COMO NASCEM VELEJADORES? |
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 27 ม.ค. 2025
- Ensinando os primeiros bordos! Como nascem velejadores?
Velejar é mais fácil e barato do que parece. O Instituto Náutico de Paraty amplia o horizonte de um grande número de crianças ensinando muito mais do que caçar uma escota.
Gibrail Rameck e Roberta Cosulich e nos contam como foi criado o Instituto e o significado da vela para a educação destes jovens.
INSCREVA-SE E SEJA BEM-VINDO A BORDO:
www.youtube.com...
#SAL no Facebook / hashtagsal
#SAL no Instagram / hashtagsal_oficial
Adriano Plotzki no Twitter / plotzki
COMO NASCEM VELEJADORES? | #SAL #10 | Conheça o Instituto Náutico de Paraty
Criado e apresentado por Adriano Plotzki
Produção executiva: Aline Senna
Direção de fotografia: Ernani Oliveira
Produção: www.aiaprodutora.com.br
Conheci apenas ontem seu canal aqui no TH-cam. Estou fascinado pois já tive um pequeno veleiro Alpha de 22’ no Saco da Ribeira em Ubatuba, ano de 1985 para frente e saia só com meus três filhos , o maior com 5 anos e o menos com menos de 1 ano com um gato no salva-vidas e no mastro para não cair na água. Quantos passeios lindos fiz com eles ! Seu canal é maravilhosos pois aborda temas de todos os tipos ligados ao mar, uma esperança para muitos velejadores em potencial ! Que Deus continue te iluminando e protegendo para continuar com tão nobre trabalho. Abraços daqui do Uruguai, quem sabe um dia venham por aqui e comemos um asado uruguyo regado a um bom vinho Tannat.
Que fofo o Vitorio! E que trabalho lindo o da Roberta.
Graças a deus esse projeto deu certo! E hoje eu só aluno do INP. Parabéns Junior!
episodio mais emocionante até agora ! isso que comecei pelos ultimos videos.
Quando garoto, entrei no grupo escoteiro da ilha da Boa viagem em Niterói-RJ (Gaviões do mar). Lá aprendi a velejar no barco do grupo, o Cauré, um escaler muito bonito, com mastro de madeira, vela mestra e bujarrona. Só muitos anos depois, já aposentado do banco em que trabalhei a vida toda, é que comprei um "dingue" e levei para a lagoa de Araruama e lá velejava muito com meu barquinho. Hoje, já com 76 anos, tenho saudades de velejar. Hoje, acompanho diversos grupos de vela pelo youtube, vocês do # SAL, o Delos, Helio do Crapun etc.
Muito emocionante....depois de 10 filmes começo a entender os teus sentimentos em relação ao mar.....e começo, também, a me apegar a estes sentimentos. Parabéns.
Adonir Both obrigado! Fico feliz que você gostou do canal! Abração!
Me orgulho de ver tantos depoimentos, historias, experiências que cada vez me anima, pois estou montando um veleiro de 37 pes sozinho mas com a benca de DEUS. As vezes paro desanimo mas olho as reportagens do sal e volto para batalha. Gostaria muito de agradecer a todos e se puderem me ajudar com suas experiências agradeco. Adans Barreto
Parabens a todos. Ao pessoal que faz esse trabalho [como falou, parei de reclamar e fui fazer ], e, a voce que com a tua camera consegue divulgar esse trabalho para todo mundo que esta longe de Paraty. O Brasil tem um dos maiores litorais, e, realmente, nós não temos mesmo uma cultura nautica, que poderia engrandecer o nosso mercado e melhorar o nivel pessoal e tecnologico de tudo.
A consciência do valor e importância da preservação da biodiversidade nos mares e oceanos se constrói a partir de iniciativas com esta que acontece em Paraty. Um belo exemplo de cidadania.
Caracas meu... muita vontade de velejar...
Comecei a me interessar pelo veleiro e as belezas do Brasil através do programa Mar Sem Fim de João Lara Mesquita jornalista e cada vez mais me sinto atraído por essa maravilha que nos aproxima da natureza. Quem sabe o veleiro possa ajudar a resgatar o mundo que gostaríamos para nossos filhos. Parabéns pelo projeto.
Oi pessoal. Ideias como essa são maravilhosas; faço parte de uma dessas ideias que deram certo: sou chefe de escoteiros do mar. Entidade que, no Brasil, já tem 117 anos. A mais antiga "ONG" do planeta.E, mesmo nessa, vejo que boas ideias também precisam ser "plantadas" em condições mínimas para dar certo. Penso que o próprio Escotismo, se tivesse "nascido" em uma época diferente, talvez não tivesse florescido como floresceu. No nosso caso, e no de vocês, precisamos de uma "boca de praia", no lugar certo, com as pessoas certas, e os materiais certos. E, é claro, ajuda financeira ou logística sempre vem muito a calhar, numa prática onde, uma carretilha de inox custa cerca de 50 reais. De todo modo, é lindo de se ver, quando funciona. Parabéns. Luciano (Javali cinzento) - 4º Grupo de Escoteiros do Mar Gaviões do Mar- Ilha da Boa Viagem - Niterói- R.J.
