@@danieldalvesesilva2905 Estava arrendada, mas ñ estava entregue ainda, os funcionários eram do Leonardo que era o responsável pela limpeza da terra para plantio de soja, Leonardo pagou multas e indenizações. Pesquisa básica no Google saberia disso.
Pois é rapaz! Como é possível as empresas chinessas serem tão agressivas, num mercado tão competitivo praticando preços tão atraentes? A resposta veio a tona.
@@Tilois vc esta dizendo que todas as empresas chinesas de veiculos estao usando mao de obra analoga a escravidao? Meio perigoso isso ai, em, brother. Acho que valeria falar especificamente da BYD Que há mao escrava na China, ja sabemos. Mas ai voce tem que parar de usar esse celular em que digitou esse comentario rs
Seu pensamento não faz o menor sentido, pois construir barracão não é a atividade fim da BYD. Agora se tiver esse tipo de tratamento na produção dos carros, daí você volta aqui e taca na minha cara "Tá vendo"
Tem que investigar todos os envolvidos nesse caso . Inclusive os políticos nacionais e regionais tbm. Qual o motivo da Byd trazer esses trabalhadores chineses para trabalhar aqui no Brasil se aqui tem mão de obra suficiente pra fazer a obra . Tem caroço nesse angu. Tem que investigar a fundo . Se possível embargar até a obra .
@@wellingtoncarvalho7153 no Brasil não tem mão de obra disponível nas condições de trabalho que eles oferecem. É muito provável que eles não entendam que aquelas condições sejam análogas a escravidão e que tudo estava normal.
@@guiovanemaria2599 concordo em partes viu, não sou de generalizar, mas essa questão de gente com preguiça de trabalhar por causa de bolsa família ou outros benefícios sociais é uma triste realidade.
No dia anterior a estourar este episódio eu estava decidido a ir em uma agência da byd comprar meu seal. Perderam um cliente. Acabei comprando um jetta gli.
@@CarroEsporteClubeEu me pergunto, essa gente queria que os canais pedissem forca para os diretores da BYD? Reportaram o problema e afirmaram que não faram parceria com a empresa, ao menos enquanto os fatos não se esclarecerem. Essa gente quer um discurso xenofóbico.
No mais, acho que a BYD não deva ser cancelada por isso. Acho que tudo isso tá sendo maximizado por ser uma marca chinesa. Já já vão colocar culpa até na GWM que não tem nada a ver. @@CarroEsporteClube
Se todos tivessem esse posicionamento em todos os casos de denúncia de trabalho escravo envolvendo empresas e fazendas não importando a nacionalidade estaríamos vivendo num mundo bem mais saudável. Parabéns pelo posicionamento.
Definitivamente, a pouca autonomia dos carros e problemas no pós venda, não são as piores coisas que envolvem essa marca. Eu não comprei e jamais comprarei seus veículos. Parabéns pelo posicionamento de vocês.
Obviamente que a BYD fez vista grossa, sabia do problema mas fingiu não ser dela o problema. E a empresa chinesa de terceirização não respeitou lei brasileira e nem a lei chinesa e junto disso colocou seus funcionários num limbo jurídico e escravocata
Boa noite Camila e tchê Camanzi! Minha opinião é que é surreal em pleno século 21 uma empresa do tamanho da BYD não saber quem estava contratando para fazer obras, como o Emílio disse essa mesma empresa já teve problemas na china e mesmo assim os contrataram novamente, ou seja a BYD é solidária ao acontecido. Coitados dos trabalhadores que devem estar em Pânico da possibilidade de ir pra China, pois lá o bicho pega para o lado deles. Não quero pensar, mas a prova está aí na nossa fuça que a BYD que é o caso agora está fazendo ótimos carros mas em cima de mão de obra quase escrava, agora imaginem lá. Lamentável.
Parabéns Camila e Emílio pela coragem de enfrentar uma situação muito delicada com firmeza e elegância. Se toda a imprensa se posicionasse como vocês, com certeza as pessoas teriam acesso a uma formação de opinião mais sólida e esclarecida.
Tudo absurdo nessa construção da BYD... Já começa errado ao não contratar empreiteira daqui com trabalhadores brasileiros. Mas sabemos porque agora nada vira mais escândalo, tudo é tratado como normal. É muito amor ❤
Obrigado pelos esclarecimentos, vcs fazem um excelente trabalho de informação, na minha opinião agem corretamente em questionar esses pontos obscuros da marca e desses.daros terríveis.
Empresa picareta tem em todos os lugares. Aqui na obra tem um ajudante que disse que trabalhou 5 anos e nunca recebeu um dia de honra extra, fora os recolhimentos que não foram feitos.
Família Camanze, muito bom o posicionamento de vocês não é só falar bem da empresa ou dos carros, errou também tem que falar, parabéns ...abraço Cabral de SP.
Parabéns ao canal pelo esclarecimento e posicionamento certeiro . Enquanto muitos ficam " em cima do muro " vocês representaram o valor humano e respeitoso que todos os trabalhadores precisam ser tratados . BYD supostamente cometeu crimes e sabemos que tem mais personagens nessa história. Que sejam investigados e se comprovados , que respondam nas esferas responsáveis.
Parabéns pelo posicionamento! A gente sabe da inovação da byd! Ainda bem que vocês simplesmente não fizeram como as porcarias dos outros canais que simplesmente pegaram um carro da byd e fizeram um vídeo só pra pegar a onda da notícia!
Quem conhece o modus operandi das empresas chinesas não se surpreende com isso. Eles estão por todo continente africano, implantando infraestrutura com financiamento a juros "camaradas". A mão de obra nunca é local. É sempre chinesa. E se o país não conseguir pagar o empréstimo, tem cláusula contratual que passa a área explorada para o domínio chinês. A forma moderna de aumentar território sem dar um disparo sequer. Nós aqui temos que ficar muito espertos com isso. Feliz 2025 família Camanzi. Um abraço.
Onde existe isso de um país perder parte de seu território para outro porque não pagou um empréstimo? Viu no ZAP? Porque o FMI não tomou terras do Brasil e Argentina quando houve inadimplência? Não acredite em qualquer conversinha...
