O que eu realmente amo em “morro dos ventos uivantes” é o fato de eu odiar profundamente os personagens e ao mesmo tempo eu amar a escrita da emily kkkkkk e gosto de pensar que uma jovem crente daquele período que só conhecia o mundo pelos livros, que tinha a saúde tão frágil, que era reclusa e que só gostava de sair de casa pra passear com o cachorro, escreveu um livro gótico tão complexo envolvendo a natureza humana ❤️
Na minha opinião a Emily sofria de uma grande opressão espiritual, isso se reflete claramente na escrita dela. Diferente da Charlotte que apresenta claramente uma fé bem fundamentada.
@@cintiafreitas769 mas também precisamos analisar que grande parte das informações que temos da emily, até por ela ser reclusa, veio da charlotte que não era lá uma florzinha (por mais que seja a minha irmã bronte favorita, a bicha era complicada). Em uma análise de biógrafos se acredita que charlotte aumentou muita coisa por ter problemas com suas irmãs e se considerar o “verdadeiro talento” ali. Lógico que ela amava as irmãs, mas tinha uma questão entre elas ali. Tem uma biografia imensa das irmãs pela juliet barker e um livro incrível de cartas que esclarece muitas coisas. Não a acho tão fundamentada na fé assim, se analisar suas cartas, ela vivia uma batalha espiritual constante, isso tá bem presente nas cartas que ela escrevia para seu professor casado e bem mais velho que ela era perdidamente apaixonada. Ela escrevia cartas românticas pra esse professor que as vezes as queimavam pra esposa não ver, então assim, acredito que as três tinham questões no geral, é isso está nos seus livros e os tornam tão interessantes
SIM, nossa muito verdade, ela usou de uma genialidade incrível para dar vida para todos os personagens da história, principalmente o Heathchliff, a construção dele foi tão intensa que até hoje eu lembro do ódio e da pena que senti por ele.
@@cintiafreitas769 Só pq ela escrece romance gótico ela sofria de opressão espiritual?Ela só tem um tipo de escrita diferente da Charlotte. Temas assustadores e "não bonitinhos" tbm ensinam muita coisa e nos fazem refletir. Ela fala mto sobre natureza humana, por exemplo. Sobre loucura e aquela parte do ser humano que nos assusta. A Charlotte escreveu um romance de formação, a Anne escreveu sobre relacionamentos abusivos dentre outras coisas. Todas as Brontë manifestam e escrevem as coisas de jeitos diferente, de uma forma que n dá pra comparar dessa forma. N dá pra julgar a fé de alguém só vendo isso, como a Karine disse
Oii, Vica! Sobre o Morro dos Ventos Uivantes: quero dizer que super te entendo! Eu mega indico que releia pela Zahar, a tradução faz TOTAL diferença nesse caso. Estudei a obra no curso de Letras ano passado, mas já havia lido o livro. Emily Brontë tem o objetivo de escrever um gótico moralizante, sim, não parece, mas é isso aí. O Gótico, a princípio, como movimento no século XVII, queria resgatar valores pagãos de modo geral - daí a referência a elementos sobrenaturais, bruxaria, cultura dos povos germânicos, etc. comum. Por tudo isso, foi muito criticado/rejeitado como gênero literário pelos especialistas quando surgiu. Justamente por trazer o pior do ser humano em narrativa de terror/horror. Mas o que a Emily faz em seu livro é considerado inovador para o gênero gótico (tanto na estrutura da narrativa escrita quanto no conteúdo): ela usa o mal para reestabelecer os princípios morais. Mais ou menos como um "exemplo" do que não se fazer. Daí que os críticos passaram a ver o gótico com um olhar de que o mal/horror/sobrenatural poderia ser um pretexto para afirmar a ordem social moralmente "correta" ou para satirizar/criticar certos comportamentos ou visões de mundo. Daí que podemos interpretar como tema central da obra: a natureza pecaminosa do ser humano (bem cristão, na verdade!) 😉 Tenha isso em mente ao ler, e veja bem a história de vida da autora!
Concordo com tudo que vc falou, mas não consigo imaginar alguém que tenha dentro de si o Espírito Santo escrever e até imaginar o que a Emily escreveu.
@@cintiafreitas769 Ela era cristã, sim. Filha de um pastor anglicano. A história de vida da família gira entorno da fé deles. É o modo como se olha para o que foi escrito, Jane Austen faz essa exata crítica, e satiriza a leitura superficial do gótico. Há sempre um objeto e intenção por trás, nada é tão óbvio. Mas concordo que choque, sim, e seja difícil de lidar. Mas vejamos a própria Bíblia, que descreve a realidade dos acontecimentos. No Velho Testamento, temos estupros, crimes e todo tipo de horror, mas isso não faz de Moisés, que escreveu, ou da Escritura "sem Espírito Santo". É uma questão de que as coisas são reais, e infelizmente más, mas o modo como lidamos com isso é que muda tudo. Como disse Paulo "Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." 1Tess. 5:21. Nesse sentido, o livro tem muito o que ensinar para aquele que tem o coração pronto em Deus para aprender e reter o que é bom.
@@isabellacarvalho4566A diferença é que Moisés relatou o que de fato tinha ocorrido, não foi nada projetado na mente dele. Hoje nós temos pessoas dentro das igrejas que levam o nome de cristãs mas que estão totalmente distantes do cristianismo, creio que na era vitoriana não era diferente. Para nós é realmente fácil ler uma obra como a dela e extrair uma reflexão sobre aquilo, conseguimos fazer isso até com crimes por exemplo. O que me causa estranheza e até me deixa perplexa é: O que existe dentro da mente de alguém que projeta algo como o descrito em O morro? Um pscicológo poderia traçar o perfil dela pela sua escrita. Se levarmos para o âmbito espiritual poderemos sim dizer que ela era governada por qualquer coisa, menos pelo Espírito Santo. Sabe essa coisa de abrir um túmulo, ser enterrado junto... Nem todos entenderão, infelizmente algumas pessoas acham que o mundo espiritual é brincadeira.
