Para mim Dark Side of The Moon é o maior disco de todos os tempos. Eu tenho a idade do Regis. Em 1974, quando eu tinha 14 anos, eu estava de férias escolares numa cidade do interior no sertão de Alagoas, e um amigo chegou em casa com esse disco. Como eu estava sem equipamento de som fomos para um barzinho escutar o disco. Fiquei maravilhado com o disco, era uma coisa totalmente diferente. A cidade tinha uns alto-falantes publicos pendurados nuns postes, que tocava musicas e noticiava funerais e notícias locais. Isso era muito comum nas pequenas cidades, que não tinham rádios locais. Aí eu falei pro meu amigo "cara, que disco sensacional, vamos botar prá tocar nos alto-falantes dos postes para toda a cidade escutar". Corremos para os estúdio dos alto-falantes e pedi para tocarem o disco. Aceitaram tocar e corremos para a praça e sentamos num banco para escutar o disco dos alto-falantes. Tocaram o disco todinho. Foi demais. Nunca esqueci isso.
cara, vc teve a oportunidade de ver esse disco sendo lancado...eu no auge dos meus 17 anos escutando essa obra prima! Tem que ter um paladar muito maduro para apreciar esse disco...
Pois é..e depois desse disco teve Wish You Were Here e Animals, e antes tive o Meddle.. não dá p explicar a perfeição da arte do Pink Floyd.. isso q não citei o disco da vaca e outros.
Tenho 17 anos...pra falar a real, eu nunca fui de escutar pink floyd a uns 2 anos atrás. Certo dia eu resolvi baixar algumas musicas deles e colocar no meu celular (escutava no fone indo para o colégio). Sempre quando eu escutava a faixa "breathe" eu ficava estranhando, pq faltava a ultima parte da musica e eu achava que era erro no download que eu tinha feito. Cheguei em casa, e resolvi fazer o download em outro lugar...e ainda faltava a bendita parte final da musica. Foi ali que eu me toquei - "poxa, a faixa seguinte do álbum deve complementar". Dito e feito, abri o álbum e escutei as 3-4 primeiras faixas do álbum. Fiquei 40 minutos completamente parado na minha cadeira, olhando para o teto escutando as melhores musicas que eu ja tive o prazer de ouvir. Desde então é meu álbum favorito, principalmente as duas ultimas musicas Brain Damage e Eclipse...eu deito na cama e fico vagando no infinito dos meus pensamentos...pagaria oque fosse pra escutar de novo pela primeira vez. Escutei de cabo a rabo Animals, The Wall, Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, The Division Bell...Hoje, o pink floyd é minha banda favorita
Motta, fico feliz pela sua escolha. Tenho 65 e ainda não desisti de ouvi-los. Faço isso desde os 15 anos kkk parabéns. Há outras obras da banda que valem a pena conferir. Um grande Abraço.
Quando baixo um disco de rock progressivo para ouvir, muitas vezes coloco todas as músicas em um único arquivo (ou baixo já assim) , em sequencia, para evitar que as músicas sejam reproduzidas fora da ordem. Em muitos casos, só dessa maneira os discos fazem sentido. É o caso do Dark Side, que faz tudo mais sentido quando escutamos em sequencia.
Sem exageros, no dia do aniversário do 'The Dark Side Of The Moon' deveria ser considerado feriado mundial, para que todo mundo pudesse ficar em casa para ouvir as músicas e entender as letras.
Eu ouvi este disco na primeira vez, em 1973 também... Eu eram pouco mais jovem, tinha 10 anos. Meu pai gostava de rock e fiquei maravilhado com o sim deste disco... Era algo totalmente diferente de tudo o que eu havia ouvido e o engraçado é que, se senti para ouvi-lo hoje, na mesma hora, eu volto no tempo para aqueles dias... Incrível!!!
Eu tenho 31 anos e esse álbum é um divisor de águas na minha existência. Eu tenho uma tatuagem que foi inspirada pelo música Time, que é uma das minhas favoritas.
Contam meu parentes mais velhos, que eu tinha uns 3 anos quando um belo dia, colocaram no toca-discos o Dark Side of The Moon na minha presença. E contam que desde este dia eu pedia para colocarem para eu ouvir. Eu sentava na frente das caixas de som para ouvir o disco todo. Não raramente, contam que eu me pegavam chorando quando eu ouvia Breath e Us and Them. Hoje estou com 45 anos, e ainda ouço esse album pelo menos uma vez na semana - todo. De fato, nenhuma experiência musical chegou perto disso. Simplesmente fenomenal.
Todo ser humano deveria reservar 1 hora da sua vida para escutar e entender este album O album é um tratado humano É o maior album da história da música
@@andreoliveira7376tô contigo nessa! Até hoje nunca entendi pq cultuam tanto esse álbum. Mesmo a capa, tão premiada, é qualquer coisa. Deve ser o mesmo conceito do ouro. Alguém, em algum momento, determinou que seria valioso, e assim está sendo até os dias de hoje. Deve ser a mesma coisa esse álbum.
Algumas das melhores músicas de todos os tempos estão nesse àlbum, mas para mim a música "Time" é a melhor de todas, a letra incrível, tem um dos melhores solos de guitarra e a sonoridade é maravilhosa, David Gimour e Richard Wright estavam cantando muito bem na época
Engraçado que só se fala no solo de Confortably Numb, que é maravilhoso sem dúvida nenhuma, mas o solo de Time está no mesmo nível, ou seja nos píncaros.
também concordo contigo, é um dos meus preferidos esse solo , ela ao vivo fica mais bonita do que já é, o solo da música The Final Cut acho muito bonito também , High Hopes ...
@@ivanhenriqueroberto1970 o solo de confortably numb, principalmente na versão ao vivo do disco delicated souds of a thunder, é simplesmente o melhor solo de guitarra da história.
Esse álbum é pra mim uma das obras de arte mais profundas já feita. A banda resumiu o ciclo da vida em 40 minutos. Desde os primeiros batimentos do coração em speak to me, o primeiro suspiro em Breath, até a luta pelo dinheiro, envelhecimento e morte com os últimos batimentos do coração em eclipse. Esse álbum é fantástico. Não só o meu preferido do Pink Floyd, mas o meu album preferido da história da música, e também uma das obras de arte mais profundas que já consumi. Sem contar a mixagem que é coisa de maluco.
É muito difícil dizer qual música ou álbum é o melhor da história porque felizmente vivemos num período histórico em que tantas maravilhas foram criadas, e dado o avanço tecnológico temos a nosso dispor a capacidade de ouvir quantas vezes se queira estas obras de arte. Sem dúvida que o DSOTM é um dos momentos mais elevados da criação humana e um espanto e um deslumbramento que nunca terminam, mesmo para aqueles como eu que ouvem a cinquenta anos.
@@pablodRonne explica para nós como se chama quem gosta/toca rock, rocker, rockista, roquentado, rockenteiro? Ou deveríamos todos nos chamar Pablo Donne?
Esse álbum havia na versão em quadrafônico, havia o selo na capa que identificava isto, depois virou para o sistema em estéreo. O Quadrafônico era o que seria o surround de hoje, você ouvia o disco com o som vindo dos quatro cantos da sala. Uma experiência incrível! As lojas de disco usavam este LP para mostrar a qualidade de seus "modernos" equipamentos: pickups e amplificadores que possuíam válvula e circuito integrado, as caixas de som tinham concreto na base, para que elas não ficassem passeando pela sala, tremia o piso, os pés e também a caixa torácica, era a verdadeira imersão.
No video documentário sobre o Dark Side feito pela Eagle Records, tanto David Gilmour quanto Roger Waters falam extensivamente sobre as conexões entre Meddle e Dark Side. Outro ponto significativo é que o álbum foi gravado por Allan Parsons mas foi mixado pro Chris Thomas. Segundo Nick Mason, se não fosse por Chris Thomas, Dark Side seria um disco muito diferente. Um terceiro aspecto interessante é que praticamente todas as músicas do álbum foram compostas um ano antes da gravação e testadas em apresentações ao vivo. Bem poucas músicas, como The Great Gig in the Sky foram compostas durante o processo de gravação. David Gilmour já disse em diversas entrevistas que Money é tocada em 7x8 e não em 7x4. Por fim, o Pink Floyd, apesar de ser uma banda muito experimental na época, já tinha uma razoável exposição no mercado brasileiro porque uma de suas músicas, Summer 68, havia sido usada como trilha sonora da propaganda do Banco Nacional que antecedia a abertura real do Jornal Nacional, em 1969 e 1970
Inesquecível isso!!! Só anos depois que eu vim a saber que a música de abertura do JN era do disco da vaca do Pink Floid. A Rede Globo na época gostava de fazer isso de usar músicas de bandas de rock nas aberturas dos seus telejornais. Ela usou na abertura do Jornal da Globo nos anos 70/80 uma música do Emerson Lake & Palmer também.
Uma das melhores bandas da história com um dos melhores álbum de todos os tempos !! Tenho filhos e sempre ouvimos juntos, porque tudo que é bom tem que ser eternizado !!!
