A Metamorfose - Vamos falar sobre Kafka?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 73

  • @natashateixeira1584
    @natashateixeira1584 6 ปีที่แล้ว +93

    Li metamofose há muito tempo. Acho que faz uns 15 anos mais ou menos, na minha época de faculdade. Tenho até que reler o livro.
    Uma das coisas discutidas à época era a relação ruim que o Kafka tinha com o pai dele. É como se o pai do kafka achasse que o filho realmente fosse um imprestável parasita. Essa relação entre entre pai e filho pode ter perdurado por tanto tempo que, apesar dos esforços do filho em sustentar a família, um dia o filho veste a carapuça, se metamorfosea naquilo que o pai acredita que ele é, cai em depressão, se isola e morre.
    Interessante que é como você falou no vídeo. O filho se isola, a família faz questão de mantê-lo isolado, passando até a deixar o prato de comida ao pé da porta do quarto. Com o passar do tempo, ninguém se importa com ele, ninguém entra em contato com ele. O filho vira um estorvo, um peso, uma vergonha pra família.
    Vejo a situação da metamorfose como você, como uma depressão. Ele materializou os sentimentos dele: transformou-se no inseto que os outros realmente pensavam que ele fosse. E a situação só piorou depois de atestado o estado de inseto porque ele passou a agir como um inseto. Sem uma cura para a metamorfose, as pessoas esqueceram que debaixo daquele exoesqueleto vivia um ser humano.

    • @PedroHenrique-yy8zc
      @PedroHenrique-yy8zc 5 ปีที่แล้ว

      Nossa, q interpretação maravilhosa.

    • @Brianna_ofc7
      @Brianna_ofc7 5 ปีที่แล้ว +4

      Muito interessante sua visão interpretativa sobre a obra, penso que naturalmente não houve uma transformação do ser humano em um inseto, mas na verdade temos uma intenção do autor em mostrar que a questão subjetiva, a percepção do protagonista do quão a sociedade nos valoriza enquanto somos parte da "população economicamente ativa". Não há ali uma transformação literal, penso que seria o olhar daqueles que estavam à sua volta, o observando com desdém. O processo depressivo do personagem é latente, ao ler esse livro me vem à memória duas figuras distintas: um tio e um amigo que viveram os últimos dias de vida no estilo kafkiano, lamentável. Enfim, nos faz repensar nossas condutas.

    • @rayyooo5916
      @rayyooo5916 4 ปีที่แล้ว

      Bela interpretação.

  • @wellington_
    @wellington_ 6 ปีที่แล้ว +125

    Li A Metamorfose como uma crítica feita a uma sociedade que só valoriza as pessoas enquanto força de trabalho.
    Não tinha pensado nessas outras interpretações; achei bem legais.

    • @pedroemanuel2hot
      @pedroemanuel2hot 4 ปีที่แล้ว +1

      Eu penso da mesma maneira.

    • @gabrielagoncalves9093
      @gabrielagoncalves9093 4 ปีที่แล้ว +1

      Também tive esse ponto de vista

    • @marianaribeiro9809
      @marianaribeiro9809 4 ปีที่แล้ว +3

      É interessante pensar por esse lado. Dá pra ver que seguindo essa lógica a relação dos pais com a irmã também muda. Quando o filho já não tem mais utilidade pra família e ela passa a trabalhar e a tomar conta dele (um trabalho que os pais não queriam fazer) ela deixa de ser vista como inútil e no final da narrativa eles finalmente param pra observar suas virtudes.

    • @ane1437
      @ane1437 4 ปีที่แล้ว +2

      @@marianaribeiro9809 eles reparam as virtudes dela pra explorar. Ela casando com um homem rico eles não precisariam trabalhar mais. Tornando ela, assim, o novo Gregor.

    • @marianaribeiro9809
      @marianaribeiro9809 4 ปีที่แล้ว

      @@ane1437 de fato

  • @brumarianosou
    @brumarianosou 6 ปีที่แล้ว +55

    O que mais me chocou nesse livro é ele mal entendendo o que tá acontecendo, mal conseguindo se mexer e preocupado em ir trabalhar e oq dizer pro chefe sobre o atraso!! hahahahahaa

