Estava procurando sobre esse assunto exatamente para aplicar no salão, os índices de desmarque está enorme ultimamente, com toda essa situação que vivemos no país, cada tempo que perdemos gera um grande prejuízo, vídeo muito esclarecedor!
É mas o consumidor tem q tá sabendo q se ele não comparecer ele tem q tá sabendo anteriormente q vai pagar uma taxa aí cabe ele ir ou não nesse salão né mesmo?
Um cliente só gera prejuízo ao um fornecedor de serviço só se ele deixa de atender um cliente por causa q tá esperando outro e isso creio q não acontece e cada um gera uma lei ou uma regra só precisamos saber se o código de defesa e proteção do consumidor tá de acordo pq se não tiver prevalece o código pq nenhuma empresa e nem Ninguém tá acima da lei ops é só um comentário 😊
@@VâniaSantos-o6e com certeza ninguém está acima da lei, por isso procuramos por informações de um advogado entendido pra nós respaldar em nossas ações, não cobrando um valor abusivo, avisando o cliente no momento do agendamento sobre a falta não avisada (coisa que eu faço) não tem nada de errado e quanto você achar que não acontece do profissional ficar sem atender por conta do furo do cliente, no meu caso que só atendo com hora marcada, o horário que reservei para esse cliente já confirmado, eu não marco mais ninguém, logo, se ele desmarcar muito em cima, eu não tenho mais o que fazer, as vezes já neguei aquela vaga para outro que queria por conta do primeiro cliente ter confirmado. Mas enfim, cada estabelecimento tem suas regras e como vc mesmo disso, é só não criar regras que violem o direito do consumidor que tá tudo certo, o combinado não sai caro.
Mateus no caso dessa mensagem: • Tenha compromisso com seu horário. (Tolerância máxima de 10min.) *Após esse tempo será realizado apenas o procedimento que se encaixar no tempo que ainda resta mas SERÁ COBRADO O VALOR DO SERVIÇO COMPLETO pois o horário é agendado de acordo com o serviço solicitado.* • Em caso de desistência, avise até 24hrs antes do seu atendimento para que possa ser realizado o agendamento de outra cliente. *Caso desmarque com tempo menor que o estipulado será cobrado 50% do serviço pois acaba prejudicando o funcionamento dos agendamentos.* ... Eu mando quando confirmo o agendamento, está dentro da lei?
Eu também estava procurando sobre algo do tipo pois estava tendo muitos problemas no meu Studio com pessoas que agendavam mas não compareciam. Todos os lugares que eu pesquisei falavam que a prática de cobrar antecipadamente era ilegal mas não vi em nenhum lugar falando sobre cobrar apenas uma taxa para agendamento. Muito obrigada por esplicar
Imagina... A intenção é justamente essa, difundir informação para as pessoas! 😃 Mas lembrando, acima de tudo e até mesmo do direito, devemos levar em consideração o bom senso, pois imprevistos acontecem e o consumidor pensará na situação ao retornar ou indicar...
Olá Matheus, parabéns pelo conteúdo, informação importante de forma simples e clara. Tenho algumas duvidas sobre esse assunto porque parece que há controvérsias entre o código civil artigos 417 ao 419 e o código de defesa do consumidor, vi uma mulher no "reclame aqui' citando a lei 8078/90. Tenho procurado me respaldar juridicamente pra evitar situações futuras porém não encontro informações concisas sobre. Li os comentários e você disse que seria uma interpretação, porém não há alguma lei que possamos nos resguardar contra possíveis questionamentos por parte de clientes visto que nós profissionais da área da estética e beleza também lidamos com clientes advogados?
@Liika219 fico grato pelo feedback! Então, infelizmente não há uma lei específica, o que existe é uma interpretação do conjunto de leis brasileiras, dentre elas o Código de Defesa do Consumidor e a própria Constituição Federal. Estando tudo de forma clara ao consumidor e sendo algo razoável, não precisa ter receio com algum cliente específico, pois dificilmente terá problemas. O que não pode acontecer é "esconder" as informações do consumidor ou colocar uma cobrança antecipada muito elevada sem possibilitar devolução de parte do valor.
Se o consumidor não tiver mais interesse na prestação do serviço, nada mais justo que solicitar a devolução do valor, tendo em vista que quem cancelou foi o prestador.
