@@vf.castro cara, o que vejo de errado são esses vendedores de curso vendendo algo impossível: emprego em 6 meses. Aí o objetivo do aluno é fazer uma página de portfólio copiada e se candidatar no máximo de vagas que conseguir. E se for realmente aplicar um teste, a pessoa não sabe fazer um for sem olhar no google. Hoje o linkedin tá assim, caçadores de vagas sem o mínimo de conhecimento e ainda rola textão quando não ganham feedback dos processos seletivos.
@@oseiascosta1concordo contigo mano, menos na parte do feedback é importante sim saber onde você errou e onde pode melhorar. até porque você investiu seu tempo ali
Menino, apesar da sua pouca idade, eu confio em você, e confiança é um ativo importante. Há treze anos entrei na faculdade para fazer eng. de computação, aqui em BH, na PUC, mas as circunstâncias pessoais acabaram me tirando desse rumo. Hoje, com quase 40 anos, por conta de outras circunstâncias, me vejo recuperando a vontade de estudar novamente as tecnologias da área. Neste momento não é viável para eu entrar na faculdade (talvez no futuro), então estou começado meio que autodidata. Vamos ver o que o futuro me aguarda. É inspirador saber da sua trajetória. Sucesso, felicidade e saúde!
Boas colocações! Obrigado por me mencionar. Estou nessa não pra vender sonhos (como a maioria que só quer farmar $$), mas pra mostrar a realidade da nossa profissão! Tmj 👊
Além desse vídeo ter sido ótimo, e fez com que abrisse minha mente, gostaria de ressaltar uma coisa pra galera que tá lendo os comentários: Quando você está aprendendo uma certa tecnologia, no meu caso Java e companhia, chega uma hora que os conteúdos simplesmente param de ser abundante no quesito de evolução. Você vê vários vídeos por aí ensinando a fazer if, while etc. Mas é tão pouco que ensinam operações lambda, acesso a banco de dados, e alguns tópicos mais "avançados" como generics, mapeamento interfaces etc. Resumidamente, se você quer aprender mais sobre uma tecnologia, vai chegar uma hora que você vai ter que sair do TH-cam, e buscar outras fontes de estudo, tipo uns cursos online, tipo udemy, alura etc, ou livros e tbm comunidades. (Lembrando que eu disse tudo isso com base na MINHA experiência em JAVA)
Se as tecnologias foremJava e spring eu discordo. Impossível alguém seguir aquela playlist gratuita de maratona Java q tem aqui no TH-cam e precisar fazer curso de Alura ou qualquer outra plataforma. Falo isso pq tou nessa linguagem desde 2020 (ainda fazendo faculdade) e não vi nenhum curso pago mais completo; seria uma completa perda de tempo
Poxa man! Valeu mesmo a citação, esse assunto é delicado porque infelizmente tem mais gente consumindo conteúdo vindo de anúncios pagos de vendedor de curso do que de fato conteúdo sobre o mundo real no desenvolvimento de software! Agradeço a menção e o fato de você compartilhar seu ponto de vista à respeito!
eu estudo JavaScript a 2 anos e ja estou trabalhando na area, mas uma dica que eu dou pra quem quer trabalhar com isso mesmo é se aprofunde, não seja só mais um parasita do hype mediano que acha que vai fazer 1 ou 2 cursos ver umas aulas na alura e vai sair empregado, foque em pesquisar a fundo nessas linguagens concorridas entenda as bases aprimore a sua logica e uma coisa é fato, se você é bom em programação seja a linguagem qual for vc NUNCA vai ficar sem emprego se você não tem um ainda se dedique mais se não ta dificil se não ta doendo é pq ta facil, aumenta o desafio
Quando falou "quando eu comecei não tinha conteúdo como hoje", depois de dizer que começou a programar em 2020, eu me senti a poha de um dino, já que comecei em 2016, o pior que se fazer uma reflexão de um curto período de tempo, essa área muda absurdamente, quando comecei o negócio era jquery e hoje se olha para isso como se fosse coisa do século passado e considerado legado. Gente querendo 5k com 6 meses, eu me preparei por 3 anos para me sentir seguro para entrar no mercado e o resultado, os meus sim foram muito precisos, eu não precisei me esforçar tanto e estava muito a frente da grande maioria, promoções vieram em curtos espaços de tempo, 6 meses e já tinha dobrado o ganho. Eu busquei conhecimento de tanta coisa, noções de designer, ux, banco, devops, padrões, boas praticas e por aí vai, eu nem terminei a faculdade, não por achar que não era importante, foi pq não tancava como era lento o ritmo e defasada a grade curricular, abandonei pq queria estudar mais e sentir a evolução, hoje eu faço para cumprir essa etapa, com mais maturidade e noção, também acho zoado ser o único dev não formado da empresa 😐 A questão é, se a pessoa realmente está buscando atalhos e quer algo fácil, vai se frustrar na área, pois você não para de estudar, você simplesmente se habitua a estudar constantemente a ponto de nem se quer sentir incomodo e isso passa a fazer parte de sua rotina como uma necessidade básica, com intensidade ou não, sempre estamos estudando e aprendendo algo durante nossa atividade.
Compartilho da mesma ideia. Hoje sou Graduando em Engenharia Civil e Engenharia de Software, e vejo muito as pessoas dentro da Eng. de Software falar em 6 meses/ 1 ano ganhar 3, 5, 10 mil por mês, ganhar em Euro, Dollar, etc. Mas estas mesmas pessoas é que dizem que não quer saber de matemática, quer só quer programar, que não faz as cadeiras de Pensamento Computacional, acha chato a cadeira de Arquitetura de Computadores... Ficam focados na parte mais Hypada como você disse, e acham que vão conseguir tudo isso sem se esforçar, ou em pouco tempo, isso não existe. Outro ponto importante que eu juro que não entendo: Eles estão em um faculdade de Engenharia, como não querem saber de matemática? Bom é exatamente isso, vão ser 5 anos, e que veham mais, nunca vou parar. Parabéns Vitor!
Antes eu tava seguindo muito a onda de influenciadores alguns anos atrás. Tinha internalizado que para entrar na área de tech eu tinha que aprender front... javascript html e css.. Enquanto eu estudava eu conheci a área de UX/UI e vi que era o que fazia sentido para mim, por causa da minha graduação e do tipo de trabalho eu queria desenvolver. Resultado é que estou a pouco mais de 1 ano e meio trabalhando como designer de produtos digitais. Trabalhando diariamente com os devs e tomando importantes decisões que impactam no trabalho de todos. Hoje não sou dev, ate sei um bocado de html css e javascript, mas minha realização e a forma que entrei mais facilmente no mercado(devido as minhas skills) foi na parte de UX/UI. Concordo muuuitoo contigo.
@@diegosouza4839 sou graduado em Ciências políticas, um role nada a ver com a área de TI haha. Mas nessa parte de experiência.. pesquisa .. entrevista e resolução de problema eu vi um bocado na faculdade. Por isso que para essa área de UX/UI fazia mais sentido... uso muito essas técnicas no dia a dia.
