Pra nós é bom ter acesso a esses tipo de informação só temo a segurança da Rita (Guilherme), não desejo ver ele sendo perseguido, estamos em tempos sombrios
Obrigada. Estou lendo as obras que você indica em seus vídeos. Pra mim, é um despertar de uma vida rasa. Agradeço pelo empenho na disseminação do conhecimento libertador.
Estudei Brecht na faculdade e mal lembrava dele....talvez pq na época isso parecia tão distante da realidade que deixei passar como se fosse nada. Valeu por ter trazido esses trechos tão escancarados e reais pra gente.
@@mrnoone8852 Marx não foi o unico que deu cara a tapa na publicação de ideias sobre socialismo ou problemas do capitalismo. Marx é dono do chamado Socialismo científico. Marx não é "laranja". Socialismo e Comunismo são coisas diferentes e não são nada igual ao fascismo. Não, não é hipocrisia. Fascismo se escreve FaSCismo e não Facismo. Você é gay, mas não é livre. Você vive em uma sociedade capitalista, com alguns direitos literalmente ligados a sua capacidade de aceitar sua submissão. Não que isso seja absolutamente ruim. Ninguém está falando com maracutaia da maçonaria. E Fascismo não vai se combater somente com diálogo. E aliás, marxismo e Marx são duas coisas diferentes. Resumir socialismo a somente Marx é pobreza de conhecimento. Resumir Comunismo a Stalinismo é pobreza de conhecimento também. Resumir socialismo a vanguardismo e sectarismo é adorar o que Stalin fazia com os anarquistas, sinceramente. Achar que quem defende socialismo ou comunismo não é crítico do marxismo e vertentes é se fazer de cego mesmo ou muita maldade em não ir ler ou assistir vídeos ou livros sobre tais.
@@mrnoone8852 Analfabetismo político é um exemplo de cegueira. Falta de leitura é outra forma de cegueira. Falar de extremismo sem saber o que é algo extremista é outro exemplo. Falar de destruir sem saber o que causa destruição é mais outro. No geral, falta de leitura mesmo. E de novo. Fascismo não vai se combater somente com diálogo.
@@mrnoone8852 Analfabetismo histórico não é conceito existente. Aliás, se estás falando de alguém que não entendo de história, estás muito enganado, pois para entender de política, é necessário ater-se aos fatos históricos. Ainda por cima, apresentaste uma obra claramente anti-comunista (que é intencional de sua parte), que não analisa o número de mortes causados pelos regimes de direita. Falando nisso, se estás fazendo referência aos pontos falhos das experiencias socialistas, nomeadamente na União Soviética, China, vietnã, etc, se queres te por a criticar eles sem te ater a eventos específicos, então eu posso fazer o mesmo com qualquer regime capitalista. Nenhum socialista defende que a experiência soviética ou chinesa (pelo menos na era maoísta) foi perfeita, e se algum fez isso, é leso que só é socialista porque quer se incluir em algum trem. Ser socialista não é bater palma pra Stalin e Trotsky mandando meter bala em anarquista. E o comunismo por si só também não é só uma coisa, sequer entendes de comunismo. Ou até mesmo de socialismo. Mais um pouco e começo a pensar que pensas que capitalismo é um só, há vários capitalismos. Se números importam, regimes de direita terminam matando muito mais que regimes de esquerda (e sim estou falando de mais que os 64 milhões da China maoísta). Aliás, os regimes de direita adoram fazer isso fora de seu país. E se quiser, joga ad hominem, ad hominem serve de argumento se for contextualizado. Mas dizer que não entendo de história é muita pretenciosidade. Não estou negando as barbaridades do holodomor, ou das purgas, nem da revolução cultural na china, nem dos erros cometidos no início do regime cubano (que aliás, o próprio fidel castro fez questão de admitir que errou, tem entrevista dele falando isso no youtube). Mas querer dizer que os regimes socialistas foram bárbaros e se fazer de cego para os regimes de direita é loucura. É que nem dizer que a revolução russa fez a rússia regredir em comparação a rússia czarista. Pra entenderes mais sobre anticomunismo (que é um tópico único por si só que nada fala de comunismo), terias de ler um livro chamado Killing Hope do William Blum. E esse livro que recomendaste tem problemas temáticos. Se quiseres, te sugiro a leitura de outro livro que é um pouco parecido com o seu: O livro negro do capitalismo.
Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam a vida toda e estes são imprescindíveis. Bertold Brecht
Nesse dia em que amanheci triste e desesperançada (vai passar, eu sei...) Rita e Brecht trazem alento e esperança. Parabéns, Rita! E obrigada por estar por aqui!😘😘
Eu sou um antifascista alemão fazendo intercâmbio aqui no Brasil e só quis dizer muito, muito obrigado por esse vídeo maravilhoso ligando ao Brecht, grande escritor da língua alemã! Foi muito legal ver você falar sobre a pergunta do bem-estar social também. Temos uma discussão bem parecida nesses dias na Europa e tem uma pesquisa anual interessante que se chama a Pesquisa de Leipzig sobre o Autoritarismo. Nessa pesquisa, eles mostram que o "welfare state", os programas sócias, reduz o autoritarismo duma sociedade, mas só quando ele é universal, quer dizer que tudo mundo participe no mesmo sistema de segurança social por que as pessoas percebem que uma sociedade solitária é possível. Eu sei que essas teses são difícil a projetar ao caso brasileiro, mas eu acho que a ideia que, como comunistas, especialmente num país semiperiphério, deveríamos expandir continuamente os direitos sócias para defender esse imagen duma sociedade civil, duma pública solidária, contra o capitalismo que exploita os trabalhadores e o fascismo que ataque nossa humanidade e capacidade de ser solidário.
5 ปีที่แล้ว +5
Como é bom ouvir gente inteligente falar, amo aprender acho que fiquei mais depressiva ao perceber o emburrecimento quase geral de uma nação. Famílias amigos brigando por isso que está aí hoje em dia. Te amo Rita.
Gente vc me deixa tão esperançosa, pois sabemos o quanto esses tempos são difíceis e vc nos alenta cm conhecimento e uma elegância sem precedentes!❤️ merecia 10000000000000 de likes
Rita Diva divando como sempre! Posso dar uma dica pequenininha aos assinantes? Procurem o Texto de Bertold Brecht SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS! Leiam! É incrível!
Próximo sábado apresento aqui na minha cidade uma adaptação da obra dele, Terror e Miséria no Terceiro Reich. Mudou a vida e o pensamento crítico de todo o elenco. Bertolt foi um gigante.
Eu amo assistir o teu canal. Comecei quando estava pesquisando sobre "O Capital" de Marx, onde estava estudando na matéria de Geografia econômica no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. A discussão é muito em cima do capitalismo e da luta pela quebra desse modelo que se configura nossa sociedade. É incrível que entrei no curso de Geografia numa federal, justamente nos 4 anos do governo (ridículo) que estamos vivendo, e a luta pelo conhecimento é uma das forças que me impulsiona cada dia mais. Parabéns! E acompanho sempre seu trabalho. Admiro a forma que encontrou para lutar por uma causa. Levar conhecimento, força e emponderamento a muitos! Bjinhos tchauuuu
Amo Bertold Brecht! O último livro que li foi " conversa de refugiados" . Incrível como um livro que chegou a público em 1961 é tão atual. Fala exatamente como os nazistas usaram o argumento da luta contra corrupção para disseminar sua desumanidade. Obrigada, Rita, pelo vídeo! 😍
Engraçado que passei o dia ouvindo de trabalhadores que os trabalhadores do transporte público, que estavam em greve hoje, mereciam apanhar porque tá cheio de gente desempregada e eles tinham é que agradecer por ter um emprego. Se isso não é dividir a classe e fazê-los se aglutinar por condições melhores não sei o que é.
Muito obrigada 😍 que palavras fundamentais... Quanto saber... Foi renovador, passei por um momento onde todo meu saber ( que não é muito)foi subjugado e eu me senti a menor das criaturas, pensei pq 9 anos dedicados a pesquisa não valem mais que um ano de mercado de trabalho com carteira assinada, pq me esforçar tanto para fazer ciência com excelência com pouco recurso me deixa de legado " você é qualificada teoricamente" ... Eu passo mais de 15 horas estudando a quase 10 anos e ainda sou considerada uma teórica?.... Que tempos... Tudo vai passar e eu verei esse episódio como mais um degrau onde irei aprender e construir um saber sobre ele
Rita, o texto do Brecht: "um homem é um homem", assim como tantos outros é de tão necessidade de leitura nos dias de hoje... Aliás, os artistas de teatro deveriam se empenhar de, nesse momento do Brasil, levar brecht aos palcos...
Rita Você Arrasou como Sempre! Fico Namorando suas mãos. por causa desta maneira Perfeita de Falar, estou pensando em estudar Artes Cênicas. No entanto deste tchauzinho do Senhor Diretor! que foi isso!!! Que Delícia!!!
"Quando os governos não querem ver exposto o seu papel na produção da miséria, fala- se muito em destino." Que explicação claríssima para a ascensão do guru astrólogo!!!!!
Amo a forma como você fala, se expressando por todos os poros. Seu olhar é transparente, te desnunda completamente. Você está, a cada dia, mais deslumbrante! Gratidão!
Preciso dizer que estou apaixonada por Dona Ritinha. Me dá vontade de ler mais. Estudar mais. Como eu aprendo assistindo. Outro ponto importante é que tem me ajudado muito a refletir sobre mim. Sobre minha depressão, dependência emocional (agora falando de outros vídeos) Obrigada Guilherme, Ritinha e a toda equipe.
Rita, você me emocionou. Atrelar frases do Brecht, diante da barbárie que sofremos, foi um gesto inteligente, sagaz e fascinante. Obrigado pela inspiração! Continue sendo essa guerreira finíssima, lépida e fagueira!
