fui clicar no vídeo achando que já sabia sobre a lei e no final não sabia coisa nenhuma. Achei excelente a mudança de visão e reconhecer a função original da lei.
Eu sempre vi a lei de Talião por essa ótica, vingativa. Não sabia que a ideia inicial era outra. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Gostei muito do vídeo. "Like" garantido!
Ótimo vídeo! Realmente, se a gente pensar que "olho por olho" significava "não mais do que um olho por um olho, por favor, né" o princípio subitamente nos parece bem mais louvável, né hahaha
Olá, gostei muito de sua explicação sobre a Lei de Talião que me trazia a incômoda sensação de uma lei vingativa, brutal. Você então com sua explanação, vem suavizar este conceito que tanto me impressionava negativamente. Que venham sempre bons esclarecimentos ,isto é bem positivo e tira tantas informações equivocadas. VALEU 👍!!! 🌷🌻💜
Excelente vídeo Henrique, como sempre. Gostaria de acrescentar que, além de frear a sede de vingança como você mesmo diz, a Lei do Talião servia para fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de causar um mal à outra ou seja, além de frear a vingança ela também servia para evitar que "o primeiro olho fosse furado", mais ou menos o que se diz nos dias de hoje: "Que Deus lhe dê em dobro tudo o que me desejares". O Talião ainda vive ! rs rs
No Irã houve um caso até recente (2017) de uma mulher que teve os olhos feridos por ácido, e por isso recebeu o direito de ferir os olhos do agressor. - www.reuters.com/article/ira-mulher-visao-idBRKBN15H2R0
@@henriquecaldeira Sabe uma coisa legal? Você poderia fazer um vídeo falando das várias escolas jurídicas atuais nos países islâmicos. As forma como se aplica as leis baseada na fé do islã varia de acordo com cada escola de cada país. Poderia trazer isso também, um dia.
Paciência diante da injustiça. Foi muito proveitoso esse vídeo. Deus sabe como fiquei por pessoas ruins mas eu quero seguir sem praticar a maldade. Embora eu possa, eu penso que ser boa é melhor do que ser maldosa.
Parabéns Man, muito obrigado pelo Vídeo, depois de um ano lançado o vídeo e hoje vou dar minha primeira Aula na escola Dominical onde trata justamente da Lei de Talião! Muito bom parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Opa! Tô esperando esse vídeo maravilhoso. Bom que complementa os vídeos que assisti no História Online, que lançaram vídeos curtos na série de 5 minutos deles. Eu também já tinha estudado a um tempo atrás, baixei o hamurabi por PDF e fiquei desfrutando por horas daquela leitura diferente e deliciosa, que, por vezes, me lembrava muito o Corão, principalmente na parte do divórcio e dos direitos que a mulher tinha ao se separar. Algo muito parecido também com a cultura viking e o direito de divórcio.
Espero que goste, Thais! Esse será um vídeo mais curto e introdutório. Será complementado por pelo menos mais dois mais à frente, que também ciscarão em torno do tema de leis antigas.
@@henriquecaldeira Ah, que maravilha ❤ traz mais tema como esses; falar das mudanças mas concepções de leis, normas e condutas sociais de uma comunidade ou povo. É bom para entendermos como chegamos no agora com as nossas formas de regrar uma sociedade.
@@henriquecaldeira Eu posso colocar um link? Eu estudei esse tema e achei no site da Portal São Francisco a tradução dos códigos de hamurabi. Eu já tinha estudado o tema e conferi o texto do site, está certinho. Eu comparei com a tradução em inglês. Poderia colocar aqui? Caso o pessoal queira ler? Principalmente pra quem não fala inglês ou que sabe usar direito o tradutor de páginas e PDF.
@@JacuTurcoAgachado É exatamente essa a ideia! Inclusive, um dos videos dessa "série" será sobre o conceito de "cosmificação" nos estudos de religião, que trata justamente da relação do regramento da sociedade (nomos) com a compreensão religiosa/simbólica da realidade (cosmos). Nesse comentário deve ter ficado confuso, mas no vídeo estará cristalino, rsrs.
Claro! Por favor! :) A tradução para o português que tenho é do Emanuel Bouzon, em um livro da Vozes de 2001, mas parece que está esgotado, então nem coloquei na descrição...
