Segundo a norma NBR 15.758 a fita telada está dentro das normas da ABNT. Seu uso indicado é para tratamento de trincas e fissuras no sistema drywall. Medidas: espessura de 5 mm, largura de 500 mm e comprimento de 90 m. Essa fita está em conformidade com as normas ABNT e com a norma técnica: NBR 15.758. Validade: 12 meses após a fabricação. Sempre verifique a data de fabricação, validade e número de lote do seu produto. Fica a Dica!...
Olá Marcelo , tudo bem? Que ótimo ver você por aqui! A norma ABNT NBR 15758 publicada em 2009, não cita a utilização de fita telada, somente da fita de papel microperfurada. Essa mesma norma está passando por uma revisão, que ainda não foi publicada. Desta forma, as fitas são recomendadas para utilização para o tratamento de juntas entre chapas de drywall, não sendo recomendadas em hipótese nenhuma para tratamento no encontro de drywall com outros sistemas construtivos, pois a dilatação distinta entre os dois sistemas provocará fissuras ao longo do tempo.
Olá, na terceira opção, com a cantoneira, ou com um perfil U (pode ser perfil também né?), como fixa a cantoneira ou o perfil U no perfil? Com parafuso metal, metal? No caso da cantoneira, fixo ela no montante junto com a chapa ou antes? Obrigado.
Olá Milene! Que ótimo ter você aqui! As instruções de instalação e aplicação de sistemas de portas devem ser verificadas com os fabricantes escolhidos e compatibilizadas com as instruções que damos no vídeo a seguir, elaborado conforme a norma de paredes em drywall (ABNT NBR 15.758-1:2009): th-cam.com/video/6xkLVbBTYCw/w-d-xo.html
Olá Odair, tudo bem? Que bom ver você por aqui! 😊 Hoje, após uma série de testes e avaliações o PSQ-Drywall reconhece a utilização da fita telada como opção à fita de papel microperfurada para o tratamento de juntas. É importante destacar que existem vários tipos de fita telada no mercado, mas nem todas atendem aos requisitos mínimos estabelecidos para atender aos desempenhos do sistema. Caso você adquira a fita que hoje comercializamos, a Fita Telada Gypsum Drywall para áreas internas, estará adquirindo um produto totalmente conforme com o PSQ-Drywall
Suponhamos que: VC queira fazer uma divisão, exemplo os 2 lados do pilar tem parede então VC quer fazer uma divisão, no meio desse pilar VC quer fazer de drywall TB não poderia encostar o guia no pilar?
essa junta dilatação que fala no final parece a tabica com aba, feita para esse tipo de caso, esse recurso com cantoneira 14×30 muda so o custo beneficio e a mão de obra. Parabéns é uma Idea boa, com as 3 dicas ficarei com a terceira, a da cantoneira. mas lembrando existe material próprio para esse tipo de serviço, tabica com aba.
Alcidio, saudações, a Gypsum agradece o contato. O Sistema Drywall Gypsum possibilita diversas forma de montagem. Seguindo as recomendações da NBR ABNT 15.758 que é a norma de montagem do sistema Drywall, as possibilidades são inúmeras. Quando estiver pronto nos envie algumas fotos..rsrsrs tecnico.gypsum@etexgroup.com
Olá Reinaldo, que bom te ver aqui! Se o encontro entre a parede de alvenaria e a de drywall for em “T”, o montante final da parede de drywall deve ser fixado com parafusos e buchas ou pino de aço na alvenaria, e o encontro deve ser tratado utilizando Massa para Tratamento de Juntas Gypsum, juntamente com a Fita GYP JT ou a Fita Telada Gypsum de 50mm dobradas. É possível visualizar essa situação em nossos Catálogos Técnicos, disponíveis para download em nosso site no seguinte link: www.gypsum.com.br/pt-br/centro-de-apoio/documentos/?page=1&page_size=9&sort=Id&sort_type=desc
Olá, agradecemos o seu contato. Pode-se utilizar qualquer tipo de perfil nesse encontro, desde que seja possível permitir a movimentação dos diferentes sistemas.
