da eficiência do equipamento além de tudo gera desperdício de energia com o tempo de fervura maior. Cheers!!!
Top dimais vídeo top me lembrei das fórmulas do colegial rsrs... Tem um outro fator que já tive experiência muitas marcar de malte dão eficiência diferente, Agraria costuma ser uns 10% menos eficiência que um Castle Malting ou Weyermann acaba dando diferença...
Muito bem colocado, Miguel. Percebo que os maltes importados possuem eficiência bem superiores aos maltes da Agrária. Não só em eficiência, mas com um tempo menor de conversão do amido em açúcar (30 min nas beta e 10 min na alfa já está tudo convertido). O problema desses maltes é o preço, pois chega a custar quase o dobro em algumas brewshop`s
seguindo estas etapas não tem como errar a brasagem, parabens pelas explicações técnicas, faço minhas cervas com auxilio de planilha minha no excel, vou incluir esses calculos para arendondar a lupulagem ao volume. valeu mano pela explicação.
Seus vídeos, são sempre os mais tecnicos e os mais didaticos. Aprendo muito com seus experimentos . E olha que ja te acompanho a quase 9 anos. Parabens. Gostaria de um contato , pra sugerir temos que me acrescentem mais conhecimentos. Muito grato
Eu gosto de focar em acertar o volume e caso a diferença de OG for pouca,eu prefiro deixar como está. Por exemplo,se tiver fazendo uma receira focada em maltes e aumentar ou diminuir o volume,vai afetar diretamente na proporção dos sabores do malte e vai sair uma cerveja bem diferente do planejado.
É um bom ponto que vale um vídeo sobre isso. A questão é que essas diferenças de rendimento afetam o perfil sensorial do malte também. A eficiência afeta pouco a extração dos aromas e sabores do malte. Se eu fizer a mesma cerveja com OG e IBU iguais só que com eficiências diferentes, a cerveja de menor eficiência vai ser mais maltada. Inclusive existe técnica para ressaltar maltotosidade diminuindo a eficiência (que faz com que use muito mais malte para o mesmo tanto de cerveja) Quando vc tem um erro de eficiência pra baixo, você já vai ter uma cerveja um pouco mais maltada, e quando corrige, vai na direção da "maltosidade projetada".
seguindo a linha de raciocínio, o tempo de fervura tbm não seria um fator a ser corrigido, uma vez que temos uma taxa de evaporação quase que constante, a densidade final pode ficar menor ou maior que a projetada com a evaporação significativa sobre o volume
Eu tenho tido bastante inconsistência na medição de densidade pré-fervura. Seja durante a mosturação (imagino que pelo fato do mosto não estar homogêneo, por causa dos grãos), ou logo antes de começar a ferver (imagino que por causa da temperatura). Mesmo aguardando a amostra esfriar, parece que não dá direito… alguém tem alguma ideia onde possa estar o erro?
Excelente explicação!!! outras variáveis pra considerar, por exemplo, qual o fabricante do malte....já tive brassagem que deu uma eficiência baixa. O ideal é manter constância...
Lembro de um vídeo antigo onde você comentou que era bom ferver o mosto por mais tempo que ajudava depois no processo de fermentação. Mas, respeitando é claro o tempo de adição dos lúpulos, essa fervura a mais não pode caramelizar excessivamente os açúcares?
Para as correções de lúpulo, Valéria alterar o tempo das adições ao invés da quantidade ? Tipo, ao invés de 60 min diminuir o tempo dessa adição e consequentemente da outra, chegando assim no amargor projetado ?
Jamal, já descontando o escorregão na matemática (2,6 litros???), a meu ver, se a eficiência ficar menor do que o projetado, não será possível corrigir. Talvez reduzir a diferença. Caso seja necessário ferver por tempo maior, o perfil do sabor será alterado. Neste caso, o DME oferecerá menos alteração.
Olá, Jamal! Essa água a ser adicionada precisa de correção de sais e ph ? E como lançar essas correções no BF, para que o resumo do lote seja o mais próximo do real ?
Também tenho está dúvida. Se a quantidade de água for grande, entendo que há necessidade de adição de sais na mesma proporção. Até aí é fácil. Mas e a correção do pH para a fervura? Adiciona do água com pH neutro, vai retirar a acidez. Aí a coisa se complica, pois a escala do pH não é nada linear.