    • @diegonascimento9093
      @diegonascimento9093 4 ปีที่แล้ว +6

      Ss me da agonia ele se desculpando em quanto todos o veem com medo

  • @marianyabt
    @marianyabt 6 ปีที่แล้ว +49

    eu li esse livro pra uma aula de uma prof que é apaixonada pelo kafka, especialmente por esse livro. lembro que ela levantou alguns pontos sobre a obra e ouviu o que a gente tinha achado. daí, nos últimos 10 minutos de aula, ela me solta um "é um incesto".
    a gente ficou tudo com cara de paisagem, sem saber o que dizer. nesse momento, eu parei, fiquei refletindo, e conclui que a interpretação dela tinha sido muito viajada, que não fazia o menor sentido. então ela foi mostrando passagens do livro e mostrando como tudo conduzia pra essa conclusão. e eu fiquei abismada! fez muito sentido pra mim também e eu tô em choque com esse livro até hoje, meses depois da aula hahahaha
    é uma obra que levanta diversas interpretações e acho que é isso que faz dela tão genial :)

    • @tuliocosta3973
      @tuliocosta3973 6 ปีที่แล้ว +7

      meus cafés Mas gente! Consegue explicar algumas dessas passagens? Fiquei curioso.

    • @marianyabt
      @marianyabt 6 ปีที่แล้ว +41

      cara, não vou lembrar de todas as passagens (me arrependo de não ter anotado na aula), mas lembro de uma que me marcou: na página 52 (edição da companhia das letras), enquanto a irmã e a mãe tiram os móveis do quarto dele, gregor observa a imagem emoldurada na parede (da dama de chapéu que ele menciona logo na primeira página do livro, aparentemente só como parte da descrição do cenário) e se pendura nela, como se pedisse pra elas não tirarem aquele quadro dali. quando a irmã dele volta pro quarto e olha para a cena, fica bravíssima. a partir desse momento, especialmente quando fala "você, gregor!" (primeira vez que se dirige a ele desde a metamorfose), a grete para de cuidar dele e ele passa a definhar até a morte. é meio que o ponto de virada do livro, porque até então ela era a única que cuidava dele (quando eu li antes da aula eu não reparei no que significava esse "você, gregor!").
      a ideia central é que na noite anterior eles se relacionaram sexualmente pela primeira vez e foi isso que o transformara naquele inseto. afinal, o que seriam os "sonhos intranquilos" dos quais ele desperta no primeiro parágrafo?
      no início do livro, quando os pais de gregor tão conversando com o gerente, a grete chora de soluçar no cômodo ao lado, reação que ao ler pela primeira vez eu considerei bem exagerada pra uma menina de quinze anos. outro detalhe, também no início da obra, é quando ela sai do quarto com a empregada pra buscar um serralheiro, a pedido da mãe, e gregor comenta "como é que ela se vestiu tão depressa?", um comentário aparentemente desnecessário, mas que demonstra que ele já tinha observado ela se vestir outras vezes.
      é uma pena eu não lembrar de tanta coisa, mas saí muito convencida da aula, porque tudo se juntava muito bem. tem vários outros detalhes que evidenciam essa relação não só incestuosa, como também de extrema posse, doentia e ciumenta ao extremo, que a grete tinha com ele. li alguns pedaços do livro de novo depois da aula e pra mim ficou bastante evidente o desejo de grete em ter gregor só pra ela.

    • @tuliocosta3973
      @tuliocosta3973 6 ปีที่แล้ว +7

      Que legal! Acho que isso nunca me passaria pela cabeça haha. Mas realmente, vendo por esse lado, é uma interpretação bem válida. Obrigado pela extensa explicação =)

    • @iuryborba1873
      @iuryborba1873 4 ปีที่แล้ว +8

      meus cafés Você explodiu minha mente

    • @ericvins
      @ericvins 4 ปีที่แล้ว +18

      Que curioso, eu acabei de terminar o livro e a frase que mais me deixou incomodado é quando o Gregor está imaginando como diria a irmã sobre o conservatório, ele menciona que "... se levantaria até seu ombro e beijaria seu pescoço , que ela conservava sem fita ou colar..."
      Confesso que não quero olhar toda a história por essa perspectiva, estou perturbado.

  • @renataziliotto9001
    @renataziliotto9001 6 ปีที่แล้ว +25

    Adorei as interpretações sobre a adolescência e depressão. Ambas fazem muito sentido, apesar de que não acho que ele tenha pensado nisso.
    Gosto de ouvir as interpretações de quem estudou o livro, como perceber que no início ele tinha um nome e depois "deixou" de ter; se atentar que propositalmente não existe um porque para a transformação, o que nos causa incômodo, pois sempre queremos saber os porquês das situações.
    Gostei do seu video.

