Como sempre trazendo um conteúdo fantástico. Faz todo o sentido a proposta de Ludwig. Vivo isso todos os dias trabalhando para empresas. A falta de sinergia compromete muito a qualidade, velocidade e capacidade das entregas nas organizações. Percebo no meu dia dia, elementos não funcionando como deveriam e comprometendo tudo que o sistema deveria produzir. Ameaçando sua razão de desistir. Também gostei da reflexão que todo sistema tem uma tendência de desorganiza-se. É fato que as empresas vivem se adaptando para aumentar sua eficiência e corrigir suas deficiências. Consigo enxergar a teoria de Ludwig sobre sistema na minha relação com empresas no meu dia a dia. Muito obrigado.
Ouvi muito essa frase : " O todo é maior que a soma das partes" , do meu Orientador no Mestrado na UFPE, Fernando Menezes Campello de Souza, ele próprio colocava seus alunos em sinergia para que todos aprendessem um com os outros ! O Autor da teoria Ludwig von Bertalanffy, foi muito feliz ao observar a lei geral do universo e coloca-la em prática através de uma teoria. Obrigada Prof. Marcos Santos por expor de maneira tão Clara esta teoria em mais um vídeo da CPO.
Muito interessante observar que o conceito de sistema está ligado diretamente com o nosso dia a dia em vários âmbitos. o Sistema nos mostra como é importante trabalharmos com sinergia dentro de uma organização. Quando uma equipe se une em prol de um mesmo objetivo, os resultados certamente serão melhores do que se trabalhássemos de forma isolada. Att, Manoella Cristina Lira Garcia Barros.
Aula importante para a compreensão do conceito de sistema e a sinergia . A ideia de Bertalanffy ao descrever as organizações como organismos vivos é muito interessante. No mundo atual, a junção de funcionalidades e níveis de conhecimento diferentes em busca de um objetivo comum, permite a organização atingir seu objetivo em equilíbrio e adaptando-se as mudanças que o cotidiano promove.
Sempre com insites interessantes e pitadas de conhecimento, excelente explanação do Professor Marcos, mais um livro/assunto que vai para minha lista de leitura e aprendizado
Vídeo super didático e interessante que mostra com quem surgiu a Teoria Geral de Sistemas. A comparação com equações diferenciais faz total sentido, já que quando alteramos uma equação, todo o sistema é modificado. Nesse sentido, os sistemas são de fato organismos vivos e devem ser tratados como tal, uma alteração modifica o cenário num todo, e com isso temos a chamada sinergia.
Apesar de ter trabalhado com sistemas dos mais diversos tipos ao longo de minha vida acadêmica, nunca havia tido uma explicação tão clara. Provavelmente, a solução de qualquer problema , independente de sua natureza, terá que primeiro passar pela compreensão do sistema ao qual ele faz parte. Assim julgo que a compreensão plena do que é e como funciona um sistema ser de fundamental importância na tomada de decisão. Muito obrigada professor Marcos por compartilhar esse importante conhecimento!
Muito bom, professor! Conceito muito importante para quem auxilia / toma decisão em qualquer contexto da vida. Afinal, temos que de alguma forma refletir sobre os possíveis impactos das decisões “no todo - sistema”. “Importante que as soluções de hoje não se tornem os problemas de amanhã.”
Ótimo vídeo explicativo, ainda não tinha o conhecimento sobre a abordagem de Bertalanffly. Ficou claro também a importância de entender o sistema para resolver o problema.
Belo conteúdo para se ter uma visão sistêmica e também de como usamos a sinergia de onde se atua profissionalmente e entender o que cada informação gerada impacta no sistema como um todo.
Muito bom o conteúdo e parabéns pela abordagem simples e de fácil compreensão professor. A visão sistemica é importantíssima pois uma pequena decisão, a princípio "isolada", pode ter um impacto muito grande na organização como um todo. Principalmente na gestão moderna que existem ainda mais interfaces dentro e fora da organização.
É interessante pensar num sistema como sinergia. Esta abordagem nos permite entender o motivo pelo qual resultados do todo são melhores e maiores do que seriam alcançados somente pela soma de suas partes. O conceito de Bertalanffy de sistema a partir de sistema de equações diferenciais comporta a ideia de que o sistema é algo que interliga partes e qualquer alteração em dada parte, altera o todo, o que comprova a abordagem do sistema como um organismo vivo que deve sempre buscar o equilíbrio para melhor funcionamento.
Muito interessando a abordagem do Bertalanffy sobre o comportamento das organizações. Achei surpreendente a definição do sistema como um conjunto de equações diferenciais, olhando para a física, vemos que existe uma relação com um sistema mecânico clássico.
Interessante conceito de mostrar que quando o individuo se unindo a outro em prol de um único objetivo, o sistema, o resultado e as entregas podem ser muito mais produtivas e as trocas entre os indivíduos favorece em aprendizado muito mais amplo e enriquecedor.
Abordagem interessante professor! Fala a respeito de como os elementos de um sistema são interconectados. Chamou a atenção a proposta de Bertalanffy ao relacionar um sistema como um organismo vivo, conceitos de sinergia, simbiose e entropia. Isso faz sentido por exemplo no âmbito organizacional no qual podemos exemplificar o trabalho em equipe entre os colaboradores com um todo, afim de se atingir um objetivo em comum e até superá-lo.
Excelente explicação! No conceito de M&A, sinergia é o foco da maioria das operações. A dificuldade em extrair o melhor de cada Cia é o desafio, que passa por operar bem o que cada parte do sistema tem de melhor.
Muito boa aula, como sempre, professor! Importante destacar o conceito de sistemas, considerando que o resultado gerado é maior que a soma das partes. Isso pode ser visto facilmente na prática.
Muito interessante a explicação sobre a Teoria Geral dos Sistemas! No contexto organizacional, o entendimento das variáveis que afetam o seu desempenho no macro e micro ambientes da empresa são indispensáveis para o gerenciamento adequado, que é tanto para a manutenção dos padrões organizacionais existentes quanto para a sua melhoria. Ao ver o conjunto de equações no último slide, acredito que o Kaplan e Norton tenham partido da Teoria Geral do Sistemas para desenvolver o Balanced Score Card (BSC), que se não me engano foi desenvolvido na década de 90.
Muito legal mesmo conhecer essa abordagem do Von Bertanffy sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Refletir sobre as propriedades dos seres vivos que compõem um sistema, tais como sinergia como o montante resultante da união dos elementos que se torna maior do que seria sua contribuição individual, ou a entropia, a homeostase e a simbiose, que fazem todo sentido se aplicadas a cenários corporativos e sociais. Muito legal mesmo.
É fundamental entender o conceito trazido no vídeo para conseguir trabalhar em sociedade. Durante o video lembrei do conceito de ótimo local e ótimo global, bem como sua importância durante a solução de um problema, já que é fundamental entender a situação a ser resolvida / melhorada numa perspectiva abrangente, assim como a solução proposta tendo em vista que toda a alteração local causa impactos no todo.