@@cintiafreitas769 Sim, realmente, por esse lado é de deixar perplexa mesmo. Há de ter muita sabedoria para ler, e a autora ou é extremamente corajosa em sua crítica (como ela escreveu em um poema: "eu não tenho a alma covarde"), ou era muito sádica e estranha. Mas não gosto da ideia de negar o Espírito Santo, é uma acusação muito séria. Mas sim, sobre parecer brincadeira, realmente, o livro está disponível p/ essa impressão. Mas a vida do autor é sempre de muita especulação e quase nenhuma certeza no estudo da literatura, então é difícil dizer como ela seria de fato.
O morro dos ventos uivantes é um dos meus livros favoritos da vida kkk mas odiar os protagonistas faz parte até pq Catherine e Heathcliff ao longo da história vão se tornando pessoas ruins mesmo kkk
Lista do dia: Assistir o vídeo todo; Assistir todos os anúncios; Comprar com o link da Amazon que está na descrição do vídeo; Dar like; Seguir a Vica no instagram; Ir ter um tempo especial com Deus❤🔥📚
O que eu percebi é que parece que vc não gosta de filmes trágico, mas desses livros acho que vc pode dar mais uma chance a Cem anos de solidão e morro dos ventos uivantes
Amo como tu simplesmente fala tudo que não gostou no livro, mesmo que não tenha nenhum motivo as vezes a gente só n se conecta com a leitura e tudo bem, n significa que é um livro ruim, só significa q a gente n gostou dele. Preciso melhorar muito isso em mim, me sinto mal quando n gosto de um livro que todo mundo gosta e fico morrendo de dó de dar nota baixa, mas é aquilo neh, cada um é cada um, as vezes o q é ruim pra mim é bom pra vc e vice e versa
Morro dos ventos uivantes é ótimo pra te fazer passar raiva e ficar chocada com as coisas horríveis que os personagens falam um para o outro KKKKKKKK, mas isso meio que faz a leitura não ser chata e arrastada como eu achei que seria, foi um dos clássicos que li mais rápido.
Demorei quase 1 ano pra terminar 1984, um livro otimo mas nao me importei com nenhum personagem, mas recomendo a leitura hehe, alias gosto muito de a revoluçao dos bichos mas 1984 nao tenho vontade de reler.
O Médico e o Monstro é o meu livro de ficção preferido kkkkk Amo a batalha moral interna do Jakill e a escrita me deixou sem ar no final. É uma pena que não tenha funcionado pra você.
Precisa com certeza dar uma nova chance a "o morro dos ventos uivantes " Leia com a mente aberta, ciente de que não é um livro para você amar os personagens e sim para despertar em você esse misto de emoções fortes. Esse livro me deixou com os pés no chão, sabe? Tem tantas Catys e Heatcliff por aí, pessoas mesquinhas, orgulhosas, etc...e estamos tão confortáveis na nossa bolha que nem percebemos.
@@anacardoso1706 bah sério?? esse livro minha escola mandou ler, foi o único livro da Ágatha que eu li, e gostei... talvez se eu ler os outros, eu possa até me surpreender mais!
@@sofiapereira8278 eu acho que eu não goste pq não tem um desenvolvimento dos personagens, são muitos personagens rasos e no final ela diz quem é o assino, não me surpreende. Mas que vc gostou, eu quero gostar da autora, vou tentar outros dela, vai que dá certo!
Concordo com você Vica, a premissa do médico e o monstro é Interessante, mas o livro é chato não consegui me apegar a nenhum personagem, tanto que não lembro de nada do livro. E até a série once upon a time trabalhou a premissa do livro de forma mais interessante que o próprio livro .
Vica sobre a agatha aqui em casa pelo menos funciona assim , eu amo a agatha com todas as minhas forças ja meu pai que prefere o king não gosta dela de forma alguma e eu não consigo gostar do king embora os gêneros sejam diferentes a escrita de ambos no desafio de descobrir o culpado se tornou parecida pelo menos pra mim pode ser que pra você seja o mesmo tanto que meu pai so gosta dela do livro e não sobrou nenhum, tenta ler ele para ver se rola . Se tem logica o que eu comentei não sei mas pela minha experiência pessoal pode ser o que acontece com você
Pra mim foram dois livros meio termo sabe, não odiei mas também não amei, são: "O morro dos ventos Uivantes" da Emily Bronte e " Revival" do Stephen King.
Vica! Ainda não li “Olhai os lírios do campo”, mas a saga O Tempo e o Vento do Érico Veríssimo eu amoooooooo muito! É incrível demais! Quem sabe valha tu dar uma lida! E eu já coloquei na minha lista o dos lírios. E tb gosto muito do Jorge Amado! Eu gostei de Dona Flor e seus dois maridos. São os meus dois grandes escritores nacionais do coração 💕 Ótimo vídeo! Beijos!
Os clássicos que não funcionaram pra mim, que me lembro agora, foram O morro dos ventos Uivantes (nunca terminei), David Copperfield (jurava que ia amar, inclusive quis comprar depois que vi você falando sobre ele, mas foi a maior decepção de 2021 hehe), Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, O grande Gatsby e Poliana, deve ter mais mas não lembro de cabeça hehe
ai Vica, como assim n gostou de Anne de Avonlea? eu te aconselho a tentar de novo, a serie inteira é incrível, mas vai com a mentalidade de que Anne muda um pouco a cada livro viu? São fases diferentes da vida dela. Amei o video 💞💫
O Conde de Monte Cristo é um dos meus favoritos kkk. Eu surtei tanto pq tem muita reviravolta, mistério e aventura. Dei uma "travada" na parte que contam a história dos bandidos romanos e aí eu deixei o livro no canto por um tempo, mas dps retomei, passei dessa parte e a leitura fluiu demais, até pq eu consegui me envolver mto com o Dantés e a trama. Eu acho O Conde um livro incrível, mas o leitor tem que tá envolvido pq é um calhamaço de mais de 1000 páginas e as vezes é prolixo. Uma releitura sem pressa e de coração aberto talvez valha a pena ein
vindo colocar o vídeo no celular já que no notebook não passa anúncio kkkk aconteceu a mesma coisa comigo em Anne, vai começando a ficar meio cansativo, mas os últimos livros valem a pena a luta!! principalmente nos dois últimos, a Anne se tornou um exemplo de mãe que eu quero ser no futuro.