Cara concordo em relação que o mercado de programação é dificil, e muitos influenciadores vendem que é algo rápido e fácil de entrar.. mas em relação ao JavaScript.. cara JavaScript é uma linguagem multi plataforma existem vários caminhos para seguir.. tudo bem que seus frameworks e libs estão hypados e a concorrência está gigantesca para conseguir vagas mas se o cara se dedicar, ele vai conseguir entrar no mercado. Ainda que esteja esse hype todo o mercado de programação continua precário de desenvolvedores bons e isso ficou mais nítido com o hype da pandemia, em relação aos influenciadores acho que cabe as pessoas se direcionarem até por que nem todos influencers que ensinam JS são iguais, tem muitos caras que ensinam sobre carreira e mercado também. Se o cara gostar de JavaScript e quiser seguir com ela não tem concorrência que vai impedir ele conseguir conquistar sua vaga.. dificuldades sempre vão existir independente do caminho que a pessoa escolha.
Eu concordo parcialmente com a afirmação dele. Não é só o conteúdo técnico que vai abrir portas para a primeira vaga de quem esta começando. Mas, sem se aprofundar em conteúdo técnico, pode desistir de trabalhar com programação. Você tem que ter outras skills isso é verdade, algumas SoftSkills são importantes para te manter no emprego, mas você não entra se não for bom suficiente na parte técnica! Se não souber codar bem, se não souber desenrolar no código os problemas! Segue para outro caminho, vc pode até ser um Gestor, ou Q.A. ou whatever!! Mas sem ser bom o suficiente em código vc não vira programador!
estou nessa, comecei por java, passei por python e to indo mais adiante mesmo com JS, React, etc... Porém encontro um mercado gigantesco e ao mesmo tempo muito competitivo, to pensando sinceramente em aprofundar em java novamente pra aprender mais sobre o back tbm. Me sinto perdido as vezes.
Verdade, e vejo muito desses influenciadores pregando essa (facilidade) mas a realidade é dura Estou no corre para conseguir meu estágio 🙏🏼 estou me capacitando mas a realidade é punk muitas exigências mas bora p cima
Eu mesmo cai nessa sonho perfeito que seria muito fácil uma colocação no mercado e acabei foi com um divida que nem quero pensar ainda no suturo sobe isso. Muito bom ter pessoas que dão a real, que não ficam vendendo ilusão. Sigo firme na persistência, mas teria sido muito melhor se logo no inicio eu tivesse buscado essas referências de pessoas que estão no mercado a muito tempo.
Na metade de 2020 quando escolhi focar em C#, não necessariamente deixando de olhar pra outras linguagens, mas escolhendo C# porque gostei, foi uma decisão desse tipo de mercado também. Muitos conteúdos de JS e NODE rolando, Mas nem tAAAnto assim de C#, ou as vezes uma menção e tal. Claro que está super certo se alguém curte JS focar na linguagem. Mas o meu ponto é que conheci previamente alguém que já estava no mercado trabalhando com C# e pesquisando a tecnologia via que havia mercado, a linguagem se tornou multiplataforma em +-2018, fazendo atualizações e tal, aparecendo em pesquisas do stack overflow no sentido de dizer "tem mercado pra linguagem". Então tive que olhar pra essa outra "bolha" da linguagem e ver que havia oportunidades de mercado também. Imagino que há um tempinho atrás pudesse estar mais facil pra alguma stack tipo do JS. Hoje tá dificil igual para todas as stacks hahahah. Claro que não existe um caminho certo e único pra todo mudo. Meu ponto é que acho que pode-se acabar desconsiderando uma linguagem por pouca divulgação e sem olhar o mercado dela também. Tipo, imagino que quem quiser e tiver a possibilidade de focar em Swift para iOS, macOS deve ter um mercado menos concorrido. Java mesmo, via varias empresas fazendo bootcamps da linguagem, mas Java não era(é) hype apesar de ter muitas vagas pelo Brasil.
Po Vitor muito massa e importante esse vídeo, como diz o deyvin “conteúdo true” haha. Eu cai nesse papo de fullstack em 6m, gastei grana (mais de um curso. Gastei mais que um salário mínimo), criei expectativa que iria sair do meu trampo e entrar num emprego de 2k e menos de 2 anos. Optei por fazer ADS invés de um Ciência da computação na federal de SC por influência do pessoal. Atualmente estudo lógica de programação com JS e estou começando a ver C# na facul, acredito que esteja indo bem, estou entendendo a base. Um dos problemas que vejo na questão do “conteúdo true”, é que não é passado informações pra quem realmente tá saindo do zero, passam um roadmap ou oque tu deve estudar, mas não dão exemplos práticos do dia a dia, enquanto outros influencers vendedores de curso até que passam informações, explicam de forma bacana e para quem sai do zero
O mercado não é fácil mesmo , mas para pessoas generalistas essa popularização nos ajuda a desenvolver ideias únicas, essa popularização pode gerar soluções inovadoras
Minha opnião é que tecnologia vc não vai parar de estudar nunca, sempre terá assuntos, coisas novas atualizações que você deverá estudar, é um mundo tecnologia, agora pra quem está começando a forma mais fácil de entrar é por indicação de alguém ou fazendo um estágio algo assim, mas é só o primeiro passo dificil depois a tendência é alavancar.
Infelizmente ou felizmente eu entrei no hype, por falta de informação talvez no começo, porém eu sempre gostei muito de front-end, então não vou abandonar só pela concorrência do mercado ou por ter um salário mais baixo que outras áreas, o que eu vejo e que desses 1k de aplicantes so uns 15% tem as skills e o conhecimento realmente necessário pra ocupar a vaga, o resto infelizmente nem pra estagiário serve, e o front não é fácil, esse Hype em cima de frameworks JS que duram meses, nos matam de estudar cada vez mais, se eu tivesse zero informação, hoje eu começaria no back, no front as coisas não são nada sólidas, o que eu já estou fazendo e estudar react native, flutter e partir pro mobile quando tiver oportunidade.
Sempre trilhei meu próprio caminho com calma e nunca dei ouvidos a salários e etc. Falam que não precisa de faculdade, mas eles estão formados. É nisso que as pessoas tem que se atentar. E outra dica é, encontre algo que você realmente gosta e estude porque você se identifica com aquilo, não porque caiu em papo furado de vagas e salários tentando te vender algum curso aleatório.
Falou tudo meu amigo. Programação de verdade é complexa e difícil, quem diz que é simples e com 6 meses é programador, está se enganando, ou sendo desonesto mesmo.
fora que quando vc tiver 4, 5 ou 6 anos de estudos e tiver um inglês bom, vc tá ganhando um salário que caso vc estivesse em qualquer outra profissão como advogado ou engenharia, levariam muitos anos pra se conquistar após a graduação
Tenho pensado muito sobre isso. No entanto to muito ligado a stack de JS e TS já que esse é o meu dia a dia. Se gasto meu tempo extra estudando mais da tecnologia ou migro para outra como swift ou java.