Conheci disco do Pink conheci em 1979 quando tinha 20 anos. Foi o meu Primeiro Disco que ouvi do Pink Floyd, emprestado por colega de serviço. Já fui em shows do Roger em São Paulo e em Bh. Não tive oportunidade de ir em algum do David, espero um dia ainda ir. Fiz até uma tatuagem do Prisma na perna, (incentivado por minha filha ) isso depois dos 55 anos rsrsrsrs, nunca é tarde pra realizar sonhos. Comprei o livro hoje, com desconto.
Lembro que a rádio Mundial tocava muito Time e Money. Nossa!! Era um choque. Comprei o disco em 73 ou 74, na mesma idade sua. Um dos poucos discos que dava para ouvir inteiro. A voz do Gilmour, os solos. Sem palavras.
Simplesmente Fantástico quando ouvi pela primeira vez, fiquei com as sensações deste LP por dias até conseguir comprar o disco, isto aconteceu mais ou menos nesta época 1 972 ou 1973, hoje com 67 anos, ouço regularmente, não envelhece, como disse o Tadeu é uma obra prima, a melhor Banda que já existiu, sou fan incondicional.
Ouço esta Obra prima desde meados de 1973, até os dias atuais. Não me canso nunca. Pink Floyd é referência sempre, meus ídolos Richard Wright e David Gilmour
Maravilhosa experiência, todas as vezes que ouço. Acho que o Dark Side tem uma conexão muito mais direta e óbvia, com seu sucessor, Wish You are Here. Aliás algumas músicas foram apresentadas em trabalho de estúdio no filme Pink Floyd At Pompei de 1972. Quando o Dark Side começou a ser gravado. E a mim também, Regis, a sequência Brain Damage e Eclipse, me causam sempre uma comoção. Não gosto de ouvir uma sem a outra. Eclipse é a conclusão apoteótica de Brain Damage.
Todo mundo da minha geração, inclusive nossos país, tios e avós conheceram e gostaram do que ouviram nesta obra prima! Inclusive quem não era chegado em rock! Lembro de vários falando: " coloca aquela música dos relógios " ou aquela da "caixa registradora" ou aquela " em que uma mulher canta divinamente"! Um marco!!
Absolutamente justa a lembrança de um produto que foi considerado um marco ou divisor na história da música. As canções despertam até hoje uma quantidade estonteantes de emoções variadas capazes de tocar muito profundamente a alma das pessoas de variados modos. Esse álbum jamais envelhecerá, e nos parecerá sempre atual ou a frente... Como de uma hora para outra esses caras conseguiram do nada criar um espetáculo desses? O ruim deve ter sido a sensação que mesmo fazendo outras coisas espetaculares, os caras sabiam que jamais conseguiriam conceber outra obra do mesmo quilate...
Com 15 anos, em 73, lavava o Dodge Dart cupê do meu pai para ouvir Meadows e Dark Side no toca-fita do carro. Eu ficava imaginando como eram os shows, os caras da banda, como tocavam... depois comprei os discos, camisetas, shows... e hoje as minhas filhas sabem do que gosto de escutar!
Eu nunca havia escutado os Pink Floyd, quando em uma casa de venda de equipamentos modulares, a "Telton " em 1973 ouvi tocar no então sistema quadrifõnico "Us them". Imediatamente os ecos contidos na música me chamaram a atenção e a qualidade da gravação me deixaram numa situação surreal. A partir de então tornei-me um incondicional ouvinte e pesquisador do Pink Floyd e tudo o que dizia respeito a eles como vídeos VHS, LP!s, e depois os CD's e AVI's. Coleciono tudo e tudo começou a partir da audição de "Us them". (Nós e eles) em 1973. Eu já possuía um histórico de ouvinte de "Rock" como os Beatles, os Roling Stones e com o "Rock Erudito" do Pink Floyd pude aprimorar o meu gosto musical. Parabéns pelos 50 anos, Dark side of the mon! Você continua atual e com muita vitalidade!
Minha sensação foi de paz e ao mesmo tempo, especialmente quando ouvi Money, foi de algo revolucionário, que trouxe à tona meu lado contestador, de consciência social e que tem moldado minha vida pessoal e profissional.
O disco que antecede o Dark Side é o Obscured by Clouds. Foi gravado num pequeno intervalo de 10 dias das gravações do "disco do prisma" É um disco fabuloso. Não tem a mesma produção apurada do The dark side, mas acho que é ali onde eles conseguiram a fusão ideal de soar experimentais e acessíveis, ao mesmo tempo.
Quando escutei este álbum pela primeira vez, foi em uma tarde ensolarada, estava sozinho em casa e no meu quarto de porta fechada, vi algum vídeo falando sobre este álbum, e resolvi escutar ele por inteiro. Essa foi a MAIOR experiência de outro mundo que já tive, interessante como as melodias transformam em uma breve viagem no tempo. Tive uma visão surreal que pode ter a ver como uma visão de meus pensamentos, que já vivi a muitos anos e a pouco tempo, vi também imagens de meus sonhos, paisagens lindas e encantadoras. Bom, na primeira faixa estava escuro, e também percebi meu batimento bem forte, cada vez mais forte... Com a segunda faixa tive uma visão surreal de um dos meus sonhos que de vez em quando eu lembrava dessa paisagem linda, que não lembro de ter visto ou vivido, depois de tão belo que era aquele lugar, começa a faixa "On The Run", senti que ficou tudo escuro e sombrio e também não tinha mais aquela paisagem linda, vi o céu escuro, estava correndo de uma coisa que eu não sei o que era, o medo fazia eu correr. Com isso encontro uma capela ou igreja, não lembro direito, só lembro que lá dentro parecia ter uma cruz com Jesus, quando entrei lá tocou vários sinos que pareciam vir de cima, assim começa a faixa "Time" tive uma visão bem interessante das pessoas presentes em minha vida, meu primeiro amor, cada sorriso de cada um, eu sentia o toque de cada pessoa, como uma despedida, sentia que eu estava chorando, mas chorando de alegria. Depois disso tudo ficou escuro de novo, e tive uma visão de todas as brigas que eu fiz, e nem me lembrava, todas as discussões e etc, isso me pesava muito enquanto escutava o piano e uma voz linda que vinha do céu, na faixa "The Great Gig In The Sky". Com isso tive uma outra visão bem interessante, com a faixa "Money", tive a visão de todas as coisas que na minha vida estavam relacionadas com o dinheiro, como trabalhos, bens materiais, e ostentação. Tive a visão de várias pessoas com mulheres, carros luxuosos, drogas e sem espiritualidade, depois disso senti que eu estava ofegante com todas aquelas imagens e arrependido de tudo de ruim que eu fiz com o mau uso do dinheiro, me senti afundando debaixo d'água, quando estava quase sem ar. Logo em seguida, no final da minha experiência, quando estava me afogando olhei para cima e vi uma luz bem forte, estava ficando cada vez mais forte, até quando eu não senti mais falta de ar. Isso foi lindo, parecia um eclipse seguindo de uma voz maravilhosa que parecia que ouvia antes. Com isso, a última faixa "Eclipse" tive um sentimento de paz seguido de alegria, não tinha mais medo de nada, estava olhando para um eclipse diante dos meus olhos, o estranho que parecia que estava em outra lua vendo o eclipse. Quando o eclipse estava quase terminando tudo ficou escuro de novo, não estava sentindo mais medo e nem solidão, estava me sentindo livre e também liberto de uma coisa que eu não consigo saber. Nos últimos minutos, senti o batimento de novo com outras vozes falando de canto, e aí, tudo ficou escuro e sem som e acabou. Não sou bom em relatar acontecimentos, mas esse foi a coisa mais surreal que ouvi e vi até agora. Obrigado Pink Floyd, como você transforma músicas em metáforas e surrealismo e o sobrenatural, CARA QUE LOUCO!!!!
A sensação que eu tive quando ouvi Pink Floyd pela primeira vez foi de ouvir uma das bandas mais criativas de todos os tempos, aparentemente eles não copiam ninguém e ninguém consegue copia-los, por exemplo a música "The great gig in the sky" é única criada pelo baterista e inspiração de uma vocalista, uma música com vocal mas sem letra, entre tantas outras, Time, Confortable Numb, etc...etc...
Quando eu ouvi time eu estava no ônibus. Nesse momento minha alma saiu do meu corpo kkkkkk foi incrível. E quando ouviu todo o álbum foi mais incrível ainda. Valeu mestre.
Sim, Régis!!! Existem vários registros em shows de 1972 de um esboço principalmente de " Any Colour you Like" Inclusive.......essa faixa pra mim é uma das mais fantásticas da história da banda! Mas é uma opinião controversa para a massa!! Mas dentro de um universo ausente e psicodélico e teoricamente um mergulho na insanidade de um "ser"..... É uma melodia totalmente vanguardista!! Cara ..... Pink Floyd é rei!!!!!
Escutei pela primeira vez em 1997 com 4 anos de idade em uma viagem de carro. Meu pai selecionou alguns discos, entre eles o Dark Side. É simplesmente o meu disco favorito de todos os tempos e a primeira lembrança que tenho na música. Acho incrível como o disco é atemporal, temos histórias incríveis de milhares de pessoas ao longo dos 50 anos.
Há 50 anos que eu ouço esse treco todos os dias!!!! Primeiro foi na fita K7, depois no LP, depois no CD, e agora no Spotify. E que venha a próxima mídia!!!
