Olá Clóvis, é possível aplicar resina acrílica de maior viscosidade para camadas de espessuras mais grossas? Essa resina teria uma transparência similar ao epóxi cristal? Grato.
Álvaro, como comentei, normalmente as resinas acrilicas tem que aplicadas em espessuras finas, pois elas necessitam evaporar o veiculo e dificilmente ficarão como um epóxi incolor, a não ser que seja espessuras muito finas.
Suas aulas sao mto boas gosto mto mesmo encontrei seu canal a pouco tempo mas ja gostei de cara, mto bem explicado e tira realmente mtas dúvidas, e por falar em dúvidas estou querendo trabalhar com biojoias dai gosto mais da resina cristal poliester, dai queria fazer as pecas com a poliestar e as q presisar de acabamento de doume ia fazer com a epoxi o q vc me diz posso deixar curar bem as peças de poliester dai limpar e fazer acabamento arredondado com a epoxi daria certo obg.
Vou fazer a segunda camada da minha river table e pretendo usar uma epoxi de marca diferente da que fiz a primeira camada. Posso ter problemas de fixação?
João, de forma geral não. A maioria das resinas epóxi puras, sem solventes, são compativeis entre si, mesmo de fabricantes diferentes. Só faça a preparação correta para melhor aderência.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi posso misturar resina alta viscosidade com resina de baixa viscosidade da mesma marca , pra diluir a resina de alta viscosidade me responde pfv
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ótimo... era isso. Não pensei em relação a resistência não. Só no sentido de não arranhar fácil e de ser mais transparente, sem amarelar com o tempo...
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi tem uma outra coisa que eu já te perguntei, mas eu não lembro... e não consegui achar a resposta no meu histórico... Nada a ver com a pergunta anterior. >> o "Porcelanato Líquido" é alguma resina diferente? ou é a Epoxi normal? Desses pra chão mesmo.
Minha pia tem uma boa camada de resina epoxi. Mas tem um pequeno desnível. Posso usar a resina poliester por cima? Pergunto pq tenho em casa. Se eu lixa bem, deve aderir, correto?
Olá mestre! Primeiro, muito obrigada por produzir conteúdo de tanta qualidade. Vc é incrível. Queria saber se há problema em fazer um top coat com resina UV em peças (biojoias) feitas com epoxy. Eu tenho feito bases pigmentadas com epoxy e deixado curar completamente, depois do lixamento, tenho aplicado resina de cura uv para terminar o processo com brilho. Sabe se posso ter problemas a longo prazo?? Muito obrigada!
Tawiny, existem dezenas de resina de cura UV. Por isso fica dificil dizer. Mas se está lixando e limpando bem antes de aplicar, a chance de soltar é baixa. O que pode eventualmente acontecer com o passar do tempo é o atrito da roupa ou o suor do corpo descascar essa capa. Mas isso vai variar muito de pessoa para pessoa.
Bom dia Clovis , vou fazer uma mesa com umas pranchas de madeira com trincas que tem de 10 a 15 mm e estou falando ai de 7 metros linear total com espessura de 7cm , acho que vai dar perto de 6 litros de resina , posso colocar resina piliester cristal nas trincas e depois dar acabamento com resina epoxi? Vale a pena ? Des de já obrigado pelas suas explicações
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi é porque eu quero aplicar o Gel Coat sobre uma peça de gesso e a segunda demão com resina para mim fazer uma forma para ter um acabamento melhor na parte interna da forma
Boa noite, no caso de aplicação de resina Epóxi numa superfície, colocar um tecido de fibra de vidro e por cimas desse tecido aplicar o poliéster, terá problemas de fixação ou aderência??
Meu caro td bem no caso de aplicação de resinas epóxi de marcas diferentes eu tenho uma boa aderência de uma sobre a outra no caso tenho um resto da advanced e gostaria de selar a madeira com ela depois aplicar a redeleaser ou ag pois cliente pediu uma mais conceituada no mercado
Estou fazendo um caiaque de isopor e gostaria de aplicar duas camadas de resina epóxi para proteger o isopor e depois finalizar com a resina de poliéster , como vc aconselha para aderir bem a poliéster em cima ?