Sinceramente estou perdido em qual caminho seguir, comecei esse ano a estudar JS estava muito empolgado, porem as últimas notícias do mercado vem me desanimando bastante. Não quero desistir da programação, porem n sei se continuo no desenvolvimento web ou se escolho outra stack. É muito cansativa essa dúvida de qual caminho seguir com tantos gurus por ai, e mais difícil é saber onde buscar as informações que estão de acordo com a realidade do mercado
Desenvolvimento web é um quebra galho, pode te dar uma visão geral de sistemas e dar uma graninha, mas é muito difícil. Minha recomendação é focar no que está de acordo com seu objetivo de vida.
Salve Vitor, ótimo vídeo! Cara, queria ver tua opinião a respeito das vagas fora do Brasil, vi muita gente falando que as Startups e empresas na maioria das vezes valorizam mais os devs brasileiros do que as próprias empresas brasileiras, e que se a pessoa possui inglês as vagas são até mais fáceis do que no Brasil, pode comentar um pouco sobre essa preferência das empresas e a facilidade de conseguir vagas fora e dentro do país?
não é que elas valorizam mais os brasileiros. Empresas estrangeiras em geral tem uma maior valorização ao funcionário, consequentemente brasileiros trabalhando lá serão mais valorizados. O Brasil tem uma cultura muito arcaica nesse sentido
@@vf.castro É, tenho essa visão também, brasileiro valoriza demais bens materiais e tenta sempre economizar na mão de obra. To indo estagiar na Johnson&Johnson esse ano e meu plano é conseguir montar meu networking pra quem sabe um dia trabalhar fora do país como dev, até recusei vagas de Jr em outras empresas pq quero ganhar um pouco de visibilidade e experiência antes, segue com teus vídeos que inspiram e informam bastante, valeu!
Puts agora fiquei sem chão. Estou estudando 6 meses e escolhi javascript como linguagem talvez por essa leva de influenciadores que me disseram pra estudar HTML,CSS,javaScript e React. Acabei de iniciar meus estudos com React mas dei uma broxada monstra nessa ultima semana com essa parada da concorrência... Parece que foi tudo em vão.
Eieieieieieiei para de pensar isso AGORA! APRENDA HTML,CSS,JS,REACT,NEXT..... Bla bla bla, mas também foque em backend!! Apenas não foque só em front😮 desenvolva outras skills também como comunicação, idiomas e etc, não deixe de aprender!!
nesse caso voce tem dois caminhos: se torne MUITO bom em HTML, CSS, JS e React e encontre um diferencial (como UI/UX/Back-End), ou mude de stack, ainda da tempo. Veja o que faz mais sentido pra voce e siga o caminho
Cara te mandar a tech pill, td mercado tem concorrência nn existe o mais fácil, tu é escolhido por se destacar...tu pode mudar pra back se tu nn for bom em back nn vaia adiantar nd, estuda e consegue um diferencial html css js e react td mundo sabe
Fiz o bootcamp da Driven com promessa de conseguir a vaga de Júnior com 9 meses. Realmente, de 2020 até o final de 2021 estava bem mais facil. Hj em dia precisa de muita coisa.
Os caras fazem curso de programação e acham que só existe clt, nunca vi tanta burrice. Se vcs começassem a pensar por si mesmos, não iriam depender de trampo nenhum e iriam fazer muito mais dinheiro empreendendo. Estudo a quase 1 ano e 6 meses, e já vendi os meus primeiros 4k com um sistema, e estou começando uma startup. Não tô falando que é fácil, mas se vc estudar todo dia, tiver inteligência e gostar da área, ganhar bem é inevitável.
Sem contar que por mais q os baits sejam reais , eu acredito que programar deveria ser uma disciplina do ensino médio, e se fosse ... nós veríamos muito mais soluções para problemas cotidianos
Estudo javascript, no entanto bate um medo com essa leva entrando nas tecnologias do hype. Estou vendo a possibilidade de estudar outra linguagem. Você comentou no vídeo sobre UI/UX Designer, e bateu a dúvida: Existe bastante mercado pra essa área também? Quem faz faculdade mais focada em programação também tem chances? Quando pesquiso sobre a área no youtube, os vídeos geralmente são de 1/2 anos atrás...
recomendo tambem o canal Curso de Tecnologia. o FIasco mencionou ele no video sobre Java para haters. o Samuca me fez ter vontade de aprender depois de parar por causa da dificuldade do CSS uns meses atras. hoje eu estou aprendendo Logica de programaçao e algoritmos pelo curso do Gustavo Guanabara, e me dando tempo para aprender.
Alem do hype de react vagas front end sao minoria no mercado, principalmente para solucoes simples como criar lojas online, blogs e landing pages, porque tem muitas ferramentas praticas e rapidas para se fazer isso hoje em dia como wordpress e plugins. Minha dica eh, estude uma linguagem altamente tipada e orientada a objetos, falta desenvolvedor qualificado para solucoes complexas com sistemas nessas tecnologias.
Gostei do que você disse, porém você precisa ter hard skills, você precisa aprender. Se não tem pessoas ensinando, fica mais dificil ter acesso a esse tanto de conteúdos que temos hoje em dia. Hoje vemos grande concorrência pra dev javascript, mas a quantidade de vagas em aberto ainda é muito boa, ainda mais de backend com node.js (não estou falando de saber fazer crud)... enfim, acho que ainda tem muita oportunidade para dev js e é uma tecnologia sensacional, onde temos pessoas excelentes ensinando sobre.
Com certeza! De nada adianta ter todas as soft skills do mundo e não ser competente tecnicamente. A problematica desse vídeo não foi contra o javascript, mas sim contra quem vende sonhos de que é fácil entrar na área. Nunca foi tão difícil arrumar um emprego como junior, principalmente com javascript.
Bom, então o título tá com um baita clickbait né, e isso tem uma influência muito grande pra quem tá começando e não conhece o mundo do JavaScript. O problema é de pessoas q enganam e mostra q é o paraíso a programação, independente da linguagem. Já vi anúncios de gnt vendendo curso de diversas tecnologia e com a mesma narrativa.
Pera pera pera pera aí. Até os primeiros dois minutos valeu, mas depois acho que deu uma viajada. Se eu escalar essa tua ideia, um iniciante deveria seguir mais pessoas que comentam sobre o mercado do que conteúdo técnico? Pô compartilho aqui que meu primeiro emprego, consegui por causa dos canais que falavam só sobre hard Skills. Travis Media, fun fun Code, época boa Mas é nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno. E tem emprego de JavaScript sim pô calma 🤚🏽
Java e' uma linguagem velha cheia de verbose. Ninguem mais vai inventar linguagem nenhuma que precisa de 4 linhas de codigo pra mostar um "Ola, mundo!".
@@ricnyc2759 tu já viu a nova atualização que vai sair pro jdk Java? Se não vou explicar um pouco,a nova atualização deixará o Java menos verboso,assim o tornando mais fácil para desenvolvimento!
DevOps é uma cultura relacionada à desenvolvimento ágil. Imagino que voce estrja falando sobre Cloud, CI/CD etc. O problema dessas vagas é que dificilmente são pra junior, nenhuma empresa quer um junior gerenciando a infraestrutura dela. Então a curva de aprendizado tende a ser maior e as empresas pedem mais experiência
@@vf.castro Cara, eu vejo vagas de devops Júnior tem 100 candidatos em 3 semanas, isso em vaga de dev é papo de 1 minuto, o que estava pensando é estudar AWS tirar a primeira certificação e seguir essa área, o que você acha ?
