Amigos do Descomplicando a música, venho aqui expressar minha gratidão a este trabalho que vocês fazem aqui no canal. Hoje sou aluno da Escola de música de Brasília e resolvi me inscrever para fazer a prova (prática e teórica), a cerca de 3 meses e o que utilizei para estudar a parte teórica (visto que a prática domino bem, sou baterista), foi o canal de vocês e digo com segurança que aprendi bastante apenas com os vídeos disponibilizados aqui, todos muito bem explicados, ótima didática e ótimos professores, realmente um conteúdo "descomplicado". Parabéns pela iniciativa de todos e grato por proporcionarem essa oportunidade de aprender música e buscar sonhos. Forte abraço a toda galera.
... excelente explicação ... tem outra música do cantor Elvis Costelo - She ... nesse música, precebe-se claramente os AEM´s adioconados à melodia ... recomendo a todos que interessarem ... uma música muito bonita ... bons estudos a todos!!! ...
Olá amigo!!!!!! Vou resumir os meus elogios em uma frase pra todos os seus videos Muuuuuuuuuito dez, quando vc ver essa frase sou eu mesmo , justamente por não achar as palavras certas para te elogiar pelo trabalho que vc e canal divulga , continui assim essa pessoa quem tem prazer em ensinar leigos como eu abraços
Olá, pessoal do Descomplicando a Música ! Bom, eu tenho estudado música por conta própria a um tempo já, mas sempre tive um receito de entrar no assunto de modos gregos, qro dizer q eu pulava essa parte hahaha entretanto após esse vídeo eu me senti mais motivado mergulhar de vez nos modos gregos hahah então mto obrigado!
Então se o Modo Homônimo do tom de C Maior (C Dm Em F G Am Bm) é C Menor (Cm Dm Eb Fm Gm Ab Bb). Logo o Modo Homônimo (oposto do tom) é na verdade o Modo EÓLIO (Cm Dm Eb Fm Gm Ab Bb) = " escala menor" do MODO GREGO. Ou mesmo o Modo JÔNIO (C Dm Em F G Am Bm) = "escala maior" do MODO GREGO. Sendo assim, pode se considerar que todo Empréstimo Modal se trata de um MODO GREGO!!! Mesmo o Homônimo que foi considerado como outro tipo de empréstimo no vídeo ( 1:35 ), que na verdade é do grego, já que derivou dessa escala. ADOREI A SACADA!!! :DDD
Ou vc pode apenas saber a nota desse acorde que veio de fora do campo harmonico, que destoa da escala do tom. E dar enfase a essa nota na hora do solo. Então por exemplo se vc está tocando tendo o C como tônica e aparece o G7, vc ao inves de pensar no modo lidio, simplesmente acrescenta a nota F# a escala de dó.
Quando vem um acorde de fora do campo harmônico, sua triade ou tetrade sempre vem com alguma notinha que destoa da escala da tônica. Se vc tiver consciência dessa notinha, e só misturar ela a escala de dó, e pronto, nem pre isa pensar e modos gregos. Por exemplo, se o tom é C e aparece um G7, é só acrescentar um F# que é a sétima do sol, a escala de C.
Os acordes de empréstimo modal da música 'Circle of Life' são Bb, A7 e Ab7M (e ainda, no final tem um Ab7M/C). Todos emprestados do modo homônimo (Cm), exceto o A7, que é emprestado de D. Errei em alguma coisa, né?
Professor, muito boa essa aula, obrigado pelos vídeos que muito nos ajudam. Só um detalhe, acho que no vídeo vc não explicou o porque de usar um acord de empréstimo modal. Eu tenho uma opinião, pelo menos todas as vezes que eu uso é para substituir um acord dominante do campo harmônico que estou usando no momento. Por exemplo, uma musica no tom de D maior, ao invés de usar um A7 que é sua dominante, eu uso um C maior do campo homonimo que seria o Dm para preparar o D maior. Ou seja, podemos dizer que o empréstimo modal serve como acordes dominantes de preparação?
Na parte do modo lídio (G7M), eu posso usar Lá Dórico, Si Frígio, D Mixolídio, etc? Já que as notas são todas de Sol Maior? Até porque eu preferiria usar uma escala que está mais próxima da região que estou improvisando.