Conheci Brecht com Vida de Galileu, apaixonei. Conheci Eco com Nome da Rosa e também adorei. De lá pra cá já se foram 30 anos, mais ou menos. São autores/pensadores absurdamente necessários nos tempos atuais. Obrigada, Rita!
Olha, eu nunca curti tantos vídeos em um canal de TH-cam... É vídeo de utilidade pública atrás de vídeo de utilidade pública! Esse canal merece ser exaltado, compartilhado, estudado, debatido... Vocês são maravilhosos! 💜
eu assisto tanto aos vídeos do TD que desenvolvi um jeitinho parecido com o da dona Rita na hora de apresentar alguma coisa. amo bater as unhas pra falar: "é importante que a gente entenda que..."
Rita, em tempos de facismo, obscurantismo, negacionismo eis que eu descubro este canal e não consigo mais fazer nada, só lhe ouvir o dia todo !!! Minha saúde mental está melhorando, porque antes, eu ficava ligada nas notícias do Brasil, terminava angustiada, com insônia, de tantas noticias deprimentes e sem fim, sem chegar ao fundo do poço...MAS TENHO FÉ, "NADA DURA PARA SEMPRE", Chico Xavier ja falava. Quanto a mim, sigo afirmando:"O mal por sí só se destrói", não sei quem falou isso, mas eu repito, e repito e repito.... Gratidão Rita!
Um dia vídeos mais maravilhoso que já vi! Chamar às coisas pelos nomes é importantíssimo. Precisamos entender e saber com o que estamos entrando em contato.
Rita von Hunty a persona que veio para revolucionar através de sua fala eloquente. Está ativando de forma surpreendente as mentes sedentas de comentário inteligentes, baseados em fatos históricos e reais. É um prazer ouvir esta Drag abrindo caminhos novos e surpreendendo nosso dia a dia que está tão repleto de ódio e ignorância. Gratidão por existir Rita von Hunty. Continue nos alimentando com teu conhecimento e alegria.
P mim, educação e cultura é instigar o sujeito a pensar. Obrigada Rita. Todo vídeo seu, sinto que o conhecimento beira o infinito e que há MT p se aprender. Vc eh um espetáculo. Obrigada!
E vai ter gente relativizando o capitalismo desenfreado e selvagem chamando de comunista quem propõe apenas a diminuição da desigualdade social. A meritocracia também é uma semente venenosa na luta contra o fascismo. Parabéns pelo vídeo!
@@mrnoone8852, tão fácil ser rico quando se exporta as crises para cá, a periferia do capitalismo. Tão fácil ser exemplo quando se exporta toneladas de lixo para países pobres ou quando em vez de poluir e desmatar seu próprio país, fazem isso na Amazônia. Muito fácil ser rico quando se coloca suas empresas em países pobres que pagam subsalários e não têm direitos trabalhistas. Todos os países que você citou e suas sociais democracias são pura ilusão.
@@mrnoone8852, não, não esteve. Não existe nem existiu socialismo ou comunismo no mundo. Ditaduras totalitários não podem ser consideradas como experiências das duas vertentes.
@@mrnoone8852, não adianta colocar o nome "comunista" como a China faz e não ser de fato, o mesmo vale para Cuba e Coreia do Norte, comunismo não tem Estado e todos aí apresentam um que além de existir é extramente autoritário e/ou totalitário. Então o que você disse não se aplica.
@@mrnoone8852, eu já li, você é que parece que não! Comunismo não tem Estado, logo não existe experiência comunista no mundo. E, reitero, as sociais democracias que você citou só são democráticas e sociais para seus povos, já pro povo da África que recebe as toneladas de lixo exportados não é, e menos ainda para a amazônia que eles destroem com a mineração. É super fácil ser um país ótimo e social democrata às custas do sofrimento de outro povo. Ademais, capitalismo é sistema econômico, comunismo não, nem sequer tem dinheiro no comunismo.
Parabéns; Rita! Que bom ouvir você falando sobre Bertolt Brecht. Eu sempre considerei o grande poeta, dramaturgo e diretor teatral alemão, Bertolt Brecht, o meu companheiro de viagem.
Rita. Estou grávida de 7 meses, e sinto uma alegria bonita de te ouvir e saber que minha filha, Sara, vai ter você como uma das referências para a vida. Estou nessa vibração de reconhecer as referencias que me trouxeram até aqui (e gosto de onde estou), e você entrou para esse precioso tesouro que carrego em mim desde a primeira vez que te ouvi. Quando coloco seus vídeos, Sara que é super cheia de movimentos aqui na barriga até acalma para aprendermos juntas
Incrível!!! É simplesmente incrível a sua forma de falar e de nos fazer pensar, refletir sobre os tempos históricos e nossa política atual! Eu te agradeço por ser tão fantástica é tão inteligente!!! Mil beijos!!!!
ambiguidade caracteriza o falso......sensacional....em extase com tanta verdade. compartilhando rapidinho. Parabens Rita como sempre maravilhosa, gratidão
que vídeo excelente! Obrigado pelas aulas, tem sido mto esclarecedor e didático, não sou estudioso dos temas, nem entendido do assunto e sinto quanta clareza e lucidez há nos seus videos. Ajuda bastante a gente que não tem as ferramentas teóricas todas pra formular o que tem nos afligido! Arrazou bee!