Seguinte, já venho pensando em migrar do JavaScript pra outra linguagem como Java, Ruby ou C# faz um tempo... Falando sério mesmo, vocês acham que vale a pena? E se vale, qual linguagem vcs recomendam? (Atualmente to pendendo mais pro Java mas não sei por onde começar...)
@@vf.castro particularmente acho Python mais simples porém o mercado nacional no momento parece dar mais oportunidade aos juniores de Java, ir no oq gosta ou oq o mercado pede? Será que é tão dfcl conseguir um estágio de Python cara?
Achei um pouco raso o seus comentários e vou falar o porque: quando voce menciona pra alguem nao aprender javascript, porque é "muito concorrido". Voce esta basicamente falando pra ninguem estudar pra ser um front end, que é o que basicamente forma alguem que estuda javascript/react/HTML etc... Pode ter 1000 pessoas aplicando, mas duvido que 100 saibam corretamente desenvolver uma aplicação web.
com 1 ano de estudo já da pra conseguir um estágio bacana, mano. Se vc for fora da curva, dá até pra já entrar como junior, mas ganhando pouco, obviamente. O problema são os caras que querem estudar 6 meses pra já chegar ganhando 5k. Aí é foda. Como eu disse, a depender das circunstâncias, vc até pode conseguir uma oportunidade profissional em 6 meses, mas isso é uma eventualidade. E mesmo assim, seria pra ganhar bem pouquinho.
é uma expectativa realista de se conseguir uma vaga como junior. como estagiario (mas ai necessita de estar cursando uma facudlade), 6-12 meses é realista
@@GabrielHenrique-wn1ud tem os trabalhos voluntários também, geralmente pra gringa. Mas aí tem que ter inglês... Tem um TH-camr por aqui que fez isso. Começou como voluntário e depois de uns meses foi efetivado
Olá, estou fazendo um cursso técnico e uma das matéria é sistemas operacional, que mostra a estrutura de um sistema etc. Essa é um matéria de relevancia para trabalhar como programador?
Cara, voce pode até ter exposto seu ponto, e eu concordo com voce, mas não pelos mesmos motivos que você. Voce defende faculdade (em tese) e pela sua camiseta, acredito que voce fez faculdade. Você acha que vale o investimento de 4-5 anos para um estágio? Eu larguei a faculdade por motivos maiores no primeiro período e afirmo com toda certeza, 4-5 anos para aprender o que eles aprendem não se justifica. Outro ponto é a crítica direta ao javascript. Mais de 5 anos atrás quando eu comecei na área, uma das primeiras perguntas que me fiz foi "Quero ser frontend ou backend?", termos que ainda estavam se popularizando na época, pois antes disso todo mundo era "webmaster". Você colocou na mesa apenas a ideia das linguagens, mas esqueceu que pro frontend não tem alternativa viável. O mercado mudou sim, mas 2 anos é muito tempo pra você colocar como se isso fosse pouco para não entrar na área.
Obrigado pela citação meu caro e parabéns por tocar nesse assunto 💪
opa, que honra você aqui! Obrigado, irmão ❤️
@@vf.castro cara, o que vejo de errado são esses vendedores de curso vendendo algo impossível: emprego em 6 meses. Aí o objetivo do aluno é fazer uma página de portfólio copiada e se candidatar no máximo de vagas que conseguir. E se for realmente aplicar um teste, a pessoa não sabe fazer um for sem olhar no google. Hoje o linkedin tá assim, caçadores de vagas sem o mínimo de conhecimento e ainda rola textão quando não ganham feedback dos processos seletivos.
@@oseiascosta1concordo contigo mano, menos na parte do feedback é importante sim saber onde você errou e onde pode melhorar. até porque você investiu seu tempo ali
Que vídeo excelente amigoZ ❤️ por que não te conhecia? Você é sensacional, vou te acompanhar! ❤️
obrigado, irmão! seu conteúdo é sensacional ❤️
que baita passada de visão! valeu por me mencionar e to esperando tu voltar pra tomarmos uma
valeu, meu amigo! Já já estou de volta!!
Obrigado pela recomendação, meu mano. Bora ajudar a galera a ter uma vida feliz ❤️
Bora, é nossa missão aqui ❤️
é o melhorzin mesmo, tá em todo canto S2
Menino, apesar da sua pouca idade, eu confio em você, e confiança é um ativo importante. Há treze anos entrei na faculdade para fazer eng. de computação, aqui em BH, na PUC, mas as circunstâncias pessoais acabaram me tirando desse rumo. Hoje, com quase 40 anos, por conta de outras circunstâncias, me vejo recuperando a vontade de estudar novamente as tecnologias da área. Neste momento não é viável para eu entrar na faculdade (talvez no futuro), então estou começado meio que autodidata. Vamos ver o que o futuro me aguarda. É inspirador saber da sua trajetória. Sucesso, felicidade e saúde!
@eggibran Se vc for de São Paulo a Univesp tem cursos de graduação na área de TI, gratuitos
tem graduação no Descomplica, por 200 reais
Boas colocações!
Obrigado por me mencionar. Estou nessa não pra vender sonhos (como a maioria que só quer farmar $$), mas pra mostrar a realidade da nossa profissão!
Tmj 👊
valeu, irmão! Curto demais seu conteúdo
E agora acabou de soltar um vídeo vendendo curso kkk
Além desse vídeo ter sido ótimo, e fez com que abrisse minha mente, gostaria de ressaltar uma coisa pra galera que tá lendo os comentários: Quando você está aprendendo uma certa tecnologia, no meu caso Java e companhia, chega uma hora que os conteúdos simplesmente param de ser abundante no quesito de evolução. Você vê vários vídeos por aí ensinando a fazer if, while etc. Mas é tão pouco que ensinam operações lambda, acesso a banco de dados, e alguns tópicos mais "avançados" como generics, mapeamento interfaces etc.
Resumidamente, se você quer aprender mais sobre uma tecnologia, vai chegar uma hora que você vai ter que sair do TH-cam, e buscar outras fontes de estudo, tipo uns cursos online, tipo udemy, alura etc, ou livros e tbm comunidades. (Lembrando que eu disse tudo isso com base na MINHA experiência em JAVA)
Concordo cntg man, estou no Java tbm
Se as tecnologias foremJava e spring eu discordo. Impossível alguém seguir aquela playlist gratuita de maratona Java q tem aqui no TH-cam e precisar fazer curso de Alura ou qualquer outra plataforma. Falo isso pq tou nessa linguagem desde 2020 (ainda fazendo faculdade) e não vi nenhum curso pago mais completo; seria uma completa perda de tempo
Poxa man! Valeu mesmo a citação, esse assunto é delicado porque infelizmente tem mais gente consumindo conteúdo vindo de anúncios pagos de vendedor de curso do que de fato conteúdo sobre o mundo real no desenvolvimento de software!