Amei a proposta do vídeo! Como a Mell Ferraz sempre diz: literatura não é consenso. Eu amei "o fantasma da ópera" e "Anne de Avonlea", e siiim, leia a série completa, você vai gostar! "Misery" eu abandonei. Está na minha estante aguardando "dar vontade" de recomeçar a leitura, mas não sei se vai acontecer 😖 Clássico que DETESTEI: "Pamela", do Samuel Richardson. Só li até o fim para ter certeza que era 100% chato rs
vica, um livro que talvez te instigue mais e dê mais energia pra tentar explorar outros da agatha christie é o "e não sobrou nenhum" (também traduzido anteriormente como "o caso dos dez negrinhos"). vale super a pena e tem uma pegada diferente dos demais da autora.
Até hoje não li nenhum desses, mas 100 Anos de Solidão, O Morro dos Ventos Uivantes, O Médico e o Monstro, Pedro Páramo e o primeiro de Anne de Green Gables quero ler, agora quando já não sei kkkkk Bom, tem um mini versão de A Ilha do Tesouro que a escola deu, li 2 vezes e não gostei (acho que é história adaptada) Clássico que li e não gostei não sei se tem (não me lembro), mas um que li em 2021 e amei foi Annie, até o momentos não vi nenhuma das adaptações. Bjss
O morro dos ventos uivantes também foi um clássico que li e não tive uma boa experiência. Atribuo isso à edição também, o livro que estava lendo tinha uma tradução complicadinha. Tenho planos de relê-lo também este ano.
Vica, tô lendo O assassinato no Expresso do Oriente na edição da LPM e estou adorando! Não é um triller rápido como "Em queda", por exemplo, que vc nem respira direito rsrs, mas é muito bom.
Meu Deus! Achei alguém que TAMBÉM não gosta de "O Assassinato no Expresso do Oriente". Mesmo adorando Agatha, esse não rolou... Adoro Poirot, mas nesse livro, pense num ranço das decisões finais dele? E não é tradução que a minha é outra e tive impressão semelhante à sua declaração!
A volta do parafuso o que me frustrou foi o final kkkkkk no início o cara manda o maior suspense "querem ouvir uma história de terror, a mais cabulosa de todos os tempos???" E aí....fiquei querendo kkkk
Um clássico que pra mim, foi um parto, foi o Ratos e homens do Steinbeck. Pensa num livro chato hahaha!! Ah, tô amando ter a booktuber Vica de volta. Assistindo tudooooo, amooo!! Deus te abençoe. Bjuuuu!!
Ótimo vídeo Vicaaa💙 No meu caso... aiai n gosto nem de pensar a sofrência que foi drácula(os personagens são maravilhosos mas o livro se arrasta de uma forma haaaaaaaa e o final é bem decepcionante...) e também senhor dos anéis 1(eu demorei 4 meses p terminar e só fica mais interessante nos últimos capítulos, além de ter viajado em várias páginas hahaha) outro que não funcionou p mim foi Alice, n gostei queria que acabasse o quanto antes...
Se o seu gosto é de livros adolescentes ( Collen Hoover, Heart stoppers,etc) clássicos não são pra vc, é impossível um leitor maturo e amante da literatura não gostar de todos estes livros que vc citou.
você é um leitor maduro? pq parece um adolescente que se chateou com alguém que não gostou dos seus livros favoritos e vem com esse ar de superioridade leitor de clássicos é a pior raça que existe
Não gostei de o morro dos ventos uivantes :( Queria amaaaaar pq sempre achei chique as pessoas falando que esse era o livro preferido delas kkkkkk, mas não rolou nada cmg. Achei cansativo e não via a hora de terminar logo e começar outro livro.
É incrível como a Vica me influencia super kkkkk. Sei que experiências de leitura são diferentes, mas perdi total a vontade de ler dois que eu queria super: "Misery" e "O Morro dos Ventos Uivantes".
Não gostei de: - O Morro dos Ventos Uivantes - ... E o Vento Levou - Drácula - Dom Casmurro - Noites Brancas - A Volta do Parafuso - O Grande Gatsby - O Apanhador no Campo de Centeio Não consegui terminar de ler: - Mulherzinhas - O Peregrino - Frankenstein - Confissões - Crime e Castigo - Guerra e Paz - Anna Kariênina - A Dama das Camélias - O Cortiço - The Once and Future King Amo os autores, mas achei "meh": - A Christmas Carol - Northanger Abbey - Mansfield Park
@@Marcelahi Desde que fiz essa lista, eu recomecei (e li até o final) O Peregrino e O Cortiço. Gostei dos dois, mas não amei. Então, sempre se pode mudar de ideia após alguns anos, em uma releitura.
Ah os livros de Agatha são meus livros quando não quero ler nada.😍 Dá uma chance para Anne sim. Realmente ela tem uma receita chega a ser engraçado. Sempre tem gatos, passeios nos cemitérios, crianças que precisam de ajuda, um personagem que parece ruim mais não é. Eu li um por mês ajudou a curtir sem achar repetitivo. Mas o 1 o da capa verde ( esqueci o nome ) e casa dos sonhos foram meus favoritos. Morro dos ventos uivantes, gosto muito do livro não gosto de nenhum personagem essa é a magia. Kkkkk 😂😂😂
Anne de Anvole é ruim mesmo, mas Anne da ilha é perfeito. É engraçado,tem romance amizade. Perfeito se vc quiser pular direto pro Anne da Ilha indico . É perfeito um dos meus livros favoritos
Passei pela mesma coisa com Ágatha Christie.. o primeiro que li foi assassinato no expresso, detestei então fui ler outro. Li morte no Nilo e foi tão chato e óbvio quanto o primeiro. 😮💨
Ai Vica te entendo e perdoo, até pq vc ama clássicos e tem uns como favoritos kkk Anne eu tenho preguiça pq eh um monte de livros, em relação a Agatha tbm não consegui engatar em um livro dela
Estou arrasada com essa lista, pq tinha muitos que eu queria ler. Mas meu gosto literário é completamente igual ao seu. Se a Vica gosta, eu amo. Se ela não gosto, eu detesto. Obrigado por voltar com esse conteúdo pq eu não estava sabendo comprar livros sozinha s2
Também só gostei do começo de O Conde de Monte Cristo, depois quando começa a parte da vingança achei super chato. E também acho Morro dos Ventos Uivantes irritante.