Sendo uma interpretação sistemática, se uma multa por cancelamento/desistência após a compra não pode ultrapassar 10% do valor total (sendo que ainda tem 7 dias de direito de arrependimento), uma taxa de agendamento não pode ultrapassar esse mesmo percentual, pois seria abusivo, não é mesmo?
Entendo que tudo depende da forma como é retratado ao consumidor e até mesmo do nicho de atuação do profissional, pois um cancelamento pode gerar grandes prejuízos para uns, enquanto que para outros pode ser que não tenha qualquer consequência financeira.
Boa tarde Dr meu nome è Eli e estou usando o celular do meu filho! Gostaria de saber e quando essa taxa antecipada é cobrada e a pessoa cancela na espera de vc viajar por vc perguntar se a manicure estereliza o alicatinho!Esta se ofendeu pq perguntei sobre se ela estereliza o alicate !Cancelou e me devolveu me deixando no prejuízo de não conseguir outra pessoa em véspera de minha viagem nesse final de ano.Deveria me devolver em dobro?Pois o trabalho que é feito e serviço especializado.
Infelizmente eu somente poderia ter uma resposta para o caso se houvesse maiores detalhes. Caso você se sinta lesada, recomendo que procure a defensoria pública ou algum advogado de sua confiança.
Excelente conteúdo!!! Ganhou até uma inscrita. Porém tenho uma dúvida. Li no art. 49 que o consumidor tem o prazo de até 7 dias para desistir da prestação do serviço e ter ressarcimento de qualquer quantia paga previamente. Nesse caso posso colocar como regra no meu studio que caso não haja comunicação de desmarque em até 48h o valor da taxa não será devolvido? E tem uma % máxima a ser cumprida em relação ao valor da taxa ?
Fico feliz por ter gostado do conteúdo! Não posso falar sobre casos específicos, mas em relação ao artigo 49 o prazo de 7 dias geralmente é a partir do momento em que fecha o contrato, e muitas vezes esse agendamento é para data posterior a 7 dias, não tendo a aplicação deste artigo. Sobre porcentagem, por questão de prudência prefiro não comentar sobre o assunto, pois isso varia de caso para caso, necessitando de consulta direcionada para cada caso específico.
Rosemeire, pretendo iniciar uma série de vídeos educacionais com conteúdos voltados ao direito do trabalho e direito do consumidor, em breve estará disponível em todas minhas redes sociais, sendo: youtube, instagram, tiktok, kwai e facebook.
Também quero saber! Pq eu creio que o horário perdido não tem como ser recuperado, seria mais que justo NÃO devolver os 50% pra gente também não perder 100%
Minha dúvida é ? Não terei problema se eu pedir uma porcentagem pra agendar , e caso a pessoa não remarque com 48 horas de antecedência, que é o tempo que preciso pra encaixar outra pessoa no horário … digamos ela me avisa no dia q não vai , Eu não terei problema se não devolver a taxa?
A resposta é clara. Você só não pode cobrar o valor integral do procedimento agendado, pois o mesmo não sera feito em caso de não comparecimento do cliente. Ja a porcentagem referente ao agendamento ou desmarcamento esta dentro da legalidade . Pois o estabelecimento pede para avisar ou reagendar com antecedência de 48 hs que é seu caso
Entendi perfeitamente o vídeo. Mas ainda tenho dúvidas sobre o abatimento no valor do serviço prestado. A taxa deve ser abatida no valor total dos gastos ou pode ser a parte, apenas um valor cobrado pelo agendamento?
Pelo que eu entendi deve ser abatido no valor total. Ex: valor total 100,00 vc cobra uma taxa de 30% do valor que da 30,00, o cliente devera pagar so o restante no caso os 70,00. Obs: não sei se ests certo, mas foi o que eu entendi.
Mto bom o vídeo! E gostaria de saber, se no caso do cliente não comparecer ao agendamento, e nem desmarcar antes podemos reter o sinal ou transformá-lo em crédito. No momento da contratação, peço para avisar sua desistência, em até 48h.
Mas a taxa de agendamento é justamente pra gente ter pelo menos uma compensação no caso de falta do cliente, não faz sentido transformá-lo em crédito pro cliente que não cumpriu com a parte dele.