Pontes, é bastante complicado essa construção. Como comento no video a aderência não será boa. Ainda mais em um caiaque que sofre muitas torções. Não vejo vantagens neste tipo de construção.
@@edcpontes Eu recomendaria fazer tudo com epóxi. Lembre-se que o epóxi apesar de mais caro é mais resistente. Portanto o calculo estrutural que fez com o poliéster pode ser minimizado com epóxi, ficando mais fino e mais leve, usando menos material.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi a cola epóxi é indicada para quais materiais? A resina epóxi pode ser usada como cola? O tempo de cura vai influenciar na resistência?
@@alvimarsantos2092 as resinas epóxi são largamente usadas como adesivos. Prova disso é o Durepox e o Araldite. Como as resinas tem um tempo de secagem e cura variáveis, quanto mais tempo ficar maior será a aderência.
Lamento mas não funciona Manuzinha. Infelizmente precisa ser um endurecedor. Muitos fornecedores vendem separadamente. Converse com o seu a possibilidade de vender só endurecedor ou comprar um novo kit com um pouco mais de endurecedor.
Aldo. Qualquer sistema que adquirir o mais seguro é perguntar ao fornecedor. Como este é um sistema adesivo, acredito que ele pode ser usado de 100:50 até 100:100. Mas consulte a Redelease que é mais assertivo.
Estou fazendo uma eneternizacao que uma moça pediu para restaurar pq o anterior q outra pessoa fez ficou péssimo, mas a mulher anterior usou resina poliéster e acontece que o coto umbilical está coberto com resina poliéster, não daria para eu utilizar na eternização a resina epóxi, levando em consideração que o coto umbilical está bem no fundo ? Por favor alguém me ajuda!!!!
Você pode tentar remover a resina poliéster cristal de 2 formas. Primeiro deixar de molho em acetona pura, removedor de tinta ou thinner forte que ele lentamente irá fragilizar a resina e você lentamente conseguirá ir arrancando pedaços até chegar na peça. Outra forma e ir com um soprador térmico fragilizando pedaços e ir removendo pedaço a pedaço. Mas deixe claro ao seu cliente que apesar de todo cuidado sempre existe a chance de danificar a peça. Se ele não aceitar o risco, nem faça.
Olá! Me tira uma dúvida por favor. Eu comprei todo material pra fazer peças pequenas de artesanato com resina epóxi, mas no final eu fiquei sem dinheiro, por enquanto, pra comprar a mascara de "porco espinho", teria alguma outra mascara que eu possa utilizar? Eu já estou trabalhando com a resina sempre em um lugar bem ventilado e não sinto cheiro algum,mas n estou utilizando nenhuma mascara. Obrigada!
Como sempre muito bom de vê seus vídeos, agora S.r. Clovis eu gostaria de fazer uma consulta sobre uma ideia para aplicar na construção de um barco concretamente, a ideia e esta, eu posso fazer uma laminação sobre compensado naval com resina epóxi para dar rigidez e selar e logo laminar com que resina que seja mas econômica e claro esse e o intuito da pergunta só para dar mas espessura e resistência na capa exterior inclusive logo laminar uma ultima capa com epóxi para proteger essa laminação mas fraca em sanwich você que acha e uma coisa que no aporta nada o e possível e justificaria no orçamento final ? espero se entenda o conceito obrigado por seu tempo espero ansioso o retorno saludo.
Julio, ficou um pouco confuso sua pergunta. Mas normalmente o compensado naval já dá uma boa resistência mecânica se devidamente travado. Portanto, para ser economico, basta uma boa laminação com veu de superficie no final com uma boa resina epóxi que sairá mais em conta.
Eu queria saber se tem como eu misturar uma resina nova (que acabei de comprar) com uma que eu já tinha em casa. Ambas da mesma marca e viscosidade. Daria problema eu misturar as duas pra fazer uma aplicação?