    • @renataziliotto9001
      @renataziliotto9001 6 ปีที่แล้ว +4

      Fiquei pensando... o Kafka tinha uma questão importante com o pai dele... talvez intimamente achasse que o pai o visse como um monstro em certos momentos e então deu vida a este monstro através da literatura. Acredito que toda, ou quase toda obra tem algo autobiográfico.

  •  6 ปีที่แล้ว +16

    Gostei dessa curiosidade: de como o Kafka queria que o animal não fosse representado na capa!
    Gostei muito do vídeo!

  • @janainaedwiges
    @janainaedwiges 4 ปีที่แล้ว +4

    Olá! Gostei bastante da analogia que você fez com o processo de depressão. Acho incrível que a história possibilite tantas reflexões e interpretações interessantes. Eu li A Metamorfose como uma crítica às pessoas que só valorizam ou se importam com as outras enquanto elas lhes são úteis em algo. A partir do momento que o outro não tem mais nada a oferecer ou não se comporta da maneira esperada, ele se torna um peso, um incômodo, um objeto descartável.

  • @ednalima2594
    @ednalima2594 5 ปีที่แล้ว +13

    Rsss..quando tomei conhecimento dessa literatura, metamorfose, eu estava ouvindo a narrativa em áudio, eu estava com forte gripe e de cama isso fez me sentir o tal inseto ...medonho isso...sensação arrepiante.

  • @polyanabinatto4446
    @polyanabinatto4446 ปีที่แล้ว

    Amooo esse livro e o kafka , o que eu mais gosto nele e que abre um leque de interpretações que mesmo sendo pautadas em pontos distintos da obra são ligadas porque parecem chegar sempre em lugares muito parecidos....

  • @rayyooo5916
    @rayyooo5916 4 ปีที่แล้ว +9

    Meu cérebro vai explodir com esse livro 😂 várias pessoas com interpretações super diferentes e que fazem muito sentindo também eu simplesmente desisto de tentar entender,tenho minha interpretação mas.. ela se encaixa assim como todas as outras acredito que a história não tem uma explicação fixa

  • @cleitondosreis3916
    @cleitondosreis3916 2 ปีที่แล้ว +1

    Da para criar varias analogias desse livro. Eu particularmente liguei a uma pessoa que tem depressão e fica presa em seu quarto, perde a auto estima e não se ve mais como gente, o tempo vai passando e as pessoas da casa vai se adaptando com sendo algo normal, apesar de se preocupar, vai virando rotina.

  • @susanreis2300
    @susanreis2300 4 ปีที่แล้ว +1

    Acabei de ler o livro e não soube mt bem como interpretar, mas depois de ver seu video e algumas interpretações que tem aqui nos comentários, foi como um boom na minha cabeça! Adorei!

  • @rosanapereira891
    @rosanapereira891 3 ปีที่แล้ว

    FORMA DE DEPRESSAO. PERFEITO!!!
    EU TAMBEM VEJO ASSIM!!!

  • @josuerodriguespereira7988
    @josuerodriguespereira7988 3 ปีที่แล้ว +1

    Quando li A Metamorfose me dava uma agonia, não sabia se continuaria ou não a leitura. Nossa, era piedade e raiva ao mesmo tempo. Josué, Recife - PE.

  • @souza8555
    @souza8555 3 ปีที่แล้ว +4

    Resumindo metamorfose: Você é o que você tem ou produz. Se não é nada e não produz nada, cada dia mais se torna um inseto repugnante e sem importância. Essa é nossa sociedade movida pelo dinheiro, capitalista até o tutano que oprime no quarto escuro e sujo quem não tem nada oferecer, obrigando-o a se alimentar dos restos dessa mesma sociedade, assim como uma barata. Mas lembre-se todos nós seremos baratas mais cedo ou mais tarde, todos nós ficaremos doentes, velhos e improdutivos. Essa verdade é inquestionável, então é melhor começar a não fazer aos outros o que não gostará que façam a você no futuro.