Para mim é o maior disco da história da música, quando terminei de ouvir eclipse, senti um alívio, uma sensação ótima de ouvir tudo aquilo, e me perguntei por que não o ouvi antes. É perfeito, não mudaria nada nele, é sempre uma viagem escutá-lo
Quando ouvi o disco todo pela primeira vez, foi uma sensação indescritível, foram várias emoções a cada música. Parecia que estava em outro mundo. Com certeza é uma obra prima na história da música!!!
Regis pode até ter comprado o disco em 73 mas o bolachão que ele mostra pra câmera é um repress de 1985 hehehehe. Pô, Regis! Outra observação: embora a banda tenha começado a trabalhar no "Dark Side" assim que o "Meddle" foi lançado, ainda teve o "Obscured By Clouds" entre os dois!
A primeira música do Pink Floyd que ouvi foi Another brick in the wall, já no final dos anos 80. quando cheguei em Brasíla em 91 comprei o álbum The Wall e fiquei impactado. Esse álbum é para mim o melhor álbum de Rock de todos os tempos, cada música é uma arte.
Dark Side é um disco tao fenomenal que é impossível nao se emocionar ouvindo ele. Como o Regis disse é de chorar mesmo ouvindo as duas ultimas músicas ao ponto de dar um no na garganta so em tentar cantar elas. Lembro que em 2018 eu tive uma crise de choro no show do Roger quando ele começou a tocar Brain Damage, chorava assistindo pulse também assim que começa os acordes dela. Os caras estavam iluminados quando criaram ele, tenho o vinil igual esse do Roger que ganhei de um tio meu quando tinha 14 anos, foi o primeiro contato com o Pink Floyd, paixão a primeira vista. Realmente se for ver no geral é um disco com acordes simples, o que faz admirar ainda mais a grandiosidade da banda que soube transformar algo relativamente simples em tão complexo trabalhando com o uso dos efeitos numa época que era tudo analógico. Um marco que entrara para a historia da humanidade como uma das obras primas musicais.
The Dark Side of the Moon é magnífico é deprimente ao mesmo tempo!!! As reflexões sobre as letras da músicas me faz pensar o quanto somos descartáveis e a vida passa em um piscar de olhos
A qualidade sonora desse disco é algo tão fantastica que parece que foi feito nos dias de hoje !!! Obra prima em todos os sentidos !! E se passaram 50 anos , simplesmente inacreditavel
Ouço esse álbum desde que era criança, na década de 90. Meu pai, assim como o próprio Regis disse, também foi cria do rádio, e ele que me apresentou diversas músicas e bandas que escuto religiosamente até hoje. Toda vez que Pink Floyd, e principalmente o THE DARK SIDE OF THE MOON toca, me vem sempre a mesma sensação: “Que obra prima. Esse é o verdadeiro significado de transcendência.” Hoje eu tenho de noção de que naquela época eles eram um bando de jovens com a cabeça fudida e afundados em muito ácido, mas, a obra é maior que os artistas. Esse álbum é simplesmente perfeito. Se houver uma edição especial comemorativa de 50 anos, pode ter certeza que a comprarei.
Minha experiência foi muito falha pq, quando descobri o Pink Floyd foi na época do pulse e eu ainda não entendia o funcionamento da banda e das canções. Mas com o passar do tempo eu consegui apreciar a obra corretamente. É sempre um deleite e é uma obra a qual eu gostaria de nunca ter ouvido antes, só pra poder ter a experiência da primeira vez. ❤
Regis, valeu mesmo pelo livro do Nick. Tava atrás a um tempão e não achava por um bom preço. Dark Side é um caso raro de disco q vc deve escutar sem pular uma só faixa.
Eu conheço este disco desde criança, não consigo precisar quando escutei pela primeira vez (tinha uns 6 ou 7 anos, talvez) e tínhamos uma vitrola vermelha que parecia uma maleta e a tampa era a caixa de som. Os barulhos de despertador me chamavam a atenção, imaginava um desenho animado com os despertadores tocando.Hoje, nem faço ideia que fim esse vinil levou (era do meu pai e ele perdia muitos vinis...) Com os anos a audição ficou mais madura e passei a entender melhor as músicas do disco. Até hoje Time me emociona, não sei se o Regis Tadeu se lembra, mas era comum essa música ser tocada nas rádios (pelo menos nas mais comerciais, já nos anos 80) cortada pela metade. Esse disco é para escutar de verdade, com bons fones de ouvido e viajar, emergir na música e parar apenas quando a última nota é tocada.
escutava em um equipamento philips, meu LP de todos os dias =) lembro que o ano era 1982 na época existia uma rádio em Goiânia que se chamava antena 1, e rolava muita música boa, parabéns pelo vídeo e obrigado por relembrar a música em seu auge.
Regis! Na primeira audição também me apaixonei pela banda. Tenho hoje todos os discos, mas exatamente como aconteceu com vc, ouvi primeiro nas rádios da época: rádio Excelsior “A máquina do Som” é na rádio Difusora ! Eram as duas que tocavam mais o Pink Floyd ! 19:52 Us and Them era chamada de : “A clássica de Pink Floyd” pelo locutor da Excelsior
Sou uns quinze anos mais novo do que o Regis, e lembro que meu pai escondia o The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd para não me influenciar de alguma forma... Todavia, isto só aumentou a minha percepção do quanto este disco é especial, pois ouvindo escondido, cuidando para manter o seu estado de conservação e depois devolvê-lo ao local exato onde meu pai o escondia, me causava um estranho estado de apreensão e nervosismo que sinto até hoje ao escutá-lo novamente...
A sensação que tive quando ouvi esse álbum a primeira vez, foi de simplesmente ter minha alma saindo do corpo. Todas as músicas te trazem um sentimento diferente, e acho incrível até hoje como esse disco trás músicas que soam ao mesmo tempo lindas e divertidas quanto sombrias
Simplesmente amo esse disco, estive na Us and Them tour do Roger Waters em 2018 em Manchester (vídeos no meu canal) e é visível o impacto desse disco na terra natal dos caras, cantando todas as musicas, gente de todas as idades. Além de tocarem o Dark Side na íntegra, ainda tocaram o Animals quase todo, esse último comecei a ouvir dias antes e que delicia ter a sensação de conhecer outro disco incrível e ver eles sendo executados ao vivo foi surreal!
Meu pai me contou que "Time" tocava na abertura de um programa da TV Tupi, lá pelos fins dos anos 70. Era um programa que falava de paranormalidade, ufologia, coisas assim. Quando meu coroa após muito custo achou o disco, ele que trabalhava em rádio AM, que era até uma rádio quadrada demais para tocar Rock, usou algumas faixas para produzir vinhetas. "Money" por exemlo, ele usava de cortina quando davam notícias de economia na rádio, em alternativa a "Dinheiro na Mão" do Paulinho da Viola. Meu pai segue numa boa e aposentado, mas o "The Dark Side Of The Moom" segue comigo, inteirão e longe de ser aposentado !
É uma sensação eterna, que não acaba nunca, desde a primeira vez, somos da mesma idade amigo, mas só vim conhecer o trabalho do Pink Floyd, aos 17 anos, qd saiu o album "animais"
Quando eu escutei pela primeira vez este álbum, eu fiquei sem reação e comecei a ouvir várias vezes em looping sem parar, como David Gilmour disse uma vez, "Eu invejo os fãs de Pink Floyd, pois eles poderão ter a experiência de ouvir pela primeira vez cada música nossa." e "A música tende a ser uma expressão dos nossos momentos mais obscuros."
Também ouvi muito "Time" em um radinho portátil, onde ouvíamos a maravilhosa rádio MUNDIAL 860. Lembro que comprei esse álbum em uma loja (Ponto Musical) em Madureira. Ouvi também em uma "vitrola" com alto-falante na tampa até ganhar um equipamento da Gradiente. Como eu não tinha quarto, era no quarto do meu tio que curti muito todas as músicas no início da minha adolescência. Tenho várias lembranças muito sólidas dessa época. O início da música TIME quando toca aqueles sons de relógio me levavam para fora do corpo; e eu ainda ouvia no escuro; putz! Era demais. Tenho esses álbuns até hoje. ECHOES amo até hoje; o solo do Gilmour leva qualquer um ao espaço. Foi o primeiro álbum deles que comprei. Fico imaginando quando essas super bandas acabarem, o que teremos de qualidade para ouvir?
Maravilha de vídeo! Eu ouvi a primeira vez com 9 anos e fiquei estarrecida, na sequência perguntei ao meu pai quem eram e pedi se haviam mais albuns para ouvir e ele me presenteou com um cd do album The Wall. Amo o som até hoje.
Eu ouvia, lá nos meus 14 anos, na Rádio Mundial do Rio. Que só "entrava" aqui nas Gerais depois das 20:00 h, via AM. Depois, em Bh, começou a funcionar a Rádio Del Rey FM. No Rio, a rádio Cidade FM Que tocavam muito rock. Good times.
Mais um álbum sugerido pelo Regis Tadeu que vou no streaming para ouvir. Sempre trazendo coisa boa. Esse eu ouvi há muito tempo e nunca pensei que era tão antigo, já que ouvi na década de 90. Obrigado por trazer essas maravilhosas sugestões.
