Eu anoto tudo. Crio uma história para cada personagem, detalho as personalidades. E muito estudo e pesquisa para não criar nada anormal, embora seja um livro de ficção fantasia.
gente eu tenho uma PLANILHA do excel com todas as coisas do livro. cada aba é uma coisa: caracteristicas fisicas, fatos, lugares, magias, ideias, capítulos, estrutura dos capts, o que ja foi dito e ainda nao foi dito, ligação entre os personagens, ideias descartadas, e dentro de cada uma dessas abas tem outras coisas, por ex: na aba dos personagens tem caracterisiticas fisicas, emocionais, personalidade, motivação, em qual capt o apresento, o que ele sabe, o que nao sabe, fatos para nao esquecer etc. mano essa planilha salvou minha vida kkkkkkkkkkkkk
Uso as ferramentas do word para combater esse monstro dos escritores. Coloco o narrador para ler para mim. Faço buscas CRT+L, e altero palavras conjuntas CRT+U. RSRSRS... Já estou indo para os finalmentes de meu livro...
@Jailton-Silva Digamos que você está ouvindo o narrador ler o seu texto, e ele fala sobre uma data, um local, uma pessoa que seja. Daí, você digita CRT+L, digita a palavra no buscador, e, clique em resultados. Pronto, todas as vezes que você digitou aquela palavra, vão aparecer em uma relação sequencial ordenada, dentro da frase em que está. Poderá, assim, alterar a palavra, a frase, ou até o contexto em que a palavra está inserida, para combinar com toda a obra, para não haver furos de enredo, ou mesmo discordancia do sentido etc. ...
Como é bom recorrer aos classicos! O ultimo dos furos se recorre a famosa Arma de Tchecov. a jornada do heroi também ajuda ( obvio que não é uma formula mágica que resolve tudo, mas para quem é iniciante dá um auxilio).
Comecei a sofrer com esses esquecimentos sobre alguns detalhes de personagens, então passei a fazer algo básico do básico, uma ficha para cada um deles, até mesmo os sem muita relevância com que tem nem 2 linhas de informação. Não somente pra relembrar certas características, mas também pra não repetir descrição.
Eu gosto de colocar as coisas no papel, costumo escrever o nome de todos os personagens e fazer uma árvore genealógica colocando as características físicas, idade e o grau de parentesco entre eles, principalmente quando há muitos personagens e se a personagem sofre alguma mudança na história, tipo uma cicatriz, eu volto na ficha técnica desse personagem e anoto que ela passou a ter tal cicatriz. Também gosto de ler quando o capítulo está pronto, justamente pra ver se há alguma ponta solta e, como já tenho um cronograma de tudo que vai aconter, consigo prever se nos próximos capítulos terei algum problema, podendo me antecipar e evitar que aconteça.
A idéia de conectar homem da caverna com dinossauro faz sentido sendo gênero literário, anacronismo, misturar fatos de épocas diferentes. É deliberado 😊
Eu amo fazer documentos separados de coisas diferentes do meu universo. Eu, como uma nerd apreciadora de animes vejo TODOS esses furos de roteiro nos mangas e animes! Eu quero fazer uma HQ, entao eu tô focando em planejar tudo, escrever a história e depois adaptar para uma HQ. Não gosto de furos de roteiro, obrigado por falar deles!
NAO. Nao tinha energia eletrica na era medieval..kkk Mas tu quer ver um erro bem comum de cometer,e eu QUASE cometi em um conto que escrevi tempos atrás? É sobre carros. Escrevia uma historia que se passava em uma cidadezinha no meu estado. A historia se passava,digamos,1910 e iniciava com uma festa em um casarão,onde muitos convidados chegavam em carros. De repente,um sinal de alerta acendeu em meu cerebro. Tipo,em que ano o primeiro carro vhegou na região? Fiz uma pesquisa e descobri que isto só ocorreu,digamos 20 anos depois,em 1930. Um tremendo furo no enredo! Um abraço!
Pior q pontas soltas são contradições. No meu primeiro livro a personagem muda de visual duas vezes. Mas descrevo exatamente o momento que isso acontece.
Eu sempre consigo perceber os furos de enredo dos livros dos outros. Nos meus eu estudo muito, leio, pesquiso três meses depois do livro publicado fui ler o meu próprio livro tá lá um erro kkkk.
Ter novas referências de livros e filmes ajuda, mas a única coisa que até hoje me permite criar livros inteiros do zero sem ter nenhuma ideia do que escrever e a estratégia da estruturação acelerada que eu desenvolvi. Hoje é ela que eu uso para criar todos os meus próximos livros e ensino de forma completa e prática no meu treinamento.