não consegui gostar tanto de “o grande gabsty” achei beeem mais ou menos e “fahrenheit 451” só Jesus na causa, ô livrinho raso. até hoje tentando entender o que todo mundo vê nesse livro :')
Vica relê os livros que vc leu da Martin Claret em outra editora. Eu não sei o que a Martin Claret faz na tradução, mas ela deixa os livros muuuito chatos (e em alguns ela muda a história 🙄) peguei trauma dessa editora e não compro mais livro dela.
Eu não li muitos clássicos nessa minha vida, só Lewis que eu amo muitooooo com Nárnia né, masss, eu li alguns da Jane Austen, mas não tô conseguindo gosta de Razão e Sensibilidade nem Persuasão que já li, mas não gostei. AAA, não gostei da Anne gente! Eu pensei que ia amar, mas nem o primeiro consegui ler direito, aiaai, mas Deus é bom. Vicaa, te amo demais menina, Deus abençoe
vica eu tbm odiava os livros da agatha, ai eu li os crimes abc na ediçao da haper collins, pq eu tinha lido os outros na traduçao da lpm pocket; e eu AMEIIIIII!!!! MUITO MUITO MUITO BOM, ele tem um plot BEEEEM imprevisível, que você não consegue de jeito nenhum descobrir!!! não é marketing, é verdade HADGHAHAHAHAHAHAH
O Morro dos Ventos Uivantes estou a 6 meses tentando finalizar a leitura e esta um saco! E eu queria muito gostar dele, mas como dizem ou você ama ou odeia o livro! Hahaha s2 Agora sobre O conde de Monte Cristo estou em andamento tambem, mais já esse tenho gostado!
Eu li Alice no País das Maravilhas e queria muito amar a leitura, infelizmente estava com muita expectativa em relação aos personagens, porém só gostei do gato.
O que eu realmente amo em “morro dos ventos uivantes” é o fato de eu odiar profundamente os personagens e ao mesmo tempo eu amar a escrita da emily kkkkkk e gosto de pensar que uma jovem crente daquele período que só conhecia o mundo pelos livros, que tinha a saúde tão frágil, que era reclusa e que só gostava de sair de casa pra passear com o cachorro, escreveu um livro gótico tão complexo envolvendo a natureza humana ❤️
Amei a análise!!!
Na minha opinião a Emily sofria de uma grande opressão espiritual, isso se reflete claramente na escrita dela. Diferente da Charlotte que apresenta claramente uma fé bem fundamentada.
@@cintiafreitas769 mas também precisamos analisar que grande parte das informações que temos da emily, até por ela ser reclusa, veio da charlotte que não era lá uma florzinha (por mais que seja a minha irmã bronte favorita, a bicha era complicada). Em uma análise de biógrafos se acredita que charlotte aumentou muita coisa por ter problemas com suas irmãs e se considerar o “verdadeiro talento” ali. Lógico que ela amava as irmãs, mas tinha uma questão entre elas ali. Tem uma biografia imensa das irmãs pela juliet barker e um livro incrível de cartas que esclarece muitas coisas. Não a acho tão fundamentada na fé assim, se analisar suas cartas, ela vivia uma batalha espiritual constante, isso tá bem presente nas cartas que ela escrevia para seu professor casado e bem mais velho que ela era perdidamente apaixonada. Ela escrevia cartas românticas pra esse professor que as vezes as queimavam pra esposa não ver, então assim, acredito que as três tinham questões no geral, é isso está nos seus livros e os tornam tão interessantes
SIM, nossa muito verdade, ela usou de uma genialidade incrível para dar vida para todos os personagens da história, principalmente o Heathchliff, a construção dele foi tão intensa que até hoje eu lembro do ódio e da pena que senti por ele.
@@cintiafreitas769 Só pq ela escrece romance gótico ela sofria de opressão espiritual?Ela só tem um tipo de escrita diferente da Charlotte. Temas assustadores e "não bonitinhos" tbm ensinam muita coisa e nos fazem refletir. Ela fala mto sobre natureza humana, por exemplo. Sobre loucura e aquela parte do ser humano que nos assusta. A Charlotte escreveu um romance de formação, a Anne escreveu sobre relacionamentos abusivos dentre outras coisas. Todas as Brontë manifestam e escrevem as coisas de jeitos diferente, de uma forma que n dá pra comparar dessa forma. N dá pra julgar a fé de alguém só vendo isso, como a Karine disse
Oii, Vica!
Sobre o Morro dos Ventos Uivantes: quero dizer que super te entendo!
Eu mega indico que releia pela Zahar, a tradução faz TOTAL diferença nesse caso.
Estudei a obra no curso de Letras ano passado, mas já havia lido o livro.
Emily Brontë tem o objetivo de escrever um gótico moralizante, sim, não parece, mas é isso aí.
O Gótico, a princípio, como movimento no século XVII, queria resgatar valores pagãos de modo geral - daí a referência a elementos sobrenaturais, bruxaria, cultura dos povos germânicos, etc. comum. Por tudo isso, foi muito criticado/rejeitado como gênero literário pelos especialistas quando surgiu. Justamente por trazer o pior do ser humano em narrativa de terror/horror. Mas o que a Emily faz em seu livro é considerado inovador para o gênero gótico (tanto na estrutura da narrativa escrita quanto no conteúdo): ela usa o mal para reestabelecer os princípios morais. Mais ou menos como um "exemplo" do que não se fazer. Daí que os críticos passaram a ver o gótico com um olhar de que o mal/horror/sobrenatural poderia ser um pretexto para afirmar a ordem social moralmente "correta" ou para satirizar/criticar certos comportamentos ou visões de mundo.