@@JLVLeo Nada a ver comparar empréstimo chinês com o do FMI. A China não publica registros de seus empréstimos estrangeiros, e a maioria de seus contratos contém cláusulas de sigilo que impedem os envolvidos de revelarem seu conteúdo. O país alega que essa confidencialidade é uma prática comum em contratos de empréstimo internacionais. Existe sim certas "armadilhas da dívida" para obter vantagem sobre outros países. Tem várias matérias nas mídias que falam sobre esse assunto.
@JLVLeo Se você observar o que está acontecendo no continente africano, a respeito da construção de portos e de outros equipamentos de infraestrutura que auxiliem a China na Niva Rota da Seda, vai comprovar o que estou relatando. Em relação a FMI, esqueça. Os tempos são outros e essa turma não joga pelas regras. Tanto que fazem parte de um eixo, chamado eixo das ditaduras. Paz e luz.
Parabéns pelo posicionamento, nosso país demorou muito para termos leis que protegem nossos trabalhadores, quem não se enquadrar, não pode participar de nossa economia também!!!
Bem, no meu modo de ver a dois pesos e duas medidas neste caso. Vejamos: a bem pouco tempo atras todos sabiam que empresas gigantes usavam suas fabricas na China tanto pelo mercado gigantesco como pela mão de obra barata que todos aqui chamavam de mão de obra escrava. Tinhamos gigantes como Apple, VW empresas de vestuario etc etc etc. E nao houve nenhum escândalo por parte do mundo ocidental como esta havendo contra a BYD, sem falar que no Brasil existe muitos que ainda praticam o trabalho escravo e nada e comentado. A BYD errou em não fiscalizar e ter tomado uma atitude contra a sua terceirizada, mas na vida não podemos culpar " os Pais pelo erro dos filhos " . Portanto entendo que a BYD tem uma parcela de culpa mas não condenar a empresa por isso como se partisse dela esta atitude. Eu penso desta forma. Caso a empresa seja condenada por ser solidaria a única solução é ela mesma contratar e acabar com a terceirização. Será que os liberais vao aceitar esta atitude. E vejo que agora todos os influenciadores tem que tomar uma posição para nao serem taxados no futuro de coniventes.
Agora todos os youtubers vem dar posicionamento sobre esse caso! como se eles fossem responssaveis pela BYD, a justica e que tem que dar posicionamento, e colocar os responssaveis pelo crime na cadeia, coisa que eu acho dificil disso acontecer.
Esse fato queimou o filme da BYD. A empresa precisa ser rigorosa na contratação e fiscalização de serviços de terceiros... Imagem e reputação são coisas fáceis de se perder...
@@marcelo3107 Sua atitude vai mudar o mundo? Eu compro, e comprarei carros da BYD Pois se vc for olhar por esse lado vc nao vai comprar, nem frequentar certos lugares sendo que muitas vezes ate o pao da padaria foi produzido por funcionarios que estao sendo explorados pelos seus patroes, dia 23 agora fui a um restaurante renomado aqui em Brasilia, na saida la fora vi um fucionario com o ar de cansado, enquanto esperava puxei conversa com ele, na conversa ele me disse que estava dobrando servico e que estava la fora descancando pois o restaurante nao tinha um local para eles ficarem repousando, e disse que infelizmente tinha que se submeter aquelas condicoes para pagar suas contas, infelizmente no mundo esta cheio de situacoes desse tipo.
Parabéns família Camanz8 pelo vídeo explicativo. Inadmissível esse emprego nos tempos atuais. Empresa terceirizada criminosa. Todos envolvidos devem ser presos e pagar indenização a todos os trabalhadores. Demoraram pra resolver o caso no Brasil. Não dá pra pagar e contratar decentemente? Caramba!
A mágica dos preços baratos, como qualquer mágica perde a graça quando o truque é revelado. O Governo deveria focar em Commodities e permitir importação do restante. Pra que pagar 10 vezes o preço para ter produto nacional, ou pra que institucionalizar a escravidão aqui para ser competitivo em nível global. Coloquem fim nessas barreiras alfandegárias exorbitantes. Exportamos nosso expertise, e importamos o deles.
Olá Camanzi e família! Adoro vocês e o canal é excelente! Sua filha fala muito bem e demonstra ser muito profissional. Meu comentário é para que ela também deixe você falar! Nesse vídeo ela te cortou muitas vezes. Parabéns a vocês e um ótimo 2025!
Gostei do posicionamento e da forma como transmitiram a informação, com sensatez Justamente pelo fato que foi apresentado, tem muita gente envolvida (vendedores, concessionárias, etc. ) que não tem culpa, que não sabiam
aqui no brasil ja acontece muito principalmente se investigar a empresas de alimentaçao E LIMPADORAS por ex ,,uma delas a tal APETECE A AQUI EM SAO PAULO DEIXA SEUS TRABALHADORES EM SITUAÇAO PREOCUPANTE NAO DAO TREINAMENTO PAGAM MAL E SEM FALAR SEM EQUIPAMENTOS D ESEGURANÇA
Tem que atender à legislação de segurança fo trabalho que não se adeque às condições de segurança no trabalho fere à legislação e se enquadra no trabalho degradante ou trabalho análogo à escravidão
Posicionamento correto o que prova a credibilidade e o compromisso ético de vcs. Apenas acrescento que infelizmente ja tivemos com outras empresas do setor práticas no minimo mal esclarecidas sobre como agiram durante regimes autoritários no Brasil ou seja nos anos de chumbo
É uma situação triste e constrangedora tanto pelo lado humano por parte dos trabalhadores chineses que aceitaram ou foram obrigados a isso, quanto a parte comercial da empresa, querendo ou não é um investimento da marca no nosso país e isso pra o giro da economia é muito positivo. Mas sabemos que esse tipo de tratamento ainda, infelizmente acontecem porém com menor repercussão. Acho que há um lado bom nessa tragédia humanitária: foram denunciados e o MP está investigando. Se haverá sansões não sabemos, mas que precisamos mostrar ao mundo que aqui no Brasil não é carnaval e nem uma selva de acéfalos... Temos sim uma política, temos sim leis e temos sim respeito pelo ser humano e exigimos sim respeito a todos que aqui estão! Parabéns a todos os meios de comunicação que estão divulgando isso, apesar de ser uma vergonha, mas... Novamente, infelizmente, esse caso não é o primeiro, não será o único... Esperamos que um dia possa ser o último...
