Fiz português/linguística e sobrevivi rs. Peguei greves, desmontes, reformas, professores racistas e consegui terminar. Fácil de entrar, doloroso para sair 😜
Muito legal conhecer essa perspectiva, ótimo vídeo, Vinni. Já sou formado em letras inglês com bacharel em tradução e quero alcançar o francês como minha 2ª língua estrangeira de trabalho, então ter acesso às vivências da USP é para mim uma oportunidade muito legal...
Excelente vídeo, é bom ver o lado “não tão bom” da carreira. Desde o ensino médio eu sempre quis fazer engenharia. Acabei entrando numa faculdade particular e via que não era algo que me apaixona como aprender língua estrangeira. Eu quero entrar em Letras para português e espanhol que são as línguas que eu domino mas sempre fui um “estudante de exatas”, a Literatura nunca foi minha matéria favorita e não sou de grudar a cara em livros (embora saiba que isso é ótimo para o desenvolvimento do intelecto), porém gosto de gramática e, como eu disse, falar língua estrangeira. Ainda tenho muitas incertezas enquanto a minha escolha com o temor de me decepcionar novamente.
4 ปีที่แล้ว +5
Camilo, é sempre um risco a se correr, mas se você não tentar nunca vai saber se era isso que você queria ou não. Você vai precisar fazer as matérias de literatura, mas pode pegar optativas focadas em língua, tradução, linguística etc. Porém, tenha em mente que o curso exige muita leitura no geral
@ Tem razão, é preciso experimentar para saber. E sim, eu gostaria focar minha formação para tradução e interpretação, gosto muito disso também. Obrigado pela resposta, isso me dá mais ânimo para enfrentar o que vier pela frente ☺️
me formei em letras há 6 anos em uma faculdade particular. E sempre que vejo as grades de outras faculdades, vejo que quase não tem a disciplina gramática,( obviamente que Letras não e só gramatica portuguesa)inclusive a que me formei. Tive que aprender por fora. E justamente a dúvida dos alunos é a gramatica. agora, a linguística foi a que mais tive dificuldade. Trem chato! kk
Gosto bastante da área de Letras. Mas não curto muito Literatura, o meu foco é trabalhar como intérprete/tradução. Tenho medo de aplicar pra USP e me decepcionar.
4 ปีที่แล้ว +14
O curso da usp tem um bom conteúdo na área de tradução, mas geralmente tradução literária. Se seu foco for interpretação e tradução de ordem mais técnica, recomendo o curso de tradutor e intérprete da são judas
Eu tô no primeiro ano do inglês e eu tô amando. Às vezes penso em declinar o português e ficar só com o inglês, porque as matérias do português não me agradaram muito, tirando LB (Literatura Brasileira). Infelizmente, as habilitações são muito exigentes com conhecimento de língua mesmo. Para conseguir acompanhar o inglês, por exemplo, é necessário ter um nível entre avançado/fluente.
4 ปีที่แล้ว +5
Também penso muito em declinar o português. Principalmente porque sei que nunca vou trabalhar com isso é que a habilitação em português não prepara a gente pro mercado de trabalho.
letras é minha segunda opção, mas mesmo assim penso bastante sobre... já sou boa no inglês, então seria a melhor escolha, porém eu não me vejo no futuro falando só inglês, tenho muito interesse em mandarim/chinês.. o problema é que não sei quase nada, então é um pouco arriscado, embora eu tenha bastante tempo pra estudar a língua até lá.. me falta o tempo. Japonês também é uma opção pra mim
3 ปีที่แล้ว +3
Mas não precisa saber antes de entrar na habilitação, porém quando entrar precisa se dedicar bastante
Bom vendo as live, quase todos os participantes recomendaram fazer um curso por fora. Mas considero ser melhor reprovar do que passar e não saber nada. São 4 meses pra tentar aprender algo. No meu caso que estudo japonês EAD na Cruzeiro do sul, que só temos um 1 mês pra aprender o que normalmente leva 28 semanas é mais complicado.
4 ปีที่แล้ว +4
Reprovar não é tão legal porque fica no seu histórico e isso te prejudica caso queira pleitear uma bolsa ou uma vaga de intercâmbio. Mas realmente o ideal é aprender o conteúdo e não só passar
Letras USP não vai te preparar para mercado de trabalho. Mesmo pq o leque é amplo. Se não vai ser professor... Declinar português é opção. Mas conheço muitos que voltaram e fizeram português depois.
