OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | Guilherme Vanoni Polanczyk

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • Você certamente já ouviu falar ou conhece pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Hoje, o psiquiatra e professor Guilherme Polanczyk explica o que são os transtornos do neurodesenvolvimento.
    Você sabia que a Casa do Saber oferece diversos cursos? Confira em casadosaber.com.br
    Inscreva-se no canal - smarturl.it/Cas...
    Vídeos novos terças e quintas às 10h.
    Para contratar um dos professores da Casa do Saber como palestrante, envie um e-mail para eventos@casadosaber.com.br

ความคิดเห็น • 72

  • @Rosebb100
    @Rosebb100 5 ปีที่แล้ว +35

    Uma explanação tranquila e acessível: é disso que boa parte da população precisa! Obrigada, pois vou compartilhar com mães e colegas!

  • @muniradanielle1936
    @muniradanielle1936 4 ปีที่แล้ว +7

    Meu afilhado tem 3 anos e 4 meses e foi diagnosticado com TDAH. A primeira educadora dele era psicopedagoga e desde o berçário ele tinha um comportamento bem diferente dos outros coleguinhas, o que piorou muito depois que ele começou a andar. Aos 2 anos e meio iniciou sua 1°medicação, hoje está na 3° pois foi a que adaptou melhor, faz terapia com fonoaudióloga e psicóloga, ambas na APAE. Minha família foi muito julgada pela decisão de medicar uma criança tão pequena, mas só nós sabemos o quanto ele sofria, chorava até dormir, muito nervoso, batia bastante e há pouco tempo faltou medicação (foi avaliado por outro neuropediatra), crises e choro o dia todo, muito grito, compulsão alimentar, roeu todas as unhas, das mãos e dos pés, se machucou muito pela quantidade de quedas que sofreu, mas ainda sim estamos firmes, tudo para que ele possa viver bem, principalmente na futura vida escolar, ele ainda está no maternal II e todos os dias é um desafio, a secretaria de educação não nos concedeu um profissional apoio e falta bastante empatia por parte de muitos profissionais. Sou professora, sei que não é fácil, mas todas as crianças precisam de nós, principalmente aquelas que tem algum tipo de transtorno e que muitas vezes são taxadas de teimosas, mal educadas e desobedientes. Elas só precisam do nosso apoio.

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 2 ปีที่แล้ว

      Que sorte ele teve de ter uma mãe assim

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 2 ปีที่แล้ว

      Que sorte ele teve de ter uma mãe assim

  • @deborabraz943
    @deborabraz943 5 ปีที่แล้ว +4

    Sou mãe de um adolescente autista com transtorno bipolar e ele é muito independente, inteligente e autodidata. O que o atrapalha é o processamento sensorial e a interação social.

  • @JenniferASGomes
    @JenniferASGomes 5 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhoso! É ótimo ter esse tipo de conhecimento à disposição, e é interessante o quanto tudo tem uma explicação específica e uma razão que muitas vezes não buscamos compreender. TDAH por exemplo, é um transtorno que associamos e resumimos basicamente a crianças muito agitadas, mas por trás disso existem outras razões e porquês, por isso é muito gratificante para mim compreender o cérebro humano e assim, conhecer profundamente as pessoas.

  • @isabellasperandio8859
    @isabellasperandio8859 5 ปีที่แล้ว +1

    Palavras certas, expressadas de uma forna suave e compreensiva, Sensacional.

  • @isabebel3867
    @isabebel3867 5 ปีที่แล้ว +5

    pfv, façam outro video com esses temas separados! Grata.

  • @renanzach
    @renanzach 5 ปีที่แล้ว +15

    Pessoal, o Áudio dos vídeos está baixo em vários deles.
    Conteúdo impecável, como sempre!

    • @batateirabep
      @batateirabep 5 ปีที่แล้ว

      Eu achei a mesma coisa. Pensei que o volume estava baixo ou eu estava surdo.

    • @kassianogomes
      @kassianogomes 5 ปีที่แล้ว +2

      O áudio está normal!
      Vcs q são surdos.....kkkk

    • @larissaborlenghipavan5220
      @larissaborlenghipavan5220 5 ปีที่แล้ว +1

      @@kassianogomes tambem achei o audio bom kkk

  • @luizcarl0sandrade483
    @luizcarl0sandrade483 5 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom! Adoro vídeo sobre estes assuntos neurológicos e comportamentais

  • @claracl6792
    @claracl6792 5 ปีที่แล้ว

    Que vídeo maravilhoso! Muito esclarecedor!
    Gostaria que o canal abordasse mais sobre o transtorno do espectro autista. Seria legal ir mais a fundo, como: possíveis causas para as crianças nascerem assim, principais características, como identificar o grau leve, médio e o severo.
    Tenho um filho de 5 anos que está em processo de avaliação, já tem acompanhamento com a psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, e agora vai passar pela neuropediatra para chegar a uma conclusão. As vezes parece que ele tem e as vezes parece que não. Gostaria muito que vocês aprofundassem mais nesse tema. Amo o canal de vocês. O melhor!!