EU PRECISO Q VC ENTENDA Q ESPEREI O DIA TODO POR ESSE MOMENTO
Estou nesse mesmo clube! hihi
Tb tava anciosa 😃
Vim babando por esse temperinho. Ela me drag de reflexões e pensamentos. Como é bom ter uma prof ao alcance...
Nossa, acho que me viciei!! 😍
❤🌍
"Eu n sou comunista"
Rita: a
"Ok, talvez eu seja comunista"
Eu.....
eu assim
Até que enfim alguém fez um paralelo do Brecht e nosso momento! Tão atual, infelizmente...
Oh céus! Não sei se fico assustada ou feliz por ter essas informações de graça e de fácil acesso.
kkkk vdd rindo de desespero ou será de alegria ...
Muito bom que é de graça 💕💕💕
Pra nós é bom ter acesso a esses tipo de informação só temo a segurança da Rita (Guilherme), não desejo ver ele sendo perseguido, estamos em tempos sombrios
Eu fico babando, hipnotizada. É tanto saber, inteligência, oratória, charme...
Ela é tudooooo!
Como é salutar escutar gente inteligente falar😍😍obrigado Rita
Enche a alma...
Estou extasiada... Cara é muita clareza em uma pessoas só 💕💕
Obrigada. Estou lendo as obras que você indica em seus vídeos. Pra mim, é um despertar de uma vida rasa. Agradeço pelo empenho na disseminação do conhecimento libertador.
Perfeita!
Rita, fui ao Museu da Resistência na Luz em São Paulo e uma monitora leu Intertexto de Brecht. Atual para o nosso país
Até sua voz acalma! Você é maravilhosa!
Estudei Brecht na faculdade e mal lembrava dele....talvez pq na época isso parecia tão distante da realidade que deixei passar como se fosse nada. Valeu por ter trazido esses trechos tão escancarados e reais pra gente.
Cheguei dando martelada de Nietzsche no like
Kkkkkkkkkkk
Ótima referência!
😂😂😂😂😂
Fascismo não se discute: se destrói.
@@mrnoone8852 amigo, independente da merda que é o socialismo/comunismo, temos que bater de frente com o atual inimigo, o neoliberalismo/facismo.
@@mrnoone8852 Marx não foi o unico que deu cara a tapa na publicação de ideias sobre socialismo ou problemas do capitalismo.
Marx é dono do chamado Socialismo científico.
Marx não é "laranja".
Socialismo e Comunismo são coisas diferentes e não são nada igual ao fascismo.
Não, não é hipocrisia.
Fascismo se escreve FaSCismo e não Facismo.
Você é gay, mas não é livre. Você vive em uma sociedade capitalista, com alguns direitos literalmente ligados a sua capacidade de aceitar sua submissão. Não que isso seja absolutamente ruim.
Ninguém está falando com maracutaia da maçonaria.
E Fascismo não vai se combater somente com diálogo.
E aliás, marxismo e Marx são duas coisas diferentes.
Resumir socialismo a somente Marx é pobreza de conhecimento.
Resumir Comunismo a Stalinismo é pobreza de conhecimento também.
Resumir socialismo a vanguardismo e sectarismo é adorar o que Stalin fazia com os anarquistas, sinceramente.
Achar que quem defende socialismo ou comunismo não é crítico do marxismo e vertentes é se fazer de cego mesmo ou muita maldade em não ir ler ou assistir vídeos ou livros sobre tais.
@@mrnoone8852 Analfabetismo político é um exemplo de cegueira.
Falta de leitura é outra forma de cegueira.
Falar de extremismo sem saber o que é algo extremista é outro exemplo.
Falar de destruir sem saber o que causa destruição é mais outro.
No geral, falta de leitura mesmo.
E de novo. Fascismo não vai se combater somente com diálogo.
@@mrnoone8852 E mais outra, eu te sugiro uma leitura introdutória ao socialismo: ABC of socialism.
@@mrnoone8852 Analfabetismo histórico não é conceito existente. Aliás, se estás falando de alguém que não entendo de história, estás muito enganado, pois para entender de política, é necessário ater-se aos fatos históricos. Ainda por cima, apresentaste uma obra claramente anti-comunista (que é intencional de sua parte), que não analisa o número de mortes causados pelos regimes de direita.
Falando nisso, se estás fazendo referência aos pontos falhos das experiencias socialistas, nomeadamente na União Soviética, China, vietnã, etc, se queres te por a criticar eles sem te ater a eventos específicos, então eu posso fazer o mesmo com qualquer regime capitalista.
