Desde crianças sempre fui um tanto cética a tudo e a todos...gosto de fazer análises ,estudar ,refletir e tirar minhas próprias conclusões ,muitas vezes tão óbvias... Um dos documentários que mais me fez refletir ao final dos anos 2000 sobre nossa atual época, *A Servidão Moderna.*
@@EduardoLima-ws3rb É bom ir atras de informacao e nao simplesmente receber passivamente e acreditar pq convem. Tdah tem evidencia cientifica. Estudos de neuroimagem demonstram que a estrutura cerebral é diferente em regioes responsaveis pela atencao e controle do comportamento. O cortex pre-frontal, responsavel por funcoes executivas (planejamento, tomada de decisoes e controle de impulso), tendem a ser menores nos portadores de transtornos. Alem disso, ha alteracoes a nivel funcional nas regioes do cerebro responsavel pelas funcoes em que ha prejuizo no transtorno, e isso é confirmado por exame de imagem. Ainda, ha desequilibrio nos niveis de neutransmissores, principalmente dopamina e noradrenalina, que sao cruciais para a atencao, controle de impulsos e planejamento. Por isso eles obtem melhora com medicamentos que atuam nos niveis desses neurotransmissores. É mt importante se informar, estudar a serio e nao simplesmente acreditar em algo que te é passado em um video de minutos no youtube.
O problema é que tem gente aqui nos comentários que não assistiu a p0rr4 vídeo todo e depois escreve que isso é frescura que se cura na p0rr4d4! Se tiver um filho que realmente tenha tdah o guri vai apanhar que nem mulher de malandro, vai continuar com o problema e é bem capaz que ainda desenvolva depressão por se achar inferior aos outros!
É bem isso, alimentação ruim prejudica o desenvolvimento e raciocínio da criança, assim, a criança fica agitada com dificuldade de raciocínio e atenção.
A diretora cujo nome é Consuelo de um colégio chamado Fórum Cultural em Niterói/RJ, exigia que meu filho mais novo tomasse Ritalina. Eu não dei. A psicóloga e o psiquiatra que na época levei o menino não indicaram. Sendo que a tal diretora chegou a me agredir pq queria que eu levasse meu filho à uma psicóloga da “confiança” dela. Foi só uma fase de rebeldia que o menino passou. Hj em dia é um rapaz muito educado e tem uma inteligência um pouco acima da média. Tirei ele desse colégio e coloquei no PH cuja diretora Márcia e a psicóloga Rosa foram maravilhosas, competentes, bom caráter, super educadas, sem problemas. Melhor coisa que fiz. Pais, cuidado com certos diretores e certas professoras, pesquisem, procurem saber e não deem remédios que seus filhos na verdade não precisam.
Eles querem crianças padrão. Não querem ter nenhum problema escolar. Minha filha tbm "voava" na sala de aula qdo pequena. Tinha um déficit de atenção, concordo. Me orientaram que poderia ser TDHA e era pra eu levar no médico (a professora sugeriu). Nunca levei! Hoje ela tem 20 anos e na verdade ela é só uma libriana que dá atenção só no que interessa. E detalhe: ela ama Astronomia e assiste vários vídeos sobre. (TDAH...sei!)
Pra tomar Ritalina ou qq outro remédio para Tasha precisa passar por uma bateria de testes, não que fula e beltrano fosse. Se não tem esses testes que são caros e demorados , leva tipo uns 3 meses pra fazer…sem teste não pode falar
Excelente!! Muitos pais não conseguem domar as suas feras, e depois dizem que tem tdah. Foi o melhor vídeo que já vi relacionado a esse assunto. Parabéns. Dr. Guido!!!
*Palavras do Grande Medico e Respeitado Dr. Guido Paloma Psiquiatra, quem toma Medicação Controlada de TDAH piora a Saúde do Paciente, quando a Pessoa tem disfunções Cerebral mínima ai sim ter que usar essas Bolinhas para estimular o Cortex, ou seja Nâo adianta dar essas Bolinhas para Pessoas Hiperactivas*
A moda de autismo ainda está em alta tambem. Uma crianca da familia foi diagnosticada com "autismo levíssimo". Para piorar, o psiquiatra sugeriu que o "pai tambem pode ser que tenha". Detalhe: a consulta e o teste ficam em torno de quase 4 mil reais com esse profissional.
Eu e minha filha, somos. No entanto, minha investigação foi aos 12 anos, mas eu nunca concluia. Eu não queria laudo, pois eu tinha vergonha, já que sempre escutei que eu era estranha. Vim concluir após o nascimento da minha filha. Minha filha, é moderada. Migra para o leve e quando fica sem terapia, volta para o moderado. Não percebe que há pessoas no mesmo local, se isola, não deixa que a toquem, as estereotipias voltam. No entanto, conheço uma criança que era tranquila, os pais separaram, tornou-se agitada, bate nos professores e pronto! É autista! Ou seja, estão transformando crianças autistas com crises em mal educadas e crianças mal educadas, em autistas. Onde minha filha faz terapia, há uma mãe que luta para que "desfaçam" o laudo de autismo do filho, pois claramente, ele não é.
@@jayroslyn-escritora Trabalho na área de saúde mental e o que recebo de criança com diagnóstico errado é um absurdo. Falta de responsabilidade dos profissionais. Traz sofrimentos e gastos pros pais e crianças. Acho que 10 a 15 % no máximo dos diagnósticos são realmente validos. É preciso fazer uma campanha de "prevenção" ao falso diagnóstico.
O diagnóstico demora um pouco, a criança passa por vários profissionais durante um tempo, para que o médico possa ter uma visão mais precisa antes do diagnóstico. Tem as esteriótipos clássicas, há uma pesquisa do histórico da criança. A demora é mais identificar o grau, não é um diagnóstico difícil, os traços do autismo são fortes.
Assistam os vídeos do Dr. Russell Barkley sobre tdah. Depois que li o livro dele sobre o assunto, pude compreender o que acontecia com meu filho. Vi muitos comentários de pessoas que não têm a mínima idéia do que é o transtorno. Gostaria de dizer que há muitos professores, pais, psicólogos, psiquiatras que relativizam o tdah, prejudicam as pessoas que precisam de auxilio, compreensão e tratamento adequado. Meu filho faz acompanhamento com uma excelente psicopedagoga, uma neurologista muito competente e estuda numa escola cuja direção e coordenação cooperam para o bem estar e desenvolvimento do aluno que necessita de apoio!
A pessoa que tem esse tipo de transtorno não é alguém com disfunção cerebral mínima, e sim alguém com níveis baixos de dopamina e precisa ser acompanhada por profissionais competentes...
Uma vergonha um psiquiatra,psicólogo, neurocientista etc… Afirmar algo assim. Eu desde pequeno sempre me senti incompreendido pelo mundo, fui muito doloroso e desgastante pra mim, até que fui procurar um neurologista quando fiz 19 anos de idade, primeiro fui “diagnósticado” com Tdah, depois de 6 meses com medicamento e acompanhamento fiz outros testes e terapia e descobrimos a Dupla- excepcionalidade TDAH/SDAH por vários fatores, comecei a formar frases com 7-8 meses de idade e ao 9-10 meses já andava, mas também abandonei o colégio por frustração aos 14,(nessa época eu estudava de tarde, trabalhava de manhã e dava aulas de inglês na parte da noite, comecei a trabalhar rebobinando motores e consertando placas eletrônicas com 8 anos e fui morar sozinho com 16, hoje aos 22 tenho minha empresa, sou casado e ainda me sinto incompreendido mas, mas somente pelos outros e não mais por mim mesmo, e creio que isso seria muito difícil de acontecer se eu não tivesse ajuda e diagnósticos precisos de um profissional bom. E eu venho a dizer para quem se incomodou com o título, se você está desconfortável com o jeito do mundo funcionar e analisa e está procurando um jeito de se incluir, busque ajuda de um profissional, isso pode mudar a sua vida !
@@mouzademar4397níveis baixos de dopamina e noradrenalina, e com prejuízos crônicos no cortex pre frontal, dificuldades executivas etc. E isso passa geneticamente
@PeX218. Se você teve uma experiência ruim, não extrapole para os outros. Os processos psicoterapêuticos, salvaram a minha vida e me trouxe, autoconhecimento, vindo junto a isso, a inteligência afetiva e emocional para ser um ser humano melhor para mim e para os outros.
C Muitas crianças, alegres, levadas, como outras que não se adaptam a certas matérias escolares, são tidas com deficiência de atenção, Ninguém tem a mesma natureza, os seres são diferentes no seu modo de agir ou pensar!
@@wendelsantana2190 Totalmente correto o seu comentário, amigo. Esse fulano do comentário acima é igual a maioria dos que estão nos comentários deste vídeo: tudos despeitados, cada um com sua razão pessoal, parece até coisa de politicagem...
@@wendelsantana2190creio que venha ao caso sim, visto que tem tantas crianças sendo diagnosticadas com TDAH erroneamente. E muitas vezes tendo que tomar ritalina sem precisão. Como você disse, TDAH é coisa séria e eu concordo plenamente. Por isso deve-se levar em conta todas as nuances e também a capacitação de profissionais da área. Isto, para que tanto as crianças sem TDAH quanto as com TDAH não sejam afetadas por causa de um diagnóstico mal feito. Estou falando de criança, pois são as que muitas pessoas confundem, mas isto vale pra pessoas de várias idades. Acho que tanto a pessoa com TDAH sofre por viver sem ter noção que o tem, quanto pessoas sem TDAH sofrem por ter que tomar ritalina sem necessidade só por causa de um diagnóstico errado. Ou seja, nessa questão, deve-se olhar os dois lados da moedas, para que o TDAH não seja visto de forma como se todos tivessem, como também não seja visto como algo banal e sem importância.
@@wendelsantana2190Concordo que não vem ao caso mas isso também é sério, o sistema escolar já é horrível para pessoas neurotípicas, imagina para neuroatípicas.
Gostei da exposição dele. Fui professora por quase 30 anos, quando um aluno não fazia as atividades e ainda demonstrava indisciplina e desrespeito aos demais, fazíamos reunião com a coordenação e os responsáveis. Não demorava muito aparecia um laudo TDAH e acabou a conversa. O aluno continuava igual e a família justificava: ele tem laudo. Muitas vezes este aluno nem o dever de casa fazia, coloca tudo na conta do TDAH.
O contrário também existe. Crianças com TDAH que são negligenciadas e algumas das vezes odiadas por professores por serem desatentas e hipertivas, sendo que por dentro elas estão tentando ao máximo ser normal
@@nina74505 sou prova viva disso... sempre fui um dos piores alunos quanto à desatenção e hiperatividade, e como consequência disso todos meus professores não iam com a minha cara (não digo odiar, afinal não sei o que se passava em seus corações). Sempre era repreendido e muitas das vezes sem nem se quer fazer parte da bagunça. Me sentia realmente burro e sabia que os outros tinham motivos para pensar o mesmo de mim. Me lembro que ao final do terceiro ano perguntei para uma das professoras que menos pegava no meu pé sobre o que ela achava da possibilidade de eu fazer medicina. Ela riu e disse "vai precisar mudar bastante". Depois de receber o diagnóstico e ser adequadamente medicalizado, estudando em casa por conta própria por 4 anos e controlando o ambiente para o meu jeito de aprender, fui aprovado em medicina na USP. Não culpo meus professores, até porque eram outros tempos. Mas isso mostra um pouco de como a interpretação dos professores sobre o comportamento de um aluno pode ser errônea. Eu sempre tive boa vontade.
@@G.youtubeeros professores não têm as mesmas obrigações dos pais! Se as crianças estão recebendo falsos diagnósticos, por pura falta de inteligência dos pais em educá-las, a culpa é dos pais! Ponto.