Olá, agradecemos o seu contato. Por norma, não deve-se executar revestimentos colados na horizontal. Para sua demanda, recomendamos que seja feito um forro estruturado ou aramado.
Boa tarde, queria saber um dúvida, tenho uma parede de alvenaria de 1.20, e queria terminar ela em drywall, posso fazer como no chão? Passar os guias normal em cima da alvenaria?
Amigos, no caso da opção 3, ficará uma pequena abertura entre o drywall e a alvenaria, devo preencher com silicone ou pu, porém devo passar massa corrida por cima para dar acabamento, ou o acabamento e somente esse produto flexível.
Olá, agradecemos o seu contato. Nesse caso, como será feita a calafetação com mastique flexível, não deve-se passar massa corrida ou massa de tratamento de juntas sobre ele, pois os produtos tem flexibildiades diferentes, o que pode resultar em patologias futuras. O que pode ser feito é verificar com o fabricante do masquite se ele é pintavel e qual a tinta recomendada para utilizar sobre ele, assim toda a superfície ficará da mesma cor, tendo apenas um friso.
belas dicas, gostaria de saber se existe alguma forma de colocar as placas de gesso em paredes revestidas com azulejos. tenho um cliente de uma clínica que tem azulejos em toda a clínica mais naonquero tirar pois o prédio é locado. vocês sabem me dizer se existe alguma forma de colar a Placa de gesso, pois ele não quer fazer um revestimento de perfil 48 mais as placas porque vai diminuir os corredores e vai sair da norma.
Olá, Claiton! Para execução de revestimento colado sobre azulejos, deve-se tomar alguns cuidados como a verificação da integridade do suporte (se os azulejos não estão ocos ou soltos), se o mesmo está limpo e isento de poeira em excesso e se algo impede a aderência adequada da cola (como superfícies lisas). No caso de azulejos, recomendamos que, além de apicoar a superfície, seja aplicada alguma ponte de aderência sobre a mesma, como chapisco rolado, por exemplo.
@@drywallgypsum muito obrigado pela i formação, entoa no caso eu verificando que o azulejo está bem fixado e não está oco, eu posso fazer um chapisco rolado e depois que secar bem eu posso utilizar a massa para colcoar a Placa de gesso. lembrado que eu não posso picotear o azulejo porque o prédio é alugado.
Olá, Claiton! A aplicação de chapisco rolado na face do azulejo também o impedirá de ficar amostra caso o revestimento colado venha a ser removido. Caso exista a preocupação de se preservar o azulejo, você deve então executar um revestimento estruturado (uma contra parede paralela as paredes existentes).
Olá, quero fazer uma contra parede em drywall com lã de rocha, onde minha parede atual está só com tijolos, o que devo fazer para me precaver de umidade/mofo, condensação de água e trincas? Preciso deixar colchão de ar? Posso prender a estrutura de aço do drywall direto na parede de alvenaria? São 12m contínuos de parede. Obrigado.
Olá, Pierre! A Gypsum agradece seu contato. No caso de paredes externas, as mesmas devem estar rebocadas ou com algum tipo de revestimento aplicado. E no caso de paredes internas, e caso a região tenha uma incidência de umidade, pode ser aplico impermeabilizante liquido, a fim de evitar problemas futuros. De qualquer forma, recomendamos consultar um especialista em impermeabilização para maiores esclarecimentos nesta questão. Em relação a configuração desta contra parede e sua necessidade de travamento intermediário, consultar depto técnico para maiores esclarecimentos, através do e-mail: técnico.gypsum@etexgroup.com. Aproveito para lhe encaminhar o link de acesso a nossa tabela de desempenho, que lhe auxiliará nestas demandas: www.gypsum.com.br/pt-pt/~/media/files/latam/companies/gypsum/areatecnica_docs/tabela_desempenho_2014 Vale salientar que em todas as paredes do sistema Drywall, deve ser realizado o procedimento de tratamento de juntas, com o uso massa Gypsum 90 e fita JT de papel micro perfurado, a fim de evitar fissuras.
Queria sabe como faço quando o guia da no meio da parede , sem reboco só no tijolo msm , como faço posso parafusar o guia assim msm ou teria que rebocar ? Espero que tenham entendi minha pergunta obrigado .