Daí que podemos interpretar como tema central da obra: a natureza pecaminosa do ser humano (bem cristão, na verdade!) 😉
Tenha isso em mente ao ler, e veja bem a história de vida da autora!
Concordo com tudo que vc falou, mas não consigo imaginar alguém que tenha dentro de si o Espírito Santo escrever e até imaginar o que a Emily escreveu.
@@cintiafreitas769 Ela era cristã, sim. Filha de um pastor anglicano. A história de vida da família gira entorno da fé deles. É o modo como se olha para o que foi escrito, Jane Austen faz essa exata crítica, e satiriza a leitura superficial do gótico. Há sempre um objeto e intenção por trás, nada é tão óbvio. Mas concordo que choque, sim, e seja difícil de lidar. Mas vejamos a própria Bíblia, que descreve a realidade dos acontecimentos. No Velho Testamento, temos estupros, crimes e todo tipo de horror, mas isso não faz de Moisés, que escreveu, ou da Escritura "sem Espírito Santo". É uma questão de que as coisas são reais, e infelizmente más, mas o modo como lidamos com isso é que muda tudo. Como disse Paulo "Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." 1Tess. 5:21. Nesse sentido, o livro tem muito o que ensinar para aquele que tem o coração pronto em Deus para aprender e reter o que é bom.
@@isabellacarvalho4566A diferença é que Moisés relatou o que de fato tinha ocorrido, não foi nada projetado na mente dele. Hoje nós temos pessoas dentro das igrejas que levam o nome de cristãs mas que estão totalmente distantes do cristianismo, creio que na era vitoriana não era diferente. Para nós é realmente fácil ler uma obra como a dela e extrair uma reflexão sobre aquilo, conseguimos fazer isso até com crimes por exemplo. O que me causa estranheza e até me deixa perplexa é: O que existe dentro da mente de alguém que projeta algo como o descrito em O morro? Um pscicológo poderia traçar o perfil dela pela sua escrita. Se levarmos para o âmbito espiritual poderemos sim dizer que ela era governada por qualquer coisa, menos pelo Espírito Santo. Sabe essa coisa de abrir um túmulo, ser enterrado junto... Nem todos entenderão, infelizmente algumas pessoas acham que o mundo espiritual é brincadeira.
@@cintiafreitas769 Sim, realmente, por esse lado é de deixar perplexa mesmo. Há de ter muita sabedoria para ler, e a autora ou é extremamente corajosa em sua crítica (como ela escreveu em um poema: "eu não tenho a alma covarde"), ou era muito sádica e estranha. Mas não gosto da ideia de negar o Espírito Santo, é uma acusação muito séria. Mas sim, sobre parecer brincadeira, realmente, o livro está disponível p/ essa impressão. Mas a vida do autor é sempre de muita especulação e quase nenhuma certeza no estudo da literatura, então é difícil dizer como ela seria de fato.
Seu comentário ta mto bom! Eu amei o livro
O morro dos ventos uivantes é um dos meus livros favoritos da vida kkk mas odiar os protagonistas faz parte até pq Catherine e Heathcliff ao longo da história vão se tornando pessoas ruins mesmo kkk
Lista do dia:
Assistir o vídeo todo;
Assistir todos os anúncios;
Comprar com o link da Amazon que está na descrição do vídeo;
Dar like;
Seguir a Vica no instagram;
Ir ter um tempo especial com Deus❤🔥📚
Vc é perfeita ENTENDA
O que eu percebi é que parece que vc não gosta de filmes trágico, mas desses livros acho que vc pode dar mais uma chance a Cem anos de solidão e morro dos ventos uivantes
Amo como tu simplesmente fala tudo que não gostou no livro, mesmo que não tenha nenhum motivo as vezes a gente só n se conecta com a leitura e tudo bem, n significa que é um livro ruim, só significa q a gente n gostou dele. Preciso melhorar muito isso em mim, me sinto mal quando n gosto de um livro que todo mundo gosta e fico morrendo de dó de dar nota baixa, mas é aquilo neh, cada um é cada um, as vezes o q é ruim pra mim é bom pra vc e vice e versa
Morro dos ventos uivantes é ótimo pra te fazer passar raiva e ficar chocada com as coisas horríveis que os personagens falam um para o outro KKKKKKKK, mas isso meio que faz a leitura não ser chata e arrastada como eu achei que seria, foi um dos clássicos que li mais rápido.
Demorei quase 1 ano pra terminar 1984, um livro otimo mas nao me importei com nenhum personagem, mas recomendo a leitura hehe, alias gosto muito de a revoluçao dos bichos mas 1984 nao tenho vontade de reler.
A Vica sempre me inspira muito em fazer tudo com total excelência para Deus❤❤❤❤❤
Seja educada!
Mesmo que você não goste, não chame de BESTEIROL o livro de um grande autor. Tenha respeito!
Kkkkk. Deve ser um grande besteirol mesmo
Antes desconfiava, agora tenho certeza que só é BESTEIROL
O Médico e o Monstro é o meu livro de ficção preferido kkkkk
Amo a batalha moral interna do Jakill e a escrita me deixou sem ar no final. É uma pena que não tenha funcionado pra você.
Precisa com certeza dar uma nova chance a "o morro dos ventos uivantes " Leia com a mente aberta, ciente de que não é um livro para você amar os personagens e sim para despertar em você esse misto de emoções fortes. Esse livro me deixou com os pés no chão, sabe? Tem tantas Catys e Heatcliff por aí, pessoas mesquinhas, orgulhosas, etc...e estamos tão confortáveis na nossa bolha que nem percebemos.
Vica, leia "E não sobrou nenhum" (alguma coisa assim) da Agatha C. É muito bom, e não é óbvio! abraços pra ti
Aí, eu li esse livro, foi minha primeira leitura da autora e eu achei tão chata, nossa, eu não recomendo pra ninguém!