  • @yin_xing
    @yin_xing 5 ปีที่แล้ว +13

    Cara, tenho tdah mas tratei na fonoaudiologa começando aos 6 anos até meus 14, com um programa chamado PEI -programa de desenvolvimento instrumental. Nada de remedios ou outras coisas. So aos 14 que descobri que geralmente tda ou tdah tratava-se com ritalina e que os pais nunca aceitam por completo a situação dos filhos.

    • @Rosebb100
      @Rosebb100 5 ปีที่แล้ว +4

      Sim, há certa dificuldade dos pais mas nem sempre por conta da não aceitação da situação do filho, mais pela falta de assistência à esses pais, principalmente do poder público! Ah, a ritalina traz alguns efeitos indesejados e se a criança não tem o aporte de psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista...é difícil demais!

    • @yin_xing
      @yin_xing 5 ปีที่แล้ว

      @@Rosebb100 nao é necessario utilizar ritalina nenhuma! Tem isso tambem

    • @Rosebb100
      @Rosebb100 5 ปีที่แล้ว

      @@yin_xing Eu não fiz Medicina, não posso afirmar isso. Sei apenas que as pessoas mais carentes, não têm como recusar talvez a única opção para elas, de verem seus entes queridos com alguma "melhora!"

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว

      @@yin_xing
      Em alguns casos é.

    • @ritaairesanderaos4965
      @ritaairesanderaos4965 5 ปีที่แล้ว +4

      também tenho, hj tomo Venvance que foi um alívio para mim. Na minha infância ninguém falava em Déficit de Atenção, fui tratada por um período por uma fono como dislexica, e apanhei muito de minha mãe que tentava me "corrigir". Sim é possível viver sem remédios, sobrevivi por 50 anos. Mas vcs não tem a ideia da alegria e alívio que tive depois da medicação. Se o diagnóstico for correto qual o motivo de impedir a pessoa de ter uma vida melhor??? é o mesmo que impedir um deficiente visual de usar óculos. Quem tem Déficit de Atenção sabe o fardo que é fazer atividades banais para qq outra pessoa, é como correr com 10 k de peso nas costas. A ciência está aí para ajudar as pessoas.

  • @andreiatrindade4495
    @andreiatrindade4495 3 ปีที่แล้ว +1

    Meu filho nasceu prematuro teve sepse, meningite e pneumonia na UTI neonatal. Ficou com uma mancha no pra frontal, que ao ter alta tinha regredido bastante, mas não sei como evoluiu. Hoje tem 4a muito inteligente, alegre, comunicativo. Mas com baixíssima tolerância a frustração, se irrita com facilidade, não para quieto, quando muito contrariado as vezes joga objetos, fica extremamente raivoso. Sei que tem transtorno, mas ainda não consegui nenhum tratamento. Estudo bastante o assunto inclusive neurociência e PNL. Tenho bastante habilidade em lidar com ele. Mas preciso de ajuda.😔

  • @sampaiofilho2525
    @sampaiofilho2525 5 ปีที่แล้ว

    *Gostei da explicação, caso possa falar, no próximo vídeo, apenas com pouquinho mais de força nas palavras, como se fosse um ser humano e não como um zumbi* , ajudaria muito. Mas as informações são ótimas.

  • @analuisamunchen3003
    @analuisamunchen3003 ปีที่แล้ว

    muito claras as explicações

  • @angelasilva.1955
    @angelasilva.1955 5 ปีที่แล้ว +1

    Será que é possível aprofundar mais esses assuntos? Talvez com abordagens específicas. E incluir o que se recomenda pra tratamento/acompanhamento. Só se falava em ritalina. Tem outros recursos medicamentosos ou não, não é mesmo?

  • @alexandresoares8050
    @alexandresoares8050 5 ปีที่แล้ว

    Excelente explanação.

  • @alinenardoni
    @alinenardoni 5 ปีที่แล้ว

    Excelente!!! Compartilhado!

  • @isabellasperandio8859
    @isabellasperandio8859 5 ปีที่แล้ว

    Poderiam fazer um vídeo sobre o "Transtorno afetivo bipolar".
    Desde já agradeço!

