AUDIOBOOK - O HOMEM NA MULTIDÃO - de Edgar Allan Poe
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ม.ค. 2025
- Depois de recuperar de uma doença não identificada, o narrador, não identificado, senta-se à janela num café não identificado de Londres. Fica fascinado com a multidão que passa lá fora e reflete sobre o quão isoladas estas pessoas pensam que estão, apesar “da própria densidade de gente ao redor”. O narrador vai passando o tempo a categorizar os diferentes tipos de pessoas que passam e, ao cair da noite, concentra-se num "velho decrépito, com cerca de sessenta e cinco ou setenta anos de idade", cujo rosto apresenta uma idiossincrasia peculiar, e cujo corpo "era de baixa estatura, muito magro e aparentemente muito fraco", vestindo roupas sujas e esfarrapadas de uma "bela textura". O narrador sai apressadamente do café para seguir o homem, sem ser visto. O velho conduz o narrador por bazares e lojas, onde não compra nada, passando por um bairro pobre da cidade, e regressando depois ao "coração da poderosa Londres". A perseguição dura toda a noite e até ao nascer do dia seguinte. Por fim, exausto, o narrador aproxima-se do homem, para se colocar de frente para ele, mas mesmo assim o velho não repara nele. O narrador conclui que o homem tem "o tipo e o talento para o crime profundo" devido à sua inescrutabilidade e incapacidade de deixar as multidões de Londres.
Produzido, editado, narrado e interpretado por Carlos Eduardo Valente
Se você quiser apoiar esse projeto, acesse:
apoia.se/carlo...
No TH-cam, você se inscrever no canal:
/ carloseduardovalente
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @carloseduardovalente
Valeu!
😮meu Deus o modo como ele escreve as coisas cotidiana,, é explorando 👏👏👏
@user-xl6jp6qc6m, é realmente impressionante o detalhismo dele nessas coisas que, normalmente, sequer prestamos a devida atenção. é explorando e, acima de tudo, observando. que bom que gostaste. grande e forte abraço.
@@CarlosEduardoValente 💕🌸 muita obrigada pelo carinho
Amo suas leituras ❤🎉
@elleestcarioca, fico muito contente em saber disso. muito obrigado. um grande abraço.
Graças a vc estou conseguindo aproveitar muita coisa de Poe, que adoro!
Que legal 😊
Amo Poe sou nova no canal mas gostei muito
@Ines Oliveira, eu também gosto muito dos contos dele. Muita coisa ainda precisa ser explorada, mas já tem vários dele aqui. Que bom que vc está gostando e curtindo, igualmente, o canal. Muito obrigado de todo o coração.
Sensacional
Adoro ler Edgar Allan Poe 😊
A@RAFAEL LUIZ S. S., que bom que tu gostas. Poe é sempre Poe. Obrigado pelo comentário. Grande e forte abraço.
Show
@Icaro Langaro, muito obrigado de todo o coração. que bom que vc curtiu. grande abraço.
Obrigado
@discipulodeescritor8464, eu que agradeço. grande abraço pra vc.
O fim desse conto, diferente de alguns contos do Poe, não é impactante, mas é sem dúvidas surpreendente
@Ryanm Sena, sem dúvida alguma. Eu acho ele interessante porque o narrador não deixa de ser semelhante ao personagem a quem ele persegue ou acompanha esperando conhecer mais sobre o mesmo. Li em uma espécie de crítica que, ambos, não deixam de ser os "flaneurs" (ou os ditos flanadores, não sei qual seria a tradução correta em português), daquelas pessoas que necessitam estar e se misturar entre as outras. É uma necessidade. Tem um certo que voierístico igualmente. No meu entender, um não deixa de ser o outro. Ou o que o narrador pode vir a ser dentro de alguns anos. Ao descrever o personagem como um velho de 65 anos (para época, claro), fiquei pensando em mim com quase 67 anos. Risos. Um grande abraço e obrigado por teu comentário.
pra quem lê este conto como degustaçao pela leitura nao sabe observar o real sentido,que o cara só queria nao se sentir solitário.nem todos conseguem perceber esta extraordinaria mensagem,nao dizendo que é o seu caso,mas esta é uma perola do poe,achei até que fosse um apocrifo,mas tantas gente chancelando,entao acredito realmente que seja dele,mas é inegavel que se trata de uma grande obra,mostra um pouco do quanto intelectual o poe era...