@@anacardoso1706 bah sério?? esse livro minha escola mandou ler, foi o único livro da Ágatha que eu li, e gostei... talvez se eu ler os outros, eu possa até me surpreender mais!
@@sofiapereira8278 eu acho que eu não goste pq não tem um desenvolvimento dos personagens, são muitos personagens rasos e no final ela diz quem é o assino, não me surpreende. Mas que vc gostou, eu quero gostar da autora, vou tentar outros dela, vai que dá certo!
Estou lendo “ DRACULA “ queria amar , mas está devagar ... quase parando 🤣😢
Assassinado no Expresso Oriente pra mim foi arrastado...Mas quando eu engatei, eu fui até o fim e fiquei surpresa com o final rsrs
Concordo com você Vica, a premissa do médico e o monstro é Interessante, mas o livro é chato não consegui me apegar a nenhum personagem, tanto que não lembro de nada do livro. E até a série once upon a time trabalhou a premissa do livro de forma mais interessante que o próprio livro .
Vica sobre a agatha aqui em casa pelo menos funciona assim , eu amo a agatha com todas as minhas forças ja meu pai que prefere o king não gosta dela de forma alguma e eu não consigo gostar do king embora os gêneros sejam diferentes a escrita de ambos no desafio de descobrir o culpado se tornou parecida pelo menos pra mim pode ser que pra você seja o mesmo tanto que meu pai so gosta dela do livro e não sobrou nenhum, tenta ler ele para ver se rola . Se tem logica o que eu comentei não sei mas pela minha experiência pessoal pode ser o que acontece com você
Pra mim foram dois livros meio termo sabe, não odiei mas também não amei, são: "O morro dos ventos Uivantes" da Emily Bronte e " Revival" do Stephen King.
Poxa Vica, o morro dos ventos Uivantes é o livro da minha vida. Faz um vlog lendo ele💖💖
Clássico são bons, mas cada um tem um gosto as vezes parecidos ou diferentes, mas o importante é ler o que se gosta.
O cenário tá lindo demais Vica💞💞💞
Vica! Ainda não li “Olhai os lírios do campo”, mas a saga O Tempo e o Vento do Érico Veríssimo eu amoooooooo muito! É incrível demais! Quem sabe valha tu dar uma lida! E eu já coloquei na minha lista o dos lírios. E tb gosto muito do Jorge Amado! Eu gostei de Dona Flor e seus dois maridos. São os meus dois grandes escritores nacionais do coração 💕 Ótimo vídeo! Beijos!
O morro dos ventos uivantes é entender que mesmo pessoas horríveis são capazes e amar de verdade
Os clássicos que não funcionaram pra mim, que me lembro agora, foram O morro dos ventos Uivantes (nunca terminei), David Copperfield (jurava que ia amar, inclusive quis comprar depois que vi você falando sobre ele, mas foi a maior decepção de 2021 hehe), Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, O grande Gatsby e Poliana, deve ter mais mas não lembro de cabeça hehe
esse vídeo trouxe um conforto pro meu coração HAHAHAHAHA porque quando eu não gosto de um clássico fico muito triste comigo mesma
ai Vica, como assim n gostou de Anne de Avonlea? eu te aconselho a tentar de novo, a serie inteira é incrível, mas vai com a mentalidade de que Anne muda um pouco a cada livro viu? São fases diferentes da vida dela.
Amei o video 💞💫
Morro dos ventos uivantes pra MIM também não rola. E não é por conta dos personagens.
O Conde de Monte Cristo é um dos meus favoritos kkk. Eu surtei tanto pq tem muita reviravolta, mistério e aventura. Dei uma "travada" na parte que contam a história dos bandidos romanos e aí eu deixei o livro no canto por um tempo, mas dps retomei, passei dessa parte e a leitura fluiu demais, até pq eu consegui me envolver mto com o Dantés e a trama. Eu acho O Conde um livro incrível, mas o leitor tem que tá envolvido pq é um calhamaço de mais de 1000 páginas e as vezes é prolixo. Uma releitura sem pressa e de coração aberto talvez valha a pena ein
O morro dos ventos uivantes tá na minha meta de leitura.. será que vou amar ou odiar? Depois do seu vídeo fiquei pensativa Vica ❤️😊
vindo colocar o vídeo no celular já que no notebook não passa anúncio kkkk
aconteceu a mesma coisa comigo em Anne, vai começando a ficar meio cansativo, mas os últimos livros valem a pena a luta!! principalmente nos dois últimos, a Anne se tornou um exemplo de mãe que eu quero ser no futuro.
Amei a proposta do vídeo! Como a Mell Ferraz sempre diz: literatura não é consenso. Eu amei "o fantasma da ópera" e "Anne de Avonlea", e siiim, leia a série completa, você vai gostar!
"Misery" eu abandonei. Está na minha estante aguardando "dar vontade" de recomeçar a leitura, mas não sei se vai acontecer 😖
Clássico que DETESTEI: "Pamela", do Samuel Richardson. Só li até o fim para ter certeza que era 100% chato rs
vica, um livro que talvez te instigue mais e dê mais energia pra tentar explorar outros da agatha christie é o "e não sobrou nenhum" (também traduzido anteriormente como "o caso dos dez negrinhos"). vale super a pena e tem uma pegada diferente dos demais da autora.
Clássicos que eu não gostei:
Jane Eyre
O monte dos vendavais
Crime e castigo
aaaaaaa o morro dos ventos uivantes é incrivelll sauhsuhauhsua de verdade
Até hoje não li nenhum desses, mas 100 Anos de Solidão, O Morro dos Ventos Uivantes, O Médico e o Monstro, Pedro Páramo e o primeiro de Anne de Green Gables quero ler, agora quando já não sei kkkkk Bom, tem um mini versão de A Ilha do Tesouro que a escola deu, li 2 vezes e não gostei (acho que é história adaptada)
Clássico que li e não gostei não sei se tem (não me lembro), mas um que li em 2021 e amei foi Annie, até o momentos não vi nenhuma das adaptações.
