É importante construir as frases na ordem direta (sujeito - verbo - complemento), evitando-se inversões e preciosismos sintáticos. A pontuação deve ser empregada de forma judiciosa, evitando-se abusos de caráter estilístico. As frases devem ser objetivas, nunca demasiado longas. É recomendável evitar intercalações excessivas e o emprego de recursos que as alonguem desnecessariamente - tais como vírgulas, conjunções e verbos no gerúndio. Prefira empecilho a óbice, imposição a injunção, conceituado a reputado, feio a horrendo, sisudo a sério, próprio a peculiar, sagaz a esperto, espalhar a espargir, despregar a friccionar, desrespeitar a profanar, moderado a parco, inofensivo a inócuo, pretensioso a pernóstico, entusiasmo a arroubo, alegre a pândego, confusão a balbúrdia, destruir a dilapidar, simples a frugal, oculto a recôndito, duradouro a perene, frágil a tênue, feliz a jubilante, defender a propugnar, desânimo a desalento, jeitoso a azado, sério a solene, tranquilo a plácido, entediante a maçante, deduzir a inferir, rápido a efêmero, confusão a alarido, sem caráter a ignóbil, arrogância a empáfia, amenizar a atenuar, concluir a depreender, confirmar a corroborar, breve a lacônico, benéfico a salutar, falatório a celeuma.
Deve-se sempre preferir a palavra mais simples: Abraço é melhor que amplexo Beijo é melhor que ósculo Aluno é melhor que discente Concurso é melhor que certame Contracheque é melhor que holerite
O texto deve ser construído de forma a evitar expressões ou palavras que lhe confiram duplo sentido. O redator deve ter cuidado especial com as chamadas ambiguidades - construções frasais que, embora corretas gramaticalmente, induzem a interpretações dúbias. Devem ser escolhidos termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando-se o uso de expressões locais ou regionais. Quando necessário empregar sigla, a primeira referência a ela deve ser acompanhada da explicitação de seu significado
Obrigadoooo Pela aula , me preparando para defesa hoje
É importante construir as frases na ordem direta (sujeito -
verbo - complemento), evitando-se inversões e preciosismos sintáticos.
A pontuação deve ser empregada de forma judiciosa,
evitando-se abusos de caráter estilístico.
As frases devem ser objetivas, nunca demasiado longas. É
recomendável evitar intercalações excessivas e o emprego de recursos que as alonguem desnecessariamente - tais como vírgulas, conjunções e verbos no gerúndio.
Prefira empecilho a óbice, imposição a injunção, conceituado a reputado, feio a horrendo, sisudo a sério, próprio a peculiar, sagaz a esperto, espalhar a espargir, despregar a friccionar, desrespeitar a profanar, moderado a parco, inofensivo a inócuo, pretensioso a pernóstico, entusiasmo a arroubo, alegre a pândego, confusão a balbúrdia, destruir a dilapidar, simples a frugal, oculto a recôndito, duradouro a perene, frágil a tênue, feliz a jubilante, defender a propugnar, desânimo a desalento, jeitoso a azado, sério a solene, tranquilo a plácido, entediante a maçante, deduzir a inferir, rápido a efêmero, confusão a alarido, sem caráter a ignóbil, arrogância a empáfia, amenizar a atenuar, concluir a depreender, confirmar a corroborar, breve a lacônico, benéfico a salutar, falatório a celeuma.
Deve-se sempre preferir a palavra mais simples:
Abraço é melhor que amplexo
Beijo é melhor que ósculo
Aluno é melhor que discente
Concurso é melhor que certame
Contracheque é melhor que holerite
O texto deve ser construído de forma a evitar expressões ou
palavras que lhe confiram duplo sentido. O redator deve ter cuidado especial com as chamadas ambiguidades - construções frasais que, embora corretas gramaticalmente, induzem a interpretações dúbias.
Devem ser escolhidos termos que tenham o mesmo sentido e
significado na maior parte do território nacional, evitando-se o uso de expressões locais ou regionais.
Quando necessário empregar sigla, a primeira referência a ela deve ser acompanhada da explicitação de seu significado