Nenhum socialista defende que a experiência soviética ou chinesa (pelo menos na era maoísta) foi perfeita, e se algum fez isso, é leso que só é socialista porque quer se incluir em algum trem. Ser socialista não é bater palma pra Stalin e Trotsky mandando meter bala em anarquista. E o comunismo por si só também não é só uma coisa, sequer entendes de comunismo. Ou até mesmo de socialismo. Mais um pouco e começo a pensar que pensas que capitalismo é um só, há vários capitalismos.
Se números importam, regimes de direita terminam matando muito mais que regimes de esquerda (e sim estou falando de mais que os 64 milhões da China maoísta). Aliás, os regimes de direita adoram fazer isso fora de seu país.
E se quiser, joga ad hominem, ad hominem serve de argumento se for contextualizado. Mas dizer que não entendo de história é muita pretenciosidade. Não estou negando as barbaridades do holodomor, ou das purgas, nem da revolução cultural na china, nem dos erros cometidos no início do regime cubano (que aliás, o próprio fidel castro fez questão de admitir que errou, tem entrevista dele falando isso no youtube). Mas querer dizer que os regimes socialistas foram bárbaros e se fazer de cego para os regimes de direita é loucura. É que nem dizer que a revolução russa fez a rússia regredir em comparação a rússia czarista.
Pra entenderes mais sobre anticomunismo (que é um tópico único por si só que nada fala de comunismo), terias de ler um livro chamado Killing Hope do William Blum.
E esse livro que recomendaste tem problemas temáticos.
Se quiseres, te sugiro a leitura de outro livro que é um pouco parecido com o seu: O livro negro do capitalismo.
Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam a vida toda e estes são imprescindíveis. Bertold Brecht
Maratonando esse canal MARAVILHOSO!
Se pudesse curtia esse vídeo 100000000000000000 vezes. 😘
Faço minhas suas palavras
Eu também.
Nesse dia em que amanheci triste e desesperançada (vai passar, eu sei...) Rita e Brecht trazem alento e esperança. Parabéns, Rita! E obrigada por estar por aqui!😘😘
Eu sou um antifascista alemão fazendo intercâmbio aqui no Brasil e só quis dizer muito, muito obrigado por esse vídeo maravilhoso ligando ao Brecht, grande escritor da língua alemã! Foi muito legal ver você falar sobre a pergunta do bem-estar social também. Temos uma discussão bem parecida nesses dias na Europa e tem uma pesquisa anual interessante que se chama a Pesquisa de Leipzig sobre o Autoritarismo. Nessa pesquisa, eles mostram que o "welfare state", os programas sócias, reduz o autoritarismo duma sociedade, mas só quando ele é universal, quer dizer que tudo mundo participe no mesmo sistema de segurança social por que as pessoas percebem que uma sociedade solitária é possível. Eu sei que essas teses são difícil a projetar ao caso brasileiro, mas eu acho que a ideia que, como comunistas, especialmente num país semiperiphério, deveríamos expandir continuamente os direitos sócias para defender esse imagen duma sociedade civil, duma pública solidária, contra o capitalismo que exploita os trabalhadores e o fascismo que ataque nossa humanidade e capacidade de ser solidário.
Como é bom ouvir gente inteligente falar, amo aprender acho que fiquei mais depressiva ao perceber o emburrecimento quase geral de uma nação. Famílias amigos brigando por isso que está aí hoje em dia. Te amo Rita.
Gente vc me deixa tão esperançosa, pois sabemos o quanto esses tempos são difíceis e vc nos alenta cm conhecimento e uma elegância sem precedentes!❤️ merecia 10000000000000 de likes
Rita Diva divando como sempre! Posso dar uma dica pequenininha aos assinantes?
Procurem o Texto de Bertold Brecht SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS! Leiam! É incrível!
OBRIGADA RITA, FICOU PERFEITO PRA DIVULGAÇÃO ENTRE AMIGOS!!!
Ouvir a Ritinha falando sobre o Brecht é maravilhoso, ainda mais com essas lindas saboneteiras...Diva da reflexão ❤️💕❤️💕
Próximo sábado apresento aqui na minha cidade uma adaptação da obra dele, Terror e Miséria no Terceiro Reich. Mudou a vida e o pensamento crítico de todo o elenco. Bertolt foi um gigante.
O meu favorito ainda é Consciência de Classe, mas este video de hj foi incrível, elucidativo e esperançoso tb! Obrigado Rita.
Rita, te amo! Obrigado por Guilherme e você existirem!
A cada vídeo, aprendo mais com vocês e não sei mais viver sem te assistir!
Nunca tinha ouvido falar do Brecht e graças a vc Rita, fiquei curiosa sobre seus livros. Obrigada pelo vídeo e pelas valiosas dicas 💕💕💕
ja considerou postar no Instagram tambem rita? acho que alguns videos sao muito pertinentes pra ficarem só no youtube
Totalmente, alcançaria mais pessoas também
Seria um sonho ter todos no IGTV do instagram.
Lá é bem mais fácil compartilhar, alcança bem mais gente
Faça isso Rita . Pleeeeeease.