Agradeço a menção e o fato de você compartilhar seu ponto de vista à respeito!
para quem não iniciou a estudar ainda esse vídeo é extremamente necessário
eu estudo JavaScript a 2 anos e ja estou trabalhando na area, mas uma dica que eu dou pra quem quer trabalhar com isso mesmo é se aprofunde, não seja só mais um parasita do hype mediano que acha que vai fazer 1 ou 2 cursos ver umas aulas na alura e vai sair empregado, foque em pesquisar a fundo nessas linguagens concorridas entenda as bases aprimore a sua logica e uma coisa é fato, se você é bom em programação seja a linguagem qual for vc NUNCA vai ficar sem emprego se você não tem um ainda se dedique mais se não ta dificil se não ta doendo é pq ta facil, aumenta o desafio
Fala mano, como faço pra entrar em contato com você?
Quando falou "quando eu comecei não tinha conteúdo como hoje", depois de dizer que começou a programar em 2020, eu me senti a poha de um dino, já que comecei em 2016, o pior que se fazer uma reflexão de um curto período de tempo, essa área muda absurdamente, quando comecei o negócio era jquery e hoje se olha para isso como se fosse coisa do século passado e considerado legado.
Gente querendo 5k com 6 meses, eu me preparei por 3 anos para me sentir seguro para entrar no mercado e o resultado, os meus sim foram muito precisos, eu não precisei me esforçar tanto e estava muito a frente da grande maioria, promoções vieram em curtos espaços de tempo, 6 meses e já tinha dobrado o ganho.
Eu busquei conhecimento de tanta coisa, noções de designer, ux, banco, devops, padrões, boas praticas e por aí vai, eu nem terminei a faculdade, não por achar que não era importante, foi pq não tancava como era lento o ritmo e defasada a grade curricular, abandonei pq queria estudar mais e sentir a evolução, hoje eu faço para cumprir essa etapa, com mais maturidade e noção, também acho zoado ser o único dev não formado da empresa 😐
A questão é, se a pessoa realmente está buscando atalhos e quer algo fácil, vai se frustrar na área, pois você não para de estudar, você simplesmente se habitua a estudar constantemente a ponto de nem se quer sentir incomodo e isso passa a fazer parte de sua rotina como uma necessidade básica, com intensidade ou não, sempre estamos estudando e aprendendo algo durante nossa atividade.
Que massa Junior. Bela trajetória!
Para quem como eu, que começou em 2004, se sente como? "- Quando comecei era tudo mato!"...KKKK
A sinceridade nesse vídeo está surreal 😮, valeu por mostar a realidade que está nesse mundo.
Olha oq esse mlk se tornou, ta crescendo muito bem, pegou o seu espaço, virou referência.
Conteúdo de exelência.
GRANDE >Vitor Castro
O Samuca tbm manda a real. O cara é brabo e muito simpático.
Compartilho da mesma ideia. Hoje sou Graduando em Engenharia Civil e Engenharia de Software, e vejo muito as pessoas dentro da Eng. de Software falar em 6 meses/ 1 ano ganhar 3, 5, 10 mil por mês, ganhar em Euro, Dollar, etc. Mas estas mesmas pessoas é que dizem que não quer saber de matemática, quer só quer programar, que não faz as cadeiras de Pensamento Computacional, acha chato a cadeira de Arquitetura de Computadores... Ficam focados na parte mais Hypada como você disse, e acham que vão conseguir tudo isso sem se esforçar, ou em pouco tempo, isso não existe. Outro ponto importante que eu juro que não entendo: Eles estão em um faculdade de Engenharia, como não querem saber de matemática?
Bom é exatamente isso, vão ser 5 anos, e que veham mais, nunca vou parar.
Parabéns Vitor!
Antes eu tava seguindo muito a onda de influenciadores alguns anos atrás. Tinha internalizado que para entrar na área de tech eu tinha que aprender front... javascript html e css..
Enquanto eu estudava eu conheci a área de UX/UI e vi que era o que fazia sentido para mim, por causa da minha graduação e do tipo de trabalho eu queria desenvolver. Resultado é que estou a pouco mais de 1 ano e meio trabalhando como designer de produtos digitais. Trabalhando diariamente com os devs e tomando importantes decisões que impactam no trabalho de todos.
Hoje não sou dev, ate sei um bocado de html css e javascript, mas minha realização e a forma que entrei mais facilmente no mercado(devido as minhas skills) foi na parte de UX/UI. Concordo muuuitoo contigo.
Você tem graduação em qual curso?
@@diegosouza4839 sou graduado em Ciências políticas, um role nada a ver com a área de TI haha. Mas nessa parte de experiência.. pesquisa .. entrevista e resolução de problema eu vi um bocado na faculdade. Por isso que para essa área de UX/UI fazia mais sentido... uso muito essas técnicas no dia a dia.
Concordo muito, tem muita gente procurando o caminho fácil e está se dando muito mal por isso. Obrigado pelo conteúdo.
Cara concordo em relação que o mercado de programação é dificil, e muitos influenciadores vendem que é algo rápido e fácil de entrar.. mas em relação ao JavaScript.. cara JavaScript é uma linguagem multi plataforma existem vários caminhos para seguir.. tudo bem que seus frameworks e libs estão hypados e a concorrência está gigantesca para conseguir vagas mas se o cara se dedicar, ele vai conseguir entrar no mercado. Ainda que esteja esse hype todo o mercado de programação continua precário de desenvolvedores bons e isso ficou mais nítido com o hype da pandemia, em relação aos influenciadores acho que cabe as pessoas se direcionarem até por que nem todos influencers que ensinam JS são iguais, tem muitos caras que ensinam sobre carreira e mercado também. Se o cara gostar de JavaScript e quiser seguir com ela não tem concorrência que vai impedir ele conseguir conquistar sua vaga.. dificuldades sempre vão existir independente do caminho que a pessoa escolha.
Eu concordo parcialmente com a afirmação dele. Não é só o conteúdo técnico que vai abrir portas para a primeira vaga de quem esta começando. Mas, sem se aprofundar em conteúdo técnico, pode desistir de trabalhar com programação. Você tem que ter outras skills isso é verdade, algumas SoftSkills são importantes para te manter no emprego, mas você não entra se não for bom suficiente na parte técnica! Se não souber codar bem, se não souber desenrolar no código os problemas! Segue para outro caminho, vc pode até ser um Gestor, ou Q.A. ou whatever!! Mas sem ser bom o suficiente em código vc não vira programador!
Finalmente um vídeo sensato sobre o mercado, e o pior é que tem gente hoje em dia que ainda cai nesses cursos meia boca por falta de informação!!!
estou nessa, comecei por java, passei por python e to indo mais adiante mesmo com JS, React, etc... Porém encontro um mercado gigantesco e ao mesmo tempo muito competitivo, to pensando sinceramente em aprofundar em java novamente pra aprender mais sobre o back tbm. Me sinto perdido as vezes.
Eu sou Lucas Montano, e tu tá no canal Lucas Montano
Kkk
Prazer, Lucas Montano 😅
@@LucasMontanome da um autógrafo 😢
@@LucasMontanobuguei aqui
@@LucasMontano qual será o verdadeiro?
Cara, cai de paraquedas pelo algoritmo do TH-cam, e realmente ele acertou. Vídeo excelente e com uma opinião acertada.
Somos 2
Isso é um true verdadeiro!