Vídeo informativo e posicionamento coerente. Nada de sensacionalismo, e malvados pra lá ou pra cá. O mundo não é um morango. Em relação a empresa contratada, fica claro seu histórico "duvidoso" e seu envolvimento nessa situação também. A BYD também tem culpa, mesmo que possivelmente indireta em contratar uma empresa duvidosa e também por não ter levado a sério as denúncias. O que não dar também é para demonizar e falar que não vai fazer mais parcerias futuras, que tudo não presta... Finalizada a investigação e tento uma mudança de postura da BYD em relação a suas fábricas e trabalhadores, não vejo o porquê fechar portas. Novamente: O MUNDO NÃO É UM MORANGO!
Esse tipo de situação, exploração humana, é uma coisa constante em ações que envolvem a China há anos/décadas, mas os casos perdem força na mídia tradicional através de narrativas confusas e acabam não sendo divulgados de forma consistente, factual e profunda. Resumindo, na minha opinião, o histórico de reclamações, desta fama exploradora de algumas as indústrias chinesas deveria ser investigado por organizações internacionais. Parabéns pelo resumo e cobertura!
A BYD está no Brasil a mais de 20 anos produzindo ônibus baterias e painéis solares, os funcionários que trabalham na fábrica da BYD não trabalham em condições de escravidão muito pelo contrário, quem está trabalhando em escravidão são os funcionários da terceirizada que está construindo a fábrica, ela seria responsável se ela continuasse a utilizar os serviços da terceirizada, mais assim que ela soube do ocorrido ela recendi-o contrato!
Problemas e abusos existem e continuarão existindo em qualquer parte do globo se permitirmos..... parabéns aos órgãos do governo que agiram prontamente para coibir esse absurdo e parabéns ao canal pelo posicionamento.
Parabéns pela matéria, como respeito muito a sua opinião, tinha certeza que não ficaria em silêncio, a BYD, achava que aqui não tinha leis, felizmente em relação ao trabalho aqui se pega pesado , continue com vossa matéria , como formadores de opiniões. Abraços
Bom dia. Fui funcionário de diversas empresas prestando serviços terceirizados em quase todo território nacional, contratando mão de obra para diversas atividades de manutenção industrial. Minha preocupação sempre foi verificar as normas locais, onde o serviço seria executado, porque existem diferenças de normas sindicais que devem ser respeitadas. Trabalhei também em uma empresa que contratou fabricação na China de alguns equipamentos. Lá temos normalmente cinco preços e isso significa que dependendo do tipo de contratação esses preços podem inclusive ser mais caros e geralmente essas contratações são pelo menor preço. E claro isso não foi diferente na BYD.
Deve ser lembrado que defender golpe de estado, que leve ao retorno da ditadura, onde vários direitos foram cassados, é igualmente deplorável como o trabalho em condições análogas a escravidão.
Parabéns Camila pelo posicionamento pela situação da BYD. A empresa tem sim que pesquisar e consultar as empresas antes de contratar pessoas de fora pra vir trabalhar aqui no nosso País. Parece que no Brasil tudo pode fazer de qualquer jeito....perai, respeitem nosso País.
Eu respeitosamente penso o seguinte: 1- as autuações e investigações são graves, em tese, crimes graves podem ter ocorrido, mas o contraditório pleno é feito no judiciário, com ampla defesa e discussão das provas produzidas; 2- situação grave e séria e a montadora já abrigou, as suas custas, os trabalhadores em hotéis, ajuda de custo, e oportunidade de retorno ao pais para quem quiser, ou seja, a empresa agiu e corrigiu; 3- o mercado europeu de veículos em crise, no Japão grandes montadoras como Honda e Nissan cogitam união, isso tudo por causa da competição chinesa; 3- Como as partes agiram para corrigir os erros isso jamais impediria caso eu quisesse adquirir um veículo de contemplar algum oriundo de marca chinesa, afinal tem qualidade e preços muito competitivos; 4- pré julgamentos são complicados em todos os campos da vida sempre devendo.ser ouvido o outro lado, o contraditório e no caso de demandas judiciais, as decisões ou acordos ou termos ajustados/determinados; 5- a cultura do cancelamento, em que campo for, sem oportunidade de ouvir o outro é péssima, lembrando que, em caso de montadoras, há toda uma cadeia de funcionários, prestadores de serviços, empresas de peças, concessionárias, empresas devseguro, de manutenção etc todas com funcionários e estes com familiares que dependem e, tudo isso, gera impostos e divisas, que garantem municípios, estados e o país se desenvolverem, beneficiando toda a sociedade. Enfim, do triste episódio, espero que a empreiteira mude contratações, a montadora fiscalize com rigor suas prestadoras de serviço, a lei brasileira seja rigorosamente cumprida, os trabalhadores tenham todos os direitos e garantias legais, todas as partes sejam ouvidas e tudo que tenha ocorrido de errado seja consertado e não repetido, em prol dos trabalhadores, dos empresários, da sociedade e do país, sem cancelamentos e passadas de pano de qualquer tipo.
Só no Brasil mesmo , demora muito a fazer as coisas funcionar como nosso modo , esses países vão fazer os trabalhos mentir e falar que estão super bem tratados mas isso vai ser com pressão e coação e tocando o terror nos trabalhadores. O poder público tem que ficar de olho . Trabalho escravo no Brasil é inadmissível. Emílio e Camila vocês são ótimos, feliz ano novo . Bjos a todos .
_os chineses sendo a maior potência econômica mundial e os brasileiros comendo fezes e arrotando caviar._ _tempos estranhos, causadores de enorme perplexidade._
Esse vídeo é muito importante, porém me preocupa a situação do trabalhadores que, segundo a imprensa informou, devem ser repatriados para a China, e lá a gente sabe bem como a coisa anda..! Tenho pena dessas pessoas.