Que bacana!!! É bom saber de vocês. Vocês tem um site ou algum outro lugar onde as pessoas podem aprender mais sobre os escoteiros do mar?
Hashtag Sal Sim. Certamente! temos um grupo no Yahoo que é: br.groups.yahoo.com/neo/groups/Escoteiros_do_Mar_BRASIL/photos/photomatic/1915380717/lightbox/229676095#zax/229676095;
também temos uma página no facebook: pt-br.facebook.com/escoteirodomar.
Mas também passamos por dificuldades para levar uma mentalidade marinheira aos nossos jovens, aqui no Brasil. Acho que podemos fazer uma parceria maravilhosa, no que se refere a agregar valores às duas instituições. Fazemos parte do CCME: Centro Cultural do Movimento Escoteiro, (ccme@ccme.org.br), e todo o nosso pessoal possui vínculo com os grupos do mar do Rio de Janeiro e do Brasil. Gostaríamos de visitá-los em Paraty. Nosso telefone é:2233-9338. Será um prazer conhecê-los e que vocês conheçam nosso trabalho.
Luciano (Javali Cinzento) - Chefe Escoteiro - Membro do Conselho Diretor do C.C.M.E.
Comecei a assistir seus vídeos ontem e não consegui parar mais. Muito inspiradora sua narrativa e muito prazeroso descobrir pessoas que realizam seus sonhos se desprendendo dos conceitos e maneiras "pré-determinadas" de se viver. Obrigado.
Que o Senhor dos Mares continue a os iluminar e os inspirar!!!
Saudações Soamarinas...
Jeannis Michail Platon Tenho certeza que ele dá uma olhada de canto de olho para nós. Obrigado pelas preces e saudações!
Massa cara,; estou inserindo aos poucos no mundo da " Vela " minha filha que tem 13 anos e aproveitando e aprendendo a Velejar tb.
Compramos um hobie cat 14 e aos poucos aproveitando esse mundo maravilhoso!
Muito bom! Valeu por nos trazer um pouquinho da baía de Ilha Grande e de seu povo para nós que estamos tão longe e amamos este lugar!! Ficamos ansiosos pelo dia 11!!!!!!! Abraço e bons ventos!
muito legal a narrativa. e a ação e muito boa.
maratonando
Ribeirão preto Sp
Adriano, a vela agradece por sua contribuição.
Na verdade é uma pequena contribuição pelo que a vela já me proporcionou.
Adriano Plotzki
Essas estórias são inspiradoras! Dá vontade de rodar o mundo num veleiro com a minha namorada...
Porque não?...
Parabens a todos!!!
oii
#sal
parabéns pelos videos.👏
goatria de fazer uma perguntar, se você responder fecarei bem faliz.
em paraty tem alguma escola pra como essa pra adulros? tem algum escola com cursos na area naval, com contruçao de barcos soldagem etc?
Que maravilhoso....
belíssimo trabalho !
Sensacional!
Muito bonito! Parabéns pela iniciativa! Pena que é um esporte muito caro! Ainda vou realizar esse sonho!
Mariana Coelho Naldi Não é tão caro como parece! Um Laser usado (veleiro bem pequeno) pode custar por volta de R$ 1.500,00. Muitas pessoas que tem veleiros maiores, foram trocando de barcos em várias etapas. E se você pensar, mesmo um barco que você possa passar o fim de semana, pode ser bem mais barato do que uma casa na praia, por exemplo.
Hashtag Sal Sim, essa é minha meta, um dia eu chegarei a ter um veleiro adequado para viajar. Preciso começar logo!
Mariana, pensava como você a e grande maioria dos brasileiros! Hoje, felizmente pude realizar meu sonho e sou o feliz proprietário de um valente Snipe. E olha que moro em Goiás e aqui todos se assustam quando olham um veleiro a primeira vez!
muito bom ...!!
Thaisa Arakaki Marcondes obrigado!
#Reveja Hashtag SAL
Como nascem velejadores?
Vendo seus vídeos !
o quê que o amyr klink faz para ajudar e/ou cooperar com o instituto náutico de Paraty???
vamos acreditar....sempre.
Esqueci de comentar. Tem um link [pena que é em ingles], no site www.midwayfilm.com, onde mostra que mesmo longe de qquer lugar (mais de 2000 milhas longe de tudo), os plasticos vão parar lá, e, acaba matando os passaros que engolem tampas de garrafas, fios de nylon, etc. Eu, toda vez que ando na praia, recolho todo e qquer material plastico e coloco no lixo adequado. Andando de jetski, quando vejo sacola plastica, qquer tipo de plastico, dou meia volta e "pesco" esse material e levo para a terra. Ja mostrei esse video para o pessoal que trabalha comigo, e, o pessoal fica chocado, e, mostrando e divulgando cada vez mais, a gente vai tentando mudar.
É... "o horizonte de quem está à vela é o mar". Está dito. Basta entender...
🛥
Custar o preço de uma bicicleta, hoje não é um bom sinal