A Gypsum agradece seu contato. A fixação dos montantes diretamente na alvenaria é possível, quando revestimento da alvenaria é feito por meio do Revestimento Gypsum. Em casos onde o revestimento será realizado por meio de chapisco, emboço e reboco, é recomendado que a guia seja fixada sobre o reboco.
Olá amigos, em uma casa que se pretende fazer as paredes externas em alvenaria e as paredes internas serem feitas em Drywall. Porém a face interna das paredes em alvenaria será revestida em chapas de Drywall. Daí vem a seguinte dúvida: devemos fazer o encontro em "T" das paredes em Drywall com as paredes de alvenaria antes ou depois de revestir as paredes de alvenaria com as chapas de Drywall?
Olá, agradecemos o seu contato. Dependerá de qual sistema você utilizará para revestir a alvenaria, pois caso você utilize revestimento estruturado (também chamado de contra parede), você deve primeiro executar todo o revestimento da alvenaria, prevendo montantes extras nos encontros perpendiculares das paredes internas, e depois executar todas as paredes internas 100% em drywall. Caso você venha a revestir a alvenaria com revestimento colado, nesse caso, você deve primeiro executar as paredes internas em drywall e, posteriormente, executar o revestimento colado.
Olá, Elias! A Gypsum agradece seu contato. Para maiores esclarecimentos, pedimos a gentileza de entrar em contato com o depto técnico, através do e-mail técnico.gypsum@etexgroup.com
Olá Cristiane, a Gypsum agradece seu contato. Você deve verificar a altura total da parede para definir qual a estrutura utilizar e o distanciamento entre elas. Assim como o vídeo mencionou é importante desencontrar o alinhamento da parede de Drywall do alinhamento da parede de alvenaria para evitar trincas ao longo do tempo.
Olá, Carlos! A Gypsum agradece o contato. Por gentileza, poderia ser um pouco mais especifico nos informando qual tipo de junta se refere (junta de topo, junta perpendicular...)?
Olá Tiago, a Gypsum agradece o contato. Sim, é possível fazer esse complemento em Ligth Steelframing, para tanto indicamos a consulta com o um engenheiro calculista para detalhamento dessa montagem. Em nosso site - www.gypsum.com.br - possuímos nossa rede de distribuição e montadores por região que você poderá entrar em contato. Também temos a opção por nosso aplicativo, AplicaGypsum disponível nas plataformas IOS e Androide gratuitamente. Qualquer dúvida pode nos contactar pelo e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com
Boa tarde, fiz a instalação do drywall em uma obra, mas não me atentei a diferença de movimentação do drywall e da parede de alvenaria, e no encontro de ambas, está ocorrendo fissuras. Gostaria de saber como posso está fazendo o reparo .
Olá, Nayara! A Gypsum agradece seu contato. O tratamento dado aos encontros de topo de paredes de drywall com pilares e alvenarias devem estar de acordo com as disposições do o item “4.4.4-Paredes no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias” da ABNT NBR 15.758-1:2009 (Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 1: requisitos para sistemas usados como paredes), que discorre sobre os encontros de topo e incorporação de peças estruturais. A necessidade da colagem só é eliminada caso os encontros de topo sejam dilatados com o uso de perfis “u”, cantoneiras ou mastiques; ou então que se desloque a parede por, no mínimo, 25mm e realize o tratamento de juntas em ângulo.
Saudações! A Gypsum agradece o contato. Mesmo no caso de aplicação posterior de revestimento cerâmico, pode acontecer fissuras no rejunte ou mesmo aparecimento de trincas no próprio revestimento dependendo da movimentação da edificação.
Daniel, saudações, a Gypsum agradece o contato. No caso desse tipo de encontro com estrutura metálica indicamos duas formas: 1) incorporação do pilar metálico na parede de drywall, isso acabará deixando o parede com uma espessura maior, principalmente se for necessário o uso de estrutura dupla. 2) Criar junta de dilatação entre os dois sistemas drywall x estrutura metálica. Caso houver dúvidas pedimos entrar em contato no e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com onde poderemos lhe passar os detalhes construtivos.