O canal mais coerente até o momento, esperou todo o desfecho pra trazer informações, sem a necessidade de criar conteúdo natalino. Eu sou dono de um carro da BYD, é horripilante imaginar a situação de seres humanos nessas condições. A BYD por sua vez, não é pequena, toda a economia que fez até agora, terá de ser revertida em coisas concretas, além de carros, terá que investir em mão de obra digna, pq aqui não é a China. Eu acredito que não seja fácil, mas tirando esse pessoal dessa situação, já é um alívio. Toda jornada de empresa nova está sujeita a tudo, isso não deve ser novidade pra byd, acredito que terá que ter aí seus vários cuidados, e continuar vendendo seus produtos, e por outro lado colocar pessoas com responsabilidade pra não deixar isso acontecer. E antes que as pessoas falem que não vao comprar carros da BYD, indiretamente em algum momento comprará produtos da China, nem sonhando como foram fabricados, infelizmente as coisas são assim, e aqui no BR mesmo, há inúmeras empresas que fazem coisas até pior com seus funcionários. Que sirva de lição pra dona BYD, eu acredito que as coisas serão resolvidas e a marca tenha seu desenvolvimento acertado aqui no BR.
Então a cama de madeira, na verdade é para melhor acomodação das colunas dos funcionários. A falta de comida é pra não ter obesidade. O MP é que não entendeu nada…. Pqp
A BYD vai tentar explicar o inexplicável. Quem investe na aquisição de um veículo, faz pesquisas e agora com esse absurdo escancarado, as vendas vão sentir o impacto.
Se o Brasil fosse um país sério, isso não teria acontecido. Primeiramente, acho um absurdo vir uma fábrica e trazer mdo de lá. Deveria ser obrigatório contratar o trabalho dos brasileiros, assim, gerando empregos e renda para as famílias.
O mais estranho é a fiscalização brasileira não ver isso assim que começaram. Se bem que aqui no Brasil tem isso até hoje em vários cantos do país e ninguém faz nada pra acabar com isso
Ninguém merece trabalhar naquelas condições mas..... milhões de brasileiros vivem nessa situação. Acordam as 4h pra poder chegar as 7h no trabalho, dormem em barraco, condições precárias de higiene e alimentação e remuneração muito abaixo. Agora sobre chinês estar acostumado a trabalhar nessas condições, isso é verdade. Os caras tiraram a China da condição de um dos países mais pobres pra um dos mais ricos. Chinês vê o trabalho desse jeito, trabalhar duro e as condições de moradia ali na Bahia, pra eles não era insalubre pois era passageira. Porém, aqui é proibido, então deve seguir as leis brasileiras
Pra quem não conhece, esse é exatamente o modo de operação das empresas chinesas... nenhuma surpresa nesse cenário todo.
Não só chinesas, o próprio Leonardo (Leandro é Leonardo) foi pego nisso culpando tbm terceirizados mais pra mim tá no mesmo patamar! Ambos culpado
Comparação idiota de um idiota @@naogritazl
@@naogritazla fazenda do Leonardo estava arrendada. Menos cara!
@@danieldalvesesilva2905 e arrendada ou terceirizada, a culpa, é do dono
@@danieldalvesesilva2905 Estava arrendada, mas ñ estava entregue ainda, os funcionários eram do Leonardo que era o responsável pela limpeza da terra para plantio de soja, Leonardo pagou multas e indenizações. Pesquisa básica no Google saberia disso.
Pois é rapaz! Como é possível as empresas chinessas serem tão agressivas, num mercado tão competitivo praticando preços tão atraentes? A resposta veio a tona.
@@Tilois vc esta dizendo que todas as empresas chinesas de veiculos estao usando mao de obra analoga a escravidao?
Meio perigoso isso ai, em, brother. Acho que valeria falar especificamente da BYD
Que há mao escrava na China, ja sabemos. Mas ai voce tem que parar de usar esse celular em que digitou esse comentario rs
Seu pensamento não faz o menor sentido, pois construir barracão não é a atividade fim da BYD. Agora se tiver esse tipo de tratamento na produção dos carros, daí você volta aqui e taca na minha cara "Tá vendo"
@@suspeito81 ué, e por que não contrataram uma empreiteira brasileira então?
@@Tilois burro e tem orgulho né
@robson6734 pq essa Jinjiang já trabalha com a BYD há muito tempo e atua em diversos países em projetos da BYD.
Tem que investigar todos os envolvidos nesse caso . Inclusive os políticos nacionais e regionais tbm. Qual o motivo da Byd trazer esses trabalhadores chineses para trabalhar aqui no Brasil se aqui tem mão de obra suficiente pra fazer a obra . Tem caroço nesse angu. Tem que investigar a fundo . Se possível embargar até a obra .
Aqui no Brasil eles teriam que pagar os trabalhadores, eles gostam de trabalho 0800
@@wellingtoncarvalho7153 no Brasil não tem mão de obra disponível nas condições de trabalho que eles oferecem. É muito provável que eles não entendam que aquelas condições sejam análogas a escravidão e que tudo estava normal.
Exato! Aliás, como eles recebem benefícios fiscais por conta dessa obra, eles tinham que ser obrigados a empregar mão de obra totalmente brasileira.
@@edutlo problema é encontrar quem queira trabalhar, hj no Brasil de sul a norte ninguém quer trabalhar, pra que, o bolsa família é suficiente.
@@guiovanemaria2599 concordo em partes viu, não sou de generalizar, mas essa questão de gente com preguiça de trabalhar por causa de bolsa família ou outros benefícios sociais é uma triste realidade.
No dia anterior a estourar este episódio eu estava decidido a ir em uma agência da byd comprar meu seal. Perderam um cliente. Acabei comprando um jetta gli.
Situação delicada para esse pessoal de mídia automotiva, tendo que medir palavras para não perder o acesso a essa montadora, etc.
Não vi palavra nenhuma sendo medida... Vc queria o que? Palavrões, xingamentos, acusações sem provas? Foi um pronunciamento em alto nível
@@CarroEsporteClubeEu me pergunto, essa gente queria que os canais pedissem forca para os diretores da BYD? Reportaram o problema e afirmaram que não faram parceria com a empresa, ao menos enquanto os fatos não se esclarecerem. Essa gente quer um discurso xenofóbico.
@plurais6429 exatamente! E além disso, como tudo no Brasil, tá virando política...