Eu fiz letras com habilitação em italiano, eu amava, mas no decorrer do último ano, terminei só na força do ódio kkkkk professora muito chata e não sabia passar o conteúdo...
Espero passar, nunca tentei a fudest por medo da prova, esse ano eu estou me preparando o máximo que posso e espero conseguir, fui bolsista e estudante de escola pública. Não entendo quem diz que é fácil passar, cara não é.
@@Jean-uw4tz Bom se você levar em consideração que o que mais entra na usp são pessoas que nunca sentaram numa cadeira de escola pública, então sim é relativamente fácil.
Gente, temos a mesma professora de EL e IELP. Uma vez na aula da Evani você fez uma pergunta e eu fiquei "eu conheço essa voz..." kkk. Mundo pequeno... btw, adorei o vídeo.
4 ปีที่แล้ว +3
Sempre ouço a professora falando seu nome nas aulas. Obrigado por acompanhar ❤️
oi Vinni! Depois de muito bater a cabeça decidi fazer faculdade e queria cursar Japonês. Sabe dizer como funciona os auxílios estudantis? Moro no interior de SP, sem parentes perto da capital, sem ajuda financeira e com 25 anos nas costas tentando encarar essa decisão. Fiz o ENEM ano passado pela primeira vez e não achei difícil passar, só não fiz as escolhas certas...esse ano farei novamente tentando uma vaga na USP.
E você vini pretende puxar alguma língua como optativa ? Como armênio, russo ou outra língua?
4 ปีที่แล้ว +2
Não pensei nisso ainda. Tudo depende de que habilitação eu vou entrar. Quero aproveitar a USP ao máximo, mas também quero me dedicar a minha habilitação e a pesquisa.
Opa! Acho que não me vejo em outra área, quero ser professor! mas tem um certo receio do mercado de trabalho, o que você me diz ?
3 ปีที่แล้ว +4
Temos que ser realistas: o mercado de trabalho para professores, claro que a depender da área, é um mercado que não paga os melhores salários, longe disso. Há muitas vagas, especialmente para professores de educação básica, então desemprego não deve ser uma preocupação. Se é aquilo que você quer fazer, aquilo que te faz feliz, vai atrás, pesquise, estude bastante para crescer na área e se destacar.
Desculpe a ignorância, teria como depois de fazer o período básico escolhendo a sua optativa sair do curso de letras pegar outro curso e continuar na optativa. EX: escolhi optativa mandarim tranquei letras e quero ir para história e continuar na optativa. Vocês sabem se teria essa opção?
3 ปีที่แล้ว
Então, optativa é uma matéria; habilitação é o curso todo, incluindo as matérias de língua e literatura. Para pegar matérias do chinês, ou de outra habilitação, seja de língua ou de literatura, você não precisa ser da letras. Pode pegar mesmo sendo de outro curso. Agora, fazer todas as matérias de uma habilitação pode ser difícil pois algumas matérias tem pouquíssimas vagas. Se você trancar o curso de letras, terá de pegar as matérias como optativas e, como optativas, as vagas são menores do que pros alunos de letras.
@@Brunakaulitz483 tem um site que chama Biologia Total, acredito que é um bom material e a plataforma é boa.... no mais é fazer provas antigas e procurar entender cada item das questões.
Quero ser Professor de Português... Tenho que fazer só Licenciatura em Letras - Português e pronto, ou tenho que fazer outras coisas tipo linguísticas etc... ?
3 ปีที่แล้ว +3
Você tem que fazer o bacharelado e a licenciatura em português. No bacharelado você terá algumas matérias de linguística.
eu sei q ta meio atrasado, mas caso alguem tenha a mesma duvida hj, na USP vc faz o bacharelado obrigatoriamente, caso queira pode abrir a licenciatura e sair com as duas habilitações, caso n queira pode sair só com bacharel... nao é possivel sair só com a licenciatura la
Oiee em qual regiao vc fez o seu curso de letras na usp? foi em Butantã ou em ribeirao preto?e o que voce achou da universidade, do campus, dos professores, das salas, banheiros e as greves sao muitas e a duraçao delas é grande? kkkkkkkkk eu vi algumas reclamaçoes sobre o cuidado e a falta de atençao no campus de letras vc concorda com isso? muito obrigada pela atençao e desculpa por tantas perguntas pois nao sei quase nada das uni da usp pois moro em outra cidade (brasilia).