  • @Vanessa-he1jd
    @Vanessa-he1jd 2 ปีที่แล้ว

    Adorei o livro!! Gostei muito da mensagem passada! Ah e esse livro está no Kindle unlimited, foi lá que fiz essa leitura!!📖📖

  • @DerinPaulo
    @DerinPaulo 6 ปีที่แล้ว +5

    Acho que o Kafka no momento em que ele vai mudando a abordagem sobre o personagem, sutilmente ele toca no tema da perda de identidade, percebi que essa perda vai ganhando forma quando ele deixa de comer alimento humano e prefere comer lixo... Spoiler: o confronto entre o pai e o Gregor, o fato de a família cogitar mata-lo, a insignificância que o protagonista começa a ter perante a família, reflete os problemas que ele tinha no âmbito familiar principalmente por parte do pai. Claro que não podemos ser didáticos, já vi outras interpretações, e isso é interessante sobre este texto, é aberto á interpretações... Amo seus vídeos.

  • @pedrosena9559
    @pedrosena9559 6 ปีที่แล้ว +4

    Já li esse livro duas vezes, estou pensando em reler mais uma vez.

  • @lucassena9531
    @lucassena9531 3 ปีที่แล้ว +2

    Lembro que uma vez vi na novela Avenida Brasil o tufão falou pra Carminha:
    -Amor tô lendo um livro de um cara que se trasfoma em uma barata!
    Desde então fiquei com o livro na cabeça, tive medinho de ler pois ouvi dizer que é uma leitura a ser estudada.
    Oque o autor da cena queria nos dizer?

  • @Army7seven7
    @Army7seven7 4 ปีที่แล้ว +2

    A família de Gregor só o via com bons olhos quando ele produzia e fazia todas as vontades. Assim que ele resolveu deixar de fazer algo que não o fazia feliz, ele começou a ser visto como um monstro parasita sem voz e que deveria ser exterminado, pois já era um peso. A narrativa tbm faz uma analogia com a depressão.

  • @OMitoclasta
    @OMitoclasta 4 ปีที่แล้ว +5

    Talvez o monstro seja o próprio ser humano??

  • @waneskaian
    @waneskaian 6 ปีที่แล้ว +2

    Gisele, gostei muito desse texto do Kafka. Desses analisados aqui no canal foi o meu favorito. Interpretei a metamorfose como uma doença (mas não depressao) e fiquei muita na expectativa do que aconteceria com ele. O final não foi a minha aposta. Achei muito interessante a transformação da família. Vou ler o processo pra ver seu último vídeo.

    • @GiseleEberspacher
      @GiseleEberspacher  6 ปีที่แล้ว

      Acho bem interessante mesmo ver como doença. E fiquei curiosa: o que vc esperava para o final?

  • @leonardopompilio9942
    @leonardopompilio9942 3 ปีที่แล้ว +2

    Me identifico muito com Gregor

  • @pauloeduardoeduardo4159
    @pauloeduardoeduardo4159 5 ปีที่แล้ว +1

    Que ótima análise!

  •  4 ปีที่แล้ว +3

    Vim do futuro.para dizer que o Ministri da educação se refere a este escritor da mesma forma que um popular se refere a item de churrasco. K A.F.T.A

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 6 ปีที่แล้ว +6

    grata pelo video. gostei muito.
    Li Metamorfose há mto tempo e me lembro que não me encantei. Na verdade eu gosto mais do autor do que como ele escreve se isso é possivel...rs, porque entendo que onde ele nasceu, a época, a família etc contribuíram muito para ele ser quem era: melancólico, baixa auto-estima, hiper sensível e se vendo obrigado a "embutir" sua essência para corresponder ao mundo externo, que exige dele sucesso no mundo burocrático e sem cor. Quem tem um olhar mais profundo para a cidade de Praga hoje, pode compreender o que ela era. Pretendo ler de novo esta obra dele. abçs

    • @marcio6045
      @marcio6045 4 ปีที่แล้ว

      Marcia Britto Também não me agradei ao livro. A escrita é bem feita. Mas o enredo por trás da história não se afigurou tão acima da média ou surpreendente como várias pessoas dizem. Acho que há um "hype" muito grande por tras da obra. Só minha opnião.