Olá, estou iniciando na música. Já adquiri a apostila, mas não terminei ainda... fiz alguns testes com a música que você sugeriu para identificar os acordes emprestados e acredito que são o Ab e o Eb. Gostaria que me dessem um retorno se estou certo... comparei com a tabela de campo harmônico e toquei algumas vezes e percebi que a sensação nessas duas notas é bem marcante, por isso acho que são essas. Obrigado.
entrei no link ai mais não cnseguir encontrar a apostila dos modos ai , vc pode me ajudar enviando link direto para eu baixa ? agradeço aula maravilhosa ja dei meu like obg Deus abençoe e susesso
Uma dúvida: Na caso da seguinte progressão no C.H. de dó: [C7M - F7M - G7 - *E7* - Am], o *E7* é emprestado de qual modo e, portanto, qual escala deveria ser utilizada sobre esse acorde?
Sobre um acorde dominante, você sempre pode usar a escala mixolídia do próprio acorde. Nesse caso, Mi mixolídio. Como resolve em acorde menor, poderia usar também lá menor harmônica
cellocarlos cara , penei muito nesse assunto , uma boa sacada é vc pegar o acorde dominante (vamos pensar em C) e ver quem é sua sexta(Am) e depois ver de quem ele é a sexta(D#) , aí vc pode usar esses campos , no caso o do lá é campo maior , dai o E é a 5ª de A
Mano um amigo meu me explicou outra coisa, exemplo pega a escala de dó maior e c vc tocar a Terça vc pode ir pra escala de mi e escolher outra nota, pelo visto n é empréstimo modal mas eu testei e fica bonito, alguém sabe me dizer oq q é ?
Eu ja tenho um curso do descomplicando musica e a apostila, estão de parabens!! Aprendi e aprendo muito, queria saber se vai lançar o curso completo de harmonia funcional ?
Nesse caso o Eb é um dominante substituto (SubV7),pesquisa lá pra você ver,ele é o 5°grau com 7 e meio tom abaixo da dominante que seria sol dessa cadencia ae
Estou tocando uma música no tom de E Tem uma parte que aparece o G#7 Consultei os campos harmônicos constantes no site, mas não achei esse acorde De onde ele teria vindo? A sequência de acordes do trecho da música seria essa: A B/A E D#m7(b5) G#7 C#m Muito obrigado!!!
Ah, acho que já saquei Olhando para os acordes e lembrando do vídeo sobre a cadência 2-5-1 Percebi que o D#m7(b5) é o segundo grau do C#m e o G#7 é o quinto grau, só não é menor por conta daquela sacada da escala menor harmônica Nossa, que felicidade por ter sacado isso! Deus abençoe vocês!!!
Nessa música do Elton John Circle of life observei que C# e G# não estão no campo harmônico maior de Bb nem o do tom homônimo que é Bbm acho que esteja em algum modo grego ainda não descobri
Primeiro vc precisa identificar o tom (sabendo as notas, vc sabe o tom), depois vc precisa prestar atenção nas notas tocadas em cada trecho... as notas indicam os acordes que podem ser usados pq são os acordes que contém as principais notas desse trecho. Vc também precisa entender as sensações que cada acorde provoca pra tentar encaixá-los dessa forma (isso é "tirar a música de ouvido" e é o jeito mais fácil de harmonizar uma música). Para entender as sensações que os acordes provocam vc precisa estudar o assunto "harmonia funcional". Acredito que o Descomplicando a Música tenha algum vídeo sobre o assunto. Se não tiver, a apostila deles tem, com certeza. Espero que eu tenha te ajudado. Bons estudos e boa sorte na jornada!
No exemplo citado: C Am F G Eb. Qual a função do Eb nesta sequência, tônica (I, VI ou III), dominante (V ou VII) ou subdominante (IV ou II)? Seria de tônica por ser o terceiro grau da escala menor?
Olá! eu travei aqui minha cabeça esta fundindo. Poderia me ajudar sair desta confusão? Encontrei está cifra numa música mas não estou conseguindo identificar qual tom e de onde vem um dos acordes que me parece ser de empréstimo modal: Bb Db Bb Ab Eb F Eb F
Só fiquei com uma dúvida, sempre que eu for pegar uma nota emprestada intendente do modo grego ou homônimo ela tem que ser relativa da nota substituída???