Marina Blanc, tenho uma dúvida! Em relação ao título do livro, se já existe um livro com o nome "A criatura" e eu resolvo colocar o mesmo nome no meu livro acrescentando apenas um subtítulo, teria algum problema ?
Problema problema não tem, só que se um livro de mesmo nome tem uma relevância muito grande na hora de pesquisar o seu pode acabar ficando ofuscado. Mas isso também depende de qual é o gênero do seu livro e se o outro é bem distinto em relação a ele, porque se pesquisarem por tag pode ser mais difícil de acontecer o que mencionei.
@@clau3081 obrigado clau. Sim, tanto o livro original "A criatura" quanto o meu livro são do mesmo gênero, terror e suspense. O que muda só e a história em si. Talvez isso possa afetar um pouco, já que o livro e do Autor Andrew Pyper e a obra é um um sucesso.
O ideal é não publicar já tendo outro com o mesmo nome. Pode dificultar seus leitores a encontrarem sua obra na divulgação, principalmente no começo quando não se é muito conhecido.
No caso, a melhor estratégia de planejamento para você aplicar no seu livro nesse momento, seria a estruturação acelerada que é uma estratégia que desenvolvi com várias técnicas de escrita exclusivas que te ajudam a estruturar todo o seu livro com facilidade, os conflitos, o desenvolvimento, as descrições, personagens e conseguir colocar tudo isso no papel sem dificuldades ou bloqueios criativos. No meu treinamento eu ensino o passo a passo completo na prática de como aplicar essas técnicas no seu livro e ainda você terá tudo o passo a passo da publicação, aprendendo a fazer você mesmo tudo o que é necessário para publicar sem editora, sem precisar gastar com isso e de forma econômica e lucrativa. Participe do evento online que vou fazer nos dias 3, 5 e 7 de junho onde vou te mostrar mais detalhes sobre a minha metodologia de escrita e publicação independente. É só se inscrever gratuitamente nesse link: marinablanc-tei.com.br/inscrever-org-13/?
Participe do evento online que vou fazer nos dias 3, 5 e 7 de junho onde vou te mostrar mais detalhes sobre a minha metodologia de escrita e publicação independente e lá você vai conhecer mais sobre as técnicas de escrita que eu desenvolvi como a estruturação acelerada e o estilo turbinado de escrita. É só se inscrever gratuitamente nesse link: marinablanc-tei.com.br/inscrever-org-13/?
Aí sim não seriam Furos de enredo, faço muito isso nos meus livros. Furo de enredo é quando não faz sentido porque o autor só esqueceu mesmo, o que acontece muito. Easter eggs tem que ser muito bem planejados.
Conhece a história the last of us? São dois jogos, o 1 e o 2. O 1 tem uma história magnífica. O 2 possui muitos erros e contradições com o próprio universo. É assusto polêmico, se possível, faça uma análise da história dos dois jogos dando sua opinião sobre o segundo
1° escolha sobre o que quer escrever; 2° coloque no papel todos os tópicos da sua estória (capítulos) 3°escolha seus personagens (principais, quadjuvantes, etc) 4°faça uma ficha técnica para cada personagem com todas as características; 5°comece a escrever 6°anote todas as ideias que surgirem durante o processo de escrita; 7°leia varia vezes buscando possíveis erros cronológicos; 8°peça para outra pessoa ler seu manuscrito; 9°faça as alterações necessárias 10° agora registre e publique. Logicamente há muito mais coisas, muitos detalhes que não cabe no comentário, mas cada coisa a seu tempo. Boa sorte!
Eu anoto tudo. Crio uma história para cada personagem, detalho as personalidades. E muito estudo e pesquisa para não criar nada anormal, embora seja um livro de ficção fantasia.
gente eu tenho uma PLANILHA do excel com todas as coisas do livro. cada aba é uma coisa: caracteristicas fisicas, fatos, lugares, magias, ideias, capítulos, estrutura dos capts, o que ja foi dito e ainda nao foi dito, ligação entre os personagens, ideias descartadas, e dentro de cada uma dessas abas tem outras coisas, por ex: na aba dos personagens tem caracterisiticas fisicas, emocionais, personalidade, motivação, em qual capt o apresento, o que ele sabe, o que nao sabe, fatos para nao esquecer etc. mano essa planilha salvou minha vida kkkkkkkkkkkkk
Boa ideia
Muito bom! Isso é primordial principalmente se há muitos personagens na estória ou se for mais de um autor. Parabéns pela sua organização.!!!❤
BOA TARDE, PROFESSORA! Uau! QUE INFORMAÇÃO MARAVILHOSA! Estarei atenta! GRATIDÃO PELOS ENSINAMENTOS ❤ Beijos ❣️ Sensacional dia 💗
Até o Invencível sofre quando apanha, imagina quem não é kkkk
Uso as ferramentas do word para combater esse monstro dos escritores. Coloco o narrador para ler para mim. Faço buscas CRT+L, e altero palavras conjuntas CRT+U. RSRSRS...