Simmmmmm
Eu amo assistir o teu canal. Comecei quando estava pesquisando sobre "O Capital" de Marx, onde estava estudando na matéria de Geografia econômica no curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso. A discussão é muito em cima do capitalismo e da luta pela quebra desse modelo que se configura nossa sociedade. É incrível que entrei no curso de Geografia numa federal, justamente nos 4 anos do governo (ridículo) que estamos vivendo, e a luta pelo conhecimento é uma das forças que me impulsiona cada dia mais. Parabéns! E acompanho sempre seu trabalho. Admiro a forma que encontrou para lutar por uma causa. Levar conhecimento, força e emponderamento a muitos! Bjinhos tchauuuu
Que conteúdo incrível! Cada vez mais feliz de ter chegado a esse canal!
Não canso de dizer que esse canal foi uma excelente surpresa. Amo seus vídeos e esse foi mais um conteúdo matador.
Como eu queria que você fosse nosso presidente ....
Lamentável ver tanto conteúdo intelectual sendo desvalidado!!!
Estamos juntos....
Sensacional!!! Puta ensinamento que deveria entrar na cabeça e na sensibilidade de toda nossa nação.
Esse vídeo é forte, muuuito corajoso, num tempo em que pensar é desqualificado. Nós, que temos oportunidade de assistir, agradecemos.
Amo Bertold Brecht! O último livro que li foi " conversa de refugiados" . Incrível como um livro que chegou a público em 1961 é tão atual. Fala exatamente como os nazistas usaram o argumento da luta contra corrupção para disseminar sua desumanidade.
Obrigada, Rita, pelo vídeo! 😍
Engraçado que passei o dia ouvindo de trabalhadores que os trabalhadores do transporte público, que estavam em greve hoje, mereciam apanhar porque tá cheio de gente desempregada e eles tinham é que agradecer por ter um emprego.
Se isso não é dividir a classe e fazê-los se aglutinar por condições melhores não sei o que é.
Muito obrigada 😍 que palavras fundamentais... Quanto saber... Foi renovador, passei por um momento onde todo meu saber ( que não é muito)foi subjugado e eu me senti a menor das criaturas, pensei pq 9 anos dedicados a pesquisa não valem mais que um ano de mercado de trabalho com carteira assinada, pq me esforçar tanto para fazer ciência com excelência com pouco recurso me deixa de legado " você é qualificada teoricamente" ... Eu passo mais de 15 horas estudando a quase 10 anos e ainda sou considerada uma teórica?.... Que tempos... Tudo vai passar e eu verei esse episódio como mais um degrau onde irei aprender e construir um saber sobre ele
Que máximo! Amo Brecht (que pesquiso no Mestrado) e você! 🥰
Invasão Cultural na minha tela.
Sempre com reflexões perfeitas e pontuais.
Rita..muito obrigada por repassar esses conhecimentos....vc inspira a continar
Rita, o texto do Brecht: "um homem é um homem", assim como tantos outros é de tão necessidade de leitura nos dias de hoje... Aliás, os artistas de teatro deveriam se empenhar de, nesse momento do Brasil, levar brecht aos palcos...
Por causa desse vídeo montar uma peça do Brecht!
@@Margarethguara que ótimo! Boa sorte! Sucesso!
Há pelo menos duas em cartaz em São Paulo: Terror e Miséria no Terceiro Milênio e O um e os outros.
@@NomadOracle barbarooo
Obrigada pela maravilhosa aula Profe Rita💕
Pra que Disney
Se a gente tem Rita!? ❤️
Há um excelente volume da Routledge que faz o compêndio de cartas entre Bloch, Brecht, Benjamin e Adorno. Uma leitura muito apropriada ao nosso tempo
Rui, por favor vc poderia indicar a fonte para eu ler o artigo a que vc se referiu? Obrigada Rui.
Rita! Você é minha dose diária de inspiração e resistência. Obrigada por existir... 💜
Rita, mais uma vez obrigada. Eu preciso que vc entenda que sua voz ecoa como um bálsamo nesses tempos agressivos. 💙🙏
Rita Você Arrasou como Sempre! Fico Namorando suas mãos. por causa desta maneira Perfeita de Falar, estou pensando em estudar Artes Cênicas. No entanto deste tchauzinho do Senhor Diretor! que foi isso!!! Que Delícia!!!
Espetacular... minha gratidão pela informação, pela inteligência e pela elegância.
Uma DRAG falando de BRECHT no TH-cam, isso é revolucionário ♡♡♡
Rita, muito obrigado mesmo pelo seu trabalho intelectual e sua capacidade de comentários concisos. Um abraço desde Costa Rica. Beijos!
"Quando os governos não querem ver exposto o seu papel na produção da miséria, fala- se muito em destino."
Que explicação claríssima para a ascensão do guru astrólogo!!!!!
Rita, obrigada, muito, demais!!!! Seus vídeos são meu oásis nesse deserto de hostilidades emburrecidas!!! 🥰🧡🥰🧡🥰🧡
Enquanto vejo seus vídeos respiro fundo, aumenta a sensação de bem estar.