Me ajuda em uma duvida que fiquei ainda, tenho uma mesa de centro de eucalipto e passei resina epox porem.nao preencheu as rachaduras, posso aplicar a poliéster encima? Motivo que a tabua nao esta totalmente plaina e gostaria de alto nivelar uns 2cm no máximo.na resina poliéster.
Antonio, eu não recomendo. A resina poliéster não tem boa aderência sobre um epóxi curado, além do que não vai dar bom acabamento, sendo necessário lixar bem e polir. E neste processo pode desplacar a resina.
@@AntonioCarlos-tf2gu não que seja impossível, mas é improvável ter sucesso com poliéster, pois ele tem baixa aderência na madeira e contrai bastante. Então a chance de soltar, trincar e quebrar é grande. Mas se tiver verba disponível vale o risco do teste.
Ola Clovis Sensei, muito obrigado pelos esclarecimentos...há tempo voce nao publicava...abraços
Disponha Walter. Estou tentando retomar a rotina👍
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi que bom Sensei fico feliz ..abraços
Obrigada por esclarecer minha dúvida!! Me ajudou muitooo!!!
Não há de que Lindsei!
Bom dia . preciso colar uma regua de madeira em um laminado de resina epoxi . qual cola vc indica ?
Use uma sistema epoxi poliamida como o SQ 2001/SQ 3140 ou SQ 2001/SQ 3180ES
Como sempre, esclarecedor, obrigado por estar de volta
Disponha Junior!
Olá Clóvis, é possível aplicar resina acrílica de maior viscosidade para camadas de espessuras mais grossas? Essa resina teria uma transparência similar ao epóxi cristal? Grato.
Álvaro, como comentei, normalmente as resinas acrilicas tem que aplicadas em espessuras finas, pois elas necessitam evaporar o veiculo e dificilmente ficarão como um epóxi incolor, a não ser que seja espessuras muito finas.
Em chaveiros de resina poliéster eu posso lixar e fazer acabamento de epóxi?
Sim. É possível. Desde que ele esteja bem curado e estabilizado.
oiii vc saberia me dizer se posso colocar um adesivo de resina pu na resina epoxi? eu colocaria ele na madeira e cobriria com a resina epoxi
É dificil dizer sem entender direito o produto, mas a principio não deve ter problema, porém recomendo fazer um teste antes.
Bom dia amigão Sakamoto. Posso selar a madeira com resina poliéster e depois dar o banho de resina epoxi? Obrigado. Vc é ótimo. Nos esclarece tudo.
Odair, poder pode. Mas como o poliéster não tem boa aderência, pode o ocorrer o desplacamento levando a camada de epóxi junto.
Suas aulas sao mto boas gosto mto mesmo encontrei seu canal a pouco tempo mas ja gostei de cara, mto bem explicado e tira realmente mtas dúvidas, e por falar em dúvidas estou querendo trabalhar com biojoias dai gosto mais da resina cristal poliester, dai queria fazer as pecas com a poliestar e as q presisar de acabamento de doume ia fazer com a epoxi o q vc me diz posso deixar curar bem as peças de poliester dai limpar e fazer acabamento arredondado com a epoxi daria certo obg.
Dá certo sim. Deixe curar bem, lixe e limpe bem a superficie antes e aplicar o epóxi.
Obg Clovis pela atenção tens ai com o maior prazer, meu gostei e inscrição.
Grande Clóvis, como sempre esclarecedor. Ótimo vídeo.
Gratidão Naqleto.
Vou fazer a segunda camada da minha river table e pretendo usar uma epoxi de marca diferente da que fiz a primeira camada. Posso ter problemas de fixação?
João, de forma geral não. A maioria das resinas epóxi puras, sem solventes, são compativeis entre si, mesmo de fabricantes diferentes. Só faça a preparação correta para melhor aderência.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi posso misturar resina alta viscosidade com resina de baixa viscosidade da mesma marca , pra diluir a resina de alta viscosidade me responde pfv
@@mariaaparecidapatricio6474 pode sim. São compativeis e estáveis em qualquer proporção desde que não misture o endurecedor para armazenamento.