O tdah é muito nítido para pessoa, eu por exemplo tenho TDA sempre me achei diferente, não conseguia me concentrar nas aulas minha cabeça voava era impossível se concentrar, não consigo ler só se for um livro que eu goste muito tipo Harry potter e alguns outros que gosto porém não chega a 10, vou lendo e vou esquecendo tudo e leio o mesmo paragrafo várias vezes, tenho uma dificuldade imensa em fazer redações, dificuldade de aprendizado, só terminei a escola porque era pública e ainda o ensino médio foi com supletivo, memória péssima. Quando entro em emprego novo tenho uma dificuldade imensa de aprendizado e dependendo do emprego não consigo ficar muito tempo , por exemplo fui trabalhar de garçom e derrubava bandeja muita dificuldade em guardar o número das mesas , fui mandado embora na 1º semana, muito distraído muitas vezes tropeço na rua. A própria pessoa se sente diferente acho isso muito importante de se perguntar para alguém que tem tdah.
@@FabianaRodrigues-ie5cs Tenta perguntar pra ele se ele consegue manter o foco e se concentrar por exemplo em aulas tipo História,geralmente a dificuldade maior é sempre em decorar coisas , por exemplo eu sou muito bom em matemática pois matemática geralmente você aprende e não exige decorar coisas a não ser algumas formulas , faça perguntas sobre datas de história que ele estudou recentemente o TDAH geralmente tem dificuldades em decorar datas, pergunte pra ele sobre datas tipo aniversário do pai ou da mãe e datas importantes , Veja se as notas estão boas, pergunte se ele consegue formular uma redação com facilidade ou tem que se esforçar muito pra isso, veja se ele se interessa por livros e se ele consegue terminar de ler um livro que goste, pergunte se quando ele esta nas aulas ele pensa em outras coisas e se perde no tema da aula, verifique se ele termina o que começa, pois o TDAH as vezes se interessa por várias coisas mas sempre inicia e não termina nada.
@@Alexsilva-lj6ey muita obrigada Alex vou fazer isso tô com encaminhamento pra mais uma vez na psicóloga.to me sentindo muito mal pois meu menino em casa e totalmente diferente em casa e né outro ambiente que não envolve escola.hoje fui né uma reunião só com as professoras uma delas me humilhou tanto sabe.to tentando como mãe vê no que estou errando e tentando ajudar meu filho mais a escola só vê um monstrinho.alias a escola dele adora mandar quase todos os alunos né psiquiatra.
@@FabianaRodrigues-ie5cs é difícil mesmo , já fui humilhado também , o ideal é você procurar o médico certo para o diagnostico não um que já saia mandando remédio no menino sem ter certeza se ele precisa , tente achar um especialista em TDAH , as vezes só a terapia já ajuda.
@@Alexsilva-lj6ey obrigada vou fazer isso essa questão de remédio foi uma das professoras que falau que ele tem que tomar remédio, falou que meu menino tem a cabeça louca.
Eu tenho TDAH. Tomo ritalina e minha vida melhorou muito. Pena que só fui descobrir com 28 anos, depois de obsercar que eu tinha muita dificuldade com coisas simlles, como fazer compras. Mas já trabalhava, era formado. Há uma balização, mas há pessoas que de fato tem
Eu tbm tenho. Fui diagnosticada com quase 40 e posso afirmar que o diagnóstico e as medicações corretas salvaram minha vida. É uma tristeza um médico com essa qualificação fazer uma simplificação dessa maneira.
@@nikkinoise1 Ele não fez simplificação nenhuma, acho que não assistimos ao mesmo vídeo, o tempo inteiro ele falou sobre a banalização de um diagnostico serio que foi induzido pela indústria farmacêutica para vender medicamentos de forma desnecessária a pessoas que não tem o problema.
@@amelinha9438Vcs estão com dificuldade de aceitar que o doutor se posicionou no sentido de que TDAH não existe. Não é uma questão de mera banalizaçao do diagnóstico. Ele se posicionou que faz parte da parcela minoritária de psiquiatras de entendem que TDAH não existe e ponto final. É difícil entender?
Concordo que existe banalização. Muitas das pessoas que afirmam ter, não tem e sequer consultou com um profissional qualificado. As vezes a pessoa vê vídeo no tiktok e acha que tem. Inclusive, muitos canais de humor sobre o assunto dá para ver que a pessoa não tem. Essa banalização ocorre por auto-diagnóstico ou péssimos profissionais, geralmente terapeutas holístico e essas coisas. Se for um bom psiquiatra, pode confiar.
Se você não é nem pesquisadora nem psiquiatra, não deve dar palpite. Se você não fez pesquisas , nem escreve artigos científico sobre, se você não tem diagnóstico, não se sinta sozinha . Esse psiquiatra também, não tem.propriedade para falar sobre. Procure a psiquiatra Ana Beatriz , muito famosa, que tem TDHA , ela.pode dar melhor explicação
@@danielircruz Você fez alguma faculdade?! Saiba que algumas delas, não são suficientes para encarar esse profissional... E Ana Beatriz?! JÁ li varios livros dela, que hoje em dia para mim não servem mais... Sabe porquê?! Porque, "eu" pesquiso, busco conhecimento... Não fico ouvindo feito gado o mesmo pessoal ... Esse psiquiatra ama a medicina e a loucura... Então, tem propriedade para falar do assunto... E eu continuo nas minhas pesquisas em todas vertentes. E "não " tenho faculdade, não preciso de uma para ter conhecimento de tudo... Um abraço fraterno ...😊❤
Meu pai me criou coom severidade. Nunca fui rebelde. Mas excesso de atenção em tudo, e hiperatividade. Meu sobrinho tbm. Não uso remédio. Mas a hiperatividade acabou por prejudicar meus quadris, e músculos, por excesso de atividade e ausência de dor. Mesmo assim era estudiosa. Mas aprendo melhor sozinha e e tenho foco em tudo ... E alguns hiperfocos.
Perfeito Dr … A consequência das criações “liberadas” e filhos que não sabem enfrentar seus medos , angústias , etc … Vamos para o próximo Transtorno Modista?
Meu filho foi diagnosticado com autismo e tod. Queriam que eu desse ritalina, disse não. "Mas então só para ele ir para a aula maezinha" NAO VOU DAR REMEDIO PARA MEU FILHO! Enfim, o que ajudou ele foi fazer esporte, menos celular e eu parar de dar palmadas nele quando fazia algo errado haha agora converso mais e tiro algo que ele gosta quando desobedece. Mas também premio (com um passeio no parque, ou o cachorrinho que ele queria) quando faz algo certo. Acho que a criança é o espelho dos pais. Pais que tocam remédio querem tirar o "problema" das próprias costas sendo que são eles que geraram o "problema".
Além do que ele (profissional da área) falou, eu ainda acrescentaria outro fato que observo diariamente em minha atuação como professor: é comum ver pessoas maquiando sua mera preguiça e procrastinação com auto-diagnósticos de TDAH. É isso mesmo! A pessoa diz que tem o transtorno e, quando questionada sobre a metodologia do diagnóstico, ela responde que tem "certeza" que possui, já que "pesquisou na internet" as características e todas batem.
Sou professor de ensino superior, e vejo isso todo dia, um bando de preguiçoso, vagabundo que não gosta de estudar, colocando desculpa no TDAH. Vá procurar uma roupa pra lavar.
exato! minha filha ia mal em matemática, nao andava entregando os trabalhos e a prof dela disse que podia ser TDHA e me mandou procurar o encaminhamento. Meu encaminhamento foi tirar o celular dela a noite e fazer ela dormir mais, pronto, resolvido, tirou notas muuuuito boas no outro semestre.
Doutor Guido me emociona c ranta sensatez Sabedoria Está em extinção pessoas plenas Realistas como Doutor Guido Deus te abençoe Doutor Guido Q Deus te proteja Hoje está uma pandemia de tdah😢 E da lhe remédio Misericórdia 😢
O problema do autismo é real e vem de fato aumentando, não acredito ser apenas uma questão de aumento nos diagnósticos. É notório, numa sala de aula, que hoje tem mais crianças com TEA do que se tinha antigamente. As razões não são claras ainda
@@BrunoRibeiro-jn3teExatamente, acontece que hoje em dia a mais informações sobre o transtorno, logo é mais fácil de diagnostica-lo, diferente de antigamente.
parabéns pela coragem em falar sobre assuntos que infelizmente pela agenda que vivemos só de começar a falar no assunto já somos criticados sem nem tentarem entender nosso posicionamento!
possuo tdah, fui bem educado, sou extremamente educado com todas as pessoas que conheço, no entanto cresci sofrendo bullying por ser estranho, nao tenho controle do meu corpo, passo a maior parte do meu tempo em casa correndo e nao consigo ter uma vida saudavel. tdah destruiu a minha vida.
Por causa de médicos com o pensamento do Dr Guido, passei a vida levando lapada em todos os setores da vida, especialmente na acadêmica. Se eu tivesse sido diagnosticada na época, teria me formado e estaria financeiramente independente hoje aos 41 anos. Hoje, graças ao Venvanse, minha vida começou a andar. Ps: na infância fui uma aluna educada, obediente e esforçada, mas sabia que havia algo errado com os meus pensamentos e a procrastinação. Nem tudo se refere à agitação da criança, mas sim, a um cérebro que não consegue focar numa tarefa e que vive perdido em si mesmo. Dr. Guido deveria se manter à psiquiatria forense.
Acho que os comentários contra a veracidade do TDHA ser uma invenção eu discordo Pois muitos dos sintomas são inerentes a nossa vontade Passei 10 anos na Universidade e garanto que não foi por preguiça
O fato de você garantir isso não significa que a doença exista. Pode ter inúmeros motivos que enquadrem no seu caso, mas como tdah é o mais global foi uma resposta. Mas a questão parece muito mais o problema que não tem uma observação mais criteriosa antes de chegar a conclusão.
É muito fácil falar quem não tem TDAH .. NÃO EXISTE É UMA INVENÇÃO DA PQP. Difícil é quem tem, sabe na pele oq é. Quem não tem só vai falar merda mesmo pq não sofre
@@guilherme-ribb pois é , posso até não saber a causa, mas minha vida mudou mudou tanto para melhor que resolvi parar a medicação , daí foi só ladeira abaixo Enquanto não sabem o que seja vou com minha medicação que ajuda muito a mim e aos que estão a minha volta
Uma coisa é um diagnóstico errado,outra é, desprezar a dor de quem tem. É porque não é em vc . Que concorda. Remédio faz mau ,a muito tempo, se precisar tem que ser usado. Respeitem a dor do outro.
Psiquiatra e psicólogo não são os mais recomendados para o diagnóstico. É necessário uma bateria de testes e exames para aí então alegar o transtorno. O profissional mais recomendado é o neuropsicólogo. Ele sim emitirá um laudo atestando a situação do paciente.
Vejo com ponderações essa fala do médico, sou TDAH e ele reduziu um diagnóstico a uma possível "rebeldia", e dizer que não existe o diagnóstico de TDAH é no mínimo ultrapassado, claro que em qualquer diagnóstico vc precisa de bons profissionais e capacitados para realmente fechar um tratamento individualizado e que vá ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa com esse tipo de transtorno.
..."Em nossa concepção, essa visão merece uma atenção especial, pois pode conduzir a um apaziguamento ilusório da angústia que não implica o sujeito em sua problemática, pois se passa a acreditar, de FORMA MÁGICA, que as terapêuticas medicamentosas eliminarão todo e qualquer tipo de sintoma ou de sofrimento psíquico, conforme destaca Gherovici (1997). No caso específico do uso indiscriminado de medicamentos na infância, com o intuito de normatização dos comportamentos e supressão dos sintomas, tem-se o agravante de que a criança pode vir a desenvolver, por meio do aprendizado, a CRENÇA MÁGICA de que a ingestão de pílulas pode eliminar qualquer tipo de mal-estar. Tal atitude não permite escolhas e opções que possibilitem à criança criar mecanismos próprios de participação pró-ativa, com implicações para a sua vida adulta, na reversão de suas angústias, problemas e dificuldades.) A construção diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma discussão crítica1(Arq. bras. psicol. v.60 n.1 Rio de Janeiro abr. 2008) pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672008000100002
Tenho em comorbidade os temidos: autismo grau 1 e TDAH. Me formei em primero lugar nas minhas turmas de medicina e cirurgia, no exterior, e falo Ingles e chines mandarim fluentemente. Nunca tomei nenhuma medicacao para as condicoes mencionadas. Detalhe: desde os meus doze anos tenho como habito ler 2 ou 3 livros por semana. Nao sou a pessoa mais organizada do mundo com os meus pertences e nem a mais extrovertida ou sociavel em uma festa ; fora isso tenho uma vida perfeitamente normal e bem sucedida em ambas as esferas: pessoal e professional. Vejo com certa desconfianca a depreciacao desses transtornos, compartilhados tambem por Einsten,Tesla, Bill Gates, Richard Branson, Ellon Musk, entre outros.