Excelente análise. Muito útil. Fundamento do princípio constitucional da proporcionalidade. Parece que se deve pronunciar só o Corão, ou Alcorão, pois quando se diz, o Alcorão, haveria uma redundância. Alguém disse que Al já é o “o”. Será?
Obrigado, José! Sim, o "al" de Alcorão é o artigo definido. Mas o mesmo vale para "almofada", "algodão", "alquimia" etc. Então, não me parece tão preocupante dizer "o Alcorão". Não dizemos, sem problemas, "o algodão"? Independente de questões etimológicas, tanto Alcorão e Corão são palavras que existem na língua portuguesa e podem ser acompanhadas perfeitamente por um artigo. Abraços!
Mas se vc comparar verá que há dentro da Lei de Talião alguns artigos que de fato beneficiam determinados grupos em detrimento a outros. Ou seja, quem o fez manteve os privilégios de classe.
Acabei demorando para voltar ao vídeo, me desculpem. O nosso querido Henrique permitiu compartilhar um link de um site chamado Portal São Francisco, onde há a tradução de todos os códigos. O texto pode parecer confuso, mas é assim mesmo kkkk é meio desorganizado, mas está certinho, eu mesma conferi. Não está fiel ao extremo ao original, afinal, estamos falando de uma tradução para ser mastigado para uma população, não um estudo com tradução literal. Espero que gostem ❤ (Se puderem, deixem meu comentário em destaque para que as pessoas possam saber do site) www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/codigo-de-hamurabi/amp
A parte que Jesus fala do olho por olho dente por dente é muito mal interpretado atualmente, pois quando ele fala sobre virar a face ele está se referindo a uma condição de pena, ou seja se a pena for levar uma porrada de um lado do rosto virar a outra face é também proporcional a pena. É comparável a quando se roubava um boi se entregava 4 por um, pois a proporção estava ai, o prejuízo pela perda do animal não era só o animal perdido mas todos os custos da busca pela justiça e para que seja proporcional era necessário reter mais 3. Então virar a face era uma questão de se submeter a pena.
meu pai tem 10anos de falecido e somos d fonte do catolicismo quando sonho com ele me fala sobre o alcorão como tem grandes verdades nesse livro so que eu em si nao tenho ideia sobre o livro e suas virtudes e lgo aparece um alguem dizendo que ele nao poderia falar comigo além do que era necessário e que ele vai para a segunda morte espiritual...dai acordo...?!
Mateus 5:38-40 ARA [38] Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. [39] Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; [40] e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. PELO ENSINO DE JESUS, O POVO DAQUELA EPOCA JA INTERPRETAVA A LEI DA MESMA FORMA ERRONEA... (TORCENDO PELO MOMENTO DE VINGANÇA)
Muito bem explicado parabéns e tenho uma novidade boa pra você já foi descoberto DENDRO DA BÍBLIA que aqueles povos do dia de pentecoste não éram estrangeiros se você quiser saber melhor sobre isso você entre no TH-cam e busque pelo nome (Marcio e os últimos ) e clique no rosto redondo fique na Paz
Boa tarde, a vingança humana é proibida na Bíblia, mas a vingança divina existe como forma de preservar a justiça divina conforme você mostrou no vídeo. No cristianismo bíblico, o salário do pecado é a morte, embora Deus perdoe os pecadores por um tempo e torne futuramente os arrependidos sem pecado, assim como Jesus era. João 1: 29.
O Consolador 1940 por Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega). - Qual a significação da lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”, em face da necessidade da redenção de todos os Espíritos pelas reencarnações sucessivas? - A lei de Talião prevalece para todas os Espíritos que não edificaram ainda o santuário do amor nos corações, e que representam a quase totalidade dos seres humanos. Presos, ainda, aos milênios do pretérito, não cogitaram de aceitar e aplicar o Evangelho a si próprios, permanecendo encarcerados em círculos viciosos de dolorosas reencarnações expiatórias e purificadoras. Moisés proclamou a Lei antiga, vinte séculos antes do Senhor. Como já foi dito, o profeta hebraico apresentava a Revelação com a face divina da Justiça; mas, com Jesus, o homem do mundo recebeu o código perfeito do Amor. Se Moisés ensinava o “olho por olho, dente por dente”, Jesus Cristo esclarecia que o “amor cobre a multidão dos pecados”. Daí a verdade de que as criaturas humanas se redimirão pelo amor e se elevarão a Deus por ele, anulando com o bem todas as forças que lhes possam encarcerar o coração nos sofrimentos do mundo.