  • @GiovanaRabeloM
    @GiovanaRabeloM 5 ปีที่แล้ว +3

    Ótimo assunto! Só por curiosidade: o Guilherme por acaso é do canal Antídoto? A voz é muito parecida com o narrador dos vídeos de lá!

    • @gabrielsousa7264
      @gabrielsousa7264 ปีที่แล้ว

      Sei que já se passaram 3 anos desse comentário, mas creio que não... O narrador do canal Antídoto é professor de escola

    • @GiovanaRabeloM
      @GiovanaRabeloM ปีที่แล้ว +1

      @@gabrielsousa7264 hahaha passou tempo demais! Nuh! E realmente não são a mesma pessoa!

  • @rosemarysantana8758
    @rosemarysantana8758 5 ปีที่แล้ว

    Nossa, muito bom.

  • @jaderoliveira6872
    @jaderoliveira6872 5 ปีที่แล้ว +4

    Tenho esse TDAH é um martirio, principalmente na idade adulta, vc se sente um ET, não se encaixa em nada, as pessoas te veem co.o um fracassado, uma vida de ciclos incompletos, vc começa tudo e não termina nada, tenho 43 anos o que me conforta é saber que um dia, cedo ou tarde vou morrer.

    • @bergerrenato2
      @bergerrenato2 3 ปีที่แล้ว

      Busque tratamento. Vc não pode se resumir a essa ideia superficial. Também tenho ciclos incompletos de tudo e, estou hoje muito melhor, principalmente com a ajuda da PNL para recuperar meu foco naquilo que eu não consegui terminar e que já perdi o tesão/aptidão.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl 2 ปีที่แล้ว

      Como é ter isso?

  • @antoniojr.lophez9623
    @antoniojr.lophez9623 5 ปีที่แล้ว +2

    EU NÃO CONSIGO FOCAR NOS VÍDEOS DELE. NÃO
    ME PRENDEM. :(

  • @angelanardelli
    @angelanardelli 5 ปีที่แล้ว +5

    Por favor, é verdade que uma pessoa TEA pode ser AH/SD (Altas Habilidades/Superdotaçåo?)

    • @lucinharios7102
      @lucinharios7102 5 ปีที่แล้ว +2

      Sim...com certeza! Você encontrará diversos casos na literatura do tema.

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว +3

      Pode ser.
      Ou não.
      É mais provável que não.

    • @Jumconst
      @Jumconst 5 ปีที่แล้ว

      É sim! Meu namorado, por exemplo!

    • @MarcosSilva-bb2mj
      @MarcosSilva-bb2mj 5 ปีที่แล้ว +3

      Na maioria dos casos as pessoas no espectro do autismo possuem uma inteligência abaixo da média. Mas muitos se destacam pois dominam profundamente algum assunto específico.

  • @alinenardoni
    @alinenardoni 5 ปีที่แล้ว

    Vocês tem algum video sobre Transtorno de Borderline???

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว +2

      O "Minutos psíquicos" tem

    • @alinenardoni
      @alinenardoni 5 ปีที่แล้ว +1

      Vou procurar! Obrigada!

  • @gvibanhez1
    @gvibanhez1 5 ปีที่แล้ว +3

    Não gostei de terem misturado os dois temas...ficou meio superficial

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว +3

      Quer profundidade, vai estudar um livro chamado "Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo".
      Tem 390 páginas.

    • @gvibanhez1
      @gvibanhez1 5 ปีที่แล้ว

      Tenho profundidade sobre o tema, obrigado. Só gostaria que fosse melhor exposto para os leigos pararem com as asneiras/preconceitos mesmo.

    • @roberlitesmontes705
      @roberlitesmontes705 5 ปีที่แล้ว

      Gustavo Vitorino De Daniel?

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว

      @@gvibanhez1
      Pra leigos tá de bom tamanho.

    • @rodrigocardoso9612
      @rodrigocardoso9612 5 หลายเดือนก่อน

      ​@@Zetaixon saberia dizer se o transtorno de desenvolvimento da coordenação trata com medicamentos ? Gostaria de saber é irei fazer avaliação neuropsicologica e será que só irei usar medicações se o tdc estiver acoplado a algum distúrbio de aprendizagem intenso?

  • @angelanardelli
    @angelanardelli 5 ปีที่แล้ว

    Por favor, é verdade que uma pessoa TEA pode ser AH/SD (Altas Habilidades/Superdotaçåo?)

    • @Zetaixon
      @Zetaixon 5 ปีที่แล้ว +2

      Alguns sim.
      Outros não.
      É mais comum que haja atraso.