Primeiro parabens pelo video.. sempre me admirei do quanto suas mediçoes batem certinho com a receita.. Mas fiquei com uma duvida e consideracao para um proximo video.. O alpha acido dos lupulos nao tem influencia na correçao? Ex. um lupulo de 11% de AA sofrer menos ou mais influencia do fator de correcao do que um com 4%?
Existem duas formas principais de falar sobre concentração, que é a densidade, que é uma medida indireta, e o extrato, medido em °P. o Extrato em °P é basicamente a porcentagem de açúcar no mosto. um mosto 12°P tem 12% de açúcar, ou 120g/l para converter densidade para °P, pega os números após a vírgula da densidade e divide por 4. Por exemplo, 1.048 -> 48 e divide por 4. Isso dá 12°P ou 12% de açúcar.
A "pegada matemática" é muito importante, pois subsidia o aspecto da repetibilidade. Se o cabra conseguir repetir uma cerveja de forma consistente, consegue implementar ajustes para melhorias efetivas a fim de obter mais qualidade.
O problema é que muita gente odeia isso. Eu trabalho muito nisso. Costumo inclusive analisar alguns processos e modelar manualmente equações para poder prever certos resultados. Funciona muito bem. Respeito quem pensa diferente mas algumas simplesmente se opõem contra isso de maneira bem expressiva. Eu ouvi tanta crítica por causa dessa minha maneira de trabalhar que eu nem esperava. Mas eu continuo. Hahahahah
Como sempre vc e fantástico com seu conhecimento isto ajuda muito para nós termos uma cerveja muito melhor.
Excelente comentário. Parabéns! Muito esclarecedor. Então! Eu mesmo sempre tive uma dúvida meio cruel em fazer por exemplo como acertar o bu e gu de minhas cervejas com mais eficiência. Ex: pegamos o IBU que queremos e fazemos nossa continha com a Og inicial e sempre queremos aquele estimado 0,5 para nossa cerveja ficar equilibrada. Aí que mora o perigo que muitos cervejeiros se enganam. Um Exemplo bem simples: Você deseja um IBU de 30 e sua OG é 54, então 30/54 = desejado 0,55. Só que você já está seguindo a sua receita, prevê o resultado acima, entretanto tem lá uma panela de cozinha simples e chegou em uma OG de 42 por exemplo. Então a sua razão de bu e gu já deverá também ser alterada. É nesse momento que entra também a importância deste seu vídeo para a correção na pré fervura, assim também ajudando no recálculo da dosagem do lúpulo e claro, ajustagem do equilíbrio de açucares do malte que vai definir sua OG. Obrigado!
Fantástico, parabéns Jamal!!! O problema é quando vc tiver que aumentar a quantidade de água e por consequência tiver que aumentar a quantidade de lúpulo e não tiver lúpulo de sobra! 😭
Você e o cara mesmo!! Muito bom parabéns 👏🏻
Ainda bem que ele não deu tema de casa! kkk . Conteúdo sensacional.!
Este e praticamente todos os videos são fontes raras de ensinamento e de aprofundamento. A melhor forma de efectuar uma tarefa é saber o objectivo e perceber como se realiza e porquê. É aqui que reside a mais valia do Beer School. Para além disso cria a cultura de que para fazer cerveja, para além de intuição, há saber e ciencia. Obrigado Mestre. Saudacões Cervejeiras desde Portugal. Se um dia atravessar o Atlantico avise. Abraço
É a segunda vez que assisto a esse vídeo. Material de grande valia para mim. Com as informações aqui adquiridas, tenho certeza que minhas cervejas ficarão cada vez melhores.
Como sempre abordando temas essenciais para nós cervejeiros, sempre muito bom essa sua abordagem matemática.
Obrigado mestre por esses aprofundamentos.
Bora fazer cerveja
Sensacional. Procuro ser bastante técnico na produção das minhas cerveja e gosto bastante dos conceitos matemáticos envolvidos. Valeu! Cerveja Artesanal SouZa - Peruíbe/SP
Olá boa tarde a todos, sempre trazendo um conteúdo muito importante e agregando conhecimento para nós!
A pegada matemática é o pulo para a melhoria constante do cervejeiro. Os ajustes inicias farão sua cerveja dar um salto de qualidade.