Bjss
O morro dos ventos uivantes também foi um clássico que li e não tive uma boa experiência. Atribuo isso à edição também, o livro que estava lendo tinha uma tradução complicadinha. Tenho planos de relê-lo também este ano.
Que edição é essa Brasil!!!!!!!
Amo a vica leitora voltando com tudo 🥺❤️
Uma dica, um livro que às vezes ta difícil de ler eu gosto de ler no kindle, parece q flui mais e não da vontade de parar haha
Vica, tô lendo O assassinato no Expresso do Oriente na edição da LPM e estou adorando! Não é um triller rápido como "Em queda", por exemplo, que vc nem respira direito rsrs, mas é muito bom.
Meu favorito da Agatha Christie
Conheço a história da Anne, amo a série, mas os livros estão complicados para rolar comigo... Não sei se é a escrita. Te entendo Vica!
Meu Deus! Achei alguém que TAMBÉM não gosta de "O Assassinato no Expresso do Oriente". Mesmo adorando Agatha, esse não rolou... Adoro Poirot, mas nesse livro, pense num ranço das decisões finais dele? E não é tradução que a minha é outra e tive impressão semelhante à sua declaração!
Vica e Clássicos é uma combinação maravilhosa
A volta do parafuso o que me frustrou foi o final kkkkkk no início o cara manda o maior suspense "querem ouvir uma história de terror, a mais cabulosa de todos os tempos???" E aí....fiquei querendo kkkk
Um clássico que pra mim, foi um parto, foi o Ratos e homens do Steinbeck. Pensa num livro chato hahaha!! Ah, tô amando ter a booktuber Vica de volta. Assistindo tudooooo, amooo!! Deus te abençoe. Bjuuuu!!
Me surpreende pq eu nunca adivinho quem e o assasino nos livros da agatha kkkkk acho que sou ruim nisso😅
Um clássico que me decepcionou bastante foi O Corcunda de Notre Dame
Ótimo vídeo Vicaaa💙 No meu caso... aiai n gosto nem de pensar a sofrência que foi drácula(os personagens são maravilhosos mas o livro se arrasta de uma forma haaaaaaaa e o final é bem decepcionante...) e também senhor dos anéis 1(eu demorei 4 meses p terminar e só fica mais interessante nos últimos capítulos, além de ter viajado em várias páginas hahaha) outro que não funcionou p mim foi Alice, n gostei queria que acabasse o quanto antes...
Vica da uma nova chance pra algum livro da Agatha, tenta ler pelas edições da harper collins que tem a tradução impecável
Vi, amei esse vídeo! Te peço, faz bookshelf tour esse ano? hihi
Se o seu gosto é de livros adolescentes ( Collen Hoover, Heart stoppers,etc) clássicos não são pra vc, é impossível um leitor maturo e amante da literatura não gostar de todos estes livros que vc citou.
ela não suporta livros adolescentes você que está enganado de achar que todo mundo tem que ter a mesma opinião sobre um livro só pq ele é um clássico
você é um leitor maduro? pq parece um adolescente que se chateou com alguém que não gostou dos seus livros favoritos e vem com esse ar de superioridade
leitor de clássicos é a pior raça que existe
Não gostei de o morro dos ventos uivantes :(
Queria amaaaaar pq sempre achei chique as pessoas falando que esse era o livro preferido delas kkkkkk, mas não rolou nada cmg. Achei cansativo e não via a hora de terminar logo e começar outro livro.
O Conde de monte cristo só é um pouco parado no meio do livro. Mas o inicio e o fim são maravilhosos, pra mim é um dos favoritos kkk
Ai eu também não gostei do morro dos ventos uivantes não, inclusive nem terminei de ler kkkk eu abandonei no meio, mas tá tudo bem
Você precisa reler o morro dos ventos uivantes, eu amo ♥️
É incrível como a Vica me influencia super kkkkk. Sei que experiências de leitura são diferentes, mas perdi total a vontade de ler dois que eu queria super: "Misery" e "O Morro dos Ventos Uivantes".
Nossa, eu achei Misery tão "mé". Foi minha primeira leitura do King. Esperava mais e isso me fez dar uma desanimada de tentar novas obras do autor
Sempre perfeita!🧚♂️
me senti da mesma maneira com misery e o médico e o monstro; agora o morro dos ventos uivantes eu sou apaixonadaa
Como eu amo esse canal mds🤧🤧🤧
Foi muito complicada a mudança com todos esses livros, vica? Sonho de estante, ficou linda 😍😍😍
Vica, ideia de vídeo: reavaliar os livros que você deu 5 estrelas nos últimos 03 anos (ou 02) será que você daria 05 estrelas de novo?
Queria ter ido nessa festa de 15 anos da dona Vica, tema super top
Não gostei de:
- O Morro dos Ventos Uivantes
- ... E o Vento Levou
- Drácula
- Dom Casmurro
- Noites Brancas
- A Volta do Parafuso
- O Grande Gatsby
- O Apanhador no Campo de Centeio
Não consegui terminar de ler:
- Mulherzinhas
- O Peregrino
- Frankenstein
- Confissões
- Crime e Castigo
- Guerra e Paz
- Anna Kariênina
- A Dama das Camélias
- O Cortiço
- The Once and Future King
Amo os autores, mas achei "meh":
- A Christmas Carol
- Northanger Abbey
- Mansfield Park
Mulherzinhas também não consegui terminar, tentei duas vezes. Pior que sem perceber comprei outro livro da mesma autora😂
@@Marcelahi Desde que fiz essa lista, eu recomecei (e li até o final) O Peregrino e O Cortiço. Gostei dos dois, mas não amei. Então, sempre se pode mudar de ideia após alguns anos, em uma releitura.
@@annamattos8627 sim.