No mais, acho que a BYD não deva ser cancelada por isso. Acho que tudo isso tá sendo maximizado por ser uma marca chinesa. Já já vão colocar culpa até na GWM que não tem nada a ver. @@CarroEsporteClube
@annapalo9314 sim! A vw fez coisa pior e não teve o mesmo burburinho (ressalvado que foi no passado)
Coerentes e responsáveis, como sempre, isso é jornalismo sério, já esperava essa postura de vocês, parabéns
Se todos tivessem esse posicionamento em todos os casos de denúncia de trabalho escravo envolvendo empresas e fazendas não importando a nacionalidade estaríamos vivendo num mundo bem mais saudável. Parabéns pelo posicionamento.
No fritar dos ovos a BYD tem responsabilidade juntamente com a empresa acusada de traballho escravo......
Definitivamente, a pouca autonomia dos carros e problemas no pós venda, não são as piores coisas que envolvem essa marca. Eu não comprei e jamais comprarei seus veículos. Parabéns pelo posicionamento de vocês.
Obviamente que a BYD fez vista grossa, sabia do problema mas fingiu não ser dela o problema. E a empresa chinesa de terceirização não respeitou lei brasileira e nem a lei chinesa e junto disso colocou seus funcionários num limbo jurídico e escravocata
Boa noite Camila e tchê Camanzi!
Minha opinião é que é surreal em pleno século 21 uma empresa do tamanho da BYD não saber quem estava contratando para fazer obras, como o Emílio disse essa mesma empresa já teve problemas na china e mesmo assim os contrataram novamente, ou seja a BYD é solidária ao acontecido.
Coitados dos trabalhadores que devem estar em Pânico da possibilidade de ir pra China, pois lá o bicho pega para o lado deles.
Não quero pensar, mas a prova está aí na nossa fuça que a BYD que é o caso agora está fazendo ótimos carros mas em cima de mão de obra quase escrava, agora imaginem lá.
Lamentável.
Estão de parabéns pelo posicionamento! Não é atoa são referências no ramo há muito tempo.
Parabéns pela postura.
Feliz 2025!!!❤
Parabéns pelo vídeo!
Geralmente o maior culpa esta em quem não assume nada. Bay bay BYD.
Obrigado pelos esclarecimentos, desejo desde já um feliz Ano Novo, repleto de saúde, alegria, paz, harmonia e muitos vídeos!!!
Parabéns pelo posicionamento, antes de desenvolver e construir veículo, acima de tudo vem a valorização da Vida 👏👏👏
Parabéns Camila e Emílio pela coragem de enfrentar uma situação muito delicada com firmeza e elegância. Se toda a imprensa se posicionasse como vocês, com certeza as pessoas teriam acesso a uma formação de opinião mais sólida e esclarecida.
Tudo absurdo nessa construção da BYD... Já começa errado ao não contratar empreiteira daqui com trabalhadores brasileiros. Mas sabemos porque agora nada vira mais escândalo, tudo é tratado como normal. É muito amor ❤
Chão de fábrica brasileira não sabe lê mandarin
Faz o L
Muito Amor SIM com Coroneis, Militares Milicianos e Politicos Evangelicos SENDO PRESOS POR ROUBOS E HOMICIDIOS, VIVA O STF E PF, AVANTE BRASIL!!!!
Bela matéria família camazi ❤❤❤❤❤❤❤❤sou fa
Só tomaram atitude depois que foram pegos, uma vergonha! O pior é que sabemos como a coisa funciona e não dá mais para tapar os olhos.
Obrigado pelos esclarecimentos, vcs fazem um excelente trabalho de informação, na minha opinião agem corretamente em questionar esses pontos obscuros da marca e desses.daros terríveis.
Eles acharam que aqui era a China!!!
Daí os preços e o mercado desleal da concorrência chinesa!!!
Parabéns a vcs! Emílio e a Camila!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Empresa picareta tem em todos os lugares. Aqui na obra tem um ajudante que disse que trabalhou 5 anos e nunca recebeu um dia de honra extra, fora os recolhimentos que não foram feitos.
Desleal? Vc apoia preços exorbitantes?
Família Camanze, muito bom o posicionamento de vocês não é só falar bem da empresa ou dos carros, errou também tem que falar, parabéns ...abraço Cabral de SP.
Parabéns ao canal pelo esclarecimento e posicionamento certeiro . Enquanto muitos ficam " em cima do muro " vocês representaram o valor humano e respeitoso que todos os trabalhadores precisam ser tratados . BYD supostamente cometeu crimes e sabemos que tem mais personagens nessa história. Que sejam investigados e se comprovados , que respondam nas esferas responsáveis.
Parabéns pelo posicionamento 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo posicionamento! A gente sabe da inovação da byd! Ainda bem que vocês simplesmente não fizeram como as porcarias dos outros canais que simplesmente pegaram um carro da byd e fizeram um vídeo só pra pegar a onda da notícia!
Camanzi. Você é JORNALISTA. Parabéns pelo conteúdo, informação e análise.
Quem conhece o modus operandi das empresas chinesas não se surpreende com isso. Eles estão por todo continente africano, implantando infraestrutura com financiamento a juros "camaradas". A mão de obra nunca é local. É sempre chinesa. E se o país não conseguir pagar o empréstimo, tem cláusula contratual que passa a área explorada para o domínio chinês. A forma moderna de aumentar território sem dar um disparo sequer. Nós aqui temos que ficar muito espertos com isso. Feliz 2025 família Camanzi. Um abraço.
Onde existe isso de um país perder parte de seu território para outro porque não pagou um empréstimo? Viu no ZAP? Porque o FMI não tomou terras do Brasil e Argentina quando houve inadimplência? Não acredite em qualquer conversinha...
@@JLVLeo Nada a ver comparar empréstimo chinês com o do FMI.
A China não publica registros de seus empréstimos estrangeiros, e a maioria de seus contratos contém cláusulas de sigilo que impedem os envolvidos de revelarem seu conteúdo.
O país alega que essa confidencialidade é uma prática comum em contratos de empréstimo internacionais.
Existe sim certas "armadilhas da dívida" para obter vantagem sobre outros países. Tem várias matérias nas mídias que falam sobre esse assunto.