3 ปีที่แล้ว +10
Eu faço no campus da capital de SP, no Butantã. O campus é incrível, não é chamado de cidade universitária a toa, é gigante, bibliotecas legais, restaurantes universitários bons, próximo ao metrô. É verdade que o prédio da Letras é antigo e algumas salas tem problemas, mas isso se deve a falta de investimento na educação no geral. Quanto as greves, elas acontecem, as vezes podem durar um tempinho, mas desde que entrei em 2020, não houve greves. Espero ter ajudado.
Fiz português/linguística e sobrevivi rs. Peguei greves, desmontes, reformas, professores racistas e consegui terminar. Fácil de entrar, doloroso para sair 😜
Dolorido demais, parabéns meu bem!
Não existe mágica, qualquer curso superior tem suas dificuldades.
Muito legal conhecer essa perspectiva, ótimo vídeo, Vinni. Já sou formado em letras inglês com bacharel em tradução e quero alcançar o francês como minha 2ª língua estrangeira de trabalho, então ter acesso às vivências da USP é para mim uma oportunidade muito legal...
Excelente vídeo, é bom ver o lado “não tão bom” da carreira. Desde o ensino médio eu sempre quis fazer engenharia. Acabei entrando numa faculdade particular e via que não era algo que me apaixona como aprender língua estrangeira. Eu quero entrar em Letras para português e espanhol que são as línguas que eu domino mas sempre fui um “estudante de exatas”, a Literatura nunca foi minha matéria favorita e não sou de grudar a cara em livros (embora saiba que isso é ótimo para o desenvolvimento do intelecto), porém gosto de gramática e, como eu disse, falar língua estrangeira. Ainda tenho muitas incertezas enquanto a minha escolha com o temor de me decepcionar novamente.
Camilo, é sempre um risco a se correr, mas se você não tentar nunca vai saber se era isso que você queria ou não. Você vai precisar fazer as matérias de literatura, mas pode pegar optativas focadas em língua, tradução, linguística etc. Porém, tenha em mente que o curso exige muita leitura no geral
@ Tem razão, é preciso experimentar para saber. E sim, eu gostaria focar minha formação para tradução e interpretação, gosto muito disso também. Obrigado pela resposta, isso me dá mais ânimo para enfrentar o que vier pela frente ☺️
me formei em letras há 6 anos em uma faculdade particular. E sempre que vejo as grades de outras faculdades, vejo que quase não tem a disciplina gramática,( obviamente que Letras não e só gramatica portuguesa)inclusive a que me formei. Tive que aprender por fora. E justamente a dúvida dos alunos é a gramatica.
agora, a linguística foi a que mais tive dificuldade. Trem chato! kk
Obg por gravar, eu ia ler esse post, mas perdi, e agora pude ouvir enquanto lavava louça
❤️❤️❤️
Gosto bastante da área de Letras. Mas não curto muito Literatura, o meu foco é trabalhar como intérprete/tradução. Tenho medo de aplicar pra USP e me decepcionar.
O curso da usp tem um bom conteúdo na área de tradução, mas geralmente tradução literária. Se seu foco for interpretação e tradução de ordem mais técnica, recomendo o curso de tradutor e intérprete da são judas
Eu tô no primeiro ano do inglês e eu tô amando.
Às vezes penso em declinar o português e ficar só com o inglês, porque as matérias do português não me agradaram muito, tirando LB (Literatura Brasileira).
Infelizmente, as habilitações são muito exigentes com conhecimento de língua mesmo. Para conseguir acompanhar o inglês, por exemplo, é necessário ter um nível entre avançado/fluente.
Também penso muito em declinar o português. Principalmente porque sei que nunca vou trabalhar com isso é que a habilitação em português não prepara a gente pro mercado de trabalho.