Não focar na tecnologia, focar no objetivo.
Verdade, e vejo muito desses influenciadores pregando essa (facilidade) mas a realidade é dura
Estou no corre para conseguir meu estágio 🙏🏼 estou me capacitando mas a realidade é punk muitas exigências mas bora p cima
Eu mesmo cai nessa sonho perfeito que seria muito fácil uma colocação no mercado e acabei foi com um divida que nem quero pensar ainda no suturo sobe isso. Muito bom ter pessoas que dão a real, que não ficam vendendo ilusão. Sigo firme na persistência, mas teria sido muito melhor se logo no inicio eu tivesse buscado essas referências de pessoas que estão no mercado a muito tempo.
Esse vídeo mudou minha forma de pensar, obrigado, ganhou um inscrito
Na metade de 2020 quando escolhi focar em C#, não necessariamente deixando de olhar pra outras linguagens, mas escolhendo C# porque gostei, foi uma decisão desse tipo de mercado também.
Muitos conteúdos de JS e NODE rolando, Mas nem tAAAnto assim de C#, ou as vezes uma menção e tal. Claro que está super certo se alguém curte JS focar na linguagem.
Mas o meu ponto é que conheci previamente alguém que já estava no mercado trabalhando com C# e pesquisando a tecnologia via que havia mercado, a linguagem se tornou multiplataforma em +-2018, fazendo atualizações e tal, aparecendo em pesquisas do stack overflow no sentido de dizer "tem mercado pra linguagem". Então tive que olhar pra essa outra "bolha" da linguagem e ver que havia oportunidades de mercado também. Imagino que há um tempinho atrás pudesse estar mais facil pra alguma stack tipo do JS. Hoje tá dificil igual para todas as stacks hahahah. Claro que não existe um caminho certo e único pra todo mudo. Meu ponto é que acho que pode-se acabar desconsiderando uma linguagem por pouca divulgação e sem olhar o mercado dela também. Tipo, imagino que quem quiser e tiver a possibilidade de focar em Swift para iOS, macOS deve ter um mercado menos concorrido. Java mesmo, via varias empresas fazendo bootcamps da linguagem, mas Java não era(é) hype apesar de ter muitas vagas pelo Brasil.
Po Vitor muito massa e importante esse vídeo, como diz o deyvin “conteúdo true” haha.
Eu cai nesse papo de fullstack em 6m, gastei grana (mais de um curso. Gastei mais que um salário mínimo), criei expectativa que iria sair do meu trampo e entrar num emprego de 2k e menos de 2 anos. Optei por fazer ADS invés de um Ciência da computação na federal de SC por influência do pessoal. Atualmente estudo lógica de programação com JS e estou começando a ver C# na facul, acredito que esteja indo bem, estou entendendo a base.
Um dos problemas que vejo na questão do “conteúdo true”, é que não é passado informações pra quem realmente tá saindo do zero, passam um roadmap ou oque tu deve estudar, mas não dão exemplos práticos do dia a dia, enquanto outros influencers vendedores de curso até que passam informações, explicam de forma bacana e para quem sai do zero
O mercado não é fácil mesmo , mas para pessoas generalistas essa popularização nos ajuda a desenvolver ideias únicas, essa popularização pode gerar soluções inovadoras
Vídeo muito necessário Vitor, obrigado!
Nossa mano, super concordo. Tem muito conteúdo massa que fala mais do que a programação em si. Parabéns pelo conteúdo.
Minha opnião é que tecnologia vc não vai parar de estudar nunca, sempre terá assuntos, coisas novas atualizações que você deverá estudar, é um mundo tecnologia, agora pra quem está começando a forma mais fácil de entrar é por indicação de alguém ou fazendo um estágio algo assim, mas é só o primeiro passo dificil depois a tendência é alavancar.
video mais que necessario, espero que chegue para muita gente, nao existe 5k em 6 meses, porgramaçao nao é facil e nao é para todos
Melhor canal de programação ainda é e será por muito tempo FAkita
Infelizmente ou felizmente eu entrei no hype, por falta de informação talvez no começo, porém eu sempre gostei muito de front-end, então não vou abandonar só pela concorrência do mercado ou por ter um salário mais baixo que outras áreas, o que eu vejo e que desses 1k de aplicantes so uns 15% tem as skills e o conhecimento realmente necessário pra ocupar a vaga, o resto infelizmente nem pra estagiário serve, e o front não é fácil, esse Hype em cima de frameworks JS que duram meses, nos matam de estudar cada vez mais, se eu tivesse zero informação, hoje eu começaria no back, no front as coisas não são nada sólidas, o que eu já estou fazendo e estudar react native, flutter e partir pro mobile quando tiver oportunidade.
Sempre trilhei meu próprio caminho com calma e nunca dei ouvidos a salários e etc.
Falam que não precisa de faculdade, mas eles estão formados. É nisso que as pessoas tem que se atentar.
E outra dica é, encontre algo que você realmente gosta e estude porque você se identifica com aquilo, não porque caiu em papo furado de vagas e salários tentando te vender algum curso aleatório.
Falou tudo meu amigo. Programação de verdade é complexa e difícil, quem diz que é simples e com 6 meses é programador, está se enganando, ou sendo desonesto mesmo.
Vim pelo Lucas Montano, a parabéns pelo vídeo bro
Boa, Vitor, sempre bom o que você compartilha
Ótimo video!
Tá falando cada vez melhor, ótimo canal
uso sempre essa parada que vc usou de comparar com as outras profissões. Ficar triste por nao conseguir uma vaga em TI em 6 meses é um absurdo.
fora que quando vc tiver 4, 5 ou 6 anos de estudos e tiver um inglês bom, vc tá ganhando um salário que caso vc estivesse em qualquer outra profissão como advogado ou engenharia, levariam muitos anos pra se conquistar após a graduação
Tenho pensado muito sobre isso. No entanto to muito ligado a stack de JS e TS já que esse é o meu dia a dia.
Se gasto meu tempo extra estudando mais da tecnologia ou migro para outra como swift ou java.
Sinceramente estou perdido em qual caminho seguir, comecei esse ano a estudar JS estava muito empolgado, porem as últimas notícias do mercado vem me desanimando bastante.
Não quero desistir da programação, porem n sei se continuo no desenvolvimento web ou se escolho outra stack.
É muito cansativa essa dúvida de qual caminho seguir com tantos gurus por ai, e mais difícil é saber onde buscar as informações que estão de acordo com a realidade do mercado
Desenvolvimento web é um quebra galho, pode te dar uma visão geral de sistemas e dar uma graninha, mas é muito difícil. Minha recomendação é focar no que está de acordo com seu objetivo de vida.
Parabéns Vitor. Mandou o papo mesmo!