Ah os livros de Agatha são meus livros quando não quero ler nada.😍
Dá uma chance para Anne sim. Realmente ela tem uma receita chega a ser engraçado. Sempre tem gatos, passeios nos cemitérios, crianças que precisam de ajuda, um personagem que parece ruim mais não é. Eu li um por mês ajudou a curtir sem achar repetitivo. Mas o 1 o da capa verde ( esqueci o nome ) e casa dos sonhos foram meus favoritos.
Morro dos ventos uivantes, gosto muito do livro não gosto de nenhum personagem essa é a magia. Kkkkk 😂😂😂
Anne de Anvole é ruim mesmo, mas Anne da ilha é perfeito. É engraçado,tem romance amizade. Perfeito se vc quiser pular direto pro Anne da Ilha indico . É perfeito um dos meus livros favoritos
Eu chocada que a Vida me notou. 😀😘✝️
Vica perfeitaaaaaa, sinceridade é TUDO
Passei pela mesma coisa com Ágatha Christie.. o primeiro que li foi assassinato no expresso, detestei então fui ler outro. Li morte no Nilo e foi tão chato e óbvio quanto o primeiro. 😮💨
Ai Vica te entendo e perdoo, até pq vc ama clássicos e tem uns como favoritos kkk
Anne eu tenho preguiça pq eh um monte de livros, em relação a Agatha tbm não consegui engatar em um livro dela
Estou arrasada com essa lista, pq tinha muitos que eu queria ler.
Mas meu gosto literário é completamente igual ao seu.
Se a Vica gosta, eu amo. Se ela não gosto, eu detesto.
Obrigado por voltar com esse conteúdo pq eu não estava sabendo comprar livros sozinha s2
Releia o morro dos ventos uivantes, eu odiei então eu favoritei o livro kkkkk
Eu acabei de fazer isso kkkkkk
Também só gostei do começo de O Conde de Monte Cristo, depois quando começa a parte da vingança achei super chato. E também acho Morro dos Ventos Uivantes irritante.
Um livro que eu me decepcionei foi Matadouro 5.
Todo mundo do TH-cam fala bem e eu estava empolgada, mas quando li foi chato e decepcionante.
não consegui gostar tanto de “o grande gabsty” achei beeem mais ou menos
e “fahrenheit 451” só Jesus na causa, ô livrinho raso. até hoje tentando entender o que todo mundo vê nesse livro
:')
meu pai, achei que era só eu que não engolia Fahrenheit kkkkkkkk
Gente eu achei Fahrenheit genial kkkkk mas é aquilo cada pessoa com seu gosto né :')
@@vitorfernandes3923 achei que a história não se desenvolveu, quando tava ficando bom o livro acabou kkkkkk mas vou tentar dar mais uma chance
Concordo, o Grande Gatsby é mais ou menos, a crítica social é bem desenvolvida, mas a narrativa por si só é muito massante e chata.
Vica relê os livros que vc leu da Martin Claret em outra editora. Eu não sei o que a Martin Claret faz na tradução, mas ela deixa os livros muuuito chatos (e em alguns ela muda a história 🙄) peguei trauma dessa editora e não compro mais livro dela.
Morro dos ventos uivantes é um livro para odiar mesmo kkkk odiar tudo, mas não conseguir parar de ler 😂
Leia Os livros da Sveva Casati Modignani e faz resenha.
Eu não li muitos clássicos nessa minha vida, só Lewis que eu amo muitooooo com Nárnia né, masss, eu li alguns da Jane Austen, mas não tô conseguindo gosta de Razão e Sensibilidade nem Persuasão que já li, mas não gostei. AAA, não gostei da Anne gente! Eu pensei que ia amar, mas nem o primeiro consegui ler direito, aiaai, mas Deus é bom. Vicaa, te amo demais menina, Deus abençoe
Começou o vídeo e ela diz tô estouradaa.. só lembrei da Deolaine kkkk
Vica, super entendo a sua situação com o "Morro dos ventos uivantes". Queria amar, dizer que é bom mas a experiência não foi nada boa 😕
A Vica fica linda de laranja
Agora faz um de classicos que você amou🌝
vica eu tbm odiava os livros da agatha, ai eu li os crimes abc na ediçao da haper collins, pq eu tinha lido os outros na traduçao da lpm pocket; e eu AMEIIIIII!!!!
MUITO MUITO MUITO BOM, ele tem um plot BEEEEM imprevisível, que você não consegue de jeito nenhum descobrir!!! não é marketing, é verdade HADGHAHAHAHAHAHAH
O Morro dos Ventos Uivantes estou a 6 meses tentando finalizar a leitura e esta um saco! E eu queria muito gostar dele, mas como dizem ou você ama ou odeia o livro! Hahaha s2 Agora sobre O conde de Monte Cristo estou em andamento tambem, mais já esse tenho gostado!
Aaa vim correndo🏃🏽♀️
Eu li Alice no País das Maravilhas e queria muito amar a leitura, infelizmente estava com muita expectativa em relação aos personagens, porém só gostei do gato.
Vica faz vlog de leitura, lendo o morro do ventos uivantes
Por favooooor
Oliver Twist não funcionou para mim. Gosto dos filmes e do personagem, mas não gostei do livro.
Eu li poucos suspenses, acho que por isso não desconfiei do plot de assassinato no expresso, quando eu li eu amei
os únicos clássicos que não funcionaram pra mim foram: Alice no país das maravilhas e Sonho de uma noite de verão.
Cada vídeo mais perfeito, amooooo
A melhor ❤️
É pecado não gostar de Anne de Avonlea hahahahhahaha
O dia que o autor escreveu Cem Anos de Solidão deveria estar bêbado.
faz uma resenha de dom casmurrooooo por favorrrrr
Primeiríssima!! 🥳🥳❤️
Anee de Avonlea foi um parto para mim kkkkkkk
Só não conseguiu ser pior que "Mulherzinhas".
Nossa Mulherzinhas eu amei demais, favorito da vida
vida atual da vica resumida em um louvor: PRA ONDE EU IREEEEI
Todos os livros da Agatha Christie são perfeitos!
A montanha mágica (minha maior decepção)
Os maias
O velho e o mar . Não rolou mesmo