Nossa, tô ferrada mesmo, não tenho inglês fluente... 😭😭😭😭
letras é minha segunda opção, mas mesmo assim penso bastante sobre... já sou boa no inglês, então seria a melhor escolha, porém eu não me vejo no futuro falando só inglês, tenho muito interesse em mandarim/chinês.. o problema é que não sei quase nada, então é um pouco arriscado, embora eu tenha bastante tempo pra estudar a língua até lá.. me falta o tempo. Japonês também é uma opção pra mim
Mas não precisa saber antes de entrar na habilitação, porém quando entrar precisa se dedicar bastante
@ é só que dá um medo kkkk
@ vo me lasca de estuda então, kkkkk
Bom vendo as live, quase todos os participantes recomendaram fazer um curso por fora. Mas considero ser melhor reprovar do que passar e não saber nada. São 4 meses pra tentar aprender algo. No meu caso que estudo japonês EAD na Cruzeiro do sul, que só temos um 1 mês pra aprender o que normalmente leva 28 semanas é mais complicado.
Reprovar não é tão legal porque fica no seu histórico e isso te prejudica caso queira pleitear uma bolsa ou uma vaga de intercâmbio. Mas realmente o ideal é aprender o conteúdo e não só passar
@ não tinha pensando nisso, é complicado
Eu fiz administração na USP e odiei. Agora estou indo pra Irlanda.
Por que não gostou ?
Letras USP não vai te preparar para mercado de trabalho. Mesmo pq o leque é amplo. Se não vai ser professor... Declinar português é opção. Mas conheço muitos que voltaram e fizeram português depois.
Eu fiz letras com habilitação em italiano, eu amava, mas no decorrer do último ano, terminei só na força do ódio kkkkk professora muito chata e não sabia passar o conteúdo...
Gostei deste vídeo. Mais conteúdo assim.
Espero passar, nunca tentei a fudest por medo da prova, esse ano eu estou me preparando o máximo que posso e espero conseguir, fui bolsista e estudante de escola pública. Não entendo quem diz que é fácil passar, cara não é.
@@Jean-uw4tz Bom se você levar em consideração que o que mais entra na usp são pessoas que nunca sentaram numa cadeira de escola pública, então sim é relativamente fácil.
Gente, temos a mesma professora de EL e IELP. Uma vez na aula da Evani você fez uma pergunta e eu fiquei "eu conheço essa voz..." kkk. Mundo pequeno... btw, adorei o vídeo.
Sempre ouço a professora falando seu nome nas aulas. Obrigado por acompanhar ❤️
@ porque os depoimentos não falam de gramática normativa?
oi Vinni! Depois de muito bater a cabeça decidi fazer faculdade e queria cursar Japonês. Sabe dizer como funciona os auxílios estudantis? Moro no interior de SP, sem parentes perto da capital, sem ajuda financeira e com 25 anos nas costas tentando encarar essa decisão. Fiz o ENEM ano passado pela primeira vez e não achei difícil passar, só não fiz as escolhas certas...esse ano farei novamente tentando uma vaga na USP.
Gostaria de saber também se tem bastante oportunidade de emprego perto da faculdade.
E você vini pretende puxar alguma língua como optativa ? Como armênio, russo ou outra língua?
Não pensei nisso ainda. Tudo depende de que habilitação eu vou entrar. Quero aproveitar a USP ao máximo, mas também quero me dedicar a minha habilitação e a pesquisa.
A habilitação de japonês é muito concorrida?
A maior parte das decepções seriam evitadas estudando o idioma antes....
Sim, o problema é que a realidade dos alunos é muito diversa e nem todos conseguem estudar antes ou ter aulas por fora
Quando você pode decidir se quer bacharelado ou licenciatura ? Após o ciclo básico?
A qualquer momento do curso
Oi Vinni, ainda não entrei rsrs mas gostaria de saber quais as habilitações mais concorridas ?
Ola!! Geralmente, mas mais concorridas são inglês, linguística e francês. Mas todo ano isso varia um pouco. Boa sorte! 🍀
Como é a concorrência das Habilitações de Francês e Latim? Penso nelas...
Tem vídeos só falando dessas habilitações aqui no canal. O latim é bem tranquilo, já o francês é concorrido.
Assisti aos dois, muito obrigado!
Tenho uma pergunta.. Oq acontece se a pessoa quiser fazer habilitação em outra língua e não tiver nota suficiente??
Se você não tiver nota suficiente você vai pra sua segunda opção, e no final do ano pode tentar ranquear de novo.
@ eu perderia um ano todo?? 😅😅
voce já tinha feito algum curso antes de entrar em letras?
Opa! Acho que não me vejo em outra área, quero ser professor! mas tem um certo receio do mercado de trabalho, o que você me diz ?