Na minha humilde observação é extensiva a reação nas mesmas armas que o inimigo usa, não é vingança é equilíbrio para que um só lado seja vítima especialmente aqui no Brasil, com esse sim, vingativo governo eleito sem voto popular, portanto ilegítimo. Digamos assim, provarem do próprio veneno. Até acrescento mais uma lei, vida por vida.
que volte o feitiço contra o próprio feiticeiro.que prove do proprio veneno.desejando,assim,em dobro tudo que desejares...lei da atracao ?conspiracao?mero coincidencia,acaso coisas do destino,a força do querer e asim vai...eu nao pedir pra nascer...bom mais ja que eu vim nao da pra reclamar...o mindo tem que se adaptar a mim eu com ele...pena quando ouvir sempre e eu com isso...
Assista também: "Código de Hamurabi: Lei ou Religião?" - th-cam.com/video/igiz-zupuPI/w-d-xo.html
fui clicar no vídeo achando que já sabia sobre a lei e no final não sabia coisa nenhuma. Achei excelente a mudança de visão e reconhecer a função original da lei.
Haha! Valeu, meu caro. A História é mais estranha do que parece...
A lei de Talião inaugura o princípio da proporcionalidade, tão importante no direito atual… muito boa a explicação👏🏽
E alguns acreditam que Deus vai administrar um inferno de fogo eterno!!!
@@pousadacachoeiradepentagna7822Papi, não é Deus, é o coisa ruim! Entiendes?
Eu sempre vi a lei de Talião por essa ótica, vingativa. Não sabia que a ideia inicial era outra. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Gostei muito do vídeo. "Like" garantido!
Muito obrigado! Em certo nível, é algo vingativa... Mas era uma espécie de vingança racionalizada, controlada, hehe. Abraços!
O contexto é tudo né? Desse modo estudar a história por muitas vezes "estranha" é essencial. O nome do canal foi uma grande sacada!!!
Sem dúvida, Patrícia! Obrigado :)
Ótimo vídeo! Realmente, se a gente pensar que "olho por olho" significava "não mais do que um olho por um olho, por favor, né" o princípio subitamente nos parece bem mais louvável, né hahaha
Haha, pois é!
Olá, gostei muito de sua explicação sobre a Lei de Talião que me trazia a incômoda sensação de uma lei vingativa, brutal. Você então com sua explanação, vem suavizar este conceito que tanto me impressionava negativamente. Que venham sempre bons esclarecimentos ,isto é bem positivo e tira tantas informações equivocadas. VALEU 👍!!! 🌷🌻💜
Muito obrigado pelo comentário! Realmente, o importante é considerar essas leis em seus contextos históricos.
Concordo
É bem melhor do que o deus da cristandade que vai administrar um inferno de fogo para atormentar os pobres humanos pecadores.
@@pousadacachoeiradepentagna7822
Esta visão não em essência assim, mas crença popular, romanista...
Há controvérsias
Henrique, vc é mt inteligente e explica mt bem. Parabéns!
Muito obrigado 😊
Cada dia mais apaixonado por esse canal!
Valeu, Felippe! Gentileza sua. :)
Excelente vídeo Henrique, como sempre. Gostaria de acrescentar que, além de frear a sede de vingança como você mesmo diz, a Lei do Talião servia para fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de causar um mal à outra ou seja, além de frear a vingança ela também servia para evitar que "o primeiro olho fosse furado", mais ou menos o que se diz nos dias de hoje: "Que Deus lhe dê em dobro tudo o que me desejares".
O Talião ainda vive ! rs rs
Excelente aula. Parabéns professor.
Nessa terra tem que ser assim. O ser humano só conhece limite impondo medo a ele se não vira Brasil.
🤔 Em qual terra não pode ser assim?
Terra do Nunca, Nárnia, ...???
Hoje, deveríamos seguir essa lei.
Era melhor do que o inferno católico e evangélico, pelo menos não era eterno.
Assisti a um programa no canal History que falava sobre esse tema,e em alguns lugares do oriente a tribos que ainda praticam algumas dessas leis.
No Irã houve um caso até recente (2017) de uma mulher que teve os olhos feridos por ácido, e por isso recebeu o direito de ferir os olhos do agressor. - www.reuters.com/article/ira-mulher-visao-idBRKBN15H2R0
@@henriquecaldeira Mano, apaixonada por você. Você simplesmente responde com os melhores comentários possíveis, indo atrás de links e tudo mais. ❤
@@henriquecaldeira Sabe uma coisa legal? Você poderia fazer um vídeo falando das várias escolas jurídicas atuais nos países islâmicos. As forma como se aplica as leis baseada na fé do islã varia de acordo com cada escola de cada país. Poderia trazer isso também, um dia.