Super interessante essa associação de sistemas com organismos vivos. Quando os objetivos do sistema não estão sendo atingidos, alguma decisão deve ser tomada a fim de mitigar ou minimizar o problema. O que venho percebendo é o quanto a PO está envolvida em quase tudo.
Conceitos muito interessantes aos quais devemos nos ater dentro dos sistemas. Entender que o resultado do todo deve ser maior do que o resultado da soma das unidades é mais do que necessário para julgar se o sistema realmente cumpre sua função e se faz sentido existir.
É muito importante nos dias atuais falar sobre a importância de se entender e depois tomar decisões de maneira sistêmica. dando um exemplo de um sistema democrático mais simples com o objetivo de se ter um candidato eleito que atenda aos interesses atuais e potenciais da população brasileira, os elementos desse sistema somos nós mesmos e que há um gargalo relevante nesse processo que impede na escolha do melhor candidato devido o conhecimento não chegar de maneira mais produtiva para a maioria dos brasileiros. uma das decisões mais relevantes que aumenta a capacidade do gargalo nesse processo fazendo com que essa sinergia seja mais produtiva é dado por meio da criação dessa comunidade da CPO, SIMEP e a mídia que contribui não só para esse sistema mas tambem para um sistema democrático mais complexo envolvendo um congresso que neste caso temos grandes projetos e ideias para serem aprovados mas há um gargalo que surgiu por falta de um senso de urgência que faria com que os projetos avançassem e tornaria o país mais produtivo. para isso, é preciso entender os processos como um sistema para se tomar uma decisão.
Esta aula é bastante explicativa quanto ao conceito de sistema e sinergia. Aborda os conceitos de sinergia, simbiose, entropia e homeostase, e como isso explica e exemplifica o funcionamento de sistemas. Além disso, mostra o quanto é importante entender que é preciso avaliar a organização como um todo e não separada em setores.
Esse conceito de sistema nos mostra a importância que cada unidade tem para alcançar o objetivo final para o qual o sistema foi desenvolvido. Os conceitos mostrados podem ser aplicados em diversas áreas no nosso dia a dia, como estudo, família e trabalho. Podemos refletir sobre como quando as peças trabalham em sinergia alcançam um resultado superior ao que teriam isoladamente, bem como a tendência a desorganização dos sistemas dada pela entropia e como uma mudança em uma das unidades afeta, positivamente ou não, o todo.
Muito boa a explicação eu que nunca tinha estudado nada sobre consegui entender e ver essa teoria aplicada ao ambiente de trabalho. Conforme falado esses conceitos de sinergia e toda teoria geral dos sistemas serão de grande importância e uma analise de cenário para tomada de decisão. Já estou buscando me aprofundar mais nesse assunto para que possa contribuir em minha organização.
Muito bacana professor, bem interessante esse conceito. A questão da sinergia principalmente isso diz muito nas organizações, e importantes que todos tenham essa sinergia para o bom desempenho das organizações.
A exposição começa introduzindo o conceito de sistema, sendo o conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos em comum. Continuando, se expande para a Teoria geral de sistemas que tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes. Ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas. Um conhecimento desta Teoria geral de sistemas pode nos ajudar a entender a inter-relação existente entre o sistema humano, e o sistema natural, bem como as inter-relações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. Com isso pode-se ter uma ideia de como eles são formados, quais são suas tendências no futuro, como são organizados, quais são seus potenciais, entre outras coisas, que nos ajuda a entender e a compreender como eles funcionam e como irão funcionar por exemplo no futuro.
Interresante começar a ver as nossas relações sob a perspectiva de sistema. Não apenas na empresa, como em grupos de amigos, comunidades e afins. Ocorrendo também a seleção natural dos indivíduos que compartilhem a(as) mesmas características do grupo, e a tendência dos que são divergêntes acabam por se afastar de seu respectivo sistema. Consegui imaginar a questão da cultura empresárial nesse vídeo.
Conteúdo muito interessante, mestre! Atuo como gestor na empresa em que trabalho e coincidentemente estou exercitando junto com o time que pertenço sobre mudanças e adaptações no time e o quanto é importante refletirmos sobre a harmonia e sinergia desse "sistema" como um todo. Devemos perceber a importância que cada unidade de um grupo, em uma composição sistemática, para alcançarmos nossos objetivos com eficiência.
O entendimento da teoria sobre o que é um sistema e suas características facilita imensamente na hora de transpor para a resolução dos problemas nas organizações. Uma liderença com uma visão sistêmica e alinhada aos objetivos da organização é fundamental para manter o equilíbrio e se aproveitar da simbiose entre colaborares da mesma equipe. Outro ponto importante é como a sinergia do sistema leva a um maior benefício, onde vejo como pessoas certas nos lugares certos e um bom ambiente organizacional leva a maximizar essa propriedade.
É interessante essa constatação dos autores que as organizações se comportam como organismos vivos e cada elemento é fundamental para o equilíbrio do sistema e sua homeostase. Os conceitos abordados na aula também enfatizam a importância do entendimento do sistema como um todo para a tomada de decisão e resolução de problemas (André Müller da MBA de PO e tomada de decisões)
Excelente conceito de sistema, aplicável aos mais diversos contextos dentro de uma organização. Dentro do time de trabalho por exemplo, quando possível, torna-se interessante proporcionar um ambiente de multidisciplinaridade, em que cada indivíduo contribui com diferentes skills, proporcionando um ambiente de alta sinergia e eficiência.
Muito interessante a abordagem. Quando notamos que esse conjunto de elementos interdependentes que interagem em prol de um objetivo em comum, ao final geraram o que chamamos sinergia, podemos de fato ver os resultados acontecerem. É aí que constatamos a importância das partes se tornarem um todo, como podemos notar, por exemplo, nas organizações em que pertencemos.
Um aspecto muito importante em relação a sistemas é o fato de que, o resultado de um sistema é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente, isto é, o sistema como um todo é maior do que a soma isolada das partes. Isto está intimamente ligado ao conceito de sinergia. A tendência é que, em um sistema, um elemento ajude o outro, de modo que a produtividade conjunta em prol de um objetivo comum seja maior do que a individual. Isso porque diferentes elementos possuem diferentes características e elas são muitas vezes complementares, o que acarreta em um alto rendimento do sistema. Ass: Carolina Cabral Restrepo
Muito interessante comparar as organizações ao conceito de sistema. Todos devem trabalhar mutuamente para o sucesso das organizações. Todos se completam para desempenho produtivo das operações e todos colaboram com suas fortalezas para o melhor aproveitamento das atribuições pessoais. Jaqueline Xavier.
O vídeo é super interessante, pois destaca o conceito de sinergia presente na Teoria Geral dos Sistemas. Visto que a sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes, é notável que essa cooperação deve ser incentivada e incluída nas organizações a fim de otimizar seus processos e resultados. Isso é alcançado, principalmente, através da criação de objetivos comuns a todos os envolvidos no sistema.