Então....boa noite professor🙌...meu projeto não dá pra lixar pós cura ....posso aplicar a epóxi por cima da poliéster pra dar acabamento assim mesmo?
Isso vai depender muito da peça. De forma geral, pode correr risco de soltar com o tempo. Mas se for uma peça pequena e estática, talvez de certo.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi entendi... muito obrigada!🙏🏻
Qual é a combinação que vai ficar mais parecido com vidro bem duro e transparente?
Simceramente nenhuma dela,se deseja a dureza de vidro temperado. Se for vidro comum, ai a poliéster é bem quebradiço como o vidro comum.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ótimo... era isso. Não pensei em relação a resistência não. Só no sentido de não arranhar fácil e de ser mais transparente, sem amarelar com o tempo...
A poliéster dura bem, mas não é infalível. Dependendo da exposição ele poderá sim ter alteração de tonalidade.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi tem uma outra coisa que eu já te perguntei, mas eu não lembro... e não consegui achar a resposta no meu histórico...
Nada a ver com a pergunta anterior.
>> o "Porcelanato Líquido" é alguma resina diferente? ou é a Epoxi normal?
Desses pra chão mesmo.
@@andrebuzzijr a princípio é um epóxi de baixa viscosidade o acabamento final.
Muito bom a explicação parabéns
Obrigado Genielson
Muito bom. Excelente explicação.
Emanoel, fico contente que tenha sido útil!
Minha pia tem uma boa camada de resina epoxi. Mas tem um pequeno desnível. Posso usar a resina poliester por cima? Pergunto pq tenho em casa. Se eu lixa bem, deve aderir, correto?
Não vai ficar bom. Além de não aderir bem o acabamento e resistência será ruim.
Oi bom dia te ho uma dúvida .... Para aplicar uma resina epóxi ,sobre uma antiga já existente mudando a cor como faço?
Basicamente a mesma preparação da maioria das superficies. Eu explico com mais detalhes no vídeo th-cam.com/video/U4u3Z5ySMgU/w-d-xo.html
Olá mestre! Primeiro, muito obrigada por produzir conteúdo de tanta qualidade. Vc é incrível. Queria saber se há problema em fazer um top coat com resina UV em peças (biojoias) feitas com epoxy. Eu tenho feito bases pigmentadas com epoxy e deixado curar completamente, depois do lixamento, tenho aplicado resina de cura uv para terminar o processo com brilho. Sabe se posso ter problemas a longo prazo?? Muito obrigada!
Tawiny, existem dezenas de resina de cura UV. Por isso fica dificil dizer. Mas se está lixando e limpando bem antes de aplicar, a chance de soltar é baixa. O que pode eventualmente acontecer com o passar do tempo é o atrito da roupa ou o suor do corpo descascar essa capa. Mas isso vai variar muito de pessoa para pessoa.
Bom dia Clovis , vou fazer uma mesa com umas pranchas de madeira com trincas que tem de 10 a 15 mm e estou falando ai de 7 metros linear total com espessura de 7cm , acho que vai dar perto de 6 litros de resina , posso colocar resina piliester cristal nas trincas e depois dar acabamento com resina epoxi? Vale a pena ? Des de já obrigado pelas suas explicações
Se as trincas tiverem só função e não estrutural talvez funcione se não soltar pela contração ou trincar pela reatividade.
Eu posso aplicar uma primeira demão de gel Coat e a segunda de resina poliuretano
Roberto, não existe impedimento quanto a isso, mas é preciso entender o porque desta escolha.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi é porque eu quero aplicar o Gel Coat sobre uma peça de gesso e a segunda demão com resina para mim fazer uma forma para ter um acabamento melhor na parte interna da forma
Se for só com a finalidade de acabamento ok. Só tome cuidado para não ficar muito fino, pois senão será muito frágil desmoldar.
Boa noite, no caso de aplicação de resina Epóxi numa superfície, colocar um tecido de fibra de vidro e por cimas desse tecido aplicar o poliéster, terá problemas de fixação ou aderência??