Finalmente achei um anjo que deixou eu ter acesso a este livro, tem vários que não encontrei em pdf, mas encontrei esse canal abençoado, muito obrigada.
@samarasilva4258, quando me falaram do conto fui procurar e realmente foimuito difícil de encontrá-lo. para dizer a verdade nem lembro onde o encontrei. accredito que foi em algum blog ou algo assim. que bom que vc encontrou a narração dele aqui, eu que agradeço do fundo do coração, Samara. que bom que vc gostou e deixou seu comentário. um grande abraço.
Muito bom, parabéns!
@Camila Morais, muito obrigado. Um grande abraço.
Parabéns
@Allan Dennis Designer, muito obrigado. Um grande abraçao pra vc. Obrigado pelo teu comentário.
Sensacional
@Marco Farah, muito obrigado. Que bom que vc gostou. Um forte abraço.
@@CarlosEduardoValente eu que agradeço, gostei e me inscrevi 😃
@@marcofarah4853 , que bom saber disso. Nem sabes como é importante para mim. Um grande abraço pra ti.
Esse conto , retrata como era Poe como ele se sentia mal com seu vicio no alcoo , a pobreza ,seus demônios e seu conflitos por esta naquela situação mesmo com todo seu relento, porem ele se sentia deslocado na sociedade que não percebia o seu valor.
NARRE O anjo do Bizarro. Uma história extravagante
@Paulo Fernandes, muito obrigado por teu comentário e esclarecimentos à respeito deste conto. Quando ao O Anjo do Bizarro é dele igualmente? Um grande abraço pra você.
@Paulo Fernandes, infelizmente não encontro o conto ou o livro em pdf.
@@CarlosEduardoValente infelizmente ate hj não tem o pdf desse conto. só tem ele em livros e stes livro só tem para comprar .queria muito que alguém narrasse
@@paulofernades8356 pois eu vi que tem no volume 2 da Dark Side. Eu tenho vários pocketbooks do Poe, mas em nenhum deles tem esse conto. Fui até procurar. Descobri que no volume 2 lançado pela Dark Side tem. Quando puder comprar, comprarei os dois volumes.
espero que consiga fazer a compra.assim vc narra. kkkkkkkk, tá chegando a Black Friday.
@terradegigantes6732 , muito obrigado. grande abraço.
Seu carisma é de outro mundo, obrigado por esse excelente trabalho (Walker)
@Carla Diniz, Walker, meu caro, obrigado por estar comigo na live, teres te manifestado, falado e ti, to teu irmão, esposa e filhos. É sempre bom a gente fazer novos amigos, mesmo que seja através deste meio. Super abraço pra ti. Espero que tenha curtido esse Homem na Multidão.
Ótimo canal !!!!
@Wagner Cosmo, muito obrigado. Um fort abraço pra ti.
Parabéns, Carlão. Frequentemente eu ouço seu conteúdo e ele é de muita qualidade e sinceridade.
Um abraço!
@Ser Humanas, muito obrigado pelo teu comentário. Sinto realmente falta quando eles não acontecem. É sempre muito bom saber que tem pessoas como tu que me acompanham com o conteúdo que produzo. Fico realmente muito contente. Um super abraço.
Nossa, 15 minutos só descrevendo o ambiente ao seu redor e só então começa a acontecer alguma coisa.
@Alex Andrade, esse é um conto bem diferente dos outros do Edgar. Mas mesmo assim segue sua característica. Ele, em alguns outros, descreve minuciosamente o cenário para dar todo o clima necessário ao conto. Obrigado por teu comentário. Um grande abraço.
vc tem que entender colega que esta é uma das caractrística dos contos,ser descritivo...mas é um exelente conto,uma dica que eu acharia interessante para vc era, degustar aleitura como arte,a ideia,a criatividade,genialidade e coisas deste tipo,nao a narrativa em si,pois tem escritores que presam por algo bem detalhado,mais artístico,com detalhe tecnicos,sei que cada um tem seu gosto mas,este conto é fantastico,tem a caracteristica de ser realista,por que existem muitos homens da multidao por aí....frios,sozinhos e solitários....
desculpe sem doaçôes
@fabio moretti, não tem porque pedir desculpas. aliás, não entendi o por quê deste pedido. grande abraço.
O homem era um assassino, é isso?
@Jaber Souza, não creio que assim fosse, mas não deixa de ser uma interrpretação sobre. Interessante teu comentário. Muito obrigado.