O conceito de Sistema e Muito interessante, complexo e simples ao mesmo tempo. Os aspectos de maximizar resultados alem dos limites individuais, e também da tendencia de caos, que exige constante esforco para melhoria ou mesmo manutencao do Sistema, descrevem uma inifidade de cenarios.
As organizações são formadas por sistemas vivos, logo, é um sistema vivo! Nasce, cresce e amadurece. Muito interessante essa reflexão sobre simbiose, sinergia e que o todo é maior que a soma do trabalho de cada um.
Muito legal! Na faculdade tinha um professor que afirmava sempre, "Tudo é sistema e ao mesmo tempo é um sub sistema de um sistema maior". Mas eu nunca tinha pensado nesse contexto empresarial de ação e reação, onde as decisões podem alterar o equilíbrio o sistema. Obrigado pela reflexão professor.
Fundamental os conceitos apresentados para tomada de decisão! Nas operações atuais, cada vez mais complexas, a abordagem da Teoria geral de sistemas, nos chama a atenção para a importância da visão do "todo" ou visão sistêmica no gestor, para de fato, atingir o objetivo principal e não apenas microgerenciar partes desse todo, sem entender o impacto entre si.
A princípio, parece ser contraintuitivo associar o conceito de "sistema" e não lembrar de suas formas expressas na computação. Porém, ao assistir esta vídeo-aula, fui capaz de compreender que o conceito de sistema vai muito, muito além do que estamos habituados (em senso comum) a absorver. Na verdade, é um verdadeiro "mindblow" ver que o conceito de "sistema" pode ser aplicado em tudo! (Ou será que tudo é proveniente de um sistema? 🤯). Excelente aula!!! 👏👏👏
Muito interessante a abordagem feita no livro Teoria Geral dos Sistemas de Ludwig von Bertalanffy. Os conceitos de sinergia, simbiose, entropia e homeostase trazem dinâmicas de funcionamento do mundo real para enriquecer o entendimento sobre o que são sistemas.
Conceito fundamental para entendimento de várias disciplinas do mestrado. Em pouco tempo de aula, todas as disciplinas levantaram o tema. Isso prova a importância do tópico para aprendizado e sucesso no curso.
O vídeo inicia aprofundando o conceito de sinergia por Bertalanffy (elementos interdependentes que agem em prol de um objetivo comum e a interação entre eles surge o fenômeno da sinergia). Destaca ainda que, de acordo com a Teoria Geral dos Sistemas, as organizações se comportam como organismos vivos e possuem as mesmas propriedades.
Muito interessante derivar da palavra sistema, a palavra Sinergia, q é justamente a interação dos elementos, cujo o resultado será maior do q se eles trabalhassem isolados.
Um sistema constitui-se de elementos inter-relacionados em que seu desempenho conjunto é maior do que a soma dos seus desempenhos individuais, exibindo propriedades coletivas emergentes. Todo sistema possui um objetivo, em torno do qual seus elementos se estruturam, se conectam e se especializam. Além disso, a tendência de todo sistema é buscar o equilíbrio, que se manifesta na necessidade de manter seus níveis de energia e organização, de forma que quando o sistema é aberto, precisa interagir com o meio para suprir suas necessidades. Bertalanffy que era biólogo compreendeu essa propriedade dos sistemas vivos e foi capaz de desenvolver uma teoria que expande o conceito de sistema para outras disciplinas: A Teoria Geral de Sistemas. A Administração foi uma das (muitas) disciplinas que encontrou terreno fértil na compreensão de seus fenômenos como sistemas: as organizações. Desde a década de 1970 desenvolveu uma série de métodos para avalair e mensurar seus componentes, relações e propriedades emergentes, efetivamente passando a enxergar a dinâmica intra-organizacional. Hoje, fala-se muito em "Visão Sistêmica" em cursos de Educação Executiva, que se trata justamente do que o Professor menciona ao final dessa excelente aula: a capacidade de compreender as relações entre estruturas organizacionais e com o meio externo e as implicações de decisões nessa rede que compõe o sistema organizacional como um todo.
Bertalanffy define a sinergia para os dias modernos, pois a mesma explica o total das somas de todos. Essa definição influenciou os meios de produções daí em diante, servindo até os dias de hj.
A sinergia de um trabalho em equipe ou em uma organização conforme abortado no vídeo, é um dos mais importantes diferenciais de se ter em uma empresa, pois tem como um dos objetivos demonstrar que todas as pessoas da organização vão se beneficiar com esse tipo de comportamento, pelo fato de que todas vão crescer mais rápido e melhor se trabalharem juntas e em união, sendo assim, trazendo essa visão sistêmica para as tomadas de decisão percebesse que fica muito mais fácil para o gestor/equipe ir na melhor direção comum.
O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. A sinergia do sistema como um todo é maior do que a ação isolada das partes. Portanto, dentro de um sistema, determinados elementos podem obter uma relação simbiótica (aproveitando mutuamente das características do outro) ou outro elemento do sistema seria a homeostase (equilíbrio). Então, as decisões são tomadas a cerca de um sistema, para que este desempenhe melhor as suas funções/objetivos e a partir do estabelecimento de um problema, você precisa entender a organização como um sistema, para conseguir resolvê-lo.
É interessante como o professor consegue explicar o conceito de sinergia para compor um sistema, dando o exemplo de uma instituição de ensino que é composta por professors, coordenadores, administração, materias, assim, todos sendo elementos do sistema que funcionam independentemente tendo em comum o mesmo objetivo que é gerar conhecimento.
O vídeo sintetiza, de forma didática a Teoria de Sistemas de Bertalanffy que a partir da Biologia, construiu suporte conceitual para uma forma completa de tratar, a complexidade das organizações. Os conceitos de sinergia, essencial para bom funcionamento das organizações, assim como a percepção da entropia, que direciona ações para a homeostasia. A associação com a o modelo matemático, é importante pois denota a relação direta com a PO.
Além de compreender a definição entender a definição de sistemas segundo Ludwing von Bertalanfly, neste vídeo pude conhecer algumas das propriedades comuns de um sistema, incluindo: sinergia, entropia (todo sistema tende a se degenerar, a não ser que uma energia externa atue sobre ele e recomponha o sistema), homeostase. Conforme dito pelo professor Marcos no vídeo, é muito importante entender que as organizações funcionam como um sistema, pois esse é o primeiro passo para resolver qualquer problema da organização.
O vídeo deixa claro o conceito de sistema, onde o trabalho em conjunto gera um resultado melhor que o trabalho individualizado mas que também uma vez havendo essa interdependência implica que se um dos componentes se altera todo o conjunto é impactado, havendo a necessidade de um ajuste para que o sistema volte a trabalhar como antes. E esse contexto trazido e comentado como visão corporativa é o que precisa ser difundido, vemos o caso do twitter recentemente com a sua venda para o Elon Musk, o impacto no conjunto quando um dos seus componentes muda, toda organização é impactada.
Interessante relembrar esses conceitos de sinergia e de sistemas que vi na faculdade, a gente vai sendo absorvido pela loucura do dia a dia, pelos prazos e cronogramas e acaba deixando de lado teorias que nos ajudariam muito a resolver muitos problemas.