Opa eai blz! Gostaria q me tirasse uma dúvida, uma música na tonalidade de D mixolidio poder usar a escala de Em harmônico, no início ela está em D mixolidio e depois usa essa outra escala aí de Em. Fiquei sem entender pois no caso essa escala menor harmônica deveria ser usada em D menor harmônico e não em Em harmônico pois D é o Tom. Sei que Em Eolio é relativo de G maior mas Em harmônico não. Poderia me tirar essa dúvida? Obs: a música é Sweet Child of Mine e no solo principal ele usa está escala.
Amigos do Descomplicando a música, venho aqui expressar minha gratidão a este trabalho que vocês fazem aqui no canal. Hoje sou aluno da Escola de música de Brasília e resolvi me inscrever para fazer a prova (prática e teórica), a cerca de 3 meses e o que utilizei para estudar a parte teórica (visto que a prática domino bem, sou baterista), foi o canal de vocês e digo com segurança que aprendi bastante apenas com os vídeos disponibilizados aqui, todos muito bem explicados, ótima didática e ótimos professores, realmente um conteúdo "descomplicado". Parabéns pela iniciativa de todos e grato por proporcionarem essa oportunidade de aprender música e buscar sonhos. Forte abraço a toda galera.
vdd.Ótima didática.
LA
Mto bom mesmo!!!
Excelente explicação!
Realmente, você descomplica a música, sem enrolação e indo direto ao ponto! Parabéns!
Djavan, Jorge vercillo etc... Às músicas deles tem muito esses passeios...👏👏👏
... excelente explicação ... tem outra música do cantor Elvis Costelo - She ... nesse música, precebe-se claramente os AEM´s adioconados à melodia ... recomendo a todos que interessarem ... uma música muito bonita ... bons estudos a todos!!! ...
Vídeo mais claro que vi sobre o assunto parabéns!( Olha que quase nunca comento aqui no TH-cam)
Olá amigo!!!!!! Vou resumir os meus elogios em uma frase pra todos os seus videos
Muuuuuuuuuito dez, quando vc ver essa frase sou eu mesmo , justamente por não achar as palavras certas para te elogiar pelo trabalho que vc e canal divulga , continui assim essa pessoa quem tem prazer em ensinar leigos como eu abraços
Muito bom 👏 Também seria bom se o vídeo tivesse exemplos tocados, pra gente perceber o efeito sonoro dos exemplos dados.
Pode ser um outro vídeo complementando a aula 😉
Alexandre Machado se escreva no meu canal
Maravilhosa explicação.Parabéns.Obrigada por nos ajudar.
Parabéns pelo ótimo trabalho e dedicação no ensino!
Aulas maravilhosas 👏👏👏👏
Sempre deixando o mundo um pouco melhor. 👏👏👏👏
Muito bom mesmo 👏👏👏👏
Um dos poucos canais que explicam muito bem sobre Harmonia e música em geral.
Esse canal é DEMAIS! E preciso comprar essa apostila :D
Muito bacana a sua aula....agradeço muito o compartilhar de informação e conhecimento.
A musica "Circle of Life" está em Bb e os acordes de empréstimo modal são (Db eAb) vindos do modo grego Bb Eólico.
Sensacional sua aula meu caro! Ainda por cima passa uma ótima lição de casa. Muito obrigado. Deus abençoe. Curti de primeira.
Muito bom o vídeo!
Gostaria muito que vcs fizessem um vídeo explicando as aplicações dos acordes diminutos e meio diminutos . Vlw!
Muito bem explicado, entendi bastante, obrigado. 👏🏻👏🏻
Muito relevante esse tema. Parabéns
Muito bom. Me esclareceu muito detalhes. Muito obrigado.
Amei a explicação, vc descomplicou mesmo muito obrigada.
Cara, que aula top de mais.
Vídeo excelente!! Muito objetivo, esclarecedor , com altos macetes e sem enrolação! Amei
Aula perfeita....tirou a minha dúvida
Olá, pessoal do Descomplicando a Música ! Bom, eu tenho estudado música por conta própria a um tempo já, mas sempre tive um receito de entrar no assunto de modos gregos, qro dizer q eu pulava essa parte hahaha entretanto após esse vídeo eu me senti mais motivado mergulhar de vez nos modos gregos hahah então mto obrigado!
Eu vo compra seu curso tomara que ate 12 /03 nao subiu o preco nossa nunca vi tanto estudo por tao barato vcs sao os melhires
Como sempre, extremamente didático.