Sempre que vejo 3 pessoas conversando uma diz que foi diagnosticado a outra afirma que tem! a terceira diz que acha que ! Ou seja todo lugar que vou vejo gente falando que tem!
Essa altura já não sei mais de nada, problemas de saúde mental só aumentam com a profusão das novas tecnologias. Ciência e mercado, qual a fronteira que separa uma da outra???
Pode rasgar o diploma e retornar à faculdade pois ignora um dos conhecimentos mais básicos da neurologia: as funções mentais. É lamentável que figuras de tamanha visibilidade prestem esse deserviço. Infelizmente tudo hoje é lacração.
TDAH em grande parte das vezes é o sintoma de que você esta sendo escravizado, sendo obrigado a prestar atencao em algo que nao quer e nao te recompensa. Dê 300 mil reais pra uma crianca tirar nota 10, que ela ira se esforçar ao máximo pra tirar 10. As crianças vendo o andar da carruagem, jogador de futebol, MC e influencer, jogadores profissionais de game, etc, nao querem se sacrificar na escola.
Sou da saúde há 13 anos área da farmácia, concordo plenamente com o dr a parcela real dos diagnosticados é bem menor do que a descrita. Na família tenho um caso clássico, pai e mãe nunca gostaram d ficar em casa sempre na rua, tiveram 2 filhos, continuaram a ficar na rua , resultado deu ruim, foram para a igreja, agora qdo não estão na rua estão na igreja todos os dias, resultado= está pior, pois ao invés de reverem seus conceitos acreditam que a caçula tem TDAH e dão remédio pra ela. *obs sou evangélica e frequento a igreja desde q nasci, aqui em casa a regra é clara 7 dias tem a semana qts dias ficarei na igreja? Menos dias do q em casa salvando minha própria família, se não d q adianta ganhar o mundo inteiro 🙏🏻
A bíblia é a inspirada palavra de Deus e ele por meio dela revela um profundo conhecimento da natureza imperfeita do homem. O egoísmo,a ganância estão por trás do desejo humano por manipular e enganar. Mas a bíblia também dá esperança quanto ao fim de tudo isso.
Vendas de remedio garantida. Teu vídeo é muito necessário. Querem que as crianças sejam desligadas como TV e controlo remoto. Criança não pode ser criança. Cachorro não latir. Sociedade extremamente artificial. Já fiz revisão gramatical de livro de psicologia, que falava do aumento da venda de ritalina, etc, coisa absurda. Puro creme do lucro. Tem que ser muito antenado para não ir na onda. Maravilhoso maravilhoso este vídeo. Que exista mais informações para os pais desavisados.
Por isso que é importante estar sempre se atualizando e acompanhando a ciência. O argumento dele foi todo baseado na mudança da nomenclatura do transtorno, que realmente é um pouco ruim, já que o TDAH não interfere diretamente na atenção e sim na motivação, que por sua vez afeta a atenção. Já o argumento dele sobre o diagnóstico “mal-dado” faz total sentido, porém o restante foi só o discurso de quem quer simplificar algo muito mais complexo para provar o seu ponto.
As pessoas admiram esse médico,e não enxergam que ele ainda prática a medicina de 1970 ano que ele formou a ciência evoluiu ele não acompanhou,ele quer se meter na parte da medicação sendo que ele mesmo já disse que não sabe crinicar pois ele é forense disse que mal sabe preencher uma receita.
Na minha cidade fizeram até uma ONG pra catalogar TDAH e Autismo. A fundadora desse organização quase ganha pra vereadora? De tanto diagnóstico diagnóstico que fizeram. Quem sabe na próxima eleição ela ''trabalha" mais e consegue mais doentes 😮
Acho que ele quis dizer que TDAH é TOD uma coisa é uma coisa,TOD é outra coisa bem diferente.Meu filho está tomando medicação pra e tratamento pra TDAH e está reagindo muito bem obrigada,melhorou muito bem as notas na escola, está mais focado nas aulas,ele usa o Atentha.
@@sakurabaLP menino então todos meus irmãos tem algum problema,pois nenhum gosta de estudar,saiu todos da escola antes de formar e nenhum pensa em volta pra escola,eu por outro lado fui até o fim passando preconceito e tudo de ruim na escola.
@@FabianaRodrigues-ie5cs E quem disse que é da natureza de todo ser humano ficar estudando??? Tem muitas pessoas bem sucedidas na vida que nem ensino médio completo possuem, isso não é parâmetro pra nada! O que seria da sociedade se todo mundo só quisesse ser advogado ou dentista???? O que não é normal é a pessoa não ter vontade de fazer NADA! Nem estudar, nem trabalhar, nem de aprender, nem de servir, nem de levantar da cama! Saiba ter noção das coisas, senhora!
Eu sempre achei isso ,ainda bem que tem pessoas corajosas para contestar a lndustria ,eles querem impedir que o Pai possa educar . ainda querem viciar as crianças nas drogas.
Dr.Guido está de parabéns p falar a verdade! Atendi uma moça com a minha Mentoria q a anos sofria de ansiedade, e descobrimos q era pelo fato de não estar trabalhando c aquilo q mais amava, pois ela não tinha apoio familiar, pelo contrário, era muito criticada..Depois q enfrentou o problema e realizou seu sonho de trabalhar c o q gostava, a ansiedade sumiu,passou inclusive a dormir melhor, e ter melhores relacionamentos.. Muita coisa não é investigada e já receitam remédios, infelizmente. Também tive aula com um professor q me afirmou q jornalistas investigativos são contratados anualmente, p pesquisar e criar doenças novas para a indústria farmacêutica. É triste isso, mas é real. Essa é a força da indústria farmacêutica..Acho loucura se entupir de remédios q ajudam uma coisa e prejudicam outra, sendo q tem determinados casos poderiam se resolver se as pessoas tivessem um pouco de autoconhecimento...Isso não é regra, cada caso é um caso, mas saber o q está por trás da ansiedade pode ajudar sim...Gratidão pelas suas falas!🙏😘
Pois meu filho tem bastante conhecimento trabalha no que gosta e sofre com o transtorno ele é muito feliz mesmo com todas as dificuldade e nem por isso deixou de apresentar todos os sintomas do tdah infelizmente quem tem sabe das dificuldades e do preconceito que passa
Meu filho nunca deixou de ter insônia na vida dele mesmo fazendo o que mais ama está no melhor momento da vida dele e continua sofrendo com o transtorno
Entendi, então segundo o seu raciocínio a cura para a ansiedade é tornar a vida vida dos ansiosos perfeita dentro daquilo que eles querem, fazendo isso a ansiedade acaba. Mas e as pessoas que não estão tendo suas vidas "dos sonhos" e ainda assim não sentem ansiedade e tocam a vida normalmente? Sua argumentação é tão furada que nem percebeu que se auto refutou. Concordou que o transtorno existe, apenas trocou a medicação por "privilégios" existenciais.
@@Atipica1978Entendo. É melhor ele investigar c um especialista. Cada caso é um caso. Apenas citei o caso q vi, onde a pessoa me relatou q melhorou depois dos processos de autoconhecimento...
Interessante, contudo, não dá para generalizar "somente falso diagnóstico ou categorizar como déficit mental"... O tdah existe, mas, o diagnóstico diferencial sempre deve ser realizado com base na perspectiva de ser uma "síndrome do pensamento acelerado"... Está sendo recorrente o falso diagnóstico por parte de alguns profissionais, triste.
Pelo amor de Deus, existem psicólogos especializados em neuro psicologia que fazem testes para diagnosticar TDAH e outros transtornos. O transporte é real e impacta negativamente a vida de seus portadores. O ideal é buscar comprovação através de um teste neuropsicológico e buscar ajuda profissional. Crianças ou adultos portadores de TDAH sem diagnóstico e tratamento adequado terão grandes prejuízos em suas vidas.
Mas ele não disse que não é real,ele disse que esta banalizado. E de fato, está. Trabalho em creche e afirmo o que ele disse, a criança apresenta qualquer tipo de rebeldia e já taxam ele de alguém com Tdah ou até espectro autista. O numero de diagnóstico esta absurdo. Acho que metade das crianças da creche que trabalho tem diagnóstico de tdah. Não tem lógica isso
Tem que assistir o vídeo inteiro. Ele não diz que não existe, mas que existe em quantidade muito menor que os diagnósticos existentes. So quem convive com as doenças sabe o que realmente é. E convenhamos, a alimentação deficiente de nutrientes é o que tem aumentado tantos casos de doenças, tanto fisicas quanto mentais.
5% da população mundial tem esse transtorno. Eu tenho 62 anos descobri aos 40, tomo Ritalina há 15 anos e minha vida melhorou muito. A questão é o diagnóstico certo. A Ritalina foi criada em 1905.
PARABÉNS DR LÁ EM CASA TINHA UM CABO DE VASSOURA ESCRITO DE ESMALTE PSICÓLOGO. PERGUNTAVA AS MINHAS FILHAS QUE FALAR COM O PSICÓLOGO???😅DEU CERTO SÃO MARAVILHOSA
Gostei desse psicólogo 😅 Na minha casa tinha uma palmatória que fez tanto sucesso que meus 8 irmãos deram certo na vida e tem até médico que fez uso deste corretivo 😢
Outro exemplo é o skincare, um sabonete de marca para iniciar a limpeza custa mais se 50 reais, é um absurdo, é só comprar um sabonete neutro que custa menos é a mesma coisa.
SE NÃO EXISTE O TDAH, PORQUE QUANDO TRATADO COM MEDICAÇÃO E TERAPIA, SE VÊ UMA MELHORA MUITO SIGNIFICATIVA?? ISSO ACONTECEU COM MEU FILHO!! E SEMPRE DEI: EDUCAÇÃO, LIMITES, REGRAS E CASTIGOS!! TIRAVA: VÍDEO GAME, PIPA ( QUE ELE AMAVA!!), BRINCAR DE BOLA, ETC; FIZ DE TUDOOO... COLOQUEI NO CENTRO ESPORTIVO E ELE PASSOU POR 8 TIPOS DE ESPORTES E NÃO GOSTAVA DE NENHUM!! O QUE ELE FICOU POR MAIS TEMPO, FOI NA NATAÇÃO E FUTEBOL DE CAMPO; MAS DEPOIS, ELE NÃO QUIS IR MAIS... COM TODO RESPEITO AO DR GUIDO PALOMBA, MAS ESSE TRANSTORNO EXISTE E NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO!! A CRIANÇA NASCE COM ESSE TRANSTORNO!! O PAI DELE TEM TODOS OS SINTOMAS, NÃO É DIAGNOSTICADO, MAS SE SABE ( OS MÉDICOS PESQUISADORES), QUE TEM O FATOR GENÉTICO!!
Dr. Guido nao falou que nao existe tdah, falou que mudaram o nome de algo que ja existia pra esse novo termo, e que uma parcela infma das crianças realmente possuem esse transtorno. Então pode ser o caso do seu filho.
Minha filha é TDAH e TOD diagnotiscada. Porém é uma criança educada e comportada. Tem educação e limites impostos em casa. Realmente os remedios controlados q ela tomava a deixavam com mais crises e parei de dar.
Não sou da área mas a primeira vez que ouvi esse terno é definição eu já emendei: Isso aí é pra vender remédio, isso não é um distúrbio, a pessoa só é meio lerda, é o tal do quarta feira. É bom ver um renomado psiquiatra forense confirmando isso.