Acredito que a partir do vídeo o desafio é buscar olhar para o "mundo real" e identificar as principais características/elementos do sistema (ter uma visão holística), com intuito de compreender a interrelação e propor soluções e manter o sistema em equilíbrio. Agradeço pelo conteúdo!
Professor, um ótimo conteúdo. Em matemática podemos entender um sistema como o resultado de uma função? Ou seja, uma relação operacional de entradas gerando diversas saídas e o sistema seria o conjunto dessas saídas?
excelente, um comentario: no vídeo, temos que um sistema de acordo com Bertalanffy, o todo não é a soma das partes. Teríamos uma sistema onde o todo á a soma das partes? Seria esse um sistem não-linear? e o primeiro Linear? Excelente vídeo
O sistema tem objetivos que são compartilhados pelos elementos que o compõem. O resultado do sistema é maior que os resultados que os elementos individuais obteriam isoladamente (sinergia). Essa sinergia decorre da simbiose entre os elementos, isto é, os pontos fortes de cada elemento tenderão a auxiliar os demais elementos. Além disto, alterar qualquer elemento exige reorganizar os demais para acomodar essa mudança.
Mesmo a teoria tendo sido desenvolvida na década de 60, parece - me bastante atual. A ideia da interdependência entre as partes, que juntas realizam mais do que fariam separadamente, é um diferencial nas organizações atuais, que precisam unir seus setores para resolver, de forma transversal, problemas modernos, mais complexos e velozes. Os grupos multifuncionais atuam para juntos, construírem soluções mais completas e abrangentes. Utilizando as especialidades dos seus integrantes, buscando soluções cada vez melhores.
Nessa aula, um ponto elementar e fundamental foi destacar que as organizações são compostas por alguns sistemas (dentro da mesma organização). Para aumentar o engajamento e maximizar sua performance e, consequentemente ter o seu potencial diferencial no mercado É fundamental estabelecer o alinhamento, entre os sistemas. E, isso poderá ser potencializado com as técnicas desdobramento estratégico.
O vídeo apresenta conceitos muito relevantes para tomadores de decisão. As organizações se comportam e tem propriedades similares a sistemas vivos. Estão organizadas na forma de sistemas onde há sinergia, simbiose, entropia, homeostase. Tomando a Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy como referencias, é possível representar as organizações em equações diferencias e compreender que modificações em qualquer ponto do sistema podem gerar variados ajustes em busca de um novo equilíbrio.
Neste vídeo vimos a descrição do que é um sistema. Ou seja, um conjunto de elementos interdependentes que agem com um objetivo comum. Todo sistema tem que ter um objetivo comum. O video foca nas carecterísticas que um sistema pode ter, destacando o conceito de sinergia. Além disso foi explicado o conceito que toda organização é um sistema e dessa forma pode-se aplicar todos os conceitos de : entropia, simbiose e homeostase.
A aula de Teoria Geral de sistemas apresentada pelo Prof. Marcos, inicia-se com a conceituação do que é sistema, a sua relação com a sinergia com a exemplificação do caso do número de unidades produzidas pelos operadores e suas trocas de experiências e a relação com a curva de aprendizagem. Cita como exemplos de sistemas a universidade e seus elementos que funcionam de forma interdependente. Retrata a relação entre sistemas e biologia através da simbiose de características, homeostase a fim de se obter o equilíbrio. Retrata a conceituação de sistemas e equações diferenciais, caso seja alterado algum Q (1 a n) terá que ser realizado uma nova adequação para que o sistema como um todo se adeque para alcança a homeostase.
Ludwig von Bertalanffy, definiu o que é sistema. Hoje em dia, definimos esse conceito como sinergia, onde a soma total é maior que a soma isolada das partes. O Professor Marcos, menciona também que a sacada interessante do Ludwig é que ele percebeu que as organizações elas se comportam como sistema vivo que gozam das mesmas propriedade. Isto é, a sinergia, simbiose, entropia, homeostase e etc. O Professor destaca que o primeiro passo da solução de qualquer problema é entender a organização como um sistema. Não adianta resolver o problema Q1 e não conseguir perceber que essa decisão vai impactar nas outras.
O vídeo apresenta o conceito de sistema sob a perspectiva de Ludwig von Bertalanfly. As empresas são comparadas aos sistemas de organismos vivos. Há exemplos de algumas propriedades dos sistemas aplicadas às organizações: sinergia, simbiose, entropia e homeostase. Bertalanfly compara um sistema organizacional como um sistema de equações diferenciais.
A partir da aula exposta, foi descrito o conceito de sistema e sua relação com a sinergia. Além disso, conceitos como simbiose e homeostase são retratados na aula através de equações e exemplificação de equilíbrio. Assim, pude retirar como conceito chave a importância de cada unidade em um grupo como um todo, ou seja, apesar de interdependentes todos podem ser direcionados a um resultado final comum. Na vida, como em uma empresa, todos juntos por um objetivo em comum. Atenciosamente, Thais W. Caldas
O vídeo mostra a definição de um sistema conceituada por Ludwig Von Bertanffy. Destaca ainda as características sinergia, simbiose, homestase e entropia descrevendo e exemplificando estas características. Também destaca se que o resultado da soma das partes é maior que o resultados das suas partes isoladas. Outras analogias e concatenação é o sistema como organismo vivo e como uma equação diferencial.
A teoria proposta por von Bertalanffy, tem coo principal objetivo, apresentar um sistema como um organismo, no qual, ele são inter-relacionados. Na visão dele essa inter-relação é baseada em uma estrutura organizacional, muito usada em empresas no qual um departamento depende de outro. Essa dependência , gera uma certa sinergia, no qual essa relação não admitirá em erros administrativos. De alguma forma estarão conectados para que o sistema aberto se prolifere. A problemática é entender a organização institucional, elevando seu patamar uma estratégia, comparando-a as Vantagens Absolutas, apresentada por Adam Smith na sua apresentação sobre a divisão do trabalho.
Apesar de acreditar que nos trâmites administrativos os trabalhos fluírem melhor quando são realizados isoladamente, não consigo afirmar o mesmo no contexto produtivo, pois realmente precisa que todo os sistemas estejam caminhando na mesma direção ou então teremos gargalos em toda a cadeia produtiva, gerando prejuízos consideráveis.
Como sempre trazendo um conteúdo fantástico. Faz todo o sentido a proposta de Ludwig. Vivo isso todos os dias trabalhando para empresas. A falta de sinergia compromete muito a qualidade, velocidade e capacidade das entregas nas organizações. Percebo no meu dia dia, elementos não funcionando como deveriam e comprometendo tudo que o sistema deveria produzir. Ameaçando sua razão de desistir. Também gostei da reflexão que todo sistema tem uma tendência de desorganiza-se. É fato que as empresas vivem se adaptando para aumentar sua eficiência e corrigir suas deficiências. Consigo enxergar a teoria de Ludwig sobre sistema na minha relação com empresas no meu dia a dia. Muito obrigado.