@@JacuTurcoAgachado Vish, aí vai longe da minha "zona de conforto"! Quem sabe...
Parabéns ,gostei muito da explicação!!
Obrigado, Mara! :)
Muito interessante, seus conteúdos estão há cada dia melhores. Obrigada
Muito obrigado! :)
Assunto de amanhã 15/05/2022 na EBD. Ótima ajuda para agregar.
Espero que tenha sido útil! :)
Bom dia Henrique e seguidores do canal.
Sempre muito claro e objetivo na informação. Gostei demais!
Mas que surpresa agradável!
@@henriquecaldeira , sempre que me sobra tempo venho conferir! :)
Suas aulas são muito boas
Valeu, Carnot! Falando em "aulas", pode ser que tenha uma novidade aqui no segundo semestre, hein... Acho que você vai gostar!
Foi um avanço pra época
Uau! Excelente explicação. Deus abençoe sempre 🙏. Muito obrigada por compartilhar.
Equilíbrio entre as partes, paga aquilo que deve, nada mais do que isso.
Era melhor do que o inferno católico e evangélico, pelo menos não era eterno.
Talião _ A lei justa, perfeita
Paciência diante da injustiça.
Foi muito proveitoso esse vídeo.
Deus sabe como fiquei por pessoas ruins mas eu quero seguir sem praticar a maldade.
Embora eu possa, eu penso que ser boa é melhor do que ser maldosa.
deus? Kí BóSTA é iço?
Parabéns Man, muito obrigado pelo Vídeo, depois de um ano lançado o vídeo e hoje vou dar minha primeira Aula na escola Dominical onde trata justamente da Lei de Talião! Muito bom parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, Diego! Espero que tenha ajudado na aula. Abraços!
@@henriquecaldeira Ajudoooou muuuuito! Falei com muita propriedade sobre o assunto, pra glória de Deus 🙌🏻😉
Que vídeo maravilhoso. Amei
Opa! Tô esperando esse vídeo maravilhoso. Bom que complementa os vídeos que assisti no História Online, que lançaram vídeos curtos na série de 5 minutos deles.
Eu também já tinha estudado a um tempo atrás, baixei o hamurabi por PDF e fiquei desfrutando por horas daquela leitura diferente e deliciosa, que, por vezes, me lembrava muito o Corão, principalmente na parte do divórcio e dos direitos que a mulher tinha ao se separar. Algo muito parecido também com a cultura viking e o direito de divórcio.
Espero que goste, Thais! Esse será um vídeo mais curto e introdutório. Será complementado por pelo menos mais dois mais à frente, que também ciscarão em torno do tema de leis antigas.
@@henriquecaldeira Ah, que maravilha ❤ traz mais tema como esses; falar das mudanças mas concepções de leis, normas e condutas sociais de uma comunidade ou povo. É bom para entendermos como chegamos no agora com as nossas formas de regrar uma sociedade.
@@henriquecaldeira Eu posso colocar um link? Eu estudei esse tema e achei no site da Portal São Francisco a tradução dos códigos de hamurabi. Eu já tinha estudado o tema e conferi o texto do site, está certinho. Eu comparei com a tradução em inglês. Poderia colocar aqui? Caso o pessoal queira ler? Principalmente pra quem não fala inglês ou que sabe usar direito o tradutor de páginas e PDF.
@@JacuTurcoAgachado É exatamente essa a ideia! Inclusive, um dos videos dessa "série" será sobre o conceito de "cosmificação" nos estudos de religião, que trata justamente da relação do regramento da sociedade (nomos) com a compreensão religiosa/simbólica da realidade (cosmos). Nesse comentário deve ter ficado confuso, mas no vídeo estará cristalino, rsrs.
Claro! Por favor! :)
A tradução para o português que tenho é do Emanuel Bouzon, em um livro da Vozes de 2001, mas parece que está esgotado, então nem coloquei na descrição...
Excelente explicação!
Dou like antes de ver tudo. Competência, talento e boa vontade!
Valeu, Alex!
Amei o vídeo! Parabéns!👏🌹
Muito obrigado, Ana!