Eu fui diagnosticada com tdah e a Ritalina me ajuda. Não sou lerda. Sou efetiva em dois concursos e fiz faculdade estadual. Porém, tenho dificuldade de planejar e executar as coisas.
Ele é psiquiatra forense, a única área que ele se especializou. Segundo, você não é psiquiatra, neurocientista ou psicólogo. A ciência e descobertas científica evoluem com o passar dos anos. Quando Dalton publicou seu estudo o átomo era apenas uma esfera maciça, os estudos foram evolundo até chegarmos ao entendimento atual que se tem hoje do átomo com o modelo Modelo Atômico de Schrodinger. Existem muitos estudos públicados mundo afora que desmentem a fala desse senhor, inclusive os publicados por universidades públicas brasileiras as quais não são patrocinadas por indústrias farmacêuticas. Com relação ao TDHA, muitos psiquiatras optam por não medicarem seus pacientes, escolhendo outras formas de tratamento com abordagens muito mais abrangentes, tal como a terapia cognitiva comportamental ou orientando seus pacientes a praticarem atividades físicas e mudanças na alimentação. Esudam mostram que a prática de Pilates melhoram a qualidade de vida de pacientes com a síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção. Mas é claro que banalizaram a síndrome, mas isso não quer dizer que ela não existe ou que é coisa da indústria farmaceutica. A disfunção cerebral mínima relatada por ele, foi resultado de um estudo raso, publicado nos Estados Unidos na década de 1960 e que foi realizado com poucos pacientes à época. Fonte: .
Ele não disse que a pessoa"é meio lerda" e muito menos não disse que o transtorno não exista. Ele falou sobre a banalização do diagnóstico e aplicabilidade de remédios em pessoas diagnosticadas incorretamente. Pessoas que são diagnosticadas sem ter o transtorno e acabam tomando remédios sem necessidade. A minha filha tem 11 anos e possui TDAH e TEA grau leve diagnosticados há anos. Ela tem as dificuldades dela, mas fala em Inglês, está estudando Japonês, desenha muito bem, toca teclado e as notas dela sempre foram ótimas na escola. Então, não chame de "lerdeza" o que você não sabe, por favor. Só entende quem realmente tem uma pessoa de fato com esse transtorno na família.
Kkkkkkkkkk ntão você era apenas mal educada mesmo TDAH você não tinha. Por mais que eu apanhei bastante na minha infância eu não deixei de ser esquecida viver perdendo as coisas. E muitos muitos problema transtorno causa
Meu diagnostico de TDAH nivel 2 chegou quando tinha 34 anos, junto com TEA niv 1 (Asperger). A ritalina me ajudou muito a conseguir fazer o mínimo. Fico triste com comentarios de que isso é 'falta de porrada', pois sempre sofri agressoes violentas em casa e na escola e nem por isso fiquei curado.
Quem realmente tem o transtorno, é visível a necessidade de tratamento, pois nesses casos, não se trata de rebeldia, vai mmmuuuiiittoooo além. Mas concordo que o diagnóstico por vezes não tem sido dado da forma correta.
Fui criado com severidade por esquecer coisas e não ter disciplina. Era considerado quase um mau-caratismo, como se eu fizesse essas coisas de propósito, na sacanagem. A coisa que eu mais ouvia era : voce tem que prestar mais atenção, mas não tá nem aí pra nada porque é preguiçoso. O que eu tinha era uma enorme confusão mental, ansiedade e baixa autoestima causada por um TDAH que foi diagnosticado agora na fase adulta. Hoje em dia sou um adulto funcional, medicado, mas pago um alto preço. O estrago emocional ja esta feito.
Doutor o que o ser humano precisa é ter certos medos na vida, medo de ficar sem emprego, de perder os pais e virar um inútil, coisas desse tipo. Comigo funcionou, fui a luta e sempre fiz as melhores escolhas!
Concordo, os pais não educam os filhos deixam fazer tudo que querem, aí depois que os filhos se revoltam contra os próprios pais, porque são mimados e surtam quando escutam um "não" , querem acreditar que se trata de algum distúrbio. É falta de uns tapas que não recebeu na hora devida!!
Sou das antigas, meu filho mostrou comportamento diferente desde a barriga nasceu e já nasceu diferente nunca nunca ouvi falar em TDAH chegando na adolescência ele piorou os esquecimentos a dispersão sintomas de depressão muito inteligente (até demais) porém chamado de burro por todos passou na federal duas vezes e lapsos de esquecimentos muito branco da memória 😢 hiperfoco no que gosta notas baixas nas escolas acima da média em algumas coisas dócil feliz ama a vida e todos que estão a volta dele gosta dele paga um preço muito alto pela falta de atenção esquecimentos e a confusão mental o diagnóstico dele é TDAH e eu nunca ouvir falar disso na minha vida ele não teve super estimulação de tela na época nem celular tinha (não era acessível) começou tomar medicação somente aos 17 anos e teve melhoras mas sempre para pois não gosta de medicação Vocês querendo ou não o trastorno de déficit de atenção existe até distúrbio de aprendizagem ele teve sendo que repetido de ano e ficava sempre em recuperação parem de banalizar o transtorno quem realmente tem é que sabe e a família meu filho tem diagnóstico e laudo
Com certeza existe e é muito comum, assim como autismo. Alguns profissionais desatualizados não querem aceitar, mas existe. Já aconteceu de uma pediatra duvidar do autismo da minha filha, sendo que ela foi diagnosticada por dois neurologistas diferentes em momentos diferentes. Agora o que acredito, é que nem todos que tem o transtorno precisam ser medicados. Muitos casos tem que aprender a conviver com o transtorno sem medicação mesmo.
Independentemente da presença ou ausência de diagnóstico formal, revela-se sobremaneira oportuno salientar que, face à exacerbada competitividade que permeia o mercado de trabalho - cenário em que se observa uma profusão de indivíduos cuja qualificação se revela, por vezes, suficiente -, configura-se de inegável utilidade que o indivíduo, ao atingir a idade de dezesseis anos e demonstrando maturidade emocional compatível, considere, sob o respaldo de um uso denominado “off label”, o consumo de fármacos de natureza psicotrópica. Tal prática teria como finalidade precípua o estímulo das faculdades cognitivas e intelectivas, sendo recomendável a administração de substâncias como armodafinila, modafinila, dimesilato de lisdexanfetamina e cloridrato de metilfenidato, cujos efeitos, se administrados sob orientação médica qualificada e flexível, poderão contribuir para o aprimoramento da acuidade mental e do desempenho intelectual do indivíduo em face das exigências contemporâneas.
Dr. Eu achei que só eu notei que as crianças pioravam. Eu tive a oportunidade de ver de perto e acompanhar uma criança que estava com atraso na fala se tornar totalmente mentalmente incapacitada. Como não era meu filho e o pai da criança estava feliz com os benefícios que recebe do governo e como usa a criança para explorar todo mundo eu fiquei quieta e não falei nada, mas se é meu filho é já me meto e arranco das mãos das profissionais e desenvolvo eu mesmo o tratamento.
Calma que ele não está falando que não exista a doença.
Ele está falando na banalização .
O pessoal não sabe ouvir o que não quer... Não adianta...
Desde crianças sempre fui um tanto cética a tudo e a todos...gosto de fazer análises ,estudar ,refletir e tirar minhas próprias conclusões ,muitas vezes tão óbvias... Um dos documentários que mais me fez refletir ao final dos anos 2000 sobre nossa atual época, *A Servidão Moderna.*
@@EduardoLima-ws3rb É bom ir atras de informacao e nao simplesmente receber passivamente e acreditar pq convem. Tdah tem evidencia cientifica. Estudos de neuroimagem demonstram que a estrutura cerebral é diferente em regioes responsaveis pela atencao e controle do comportamento. O cortex pre-frontal, responsavel por funcoes executivas (planejamento, tomada de decisoes e controle de impulso), tendem a ser menores nos portadores de transtornos. Alem disso, ha alteracoes a nivel funcional nas regioes do cerebro responsavel pelas funcoes em que ha prejuizo no transtorno, e isso é confirmado por exame de imagem. Ainda, ha desequilibrio nos niveis de neutransmissores, principalmente dopamina e noradrenalina, que sao cruciais para a atencao, controle de impulsos e planejamento. Por isso eles obtem melhora com medicamentos que atuam nos niveis desses neurotransmissores. É mt importante se informar, estudar a serio e nao simplesmente acreditar em algo que te é passado em um video de minutos no youtube.
O problema é que tem gente aqui nos comentários que não assistiu a p0rr4 vídeo todo e depois escreve que isso é frescura que se cura na p0rr4d4! Se tiver um filho que realmente tenha tdah o guri vai apanhar que nem mulher de malandro, vai continuar com o problema e é bem capaz que ainda desenvolva depressão por se achar inferior aos outros!
@@tatianehs97Legal. Eu sou muito observadora tbm. Não fico mandando pra dentro tudo o que me dão
Estão entupindo as crianças de açúcar, sódio, frituras, alimentos ultra processados e telas. Só pode dar ruim.
É bem isso, alimentação ruim prejudica o desenvolvimento e raciocínio da criança, assim, a criança fica agitada com dificuldade de raciocínio e atenção.
Excelente comentário 👏🏻👏🏻
@@rickr499Existem crianças com TDAH que nem o que comer têm. Deixa de espalhar merd*a na internet.
Saúde física e saúde mental tem que caminhar juntas! E uma leva à outra. Melhor remédio é boa alimentação e hábitos saudáveis!
Vai piorar a cabeça das crianças, com a tal Ideológias de gênero nas escolas
Perfeito! Enfim um médico lucido! obrigada doutor!
A diretora cujo nome é Consuelo de um colégio chamado Fórum Cultural em Niterói/RJ, exigia que meu filho mais novo tomasse Ritalina. Eu não dei. A psicóloga e o psiquiatra que na época levei o menino não indicaram. Sendo que a tal diretora chegou a me agredir pq queria que eu levasse meu filho à uma psicóloga da “confiança” dela. Foi só uma fase de rebeldia que o menino passou. Hj em dia é um rapaz muito educado e tem uma inteligência um pouco acima da média. Tirei ele desse colégio e coloquei no PH cuja diretora Márcia e a psicóloga Rosa foram maravilhosas, competentes, bom caráter, super educadas, sem problemas. Melhor coisa que fiz. Pais, cuidado com certos diretores e certas professoras, pesquisem, procurem saber e não deem remédios que seus filhos na verdade não precisam.
Deverias ter pedido por escrito a prescrição da tal diretora e processado a fera
@@vania-pe6qf só quem pode prescrever medicação é médico. Esse caso de ia ter sido exposto ao ministério público de Niterói porquê era uma criança.
Eles querem crianças padrão. Não querem ter nenhum problema escolar. Minha filha tbm "voava" na sala de aula qdo pequena. Tinha um déficit de atenção, concordo. Me orientaram que poderia ser TDHA e era pra eu levar no médico (a professora sugeriu). Nunca levei! Hoje ela tem 20 anos e na verdade ela é só uma libriana que dá atenção só no que interessa. E detalhe: ela ama Astronomia e assiste vários vídeos sobre. (TDAH...sei!)
Pra tomar Ritalina ou qq outro remédio para Tasha precisa passar por uma bateria de testes, não que fula e beltrano fosse. Se não tem esses testes que são caros e demorados , leva tipo uns 3 meses pra fazer…sem teste não pode falar
Você é uma mãe maravilhosa. Orgulho!!!
Excelente!! Muitos pais não conseguem domar as suas feras, e depois dizem que tem tdah. Foi o melhor vídeo que já vi relacionado a esse assunto. Parabéns. Dr. Guido!!!
*Palavras do Grande Medico e Respeitado Dr. Guido Paloma Psiquiatra, quem toma Medicação Controlada de TDAH piora a Saúde do Paciente, quando a Pessoa tem disfunções Cerebral mínima ai sim ter que usar essas Bolinhas para estimular o Cortex, ou seja Nâo adianta dar essas Bolinhas para Pessoas Hiperactivas*
Ma disciplina e uma coisa, pessoas com diagnóstico e outra. Lembra que os psiquiatras tratavam os autistas antigamente com lobotomia.