Existe uma grande chance de ter problemas.
Obrigado, pelo retorno , um outro questionamento, misturando as duas resinas com seus catalisadores proporcionais secariam normalmente ??
@@rafaelzampirolli2381 não. As resinas epóxi e poliéster são incompatíveis.
Meu caro td bem no caso de aplicação de resinas epóxi de marcas diferentes eu tenho uma boa aderência de uma sobre a outra no caso tenho um resto da advanced e gostaria de selar a madeira com ela depois aplicar a redeleaser ou ag pois cliente pediu uma mais conceituada no mercado
De forma geral não deve ter problemas. Procure aplicar em intervalos curtos em no maximo de 24 horas paramelhor adesão.
Estou fazendo um caiaque de isopor e gostaria de aplicar duas camadas de resina epóxi para proteger o isopor e depois finalizar com a resina de poliéster , como vc aconselha para aderir bem a poliéster em cima ?
Pontes, é bastante complicado essa construção. Como comento no video a aderência não será boa. Ainda mais em um caiaque que sofre muitas torções. Não vejo vantagens neste tipo de construção.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi vlw muito obrigado , viu tentar achar outra solução para proteger o isopor para aplicar a poliéster
@@edcpontes Eu recomendaria fazer tudo com epóxi. Lembre-se que o epóxi apesar de mais caro é mais resistente. Portanto o calculo estrutural que fez com o poliéster pode ser minimizado com epóxi, ficando mais fino e mais leve, usando menos material.
Olá Clóvis, você pode explicar sobre cola epóxi?
Alvimar, que tipo de explicação deseja?
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi a cola epóxi é indicada para quais materiais? A resina epóxi pode ser usada como cola? O tempo de cura vai influenciar na resistência?
@@alvimarsantos2092 as resinas epóxi são largamente usadas como adesivos. Prova disso é o Durepox e o Araldite. Como as resinas tem um tempo de secagem e cura variáveis, quanto mais tempo ficar maior será a aderência.
Boa tarde.
Goataria de saber se da certo fazer uma camada com a 2004 e outra com a 4008 UV, ambas da redelease?
A principio sim Luime, pois ambas são resinas epóxi. Só verificar qual preparação fazer em função do tempo de aplicação entre uma e outra.
Olha posso misturar resina epóxi de baixa espessura com outra marca mas da mesma baixa espessura só de outra marca? Exemplo: marca Ag e Ohana?
Hedppo, de modo geral pode, mas tem que fazer o acerto estequimetrico caso sejam diferentes.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi obrigado pela força
Ola tenho resina epoxi sem catalizador. Consigo catalizar ela com catalizador mek? De poliester. Ou existe algo facil de encontrar que catalize?
Lamento mas não funciona Manuzinha. Infelizmente precisa ser um endurecedor. Muitos fornecedores vendem separadamente. Converse com o seu a possibilidade de vender só endurecedor ou comprar um novo kit com um pouco mais de endurecedor.
Resina redelease 2001 com 3140 , qual a proporção ? Frascos são de 100 gramas
Aldo. Qualquer sistema que adquirir o mais seguro é perguntar ao fornecedor. Como este é um sistema adesivo, acredito que ele pode ser usado de 100:50 até 100:100. Mas consulte a Redelease que é mais assertivo.
Boa tarde! Posso passar verniz marítimo em cima da resina epoxi?
Antônio, se preparar a superfície antes pode. Mas não tem garantias que dependendo da utilização ele pode eventualmente descascar.
Estou fazendo uma eneternizacao que uma moça pediu para restaurar pq o anterior q outra pessoa fez ficou péssimo, mas a mulher anterior usou resina poliéster e acontece que o coto umbilical está coberto com resina poliéster, não daria para eu utilizar na eternização a resina epóxi, levando em consideração que o coto umbilical está bem no fundo ? Por favor alguém me ajuda!!!!