Regis, eu tenho 3 LP's, The Dark Side of the Moon, o 1o eu ouvi tanto que quase furou, o 2o que está em bom estado e o 3o que é importado, uma versão especial de aniversário de 30 anos, está lacrado, nunca foi tocado. Regis, há décadas atrás surgiu uma história que um empresário alemão montou uma fábrica de LPs para produzir um único LP, o The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, eu não me lembro em que cidade da Alemanha, você conhece essa história? Seria interessante fazer um vídeo para divulgar esse fato extremamente interessante sobre essa maravilhosa banďa.
Natal de 1976 ganhei esse disco, iria fazer 14 anos em janeiro então ( a grana era curtíssima ) era 1 presente para 2 datas... Foi meu primeiro contato com a banda, sugestão do vendedor , pois minha mãe não conhecia rock, e após ela explicar para ele que o filho dela de 14 anos, gostava de Black Sabbath, Led Zeppelin, e Deep Purple, ele disse : "...então esta fácil, leva esse..." Então meu mundo que havia sido completamente alterado por aquelas 3 bandas agora tinha um quarto elemento, a base estava pronta para aguentar o que aquele garoto iria escutar dali pra frente.
A obra prima que define um século. A arte da música no último século se divide em antes e depois dessa obra de arte. Para celebrar , vamos ouvir novamente.
Regis Tadeu parabéns pelo vídeo, eu também comprei em 1973 este álbum, tenho a versão CD normal a Gold e outro vinil com uma gramatura maior é uma acústica fantástica ! Graças a Deus meus filhos cresceram ouvindo boa música e até hoje curtem Pink Gloyd !
Meu primeiro contato com uma música do album foi de pavor. A introdução de Time foi usada na abertura de uma série de terror na década de 70 chamada "O sexto sentido" e eu morria de medo.
Eu tinha apenas 7 anos quando o disco foi lançado e a rádio AM da pequena cidade do interior de SC onde ainda moro não tocava Pink Floyd. Pelo que eu me lembro só fui conhecer o disco completo quando fui para a faculdade (1984) e comecei a completar a coleção do Pink Floyd pois tinha assistido o filme dirigido pelo Alan Parker no ano anterior e, claro, comprado o The Wall. Daí foi um passo para pesquisar a discografia e começar a coleção. A sensação que tive ao escutr The Dark SIde Of The Moon foi de que aquelas canções já eram parte da minha memória afetiva embora eu estivesse escutando o disco inteiro pela primeira vez . Elas soavam como se já as conhecesse . É por isso que Dark Side Of The Moon é meu disco favorito do Pink Floyd ( em segundo lugar, Wish You Were Here).
Por muito tempo, era o disco padrão pra teste em instalações de home theater. Lia nas muitas revistas que tinham, que os técnicos usavam esse disco pra equalizar e afinar as caixas. Tinha ele em uma fita cassete, que o Roadstar auto reverse não cansava de tocar, impulsionado por um Tojo até os falantes Selenium e os tweeters Leson..... ooo época boa....
inventei de comprar esse livro por conta do video... não comprem nesse site, procurem outro, comprei no dia 12/02 hoje é dia 24 não tem nem previsão de chegar, tentei contato com o pessoal do site, unica coisa que eles fizeram foi pedir desculpas, enfim, comprem em outro site...
Obra prima de fato e de grandíssimo sucesso. Está entre os meus favoritos. Junto com os meus favoritos Atom Heart Mother e principalmente o fantástico Meddle. Só hits como Speak To Me, que serve de ponte para a balada Breathe, que é seguida por um momento de desespero na On The Run. O icônico despertador e uma preparação inicial da faixa Time, os high notes das backing vocals na The Great Gig In The Sky. E outras fantásticas canções que nem Money, Us And Them, a improvisação de Any Colour You Like, Brain Damage e a despedida do The Dark Side com a Eclipse. Enfim, toda a tracklist dessa obra prima é incrível do início ao fim. Pode confiar.
Primeira vez que eu chorei com um álbum foi com esse obra prima uma das coisa linda que homem já fez,depois eu me emocionei quando escutei todos os álbum do beatles.
Eu também tive essas vitrolinhas com alto falantes na tampa...kkkk o vinil LP sobrava pra fora da base da vitrola que era pouco maior que o diâmetro de um compacto simples! E sim....a gente conhecia as músicas e as bandas pelas rádios AM! Soon do Yes, C' est la vie, do EL&P, Love Hurts, do Nazareth, I'm not in Love, do 10CC, tocavam junto com ABBA, Elton John, KC & Sunshine Band, Earth , Wind & Fire , Raul Seixas, Waldick Soriano, Roberto Carlos, Secos& Molhados, Tim Maia etc em rádios populares! As melhores de BH no rock e no pop internacional eram a Cultura e a Guarani! Bons tempos!
Eu estou com 52 anos só fui ouvir esse disco com uns 16 pra 17 anos influenciado por um amigo que ouvia rock progressivo Eu fiquei literalmente pirado com o som e a partir não consegui para de ouvir essa banda
Conheci o Pink Floyd quando entrei na universidade em 1974. Fiquei absolutamente impactado quando ouvi "Time" pela primeira vez. Então, descobri que existia no rock algo a mais e maior do que Beatles e Rolling Stones, embora também sejam minhas principais referências de bandas de rock desde sempre. Mas o Pink Floyd é outra coisa. É outro nível. É outra música. É maior.
Para mim Dark Side of The Moon é o maior disco de todos os tempos. Eu tenho a idade do Regis. Em 1974, quando eu tinha 14 anos, eu estava de férias escolares numa cidade do interior no sertão de Alagoas, e um amigo chegou em casa com esse disco. Como eu estava sem equipamento de som fomos para um barzinho escutar o disco. Fiquei maravilhado com o disco, era uma coisa totalmente diferente. A cidade tinha uns alto-falantes publicos pendurados nuns postes, que tocava musicas e noticiava funerais e notícias locais. Isso era muito comum nas pequenas cidades, que não tinham rádios locais. Aí eu falei pro meu amigo "cara, que disco sensacional, vamos botar prá tocar nos alto-falantes dos postes para toda a cidade escutar". Corremos para os estúdio dos alto-falantes e pedi para tocarem o disco. Aceitaram tocar e corremos para a praça e sentamos num banco para escutar o disco dos alto-falantes. Tocaram o disco todinho. Foi demais. Nunca esqueci isso.
Alto-falante com L e hífen.
deve ter sido um dia "ph0,da"
Estas memórias não tem preço. E ficam para sempre.
cara, vc teve a oportunidade de ver esse disco sendo lancado...eu no auge dos meus 17 anos escutando essa obra prima! Tem que ter um paladar muito maduro para apreciar esse disco...
Caramba que história foda. Sempre pensei na possibilidade de meter pra tocar algum som em toda a cidade hahaha
The Dark Side of the Moon é a prova de que seres humanos podem alcançar a perfeição
Eu li rápido teu nome e vi Allan parsons 😂😂😂😂
@@ScarletForte kkkkkkkkk quem me dera
Pois é..e depois desse disco teve Wish You Were Here e Animals, e antes tive o Meddle.. não dá p explicar a perfeição da arte do Pink Floyd.. isso q não citei o disco da vaca e outros.
Sim a perfeição, o Regis não achou nenhum defeito kkkkkkkkkkk
Aja do Steely Dan pra mim é o ápice da perfeição
Tenho 17 anos...pra falar a real, eu nunca fui de escutar pink floyd a uns 2 anos atrás. Certo dia eu resolvi baixar algumas musicas deles e colocar no meu celular (escutava no fone indo para o colégio). Sempre quando eu escutava a faixa "breathe" eu ficava estranhando, pq faltava a ultima parte da musica e eu achava que era erro no download que eu tinha feito. Cheguei em casa, e resolvi fazer o download em outro lugar...e ainda faltava a bendita parte final da musica. Foi ali que eu me toquei - "poxa, a faixa seguinte do álbum deve complementar". Dito e feito, abri o álbum e escutei as 3-4 primeiras faixas do álbum. Fiquei 40 minutos completamente parado na minha cadeira, olhando para o teto escutando as melhores musicas que eu ja tive o prazer de ouvir. Desde então é meu álbum favorito, principalmente as duas ultimas musicas Brain Damage e Eclipse...eu deito na cama e fico vagando no infinito dos meus pensamentos...pagaria oque fosse pra escutar de novo pela primeira vez. Escutei de cabo a rabo Animals, The Wall, Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, The Division Bell...Hoje, o pink floyd é minha banda favorita
Motta, fico feliz pela sua escolha. Tenho 65 e ainda não desisti de ouvi-los. Faço isso desde os 15 anos kkk parabéns. Há outras obras da banda que valem a pena conferir. Um grande Abraço.
Show essa história hein . Parabéns por ter pouca idade e já ter um gosto musical apurado ! Pink Floyd TB é minha banda preferida desde sempre !!
Quando baixo um disco de rock progressivo para ouvir, muitas vezes coloco todas as músicas em um único arquivo (ou baixo já assim) , em sequencia, para evitar que as músicas sejam reproduzidas fora da ordem. Em muitos casos, só dessa maneira os discos fazem sentido. É o caso do Dark Side, que faz tudo mais sentido quando escutamos em sequencia.