Salve Vitor, ótimo vídeo! Cara, queria ver tua opinião a respeito das vagas fora do Brasil, vi muita gente falando que as Startups e empresas na maioria das vezes valorizam mais os devs brasileiros do que as próprias empresas brasileiras, e que se a pessoa possui inglês as vagas são até mais fáceis do que no Brasil, pode comentar um pouco sobre essa preferência das empresas e a facilidade de conseguir vagas fora e dentro do país?
não é que elas valorizam mais os brasileiros. Empresas estrangeiras em geral tem uma maior valorização ao funcionário, consequentemente brasileiros trabalhando lá serão mais valorizados. O Brasil tem uma cultura muito arcaica nesse sentido
@@vf.castro É, tenho essa visão também, brasileiro valoriza demais bens materiais e tenta sempre economizar na mão de obra. To indo estagiar na Johnson&Johnson esse ano e meu plano é conseguir montar meu networking pra quem sabe um dia trabalhar fora do país como dev, até recusei vagas de Jr em outras empresas pq quero ganhar um pouco de visibilidade e experiência antes, segue com teus vídeos que inspiram e informam bastante, valeu!
@@thigaspenaloza como conseguiu o estagio meu lindo? desculpa perguntar se n quiser responder td bem
É importante seguirmos as pessoas que realmente irão nos guiar da melhor forma 😃🤝👍 Falou tudo 👏👏
Puts agora fiquei sem chão. Estou estudando 6 meses e escolhi javascript como linguagem talvez por essa leva de influenciadores que me disseram pra estudar HTML,CSS,javaScript e React.
Acabei de iniciar meus estudos com React mas dei uma broxada monstra nessa ultima semana com essa parada da concorrência... Parece que foi tudo em vão.
Eieieieieieiei para de pensar isso AGORA! APRENDA HTML,CSS,JS,REACT,NEXT..... Bla bla bla, mas também foque em backend!! Apenas não foque só em front😮 desenvolva outras skills também como comunicação, idiomas e etc, não deixe de aprender!!
nesse caso voce tem dois caminhos: se torne MUITO bom em HTML, CSS, JS e React e encontre um diferencial (como UI/UX/Back-End), ou mude de stack, ainda da tempo. Veja o que faz mais sentido pra voce e siga o caminho
Cara te mandar a tech pill, td mercado tem concorrência nn existe o mais fácil, tu é escolhido por se destacar...tu pode mudar pra back se tu nn for bom em back nn vaia adiantar nd, estuda e consegue um diferencial html css js e react td mundo sabe
mais um drev true surgindo... seguindo já kskdfks
vim pelo bolt, você é top demais
Fiz o bootcamp da Driven com promessa de conseguir a vaga de Júnior com 9 meses. Realmente, de 2020 até o final de 2021 estava bem mais facil. Hj em dia precisa de muita coisa.
Mas não garante vagas de 5k quando termina? Osso é a concorrência é absurda em JavaScript!!
@@MrWevertonwm é osso mesmo
Os caras fazem curso de programação e acham que só existe clt, nunca vi tanta burrice. Se vcs começassem a pensar por si mesmos, não iriam depender de trampo nenhum e iriam fazer muito mais dinheiro empreendendo. Estudo a quase 1 ano e 6 meses, e já vendi os meus primeiros 4k com um sistema, e estou começando uma startup. Não tô falando que é fácil, mas se vc estudar todo dia, tiver inteligência e gostar da área, ganhar bem é inevitável.
@@Tue-so2ls estou pegando uns free-lances e fazendo com um amigo, dividimos 50/50. Ja saiu 2 e-comerces e varios portfólios
Tem café, tem like. Tu é fera parceiro!
Não ouvi nenhuma mentira... Estou nessa área tem 20 anos e concordo totalmente contigo meu caro
Pergunta nada haver com o video mas como acha uma casa dessas com varanda virada para a natureza? No futuro pretendo arranjar uma assim jkkkkkkk
Sem contar que por mais q os baits sejam reais , eu acredito que programar deveria ser uma disciplina do ensino médio, e se fosse ... nós veríamos muito mais soluções para problemas cotidianos
Estudo javascript, no entanto bate um medo com essa leva entrando nas tecnologias do hype. Estou vendo a possibilidade de estudar outra linguagem. Você comentou no vídeo sobre UI/UX Designer, e bateu a dúvida: Existe bastante mercado pra essa área também? Quem faz faculdade mais focada em programação também tem chances? Quando pesquiso sobre a área no youtube, os vídeos geralmente são de 1/2 anos atrás...
Só faltou o Samuca do Curso de Tecnologia ai na lista, no geral vídeo baum, pó da like 👍
Têm dois canais que, além do seu Vitor, são muito bons: Samuca do canal @Curso de Tecnologia; e John do canal @Futuro Dev - Jhon
Amo o grande samuca
O Twitter segurou muito desenvolvedor para atrapalhar a concorrência depois demitiu um monte rs
Que conteúdo top!
eu tentando entrar na area de jogos, quase n vejo mta gente nessa area é sempre web
que lugar bonito , pow cara quero entrar nessa área sem faculdade.
Mandou a real , a maioria vende falsas esperanças
Muito bom esse titulo hahahaha
recomendo tambem o canal Curso de Tecnologia. o FIasco mencionou ele no video sobre Java para haters. o Samuca me fez ter vontade de aprender depois de parar por causa da dificuldade do CSS uns meses atras. hoje eu estou aprendendo Logica de programaçao e algoritmos pelo curso do Gustavo Guanabara, e me dando tempo para aprender.
Alem do hype de react vagas front end sao minoria no mercado, principalmente para solucoes simples como criar lojas online, blogs e landing pages, porque tem muitas ferramentas praticas e rapidas para se fazer isso hoje em dia como wordpress e plugins.
Minha dica eh, estude uma linguagem altamente tipada e orientada a objetos, falta desenvolvedor qualificado para solucoes complexas com sistemas nessas tecnologias.
Gostei do que você disse, porém você precisa ter hard skills, você precisa aprender. Se não tem pessoas ensinando, fica mais dificil ter acesso a esse tanto de conteúdos que temos hoje em dia. Hoje vemos grande concorrência pra dev javascript, mas a quantidade de vagas em aberto ainda é muito boa, ainda mais de backend com node.js (não estou falando de saber fazer crud)... enfim, acho que ainda tem muita oportunidade para dev js e é uma tecnologia sensacional, onde temos pessoas excelentes ensinando sobre.
Com certeza! De nada adianta ter todas as soft skills do mundo e não ser competente tecnicamente. A problematica desse vídeo não foi contra o javascript, mas sim contra quem vende sonhos de que é fácil entrar na área. Nunca foi tão difícil arrumar um emprego como junior, principalmente com javascript.
Bom, então o título tá com um baita clickbait né, e isso tem uma influência muito grande pra quem tá começando e não conhece o mundo do JavaScript. O problema é de pessoas q enganam e mostra q é o paraíso a programação, independente da linguagem. Já vi anúncios de gnt vendendo curso de diversas tecnologia e com a mesma narrativa.
@@alexiakattah Não é clickbait, é uma forma atrativa de fazer com que o pessoal veja o vídeo.
Vídeo muito bom Vitor, obrigado pela sinceridade ou pelo pribidão kkkkk como diz o Deyvin
Pera pera pera pera aí. Até os primeiros dois minutos valeu, mas depois acho que deu uma viajada. Se eu escalar essa tua ideia, um iniciante deveria seguir mais pessoas que comentam sobre o mercado do que conteúdo técnico? Pô compartilho aqui que meu primeiro emprego, consegui por causa dos canais que falavam só sobre hard Skills. Travis Media, fun fun Code, época boa
Mas é nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno. E tem emprego de JavaScript sim pô calma 🤚🏽
Cara eu vejo as linguagens,javascript,python tudo hipado mais estudo C# e java e pretendo seguir carreira nelas!