Então se o Modo Homônimo do tom de C Maior (C Dm Em F G Am Bm) é C Menor (Cm Dm Eb Fm Gm Ab Bb).
Logo o Modo Homônimo (oposto do tom) é na verdade o Modo EÓLIO (Cm Dm Eb Fm Gm Ab Bb) = " escala menor" do MODO GREGO.
Ou mesmo o Modo JÔNIO (C Dm Em F G Am Bm) = "escala maior" do MODO GREGO.
Sendo assim, pode se considerar que todo Empréstimo Modal se trata de um MODO GREGO!!! Mesmo o Homônimo que foi considerado como outro tipo de empréstimo no vídeo ( 1:35 ), que na verdade é do grego, já que derivou dessa escala.
ADOREI A SACADA!!! :DDD
É isso aí Leonardo!
Faz um vídeo falando sobre, os tipos de acordes e suas sensações. Obrigado pelo conteúdo.
Já fizemos Fabrício, dá uma olhada: th-cam.com/video/-Ms2XDHUKSM/w-d-xo.html
Descomplicando a Música obrigado.
Entra no sit dele descomplicandoamusica.com.br la tem tudo q precisa saber gratis e por um preço legal
Descomplicando a Música Opa! Essa tô por dentro \○/\●/
( Percepção... " Harmonia funcional " --->
esse video é RIQUÍSSIMO )
Descomplicando a Música
Opa! Essa tô por dentro \○/\●/
( Percepção... " Harmonia funcional " --->
esse video é RIQUÍSSIMO )
Aula foda!!! Esse conhecimento é muito útil para se desenvolver
Ótima essa vídeo aula, muitas dúvidas sanadas... Esse canal é foda...
Poxa aula top 👏👏👏
Abriu mt minha mente, pois ficava perdido quando eu via esses acordes fora do campo harmônico . .....
Gostei muito da explicação, que legal. Valeu, Deus te abençoe.
Po irmão fantástico essa dica ! Parabéns continue assim .
Kerubim Europa
Dicas preciosas! Esse canal é dez!
Fantástico vídeo, recomendo a apostila.
"Circle of Life" em Bb, acho que os dois acordes vieram emprestados do modo homónimo Bbm, são: Gb (VI) e Ab (VII).
Estou esperando mestre o vídeo de como pegar músicas de ouvido obrigado
Fala sobre arpejos,
Fantástico. Muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo.
Parabéns Professor, boa aula.
Ou vc pode apenas saber a nota desse acorde que veio de fora do campo harmonico, que destoa da escala do tom. E dar enfase a essa nota na hora do solo. Então por exemplo se vc está tocando tendo o C como tônica e aparece o G7, vc ao inves de pensar no modo lidio, simplesmente acrescenta a nota F# a escala de dó.
Por favor, falem sobre a técnica de ligados!!
Por favor!
Valeu professor bem explicado!
Quando um professor ñ detalha mto bem (me referindo aos professores bons), o outro pode detalhar melhor! Mto bom. :)
até eu que não entendo nada de modos gregos, consegui entender a lógica. ótimo professor, obrigado tmj!
Quando vem um acorde de fora do campo harmônico, sua triade ou tetrade sempre vem com alguma notinha que destoa da escala da tônica. Se vc tiver consciência dessa notinha, e só misturar ela a escala de dó, e pronto, nem pre isa pensar e modos gregos. Por exemplo, se o tom é C e aparece um G7, é só acrescentar um F# que é a sétima do sol, a escala de C.
O Eb7M também aparece no C Dórico, como ter a certeza se é do Eólio ou do Dórico esse empréstimo?
Muito boa a explicação. Obrigado!
Parabéns pelo vídeo e pelo canal! Sobre a música, acho que está em Bb, pegando emprestado o (Ab) e o (Db) do homônimo de Bbm.
Sugestão de vídeo: Vídeo falando sobre o livro Harmonia de Arnold Schoenberg ou os livros Harmonia e Improvisação I e II de Almir Chediack.
Qual é função harmônica (dominante, subdominante, tônica) do Eb no 1o exemplo e do G7M do 2o exemplo?
também gostaria de saber kkkk
Circle of life está em Bb mas usa os acordes de empréstimos de Ab e de F#
Barabens você ensina fácil
Obrigado mestre
Kra muito bom mesmo continua a maneira de se compreender e muito boa
Que dica sensacional!