Esse é o efeito. Doideira demais
Parabéns cara, tenho 46 anos e a primeira vez que escutei Pink floyd eu tinha 12 anos. Paixão a primeira vista!
Esse álbum foi feito por paranormais, uma das maiores criações já feitas, se não a MAIOR!
Fico entre o Dark side e o Animals
Pet Sounds, Sgt. Peppers e Revolver existem. Mas continua sendo uma das maiores criações.
@@RicardoRodrigues-ds6mr também
@@user-zm4hs4gy4d Então encha o rabo de drogas, e crie algo semelhante.
Eu tenho uma opinião um pouco diferente. Concordo sobre o melhor álbum ser o dark side, mas the divison Bell pra mim tbm é fora da curva.
Sem exageros, no dia do aniversário do 'The Dark Side Of The Moon' deveria ser considerado feriado mundial, para que todo mundo pudesse ficar em casa para ouvir as músicas e entender as letras.
Kkkkkkk
Menos no Brasil, onde a maioria são IMBECIS e IDIOTAS, só escutam Pablo Vitar e Anita.
🤣🤣🤣
hahahaha exagerou, mas bem que eu gostaria
Eu ouvi este disco na primeira vez, em 1973 também...
Eu eram pouco mais jovem, tinha 10 anos.
Meu pai gostava de rock e fiquei maravilhado com o sim deste disco...
Era algo totalmente diferente de tudo o que eu havia ouvido e o engraçado é que, se senti para ouvi-lo hoje, na mesma hora, eu volto no tempo para aqueles dias...
Incrível!!!
Todo jovem em todos os tempos precisa conhecer este disco, inclusive desbravando as letras. A vida como ela é.
Eu tenho 31 anos e esse álbum é um divisor de águas na minha existência. Eu tenho uma tatuagem que foi inspirada pelo música Time, que é uma das minhas favoritas.
Também penso em fazer uma tatuagem com uma parte dela
50 anos de Dark Side...OBRA PRIMA MÁXIMA💙
Prefiro o the wall
Todos são obra prima
Contam meu parentes mais velhos, que eu tinha uns 3 anos quando um belo dia, colocaram no toca-discos o Dark Side of The Moon na minha presença. E contam que desde este dia eu pedia para colocarem para eu ouvir. Eu sentava na frente das caixas de som para ouvir o disco todo. Não raramente, contam que eu me pegavam chorando quando eu ouvia Breath e Us and Them.
Hoje estou com 45 anos, e ainda ouço esse album pelo menos uma vez na semana - todo. De fato, nenhuma experiência musical chegou perto disso. Simplesmente fenomenal.
Até a capa do disco é icônica e premiada. Tudo nesse álbum é maravilhoso.
Todo ser humano deveria reservar 1 hora da sua vida para escutar e entender este album
O album é um tratado humano
É o maior album da história da música
Caramba acho esse álbum muito chato
@@andreoliveira7376 o mundo da música mundial contemporanea nao acha
@@JulioCesar-wf6xf nem todo mundo pensa igual a todo mundo
@@andreoliveira7376tô contigo nessa! Até hoje nunca entendi pq cultuam tanto esse álbum. Mesmo a capa, tão premiada, é qualquer coisa. Deve ser o mesmo conceito do ouro. Alguém, em algum momento, determinou que seria valioso, e assim está sendo até os dias de hoje. Deve ser a mesma coisa esse álbum.
Considero a maior obra do rock progressivo, uma obra que jamais será superada.
Completei 50 anos em 2023. Fico feliz por ter nascido numa época de tanta qualidade musical.
Perfeito.
Já devo ter ouvido milhares de vezes esse álbum e me emociono até hoje, como se fosse a primeira vez.
Eu também já furei muito esse disco
Algumas das melhores músicas de todos os tempos estão nesse àlbum, mas para mim a música "Time" é a melhor de todas, a letra incrível, tem um dos melhores solos de guitarra e a sonoridade é maravilhosa, David Gimour e Richard Wright estavam cantando muito bem na época
Time tem a letra de música mais perfeita de todos os tempos pra mim. Todo mundo deveria conhecer essa letra, é universal
Engraçado que só se fala no solo de Confortably Numb, que é maravilhoso sem dúvida nenhuma, mas o solo de Time está no mesmo nível, ou seja nos píncaros.
A letra deTime é simplesmente perfeita.
também concordo contigo, é um dos meus preferidos esse solo , ela ao vivo fica mais bonita do que já é, o solo da música The Final Cut acho muito bonito também , High Hopes ...
@@ivanhenriqueroberto1970 o solo de confortably numb, principalmente na versão ao vivo do disco delicated souds of a thunder, é simplesmente o melhor solo de guitarra da história.
Dark Side é fora do comum...e o Relayer lá no fundo...muito bom!
Esse álbum é pra mim uma das obras de arte mais profundas já feita. A banda resumiu o ciclo da vida em 40 minutos. Desde os primeiros batimentos do coração em speak to me, o primeiro suspiro em Breath, até a luta pelo dinheiro, envelhecimento e morte com os últimos batimentos do coração em eclipse. Esse álbum é fantástico. Não só o meu preferido do Pink Floyd, mas o meu album preferido da história da música, e também uma das obras de arte mais profundas que já consumi. Sem contar a mixagem que é coisa de maluco.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
É muito difícil dizer qual música ou álbum é o melhor da história porque felizmente vivemos num período histórico em que tantas maravilhas foram criadas, e dado o avanço tecnológico temos a nosso dispor a capacidade de ouvir quantas vezes se queira estas obras de arte. Sem dúvida que o DSOTM é um dos momentos mais elevados da criação humana e um espanto e um deslumbramento que nunca terminam, mesmo para aqueles como eu que ouvem a cinquenta anos.
Costumo dizer que o cara que não conhece o Pink não pode ser considerado um roqueiro
@@marcelolima1666 costumo dizer q um cara que escreve ou fala a palavra "roqueiro" deveria perder o direito de ouvir rock and roll 🤣🤣
@@pablodRonne explica para nós como se chama quem gosta/toca rock, rocker, rockista, roquentado, rockenteiro? Ou deveríamos todos nos chamar Pablo Donne?
Esse álbum havia na versão em quadrafônico, havia o selo na capa que identificava isto, depois virou para o sistema em estéreo. O Quadrafônico era o que seria o surround de hoje, você ouvia o disco com o som vindo dos quatro cantos da sala. Uma experiência incrível! As lojas de disco usavam este LP para mostrar a qualidade de seus "modernos" equipamentos: pickups e amplificadores que possuíam válvula e circuito integrado, as caixas de som tinham concreto na base, para que elas não ficassem passeando pela sala, tremia o piso, os pés e também a caixa torácica, era a verdadeira imersão.
Que ano?
Meu pai tem o vinil do quadrifônico, o som era impressionante para a época
@@Berguer 1973 / 1974
Pra mim ainda continua moderno, era e é sensacional
😱😱😱😱😱😱😱😱😍😍😍😍👏👏👏👏👏🌿🌱☘️🌱🌱🌱☘️☘️🍃🍃🍀
No video documentário sobre o Dark Side feito pela Eagle Records, tanto David Gilmour quanto Roger Waters falam extensivamente sobre as conexões entre Meddle e Dark Side. Outro ponto significativo é que o álbum foi gravado por Allan Parsons mas foi mixado pro Chris Thomas. Segundo Nick Mason, se não fosse por Chris Thomas, Dark Side seria um disco muito diferente. Um terceiro aspecto interessante é que praticamente todas as músicas do álbum foram compostas um ano antes da gravação e testadas em apresentações ao vivo. Bem poucas músicas, como The Great Gig in the Sky foram compostas durante o processo de gravação. David Gilmour já disse em diversas entrevistas que Money é tocada em 7x8 e não em 7x4. Por fim, o Pink Floyd, apesar de ser uma banda muito experimental na época, já tinha uma razoável exposição no mercado brasileiro porque uma de suas músicas, Summer 68, havia sido usada como trilha sonora da propaganda do Banco Nacional que antecedia a abertura real do Jornal Nacional, em 1969 e 1970
Inesquecível isso!!! Só anos depois que eu vim a saber que a música de abertura do JN era do disco da vaca do Pink Floid. A Rede Globo na época gostava de fazer isso de usar músicas de bandas de rock nas aberturas dos seus telejornais. Ela usou na abertura do Jornal da Globo nos anos 70/80 uma música do Emerson Lake & Palmer também.
Uma das melhores bandas da história com um dos melhores álbum de todos os tempos !! Tenho filhos e sempre ouvimos juntos, porque tudo que é bom tem que ser eternizado !!!
Esse álbum vai de encontro às crises existenciais do ser humano. Letras profundas e arranjos poderosos, sem falar do conceito da capa, que é perfeita.
Conheci disco do Pink conheci em 1979 quando tinha 20 anos. Foi o meu Primeiro Disco que ouvi do Pink Floyd, emprestado por colega de serviço. Já fui em shows do Roger em São Paulo e em Bh. Não tive oportunidade de ir em algum do David, espero um dia ainda ir. Fiz até uma tatuagem do Prisma na perna, (incentivado por minha filha ) isso depois dos 55 anos rsrsrsrs, nunca é tarde pra realizar sonhos. Comprei o livro hoje, com desconto.