Excelente conteúdo! Aborda a importancia da TGS na construção de conhecimento para PO e tomada de decisões. Obrigado por compartilhar Prof. Marcos!!
Ouvi muito essa frase : " O todo é maior que a soma das partes" , do meu Orientador no Mestrado na UFPE, Fernando Menezes Campello de Souza, ele próprio colocava seus alunos em sinergia para que todos aprendessem um com os outros ! O Autor da teoria Ludwig von Bertalanffy, foi muito feliz ao observar a lei geral do universo e coloca-la em prática através de uma teoria. Obrigada Prof. Marcos Santos por expor de maneira tão Clara esta teoria em mais um vídeo da CPO.
Muito interessante observar que o conceito de sistema está ligado diretamente com o nosso dia a dia em vários âmbitos. o Sistema nos mostra como é importante trabalharmos com sinergia dentro de uma organização. Quando uma equipe se une em prol de um mesmo objetivo, os resultados certamente serão melhores do que se trabalhássemos de forma isolada.
Att, Manoella Cristina Lira Garcia Barros.
Aula importante para a compreensão do conceito de sistema e a sinergia . A ideia de Bertalanffy ao descrever as organizações como organismos vivos é muito interessante. No mundo atual, a junção de funcionalidades e níveis de conhecimento diferentes em busca de um objetivo comum, permite a organização atingir seu objetivo em equilíbrio e adaptando-se as mudanças que o cotidiano promove.
Excelente aula professor! O conceito de sinergia do grupo trabalhando em prol do sistema nos faz ver o quão importante é a união do grupo.
Sempre com insites interessantes e pitadas de conhecimento, excelente explanação do Professor Marcos, mais um livro/assunto que vai para minha lista de leitura e aprendizado
Muito bom!! A forma como o professor Dr Marcos apresenta o tema é bastante esclarecedor, fazendo um link entre a teoria e a prática!!! Gostei muito..
Excelente explicação, professor! Abordagem simples e de fácil compreensão sobre a Teoria dos Sistemas, de acordo Bertalanffy.
Vídeo super didático e interessante que mostra com quem surgiu a Teoria Geral de Sistemas. A comparação com equações diferenciais faz total sentido, já que quando alteramos uma equação, todo o sistema é modificado. Nesse sentido, os sistemas são de fato organismos vivos e devem ser tratados como tal, uma alteração modifica o cenário num todo, e com isso temos a chamada sinergia.
Apesar de ter trabalhado com sistemas dos mais diversos tipos ao longo de minha vida acadêmica, nunca havia tido uma explicação tão clara. Provavelmente, a solução de qualquer problema , independente de sua natureza, terá que primeiro passar pela compreensão do sistema ao qual ele faz parte. Assim julgo que a compreensão plena do que é e como funciona um sistema ser de fundamental importância na tomada de decisão. Muito obrigada professor Marcos por compartilhar esse importante conhecimento!
Muito bom, professor! Conceito muito importante para quem auxilia / toma decisão em qualquer contexto da vida. Afinal, temos que de alguma forma refletir sobre os possíveis impactos das decisões “no todo - sistema”. “Importante que as soluções de hoje não se tornem os problemas de amanhã.”
Ótimo vídeo explicativo, ainda não tinha o conhecimento sobre a abordagem de Bertalanffly. Ficou claro também a importância de entender o sistema para resolver o problema.
Belo conteúdo para se ter uma visão sistêmica e também de como usamos a sinergia de onde se atua profissionalmente e entender o que cada informação gerada impacta no sistema como um todo.
Excelente video para entendimento da Teria Geral dos sistemas, as definições e o conceito de sinergia são explicados de forma clara e didática.
Muito bom o conteúdo e parabéns pela abordagem simples e de fácil compreensão professor.
A visão sistemica é importantíssima pois uma pequena decisão, a princípio "isolada", pode ter um impacto muito grande na organização como um todo. Principalmente na gestão moderna que existem ainda mais interfaces dentro e fora da organização.
É interessante pensar num sistema como sinergia. Esta abordagem nos permite entender o motivo pelo qual resultados do todo são melhores e maiores do que seriam alcançados somente pela soma de suas partes. O conceito de Bertalanffy de sistema a partir de sistema de equações diferenciais comporta a ideia de que o sistema é algo que interliga partes e qualquer alteração em dada parte, altera o todo, o que comprova a abordagem do sistema como um organismo vivo que deve sempre buscar o equilíbrio para melhor funcionamento.
Muito interessando a abordagem do Bertalanffy sobre o comportamento das organizações. Achei surpreendente a definição do sistema como um conjunto de equações diferenciais, olhando para a física, vemos que existe uma relação com um sistema mecânico clássico.
Interessante conceito de mostrar que quando o individuo se unindo a outro em prol de um único objetivo, o sistema, o resultado e as entregas podem ser muito mais produtivas e as trocas entre os indivíduos favorece em aprendizado muito mais amplo e enriquecedor.
Abordagem interessante professor! Fala a respeito de como os elementos de um sistema são interconectados. Chamou a atenção a proposta de Bertalanffy ao relacionar um sistema como um organismo vivo, conceitos de sinergia, simbiose e entropia. Isso faz sentido por exemplo no âmbito organizacional no qual podemos exemplificar o trabalho em equipe entre os colaboradores com um todo, afim de se atingir um objetivo em comum e até superá-lo.
Excelente explicação!
No conceito de M&A, sinergia é o foco da maioria das operações.
A dificuldade em extrair o melhor de cada Cia é o desafio, que passa por operar bem o que cada parte do sistema tem de melhor.
Muito boa aula, como sempre, professor! Importante destacar o conceito de sistemas, considerando que o resultado gerado é maior que a soma das partes. Isso pode ser visto facilmente na prática.
Muito interessante a explicação sobre a Teoria Geral dos Sistemas! No contexto organizacional, o entendimento das variáveis que afetam o seu desempenho no macro e micro ambientes da empresa são indispensáveis para o gerenciamento adequado, que é tanto para a manutenção dos padrões organizacionais existentes quanto para a sua melhoria. Ao ver o conjunto de equações no último slide, acredito que o Kaplan e Norton tenham partido da Teoria Geral do Sistemas para desenvolver o Balanced Score Card (BSC), que se não me engano foi desenvolvido na década de 90.
Muito legal mesmo conhecer essa abordagem do Von Bertanffy sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Refletir sobre as propriedades dos seres vivos que compõem um sistema, tais como sinergia como o montante resultante da união dos elementos que se torna maior do que seria sua contribuição individual, ou a entropia, a homeostase e a simbiose, que fazem todo sentido se aplicadas a cenários corporativos e sociais. Muito legal mesmo.
É fundamental entender o conceito trazido no vídeo para conseguir trabalhar em sociedade. Durante o video lembrei do conceito de ótimo local e ótimo global, bem como sua importância durante a solução de um problema, já que é fundamental entender a situação a ser resolvida / melhorada numa perspectiva abrangente, assim como a solução proposta tendo em vista que toda a alteração local causa impactos no todo.