Me tirem uma dúvida por favor, se a minha parede de drywall vier na horizontal e terminar na parede de alvenaria na vertical, a parede de drywall pode ficar encostada na parede de alvenaria ou tem que dar algum espaço?
Gleidson, saudações. A Gypsum agradece o contato. Quando uma parede do Sistema Drywall Gypsum fica perpendicular a uma parede de alvenaria, criando assim um ângulo de 90º, deve-se tratar em canto interno com massa de tratamento e fita JT (fita de papel) conforme a norma. Caso uma das faces dessa parede fique alinhada com a parede de alvenaria, deve-se prever uma junta de dilatação. Maiores dúvidas entre contato com nosso departamento técnico - tecnico.gypsum@etexgroup.com
Olá Marcel. A Gypsum agradece seu contato. Em sistemas de parede Drywall recomenda-se deixar uma folga de aproximadamente 1cm entre a chapa de gesso e o piso. Essa folga pode ser preenchida com cola Gypsum ou com massa de tratamento de juntas. A Gypsum agradece o seu contato.
Paulinho saudações. Agradecemos o contato. Você conseguiu sanar sua dúvida ou ainda não? Nos colocamos a disposição no e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com
Uma parede em "L" de drywall. Uma parede de drywall encontra uma parede de alvenaria com revestimento e a outra parede de drywall, encontra outra parede de alvenaria emassada e pintada. A Terceira dica do vídeo também vale para esse caso?
Olá, Guilherme! A Gypsum agradece seu contato. Vale ressaltar que estas soluções apresentadas, se referem a “encontros de topo”. Nestes casos, onde as paredes já se encontram acabadas, você pode sim optar em utilizar o perfil, criando-se então uma junta de dilatação, permitindo a movimentação dos diferentes sistemas.
😂😂 Agora com as dicas do Papo de Montador já sabe como fazer corretamente! 😉 Não deixe de assistir os outros vídeos do canal para entender cada vez mais sobre o drywall Gypsum!
Olá Marcelo , tudo bem? Que ótimo ver você por aqui! A norma ABNT NBR 15758 publicada em 2009, não cita a utilização de fita telada, somente da fita de papel microperfurada. Essa mesma norma está passando por uma revisão, que ainda não foi publicada. Desta forma, as fitas são recomendadas para utilização para o tratamento de juntas entre chapas de drywall, não sendo recomendadas em hipótese nenhuma para tratamento no encontro de drywall com outros sistemas construtivos, pois a dilatação distinta entre os dois sistemas provocará fissuras ao longo do tempo.
E nos cantos "L"? onde o drywall encontra-se com a alvenaria?
a terceira opiçao da tabica em pe e otima esteticamente bem melhor
O problema é se a parede tiver uns 5 mts de comprimento,ter q revestir ela toda.Ai tem q ver o q compensa fazer.
Parabéns, show de bola, dica nota millll
Olá Fiori que bom te encontrar,fui sua aluna muito bom te ver novamente bj
Segundo a norma NBR 15.758 a fita telada está dentro das normas da ABNT.
Seu uso indicado é para tratamento de trincas e fissuras no sistema drywall. Medidas: espessura de 5 mm, largura de 500 mm e comprimento de 90 m.
Essa fita está em conformidade com as normas ABNT e com a norma técnica: NBR 15.758. Validade: 12 meses após a fabricação.
Sempre verifique a data de fabricação, validade e número de lote do seu produto.
Fica a Dica!...
Olá Marcelo , tudo bem?
Que ótimo ver você por aqui!
A norma ABNT NBR 15758 publicada em 2009, não cita a utilização de fita telada, somente da fita de papel microperfurada.
Essa mesma norma está passando por uma revisão, que ainda não foi publicada.
Desta forma, as fitas são recomendadas para utilização para o tratamento de juntas entre chapas de drywall, não sendo recomendadas em hipótese nenhuma para tratamento no encontro de drywall com outros sistemas construtivos, pois a dilatação distinta entre os dois sistemas provocará fissuras ao longo do tempo.