Lembro que a rádio Mundial tocava muito Time e Money. Nossa!! Era um choque. Comprei o disco em 73 ou 74, na mesma idade sua. Um dos poucos discos que dava para ouvir inteiro. A voz do Gilmour, os solos. Sem palavras.
E a Mundial cometia o sacrilégio de cortar o solo do Gilmour, na Time.
Simplesmente Fantástico quando ouvi pela primeira vez, fiquei com as sensações deste LP por dias até conseguir comprar o disco, isto aconteceu mais ou menos nesta época 1 972 ou 1973, hoje com 67 anos, ouço regularmente, não envelhece, como disse o Tadeu é uma obra prima, a melhor Banda que já existiu, sou fan incondicional.
Ouço esta Obra prima desde meados de 1973, até os dias atuais. Não me canso nunca. Pink Floyd é referência sempre, meus ídolos Richard Wright e David Gilmour
Não esqueça do Waters kk.. pode ser maluco, mas todo o conceito e letras vem dele
tu escutou cada música umas 10000 vezes pelo menos
Meus ídolos também. David Gilmour é um músico completo!
Maravilhosa experiência, todas as vezes que ouço.
Acho que o Dark Side tem uma conexão muito mais direta e óbvia, com seu sucessor, Wish You are Here.
Aliás algumas músicas foram apresentadas em trabalho de estúdio no filme Pink Floyd At Pompei de 1972. Quando o Dark Side começou a ser gravado.
E a mim também, Regis, a sequência Brain Damage e Eclipse, me causam sempre uma comoção. Não gosto de ouvir uma sem a outra. Eclipse é a conclusão apoteótica de Brain Damage.
Todo mundo da minha geração, inclusive nossos país, tios e avós conheceram e gostaram do que ouviram nesta obra prima! Inclusive quem não era chegado em rock!
Lembro de vários falando:
" coloca aquela música dos relógios " ou aquela da "caixa registradora" ou aquela " em que uma mulher canta divinamente"!
Um marco!!
Muito criativos, sons diferentes não instrumentais e até falas durante a música
Absolutamente justa a lembrança de um produto que foi considerado um marco ou divisor na história da música. As canções despertam até hoje uma quantidade estonteantes de emoções variadas capazes de tocar muito profundamente a alma das pessoas de variados modos. Esse álbum jamais envelhecerá, e nos parecerá sempre atual ou a frente... Como de uma hora para outra esses caras conseguiram do nada criar um espetáculo desses? O ruim deve ter sido a sensação que mesmo fazendo outras coisas espetaculares, os caras sabiam que jamais conseguiriam conceber outra obra do mesmo quilate...
PRA MIM ....A MELHOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS
Atemporal, até um mlk de 15 anos hoje se entender minimamente de música vai amar o álbum. Sensacional
Com 15 anos, em 73, lavava o Dodge Dart cupê do meu pai para ouvir Meadows e Dark Side no toca-fita do carro. Eu ficava imaginando como eram os shows, os caras da banda, como tocavam... depois comprei os discos, camisetas, shows... e hoje as minhas filhas sabem do que gosto de escutar!
Meddle.
@@fernandofraga5153 thank`s
Eu nunca havia escutado os Pink Floyd, quando em uma casa de venda de equipamentos modulares, a "Telton " em 1973 ouvi tocar no então sistema quadrifõnico "Us them". Imediatamente os ecos contidos na música me chamaram a atenção e a qualidade da gravação me deixaram numa situação surreal. A partir de então tornei-me um incondicional ouvinte e pesquisador do Pink Floyd e tudo o que dizia respeito a eles como vídeos VHS, LP!s, e depois os CD's e AVI's. Coleciono tudo e tudo começou a partir da audição de "Us them". (Nós e eles) em 1973.
Eu já possuía um histórico de ouvinte de "Rock" como os Beatles, os Roling Stones e com o "Rock Erudito" do Pink Floyd pude aprimorar o meu gosto musical.
Parabéns pelos 50 anos, Dark side of the mon! Você continua atual e com muita vitalidade!
Esse álbum é tão marcante que só de falar sobre ele eu me arrepio, traz muitas memórias boas. Um dos melhores de todos os tempos
Minha sensação foi de paz e ao mesmo tempo, especialmente quando ouvi Money, foi de algo revolucionário, que trouxe à tona meu lado contestador, de consciência social e que tem moldado minha vida pessoal e profissional.
O disco que antecede o Dark Side é o Obscured by Clouds. Foi gravado num pequeno intervalo de 10 dias das gravações do "disco do prisma" É um disco fabuloso. Não tem a mesma produção apurada do The dark side, mas acho que é ali onde eles conseguiram a fusão ideal de soar experimentais e acessíveis, ao mesmo tempo.
Obscured by Clouds é um disco muito subestimado. Gosto muito desse disco.
Foi exatamente a essa conclusão que cheguei quando ouvi o Obscured.
Exatamente. Acho que Childhood's End soa como um prelúdio de Time.
@@Juaresseemann Pois é. O mesmo tipo de levada, meio funk, meio R&B
@@ricardomenezes1223 Sim! Bastante subestimado. Tem bastante coisa boa nesse álbum. Talvez esteja no meu top 5 de discos do Floyd.
Quando escutei este álbum pela primeira vez, foi em uma tarde ensolarada, estava sozinho em casa e no meu quarto de porta fechada, vi algum vídeo falando sobre este álbum, e resolvi escutar ele por inteiro. Essa foi a MAIOR experiência de outro mundo que já tive, interessante como as melodias transformam em uma breve viagem no tempo. Tive uma visão surreal que pode ter a ver como uma visão de meus pensamentos, que já vivi a muitos anos e a pouco tempo, vi também imagens de meus sonhos, paisagens lindas e encantadoras. Bom, na primeira faixa estava escuro, e também percebi meu batimento bem forte, cada vez mais forte... Com a segunda faixa tive uma visão surreal de um dos meus sonhos que de vez em quando eu lembrava dessa paisagem linda, que não lembro de ter visto ou vivido, depois de tão belo que era aquele lugar, começa a faixa "On The Run", senti que ficou tudo escuro e sombrio e também não tinha mais aquela paisagem linda, vi o céu escuro, estava correndo de uma coisa que eu não sei o que era, o medo fazia eu correr. Com isso encontro uma capela ou igreja, não lembro direito, só lembro que lá dentro parecia ter uma cruz com Jesus, quando entrei lá tocou vários sinos que pareciam vir de cima, assim começa a faixa "Time" tive uma visão bem interessante das pessoas presentes em minha vida, meu primeiro amor, cada sorriso de cada um, eu sentia o toque de cada pessoa, como uma despedida, sentia que eu estava chorando, mas chorando de alegria. Depois disso tudo ficou escuro de novo, e tive uma visão de todas as brigas que eu fiz, e nem me lembrava, todas as discussões e etc, isso me pesava muito enquanto escutava o piano e uma voz linda que vinha do céu, na faixa "The Great Gig In The Sky". Com isso tive uma outra visão bem interessante, com a faixa "Money", tive a visão de todas as coisas que na minha vida estavam relacionadas com o dinheiro, como trabalhos, bens materiais, e ostentação. Tive a visão de várias pessoas com mulheres, carros luxuosos, drogas e sem espiritualidade, depois disso senti que eu estava ofegante com todas aquelas imagens e arrependido de tudo de ruim que eu fiz com o mau uso do dinheiro, me senti afundando debaixo d'água, quando estava quase sem ar. Logo em seguida, no final da minha experiência, quando estava me afogando olhei para cima e vi uma luz bem forte, estava ficando cada vez mais forte, até quando eu não senti mais falta de ar. Isso foi lindo, parecia um eclipse seguindo de uma voz maravilhosa que parecia que ouvia antes. Com isso, a última faixa "Eclipse" tive um sentimento de paz seguido de alegria, não tinha mais medo de nada, estava olhando para um eclipse diante dos meus olhos, o estranho que parecia que estava em outra lua vendo o eclipse. Quando o eclipse estava quase terminando tudo ficou escuro de novo, não estava sentindo mais medo e nem solidão, estava me sentindo livre e também liberto de uma coisa que eu não consigo saber. Nos últimos minutos, senti o batimento de novo com outras vozes falando de canto, e aí, tudo ficou escuro e sem som e acabou.
Não sou bom em relatar acontecimentos, mas esse foi a coisa mais surreal que ouvi e vi até agora.
Obrigado Pink Floyd, como você transforma músicas em metáforas e surrealismo e o sobrenatural, CARA QUE LOUCO!!!!
Meu pai Silas ouvia muito o disco do Pink Floyd em minha casa, principalmente nos finais de semana. Eu nasci no meio dos grandes clássicos do rock.
A sensação que eu tive quando ouvi Pink Floyd pela primeira vez foi de ouvir uma das bandas mais criativas de todos os tempos, aparentemente eles não copiam ninguém e ninguém consegue copia-los, por exemplo a música "The great gig in the sky" é única criada pelo baterista e inspiração de uma vocalista, uma música com vocal mas sem letra, entre tantas outras, Time, Confortable Numb, etc...etc...
Quando eu ouvi time eu estava no ônibus. Nesse momento minha alma saiu do meu corpo kkkkkk foi incrível. E quando ouviu todo o álbum foi mais incrível ainda. Valeu mestre.