Java e' uma linguagem velha cheia de verbose. Ninguem mais vai inventar linguagem nenhuma que precisa de 4 linhas de codigo pra mostar um "Ola, mundo!".
@@ricnyc2759 tu já viu a nova atualização que vai sair pro jdk Java? Se não vou explicar um pouco,a nova atualização deixará o Java menos verboso,assim o tornando mais fácil para desenvolvimento!
Não vejo python tão hypado em 2k23, ele ta apanhando muito inclusive.
@@hirothemonster demais Man,galera tá tudo indo pro front com JavaScript! Eu já prefiro o Back-End!
@@ricnyc2759 é por isso que menos pessoas estudam e as vagas tao ai... a linguagem é velha mas ta consolidada no mercado e vai durar por mt tempo
otimo video! Vitor Castro do canal Vitor Castro
Nunca estive mais motivado a continuar estudando Java, quem quer emprego em 6 meses pula Java de cara 🤣
voce estuda lava? voce me recomendaria esa linguagem?
@@bernardofromjp1185 200%, vai fazer você entender programação de verdade e se no futuro você quiser aprender qualquer outra linguagem será mais fácil
@@bernardofromjp1185cara tu não viu o vídeo? Kk
Muito bom. 🔥🔥
Só vejo verdades.
Excelente vídeo 👏👏👏
Um salve para todos os guerreiros que programam em Java (que os deuses tenham piedade das nossas almas)!
Qual a dificuldade do Java?
@@diegocantelli as mesmas de qualquer outra linguagem!
@@Beowulf21985 so que elevado ao quadrado, principalmente pra quem ta começando
até que enfim alguém falo a verdade
Visão, cria🫡
Mano, o que você acha sobre Devops, não vejo muitas pessoas falar sobre, a curva de aprendizagem é menor que dev ?
DevOps é uma cultura relacionada à desenvolvimento ágil.
Imagino que voce estrja falando sobre Cloud, CI/CD etc. O problema dessas vagas é que dificilmente são pra junior, nenhuma empresa quer um junior gerenciando a infraestrutura dela.
Então a curva de aprendizado tende a ser maior e as empresas pedem mais experiência
@@vf.castro Cara, eu vejo vagas de devops Júnior tem 100 candidatos em 3 semanas, isso em vaga de dev é papo de 1 minuto, o que estava pensando é estudar AWS tirar a primeira certificação e seguir essa área, o que você acha ?
Desde quando 3k é ganhar muito?
Vitor, há desenvolvedoras também que você pode citar...
irmão, onde vc mora? Que vista linda da sua sacada pqp
Minas Gerais, mas não moro aqui não hahaha
O cara mora no background do Windows
@@lCebolitosl ksksksksks
@@vf.castro puta lugar bonita, imagina trampar com essa vista slc
Python é hype ou não?
Comecei a estudar esse ano Python
tem bastante vaga, principalmente pra europa
@@vf.castro Vlw mano Todo sucesso pra ti
Ele precisa tomar um gole de café e 🤡🤡🤡🤡
KKKKKKKK a guerra contra o javascript
Seguinte, já venho pensando em migrar do JavaScript pra outra linguagem como Java, Ruby ou C# faz um tempo... Falando sério mesmo, vocês acham que vale a pena? E se vale, qual linguagem vcs recomendam? (Atualmente to pendendo mais pro Java mas não sei por onde começar...)
Java e c# são excelentes linguagens ambas tem muito mercado para trabalhar com sistema legado.
Cara pra um iniciante iniciar na área hj (Back-end), qual aprender? Python ou Java?
ambos sao bons, vai de gosto
@@vf.castro particularmente acho Python mais simples porém o mercado nacional no momento parece dar mais oportunidade aos juniores de Java, ir no oq gosta ou oq o mercado pede? Será que é tão dfcl conseguir um estágio de Python cara?
Esse vídeo é 100% verdade
Todo mundo que foi citado vai aparecer nos comentários esta foi a maldição do video kk
Agora tá na moda não recomendar js 😂
Achei um pouco raso o seus comentários e vou falar o porque: quando voce menciona pra alguem nao aprender javascript, porque é "muito concorrido". Voce esta basicamente falando pra ninguem estudar pra ser um front end, que é o que basicamente forma alguem que estuda javascript/react/HTML etc... Pode ter 1000 pessoas aplicando, mas duvido que 100 saibam corretamente desenvolver uma aplicação web.
Esses comentários estão pesados😮
Não é 'lay off'. É demissão.
2 anos para conseguir entrar no mercado como dev? isso se aplica na maioria ou minoria dos casos para quem está muito focado?
com 1 ano de estudo já da pra conseguir um estágio bacana, mano. Se vc for fora da curva, dá até pra já entrar como junior, mas ganhando pouco, obviamente. O problema são os caras que querem estudar 6 meses pra já chegar ganhando 5k. Aí é foda. Como eu disse, a depender das circunstâncias, vc até pode conseguir uma oportunidade profissional em 6 meses, mas isso é uma eventualidade. E mesmo assim, seria pra ganhar bem pouquinho.
@@cirosouza3243 ah sim entendi mano
Inicialmente ganhar bem ainda não é meu foco, é só de entrar no mercado mesmo
Concordo com você
é uma expectativa realista de se conseguir uma vaga como junior.
como estagiario (mas ai necessita de estar cursando uma facudlade), 6-12 meses é realista
@@vf.castro Achei que fosse para ser estagiario. Agora entendi, valeu mano 👍
@@GabrielHenrique-wn1ud tem os trabalhos voluntários também, geralmente pra gringa. Mas aí tem que ter inglês... Tem um TH-camr por aqui que fez isso. Começou como voluntário e depois de uns meses foi efetivado
Letícia?
Melhor ainda: Não siga nenhum influencer
Concordo com tudo!
Olá, estou fazendo um cursso técnico e uma das matéria é sistemas operacional, que mostra a estrutura de um sistema etc. Essa é um matéria de relevancia para trabalhar como programador?
Cara, voce pode até ter exposto seu ponto, e eu concordo com voce, mas não pelos mesmos motivos que você.
Voce defende faculdade (em tese) e pela sua camiseta, acredito que voce fez faculdade. Você acha que vale o investimento de 4-5 anos para um estágio? Eu larguei a faculdade por motivos maiores no primeiro período e afirmo com toda certeza, 4-5 anos para aprender o que eles aprendem não se justifica.
Outro ponto é a crítica direta ao javascript. Mais de 5 anos atrás quando eu comecei na área, uma das primeiras perguntas que me fiz foi "Quero ser frontend ou backend?", termos que ainda estavam se popularizando na época, pois antes disso todo mundo era "webmaster". Você colocou na mesa apenas a ideia das linguagens, mas esqueceu que pro frontend não tem alternativa viável.
O mercado mudou sim, mas 2 anos é muito tempo pra você colocar como se isso fosse pouco para não entrar na área.