Aparecida de Goiânia - Goiás

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ต.ค. 2024
  • Aparecida de Goiânia é um município brasileiro do estado de Goiás. Localiza-se na Região Metropolitana de Goiânia.
    A fundação da cidade de Aparecida de Goiânia foi possibilitada pela doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à Igreja Católica em maio de 1922 e pertencia ao Município de Pouso Alto (atual Piracanjuba). Logo depois em 1958 passou a integrar-se ao Município de Grimpas (atual Hidrolândia), tornando-se distrito. Em seguida, no dia 14 de novembro de 1963, o Distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia , passando a se chamar Aparecida de Goiânia.
    A Lei Estadual n. 4.927, de 14 de novembro de 1963 eleva à categoria de Município o Distrito, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade, que pode ser dada como cidade que nasceu de Goiânia.
    Em seus aspectos econômicos, a pecuária, com a criação de gado bovino com a finalidade de corte e leite é uma das atividades na sua pequena extensão rural. No município onde predomina a indústria extrativa de areia para construções, pedras, barro comum para fabricação de tijolos, a agricultura não é expressiva, tendo-se em vista que são atividades conflitantes, dentro de uma pequena área territorial rural, visto que 70% do seu território encontra-se hoje ocupado por grande proliferação imobiliária, cujos lotes e áreas diversas estão ocupadas por moradias e setores industriais.
    O intercâmbio comercial, em maior escala, é realizado com o município de Goiânia e com outros estados, tendo como principal meio de acesso a rodovia BR-153. Por seu turno, Goiânia é o principal centro consumidor de seus produtos extrativos e industrializados. Supermercados, armazéns, mercearias e semelhantes realizam o abastecimento interno.
    Aparecida de Goiânia possui agências dos Correios e Telégrafos, milhares de telefones instalados, ônibus de percurso entre a Capital e a maioria das regiões do município, bastante asfalto e muitos bens e serviços públicos, existindo agências bancárias como o Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Itaú e outros.
    Aparecida de Goiânia tem vocação industrial, pois conta com espaço, investimentos em infra-estrutura e logística de transporte que dão suporte à expansão econômica, na região". Ao mesmo passo perde o título de cidade dormitório. Na área de serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou crescimento de 46% entre os anos de 2002 e 2006. Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o PIB geral de Goiás teve elevação de 35%, enquanto que o de Aparecida registrou 54%. Um avanço decorrente da expansão da atividade industrial na região. Além de Goiânia, a cidade faz limite com os municípios de Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia e Senador Canedo. O município conta com o Polo Empresarial Goiás, que reúne várias empresas de diversos segmentos, como as fraldas Sapeca, JC Distribuição Logística, entre outras.
    Conta com grandes indústrias como: Grupo ORTOMIX, NASA Transportes, Companhia do sono LTDA., Emtram Transportes, Stock Hospitalar, 100 Parar Transportes, Grupo Mabel, Grupo Somafertil LTDA.
    Aparecida, assim como Goiânia, possui uma forte influência da música sertaneja. A cidade tem muitos festivais de músicas, como Aparecida é Show, um festival de rodeio e música sertaneja (também apelidado de Rodeio Show), Goiás é Show, e festivais de shows de vários gêneros musicais, como rock, funk, axé, e de fato, o sertanejo. Em Aparecida também tem diversas casas de show.
    A culinária aparecidense possui as mesmas características encontradas em seu estado. O uso do pequi e o da guariroba são comuns no arroz. A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos de Aparecida. Outra imagem da culinária da cidade são as X-saladas encontradas em pit-dogs que também são muito comuns em Goiânia.
    No ensino superior público, o Município possui campi da Universidade Federal de Goiás - UFG, que pertence à Regional de Goiânia e oferece os cursos de geologia, engenharia de produção e engenharia de transportes, da Universidade Estadual de Goiás - UEG (cursos de Administração e Ciências Contábeis) e do Instituto Federal de Goiás - IFG, com os cursos de bacharelado em engenharia civil e licenciatura em pedagogia bilíngue e em dança, além de ensino técnico integrado.
    No ensino privado, sedia a Faculdade Padrão, a Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP, a Faculdade Suldamérica e a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), além de possuir um campus da Universidade de Rio Verde - UniRV. As duas últimas instituições listadas destacam-se por oferecer o curso de medicina. Como também a presença do Colégio Fundação Bradesco do grupo Bradesco.
    Em relação ao ensino de formação continuada, destaca-se o SENAC Aparecida (situada no bairro Jardim Luz) e o ITEGO Sebastião Siqueira (situado no Parque Amazônia).
    Referência para o texto: Wikipédia

ความคิดเห็น •