Fico feliz por ter gostado do vídeo! Existe essa possibilidade, entretanto a informação deve ser bem clara ao consumidor e o valor cobrado deve guardar uma certa proporcionalidade, para evitar que seja considerado abusivo posteriormente.
Osvaldo, não temos uma legislação com artigo específico sobre o tema, o que temos é um conjunto de interpretação que leva em consideração o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal.
Não há um artigo específico sobre o assunto, mas sim um entendimento baseado em interpretação sistemática. Mas lembrando, a informação deve ser bem clara ao consumidor e deve respeitar uma proporcionalidade em relação ao valor.
Por se tratar de uma interpretação sistemática e não ter lei/artigo específico sobre o assunto, por questão de prudência não falei sobre valores, tendo em vista que o vídeo é informativo, não substituindo a necessidade de consulta a um profissional para cada caso concreto e específico. Todavia, devemos guardar sempre uma proporcionalidade no valor cobrado, para evitar problemas.
Estava procurando sobre esse assunto exatamente para aplicar no salão, os índices de desmarque está enorme ultimamente, com toda essa situação que vivemos no país, cada tempo que perdemos gera um grande prejuízo, vídeo muito esclarecedor!
Realmente a atual situação agravou muito isso... obrigado pelo feedback!
É mas o consumidor tem q tá sabendo q se ele não comparecer ele tem q tá sabendo anteriormente q vai pagar uma taxa aí cabe ele ir ou não nesse salão né mesmo?
Pq as informações de serviço ou protudos tem q ser claro preciso
Um cliente só gera prejuízo ao um fornecedor de serviço só se ele deixa de atender um cliente por causa q tá esperando outro e isso creio q não acontece e cada um gera uma lei ou uma regra só precisamos saber se o código de defesa e proteção do consumidor tá de acordo pq se não tiver prevalece o código pq nenhuma empresa e nem Ninguém tá acima da lei ops é só um comentário 😊
@@VâniaSantos-o6e com certeza ninguém está acima da lei, por isso procuramos por informações de um advogado entendido pra nós respaldar em nossas ações, não cobrando um valor abusivo, avisando o cliente no momento do agendamento sobre a falta não avisada (coisa que eu faço) não tem nada de errado e quanto você achar que não acontece do profissional ficar sem atender por conta do furo do cliente, no meu caso que só atendo com hora marcada, o horário que reservei para esse cliente já confirmado, eu não marco mais ninguém, logo, se ele desmarcar muito em cima, eu não tenho mais o que fazer, as vezes já neguei aquela vaga para outro que queria por conta do primeiro cliente ter confirmado. Mas enfim, cada estabelecimento tem suas regras e como vc mesmo disso, é só não criar regras que violem o direito do consumidor que tá tudo certo, o combinado não sai caro.
Trabalho na área da beleza e é surreal o tanto de cliente que desmarca na hora ou nem avisa, isso gera um prejuízo e tanto! Obrigada pelo vídeo.
Mateus no caso dessa mensagem:
• Tenha compromisso com seu horário. (Tolerância máxima de 10min.) *Após esse tempo será realizado apenas o procedimento que se encaixar no tempo que ainda resta mas SERÁ COBRADO O VALOR DO SERVIÇO COMPLETO pois o horário é agendado de acordo com o serviço solicitado.*
• Em caso de desistência, avise até 24hrs antes do seu atendimento para que possa ser realizado o agendamento de outra cliente. *Caso desmarque com tempo menor que o estipulado será cobrado 50% do serviço pois acaba prejudicando o funcionamento dos agendamentos.*
...
Eu mando quando confirmo o agendamento, está dentro da lei?
Eu também estava procurando sobre algo do tipo pois estava tendo muitos problemas no meu Studio com pessoas que agendavam mas não compareciam. Todos os lugares que eu pesquisei falavam que a prática de cobrar antecipadamente era ilegal mas não vi em nenhum lugar falando sobre cobrar apenas uma taxa para agendamento.
Muito obrigada por esplicar
Imagina... A intenção é justamente essa, difundir informação para as pessoas! 😃
Mas lembrando, acima de tudo e até mesmo do direito, devemos levar em consideração o bom senso, pois imprevistos acontecem e o consumidor pensará na situação ao retornar ou indicar...