Parabéns,ótimas dicas
Olá, na terceira opção, com a cantoneira, ou com um perfil U (pode ser perfil também né?), como fixa a cantoneira ou o perfil U no perfil? Com parafuso metal, metal? No caso da cantoneira, fixo ela no montante junto com a chapa ou antes? Obrigado.
Nesse terceiro caso, o perfil que fica encostado na alvenaria, ele é fixado também na alvenaria com parafusos ou somente nas guias? Obrigado.
Ótimas dicas. Valeu!
Gostaria de saber se da para colocar portas de drywall em paredes de tijolos.
Olá Milene!
Que ótimo ter você aqui!
As instruções de instalação e aplicação de sistemas de portas devem ser verificadas com os fabricantes escolhidos e compatibilizadas com as instruções que damos no vídeo a seguir, elaborado conforme a norma de paredes em drywall (ABNT NBR 15.758-1:2009): th-cam.com/video/6xkLVbBTYCw/w-d-xo.html
Se não pode por fita telada porque a placo. E a kinalf vende ?
Olá Odair, tudo bem?
Que bom ver você por aqui! 😊
Hoje, após uma série de testes e avaliações o PSQ-Drywall reconhece a utilização da fita telada como opção à fita de papel microperfurada para o tratamento de juntas. É importante destacar que existem vários tipos de fita telada no mercado, mas nem todas atendem aos requisitos mínimos estabelecidos para atender aos desempenhos do sistema. Caso você adquira a fita que hoje comercializamos, a Fita Telada Gypsum Drywall para áreas internas, estará adquirindo um produto totalmente conforme com o PSQ-Drywall
Suponhamos que: VC queira fazer uma divisão, exemplo os 2 lados do pilar tem parede então VC quer fazer uma divisão, no meio desse pilar VC quer fazer de drywall TB não poderia encostar o guia no pilar?
Olá Diego Ravi, tudo bem?
Que ótimo ver você por aqui
Recomendamos que as guias sejam instaladas somente no piso e na laje.😉
@@drywallgypsum ata, obg
😉
essa junta dilatação que fala no final parece a tabica com aba, feita para esse tipo de caso, esse recurso com cantoneira 14×30 muda so o custo beneficio e a mão de obra.
Parabéns é uma Idea boa, com as 3 dicas ficarei com a terceira, a da cantoneira. mas lembrando existe material próprio para esse tipo de serviço, tabica com aba.
Adriano Gustavo tem uma guia com aba também, eu já usei. A dilatação fica mais estreita , o problema é o preço
@@marcolopes3810 sabe o nome dessa guia com aba ou onde encontro para comprar? Como você fixou ela no perfil? Obrigado.
Pode deixar uma delatacao de 1 cm ,sem a cantoneira , e preencher a delatacao com P.U !
Tbm pode colocar um perfil U na delatacao !
Olá Parabéns, é possível fazer esse friso entre todas as placas, pensei em criar algo diferente no corredor.
Alcidio, saudações, a Gypsum agradece o contato. O Sistema Drywall Gypsum possibilita diversas forma de montagem. Seguindo as recomendações da NBR ABNT 15.758 que é a norma de montagem do sistema Drywall, as possibilidades são inúmeras. Quando estiver pronto nos envie algumas fotos..rsrsrs
tecnico.gypsum@etexgroup.com
Como seria a junta se a parede de alvenaria fosse 90° com a parede de drywall?
Olá Reinaldo, que bom te ver aqui!
Se o encontro entre a parede de alvenaria e a de drywall for em “T”, o montante final da parede de drywall deve ser fixado com parafusos e buchas ou pino de aço na alvenaria, e o encontro deve ser tratado utilizando Massa para Tratamento de Juntas Gypsum, juntamente com a Fita GYP JT ou a Fita Telada Gypsum de 50mm dobradas.
É possível visualizar essa situação em nossos Catálogos Técnicos, disponíveis para download em nosso site no seguinte link: www.gypsum.com.br/pt-br/centro-de-apoio/documentos/?page=1&page_size=9&sort=Id&sort_type=desc
Colando Perfil U Aonde vai ter a Dilatação também da Certo?