Num é isso não, vc já nasce com ele.
@@danielircruzExatamente
A moda de autismo ainda está em alta tambem. Uma crianca da familia foi diagnosticada com "autismo levíssimo". Para piorar, o psiquiatra sugeriu que o "pai tambem pode ser que tenha". Detalhe: a consulta e o teste ficam em torno de quase 4 mil reais com esse profissional.
Conveniente 😂
Eu e minha filha, somos. No entanto, minha investigação foi aos 12 anos, mas eu nunca concluia. Eu não queria laudo, pois eu tinha vergonha, já que sempre escutei que eu era estranha. Vim concluir após o nascimento da minha filha. Minha filha, é moderada. Migra para o leve e quando fica sem terapia, volta para o moderado. Não percebe que há pessoas no mesmo local, se isola, não deixa que a toquem, as estereotipias voltam. No entanto, conheço uma criança que era tranquila, os pais separaram, tornou-se agitada, bate nos professores e pronto! É autista! Ou seja, estão transformando crianças autistas com crises em mal educadas e crianças mal educadas, em autistas.
Onde minha filha faz terapia, há uma mãe que luta para que "desfaçam" o laudo de autismo do filho, pois claramente, ele não é.
@@jayroslyn-escritora Trabalho na área de saúde mental e o que recebo de criança com diagnóstico errado é um absurdo. Falta de responsabilidade dos profissionais. Traz sofrimentos e gastos pros pais e crianças. Acho que 10 a 15 % no máximo dos diagnósticos são realmente validos. É preciso fazer uma campanha de "prevenção" ao falso diagnóstico.
@@d.j.3257o chumbo pode causar autismo.
O diagnóstico demora um pouco, a criança passa por vários profissionais durante um tempo, para que o médico possa ter uma visão mais precisa antes do diagnóstico. Tem as esteriótipos clássicas, há uma pesquisa do histórico da criança. A demora é mais identificar o grau, não é um diagnóstico difícil, os traços do autismo são fortes.
Assistam os vídeos do Dr. Russell Barkley sobre tdah. Depois que li o livro dele sobre o assunto, pude compreender o que acontecia com meu filho. Vi muitos comentários de pessoas que não têm a mínima idéia do que é o transtorno.
Gostaria de dizer que há muitos professores, pais, psicólogos, psiquiatras que relativizam o tdah, prejudicam as pessoas que precisam de auxilio, compreensão e tratamento adequado.
Meu filho faz acompanhamento com uma excelente psicopedagoga, uma neurologista muito competente e estuda numa escola cuja direção e coordenação cooperam para o bem estar e desenvolvimento do aluno que necessita de apoio!
Vc está correta, graças a Deus vc não caiu na lábia desse negacionista mequetréfe! 👏👏👏
A pessoa que tem esse tipo de transtorno não é alguém com disfunção cerebral mínima, e sim alguém com níveis baixos de dopamina e precisa ser acompanhada por profissionais competentes...
Uma vergonha um psiquiatra,psicólogo, neurocientista etc…
Afirmar algo assim. Eu desde pequeno sempre me senti incompreendido pelo mundo, fui muito doloroso e desgastante pra mim, até que fui procurar um neurologista quando fiz 19 anos de idade, primeiro fui “diagnósticado” com Tdah, depois de 6 meses com medicamento e acompanhamento fiz outros testes e terapia e descobrimos a Dupla- excepcionalidade TDAH/SDAH por vários fatores, comecei a formar frases com 7-8 meses de idade e ao 9-10 meses já andava, mas também abandonei o colégio por frustração aos 14,(nessa época eu estudava de tarde, trabalhava de manhã e dava aulas de inglês na parte da noite, comecei a trabalhar rebobinando motores e consertando placas eletrônicas com 8 anos e fui morar sozinho com 16, hoje aos 22 tenho minha empresa, sou casado e ainda me sinto incompreendido mas, mas somente pelos outros e não mais por mim mesmo, e creio que isso seria muito difícil de acontecer se eu não tivesse ajuda e diagnósticos precisos de um profissional bom.
E eu venho a dizer para quem se incomodou com o título, se você está desconfortável com o jeito do mundo funcionar e analisa e está procurando um jeito de se incluir, busque ajuda de um profissional, isso pode mudar a sua vida !
@@mouzademar4397níveis baixos de dopamina e noradrenalina, e com prejuízos crônicos no cortex pre frontal, dificuldades executivas etc. E isso passa geneticamente
Muito bem lembrado o dr. Russell Barkley. Ele sim é referência.
Tenho 57 anos e sempre tive problemas e quando fui diagnosticada com tdah e comecei a tomar remédio minha vida mudou pra muito melhor.
Obrigada pela generosidade da explanação doutor. Realmente lamentável esse festival de medicamentos 😢
Não sou da área, mas o que posso afirmar é que esta muito difícil encontrar um profissional sério na area da psicologia, psicoterapia, psiquiatria.
Na área da psicologia você jamais encontrará, pois a própria psicologia é um grande engodo.
Procure profissionais cuja prática é baseada em evidências (PBE). Sugiro procurar pelo InPBE e clínica BeHealth, qualidade e seriedade
@@PeX218 Engodo é o que esse velhote fala, e tonto é quem cai na lábia dele.
@PeX218. Se você teve uma experiência ruim, não extrapole para os outros. Os processos psicoterapêuticos, salvaram a minha vida e me trouxe, autoconhecimento, vindo junto a isso, a inteligência afetiva e emocional para ser um ser humano melhor para mim e para os outros.
@@PeX218 Exato.
C
Muitas crianças, alegres, levadas, como outras que não se adaptam a certas matérias escolares, são tidas com deficiência de atenção,
Ninguém tem a mesma natureza, os seres são diferentes no seu modo de agir ou pensar!
Isso não vem ao caso. TDAH é sério e precisa ser tratado.
@@wendelsantana2190 Totalmente correto o seu comentário, amigo. Esse fulano do comentário acima é igual a maioria dos que estão nos comentários deste vídeo: tudos despeitados, cada um com sua razão pessoal, parece até coisa de politicagem...
@@wendelsantana2190creio que venha ao caso sim, visto que tem tantas crianças sendo diagnosticadas com TDAH erroneamente. E muitas vezes tendo que tomar ritalina sem precisão.
Como você disse, TDAH é coisa séria e eu concordo plenamente. Por isso deve-se levar em conta todas as nuances e também a capacitação de profissionais da área. Isto, para que tanto as crianças sem TDAH quanto as com TDAH não sejam afetadas por causa de um diagnóstico mal feito.
Estou falando de criança, pois são as que muitas pessoas confundem, mas isto vale pra pessoas de várias idades. Acho que tanto a pessoa com TDAH sofre por viver sem ter noção que o tem, quanto pessoas sem TDAH sofrem por ter que tomar ritalina sem necessidade só por causa de um diagnóstico errado.
Ou seja, nessa questão, deve-se olhar os dois lados da moedas, para que o TDAH não seja visto de forma como se todos tivessem, como também não seja visto como algo banal e sem importância.
@@wendelsantana2190Concordo que não vem ao caso mas isso também é sério, o sistema escolar já é horrível para pessoas neurotípicas, imagina para neuroatípicas.
Gostei da exposição dele. Fui professora por quase 30 anos, quando um aluno não fazia as atividades e ainda demonstrava indisciplina e desrespeito aos demais, fazíamos reunião com a coordenação e os responsáveis. Não demorava muito aparecia um laudo TDAH e acabou a conversa. O aluno continuava igual e a família justificava: ele tem laudo. Muitas vezes este aluno nem o dever de casa fazia, coloca tudo na conta do TDAH.
Isso virou desculpa pra quem tem preguiça de educar
O contrário também existe. Crianças com TDAH que são negligenciadas e algumas das vezes odiadas por professores por serem desatentas e hipertivas, sendo que por dentro elas estão tentando ao máximo ser normal
@G.youtubeer Infelizmente isto também acontece , não dá para negar.
@@nina74505 sou prova viva disso... sempre fui um dos piores alunos quanto à desatenção e hiperatividade, e como consequência disso todos meus professores não iam com a minha cara (não digo odiar, afinal não sei o que se passava em seus corações). Sempre era repreendido e muitas das vezes sem nem se quer fazer parte da bagunça. Me sentia realmente burro e sabia que os outros tinham motivos para pensar o mesmo de mim. Me lembro que ao final do terceiro ano perguntei para uma das professoras que menos pegava no meu pé sobre o que ela achava da possibilidade de eu fazer medicina. Ela riu e disse "vai precisar mudar bastante". Depois de receber o diagnóstico e ser adequadamente medicalizado, estudando em casa por conta própria por 4 anos e controlando o ambiente para o meu jeito de aprender, fui aprovado em medicina na USP. Não culpo meus professores, até porque eram outros tempos. Mas isso mostra um pouco de como a interpretação dos professores sobre o comportamento de um aluno pode ser errônea. Eu sempre tive boa vontade.
@@G.youtubeeros professores não têm as mesmas obrigações dos pais! Se as crianças estão recebendo falsos diagnósticos, por pura falta de inteligência dos pais em educá-las, a culpa é dos pais! Ponto.
O tdah é muito nítido para pessoa, eu por exemplo tenho TDA sempre me achei diferente, não conseguia me concentrar nas aulas minha cabeça voava era impossível se concentrar, não consigo ler só se for um livro que eu goste muito tipo Harry potter e alguns outros que gosto porém não chega a 10, vou lendo e vou esquecendo tudo e leio o mesmo paragrafo várias vezes, tenho uma dificuldade imensa em fazer redações, dificuldade de aprendizado, só terminei a escola porque era pública e ainda o ensino médio foi com supletivo, memória péssima.
Quando entro em emprego novo tenho uma dificuldade imensa de aprendizado e dependendo do emprego não consigo ficar muito tempo , por exemplo fui trabalhar de garçom e derrubava bandeja muita dificuldade em guardar o número das mesas , fui mandado embora na 1º semana, muito distraído muitas vezes tropeço na rua.
A própria pessoa se sente diferente acho isso muito importante de se perguntar para alguém que tem tdah.
Eu pergunto pro meu filho de 7 anos ele não pensa assim como você não.ai eu fico
@@FabianaRodrigues-ie5cs Tenta perguntar pra ele se ele consegue manter o foco e se concentrar por exemplo em aulas tipo História,geralmente a dificuldade maior é sempre em decorar coisas , por exemplo eu sou muito bom em matemática pois matemática geralmente você aprende e não exige decorar coisas a não ser algumas formulas , faça perguntas sobre datas de história que ele estudou recentemente o TDAH geralmente tem dificuldades em decorar datas, pergunte pra ele sobre datas tipo aniversário do pai ou da mãe e datas importantes , Veja se as notas estão boas, pergunte se ele consegue formular uma redação com facilidade ou tem que se esforçar muito pra isso, veja se ele se interessa por livros e se ele consegue terminar de ler um livro que goste, pergunte se quando ele esta nas aulas ele pensa em outras coisas e se perde no tema da aula, verifique se ele termina o que começa, pois o TDAH as vezes se interessa por várias coisas mas sempre inicia e não termina nada.
@@Alexsilva-lj6ey muita obrigada Alex vou fazer isso tô com encaminhamento pra mais uma vez na psicóloga.to me sentindo muito mal pois meu menino em casa e totalmente diferente em casa e né outro ambiente que não envolve escola.hoje fui né uma reunião só com as professoras uma delas me humilhou tanto sabe.to tentando como mãe vê no que estou errando e tentando ajudar meu filho mais a escola só vê um monstrinho.alias a escola dele adora mandar quase todos os alunos né psiquiatra.
@@FabianaRodrigues-ie5cs é difícil mesmo , já fui humilhado também , o ideal é você procurar o médico certo para o diagnostico não um que já saia mandando remédio no menino sem ter certeza se ele precisa , tente achar um especialista em TDAH , as vezes só a terapia já ajuda.