Obrigada, estava procurando esse vídeo, otimo obrigada
Grato pelo feedback!
Me ajudou muito, obrigada!
Grato pelo feedback!
Olá Matheus, parabéns pelo conteúdo, informação importante de forma simples e clara. Tenho algumas duvidas sobre esse assunto porque parece que há controvérsias entre o código civil artigos 417 ao 419 e o código de defesa do consumidor, vi uma mulher no "reclame aqui' citando a lei 8078/90. Tenho procurado me respaldar juridicamente pra evitar situações futuras porém não encontro informações concisas sobre. Li os comentários e você disse que seria uma interpretação, porém não há alguma lei que possamos nos resguardar contra possíveis questionamentos por parte de clientes visto que nós profissionais da área da estética e beleza também lidamos com clientes advogados?
@Liika219 fico grato pelo feedback!
Então, infelizmente não há uma lei específica, o que existe é uma interpretação do conjunto de leis brasileiras, dentre elas o Código de Defesa do Consumidor e a própria Constituição Federal.
Estando tudo de forma clara ao consumidor e sendo algo razoável, não precisa ter receio com algum cliente específico, pois dificilmente terá problemas. O que não pode acontecer é "esconder" as informações do consumidor ou colocar uma cobrança antecipada muito elevada sem possibilitar devolução de parte do valor.
Excelente vídeo
Grato pelo feedback!
Gostei para mim foi muito útil
Grato pelo feedback!
Esclareceu minha dúvida! Obrigado!
Grato pelo feedback!
E quando um profissional desmarcar com cliente em cima da hora, sendo que ela pediu os 50% de adiantamento?
Se o consumidor não tiver mais interesse na prestação do serviço, nada mais justo que solicitar a devolução do valor, tendo em vista que quem cancelou foi o prestador.
Mto bem explicado e objetivo! Obg
Grato pelo feedback!
Ótimo vídeo
Grato pelo feedback!
Sendo uma interpretação sistemática, se uma multa por cancelamento/desistência após a compra não pode ultrapassar 10% do valor total (sendo que ainda tem 7 dias de direito de arrependimento), uma taxa de agendamento não pode ultrapassar esse mesmo percentual, pois seria abusivo, não é mesmo?
Entendo que tudo depende da forma como é retratado ao consumidor e até mesmo do nicho de atuação do profissional, pois um cancelamento pode gerar grandes prejuízos para uns, enquanto que para outros pode ser que não tenha qualquer consequência financeira.
Boa tarde Dr meu nome è Eli e estou usando o celular do meu filho! Gostaria de saber e quando essa taxa antecipada é cobrada e a pessoa cancela na espera de vc viajar por vc perguntar se a manicure estereliza o alicatinho!Esta se ofendeu pq perguntei sobre se ela estereliza o alicate !Cancelou e me devolveu me deixando no prejuízo de não conseguir outra pessoa em véspera de minha viagem nesse final de ano.Deveria me devolver em dobro?Pois o trabalho que é feito e serviço especializado.
Infelizmente eu somente poderia ter uma resposta para o caso se houvesse maiores detalhes. Caso você se sinta lesada, recomendo que procure a defensoria pública ou algum advogado de sua confiança.
Foi ótimo, obrigado
Grato pelo feedback!
Excelente conteúdo!!! Ganhou até uma inscrita. Porém tenho uma dúvida. Li no art. 49 que o consumidor tem o prazo de até 7 dias para desistir da prestação do serviço e ter ressarcimento de qualquer quantia paga previamente. Nesse caso posso colocar como regra no meu studio que caso não haja comunicação de desmarque em até 48h o valor da taxa não será devolvido? E tem uma % máxima a ser cumprida em relação ao valor da taxa ?
Fico feliz por ter gostado do conteúdo!
Não posso falar sobre casos específicos, mas em relação ao artigo 49 o prazo de 7 dias geralmente é a partir do momento em que fecha o contrato, e muitas vezes esse agendamento é para data posterior a 7 dias, não tendo a aplicação deste artigo.
Sobre porcentagem, por questão de prudência prefiro não comentar sobre o assunto, pois isso varia de caso para caso, necessitando de consulta direcionada para cada caso específico.