Olá, agradecemos o seu contato.
Pode-se utilizar qualquer tipo de perfil nesse encontro, desde que seja possível permitir a movimentação dos diferentes sistemas.
Boa Noite da pra colar Draiol
Na laje premoldada.
Olá, agradecemos o seu contato. Por norma, não deve-se executar revestimentos colados na horizontal. Para sua demanda, recomendamos que seja feito um forro estruturado ou aramado.
Boa tarde, queria saber um dúvida, tenho uma parede de alvenaria de 1.20, e queria terminar ela em drywall, posso fazer como no chão? Passar os guias normal em cima da alvenaria?
Amigos, no caso da opção 3, ficará uma pequena abertura entre o drywall e a alvenaria, devo preencher com silicone ou pu, porém devo passar massa corrida por cima para dar acabamento, ou o acabamento e somente esse produto flexível.
Olá, agradecemos o seu contato. Nesse caso, como será feita a calafetação com mastique flexível, não deve-se passar massa corrida ou massa de tratamento de juntas sobre ele, pois os produtos tem flexibildiades diferentes, o que pode resultar em patologias futuras. O que pode ser feito é verificar com o fabricante do masquite se ele é pintavel e qual a tinta recomendada para utilizar sobre ele, assim toda a superfície ficará da mesma cor, tendo apenas um friso.
Existe uma guia com abas que da pra usar também e é pintado de branco, só é caro
belas dicas, gostaria de saber se existe alguma forma de colocar as placas de gesso em paredes revestidas com azulejos. tenho um cliente de uma clínica que tem azulejos em toda a clínica mais naonquero tirar pois o prédio é locado. vocês sabem me dizer se existe alguma forma de colar a Placa de gesso, pois ele não quer fazer um revestimento de perfil 48 mais as placas porque vai diminuir os corredores e vai sair da norma.
Olá, Claiton! Para execução de revestimento colado sobre azulejos, deve-se tomar alguns cuidados como a verificação da integridade do suporte (se os azulejos não estão ocos ou soltos), se o mesmo está limpo e isento de poeira em excesso e se algo impede a aderência adequada da cola (como superfícies lisas). No caso de azulejos, recomendamos que, além de apicoar a superfície, seja aplicada alguma ponte de aderência sobre a mesma, como chapisco rolado, por exemplo.
@@drywallgypsum muito obrigado pela i formação, entoa no caso eu verificando que o azulejo está bem fixado e não está oco, eu posso fazer um chapisco rolado e depois que secar bem eu posso utilizar a massa para colcoar a Placa de gesso. lembrado que eu não posso picotear o azulejo porque o prédio é alugado.
Olá, Claiton! A aplicação de chapisco rolado na face do azulejo também o impedirá de ficar amostra caso o revestimento colado venha a ser removido. Caso exista a preocupação de se preservar o azulejo, você deve então executar um revestimento estruturado (uma contra parede paralela as paredes existentes).
Olá, quero fazer uma contra parede em drywall com lã de rocha, onde minha parede atual está só com tijolos, o que devo fazer para me precaver de umidade/mofo, condensação de água e trincas? Preciso deixar colchão de ar? Posso prender a estrutura de aço do drywall direto na parede de alvenaria? São 12m contínuos de parede. Obrigado.
Olá, Pierre! A Gypsum agradece seu contato.
No caso de paredes externas, as mesmas devem estar rebocadas ou com algum tipo de revestimento aplicado. E no caso de paredes internas, e caso a região tenha uma incidência de umidade, pode ser aplico impermeabilizante liquido, a fim de evitar problemas futuros. De qualquer forma, recomendamos consultar um especialista em impermeabilização para maiores esclarecimentos nesta questão.
Em relação a configuração desta contra parede e sua necessidade de travamento intermediário, consultar depto técnico para maiores esclarecimentos, através do
e-mail: técnico.gypsum@etexgroup.com.