@@Alexsilva-lj6ey obrigada vou fazer isso essa questão de remédio foi uma das professoras que falau que ele tem que tomar remédio, falou que meu menino tem a cabeça louca.
Eu tenho TDAH. Tomo ritalina e minha vida melhorou muito. Pena que só fui descobrir com 28 anos, depois de obsercar que eu tinha muita dificuldade com coisas simlles, como fazer compras. Mas já trabalhava, era formado.
Há uma balização, mas há pessoas que de fato tem
Foi exatamente o que ele falou.
Mas a crítica feita foi em ralação a banalização do diagnóstico.
Eu tbm tenho. Fui diagnosticada com quase 40 e posso afirmar que o diagnóstico e as medicações corretas salvaram minha vida.
É uma tristeza um médico com essa qualificação fazer uma simplificação dessa maneira.
@@nikkinoise1 Ele não fez simplificação nenhuma, acho que não assistimos ao mesmo vídeo, o tempo inteiro ele falou sobre a banalização de um diagnostico serio que foi induzido pela indústria farmacêutica para vender medicamentos de forma desnecessária a pessoas que não tem o problema.
@@amelinha9438Vcs estão com dificuldade de aceitar que o doutor se posicionou no sentido de que TDAH não existe. Não é uma questão de mera banalizaçao do diagnóstico. Ele se posicionou que faz parte da parcela minoritária de psiquiatras de entendem que TDAH não existe e ponto final. É difícil entender?
Concordo que existe banalização. Muitas das pessoas que afirmam ter, não tem e sequer consultou com um profissional qualificado. As vezes a pessoa vê vídeo no tiktok e acha que tem. Inclusive, muitos canais de humor sobre o assunto dá para ver que a pessoa não tem. Essa banalização ocorre por auto-diagnóstico ou péssimos profissionais, geralmente terapeutas holístico e essas coisas. Se for um bom psiquiatra, pode confiar.
Não sou psicóloga nem psiquiatra, mas já sabia disso. Graças a Deus, Ele preservou meu senso crítico.
Se você não é nem pesquisadora nem psiquiatra, não deve dar palpite. Se você não fez pesquisas , nem escreve artigos científico sobre, se você não tem diagnóstico, não se sinta sozinha . Esse psiquiatra também, não tem.propriedade para falar sobre. Procure a psiquiatra Ana Beatriz , muito famosa, que tem TDHA , ela.pode dar melhor explicação
Não acredito nisso ele está certo vc é o que pensa. Esse homem é psiquiatra famoso
O meu também...😅❤
@@danielircruz Você fez alguma faculdade?! Saiba que algumas delas, não são suficientes para encarar esse profissional... E Ana Beatriz?! JÁ li varios livros dela, que hoje em dia para mim não servem mais... Sabe porquê?! Porque, "eu" pesquiso, busco conhecimento... Não fico ouvindo feito gado o mesmo pessoal ... Esse psiquiatra ama a medicina e a loucura... Então, tem propriedade para falar do assunto... E eu continuo nas minhas pesquisas em todas vertentes. E "não " tenho faculdade, não preciso de uma para ter conhecimento de tudo... Um abraço fraterno ...😊❤
@@nadjaassis1725vc não é o que pensa, do contrário os que pensam ser árvores estariam no parque municipal fazendo fotossíntese
❤❤❤caro colega e grande psiquiatra Ainda bem que me aposentei,pq sinto vergonha de tudo isso que ocorre na medicina no mundo.
Meu pai me criou coom severidade.
Nunca fui rebelde. Mas excesso de atenção em tudo, e hiperatividade.
Meu sobrinho tbm.
Não uso remédio. Mas a hiperatividade acabou por prejudicar meus quadris, e músculos, por excesso de atividade e ausência de dor. Mesmo assim era estudiosa. Mas aprendo melhor sozinha e e tenho foco em tudo ... E alguns hiperfocos.
lamento por isso, qual sua idade hoje? isso refletiu em seu relacionamento ?
Parabéns, Dr. Guido! Tenho aprendido muito com o senhor.
Perfeito Dr … A consequência das criações “liberadas” e filhos que não sabem enfrentar seus medos , angústias , etc …
Vamos para o próximo Transtorno Modista?
Ótima pergunta. Com certeza, no futuro a industria farmaceutica vai criar remedio até para a má educação
@@cortesltdah3677, já criou é o Bipolar😂
@@zelmaramos1703 que comentário absurdo, né gente? Não vamos confundir diagnóstico errado com inexistência da doença.
A maior industria tem sido a farmaceutica!!
Meu filho foi diagnosticado com autismo e tod. Queriam que eu desse ritalina, disse não. "Mas então só para ele ir para a aula maezinha" NAO VOU DAR REMEDIO PARA MEU FILHO! Enfim, o que ajudou ele foi fazer esporte, menos celular e eu parar de dar palmadas nele quando fazia algo errado haha agora converso mais e tiro algo que ele gosta quando desobedece. Mas também premio (com um passeio no parque, ou o cachorrinho que ele queria) quando faz algo certo. Acho que a criança é o espelho dos pais. Pais que tocam remédio querem tirar o "problema" das próprias costas sendo que são eles que geraram o "problema".
Isso 👏👏👏👏
Além do que ele (profissional da área) falou, eu ainda acrescentaria outro fato que observo diariamente em minha atuação como professor: é comum ver pessoas maquiando sua mera preguiça e procrastinação com auto-diagnósticos de TDAH. É isso mesmo! A pessoa diz que tem o transtorno e, quando questionada sobre a metodologia do diagnóstico, ela responde que tem "certeza" que possui, já que "pesquisou na internet" as características e todas batem.
Sou professor de ensino superior, e vejo isso todo dia, um bando de preguiçoso, vagabundo que não gosta de estudar, colocando desculpa no TDAH.
Vá procurar uma roupa pra lavar.
O povo quer muleta. Não querem olhar para si e entender que podem resolver seus problemas.
exato! minha filha ia mal em matemática, nao andava entregando os trabalhos e a prof dela disse que podia ser TDHA e me mandou procurar o encaminhamento. Meu encaminhamento foi tirar o celular dela a noite e fazer ela dormir mais, pronto, resolvido, tirou notas muuuuito boas no outro semestre.
Como deve ser triste os seus alunos. Daqui a pouco depressão vai ser frescura e suicídio é coisa de gente fraca.
Eu discordo. Tem que saber direitinho para que a criança não passe por maus momentos😢
Doutor Guido me emociona c ranta sensatez
Sabedoria
Está em extinção pessoas plenas
Realistas
como Doutor Guido
Deus te abençoe Doutor Guido
Q Deus te proteja
Hoje está uma pandemia de tdah😢
E da lhe remédio
Misericórdia
😢
Indústria, Profissionais e Planos de Saúde: Máfia.
Doutor, fale sobre Autismo. Eu arriscaria a dizer que... né...👀
Fato
Você é autista, esqueceu? Ou o alzheimer ja te pegou?
O problema do autismo é real e vem de fato aumentando, não acredito ser apenas uma questão de aumento nos diagnósticos. É notório, numa sala de aula, que hoje tem mais crianças com TEA do que se tinha antigamente. As razões não são claras ainda
@@BrunoRibeiro-jn3teExatamente, acontece que hoje em dia a mais informações sobre o transtorno, logo é mais fácil de diagnostica-lo, diferente de antigamente.
parabéns pela coragem em falar sobre assuntos que infelizmente pela agenda que vivemos só de começar a falar no assunto já somos criticados sem nem tentarem entender nosso posicionamento!
Tenho 44 anos. Apanhei mto. Minha mae era rigida. Fui diagnosticada aos 6 anos. Ate hj me causa graves problemas
possuo tdah, fui bem educado, sou extremamente educado com todas as pessoas que conheço, no entanto cresci sofrendo bullying por ser estranho, nao tenho controle do meu corpo, passo a maior parte do meu tempo em casa correndo e nao consigo ter uma vida saudavel. tdah destruiu a minha vida.
Por que vc não faz corrida na academia ou na rua?
Por causa de médicos com o pensamento do Dr Guido, passei a vida levando lapada em todos os setores da vida, especialmente na acadêmica.
Se eu tivesse sido diagnosticada na época, teria me formado e estaria financeiramente independente hoje aos 41 anos.
Hoje, graças ao Venvanse, minha vida começou a andar.
Ps: na infância fui uma aluna educada, obediente e esforçada, mas sabia que havia algo errado com os meus pensamentos e a procrastinação. Nem tudo se refere à agitação da criança, mas sim, a um cérebro que não consegue focar numa tarefa e que vive perdido em si mesmo.
Dr. Guido deveria se manter à psiquiatria forense.
Acho que os comentários contra a veracidade do TDHA ser uma invenção eu discordo
Pois muitos dos sintomas são inerentes a nossa vontade
Passei 10 anos na Universidade e garanto que não foi por preguiça
Eu te entendo.
O fato de você garantir isso não significa que a doença exista. Pode ter inúmeros motivos que enquadrem no seu caso, mas como tdah é o mais global foi uma resposta. Mas a questão parece muito mais o problema que não tem uma observação mais criteriosa antes de chegar a conclusão.
É muito fácil falar quem não tem TDAH .. NÃO EXISTE É UMA INVENÇÃO DA PQP. Difícil é quem tem, sabe na pele oq é. Quem não tem só vai falar merda mesmo pq não sofre
@@guilherme-ribbA "doença" existe pois há estudos sobre os sintomas e toda uma base encima disso. TDH está no CID. Simples assim.
@@guilherme-ribb pois é , posso até não saber a causa, mas minha vida mudou mudou tanto para melhor que resolvi parar a medicação , daí foi só ladeira abaixo
Enquanto não sabem o que seja vou com minha medicação que ajuda muito a mim e aos que estão a minha volta
Hoje se a criança não tem TDAH é aut1sta. 🤡
Uma coisa é um diagnóstico errado,outra é, desprezar a dor de quem tem. É porque não é em vc . Que concorda. Remédio faz mau ,a muito tempo, se precisar tem que ser usado. Respeitem a dor do outro.
Sensata.
Mas esse é o ponto dele. O fundo desse diagnóstico é a dor. Se a pessoa resolver a dor, acaba com o diagnóstico.
Psiquiatra e psicólogo não são os mais recomendados para o diagnóstico. É necessário uma bateria de testes e exames para aí então alegar o transtorno. O profissional mais recomendado é o neuropsicólogo. Ele sim emitirá um laudo atestando a situação do paciente.
Vejo com ponderações essa fala do médico, sou TDAH e ele reduziu um diagnóstico a uma possível "rebeldia", e dizer que não existe o diagnóstico de TDAH é no mínimo ultrapassado, claro que em qualquer diagnóstico vc precisa de bons profissionais e capacitados para realmente fechar um tratamento individualizado e que vá ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa com esse tipo de transtorno.
..."Em nossa concepção, essa visão merece uma atenção especial, pois pode conduzir a um apaziguamento ilusório da angústia que não implica o sujeito em sua problemática, pois se passa a acreditar, de FORMA MÁGICA, que as terapêuticas medicamentosas eliminarão todo e qualquer tipo de sintoma ou de sofrimento psíquico, conforme destaca Gherovici (1997).
No caso específico do uso indiscriminado de medicamentos na infância, com o intuito de normatização dos comportamentos e supressão dos sintomas, tem-se o agravante de que a criança pode vir a desenvolver, por meio do aprendizado, a CRENÇA MÁGICA de que a ingestão de pílulas pode eliminar qualquer tipo de mal-estar. Tal atitude não permite escolhas e opções que possibilitem à criança criar mecanismos próprios de participação pró-ativa, com implicações para a sua vida adulta, na reversão de suas angústias, problemas e dificuldades.)
A construção diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma discussão crítica1(Arq. bras. psicol. v.60 n.1 Rio de Janeiro abr. 2008)
pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672008000100002
Tenho em comorbidade os temidos: autismo grau 1 e TDAH. Me formei em primero lugar nas minhas turmas de medicina e cirurgia, no exterior, e falo Ingles e chines mandarim fluentemente. Nunca tomei nenhuma medicacao para as condicoes mencionadas. Detalhe: desde os meus doze anos tenho como habito ler 2 ou 3 livros por semana.