@JLVLeo Se você observar o que está acontecendo no continente africano, a respeito da construção de portos e de outros equipamentos de infraestrutura que auxiliem a China na Niva Rota da Seda, vai comprovar o que estou relatando. Em relação a FMI, esqueça. Os tempos são outros e essa turma não joga pelas regras. Tanto que fazem parte de um eixo, chamado eixo das ditaduras. Paz e luz.
Não quer dizer que um país vai perder território @@EnockSantos
Grato pelo esclarecimento.
Parabéns pela postura.
Feliz 2025.
🎉🎉🎉🎉🎉
Parabéns pelo posicionamento, nosso país demorou muito para termos leis que protegem nossos trabalhadores, quem não se enquadrar, não pode participar de nossa economia também!!!
Como pode uma empresa deste porte não saber o que está acontecendo.
Parabéns pela atitude de vcs
Bem, no meu modo de ver a dois pesos e duas medidas neste caso. Vejamos: a bem pouco tempo atras todos sabiam que empresas gigantes usavam suas fabricas na China tanto pelo mercado gigantesco como pela mão de obra barata que todos aqui chamavam de mão de obra escrava. Tinhamos gigantes como Apple, VW empresas de vestuario etc etc etc. E nao houve nenhum escândalo por parte do mundo ocidental como esta havendo contra a BYD, sem falar que no Brasil existe muitos que ainda praticam o trabalho escravo e nada e comentado. A BYD errou em não fiscalizar e ter tomado uma atitude contra a sua terceirizada, mas na vida não podemos culpar " os Pais pelo erro dos filhos " . Portanto entendo que a BYD tem uma parcela de culpa mas não condenar a empresa por isso como se partisse dela esta atitude. Eu penso desta forma. Caso a empresa seja condenada por ser solidaria a única solução é ela mesma contratar e acabar com a terceirização. Será que os liberais vao aceitar esta atitude. E vejo que agora todos os influenciadores tem que tomar uma posição para nao serem taxados no futuro de coniventes.
Ótima posição, direta, elegante e precisa
Parabéns pelo posicionamento.
Parabéns pelo posicionamento família Camanzi! Em nossa casa, nossas regras! Feliz 2025
Agora todos os youtubers vem dar posicionamento sobre esse caso! como se eles fossem responssaveis pela BYD, a justica e que tem que dar posicionamento, e colocar os responssaveis pelo crime na cadeia, coisa que eu acho dificil disso acontecer.
@@agamenonjose6718 Imagina o quanto de terceirizadas que praticam esses crimes pelo Brasil a dentro.
Ué? Vc é patrocinado pela empresa, não é pra se manifestar?
Vc apoia o que aconteceu pq recebe?
Excelente , a decisão de vcs
Esse fato queimou o filme da BYD. A empresa precisa ser rigorosa na contratação e fiscalização de serviços de terceiros... Imagem e reputação são coisas fáceis de se perder...
Quem tem grana pra comprar um BYD, não liga pra isso, infelizmente
Exatamente
@@FHALNIEZIdiscordo. Eu tenho grana e não vou comprar não, pelo menos até tudo estar devidamente esclarecido. É de cada um. Eu tô fora. Abs
@@marcelo3107 Sua atitude vai mudar o mundo? Eu compro, e comprarei carros da BYD Pois se vc for olhar por esse lado vc nao vai comprar, nem frequentar certos lugares sendo que muitas vezes ate o pao da padaria foi produzido por funcionarios que estao sendo explorados pelos seus patroes, dia 23 agora fui a um restaurante renomado aqui em Brasilia, na saida la fora vi um fucionario com o ar de cansado, enquanto esperava puxei conversa com ele, na conversa ele me disse que estava dobrando servico e que estava la fora descancando pois o restaurante nao tinha um local para eles ficarem repousando, e disse que infelizmente tinha que se submeter aquelas condicoes para pagar suas contas, infelizmente no mundo esta cheio de situacoes desse tipo.
Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Todos que querem produzir no Brasil devem seguir as boas práticas de convivência com outras culturas, nada de tratamento desumano e trabalho escravo!
Parabéns família Camanz8 pelo vídeo explicativo. Inadmissível esse emprego nos tempos atuais. Empresa terceirizada criminosa. Todos envolvidos devem ser presos e pagar indenização a todos os trabalhadores. Demoraram pra resolver o caso no Brasil. Não dá pra pagar e contratar decentemente? Caramba!
A mágica dos preços baratos, como qualquer mágica perde a graça quando o truque é revelado. O Governo deveria focar em Commodities e permitir importação do restante. Pra que pagar 10 vezes o preço para ter produto nacional, ou pra que institucionalizar a escravidão aqui para ser competitivo em nível global. Coloquem fim nessas barreiras alfandegárias exorbitantes. Exportamos nosso expertise, e importamos o deles.
@@carvalhorp8 Byd não é barato.
Olá Camanzi e família! Adoro vocês e o canal é excelente! Sua filha fala muito bem e demonstra ser muito profissional. Meu comentário é para que ela também deixe você falar! Nesse vídeo ela te cortou muitas vezes. Parabéns a vocês e um ótimo 2025!
Parabéns!!!
Parabéns família Camanzi, pelo posicionamento de vocês.
Gostei do posicionamento e da forma como transmitiram a informação, com sensatez
Justamente pelo fato que foi apresentado, tem muita gente envolvida (vendedores, concessionárias, etc. ) que não tem culpa, que não sabiam
aqui no brasil ja acontece muito principalmente se investigar a empresas de alimentaçao E LIMPADORAS por ex ,,uma delas a tal APETECE A AQUI EM SAO PAULO DEIXA SEUS TRABALHADORES EM SITUAÇAO PREOCUPANTE NAO DAO TREINAMENTO PAGAM MAL E SEM FALAR SEM EQUIPAMENTOS D ESEGURANÇA
Tem que atender à legislação de segurança fo trabalho que não se adeque às condições de segurança no trabalho fere à legislação e se enquadra no trabalho degradante ou trabalho análogo à escravidão
Posicionamento correto o que prova a credibilidade e o compromisso ético de vcs. Apenas acrescento que infelizmente ja tivemos com outras empresas do setor práticas no minimo mal esclarecidas sobre como agiram durante regimes autoritários no Brasil ou seja nos anos de chumbo
achei muito legal o posicionamento de vcs!!! voces são demais!