Sim, Régis!!! Existem vários registros em shows de 1972 de um esboço principalmente de " Any Colour you Like"
Inclusive.......essa faixa pra mim é uma das mais fantásticas da história da banda! Mas é uma opinião controversa para a massa!! Mas dentro de um universo ausente e psicodélico e teoricamente um mergulho na insanidade de um "ser"..... É uma melodia totalmente vanguardista!!
Cara
..... Pink Floyd é rei!!!!!
Escutei pela primeira vez em 1997 com 4 anos de idade em uma viagem de carro. Meu pai selecionou alguns discos, entre eles o Dark Side. É simplesmente o meu disco favorito de todos os tempos e a primeira lembrança que tenho na música. Acho incrível como o disco é atemporal, temos histórias incríveis de milhares de pessoas ao longo dos 50 anos.
Pink Floyd p mim é até este disco ..Ali é tudo Cd?! Legal 👌 vê um disco contigo tantos séculos..+ uma inscrita!
Há 50 anos que eu ouço esse treco todos os dias!!!!
Primeiro foi na fita K7, depois no LP, depois no CD, e agora no Spotify.
E que venha a próxima mídia!!!
A primeira vez que eu ouvi Pink Floyd, Foi incrível, quando ouvir Dark Side of the Moon Foi algo Mágico!!!
Para mim é o maior disco da história da música, quando terminei de ouvir eclipse, senti um alívio, uma sensação ótima de ouvir tudo aquilo, e me perguntei por que não o ouvi antes. É perfeito, não mudaria nada nele, é sempre uma viagem escutá-lo
Fala Regis! O meu vinil tbm é da tiragem de 73 Nacional! O ano do lançamento do disco! E a gravação é 10, mesmo sendo nacional!👏👏👏
Quando ouvi o disco todo pela primeira vez, foi uma sensação indescritível, foram várias emoções a cada música. Parecia que estava em outro mundo. Com certeza é uma obra prima na história da música!!!
Também já ouvi muito rádio. Inclusive conheci o pink floyd através dele é agradeço. Tenho esse disco em cd.
Regis pode até ter comprado o disco em 73 mas o bolachão que ele mostra pra câmera é um repress de 1985 hehehehe. Pô, Regis!
Outra observação: embora a banda tenha começado a trabalhar no "Dark Side" assim que o "Meddle" foi lançado, ainda teve o "Obscured By Clouds" entre os dois!
Uma verdadeira obra prima..
Também tenho ele em vinil e em cd e jamais me canso de ouvir!
"Derramo lágrimas toda vez que eu ouço"
Eu também, tio Régis. Eu também... 😢
A primeira música do Pink Floyd que ouvi foi Another brick in the wall, já no final dos anos 80. quando cheguei em Brasíla em 91 comprei o álbum The Wall e fiquei impactado. Esse álbum é para mim o melhor álbum de Rock de todos os tempos, cada música é uma arte.
Dark Side é um disco tao fenomenal que é impossível nao se emocionar ouvindo ele. Como o Regis disse é de chorar mesmo ouvindo as duas ultimas músicas ao ponto de dar um no na garganta so em tentar cantar elas. Lembro que em 2018 eu tive uma crise de choro no show do Roger quando ele começou a tocar Brain Damage, chorava assistindo pulse também assim que começa os acordes dela. Os caras estavam iluminados quando criaram ele, tenho o vinil igual esse do Roger que ganhei de um tio meu quando tinha 14 anos, foi o primeiro contato com o Pink Floyd, paixão a primeira vista. Realmente se for ver no geral é um disco com acordes simples, o que faz admirar ainda mais a grandiosidade da banda que soube transformar algo relativamente simples em tão complexo trabalhando com o uso dos efeitos numa época que era tudo analógico. Um marco que entrara para a historia da humanidade como uma das obras primas musicais.
The Dark Side of the Moon é magnífico é deprimente ao mesmo tempo!!!
As reflexões sobre as letras da músicas me faz pensar o quanto somos descartáveis e a vida passa em um piscar de olhos
A qualidade sonora desse disco é algo tão fantastica que parece que foi feito nos dias de hoje !!! Obra prima em todos os sentidos !! E se passaram 50 anos , simplesmente inacreditavel
Ouço esse álbum desde que era criança, na década de 90. Meu pai, assim como o próprio Regis disse, também foi cria do rádio, e ele que me apresentou diversas músicas e bandas que escuto religiosamente até hoje.
Toda vez que Pink Floyd, e principalmente o THE DARK SIDE OF THE MOON toca, me vem sempre a mesma sensação: “Que obra prima. Esse é o verdadeiro significado de transcendência.”
Hoje eu tenho de noção de que naquela época eles eram um bando de jovens com a cabeça fudida e afundados em muito ácido, mas, a obra é maior que os artistas.
Esse álbum é simplesmente perfeito. Se houver uma edição especial comemorativa de 50 anos, pode ter certeza que a comprarei.
Minha experiência foi muito falha pq, quando descobri o Pink Floyd foi na época do pulse e eu ainda não entendia o funcionamento da banda e das canções. Mas com o passar do tempo eu consegui apreciar a obra corretamente. É sempre um deleite e é uma obra a qual eu gostaria de nunca ter ouvido antes, só pra poder ter a experiência da primeira vez. ❤
Regis, valeu mesmo pelo livro do Nick. Tava atrás a um tempão e não achava por um bom preço. Dark Side é um caso raro de disco q vc deve escutar sem pular uma só faixa.
Eu conheço este disco desde criança, não consigo precisar quando escutei pela primeira vez (tinha uns 6 ou 7 anos, talvez) e tínhamos uma vitrola vermelha que parecia uma maleta e a tampa era a caixa de som. Os barulhos de despertador me chamavam a atenção, imaginava um desenho animado com os despertadores tocando.Hoje, nem faço ideia que fim esse vinil levou (era do meu pai e ele perdia muitos vinis...) Com os anos a audição ficou mais madura e passei a entender melhor as músicas do disco. Até hoje Time me emociona, não sei se o Regis Tadeu se lembra, mas era comum essa música ser tocada nas rádios (pelo menos nas mais comerciais, já nos anos 80) cortada pela metade. Esse disco é para escutar de verdade, com bons fones de ouvido e viajar, emergir na música e parar apenas quando a última nota é tocada.
escutava em um equipamento philips, meu LP de todos os dias =) lembro que o ano era 1982 na época existia uma rádio em Goiânia que se chamava antena 1, e rolava muita música boa, parabéns pelo vídeo e obrigado por relembrar a música em seu auge.
Até hoje parece que estou escutando pela primeira vez. É tão incrível que as vezes não consigo nem cantar, só ouvir e admirar.
Comecei a curtir Pink Floyd com o The Wall,mas o Dark Side é INCOMPARÁVEL!!!Arrepio todas as que ouço!!!
Mesmo hoje com 14 anos, considero o The Dark Side of the Moon um dos melhores e perfeitos álbuns da história da música.
Regis! Na primeira audição também me apaixonei pela banda. Tenho hoje todos os discos, mas exatamente como aconteceu com vc, ouvi primeiro nas rádios da época: rádio Excelsior “A máquina do Som” é na rádio Difusora ! Eram as duas que tocavam mais o Pink Floyd ! 19:52
Us and Them era chamada de :
“A clássica de Pink Floyd” pelo locutor da Excelsior
Esse disco parece algo de outro mundo de tão cristalino! Fabuloso
Sou uns quinze anos mais novo do que o Regis, e lembro que meu pai escondia o The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd para não me influenciar de alguma forma... Todavia, isto só aumentou a minha percepção do quanto este disco é especial, pois ouvindo escondido, cuidando para manter o seu estado de conservação e depois devolvê-lo ao local exato onde meu pai o escondia, me causava um estranho estado de apreensão e nervosismo que sinto até hoje ao escutá-lo novamente...
A sensação que tive quando ouvi esse álbum a primeira vez, foi de simplesmente ter minha alma saindo do corpo. Todas as músicas te trazem um sentimento diferente, e acho incrível até hoje como esse disco trás músicas que soam ao mesmo tempo lindas e divertidas quanto sombrias
Tenho a mesma sensação. É um disco que traz um sentimento febril. Uma obra prima.
Simplesmente amo esse disco, estive na Us and Them tour do Roger Waters em 2018 em Manchester (vídeos no meu canal) e é visível o impacto desse disco na terra natal dos caras, cantando todas as musicas, gente de todas as idades. Além de tocarem o Dark Side na íntegra, ainda tocaram o Animals quase todo, esse último comecei a ouvir dias antes e que delicia ter a sensação de conhecer outro disco incrível e ver eles sendo executados ao vivo foi surreal!
Um dos meus álbuns preferidos de todos os tempos.
Meu pai me contou que "Time" tocava na abertura de um programa da TV Tupi, lá pelos fins dos anos 70. Era um programa que falava de paranormalidade, ufologia, coisas assim. Quando meu coroa após muito custo achou o disco, ele que trabalhava em rádio AM, que era até uma rádio quadrada demais para tocar Rock, usou algumas faixas para produzir vinhetas. "Money" por exemlo, ele usava de cortina quando davam notícias de economia na rádio, em alternativa a "Dinheiro na Mão" do Paulinho da Viola. Meu pai segue numa boa e aposentado, mas o "The Dark Side Of The Moom" segue comigo, inteirão e longe de ser aposentado !