Nao sou a pessoa mais organizada do mundo com os meus pertences e nem a mais extrovertida ou sociavel em uma festa ; fora isso tenho uma vida perfeitamente normal e bem sucedida em ambas as esferas: pessoal e professional.
Vejo com certa desconfianca a depreciacao desses transtornos, compartilhados tambem por Einsten,Tesla, Bill Gates, Richard Branson, Ellon Musk, entre outros.
Sempre que vejo 3 pessoas conversando uma diz que foi diagnosticado a outra afirma que tem! a terceira diz que acha que ! Ou seja todo lugar que vou vejo gente falando que tem!
O problema é justamente esse, achar que tem algo baseado em um único sintoma.
Essa altura já não sei mais de nada, problemas de saúde mental só aumentam com a profusão das novas tecnologias. Ciência e mercado, qual a fronteira que separa uma da outra???
Pode rasgar o diploma e retornar à faculdade pois ignora um dos conhecimentos mais básicos da neurologia: as funções mentais. É lamentável que figuras de tamanha visibilidade prestem esse deserviço. Infelizmente tudo hoje é lacração.
Iguinorante essa pessoa,só quem tem sabe.Admirava muito depois dessa.😢
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Oi....PARABÉNS PELAS PALAVRAS E SENSATEZ!!!
" CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E TUA CASA" BÍBLIA
Como diz o filósofo e professor Luiz Felipe Pondé: a mente é a última fronteira do capitalismo.
TDAH em grande parte das vezes é o sintoma de que você esta sendo escravizado, sendo obrigado a prestar atencao em algo que nao quer e nao te recompensa.
Dê 300 mil reais pra uma crianca tirar nota 10, que ela ira se esforçar ao máximo pra tirar 10. As crianças vendo o andar da carruagem, jogador de futebol, MC e influencer, jogadores profissionais de game, etc, nao querem se sacrificar na escola.
Remédio remédio mais remédio mafia mesmo!!! Você tem mais um seguidor!! Parabéns
Meu filho tem, e após iniciar medicamento melhorou 100%
Sou da saúde há 13 anos área da farmácia, concordo plenamente com o dr a parcela real dos diagnosticados é bem menor do que a descrita. Na família tenho um caso clássico, pai e mãe nunca gostaram d ficar em casa sempre na rua, tiveram 2 filhos, continuaram a ficar na rua , resultado deu ruim, foram para a igreja, agora qdo não estão na rua estão na igreja todos os dias, resultado= está pior, pois ao invés de reverem seus conceitos acreditam que a caçula tem TDAH e dão remédio pra ela.
*obs sou evangélica e frequento a igreja desde q nasci, aqui em casa a regra é clara 7 dias tem a semana qts dias ficarei na igreja?
Menos dias do q em casa salvando minha própria família, se não d q adianta ganhar o mundo inteiro 🙏🏻
Era melhor ter virado católica
@@PeX218 Ela era católica e não parava em casa. A questão não é a religião, e sim a pessoa se esconder atrás da religião
Hoje tudo é tdah eu sempre achei uma estupidez enorme achar que tudo é doença ainda mais quando se trata do comportamento
A dra. Ana Beatriz psiquiatra diz ela tem tdha e ela disse que existe isso e até escreveu um livro sobre isso..
Parabéns o senhor está certíssimo.
A moda agora é dizer que a criança é hiperativa ou autista. Reparem...
SENSACIONAL !!!!!!
Sistema podre no mandar, sociedade néscia no obedecer. A bíblia sempre esteve certa!
A bíblia é a inspirada palavra de Deus e ele por meio dela revela um profundo conhecimento da natureza imperfeita do homem.
O egoísmo,a ganância estão por trás do desejo humano por manipular e enganar.
Mas a bíblia também dá esperança quanto ao fim de tudo isso.
Vendas de remedio garantida. Teu vídeo é muito necessário. Querem que as crianças sejam desligadas como TV e controlo remoto. Criança não pode ser criança. Cachorro não latir. Sociedade extremamente artificial. Já fiz revisão gramatical de livro de psicologia, que falava do aumento da venda de ritalina, etc, coisa absurda. Puro creme do lucro. Tem que ser muito antenado para não ir na onda. Maravilhoso maravilhoso este vídeo. Que exista mais informações para os pais desavisados.
Parabéns ao Dr Palomba. Um excelente psiquiatra.
Qual o número do CRP?
Por isso que é importante estar sempre se atualizando e acompanhando a ciência. O argumento dele foi todo baseado na mudança da nomenclatura do transtorno, que realmente é um pouco ruim, já que o TDAH não interfere diretamente na atenção e sim na motivação, que por sua vez afeta a atenção.
Já o argumento dele sobre o diagnóstico “mal-dado” faz total sentido, porém o restante foi só o discurso de quem quer simplificar algo muito mais complexo para provar o seu ponto.
As pessoas admiram esse médico,e não enxergam que ele ainda prática a medicina de 1970 ano que ele formou a ciência evoluiu ele não acompanhou,ele quer se meter na parte da medicação sendo que ele mesmo já disse que não sabe crinicar pois ele é forense disse que mal sabe preencher uma receita.
@@elizabetedasilvia2328idiota útil de Big Farma
Você está montado na razão.
Na minha cidade fizeram até uma ONG pra catalogar TDAH e Autismo. A fundadora desse organização quase ganha pra vereadora? De tanto diagnóstico diagnóstico que fizeram. Quem sabe na próxima eleição ela ''trabalha" mais e consegue mais doentes 😮
Excelente vídeo. Bateu de frente com a onda. Obrigado pela coragem e explicação!
Bateu de frente com a verdade, como todo negacionista... 🤦♂️
Acho que ele quis dizer que TDAH é TOD uma coisa é uma coisa,TOD é outra coisa bem diferente.Meu filho está tomando medicação pra e tratamento pra TDAH e está reagindo muito bem obrigada,melhorou muito bem as notas na escola, está mais focado nas aulas,ele usa o Atentha.
Sempre falo isso, mas como não médico, sou taxado como ignorante.
Ou agente está em negação que os filhos tem alguma coisa.meu filho não gosta de estudar a professora já fala que o meu filho tem TDAH
É pq vc realmente é um ignorante, vc tem razão nisso.
@@FabianaRodrigues-ie5cs Claro que isso é NEGAÇÃO!! Ou vc acha que a pessoa escolher não ser normal, só pra fazer graça??
@@sakurabaLP menino então todos meus irmãos tem algum problema,pois nenhum gosta de estudar,saiu todos da escola antes de formar e nenhum pensa em volta pra escola,eu por outro lado fui até o fim passando preconceito e tudo de ruim na escola.
@@FabianaRodrigues-ie5cs E quem disse que é da natureza de todo ser humano ficar estudando??? Tem muitas pessoas bem sucedidas na vida que nem ensino médio completo possuem, isso não é parâmetro pra nada! O que seria da sociedade se todo mundo só quisesse ser advogado ou dentista???? O que não é normal é a pessoa não ter vontade de fazer NADA! Nem estudar, nem trabalhar, nem de aprender, nem de servir, nem de levantar da cama! Saiba ter noção das coisas, senhora!
De repente todo mundo tem TDAH.
Fato! Kkkk
Sim , coincidentemente depois que o celular e as redes sociais surgiram rs.
E autismo
E o tod
Isso se chama EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA, seu mequetréfe.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤Dr. GUIDO PALOMBA ....HOMEM Q ADMIRO....SHOW EM PSQUIATRIA .🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Eu sempre achei isso ,ainda bem que tem pessoas corajosas para contestar a lndustria ,eles querem impedir que o Pai possa educar . ainda querem viciar as crianças nas drogas.
Dr.Guido está de parabéns p falar a verdade! Atendi uma moça com a minha Mentoria q a anos sofria de ansiedade, e descobrimos q era pelo fato de não estar trabalhando c aquilo q mais amava, pois ela não tinha apoio familiar, pelo contrário, era muito criticada..Depois q enfrentou o problema e realizou seu sonho de trabalhar c o q gostava, a ansiedade sumiu,passou inclusive a dormir melhor, e ter melhores relacionamentos.. Muita coisa não é investigada e já receitam remédios, infelizmente. Também tive aula com um professor q me afirmou q jornalistas investigativos são contratados anualmente, p pesquisar e criar doenças novas para a indústria farmacêutica. É triste isso, mas é real. Essa é a força da indústria farmacêutica..Acho loucura se entupir de remédios q ajudam uma coisa e prejudicam outra, sendo q tem determinados casos poderiam se resolver se as pessoas tivessem um pouco de autoconhecimento...Isso não é regra, cada caso é um caso, mas saber o q está por trás da ansiedade pode ajudar sim...Gratidão pelas suas falas!🙏😘
Pois meu filho tem bastante conhecimento trabalha no que gosta e sofre com o transtorno ele é muito feliz mesmo com todas as dificuldade e nem por isso deixou de apresentar todos os sintomas do tdah infelizmente quem tem sabe das dificuldades e do preconceito que passa
Meu filho nunca deixou de ter insônia na vida dele mesmo fazendo o que mais ama está no melhor momento da vida dele e continua sofrendo com o transtorno
Entendi, então segundo o seu raciocínio a cura para a ansiedade é tornar a vida vida dos ansiosos perfeita dentro daquilo que eles querem, fazendo isso a ansiedade acaba.
Mas e as pessoas que não estão tendo suas vidas "dos sonhos" e ainda assim não sentem ansiedade e tocam a vida normalmente?
Sua argumentação é tão furada que nem percebeu que se auto refutou. Concordou que o transtorno existe, apenas trocou a medicação por "privilégios" existenciais.
@@Atipica1978Entendo. É melhor ele investigar c um especialista. Cada caso é um caso. Apenas citei o caso q vi, onde a pessoa me relatou q melhorou depois dos processos de autoconhecimento...
@@rosyantunes2871Cada caso é um caso, exatamente.
A indústria farmacêutica sempre visando o lucro. Os médicos não são diferentes. Enquanto puderem segurar os pacientes eles seguram.
Excepcional video!! 👏👏👏
Interessante, contudo, não dá para generalizar "somente falso diagnóstico ou categorizar como déficit mental"... O tdah existe, mas, o diagnóstico diferencial sempre deve ser realizado com base na perspectiva de ser uma "síndrome do pensamento acelerado"...
Está sendo recorrente o falso diagnóstico por parte de alguns profissionais, triste.
Pelo amor de Deus, existem psicólogos especializados em neuro psicologia que fazem testes para diagnosticar TDAH e outros transtornos. O transporte é real e impacta negativamente a vida de seus portadores. O ideal é buscar comprovação através de um teste neuropsicológico e buscar ajuda profissional. Crianças ou adultos portadores de TDAH sem diagnóstico e tratamento adequado terão grandes prejuízos em suas vidas.
Quero dizer, o transtorno é real.
Putz , sabe mais que o DR GUIDO PALOMBO, abri um canal , para vc então, uma clínica psicológica sabichona kkk
Mas ele não disse que não é real,ele disse que esta banalizado. E de fato, está. Trabalho em creche e afirmo o que ele disse, a criança apresenta qualquer tipo de rebeldia e já taxam ele de alguém com Tdah ou até espectro autista. O numero de diagnóstico esta absurdo. Acho que metade das crianças da creche que trabalho tem diagnóstico de tdah. Não tem lógica isso
A maioria dos TDAH que trabalhei, enquanto professor, não tinham nada. Só preguiça e falta de educação. Um ou outro realmente tem...
Vc realmente viu o vídeo?
Tem que assistir o vídeo inteiro. Ele não diz que não existe, mas que existe em quantidade muito menor que os diagnósticos existentes. So quem convive com as doenças sabe o que realmente é. E convenhamos, a alimentação deficiente de nutrientes é o que tem aumentado tantos casos de doenças, tanto fisicas quanto mentais.
5% da população mundial tem esse transtorno. Eu tenho 62 anos descobri aos 40, tomo Ritalina há 15 anos e minha vida melhorou muito. A questão é o diagnóstico certo. A Ritalina foi criada em 1905.