Amo a forma como você fala, se expressando por todos os poros. Seu olhar é transparente, te desnunda completamente. Você está, a cada dia, mais deslumbrante! Gratidão!
Preciso dizer que estou apaixonada por Dona Ritinha. Me dá vontade de ler mais. Estudar mais. Como eu aprendo assistindo. Outro ponto importante é que tem me ajudado muito a refletir sobre mim. Sobre minha depressão, dependência emocional (agora falando de outros vídeos) Obrigada Guilherme, Ritinha e a toda equipe.
Digo sempre por aqui abrindo novas portas mentais! Obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco!!
Rita! Eu te amo! Obrigado por essas aulas e reflexões
Rita, você me emocionou. Atrelar frases do Brecht, diante da barbárie que sofremos, foi um gesto inteligente, sagaz e fascinante. Obrigado pela inspiração! Continue sendo essa guerreira finíssima, lépida e fagueira!
Conheci Brecht com Vida de Galileu, apaixonei.
Conheci Eco com Nome da Rosa e também adorei.
De lá pra cá já se foram 30 anos, mais ou menos.
São autores/pensadores absurdamente necessários nos tempos atuais.
Obrigada, Rita!
Rita!!! Sempre perfeita! Obrigada!!!
Obrigada, Rita, querida professora militante que enobrece o nosso trabalho. Você é fundamental. 😘
Olha, eu nunca curti tantos vídeos em um canal de TH-cam...
É vídeo de utilidade pública atrás de vídeo de utilidade pública! Esse canal merece ser exaltado, compartilhado, estudado, debatido... Vocês são maravilhosos! 💜
Preciso desses áudio no Spotify pra ouvir o dia inteiro essa voz que educa e acalma
Maratonando vídeos aqui... Só pra não perder o costume.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🌹😘❤️😍
eu assisto tanto aos vídeos do TD que desenvolvi um jeitinho parecido com o da dona Rita na hora de apresentar alguma coisa. amo bater as unhas pra falar: "é importante que a gente entenda que..."
Para aplaudir de pé! Obrigada por existir e nos ajudar a continuar na luta, nos oferecendo reflexão e não nos deixando nos sentir tão sós!
"... mas, se Marx quiser, superar o capitalismo!"
Ai, amei.
Rita, em tempos de facismo, obscurantismo, negacionismo eis que eu descubro este canal e não consigo mais fazer nada, só lhe ouvir o dia todo !!! Minha saúde mental está melhorando, porque antes, eu ficava ligada nas notícias do Brasil, terminava angustiada, com insônia, de tantas noticias deprimentes e sem fim, sem chegar ao fundo do poço...MAS TENHO FÉ, "NADA DURA PARA SEMPRE", Chico Xavier ja falava. Quanto a mim, sigo afirmando:"O mal por sí só se destrói", não sei quem falou isso, mas eu repito, e repito e repito.... Gratidão Rita!
Um dia vídeos mais maravilhoso que já vi! Chamar às coisas pelos nomes é importantíssimo. Precisamos entender e saber com o que estamos entrando em contato.
Wunderbaaarrrr! Que maravilha! Nós, fãs de Bert Brecht nos sentimos profundamente agradecidos! Parabéns Rita!
Estou sem palavras. Parece que senti um sopro de coragem e esperança. Obrigada, Rita!
Esse canal deveria ter um raio de alcance muito maior, parabéns a todos envolvidos e obrigados.
Rita von Hunty a persona que veio para revolucionar através de sua fala eloquente. Está ativando de forma surpreendente as mentes sedentas de comentário inteligentes, baseados em fatos históricos e reais. É um prazer ouvir esta Drag abrindo caminhos novos e surpreendendo nosso dia a dia que está tão repleto de ódio e ignorância. Gratidão por existir Rita von Hunty. Continue nos alimentando com teu conhecimento e alegria.
P mim, educação e cultura é instigar o sujeito a pensar. Obrigada Rita. Todo vídeo seu, sinto que o conhecimento beira o infinito e que há MT p se aprender. Vc eh um espetáculo. Obrigada!
Espetacular, Rita você é um brilho nessa escuridão que nos permeia! Obrigada!
Que conteúdo maravilhoso. Primeira vez que vejo um vídeo seu e estou completamente apaixonada. Parabéns pelo trabalho impecável.
É sempre bom assistir um canal que divulga conhecimento com embasamento. Parabéns
Já cheguei dando like, e nem terminei de ver o vídeo, mas já te chamo de maravilhosa!!
cada vez que eu vejo um vídeo saio agradecida, por tanto conteúdo e ensinamento.
Arrasou hoje! Como sempre! Vc é necessária ao mundo!