Sensação de uma musicalidade singular e única que não é fatigante nem cansa os ouvidos de quem escuta.
O triângulo das 2 edições que eu tenho é diferente. Regis obrigado por esse vídeo irmão!!!!!
Tenho esse duplo ,ao ouvir p primeira vez fiquei maravlhado
Amo esse álbum, mas ainda para mim o wish you are here ,pega na minha alma, que banda maravilhosa o pink floyd, tantos outros álbuns lindo...
Esse álbum é fantástico, uma verdadeira obra prima do Pink Floyd. Um álbum que entrou para história do Rock.
É uma sensação eterna, que não acaba nunca, desde a primeira vez, somos da mesma idade amigo, mas só vim conhecer o trabalho do Pink Floyd, aos 17 anos, qd saiu o album "animais"
Quando eu escutei pela primeira vez este álbum, eu fiquei sem reação e comecei a ouvir várias vezes em looping sem parar, como David Gilmour disse uma vez, "Eu invejo os fãs de Pink Floyd, pois eles poderão ter a experiência de ouvir pela primeira vez cada música nossa." e "A música tende a ser uma expressão dos nossos momentos mais obscuros."
Também ouvi muito "Time" em um radinho portátil, onde ouvíamos a maravilhosa rádio MUNDIAL 860. Lembro que comprei esse álbum em uma loja (Ponto Musical) em Madureira. Ouvi também em uma "vitrola" com alto-falante na tampa até ganhar um equipamento da Gradiente. Como eu não tinha quarto, era no quarto do meu tio que curti muito todas as músicas no início da minha adolescência. Tenho várias lembranças muito sólidas dessa época. O início da música TIME quando toca aqueles sons de relógio me levavam para fora do corpo; e eu ainda ouvia no escuro; putz! Era demais. Tenho esses álbuns até hoje. ECHOES amo até hoje; o solo do Gilmour leva qualquer um ao espaço. Foi o primeiro álbum deles que comprei. Fico imaginando quando essas super bandas acabarem, o que teremos de qualidade para ouvir?
Maravilha de vídeo! Eu ouvi a primeira vez com 9 anos e fiquei estarrecida, na sequência perguntei ao meu pai quem eram e pedi se haviam mais albuns para ouvir e ele me presenteou com um cd do album The Wall. Amo o som até hoje.
The Wall é para mim o melhor album dos PF^^
Eu ouvia, lá nos meus 14 anos, na Rádio Mundial do Rio. Que só "entrava" aqui nas Gerais depois das 20:00 h, via AM. Depois, em Bh, começou a funcionar a Rádio Del Rey FM. No Rio, a rádio Cidade FM Que tocavam muito rock. Good times.
Mais um álbum sugerido pelo Regis Tadeu que vou no streaming para ouvir. Sempre trazendo coisa boa. Esse eu ouvi há muito tempo e nunca pensei que era tão antigo, já que ouvi na década de 90. Obrigado por trazer essas maravilhosas sugestões.
Regis, eu tenho 3 LP's, The Dark Side of the Moon, o 1o eu ouvi tanto que quase furou, o 2o que está em bom estado e o 3o que é importado, uma versão especial de aniversário de 30 anos, está lacrado, nunca foi tocado. Regis, há décadas atrás surgiu uma história que um empresário alemão montou uma fábrica de LPs para produzir um único LP, o The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, eu não me lembro em que cidade da Alemanha, você conhece essa história? Seria interessante fazer um vídeo para divulgar esse fato extremamente interessante sobre essa maravilhosa banďa.
Gostei muito de ouvir esse disco desde a primeira audição. Ele tem todas as faixas boas, e os efeitos sonoros são demais.
Natal de 1976 ganhei esse disco, iria fazer 14 anos em janeiro então ( a grana era curtíssima ) era 1 presente para 2 datas...
Foi meu primeiro contato com a banda, sugestão do vendedor , pois minha mãe não conhecia rock, e após ela explicar para ele que o filho dela de 14 anos, gostava de Black Sabbath, Led Zeppelin, e Deep Purple, ele disse : "...então esta fácil, leva esse..."
Então meu mundo que havia sido completamente alterado por aquelas 3 bandas agora tinha um quarto elemento, a base estava pronta para aguentar o que aquele garoto iria escutar dali pra frente.
A obra prima que define um século. A arte da música no último século se divide em antes e depois dessa obra de arte. Para celebrar , vamos ouvir novamente.
Eles estavam completamente iluminados
Nesse século Anita ...
Regis Tadeu parabéns pelo vídeo, eu também comprei em 1973 este álbum, tenho a versão CD normal a Gold e outro vinil com uma gramatura maior é uma acústica fantástica !
Graças a Deus meus filhos cresceram ouvindo boa música e até hoje curtem Pink Gloyd !
Meu primeiro contato com uma música do album foi de pavor. A introdução de Time foi usada na abertura de uma série de terror na década de 70 chamada "O sexto sentido" e eu morria de medo.
Que coincidência, era molequinho, e morria de medo da introdução de Time, nunca mais esqueci essa música, depois, que descobri que era da Pink Floyd
Eu tinha apenas 7 anos quando o disco foi lançado e a rádio AM da pequena cidade do interior de SC onde ainda moro não tocava Pink Floyd. Pelo que eu me lembro só fui conhecer o disco completo quando fui para a faculdade (1984) e comecei a completar a coleção do Pink Floyd pois tinha assistido o filme dirigido pelo Alan Parker no ano anterior e, claro, comprado o The Wall. Daí foi um passo para pesquisar a discografia e começar a coleção. A sensação que tive ao escutr The Dark SIde Of The Moon foi de que aquelas canções já eram parte da minha memória afetiva embora eu estivesse escutando o disco inteiro pela primeira vez . Elas soavam como se já as conhecesse . É por isso que Dark Side Of The Moon é meu disco favorito do Pink Floyd ( em segundo lugar, Wish You Were Here).
Pra mim o melhor disco de rock de todos os tempos.
Para mim foi meu primeiro disco de rock, inesquecível. 👏👏👏
O melhor álbum de todos os tempos!
Por muito tempo, era o disco padrão pra teste em instalações de home theater. Lia nas muitas revistas que tinham, que os técnicos usavam esse disco pra equalizar e afinar as caixas. Tinha ele em uma fita cassete, que o Roadstar auto reverse não cansava de tocar, impulsionado por um Tojo até os falantes Selenium e os tweeters Leson..... ooo época boa....
inventei de comprar esse livro por conta do video... não comprem nesse site, procurem outro, comprei no dia 12/02 hoje é dia 24 não tem nem previsão de chegar, tentei contato com o pessoal do site, unica coisa que eles fizeram foi pedir desculpas, enfim, comprem em outro site...
Obra prima de fato e de grandíssimo sucesso. Está entre os meus favoritos. Junto com os meus favoritos Atom Heart Mother e principalmente o fantástico Meddle.
Só hits como Speak To Me, que serve de ponte para a balada Breathe, que é seguida por um momento de desespero na On The Run.
O icônico despertador e uma preparação inicial da faixa Time, os high notes das backing vocals na The Great Gig In The Sky.
E outras fantásticas canções que nem Money, Us And Them, a improvisação de Any Colour You Like, Brain Damage e a despedida do The Dark Side com a Eclipse.
Enfim, toda a tracklist dessa obra prima é incrível do início ao fim. Pode confiar.
Primeira vez que eu chorei com um álbum foi com esse obra prima uma das coisa linda que homem já fez,depois eu me emocionei quando escutei todos os álbum do beatles.
Eu também tive essas vitrolinhas com alto falantes na tampa...kkkk o vinil LP sobrava pra fora da base da vitrola que era pouco maior que o diâmetro de um compacto simples!
E sim....a gente conhecia as músicas e as bandas pelas rádios AM!
Soon do Yes, C' est la vie, do EL&P, Love Hurts, do Nazareth, I'm not in Love, do 10CC, tocavam junto com ABBA, Elton John, KC & Sunshine Band, Earth , Wind & Fire , Raul Seixas, Waldick Soriano, Roberto Carlos, Secos& Molhados, Tim Maia etc em rádios populares!
As melhores de BH no rock e no pop internacional eram a Cultura e a Guarani! Bons tempos!
Eu estou com 52 anos só fui ouvir esse disco com uns 16 pra 17 anos influenciado por um amigo que ouvia rock progressivo
Eu fiquei literalmente pirado com o som e a partir não consegui para de ouvir essa banda
Né, vc começa a ouvir e nunca mais quer parar
Conheci o Pink Floyd quando entrei na universidade em 1974. Fiquei absolutamente impactado quando ouvi "Time" pela primeira vez. Então, descobri que existia no rock algo a mais e maior do que Beatles e Rolling Stones, embora também sejam minhas principais referências de bandas de rock desde sempre. Mas o Pink Floyd é outra coisa. É outro nível. É outra música. É maior.
A sensação que eu tive ao ouvir pela primeira vez foi que eu havia passado por um portal e alcançado o futuro.
Pink Floyd a maior banda de Rock Progressivo do mundo todos seus trabalhos são maravilhosos.