Eu sou leigo, mas tem.essa impressão do Dr. Guido. Hoje todo tipo de canalhice ou desleixo é diagnosticado como alguma doença mental
Verdade eu concordo totalmente
Tdah n é simplesmente desatenção, quem realmente tem sofre mt com instabilidade emocional, depressão autoestima baixa, explosão de fúria varias coisas
PARABÉNS DR LÁ EM CASA TINHA UM CABO DE VASSOURA ESCRITO DE ESMALTE PSICÓLOGO. PERGUNTAVA AS MINHAS FILHAS QUE FALAR COM O PSICÓLOGO???😅DEU CERTO SÃO MARAVILHOSA
😅😅😅😅
Gostei desse psicólogo 😅 Na minha casa tinha uma palmatória que fez tanto sucesso que meus 8 irmãos deram certo na vida e tem até médico que fez uso deste corretivo 😢
Outro exemplo é o skincare, um sabonete de marca para iniciar a limpeza custa mais se 50 reais, é um absurdo, é só comprar um sabonete neutro que custa menos é a mesma coisa.
SE NÃO EXISTE O TDAH, PORQUE QUANDO TRATADO COM MEDICAÇÃO E TERAPIA, SE VÊ UMA MELHORA MUITO SIGNIFICATIVA?? ISSO ACONTECEU COM MEU FILHO!! E SEMPRE DEI: EDUCAÇÃO, LIMITES, REGRAS E CASTIGOS!! TIRAVA: VÍDEO GAME, PIPA ( QUE ELE AMAVA!!), BRINCAR DE BOLA, ETC; FIZ DE TUDOOO... COLOQUEI NO CENTRO ESPORTIVO E ELE PASSOU POR 8 TIPOS DE ESPORTES E NÃO GOSTAVA DE NENHUM!! O QUE ELE FICOU POR MAIS TEMPO, FOI NA NATAÇÃO E FUTEBOL DE CAMPO; MAS DEPOIS, ELE NÃO QUIS IR MAIS...
COM TODO RESPEITO AO DR GUIDO PALOMBA, MAS ESSE TRANSTORNO EXISTE E NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO!! A CRIANÇA NASCE COM ESSE TRANSTORNO!! O PAI DELE TEM TODOS OS SINTOMAS, NÃO É DIAGNOSTICADO, MAS SE SABE ( OS MÉDICOS PESQUISADORES), QUE TEM O FATOR GENÉTICO!!
Claro que o TDAH existe. É comprovado cientificamente.
Absurdo o que ele fala
Dr. Guido nao falou que nao existe tdah, falou que mudaram o nome de algo que ja existia pra esse novo termo, e que uma parcela infma das crianças realmente possuem esse transtorno. Então pode ser o caso do seu filho.
O Dr tá falando do nome de fantasia que estão dando pra o distúrbio mental. Correto a apreciação do psiquiatra ❤
Gênio sensato! Meu respeito à esse profissional responsável.👏👏👏🙏🏼
Minha filha é TDAH e TOD diagnotiscada. Porém é uma criança educada e comportada. Tem educação e limites impostos em casa. Realmente os remedios controlados q ela tomava a deixavam com mais crises e parei de dar.
Hoje não existe mais criança mal educado e rebelde, a moda é TDAH.
E autismo tbm.
Concordo .
É o mesmo caso dos diagnósticos de autismo .
TDAH também tem a ver com falta de atenção, não só hiperatividade.
Não sou da área mas a primeira vez que ouvi esse terno é definição eu já emendei: Isso aí é pra vender remédio, isso não é um distúrbio, a pessoa só é meio lerda, é o tal do quarta feira. É bom ver um renomado psiquiatra forense confirmando isso.
Eu fui diagnosticada com tdah e a Ritalina me ajuda. Não sou lerda. Sou efetiva em dois concursos e fiz faculdade estadual. Porém, tenho dificuldade de planejar e executar as coisas.
Ele é psiquiatra forense, a única área que ele se especializou. Segundo, você não é psiquiatra, neurocientista ou psicólogo. A ciência e descobertas científica evoluem com o passar dos anos. Quando Dalton publicou seu estudo o átomo era apenas uma esfera maciça, os estudos foram evolundo até chegarmos ao entendimento atual que se tem hoje do átomo com o modelo Modelo Atômico de Schrodinger. Existem muitos estudos públicados mundo afora que desmentem a fala desse senhor, inclusive os publicados por universidades públicas brasileiras as quais não são patrocinadas por indústrias farmacêuticas. Com relação ao TDHA, muitos psiquiatras optam por não medicarem seus pacientes, escolhendo outras formas de tratamento com abordagens muito mais abrangentes, tal como a terapia cognitiva comportamental ou orientando seus pacientes a praticarem atividades físicas e mudanças na alimentação. Esudam mostram que a prática de Pilates melhoram a qualidade de vida de pacientes com a síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção. Mas é claro que banalizaram a síndrome, mas isso não quer dizer que ela não existe ou que é coisa da indústria farmaceutica. A disfunção cerebral mínima relatada por ele, foi resultado de um estudo raso, publicado nos Estados Unidos na década de 1960 e que foi realizado com poucos pacientes à época. Fonte: .
Ele não disse que a pessoa"é meio lerda" e muito menos não disse que o transtorno não exista. Ele falou sobre a banalização do diagnóstico e aplicabilidade de remédios em pessoas diagnosticadas incorretamente. Pessoas que são diagnosticadas sem ter o transtorno e acabam tomando remédios sem necessidade.
A minha filha tem 11 anos e possui TDAH e TEA grau leve diagnosticados há anos. Ela tem as dificuldades dela, mas fala em Inglês, está estudando Japonês, desenha muito bem, toca teclado e as notas dela sempre foram ótimas na escola. Então, não chame de "lerdeza" o que você não sabe, por favor.
Só entende quem realmente tem uma pessoa de fato com esse transtorno na família.
Minha gente eu já desconfiava disso ... aí brigada dr. GUIDO 🎉
Eu concordo plenamente. Minha mãe curou meu TDAH com uma cinta e com disciplina.
Pare de dizer besteira, TDAH não tem cura, até porque não é doença, e muito menos na base da porrada.
Kkkk e funcionava viu
Kkkkkkkkkk ntão você era apenas mal educada mesmo TDAH você não tinha. Por mais que eu apanhei bastante na minha infância eu não deixei de ser esquecida viver perdendo as coisas. E muitos muitos problema transtorno causa
@@matheusbp21falou o Enzo do cabelo com mechas azuis
E ganhou bipolaridade 😅😅😅😅no
Mas quem tem tdah desde antes da indústria inventar?
virou moda essa doenca
Meu diagnostico de TDAH nivel 2 chegou quando tinha 34 anos, junto com TEA niv 1 (Asperger). A ritalina me ajudou muito a conseguir fazer o mínimo. Fico triste com comentarios de que isso é 'falta de porrada', pois sempre sofri agressoes violentas em casa e na escola e nem por isso fiquei curado.
Vídeo sensacional!!!
Quem realmente tem o transtorno, é visível a necessidade de tratamento, pois nesses casos, não se trata de rebeldia, vai mmmuuuiiittoooo além. Mas concordo que o diagnóstico por vezes não tem sido dado da forma correta.
Fui criado com severidade por esquecer coisas e não ter disciplina. Era considerado quase um mau-caratismo, como se eu fizesse essas coisas de propósito, na sacanagem.
A coisa que eu mais ouvia era : voce tem que prestar mais atenção, mas não tá nem aí pra nada porque é preguiçoso.
O que eu tinha era uma enorme confusão mental, ansiedade e baixa autoestima causada por um TDAH que foi diagnosticado agora na fase adulta.
Hoje em dia sou um adulto funcional, medicado, mas pago um alto preço. O estrago emocional ja esta feito.
Doutor o que o ser humano precisa é ter certos medos na vida, medo de ficar sem emprego, de perder os pais e virar um inútil, coisas desse tipo. Comigo funcionou, fui a luta e sempre fiz as melhores escolhas!
Sensacional. Muito bom professor.
Parabéns Dr.tdos os pais tinham q ver esse vídeo 👏👏👏👏
Concordo, os pais não educam os filhos deixam fazer tudo que querem, aí depois que os filhos se revoltam contra os próprios pais, porque são mimados e surtam quando escutam um "não" , querem acreditar que se trata de algum distúrbio. É falta de uns tapas que não recebeu na hora devida!!
Estou de pleno acordo, crianças cheias de votades que Nunca ouviram um não, quando Chega a hora que VC por alguma Motivo nega algo, a coisa muda!
Não é só isso. Tem pais abusadores tbm né.
Pais abusadores que precisam de tratamento pra não tornar seus filhos "doentes"
Eu o admiro. Um abraço Dr. Guido.
Sou das antigas, meu filho mostrou comportamento diferente desde a barriga nasceu e já nasceu diferente nunca nunca ouvi falar em TDAH chegando na adolescência ele piorou os esquecimentos a dispersão sintomas de depressão muito inteligente (até demais) porém chamado de burro por todos passou na federal duas vezes e lapsos de esquecimentos muito branco da memória 😢 hiperfoco no que gosta notas baixas nas escolas acima da média em algumas coisas dócil feliz ama a vida e todos que estão a volta dele gosta dele paga um preço muito alto pela falta de atenção esquecimentos e a confusão mental o diagnóstico dele é TDAH e eu nunca ouvir falar disso na minha vida ele não teve super estimulação de tela na época nem celular tinha (não era acessível) começou tomar medicação somente aos 17 anos e teve melhoras mas sempre para pois não gosta de medicação Vocês querendo ou não o trastorno de déficit de atenção existe até distúrbio de aprendizagem ele teve sendo que repetido de ano e ficava sempre em recuperação parem de banalizar o transtorno quem realmente tem é que sabe e a família meu filho tem diagnóstico e laudo
Com certeza existe e é muito comum, assim como autismo. Alguns profissionais desatualizados não querem aceitar, mas existe. Já aconteceu de uma pediatra duvidar do autismo da minha filha, sendo que ela foi diagnosticada por dois neurologistas diferentes em momentos diferentes. Agora o que acredito, é que nem todos que tem o transtorno precisam ser medicados. Muitos casos tem que aprender a conviver com o transtorno sem medicação mesmo.
Temos tratamento pra isso, tanto pra distinguir de forma honesta, quanto pra corrigir de forma correta a parte neurológica.
Excelente!
Muitos modismos a cada década.
Como o Dr. explicou, o percentual é mínimo.
Independentemente da presença ou ausência de diagnóstico formal, revela-se sobremaneira oportuno salientar que, face à exacerbada competitividade que permeia o mercado de trabalho - cenário em que se observa uma profusão de indivíduos cuja qualificação se revela, por vezes, suficiente -, configura-se de inegável utilidade que o indivíduo, ao atingir a idade de dezesseis anos e demonstrando maturidade emocional compatível, considere, sob o respaldo de um uso denominado “off label”, o consumo de fármacos de natureza psicotrópica.
Tal prática teria como finalidade precípua o estímulo das faculdades cognitivas e intelectivas, sendo recomendável a administração de substâncias como armodafinila, modafinila, dimesilato de lisdexanfetamina e cloridrato de metilfenidato, cujos efeitos, se administrados sob orientação médica qualificada e flexível, poderão contribuir para o aprimoramento da acuidade mental e do desempenho intelectual do indivíduo em face das exigências contemporâneas.
Esse sim tem credibilidade, agora imagina esses medicos ai tacando remedios.
Dr. Eu achei que só eu notei que as crianças pioravam. Eu tive a oportunidade de ver de perto e acompanhar uma criança que estava com atraso na fala se tornar totalmente mentalmente incapacitada. Como não era meu filho e o pai da criança estava feliz com os benefícios que recebe do governo e como usa a criança para explorar todo mundo eu fiquei quieta e não falei nada, mas se é meu filho é já me meto e arranco das mãos das profissionais e desenvolvo eu mesmo o tratamento.