Já estou indo para os finalmentes de meu livro...
@Jailton-Silva Digamos que você está ouvindo o narrador ler o seu texto, e ele fala sobre uma data, um local, uma pessoa que seja. Daí, você digita CRT+L, digita a palavra no buscador, e, clique em resultados. Pronto, todas as vezes que você digitou aquela palavra, vão aparecer em uma relação sequencial ordenada, dentro da frase em que está. Poderá, assim, alterar a palavra, a frase, ou até o contexto em que a palavra está inserida, para combinar com toda a obra, para não haver furos de enredo, ou mesmo discordancia do sentido etc.
...
Como é bom recorrer aos classicos! O ultimo dos furos se recorre a famosa Arma de Tchecov. a jornada do heroi também ajuda ( obvio que não é uma formula mágica que resolve tudo, mas para quem é iniciante dá um auxilio).
Super interessante, o vídeo agregou muito obrigado Marina 😁✌🏻
Obrigada!
Comecei a sofrer com esses esquecimentos sobre alguns detalhes de personagens, então passei a fazer algo básico do básico, uma ficha para cada um deles, até mesmo os sem muita relevância com que tem nem 2 linhas de informação. Não somente pra relembrar certas características, mas também pra não repetir descrição.
Vocé é maravilhosa minha querida! Gratidão sempre!!
Obrigada!
Eu gosto de colocar as coisas no papel, costumo escrever o nome de todos os personagens e fazer uma árvore genealógica colocando as características físicas, idade e o grau de parentesco entre eles, principalmente quando há muitos personagens e se a personagem sofre alguma mudança na história, tipo uma cicatriz, eu volto na ficha técnica desse personagem e anoto que ela passou a ter tal cicatriz. Também gosto de ler quando o capítulo está pronto, justamente pra ver se há alguma ponta solta e, como já tenho um cronograma de tudo que vai aconter, consigo prever se nos próximos capítulos terei algum problema, podendo me antecipar e evitar que aconteça.
Só dica nota mil! Muito obrigado
@@saimonredfox7484 Que bom! 🤩
@@saimonredfox7484 Que bom! 🤩
Excelente!!!
A idéia de conectar homem da caverna com dinossauro faz sentido sendo gênero literário, anacronismo, misturar fatos de épocas diferentes. É deliberado 😊
É desse jeito mesmo😂
Que vídeo maravilhoso!
Parabéns Marina! 👏
Obrigada! 😉
Eu amo fazer documentos separados de coisas diferentes do meu universo. Eu, como uma nerd apreciadora de animes vejo TODOS esses furos de roteiro nos mangas e animes! Eu quero fazer uma HQ, entao eu tô focando em planejar tudo, escrever a história e depois adaptar para uma HQ. Não gosto de furos de roteiro, obrigado por falar deles!
NAO. Nao tinha energia eletrica na era medieval..kkk Mas tu quer ver um erro bem comum de cometer,e eu QUASE cometi em um conto que escrevi tempos atrás? É sobre carros. Escrevia uma historia que se passava em uma cidadezinha no meu estado. A historia se passava,digamos,1910 e iniciava com uma festa em um casarão,onde muitos convidados chegavam em carros. De repente,um sinal de alerta acendeu em meu cerebro. Tipo,em que ano o primeiro carro vhegou na região? Fiz uma pesquisa e descobri que isto só ocorreu,digamos 20 anos depois,em 1930. Um tremendo furo no enredo! Um abraço!
Pior q pontas soltas são contradições.
No meu primeiro livro a personagem muda de visual duas vezes. Mas descrevo exatamente o momento que isso acontece.
Como vc indica escrever? Fazer um documento pra cada capítulo/ato ou o livro todo junto?
Eu escrevo já no arquivo final para impressão com a diagramação feita e quando termino de escrever, o livro já fica todo pronto para ser publicado.
Essas dicas são valiosas! 🤩🔥
😊
Eu sempre consigo perceber os furos de enredo dos livros dos outros. Nos meus eu estudo muito, leio, pesquiso três meses depois do livro publicado fui ler o meu próprio livro tá lá um erro kkkk.
Marina, eu estou sem ideia do que escrever pro meu próxima livro, você tem algum vídeo que ensine isso?