Aproveito para lhe encaminhar o link de acesso a nossa tabela de desempenho, que lhe auxiliará nestas demandas:
www.gypsum.com.br/pt-pt/~/media/files/latam/companies/gypsum/areatecnica_docs/tabela_desempenho_2014
Vale salientar que em todas as paredes do sistema Drywall, deve ser realizado o procedimento de tratamento de juntas, com o uso massa Gypsum 90 e fita JT de papel micro perfurado, a fim de evitar fissuras.
Queria sabe como faço quando o guia da no meio da parede , sem reboco só no tijolo msm , como faço posso parafusar o guia assim msm ou teria que rebocar ? Espero que tenham entendi minha pergunta obrigado .
A Gypsum agradece seu contato. A fixação dos montantes diretamente na alvenaria é possível, quando revestimento da alvenaria é feito por meio do Revestimento Gypsum. Em casos onde o revestimento será realizado por meio de chapisco, emboço e reboco, é recomendado que a guia seja fixada sobre o reboco.
Olá amigos, em uma casa que se pretende fazer as paredes externas em alvenaria e as paredes internas serem feitas em Drywall. Porém a face interna das paredes em alvenaria será revestida em chapas de Drywall. Daí vem a seguinte dúvida: devemos fazer o encontro em "T" das paredes em Drywall com as paredes de alvenaria antes ou depois de revestir as paredes de alvenaria com as chapas de Drywall?
Olá, agradecemos o seu contato.
Dependerá de qual sistema você utilizará para revestir a alvenaria, pois caso você utilize revestimento estruturado (também chamado de contra parede), você deve primeiro executar todo o revestimento da alvenaria, prevendo montantes extras nos encontros perpendiculares das paredes internas, e depois executar todas as paredes internas 100% em drywall. Caso você venha a revestir a alvenaria com revestimento colado, nesse caso, você deve primeiro executar as paredes internas em drywall e, posteriormente, executar o revestimento colado.
E se for uma parede de fundo, q da de encontro com azulejo, qual procedimento a ser tomado?
Olá, Elias! A Gypsum agradece seu contato.
Para maiores esclarecimentos, pedimos a gentileza de entrar em contato com o depto técnico, através do e-mail técnico.gypsum@etexgroup.com
No meu caso tenho um murinnho de 1 metro e.quero subir a parede com drywall ..como proceder?
Olá Cristiane, a Gypsum agradece seu contato. Você deve verificar a altura total da parede para definir qual a estrutura utilizar e o distanciamento entre elas. Assim como o vídeo mencionou é importante desencontrar o alinhamento da parede de Drywall do alinhamento da parede de alvenaria para evitar trincas ao longo do tempo.
@@drywallgypsum obrigada pela ajuda!
Show
Nas juntas entre alvenaria e drywall qual massa usar?
Olá, Carlos! A Gypsum agradece o contato.
Por gentileza, poderia ser um pouco mais especifico nos informando qual tipo de junta se refere (junta de topo, junta perpendicular...)?
E se eu precisar dar sequência em uma parede na vertical? Começa com alvenaria a parede e terminar com a cimenticia
Olá Tiago, a Gypsum agradece o contato. Sim, é possível fazer esse complemento em Ligth Steelframing, para tanto indicamos a consulta com o um engenheiro calculista para detalhamento dessa montagem. Em nosso site - www.gypsum.com.br - possuímos nossa rede de distribuição e montadores por região que você poderá entrar em contato. Também temos a opção por nosso aplicativo, AplicaGypsum disponível nas plataformas IOS e Androide gratuitamente. Qualquer dúvida pode nos contactar pelo e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com
Boa tarde, fiz a instalação do drywall em uma obra, mas não me atentei a diferença de movimentação do drywall e da parede de alvenaria, e no encontro de ambas, está ocorrendo fissuras. Gostaria de saber como posso está fazendo o reparo .
Olá, Nayara! A Gypsum agradece seu contato.
O tratamento dado aos encontros de topo de paredes de drywall com pilares e alvenarias devem estar de acordo com as disposições do o item “4.4.4-Paredes no alinhamento de pilares, vigas ou alvenarias” da ABNT NBR 15.758-1:2009 (Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 1: requisitos para sistemas usados como paredes), que discorre sobre os encontros de topo e incorporação de peças estruturais. A necessidade da colagem só é eliminada caso os encontros de topo sejam dilatados com o uso de perfis “u”, cantoneiras ou mastiques; ou então que se desloque a parede por, no mínimo, 25mm e realize o tratamento de juntas em ângulo.