Super interessante essa associação de sistemas com organismos vivos. Quando os objetivos do sistema não estão sendo atingidos, alguma decisão deve ser tomada a fim de mitigar ou minimizar o problema. O que venho percebendo é o quanto a PO está envolvida em quase tudo.
Conceitos muito interessantes aos quais devemos nos ater dentro dos sistemas. Entender que o resultado do todo deve ser maior do que o resultado da soma das unidades é mais do que necessário para julgar se o sistema realmente cumpre sua função e se faz sentido existir.
É muito importante nos dias atuais falar sobre a importância de se entender e depois tomar decisões de maneira sistêmica. dando um exemplo de um sistema democrático mais simples com o objetivo de se ter um candidato eleito que atenda aos interesses atuais e potenciais da população brasileira, os elementos desse sistema somos nós mesmos e que há um gargalo relevante nesse processo que impede na escolha do melhor candidato devido o conhecimento não chegar de maneira mais produtiva para a maioria dos brasileiros. uma das decisões mais relevantes que aumenta a capacidade do gargalo nesse processo fazendo com que essa sinergia seja mais produtiva é dado por meio da criação dessa comunidade da CPO, SIMEP e a mídia que contribui não só para esse sistema mas tambem para um sistema democrático mais complexo envolvendo um congresso que neste caso temos grandes projetos e ideias para serem aprovados mas há um gargalo que surgiu por falta de um senso de urgência que faria com que os projetos avançassem e tornaria o país mais produtivo. para isso, é preciso entender os processos como um sistema para se tomar uma decisão.
Esta aula é bastante explicativa quanto ao conceito de sistema e sinergia. Aborda os conceitos de sinergia, simbiose, entropia e homeostase, e como isso explica e exemplifica o funcionamento de sistemas. Além disso, mostra o quanto é importante entender que é preciso avaliar a organização como um todo e não separada em setores.
Esse conceito de sistema nos mostra a importância que cada unidade tem para alcançar o objetivo final para o qual o sistema foi desenvolvido. Os conceitos mostrados podem ser aplicados em diversas áreas no nosso dia a dia, como estudo, família e trabalho. Podemos refletir sobre como quando as peças trabalham em sinergia alcançam um resultado superior ao que teriam isoladamente, bem como a tendência a desorganização dos sistemas dada pela entropia e como uma mudança em uma das unidades afeta, positivamente ou não, o todo.
Muito boa a explicação eu que nunca tinha estudado nada sobre consegui entender e ver essa teoria aplicada ao ambiente de trabalho. Conforme falado esses conceitos de sinergia e toda teoria geral dos sistemas serão de grande importância e uma analise de cenário para tomada de decisão. Já estou buscando me aprofundar mais nesse assunto para que possa contribuir em minha organização.
Boa definição a respeito de sistema e sua importância em uma organização, dando devida importância de sua utilização na resolução de um problema.
Muito bacana professor, bem interessante esse conceito. A questão da sinergia principalmente isso diz muito nas organizações, e importantes que todos tenham essa sinergia para o bom desempenho das organizações.
A exposição começa introduzindo o conceito de sistema, sendo o conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos em comum.
Continuando, se expande para a Teoria geral de sistemas que tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes. Ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.
Um conhecimento desta Teoria geral de sistemas pode nos ajudar a entender a inter-relação existente entre o sistema humano, e o sistema natural, bem como as inter-relações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. Com isso pode-se ter uma ideia de como eles são formados, quais são suas tendências no futuro, como são organizados, quais são seus potenciais, entre outras coisas, que nos ajuda a entender e a compreender como eles funcionam e como irão funcionar por exemplo no futuro.
Interresante começar a ver as nossas relações sob a perspectiva de sistema. Não apenas na empresa, como em grupos de amigos, comunidades e afins. Ocorrendo também a seleção natural dos indivíduos que compartilhem a(as) mesmas características do grupo, e a tendência dos que são divergêntes acabam por se afastar de seu respectivo sistema. Consegui imaginar a questão da cultura empresárial nesse vídeo.
Para que mim, que sou apaixonado por análise de dados, é excelente ter conteúdo com essa qualidade de informação disponível. Parabéns Marcos!
Conteúdo muito interessante, mestre! Atuo como gestor na empresa em que trabalho e coincidentemente estou exercitando junto com o time que pertenço sobre mudanças e adaptações no time e o quanto é importante refletirmos sobre a harmonia e sinergia desse "sistema" como um todo. Devemos perceber a importância que cada unidade de um grupo, em uma composição sistemática, para alcançarmos nossos objetivos com eficiência.
O entendimento da teoria sobre o que é um sistema e suas características facilita imensamente na hora de transpor para a resolução dos problemas nas organizações. Uma liderença com uma visão sistêmica e alinhada aos objetivos da organização é fundamental para manter o equilíbrio e se aproveitar da simbiose entre colaborares da mesma equipe. Outro ponto importante é como a sinergia do sistema leva a um maior benefício, onde vejo como pessoas certas nos lugares certos e um bom ambiente organizacional leva a maximizar essa propriedade.
É interessante essa constatação dos autores que as organizações se comportam como organismos vivos e cada elemento é fundamental para o equilíbrio do sistema e sua homeostase. Os conceitos abordados na aula também enfatizam a importância do entendimento do sistema como um todo para a tomada de decisão e resolução de problemas (André Müller da MBA de PO e tomada de decisões)
Excelente conceito de sistema, aplicável aos mais diversos contextos dentro de uma organização. Dentro do time de trabalho por exemplo, quando possível, torna-se interessante proporcionar um ambiente de multidisciplinaridade, em que cada indivíduo contribui com diferentes skills, proporcionando um ambiente de alta sinergia e eficiência.
Muito interessante a abordagem. Quando notamos que esse conjunto de elementos interdependentes que interagem em prol de um objetivo em comum, ao final geraram o que chamamos sinergia, podemos de fato ver os resultados acontecerem. É aí que constatamos a importância das partes se tornarem um todo, como podemos notar, por exemplo, nas organizações em que pertencemos.
Um aspecto muito importante em relação a sistemas é o fato de que, o resultado de um sistema é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente, isto é, o sistema como um todo é maior do que a soma isolada das partes. Isto está intimamente ligado ao conceito de sinergia. A tendência é que, em um sistema, um elemento ajude o outro, de modo que a produtividade conjunta em prol de um objetivo comum seja maior do que a individual. Isso porque diferentes elementos possuem diferentes características e elas são muitas vezes complementares, o que acarreta em um alto rendimento do sistema.
Ass: Carolina Cabral Restrepo
Muito interessante comparar as organizações ao conceito de sistema. Todos devem trabalhar mutuamente para o sucesso das organizações. Todos se completam para desempenho produtivo das operações e todos colaboram com suas fortalezas para o melhor aproveitamento das atribuições pessoais. Jaqueline Xavier.