Cara, sensacional!
Faz um videos Sobre acordes Diminutos
Valeu aí pela dica...
Os acordes de empréstimo modal da música 'Circle of Life' são Bb, A7 e Ab7M (e ainda, no final tem um Ab7M/C). Todos emprestados do modo homônimo (Cm), exceto o A7, que é emprestado de D.
Errei em alguma coisa, né?
Nesse caso o A7 é dominante secundário.
Obrigado pelo vídeo, muito bom mesmo, parabéns!
No caso do G7M, eu também poderia usar Sol Lídio pra improvisar? Como eu vou saber se a 7M daquele acorde veio do modo jônio ou do lídio?
Excelente canal!! Vc é fera!!
RECOMENDO O CURSO !!
Professor, muito boa essa aula, obrigado pelos vídeos que muito nos ajudam. Só um detalhe, acho que no vídeo vc não explicou o porque de usar um acord de empréstimo modal. Eu tenho uma opinião, pelo menos todas as vezes que eu uso é para substituir um acord dominante do campo harmônico que estou usando no momento. Por exemplo, uma musica no tom de D maior, ao invés de usar um A7 que é sua dominante, eu uso um C maior do campo homonimo que seria o Dm para preparar o D maior. Ou seja, podemos dizer que o empréstimo modal serve como acordes dominantes de preparação?
Nem sempre Rodrigo, os AEM podem ter várias funções
Vc é top meu amigo
Na parte do modo lídio (G7M), eu posso usar Lá Dórico, Si Frígio, D Mixolídio, etc? Já que as notas são todas de Sol Maior? Até porque eu preferiria usar uma escala que está mais próxima da região que estou improvisando.
Como eu encaixo um acorde fora do campo harmônico de uma tonalidade
Obrigado Professor!
Muito interessante
Muito obg😊
Excelente professor!
Olá, estou iniciando na música. Já adquiri a apostila, mas não terminei ainda... fiz alguns testes com a música que você sugeriu para identificar os acordes emprestados e acredito que são o Ab e o Eb. Gostaria que me dessem um retorno se estou certo... comparei com a tabela de campo harmônico e toquei algumas vezes e percebi que a sensação nessas duas notas é bem marcante, por isso acho que são essas.
Obrigado.
entrei no link ai mais não cnseguir encontrar a apostila dos modos ai , vc pode me ajudar enviando link direto para eu baixa ? agradeço aula maravilhosa ja dei meu like obg Deus abençoe e susesso
Uma dúvida: Na caso da seguinte progressão no C.H. de dó: [C7M - F7M - G7 - *E7* - Am], o *E7* é emprestado de qual modo e, portanto, qual escala deveria ser utilizada sobre esse acorde?
Sobre um acorde dominante, você sempre pode usar a escala mixolídia do próprio acorde. Nesse caso, Mi mixolídio. Como resolve em acorde menor, poderia usar também lá menor harmônica
cellocarlos cara , penei muito nesse assunto , uma boa sacada é vc pegar o acorde dominante (vamos pensar em C) e ver quem é sua sexta(Am) e depois ver de quem ele é a sexta(D#) , aí vc pode usar esses campos , no caso o do lá é campo maior , dai o E é a 5ª de A
E no caso do acorde ser MENOR com sétima MAIOR, qual modo grego devo usar?
Nesse segundo exemplo, eu não poderia falar que emprestei esse acorde (G) do próprio tom de Sol??
Minha dúvida é se dá pra criar um riff com um modo grego, mas também usando uma progressão de acordes.
Mano um amigo meu me explicou outra coisa, exemplo pega a escala de dó maior e c vc tocar a Terça vc pode ir pra escala de mi e escolher outra nota, pelo visto n é empréstimo modal mas eu testei e fica bonito, alguém sabe me dizer oq q é ?
Vou ter que assistir de novo esse vídeo, não cheguei nessa parte ainda na apostila. Tem lá né?
Tem sim, moça.
Sim Marta!
Eu ja tenho um curso do descomplicando musica e a apostila, estão de parabens!! Aprendi e aprendo muito, queria saber se vai lançar o curso completo de harmonia funcional ?
Oi caah Oliveira, tudo bem? Já temos bastante conteúdo de harmonia funcional na apostila e aqui no canal. No futuro podemos complementar sim, abraços
Façam mais vídeos de aprendizagem da segunda voz, por favooooor. 😭
Gostaria de saber qual é a função harmônica do acorde Eb nessa progressão do vídeo (C7M |Am7 | F7M | G7 |Eb) é dominante, subdominante ou tônica?