🚒Corretíssimo o posicionamento da Família Camanzi. 👍🏼👍🏼👍🏼🚒🇧🇷🇺🇲
É uma situação triste e constrangedora tanto pelo lado humano por parte dos trabalhadores chineses que aceitaram ou foram obrigados a isso, quanto a parte comercial da empresa, querendo ou não é um investimento da marca no nosso país e isso pra o giro da economia é muito positivo. Mas sabemos que esse tipo de tratamento ainda, infelizmente acontecem porém com menor repercussão.
Acho que há um lado bom nessa tragédia humanitária: foram denunciados e o MP está investigando. Se haverá sansões não sabemos, mas que precisamos mostrar ao mundo que aqui no Brasil não é carnaval e nem uma selva de acéfalos... Temos sim uma política, temos sim leis e temos sim respeito pelo ser humano e exigimos sim respeito a todos que aqui estão!
Parabéns a todos os meios de comunicação que estão divulgando isso, apesar de ser uma vergonha, mas... Novamente, infelizmente, esse caso não é o primeiro, não será o único... Esperamos que um dia possa ser o último...
Que a justiça brasileira tome providências.
Parabéns pela sua postura, não devemos ficar submisso a este povo.
Sobre o pronunciamento de vocês achei bastante convincente e comungo da mesma opinião.
Parabéns pelo posicionamento!
Aprenderam com algumas vinícolas do Rio Grande do Sul?
Aqui no Brasil também tinha ou tem essas empresas que fazem ou faziam a mesma coisa
Parabéns pela atitude. Não dá pra passar pano para quem não respeita o trabalhador.
Vídeo informativo e posicionamento coerente. Nada de sensacionalismo, e malvados pra lá ou pra cá.
O mundo não é um morango. Em relação a empresa contratada, fica claro seu histórico "duvidoso" e seu envolvimento nessa situação também.
A BYD também tem culpa, mesmo que possivelmente indireta em contratar uma empresa duvidosa e também por não ter levado a sério as denúncias. O que não dar também é para demonizar e falar que não vai fazer mais parcerias futuras, que tudo não presta... Finalizada a investigação e tento uma mudança de postura da BYD em relação a suas fábricas e trabalhadores, não vejo o porquê fechar portas.
Novamente: O MUNDO NÃO É UM MORANGO!
Parabéns essa canal é top demais 👏.
Esse tipo de situação, exploração humana, é uma coisa constante em ações que envolvem a China há anos/décadas, mas os casos perdem força na mídia tradicional através de narrativas confusas e acabam não sendo divulgados de forma consistente, factual e profunda. Resumindo, na minha opinião, o histórico de reclamações, desta fama exploradora de algumas as indústrias chinesas deveria ser investigado por organizações internacionais.
Parabéns pelo resumo e cobertura!
Sensacional. Um excelente 2025 pra família Camazi . Forte abraço 💪
Parabéns pela postura de vocês 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Aqui no Brasil tem muitas do mesmo Nipe, nada de novo
A BYD está no Brasil a mais de 20 anos produzindo ônibus baterias e painéis solares, os funcionários que trabalham na fábrica da BYD não trabalham em condições de escravidão muito pelo contrário, quem está trabalhando em escravidão são os funcionários da terceirizada que está construindo a fábrica, ela seria responsável se ela continuasse a utilizar os serviços da terceirizada, mais assim que ela soube do ocorrido ela recendi-o contrato!
Problemas e abusos existem e continuarão existindo em qualquer parte do globo se permitirmos..... parabéns aos órgãos do governo que agiram prontamente para coibir esse absurdo e parabéns ao canal pelo posicionamento.
POR QUE A BYD SE queimou? ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤💣💥❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Parabéns pela postura !
Parabéns pela matéria, como respeito muito a sua opinião, tinha certeza que não ficaria em silêncio, a BYD, achava que aqui não tinha leis, felizmente em relação ao trabalho aqui se pega pesado , continue com vossa matéria , como formadores de opiniões.
Abraços
Bom dia. Fui funcionário de diversas empresas prestando serviços terceirizados em quase todo território nacional, contratando mão de obra para diversas atividades de manutenção industrial. Minha preocupação sempre foi verificar as normas locais, onde o serviço seria executado, porque existem diferenças de normas sindicais que devem ser respeitadas. Trabalhei também em uma empresa que contratou fabricação na China de alguns equipamentos. Lá temos normalmente cinco preços e isso significa que dependendo do tipo de contratação esses preços podem inclusive ser mais caros e geralmente essas contratações são pelo menor preço. E claro isso não foi diferente na BYD.
escravidão voltou com todo amor.... não e a toa que foi para a Bahia
Lembre-se que ela também esteve recentemente nas vinícolas do sul do país.
@@ibsfabisperfeito !!! E lá não eram chineses
Deve ser lembrado que defender golpe de estado, que leve ao retorno da ditadura, onde vários direitos foram cassados, é igualmente deplorável como o trabalho em condições análogas a escravidão.
Parabéns ‼️
9:17 muito bem colocado, não é perseguição, a própria China já condenou a terceirizada que a BYD contratou por falta de segurança
Parabéns pela postura correta e coerente.
Parabéns Camila pelo posicionamento pela situação da BYD. A empresa tem sim que pesquisar e consultar as empresas antes de contratar pessoas de fora pra vir trabalhar aqui no nosso País. Parece que no Brasil tudo pode fazer de qualquer jeito....perai, respeitem nosso País.