@Jailton-Silva Obrigado! O problema mesmo é conseguir arquitetar uma trama boa
Ter novas referências de livros e filmes ajuda, mas a única coisa que até hoje me permite criar livros inteiros do zero sem ter nenhuma ideia do que escrever e a estratégia da estruturação acelerada que eu desenvolvi. Hoje é ela que eu uso para criar todos os meus próximos livros e ensino de forma completa e prática no meu treinamento.
Marina Blanc, tenho uma dúvida! Em relação ao título do livro, se já existe um livro com o nome "A criatura" e eu resolvo colocar o mesmo nome no meu livro acrescentando apenas um subtítulo, teria algum problema ?
Problema problema não tem, só que se um livro de mesmo nome tem uma relevância muito grande na hora de pesquisar o seu pode acabar ficando ofuscado. Mas isso também depende de qual é o gênero do seu livro e se o outro é bem distinto em relação a ele, porque se pesquisarem por tag pode ser mais difícil de acontecer o que mencionei.
@@clau3081 obrigado clau. Sim, tanto o livro original "A criatura" quanto o meu livro são do mesmo gênero, terror e suspense. O que muda só e a história em si. Talvez isso possa afetar um pouco, já que o livro e do Autor Andrew Pyper e a obra é um um sucesso.
O ideal é não publicar já tendo outro com o mesmo nome. Pode dificultar seus leitores a encontrarem sua obra na divulgação, principalmente no começo quando não se é muito conhecido.
No filme As Marvel tem muitos furos de enredo
Blanc eu tenho uma historia mas eu tou com dificuldade em desevolver ela pode me ajudar?
No caso, a melhor estratégia de planejamento para você aplicar no seu livro nesse momento, seria a estruturação acelerada que é uma estratégia que desenvolvi com várias técnicas de escrita exclusivas que te ajudam a estruturar todo o seu livro com facilidade, os conflitos, o desenvolvimento, as descrições, personagens e conseguir colocar tudo isso no papel sem dificuldades ou bloqueios criativos. No meu treinamento eu ensino o passo a passo completo na prática de como aplicar essas técnicas no seu livro e ainda você terá tudo o passo a passo da publicação, aprendendo a fazer você mesmo tudo o que é necessário para publicar sem editora, sem precisar gastar com isso e de forma econômica e lucrativa.
Participe do evento online que vou fazer nos dias 3, 5 e 7 de junho onde vou te mostrar mais detalhes sobre a minha metodologia de escrita e publicação independente. É só se inscrever gratuitamente nesse link: marinablanc-tei.com.br/inscrever-org-13/?
O que são essas técnicas de escrita?
Participe do evento online que vou fazer nos dias 3, 5 e 7 de junho onde vou te mostrar mais detalhes sobre a minha metodologia de escrita e publicação independente e lá você vai conhecer mais sobre as técnicas de escrita que eu desenvolvi como a estruturação acelerada e o estilo turbinado de escrita. É só se inscrever gratuitamente nesse link: marinablanc-tei.com.br/inscrever-org-13/?
A Marvel ignora tudo 📹
Algumas pontas soltas podem ser apenas easter eggs, pros leitores descobrirem posteriormente
Aí sim não seriam Furos de enredo, faço muito isso nos meus livros. Furo de enredo é quando não faz sentido porque o autor só esqueceu mesmo, o que acontece muito. Easter eggs tem que ser muito bem planejados.
Conhece a história the last of us? São dois jogos, o 1 e o 2. O 1 tem uma história magnífica. O 2 possui muitos erros e contradições com o próprio universo. É assusto polêmico, se possível, faça uma análise da história dos dois jogos dando sua opinião sobre o segundo
Como eu planejo de minha historia?
1° escolha sobre o que quer escrever;
2° coloque no papel todos os tópicos da sua estória (capítulos)
3°escolha seus personagens (principais, quadjuvantes, etc)
4°faça uma ficha técnica para cada personagem com todas as características;
5°comece a escrever
6°anote todas as ideias que surgirem durante o processo de escrita;
7°leia varia vezes buscando possíveis erros cronológicos;
8°peça para outra pessoa ler seu manuscrito;
9°faça as alterações necessárias
10° agora registre e publique.
Logicamente há muito mais coisas, muitos detalhes que não cabe no comentário, mas cada coisa a seu tempo. Boa sorte!
❤
Minha nossa, então eu ainda to na boa, por que só de planejamento, já tenho 127 páginas kakakaka.
Q vídeo top!!! ❤
@@Gih_ela Obrigada!
sua linda, que video show :3