Ser pode Trazer mas informação Sombre os direitos de quem trabalha informal às vezes perdemos tempo e dinheiro O que a lei nos garante
Rosemeire, pretendo iniciar uma série de vídeos educacionais com conteúdos voltados ao direito do trabalho e direito do consumidor, em breve estará disponível em todas minhas redes sociais, sendo: youtube, instagram, tiktok, kwai e facebook.
Dr. Caso a pessoa desista do procedimento e a pessoa não queira devolver os 50% pagos pra agendamento.
O que fazer ?
Também quero saber! Pq eu creio que o horário perdido não tem como ser recuperado, seria mais que justo NÃO devolver os 50% pra gente também não perder 100%
Minha dúvida é ? Não terei problema se eu pedir uma porcentagem pra agendar , e caso a pessoa não remarque com 48 horas de antecedência, que é o tempo que preciso pra encaixar outra pessoa no horário … digamos ela me avisa no dia q não vai ,
Eu não terei problema se não devolver a taxa?
A resposta é clara. Você só não pode cobrar o valor integral do procedimento agendado, pois o mesmo não sera feito em caso de não comparecimento do cliente. Ja a porcentagem referente ao agendamento ou desmarcamento esta dentro da legalidade . Pois o estabelecimento pede para avisar ou reagendar com antecedência de 48 hs que é seu caso
Entendi perfeitamente o vídeo. Mas ainda tenho dúvidas sobre o abatimento no valor do serviço prestado. A taxa deve ser abatida no valor total dos gastos ou pode ser a parte, apenas um valor cobrado pelo agendamento?
Pelo que eu entendi deve ser abatido no valor total.
Ex: valor total 100,00 vc cobra uma taxa de 30% do valor que da 30,00, o cliente devera pagar so o restante no caso os 70,00.
Obs: não sei se ests certo, mas foi o que eu entendi.
Mto bom o vídeo! E gostaria de saber, se no caso do cliente não comparecer ao agendamento, e nem desmarcar antes podemos reter o sinal ou transformá-lo em crédito. No momento da contratação, peço para avisar sua desistência, em até 48h.
Mas a taxa de agendamento é justamente pra gente ter pelo menos uma compensação no caso de falta do cliente, não faz sentido transformá-lo em crédito pro cliente que não cumpriu com a parte dele.
Fico feliz por ter gostado do vídeo!
Existe essa possibilidade, entretanto a informação deve ser bem clara ao consumidor e o valor cobrado deve guardar uma certa proporcionalidade, para evitar que seja considerado abusivo posteriormente.
Me diz qual a lei pra marca no livro do direito do consumidor do salão pf
Osvaldo, não temos uma legislação com artigo específico sobre o tema, o que temos é um conjunto de interpretação que leva em consideração o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal.
Cobrar antencipado por material personalizado pode ser feito?
Desde que seja tudo claramente explicado ao consumidor, sim, é possível!
Gostaria muito de saber qual é essa lei, onde se encontra no código. Me ajudaria muito!
Não há um artigo específico sobre o assunto, mas sim um entendimento baseado em interpretação sistemática.
Mas lembrando, a informação deve ser bem clara ao consumidor e deve respeitar uma proporcionalidade em relação ao valor.
Caso o cliente nao compareça esse valor o cliente perde ou nao, ele pode ag3ndar em outro dia?
Tudo depende do caso concreto, do que foi combinado e da política de devolução de valores da empresa.
Se eu cobrar 50% de calção e a cliente desmarcar com menos de 24h de antecedencia ou nao aparece, ele perde esses 50%?
Tbm gostaria de saber, ouvi dizer que é algo em torno de 10 a 15% e gostaria de saber qual o percentual adequado
Não sei qual é o seu ramo de atuação, mas entendo que 50% seria algo desproporcional. Por questão de prudência, recomendaria a reduzir a porcentagem.
Faltou dizer quantos %
Por se tratar de uma interpretação sistemática e não ter lei/artigo específico sobre o assunto, por questão de prudência não falei sobre valores, tendo em vista que o vídeo é informativo, não substituindo a necessidade de consulta a um profissional para cada caso concreto e específico.
Todavia, devemos guardar sempre uma proporcionalidade no valor cobrado, para evitar problemas.
@@matheuscorreajus Ok, obrigada!