A IMPORTÂNCIA da MÚSICA para os princípios de uma SOCEIDADE

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ก.ย. 2024
  • Conheça nosso Protocolo de Desintoxicação do Sentimentalismo Musical:
    iniciativaacce...
    A MÚSICA é capaz de influenciar uma sociedade?
    Segundo o pensamento que durou desde a antiguidade clássica até o período barroco, a resposta é sim. A música era compreendida como um espelho da ordem que encontramos na Criação de Deus, e sendo assim, ela seria capaz de representar, como por um espelho, a realidade das nossas almas.
    Como a sociedade é feita pelo conjunto dos famílias, e famílias são compostas de almas, é de supor que em maior ou menor grau a música pode mover uma sociedade, potencializar seus costumes, ou revolucioná-los.
    ---
    Não estamos indo contra a história ou fazendo parte de uma bolha que aprecia música antiga, mas apreciando aquilo que as gerações passadas sempre tomaram por apreciável, íntegro, belo, bom e duradouro. A música bem antiga, se é bem composta, é tão atual quanto sempre foi.
    - A Accentus é o desdobramento da minha vontade de trazer boa música de volta para a vida comum, individual e social, incentivando a uma resolução positiva, particular e social, em direção à uma vida mais conforme a virtude e o desejo do Bem por meio da beleza.
    INSTAGRAM: @iniciativaaccentus
    CONTATO: accentus.musica@gmail.com

ความคิดเห็น • 3

  • @Danibyo
    @Danibyo 3 วันที่ผ่านมา

    A sociedade se formou não somente através da música, mas também através da criação de objetos tecnológicos. Estes sim, em contrapartida, formaram e modelaram a sociedade! Veja bem, se somos músicos, o somos através dos aparatos tecnológicos criados para produzir ou reproduzir música! O sistema de notação (linguagem), aperfeiçoado por Guido de A'rezo, também servem para esta comunicação social. Tudo o que somos hoje, é o resultado de toda evolução tecnológica, desde a invenção do primeiro xilofone de pedra, ou da primeira flauta, até aos mais modernos aparatos musicais( sintetizadores) para criação musical. Um hino de futebol, ou uma música sacra, enfim formam aglomerados sociais que partilham idéias e ideais em comum, ora cantando e torcendo para o seu time do coração, ou buscando a fé através da música! Um abraço e parabéns pelo vídeo didático!

    • @iniciativaaccentus
      @iniciativaaccentus  3 วันที่ผ่านมา

      Caro Danilo (acredito que seja esse seu nome completo),
      É verdade que a sociedade teve outros muitos elementos constitutivos; tanto é que não fiz a sugestão de que somente a música formou nossa sociedade;, e acredito que o senhor entendeu isto, então minha resposta é sobre outra questão do seu comentário. Espero ajudar:
      Agora, em uma coisa devo discordar profundamente. A música surge com nosso primeiro pai, Adão, ainda somente com a voz. A música vocal foi a primeira da sociedade humana.. Os instrumentos aparecem no capítulo IV de gênesis, com Jubal, um dos filhos de Caim. Entender a música ou qualquer outra arte anexada ao desenvolvimento tecnológico meramente, é analisar a coisa somente nos seus sintomas. A arte se desenvolve na medida em que a alma conhece mais profundamente a Verdade, que é nosso Senhor Jesus Cristo, e na medida em que entende de que modo a música conquista a contemplação desta Verdade por meio da Beleza.
      Quanto mais uma sociedade se afasta da Verdade, por exemplo, menos bela e mais animalesca é sua música. Os sintetizadores, que o senhor citou, por exemplo, são de uso profano e baixo, incapazes de uma música nobre, ainda que seja sofisticado.
      É um assunto longo. Mas logo abrirei uma comunidade pra aprofundar estes assuntos.
      Abraço.

    • @Danibyo
      @Danibyo 3 วันที่ผ่านมา

      @@iniciativaaccentus Muito bom o seu comentário, também percebo um certo tradicionalismo em suas idéias sobre a questão da música, não que seja ruim, muito pelo contrário! A tradição nos faz cultivar os saberes de outrora....por isso somos humanos, cultivamos idéias e conhecimento. Acredito que o revisionismo constante nos traga grandes benefícios, pois somente assim podemos aproveitar tudo o que a tecnologia nos oferece. A Organologia, disciplina que estuda tudo o que está relacionado à classificação dos instrumentos, já é um ramo da música que está integrado em outra maior, a a acústica por exemplo. Esse estudo tecnologico nos propiciou um aprofundamento na investigação dos materiais para se criar instrumentos musicais, ao ligar o conceito de timbre com acústica. Se vc tocar um órgão eletronico sampleado, estará usando um instrumento que reproduz sons criados por síntese elétrica, o piano elétrico também usa o mesmo conceito....apesar que sou fã daqueles orgãos de tubos da igreja católica! Já me aventurei no contraponto de palestrina e também na música renascentista de Du Fay, homem de grande cultura que criou o modelo perfeito da missa polifônica construída sobre um Cantus firmus (tema litúrgico ou profano que serve de base e fio condutor a toda composição), modelo cuja fecundidade se manifestou até o final do século XVI. Nos meus vinte anos, ouvia muito as suas obras ao som do alaude, teorba ou guitarrone. Percebo que és um homem religioso porém a história não mente sobre a questão de vestígios dos primeiros instrumentos musicais primitivos. A flauta por exemplo, arqueólogos da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram restos de flautas de mais de 35 mil anos em tese são os mais antigos instrumentos musicais já encontrados no mundo. A história de Adão não passa de 5 mil anos. Aqui na America do sul, foram encontrados vários instrumentos confeccionados com tubos de diversos materiais, produzidos pelos nativos. Os aerofones, junto com os idiofones, são as classes de instrumentos musicais mais difundidos. A variedade de instrumentos encontrados nessa paisagem em associação com a extensa variedade de materiais revela a proliferação de aerofones dos mais diversos tipos, tamanhos, formas e duração no tempo (BERTOLIN, 2022, p.18). A diversidade dos instrumentos de sopro é muito ampla, como mostra Helza Camêu (1977):
      “Feitos simplesmente de folhas retorcidas, de troncos, de bambu, de ossos, de cerâmica, de cabaça, de chifre, de carapaça, apresentando-se como pios, apitos, buzinas, trombetas e flautas de várias dimensões e ainda em modificações que estão indicando os caminhos naturais do desenvolvimento em alguns tipos.” (Camêu, 1977:227).
      Obs: A informação sobre a america do sul, faz parte do artigo do meu mestrado em música, que tem vários tópicos e capítulos e inclusive está na seção que se intitula: " Música e Tecnologia: O Impacto no desenvolvimento da Técnica no Homem Contemporâneo". Sobre a verdade, o que é a verdade? A verdade para mim deve se apoiar em provas ou evidências, ou quem sabe....vestígios! Em minha infância fui criado pelos monges franciscanos e deles eu herdei não somente a música, mas também o espírito questionador...Em meu comentário acima, não desvalidei o seu vídeo, muito pelo contrário...gostei muito de sua explicação, porém veja bem como eu citei assim " A sociedade se formou não somente através da música, mas também através da criação de objetos tecnológicos. Observe que tem uma concordância e depois um complemento? Sobre a questão da investigação, tem um livro muito bom sobre o assunto: "O nome da rosa" de Umberto Eco.