O vídeo é super interessante, pois destaca o conceito de sinergia presente na Teoria Geral dos Sistemas. Visto que a sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes, é notável que essa cooperação deve ser incentivada e incluída nas organizações a fim de otimizar seus processos e resultados. Isso é alcançado, principalmente, através da criação de objetivos comuns a todos os envolvidos no sistema.
O conceito de Sistema e Muito interessante, complexo e simples ao mesmo tempo. Os aspectos de maximizar resultados alem dos limites individuais, e também da tendencia de caos, que exige constante esforco para melhoria ou mesmo manutencao do Sistema, descrevem uma inifidade de cenarios.
As organizações são formadas por sistemas vivos, logo, é um sistema vivo! Nasce, cresce e amadurece. Muito interessante essa reflexão sobre simbiose, sinergia e que o todo é maior que a soma do trabalho de cada um.
Muito legal! Na faculdade tinha um professor que afirmava sempre, "Tudo é sistema e ao mesmo tempo é um sub sistema de um sistema maior". Mas eu nunca tinha pensado nesse contexto empresarial de ação e reação, onde as decisões podem alterar o equilíbrio o sistema. Obrigado pela reflexão professor.
Fundamental os conceitos apresentados para tomada de decisão! Nas operações atuais, cada vez mais complexas, a abordagem da Teoria geral de sistemas, nos chama a atenção para a importância da visão do "todo" ou visão sistêmica no gestor, para de fato, atingir o objetivo principal e não apenas microgerenciar partes desse todo, sem entender o impacto entre si.
A princípio, parece ser contraintuitivo associar o conceito de "sistema" e não lembrar de suas formas expressas na computação. Porém, ao assistir esta vídeo-aula, fui capaz de compreender que o conceito de sistema vai muito, muito além do que estamos habituados (em senso comum) a absorver. Na verdade, é um verdadeiro "mindblow" ver que o conceito de "sistema" pode ser aplicado em tudo! (Ou será que tudo é proveniente de um sistema? 🤯). Excelente aula!!! 👏👏👏
Muito interessante a abordagem feita no livro Teoria Geral dos Sistemas de Ludwig von Bertalanffy. Os conceitos de sinergia, simbiose, entropia e homeostase trazem dinâmicas de funcionamento do mundo real para enriquecer o entendimento sobre o que são sistemas.
Entender o todo de um sistema facilita na tomada de decisão, principalmente entendendo a função de cada parte no todo.
#bsbsr
Conceito fundamental para entendimento de várias disciplinas do mestrado. Em pouco tempo de aula, todas as disciplinas levantaram o tema. Isso prova a importância do tópico para aprendizado e sucesso no curso.
O vídeo inicia aprofundando o conceito de sinergia por Bertalanffy (elementos interdependentes que agem em prol de um objetivo comum e a interação entre eles surge o fenômeno da sinergia). Destaca ainda que, de acordo com a Teoria Geral dos Sistemas, as organizações se comportam como organismos vivos e possuem as mesmas propriedades.
Muito interessante derivar da palavra sistema, a palavra Sinergia, q é justamente a interação dos elementos, cujo o resultado será maior do q se eles trabalhassem isolados.
Um sistema constitui-se de elementos inter-relacionados em que seu desempenho conjunto é maior do que a soma dos seus desempenhos individuais, exibindo propriedades coletivas emergentes. Todo sistema possui um objetivo, em torno do qual seus elementos se estruturam, se conectam e se especializam. Além disso, a tendência de todo sistema é buscar o equilíbrio, que se manifesta na necessidade de manter seus níveis de energia e organização, de forma que quando o sistema é aberto, precisa interagir com o meio para suprir suas necessidades. Bertalanffy que era biólogo compreendeu essa propriedade dos sistemas vivos e foi capaz de desenvolver uma teoria que expande o conceito de sistema para outras disciplinas: A Teoria Geral de Sistemas. A Administração foi uma das (muitas) disciplinas que encontrou terreno fértil na compreensão de seus fenômenos como sistemas: as organizações. Desde a década de 1970 desenvolveu uma série de métodos para avalair e mensurar seus componentes, relações e propriedades emergentes, efetivamente passando a enxergar a dinâmica intra-organizacional. Hoje, fala-se muito em "Visão Sistêmica" em cursos de Educação Executiva, que se trata justamente do que o Professor menciona ao final dessa excelente aula: a capacidade de compreender as relações entre estruturas organizacionais e com o meio externo e as implicações de decisões nessa rede que compõe o sistema organizacional como um todo.
Bertalanffy define a sinergia para os dias modernos, pois a mesma explica o total das somas de todos. Essa definição influenciou os meios de produções daí em diante, servindo até os dias de hj.
Interessante o conceito de sistema que por sua vez surge a sinergia, os conceitos apresentados teoricamente fazem todo sentido na prática
A sinergia de um trabalho em equipe ou em uma organização conforme abortado no vídeo, é um dos mais importantes diferenciais de se ter em uma empresa, pois tem como um dos objetivos demonstrar que todas as pessoas da organização vão se beneficiar com esse tipo de comportamento, pelo fato de que todas vão crescer mais rápido e melhor se trabalharem juntas e em união, sendo assim, trazendo essa visão sistêmica para as tomadas de decisão percebesse que fica muito mais fácil para o gestor/equipe ir na melhor direção comum.
O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. A sinergia do sistema como um todo é maior do que a ação isolada das partes. Portanto, dentro de um sistema, determinados elementos podem obter uma relação simbiótica (aproveitando mutuamente das características do outro) ou outro elemento do sistema seria a homeostase (equilíbrio). Então, as decisões são tomadas a cerca de um sistema, para que este desempenhe melhor as suas funções/objetivos e a partir do estabelecimento de um problema, você precisa entender a organização como um sistema, para conseguir resolvê-lo.
É interessante como o professor consegue explicar o conceito de sinergia para compor um sistema, dando o exemplo de uma instituição de ensino que é composta por professors, coordenadores, administração, materias, assim, todos sendo elementos do sistema que funcionam independentemente tendo em comum o mesmo objetivo que é gerar conhecimento.
O vídeo sintetiza, de forma didática a Teoria de Sistemas de Bertalanffy que a partir da Biologia, construiu suporte conceitual para uma forma completa de tratar, a complexidade das organizações. Os conceitos de sinergia, essencial para bom funcionamento das organizações, assim como a percepção da entropia, que direciona ações para a homeostasia. A associação com a o modelo matemático, é importante pois denota a relação direta com a PO.
Além de compreender a definição entender a definição de sistemas segundo Ludwing von Bertalanfly, neste vídeo pude conhecer algumas das propriedades comuns de um sistema, incluindo: sinergia, entropia (todo sistema tende a se degenerar, a não ser que uma energia externa atue sobre ele e recomponha o sistema), homeostase. Conforme dito pelo professor Marcos no vídeo, é muito importante entender que as organizações funcionam como um sistema, pois esse é o primeiro passo para resolver qualquer problema da organização.