E se fizer encontro de topo, mas ter revestimento, tipo azulejo?
Saudações! A Gypsum agradece o contato. Mesmo no caso de aplicação posterior de revestimento cerâmico, pode acontecer fissuras no rejunte ou mesmo aparecimento de trincas no próprio revestimento dependendo da movimentação da edificação.
Preciso fazer esse encontro com estrutura metálica. Como faço isso?
Daniel, saudações, a Gypsum agradece o contato. No caso desse tipo de encontro com estrutura metálica indicamos duas formas: 1) incorporação do pilar metálico na parede de drywall, isso acabará deixando o parede com uma espessura maior, principalmente se for necessário o uso de estrutura dupla. 2) Criar junta de dilatação entre os dois sistemas drywall x estrutura metálica. Caso houver dúvidas pedimos entrar em contato no e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com onde poderemos lhe passar os detalhes construtivos.
Me tirem uma dúvida por favor, se a minha parede de drywall vier na horizontal e terminar na parede de alvenaria na vertical, a parede de drywall pode ficar encostada na parede de alvenaria ou tem que dar algum espaço?
Gleidson, saudações. A Gypsum agradece o contato. Quando uma parede do Sistema Drywall Gypsum fica perpendicular a uma parede de alvenaria, criando assim um ângulo de 90º, deve-se tratar em canto interno com massa de tratamento e fita JT (fita de papel) conforme a norma. Caso uma das faces dessa parede fique alinhada com a parede de alvenaria, deve-se prever uma junta de dilatação. Maiores dúvidas entre contato com nosso departamento técnico - tecnico.gypsum@etexgroup.com
COMO DAR ACABAMENTO NA CHAPA DE DRYWALL COM O PISO QUANDO NÃO EXISTE RODAPÉ???
Olá Marcel.
A Gypsum agradece seu contato.
Em sistemas de parede Drywall recomenda-se deixar uma folga de aproximadamente 1cm entre a chapa de gesso e o piso. Essa folga pode ser preenchida com cola Gypsum ou com massa de tratamento de juntas.
A Gypsum agradece o seu contato.
Minha dúvida era justamente na parede em L
Paulinho saudações. Agradecemos o contato. Você conseguiu sanar sua dúvida ou ainda não? Nos colocamos a disposição no e-mail: tecnico.gypsum@etexgroup.com
Nunca fiz
Uma parede em "L" de drywall. Uma parede de drywall encontra uma parede de alvenaria com revestimento e a outra parede de drywall, encontra outra parede de alvenaria emassada e pintada.
A Terceira dica do vídeo também vale para esse caso?
Olá, Guilherme! A Gypsum agradece seu contato.
Vale ressaltar que estas soluções apresentadas, se referem a “encontros de topo”.
Nestes casos, onde as paredes já se encontram acabadas, você pode sim optar em utilizar o perfil, criando-se então uma junta de dilatação, permitindo a movimentação dos diferentes sistemas.
Fiz o que não podia kkk
😂😂
Agora com as dicas do Papo de Montador já sabe como fazer corretamente! 😉
Não deixe de assistir os outros vídeos do canal para entender cada vez mais sobre o drywall Gypsum!
This time I will do it manually with the help of Woodglut designs.
Ou seja, fita telada pode sim!...
Olá Marcelo , tudo bem?
Que ótimo ver você por aqui!
A norma ABNT NBR 15758 publicada em 2009, não cita a utilização de fita telada, somente da fita de papel microperfurada.
Essa mesma norma está passando por uma revisão, que ainda não foi publicada.
Desta forma, as fitas são recomendadas para utilização para o tratamento de juntas entre chapas de drywall, não sendo recomendadas em hipótese nenhuma para tratamento no encontro de drywall com outros sistemas construtivos, pois a dilatação distinta entre os dois sistemas provocará fissuras ao longo do tempo.
Não entendi pois os encontros vão ser na maioria em L