Você pode tentar remover a resina poliéster cristal de 2 formas. Primeiro deixar de molho em acetona pura, removedor de tinta ou thinner forte que ele lentamente irá fragilizar a resina e você lentamente conseguirá ir arrancando pedaços até chegar na peça. Outra forma e ir com um soprador térmico fragilizando pedaços e ir removendo pedaço a pedaço. Mas deixe claro ao seu cliente que apesar de todo cuidado sempre existe a chance de danificar a peça. Se ele não aceitar o risco, nem faça.
Olá!
Me tira uma dúvida por favor.
Eu comprei todo material pra fazer peças pequenas de artesanato com resina epóxi, mas no final eu fiquei sem dinheiro, por enquanto, pra comprar a mascara de "porco espinho", teria alguma outra mascara que eu possa utilizar?
Eu já estou trabalhando com a resina sempre em um lugar bem ventilado e não sinto cheiro algum,mas n estou utilizando nenhuma mascara.
Obrigada!
Você pode adquirir em lojas de artigos de segurança uma mascara descartável do tipo pff2 que é baratinho e apesar de não ser ideal já ajuda.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi obrigada por responder.
@@ianas.7662 disponha.
Como sempre muito bom de vê seus vídeos, agora S.r. Clovis eu gostaria de fazer uma consulta sobre uma ideia para aplicar na construção de um barco concretamente, a ideia e esta, eu posso fazer uma laminação sobre compensado naval com resina epóxi para dar rigidez e selar e logo laminar com que resina que seja mas econômica e claro esse e o intuito da pergunta só para dar mas espessura e resistência na capa exterior inclusive logo laminar uma ultima capa com epóxi para proteger essa laminação mas fraca em sanwich você que acha e uma coisa que no aporta nada o e possível e justificaria no orçamento final ? espero se entenda o conceito obrigado por seu tempo espero ansioso o retorno saludo.
Julio, ficou um pouco confuso sua pergunta. Mas normalmente o compensado naval já dá uma boa resistência mecânica se devidamente travado. Portanto, para ser economico, basta uma boa laminação com veu de superficie no final com uma boa resina epóxi que sairá mais em conta.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Entendi, si eu achei que no me entenderia, mas seu resposta foi clara, realmente no necessita então obrigado Sr Clovis
@@JulioCesar-bz9pw disponha!
Eu queria saber se tem como eu misturar uma resina nova (que acabei de comprar) com uma que eu já tinha em casa. Ambas da mesma marca e viscosidade. Daria problema eu misturar as duas pra fazer uma aplicação?
Se eles forem do mesmo tipo e o antigo estiver boa em condições de uso pode sim.
Valeu mestre
Disponha Lucas!
Oi minha resina acabou o endurecedor e usei de outra marca pode ?
Pode desde que saiba se a proporção está correta.
Pode misturar poliéster com epóxi?
Infelizmente não são compativeis. Eles não são miscíveis entre si.
Me ajuda em uma duvida que fiquei ainda, tenho uma mesa de centro de eucalipto e passei resina epox porem.nao preencheu as rachaduras, posso aplicar a poliéster encima? Motivo que a tabua nao esta totalmente plaina e gostaria de alto nivelar uns 2cm no máximo.na resina poliéster.
Antonio, eu não recomendo. A resina poliéster não tem boa aderência sobre um epóxi curado, além do que não vai dar bom acabamento, sendo necessário lixar bem e polir. E neste processo pode desplacar a resina.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi obrigado pela dica, vou terminar com a epóxi, mas as proximas posso estar usando a poliéster??
@@AntonioCarlos-tf2gu não que seja impossível, mas é improvável ter sucesso com poliéster, pois ele tem baixa aderência na madeira e contrai bastante. Então a chance de soltar, trincar e quebrar é grande. Mas se tiver verba disponível vale o risco do teste.
E no caso de resina epóxi de marcas diferentes?
Normalmente não existe incompatibildade em aplicar uma resina epóxi sobre outra resina epóxi.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxientão posso misturar resina de baixa viscosidade com resina de alta viscosidade da mesma marca pra diluir
@@mariaaparecidapatricio6474 pode sim. Não tem problema e fica estável armazenado desde que não misture endurecedores.