Temos que ser realistas: o mercado de trabalho para professores, claro que a depender da área, é um mercado que não paga os melhores salários, longe disso. Há muitas vagas, especialmente para professores de educação básica, então desemprego não deve ser uma preocupação. Se é aquilo que você quer fazer, aquilo que te faz feliz, vai atrás, pesquise, estude bastante para crescer na área e se destacar.
Quero trabalhar como tradutora, não sei ainda se com foco em audiovisual ou literário. Acha que o curso de letras da USP é uma boa alternativa?
É uma ótima alternativa. Tem algumas optativas de tradução que você pode pegar e algumas habilitações dão ênfase na tradução
Desculpe a ignorância, teria como depois de fazer o período básico escolhendo a sua optativa sair do curso de letras pegar outro curso e continuar na optativa. EX: escolhi optativa mandarim tranquei letras e quero ir para história e continuar na optativa. Vocês sabem se teria essa opção?
Então, optativa é uma matéria; habilitação é o curso todo, incluindo as matérias de língua e literatura. Para pegar matérias do chinês, ou de outra habilitação, seja de língua ou de literatura, você não precisa ser da letras. Pode pegar mesmo sendo de outro curso. Agora, fazer todas as matérias de uma habilitação pode ser difícil pois algumas matérias tem pouquíssimas vagas. Se você trancar o curso de letras, terá de pegar as matérias como optativas e, como optativas, as vagas são menores do que pros alunos de letras.
Quero muito fazer português/alemão. Sabe me dizer como é a concorrência para habilitação em alemão?
É média. Não é tão concorrido, mas varia de ano pra ano.
@ tem algum vídeo seu falando como e o que estudar para a fuvest para facilitar nosso entendimento sobre o assunto e por onde começar?
@@Brunakaulitz483 tem um site que chama Biologia Total, acredito que é um bom material e a plataforma é boa.... no mais é fazer provas antigas e procurar entender cada item das questões.
Quero ser Professor de Português... Tenho que fazer só Licenciatura em Letras - Português e pronto, ou tenho que fazer outras coisas tipo linguísticas etc... ?
Você tem que fazer o bacharelado e a licenciatura em português. No bacharelado você terá algumas matérias de linguística.
eu sei q ta meio atrasado, mas caso alguem tenha a mesma duvida hj, na USP vc faz o bacharelado obrigatoriamente, caso queira pode abrir a licenciatura e sair com as duas habilitações, caso n queira pode sair só com bacharel... nao é possivel sair só com a licenciatura la
tem como só fazer português?
Tem sim!
@ como faz pra estudar só português?
Eu amo gramática , mas nunca tive contato com literatura. Será que vou ter dificuldade ?
Olá, Vinni! Sou de BH. Estou em dúvida entre UFMG e USP. Quero me habilitar em Linguística. A concorrência nessa habilitação é muito puxada?
mano, aproveita que você já é de bh e vai de ufmg, que aliás é umas das melhores na área das letras, sucesso
UFMG plmds, com o novo governo USP tá só pra piorar
O curso de letras na USP é só bacharelado ou tem licenciatura ?
Não encontrei no site da USP sobre , no meu caso quero fazer licenciatura
Tem os dois. Mas você decide se quer abrir a licenciatura.
Oiee em qual regiao vc fez o seu curso de letras na usp? foi em Butantã ou em ribeirao preto?e o que voce achou da universidade, do campus, dos professores, das salas, banheiros e as greves sao muitas e a duraçao delas é grande? kkkkkkkkk eu vi algumas reclamaçoes sobre o cuidado e a falta de atençao no campus de letras vc concorda com isso? muito obrigada pela atençao e desculpa por tantas perguntas pois nao sei quase nada das uni da usp pois moro em outra cidade (brasilia).
Eu faço no campus da capital de SP, no Butantã. O campus é incrível, não é chamado de cidade universitária a toa, é gigante, bibliotecas legais, restaurantes universitários bons, próximo ao metrô. É verdade que o prédio da Letras é antigo e algumas salas tem problemas, mas isso se deve a falta de investimento na educação no geral. Quanto as greves, elas acontecem, as vezes podem durar um tempinho, mas desde que entrei em 2020, não houve greves. Espero ter ajudado.
@ muito obrigadaaaa💖