Muito bom o seu vídeo e bem explicado já ganhou um like.Ulisses
Valeu, Ulisses! :)
Parabéns pelo vídeo.
Excelente análise. Muito útil. Fundamento do princípio constitucional da proporcionalidade. Parece que se deve pronunciar só o Corão, ou Alcorão, pois quando se diz, o Alcorão, haveria uma redundância. Alguém disse que Al já é o “o”. Será?
Obrigado, José! Sim, o "al" de Alcorão é o artigo definido. Mas o mesmo vale para "almofada", "algodão", "alquimia" etc. Então, não me parece tão preocupante dizer "o Alcorão". Não dizemos, sem problemas, "o algodão"? Independente de questões etimológicas, tanto Alcorão e Corão são palavras que existem na língua portuguesa e podem ser acompanhadas perfeitamente por um artigo. Abraços!
Quando só se enxerga
AL CENOURA na frente,
não se vê AL MEIRÃO.
Muito interessante, excelente canal!! 👏💛
Opa, obrigado!
Adorei!!!!!!
Valeu, prima! Sempre bulindo com algoritmo.
Ótimo vídeo
Obrigado, Joseane!
Parabéns pelo vídeo gostei muito. Eu também fiz um sobre o código de hamurabi. Valeu
MDS! Quero morar nesse vídeo 😲😍
O Metaverso tá aí... em breve será possível, rs.
Que tal um vídeo sobre medidas sanitárias na antiguidade?
É uma excelente ideia. Conheço pouco sobre o assunto, mas seria um bom desafio!
Estranha História,sou estudante da graduação de história.Obrigado por postar.
No Irã recentemente aplicaram perda de olho.
Mas se vc comparar verá que há dentro da Lei de Talião alguns artigos que de fato beneficiam determinados grupos em detrimento a outros. Ou seja, quem o fez manteve os privilégios de classe.
Acabei demorando para voltar ao vídeo, me desculpem.
O nosso querido Henrique permitiu compartilhar um link de um site chamado Portal São Francisco, onde há a tradução de todos os códigos. O texto pode parecer confuso, mas é assim mesmo kkkk é meio desorganizado, mas está certinho, eu mesma conferi. Não está fiel ao extremo ao original, afinal, estamos falando de uma tradução para ser mastigado para uma população, não um estudo com tradução literal.
Espero que gostem ❤
(Se puderem, deixem meu comentário em destaque para que as pessoas possam saber do site)
www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/codigo-de-hamurabi/amp
Maravilha, Thais!
valeu vídeo MT bom
Muito obrigado, Adinaildo!
embora pareca ser outra coisa meus bisavô ja diziam se tiveres misericordioa e o mesmo que nao saires da miseria e ficar no lugar do desgracado
A parte que Jesus fala do olho por olho dente por dente é muito mal interpretado atualmente, pois quando ele fala sobre virar a face ele está se referindo a uma condição de pena, ou seja se a pena for levar uma porrada de um lado do rosto virar a outra face é também proporcional a pena. É comparável a quando se roubava um boi se entregava 4 por um, pois a proporção estava ai, o prejuízo pela perda do animal não era só o animal perdido mas todos os custos da busca pela justiça e para que seja proporcional era necessário reter mais 3. Então virar a face era uma questão de se submeter a pena.
meu pai tem 10anos de falecido e somos d fonte do catolicismo quando sonho com ele me fala sobre o alcorão como tem grandes verdades nesse livro so que eu em si nao tenho ideia sobre o livro e suas virtudes e lgo aparece um alguem dizendo que ele nao poderia falar comigo além do que era necessário e que ele vai para a segunda morte espiritual...dai acordo...?!
Cada um interpreta a bíblia da maneira que lhe convêm,parece nossa legislação falha que cada juiz tem um veredito para a mesma situação.
Mateus 5:38-40 ARA
[38] Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. [39] Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; [40] e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.
PELO ENSINO DE JESUS, O POVO DAQUELA EPOCA JA INTERPRETAVA A LEI DA MESMA FORMA ERRONEA... (TORCENDO PELO MOMENTO DE VINGANÇA)
Muito bem explicado parabéns e tenho uma novidade boa pra você já foi descoberto DENDRO DA BÍBLIA que aqueles povos do dia de pentecoste não éram estrangeiros se você quiser saber melhor sobre isso você entre no TH-cam e busque pelo nome (Marcio e os últimos ) e clique no rosto redondo fique na Paz
Obrigado pelo comentário :)
a vingança nunca é plena, mata alma e a envenena.