Um detalhe que não mencionaste foi que a correção de volume do mosto na fase pré-fervura altera a cor do mosto. Quando a correção é pequena, a modificação da cor é quase imperceptível, mas quando a correção é um pouco maior, a diferença na cor fica evidente.
Empiricamente, costumo realizar essa correção com extrato de malte torrado que eu mesmo faço pois Sinamar é muito caro. Hehehe...
Seguindo esta temática, acredito ser um bom tema para os próximos vídeos, Jamal.
Abraços.
muito bom o vídeo, esse foi um dos motivos que migrei para o brewfather, que no momento da brassagem ele ja tem a opção da receita ajustada conforme os paramentros que voce afere
Sensacional! Como sempre! Eu já adotava o princípio de subestimar a eficiência do meu equipamento e faço correções com agua, mas não fazia a correção da quantidade de lúpulos. Mais uma vez, muito grato por você compartilhar vosso conhecimento!
Muito legal, se isso ja é necessário em qualquer cerveja, quando se fala de mosto concentrado para fazer mais volume numa panela menor, isso se torna mais importante ainda, ótimo conteúdo, parabés.
Caramba, Jamal! O que esperar de você, irmão!? Sempre a melhor explicação, de forma bem didática e muito prática. Me imaginei numa de suas salas de aula absorvendo tudo o que for possível.
Parabéns pela excelente explicação. Muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento. Obrigado mesmo.
Belíssima aula! Gosto muito dessa pegada de vídeos mais técnicos. Alguém tem alguma dica de como medir o volume de mosto? Só tenho controle da água que coloco no inicio, mas com o passar das etapas, de uma panela pra outra, na mostura, a absorção dos grãos, quando chego na panela de fervura já não sei mais quanto mosto tem kkkkkkkkkkk
Fala mestre Jamal!! Excelente tópico. A superestimação da eficiência do equipamento além de tudo gera desperdício de energia com o tempo de fervura maior. Cheers!!!
Top dimais vídeo top me lembrei das fórmulas do colegial rsrs... Tem um outro fator que já tive experiência muitas marcar de malte dão eficiência diferente, Agraria costuma ser uns 10% menos eficiência que um Castle Malting ou Weyermann acaba dando diferença...
Muito bem colocado, Miguel. Percebo que os maltes importados possuem eficiência bem superiores aos maltes da Agrária. Não só em eficiência, mas com um tempo menor de conversão do amido em açúcar (30 min nas beta e 10 min na alfa já está tudo convertido). O problema desses maltes é o preço, pois chega a custar quase o dobro em algumas brewshop`s
seguindo estas etapas não tem como errar a brasagem, parabens pelas explicações técnicas, faço minhas cervas com auxilio de planilha minha no excel, vou incluir esses calculos para arendondar a lupulagem ao volume. valeu mano pela explicação.
Seus vídeos, são sempre os mais tecnicos e os mais didaticos. Aprendo muito com seus experimentos . E olha que ja te acompanho a quase 9 anos. Parabens. Gostaria de um contato , pra sugerir temos que me acrescentem mais conhecimentos. Muito grato
Eu gosto de focar em acertar o volume e caso a diferença de OG for pouca,eu prefiro deixar como está.
Por exemplo,se tiver fazendo uma receira focada em maltes e aumentar ou diminuir o volume,vai afetar diretamente na proporção dos sabores do malte e vai sair uma cerveja bem diferente do planejado.
É um bom ponto que vale um vídeo sobre isso.
A questão é que essas diferenças de rendimento afetam o perfil sensorial do malte também.
A eficiência afeta pouco a extração dos aromas e sabores do malte. Se eu fizer a mesma cerveja com OG e IBU iguais só que com eficiências diferentes, a cerveja de menor eficiência vai ser mais maltada. Inclusive existe técnica para ressaltar maltotosidade diminuindo a eficiência (que faz com que use muito mais malte para o mesmo tanto de cerveja)
Quando vc tem um erro de eficiência pra baixo, você já vai ter uma cerveja um pouco mais maltada, e quando corrige, vai na direção da "maltosidade projetada".
A "pegada matemática" é muito importante... Valeu !!!!!
Excelente vídeo. Sou bem novo nesse "mundo" e não imaginava esses fatores.
Como sempre, informações excelentes. Parabéns pelo vídeo Jamal.