Nesse caso o Eb é um dominante substituto (SubV7),pesquisa lá pra você ver,ele é o 5°grau com 7 e meio tom abaixo da dominante que seria sol dessa cadencia ae
Estou tocando uma música no tom de E
Tem uma parte que aparece o G#7
Consultei os campos harmônicos constantes no site, mas não achei esse acorde
De onde ele teria vindo?
A sequência de acordes do trecho da música seria essa:
A B/A E
D#m7(b5) G#7 C#m
Muito obrigado!!!
Ah, acho que já saquei
Olhando para os acordes e lembrando do vídeo sobre a cadência 2-5-1
Percebi que o D#m7(b5) é o segundo grau do C#m e o G#7 é o quinto grau, só não é menor por conta daquela sacada da escala menor harmônica
Nossa, que felicidade por ter sacado isso!
Deus abençoe vocês!!!
@@andersoonllopes , perfeito, é isso aí!
Nessa música do Elton John Circle of life observei que C# e G# não estão no campo harmônico maior de Bb nem o do tom homônimo que é Bbm acho que esteja em algum modo grego ainda não descobri
Quanto custa o valor da apostila de harmonia?
Obrigado pelo conteúdo 😉
Michael Carneiro se escreva no meu canal
Muito bom seus vídeos. Gostaria de saber se AEM pode ser usado para rearmonização?
Pode sim Paulo
Pergunta: Se sei a melodia da musica, sei as notas que compõem a melodia, como faço para criar uma harmonia, em cima dessas notas?
Primeiro vc precisa identificar o tom (sabendo as notas, vc sabe o tom), depois vc precisa prestar atenção nas notas tocadas em cada trecho... as notas indicam os acordes que podem ser usados pq são os acordes que contém as principais notas desse trecho. Vc também precisa entender as sensações que cada acorde provoca pra tentar encaixá-los dessa forma (isso é "tirar a música de ouvido" e é o jeito mais fácil de harmonizar uma música). Para entender as sensações que os acordes provocam vc precisa estudar o assunto "harmonia funcional". Acredito que o Descomplicando a Música tenha algum vídeo sobre o assunto. Se não tiver, a apostila deles tem, com certeza. Espero que eu tenha te ajudado. Bons estudos e boa sorte na jornada!
Muri Ebert Ajudo demais, fico feliz com a resposta, em breve vou arrumar uma apostila dessas, mto obg :')
Canal top demais
Boa aula gostei.
O acorde modal. Se usa ele, como passagem e tenção, Também ?????
Sim Fabio
Descomplicando a Música Obrigado pela dica.
Se aparecer o acordo modal menor eu pego o modo dorico mais no tom menor o maior
No exemplo citado: C Am F G Eb. Qual a função do Eb nesta sequência, tônica (I, VI ou III), dominante (V ou VII) ou subdominante (IV ou II)? Seria de tônica por ser o terceiro grau da escala menor?
Dominante Substituto (SubV7)
tinha visto um E7 em em listen before I go, e a música era em CM, fiquei muito confuso
Olá! eu travei aqui minha cabeça esta fundindo. Poderia me ajudar sair desta confusão? Encontrei está cifra numa música mas não estou conseguindo identificar qual tom e de onde vem um dos acordes que me parece ser de empréstimo modal:
Bb Db Bb Ab
Eb F Eb F
Só fiquei com uma dúvida, sempre que eu for pegar uma nota emprestada intendente do modo grego ou homônimo ela tem que ser relativa da nota substituída???
Opa eai blz! Gostaria q me tirasse uma dúvida, uma música na tonalidade de D mixolidio poder usar a escala de Em harmônico, no início ela está em D mixolidio e depois usa essa outra escala aí de Em. Fiquei sem entender pois no caso essa escala menor harmônica deveria ser usada em D menor harmônico e não em Em harmônico pois D é o Tom. Sei que Em Eolio é relativo de G maior mas Em harmônico não. Poderia me tirar essa dúvida?
Obs: a música é Sweet Child of Mine e no solo principal ele usa está escala.
A postila é gratis?, to pergunta pq sou de menor so tenho 12 anos,ai já sabe né se for pago.