Eu respeitosamente penso o seguinte:
1- as autuações e investigações são graves, em tese, crimes graves podem ter ocorrido, mas o contraditório pleno é feito no judiciário, com ampla defesa e discussão das provas produzidas;
2- situação grave e séria e a montadora já abrigou, as suas custas, os trabalhadores em hotéis, ajuda de custo, e oportunidade de retorno ao pais para quem quiser, ou seja, a empresa agiu e corrigiu;
3- o mercado europeu de veículos em crise, no Japão grandes montadoras como Honda e Nissan cogitam união, isso tudo por causa da competição chinesa;
3- Como as partes agiram para corrigir os erros isso jamais impediria caso eu quisesse adquirir um veículo de contemplar algum oriundo de marca chinesa, afinal tem qualidade e preços muito competitivos;
4- pré julgamentos são complicados em todos os campos da vida sempre devendo.ser ouvido o outro lado, o contraditório e no caso de demandas judiciais, as decisões ou acordos ou termos ajustados/determinados;
5- a cultura do cancelamento, em que campo for, sem oportunidade de ouvir o outro é péssima, lembrando que, em caso de montadoras, há toda uma cadeia de funcionários, prestadores de serviços, empresas de peças, concessionárias, empresas devseguro, de manutenção etc todas com funcionários e estes com familiares que dependem e, tudo isso, gera impostos e divisas, que garantem municípios, estados e o país se desenvolverem, beneficiando toda a sociedade.
Enfim, do triste episódio, espero que a empreiteira mude contratações, a montadora fiscalize com rigor suas prestadoras de serviço, a lei brasileira seja rigorosamente cumprida, os trabalhadores tenham todos os direitos e garantias legais, todas as partes sejam ouvidas e tudo que tenha ocorrido de errado seja consertado e não repetido, em prol dos trabalhadores, dos empresários, da sociedade e do país, sem cancelamentos e passadas de pano de qualquer tipo.
Só no Brasil mesmo , demora muito a fazer as coisas funcionar como nosso modo , esses países vão fazer os trabalhos mentir e falar que estão super bem tratados mas isso vai ser com pressão e coação e tocando o terror nos trabalhadores. O poder público tem que ficar de olho . Trabalho escravo no Brasil é inadmissível. Emílio e Camila vocês são ótimos, feliz ano novo . Bjos a todos .
_os chineses sendo a maior potência econômica mundial e os brasileiros comendo fezes e arrotando caviar._
_tempos estranhos, causadores de enorme perplexidade._
Parabéns pela postura
Parabéns pela independência.
Se o Brasil fosse um país sério, tirava esta empresa do Brasil , vai dar em NADA .
Esse vídeo é muito importante, porém me preocupa a situação do trabalhadores que, segundo a imprensa informou, devem ser repatriados para a China, e lá a gente sabe bem como a coisa anda..! Tenho pena dessas pessoas.
Isso pega muito mal para a imagem da BYD no Brasil.Lamentavel isso,eu sou muito Fan da marca,fico triste com a postura da empresa.
NENHUM CANAL FALOU DO LULEEE QUE APOIA EXATAMENTE O PAISES COM ESSE TIPO DE REGIME .... BEM CURIOSOO ISSO... POSICIONAMENTO FAJUTO !!!
Zero surpresa. Esse é o método produtivo de um país sobre ditadura comunista. É cultural, eles dizem... 🙄
Parabéns pelo posicionamento. 👏👏👏
Muito LOKO ...!!! Da parte da China ...! Achavam que iam lucrar ($$$) abusando dos operários ... Muito feio CEO da BYD e da empreiteira ...!!!
Podemos colocar pontos pra GWM ...e demais ...!!!
Acham que aqui é terra de ninguém ...!!!
O canal mais coerente até o momento, esperou todo o desfecho pra trazer informações, sem a necessidade de criar conteúdo natalino. Eu sou dono de um carro da BYD, é horripilante imaginar a situação de seres humanos nessas condições. A BYD por sua vez, não é pequena, toda a economia que fez até agora, terá de ser revertida em coisas concretas, além de carros, terá que investir em mão de obra digna, pq aqui não é a China. Eu acredito que não seja fácil, mas tirando esse pessoal dessa situação, já é um alívio. Toda jornada de empresa nova está sujeita a tudo, isso não deve ser novidade pra byd, acredito que terá que ter aí seus vários cuidados, e continuar vendendo seus produtos, e por outro lado colocar pessoas com responsabilidade pra não deixar isso acontecer. E antes que as pessoas falem que não vao comprar carros da BYD, indiretamente em algum momento comprará produtos da China, nem sonhando como foram fabricados, infelizmente as coisas são assim, e aqui no BR mesmo, há inúmeras empresas que fazem coisas até pior com seus funcionários. Que sirva de lição pra dona BYD, eu acredito que as coisas serão resolvidas e a marca tenha seu desenvolvimento acertado aqui no BR.
👏
Como eles vao contratar empresa construtora brasileira, se para construir um viaduro demora 2 3 4 anos, e eles fazem em meses.
Então a cama de madeira, na verdade é para melhor acomodação das colunas dos funcionários. A falta de comida é pra não ter obesidade. O MP é que não entendeu nada…. Pqp
Pôr isso que os carros são... Baratos....
Cúmplice...
Boa noite família Camanzi! 🚗
A BYD vai tentar explicar o inexplicável.
Quem investe na aquisição de um veículo, faz pesquisas e agora com esse absurdo escancarado, as vendas vão sentir o impacto.
Pelo que eu entendi, vão esperar a poeira baixar.
Que coisa absurda.
Em pleno ano de 2024.
Abominável !
Se o Brasil fosse um país sério, isso não teria acontecido. Primeiramente, acho um absurdo vir uma fábrica e trazer mdo de lá. Deveria ser obrigatório contratar o trabalho dos brasileiros, assim, gerando empregos e renda para as famílias.
Realmente isso era bem previsivel, chines sendo chines, com estes preços milagrosos.
Essas empresas (BYD e a construtora) são privadas ou estatais ou hibrida (parte particular ou do Estado)?
O mais estranho é a fiscalização brasileira não ver isso assim que começaram. Se bem que aqui no Brasil tem isso até hoje em vários cantos do país e ninguém faz nada pra acabar com isso
Ninguém merece trabalhar naquelas condições mas..... milhões de brasileiros vivem nessa situação. Acordam as 4h pra poder chegar as 7h no trabalho, dormem em barraco, condições precárias de higiene e alimentação e remuneração muito abaixo.
Agora sobre chinês estar acostumado a trabalhar nessas condições, isso é verdade. Os caras tiraram a China da condição de um dos países mais pobres pra um dos mais ricos.
Chinês vê o trabalho desse jeito, trabalhar duro e as condições de moradia ali na Bahia, pra eles não era insalubre pois era passageira.
Porém, aqui é proibido, então deve seguir as leis brasileiras