Ótimo vídeo, muito didático sempre! Obrigado Mestre🍺👏🙏
seguindo a linha de raciocínio, o tempo de fervura tbm não seria um fator a ser corrigido, uma vez que temos uma taxa de evaporação quase que constante, a densidade final pode ficar menor ou maior que a projetada com a evaporação significativa sobre o volume
Essencial conhecer o desempenho do equipamento e levar em conta na hora de projetar as receitas.
Muito boa a sua explanação.
Muito bons todos os vídeos !!! Como faço pra ver todos os vídeos disponíveis pra assistir as série completas ?
Muito bom!!! 👏👏👏🍺🍺🍺🍺
Amei, gostei muito, sempre aprendendo contigo
Muito obrigado pelas informações!
Eu tenho tido bastante inconsistência na medição de densidade pré-fervura. Seja durante a mosturação (imagino que pelo fato do mosto não estar homogêneo, por causa dos grãos), ou logo antes de começar a ferver (imagino que por causa da temperatura). Mesmo aguardando a amostra esfriar, parece que não dá direito… alguém tem alguma ideia onde possa estar o erro?
Ampliou meu entendimento das variações do processo
Maravilha cara 👏👏👏
Muito bom! Obrigado.
Como sempre, mais uma aula!!! Jamal, o site está fora do ar???
Excelente explicação!!!
outras variáveis pra considerar, por exemplo, qual o fabricante do malte....já tive brassagem que deu uma eficiência baixa. O ideal é manter constância...
Lembro de um vídeo antigo onde você comentou que era bom ferver o mosto por mais tempo que ajudava depois no processo de fermentação. Mas, respeitando é claro o tempo de adição dos lúpulos, essa fervura a mais não pode caramelizar excessivamente os açúcares?
👏👏👏👏👏
Para as correções de lúpulo, Valéria alterar o tempo das adições ao invés da quantidade ? Tipo, ao invés de 60 min diminuir o tempo dessa adição e consequentemente da outra, chegando assim no amargor projetado ?
A famosa regra de 3, rsrs
Buenisimo !
Jamal, já descontando o escorregão na matemática (2,6 litros???), a meu ver, se a eficiência ficar menor do que o projetado, não será possível corrigir. Talvez reduzir a diferença. Caso seja necessário ferver por tempo maior, o perfil do sabor será alterado. Neste caso, o DME oferecerá menos alteração.
Valeu!
Olá, Jamal! Essa água a ser adicionada precisa de correção de sais e ph ? E como lançar essas correções no BF, para que o resumo do lote seja o mais próximo do real ?
Também tenho está dúvida. Se a quantidade de água for grande, entendo que há necessidade de adição de sais na mesma proporção. Até aí é fácil. Mas e a correção do pH para a fervura? Adiciona do água com pH neutro, vai retirar a acidez. Aí a coisa se complica, pois a escala do pH não é nada linear.
boa tarde Jamal, Qdo vem em Manaus ?
Primeiro parabens pelo video.. sempre me admirei do quanto suas mediçoes batem certinho com a receita..
Mas fiquei com uma duvida e consideracao para um proximo video..
O alpha acido dos lupulos nao tem influencia na correçao? Ex. um lupulo de 11% de AA sofrer menos ou mais influencia do fator de correcao do que um com 4%?
top
Adicionar água não dilui a cor e o gosto do malte? Até quanto isso não é perceptível?
Estou aprendendo ainda sobre cerveja artesanal mas não entendi essa densidade em graus P ( °P ) . As receitas vem, p.e. , 1.044, 1.007 ( g/ cm3) .
Existem duas formas principais de falar sobre concentração, que é a densidade, que é uma medida indireta, e o extrato, medido em °P. o Extrato em °P é basicamente a porcentagem de açúcar no mosto. um mosto 12°P tem 12% de açúcar, ou 120g/l
para converter densidade para °P, pega os números após a vírgula da densidade e divide por 4.
Por exemplo, 1.048 -> 48 e divide por 4. Isso dá 12°P ou 12% de açúcar.
@@BeerSchool
Excelente! Valeu.
Se eu não tivesse tomado todas no dia da minha Brassagem eu teria corrigido o meu mosto, ao invés de jogar açúcar kkkkk🙉🙈🤦🤦🤦
14:50 21,4+2,6=24l e o sr marcou 25 a conta esta certa ou errada?
Jamal pisou na bola.
Errei a conta básica kkkkk, depois na calculadora eu vejo isso