ótimo video! meus alunos vão pirar kkkkk
Obrigado, Nayra! É professora do história? Quais anos?
Era melhor do que o inferno católico e evangélico, pelo menos não era eterno.
Mudou o meu conceito quanto a essa lei.
Roda... Roda... Rsrs
Haha! Valeu! :D
Você bate no carro do cara e o sujeito quer te matar. Até que o olho por olho não seria tão mau.
Vou fazer uma tatuagem neu com esse nome, Essa frase é top.
Massa demais
Valeu, meu caro!
Sou a favor dessa lei !
Valeu
Obrigado pelo comentário. Abraços!
Esse vídeo é bom, mas o Henrique sem cavanhaque me assusta 😢
Boa tarde, a vingança humana é proibida na Bíblia, mas a vingança divina existe como forma de preservar a justiça divina conforme você mostrou no vídeo. No cristianismo bíblico, o salário do pecado é a morte, embora Deus perdoe os pecadores por um tempo e torne futuramente os arrependidos sem pecado, assim como Jesus era. João 1: 29.
Muito bom
Obrigado, Aldenice! :)
It's like what Lenin said... you look for the person who will benefit, and
I'm the Walrus?
Vc tá cada dia mais gato❤
O Consolador 1940 por Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega).
- Qual a significação da lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”, em face da necessidade da redenção de todos os Espíritos pelas reencarnações sucessivas?
- A lei de Talião prevalece para todas os Espíritos que não edificaram ainda o santuário do amor nos corações, e que representam a quase totalidade dos seres humanos.
Presos, ainda, aos milênios do pretérito, não cogitaram de aceitar e aplicar o Evangelho a si próprios, permanecendo encarcerados em círculos viciosos de dolorosas reencarnações expiatórias e purificadoras.
Moisés proclamou a Lei antiga, vinte séculos antes do Senhor. Como já foi dito, o profeta hebraico apresentava a Revelação com a face divina da Justiça; mas, com Jesus, o homem do mundo recebeu o código perfeito do Amor. Se Moisés ensinava o “olho por olho, dente por dente”, Jesus Cristo esclarecia que o “amor cobre a multidão dos pecados”.
Daí a verdade de que as criaturas humanas se redimirão pelo amor e se elevarão a Deus por ele, anulando com o bem todas as forças que lhes possam encarcerar o coração nos sofrimentos do mundo.
Por que tem uma foto do padre Quevedo atrás dele?
Pra afastar mau olhado.
@@henriquecaldeira 😂
Na minha humilde observação é extensiva a reação nas mesmas armas que o inimigo usa, não é vingança é equilíbrio para que um só lado seja vítima especialmente aqui no Brasil, com esse sim, vingativo governo eleito sem voto popular, portanto ilegítimo.
Digamos assim, provarem do próprio veneno.
Até acrescento mais uma lei, vida por vida.
amor ao proximo,entao...nunca vai te respeitar o tal proximo na pratica a justica deixa a desejar
Olho por olho, dente por dente, e pata por pata.
não vejo nada de errado em olho por olho dente por dente vingança é o caramba isso é justiça
Esse povo fresco de hj em dia atrapalhou tudo, por isso a bandidagem deita e rola. Lei de taliao é o justo.
Dom, 22 de dezembro 2024
Era melhor do que o inferno católico e evangélico, pelo menos não era eterno.
Olho por olho, dente por dente e pata por pata…
A vingança é plena, mata alma e a envenena
💯🏅🙏🏼🙏🏼🇧🇷
Valeu, amigo!
que volte o feitiço contra o próprio feiticeiro.que prove do proprio veneno.desejando,assim,em dobro tudo que desejares...lei da atracao ?conspiracao?mero coincidencia,acaso coisas do destino,a força do querer e asim vai...eu nao pedir pra nascer...bom mais ja que eu vim nao da pra reclamar...o mindo tem que se adaptar a mim eu com ele...pena quando ouvir sempre e eu com isso...
Assistindo em 2025
Minha irma tinha 8 anos. O cao mordeu ela e ela deu uma mordida no cão
Jogou dentro da regra, haha.
Essa lei tem q voltar urgente
Se fosse usar a lei do stf neles igual como eles usam nos outros axredito q ninguem queria ser ministro do stf