Muita coisa nem entendo, tantas palavras novas pra mim, mas admiro demais tamanha inteligência. Como é lindo ver Rita falando😍
Que grande PRAZER esse vídeo...muiiiito obrigado gata...meu peito ficou maior de orgulho ! Gratidão ❤
E vai ter gente relativizando o capitalismo desenfreado e selvagem chamando de comunista quem propõe apenas a diminuição da desigualdade social. A meritocracia também é uma semente venenosa na luta contra o fascismo. Parabéns pelo vídeo!
@@mrnoone8852, tão fácil ser rico quando se exporta as crises para cá, a periferia do capitalismo. Tão fácil ser exemplo quando se exporta toneladas de lixo para países pobres ou quando em vez de poluir e desmatar seu próprio país, fazem isso na Amazônia. Muito fácil ser rico quando se coloca suas empresas em países pobres que pagam subsalários e não têm direitos trabalhistas. Todos os países que você citou e suas sociais democracias são pura ilusão.
@@mrnoone8852, não, não esteve. Não existe nem existiu socialismo ou comunismo no mundo. Ditaduras totalitários não podem ser consideradas como experiências das duas vertentes.
V. B. a sequência mais satisfatória de comentários que vi hoje em todas as redes, da até pra ir dormir sorrindo
@@mrnoone8852, não adianta colocar o nome "comunista" como a China faz e não ser de fato, o mesmo vale para Cuba e Coreia do Norte, comunismo não tem Estado e todos aí apresentam um que além de existir é extramente autoritário e/ou totalitário. Então o que você disse não se aplica.
@@mrnoone8852, eu já li, você é que parece que não! Comunismo não tem Estado, logo não existe experiência comunista no mundo. E, reitero, as sociais democracias que você citou só são democráticas e sociais para seus povos, já pro povo da África que recebe as toneladas de lixo exportados não é, e menos ainda para a amazônia que eles destroem com a mineração. É super fácil ser um país ótimo e social democrata às custas do sofrimento de outro povo. Ademais, capitalismo é sistema econômico, comunismo não, nem sequer tem dinheiro no comunismo.
Parabéns; Rita!
Que bom ouvir você falando sobre Bertolt Brecht.
Eu sempre considerei o grande poeta, dramaturgo e diretor teatral alemão, Bertolt Brecht, o meu companheiro de viagem.
Simplesmente adooooro seus videos! Desde o conteúdo, até os detalhes do figurino e a escolha do espaço. Parabéns!!
Rita. Estou grávida de 7 meses, e sinto uma alegria bonita de te ouvir e saber que minha filha, Sara, vai ter você como uma das referências para a vida. Estou nessa vibração de reconhecer as referencias que me trouxeram até aqui (e gosto de onde estou), e você entrou para esse precioso tesouro que carrego em mim desde a primeira vez que te ouvi. Quando coloco seus vídeos, Sara que é super cheia de movimentos aqui na barriga até acalma para aprendermos juntas
Incrível!!! É simplesmente incrível a sua forma de falar e de nos fazer pensar, refletir sobre os tempos históricos e nossa política atual! Eu te agradeço por ser tão fantástica é tão inteligente!!! Mil beijos!!!!
Maravilhosaaaaa! Como tenho aprendido com você, e seu canal.
Amo todos vocês ❤❤❤❤ .
Meu Deus, obrigado por toda essa lucidez em tempos obscuros! Rita vc merece o Brasil!
Rita cada dia melhor. Que bom contar com sua didática e seriedade nos conteúdos apresentados 💚
ambiguidade caracteriza o falso......sensacional....em extase com tanta verdade. compartilhando rapidinho. Parabens Rita como sempre maravilhosa, gratidão
Um dos melhores vídeos do canal!!! O pensamento de Brecht nunca foi tão atual. Rita você é demais!!!!!
gente, como eu não conhecia esse canal maravilhoso?????? Esse algoritmo do youtube, sei não hein....
Cai de paraquedas aqui, e para minha grata surpresa, descobri mais uma fonte rara de luta no meio da barbárie e obscurantismo. Parabéns pelo conteúdo!
que vídeo excelente! Obrigado pelas aulas, tem sido mto esclarecedor e didático, não sou estudioso dos temas, nem entendido do assunto e sinto quanta clareza e lucidez há nos seus videos. Ajuda bastante a gente que não tem as ferramentas teóricas todas pra formular o que tem nos afligido! Arrazou bee!
Palavras fundamentais ! Chamar as coisas pelos seus devidos nomes. Ah !! Belo vídeo..👏👏👏👏
Perfeito cara Rita! Gratidão! Vc é muito didática e verdadeira!!👏👏👏👏👏
TEMPERADINHA, PUBLICA SEUS VÍDEOS NO IGTV E CONVERTE OS ÁUDIOS PRO PODCAST, POR FAVORRR! ❤️
Vou sempre te lembrar que amooooo você!!! E vc tbm nos ama muito com esse trabalho lindo de informação sobre nossa realidade 🙌🙌🙌
Ritaaa faz mais conteúdo pra gente!
Fico a semana inteira esperando seus vídeos
A Rita sempre trata de assuntos q nós muitas vezes não nós aprofundamos muito no cotidiano