Boa noite, Julio! Cê tá bão? Meu pai costuma dizer: "Carpir na chuva é mudar o mato de lugar". Cê não usa roçadeira lateral? Brachiaria não tolera sombra. Quando o café e o milho crescerem já não precisa roçar mais... enquanto isso, roçando, vai colocando matéria orgânica no chão. Olha eu ensinando pai nosso pro vigário... Mas é que achei estranho. Não que a enxada não seja necessária. Tô com uma infestação de Capoeraba bem bonita no meio do bananal... Tô precisando criar coragem. Quanto a não usar veneno, vi a diferença esses dias. Quando se roça uma touceira de Colonião se observa uma roda branca de micélio no solo. Não é em todas as moitas, mas tá aumentando. Não lembro de ver isso (talvez por não saber observar antes, tenho que admitir) quando comecei a cultivar o talhão, herdado da agricultura tradicional. Tava vendo uma aula do Tião esses dias e ouvi falar, pela primeira vez, de cromatografia pra analisar o solo. Cê já fez?
Opa, então braquiara tô tirando na enxada mesmo, rocadeira só faz engrossar a raiz e competir mais com o café e milho, uso rocadeira pra outras plantas, mas ela não aposentou a enxada
@@sitiotucum Vou procurar esse material da embrapa. Me mandaram um pdf do livro em espanhol do Tião com outro cara sobre o assunto. Bem completo... Você consegue definir quando tá havendo cooperação (pelo aumento de matéria orgânica, ou por simbiose na troca de nutrientes) e quando tá havendo competição? Imagino que seja feeling, certo?
Boa noite, Julio!
Cê tá bão?
Meu pai costuma dizer: "Carpir na chuva é mudar o mato de lugar".
Cê não usa roçadeira lateral? Brachiaria não tolera sombra. Quando o café e o milho crescerem já não precisa roçar mais... enquanto isso, roçando, vai colocando matéria orgânica no chão. Olha eu ensinando pai nosso pro vigário... Mas é que achei estranho.
Não que a enxada não seja necessária. Tô com uma infestação de Capoeraba bem bonita no meio do bananal... Tô precisando criar coragem.
Quanto a não usar veneno, vi a diferença esses dias. Quando se roça uma touceira de Colonião se observa uma roda branca de micélio no solo. Não é em todas as moitas, mas tá aumentando. Não lembro de ver isso (talvez por não saber observar antes, tenho que admitir) quando comecei a cultivar o talhão, herdado da agricultura tradicional.
Tava vendo uma aula do Tião esses dias e ouvi falar, pela primeira vez, de cromatografia pra analisar o solo. Cê já fez?
Opa, então braquiara tô tirando na enxada mesmo, rocadeira só faz engrossar a raiz e competir mais com o café e milho, uso rocadeira pra outras plantas, mas ela não aposentou a enxada
Esses fungos estão aparecendo aí devido ao seu manejo, bom sinal
Ainda não fiz cromatografia de pfeiffer mas quero aprender sim
Achei bem interessante a fermenta. Tem manual da embrapa ensinando
@@sitiotucum Vou procurar esse material da embrapa. Me mandaram um pdf do livro em espanhol do Tião com outro cara sobre o assunto. Bem completo...
Você consegue definir quando tá havendo cooperação (pelo aumento de matéria orgânica, ou por simbiose na troca de nutrientes) e quando tá havendo competição? Imagino que seja feeling, certo?