O vídeo deixa claro o conceito de sistema, onde o trabalho em conjunto gera um resultado melhor que o trabalho individualizado mas que também uma vez havendo essa interdependência implica que se um dos componentes se altera todo o conjunto é impactado, havendo a necessidade de um ajuste para que o sistema volte a trabalhar como antes. E esse contexto trazido e comentado como visão corporativa é o que precisa ser difundido, vemos o caso do twitter recentemente com a sua venda para o Elon Musk, o impacto no conjunto quando um dos seus componentes muda, toda organização é impactada.
Interessante relembrar esses conceitos de sinergia e de sistemas que vi na faculdade, a gente vai sendo absorvido pela loucura do dia a dia, pelos prazos e cronogramas e acaba deixando de lado teorias que nos ajudariam muito a resolver muitos problemas.
Acredito que a partir do vídeo o desafio é buscar olhar para o "mundo real" e identificar as principais características/elementos do sistema (ter uma visão holística), com intuito de compreender a interrelação e propor soluções e manter o sistema em equilíbrio. Agradeço pelo conteúdo!
Professor, um ótimo conteúdo.
Em matemática podemos entender um sistema como o resultado de uma função? Ou seja, uma relação operacional de entradas gerando diversas saídas e o sistema seria o conjunto dessas saídas?
excelente, um comentario: no vídeo, temos que um sistema de acordo com Bertalanffy, o todo não é a soma das partes. Teríamos uma sistema onde o todo á a soma das partes? Seria esse um sistem não-linear? e o primeiro Linear? Excelente vídeo
O sistema tem objetivos que são compartilhados pelos elementos que o compõem. O resultado do sistema é maior que os resultados que os elementos individuais obteriam isoladamente (sinergia).
Essa sinergia decorre da simbiose entre os elementos, isto é, os pontos fortes de cada elemento tenderão a auxiliar os demais elementos. Além disto, alterar qualquer elemento exige reorganizar os demais para acomodar essa mudança.
Mesmo a teoria tendo sido desenvolvida na década de 60, parece - me bastante atual. A ideia da interdependência entre as partes, que juntas realizam mais do que fariam separadamente, é um diferencial nas organizações atuais, que precisam unir seus setores para resolver, de forma transversal, problemas modernos, mais complexos e velozes.
Os grupos multifuncionais atuam para juntos, construírem soluções mais completas e abrangentes. Utilizando as especialidades dos seus integrantes, buscando soluções cada vez melhores.
Nessa aula, um ponto elementar e fundamental foi destacar que as organizações são compostas por alguns sistemas (dentro da mesma organização). Para aumentar o engajamento e maximizar sua performance e, consequentemente ter o seu potencial diferencial no mercado É fundamental estabelecer o alinhamento, entre os sistemas. E, isso poderá ser potencializado com as técnicas desdobramento estratégico.
O vídeo apresenta conceitos muito relevantes para tomadores de decisão. As organizações se comportam e tem propriedades similares a sistemas vivos. Estão organizadas na forma de sistemas onde há sinergia, simbiose, entropia, homeostase. Tomando a Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy como referencias, é possível representar as organizações em equações diferencias e compreender que modificações em qualquer ponto do sistema podem gerar variados ajustes em busca de um novo equilíbrio.
Neste vídeo vimos a descrição do que é um sistema. Ou seja, um conjunto de elementos interdependentes que agem com um objetivo comum. Todo sistema tem que ter um objetivo comum. O video foca nas carecterísticas que um sistema pode ter, destacando o conceito de sinergia. Além disso foi explicado o conceito que toda organização é um sistema e dessa forma pode-se aplicar todos os conceitos de : entropia, simbiose e homeostase.
A aula de Teoria Geral de sistemas apresentada pelo Prof. Marcos, inicia-se com a conceituação do que é sistema, a sua relação com a sinergia com a exemplificação do caso do número de unidades produzidas pelos operadores e suas trocas de experiências e a relação com a curva de aprendizagem. Cita como exemplos de sistemas a universidade e seus elementos que funcionam de forma interdependente.
Retrata a relação entre sistemas e biologia através da simbiose de características, homeostase a fim de se obter o equilíbrio.
Retrata a conceituação de sistemas e equações diferenciais, caso seja alterado algum Q (1 a n) terá que ser realizado uma nova adequação para que o sistema como um todo se adeque para alcança a homeostase.
Ludwig von Bertalanffy, definiu o que é sistema. Hoje em dia, definimos esse conceito como sinergia, onde a soma total é maior que a soma isolada das partes. O Professor Marcos, menciona também que a sacada interessante do Ludwig é que ele percebeu que as organizações elas se comportam como sistema vivo que gozam das mesmas propriedade. Isto é, a sinergia, simbiose, entropia, homeostase e etc. O Professor destaca que o primeiro passo da solução de qualquer problema é entender a organização como um sistema. Não adianta resolver o problema Q1 e não conseguir perceber que essa decisão vai impactar nas outras.
O vídeo apresenta o conceito de sistema sob a perspectiva de Ludwig von Bertalanfly. As empresas são comparadas aos sistemas de organismos vivos. Há exemplos de algumas propriedades dos sistemas aplicadas às organizações: sinergia, simbiose, entropia e homeostase. Bertalanfly compara um sistema organizacional como um sistema de equações diferenciais.
A partir da aula exposta, foi descrito o conceito de sistema e sua relação com a sinergia. Além disso, conceitos como simbiose e homeostase são retratados na aula através de equações e exemplificação de equilíbrio. Assim, pude retirar como conceito chave a importância de cada unidade em um grupo como um todo, ou seja, apesar de interdependentes todos podem ser direcionados a um resultado final comum. Na vida, como em uma empresa, todos juntos por um objetivo em comum. Atenciosamente, Thais W. Caldas
O vídeo mostra a definição de um sistema conceituada por Ludwig Von Bertanffy. Destaca ainda as características sinergia, simbiose, homestase e entropia descrevendo e exemplificando estas características. Também destaca se que o resultado da soma das partes é maior que o resultados das suas partes isoladas. Outras analogias e concatenação é o sistema como organismo vivo e como uma equação diferencial.
A teoria proposta por von Bertalanffy, tem coo principal objetivo, apresentar um sistema como um organismo, no qual, ele são inter-relacionados. Na visão dele essa inter-relação é baseada em uma estrutura organizacional, muito usada em empresas no qual um departamento depende de outro. Essa dependência , gera uma certa sinergia, no qual essa relação não admitirá em erros administrativos. De alguma forma estarão conectados para que o sistema aberto se prolifere.
A problemática é entender a organização institucional, elevando seu patamar uma estratégia, comparando-a as Vantagens Absolutas, apresentada por Adam Smith na sua apresentação sobre a divisão do trabalho.
"O resultado é maior que as unidades poderiam alcançar de forma independente" - Serve pra tudo.
Apesar de acreditar que nos trâmites administrativos os trabalhos fluírem melhor quando são realizados isoladamente, não consigo afirmar o mesmo no contexto produtivo, pois realmente precisa que todo os sistemas estejam caminhando na mesma direção ou então teremos gargalos em toda a cadeia produtiva, gerando prejuízos consideráveis.