  • @alissonoliveira8723
    @alissonoliveira8723 6 ปีที่แล้ว +1

    Li certa vez e revisitando a obra por meio de sua leitura fiquei pensativo sobre alguns aspectos

  • @polianacarvalho9472
    @polianacarvalho9472 4 ปีที่แล้ว +4

    Adorei o video!!! Estou lendo a metamorfose pq será cobrado no vestibular. Seu video foi muito didático. Obrigada

  • @xandyscheibe
    @xandyscheibe 6 ปีที่แล้ว +3

    Não tinha pensado sobre essa interpretação da depressão, e achei muito interessante. Recentemente fiz um vídeo sobre a metamorfose também, onde falo sobre uma visão meio capitalista e sobre a possibilidade de mais de uma única metamorfose na obra. Te convido a ver :)

  • @apollo3166
    @apollo3166 2 ปีที่แล้ว

    Oi Gisele tenho O veredito e a Colônia Penal e quero ter O Artista da Fome e A Construção e O Processo vou adquirir uma edição antiga com a excelente tradução da Syomara Cajado, as mulheres como elas gostam de idiomas, fazem ótimas traduções, sei que você já fez algumas traduções, acho isso bem legal.

  • @Felipe-xp6yw
    @Felipe-xp6yw 4 ปีที่แล้ว

    Eu amei o livro! Na minha cabeça ele não vira um inseto propriamente dito, na maioria da história pensei que ele tivesse morto, mas depois fui alterando pra ele estar incapacitado. Estou procurando vídeos pra ver pensamentos diferentes do meu rs.

  • @laranucci
    @laranucci 6 ปีที่แล้ว +1

    Gosto muito desse texto, já li 2X e faço a mesma leitura que vc como um processo de depressão mesmo.Ótimo vídeo.Vc fará um de Carta ao pai.Tenho aqui, mas ainda não li.

  • @vivianasantos5967
    @vivianasantos5967 6 ปีที่แล้ว +3

    Concordo muito com a leitura da Depressão

  • @talitakorte5888
    @talitakorte5888 6 ปีที่แล้ว +1

    Quando li não havia interpretado como depressão, mas é interessante essa ideia. Entendi como um texto social, a importância da pessoa apenas no trabalho, ao"aposentar", envelhecer e até mesmo a deficiência (como infarto repugnante e sem função, isolado e escondido no quarto) fez sentido quando li.

  • @adriane_rod
    @adriane_rod 4 ปีที่แล้ว

    Muito interessante essa ideia de depressão na história, sempre via mais o lado da alienação.

  • @alexandresaca
    @alexandresaca 5 ปีที่แล้ว

    Terminei de ler o livro hoje, adorei sua resenha, parabéns! Ganhou um seguidor, um abraço!

  • @onividsilva
    @onividsilva 6 ปีที่แล้ว +1

    Amei, ainda não li esse livro 💕

  • @Lionel_xxz
    @Lionel_xxz 5 ปีที่แล้ว

    A minha leitura deate livro é de um homem que abandonou todos os seus sonhos, trabalhanso em algo q nao gostava pura e simplesmente pq acha q sem ele a sua familia nao sobreviveria. Apps uma doenca terrivel e incapacitante e verificou q sua familia conseguiu seguir em frente sem sua "onipotente" ajuda. Pessoas de sua familia conaeguiram se mostrar capazes de gerir a familia e nao ser apenas alguem q vivia as custas da vida de outra.
    Diante da conatataçao do tempo perdido, alem de ver que ele valia enqto contribuía, este cai numa depressao profunda.
    Pra mim, o ensinamwnto fica de que nao devemos levar nossa vida ao sacrifício ppr terceiros e sim apenas por nos. Aprendi que as pessoas podem se adaptar qdo se ve em uma situacao extrema.

  • @felipelevindo9168
    @felipelevindo9168 4 ปีที่แล้ว +2

    Pois bem, sou estudante da área de exatas. Entrei numa de me esforçar na leitura e comecei com os livros clássicos. Os outros não me chamam atenção. Estou na metade do livro e ainda não encontrei uma moral da história ou motivo para continuar. Fiquei na dúvida de o por que esse livro é aclamado e em vários sites que pesquisei sobre livros clássicos todos colocavam Kafka, com esse livro em questão, um dos 20 ou 30 livros mais importante da história. Mas até agora não achei o sentido dessa importância e aclamação. Será que por ser eu um estudante de números na mais pura e real dentre todas os cursos desta área. Eu não tenha uma sensibilidade para a Arte ??? Me ajudem aí nessa questão filosófica e me ajuda a continuar a leitura

    • @janainacarvalho7808
      @janainacarvalho7808 4 ปีที่แล้ว +1

      Eu sou engenheira, e adoro ler. Acho que os livros tocam as pessoas de formas diferentes. Não gostar de um livro que muitos falam que é maravilhoso não faz ninguém insensível ou que não saiba apreciar arte. Se você não está gostando acho que é super normal. Eu li e gostei muito desse livro, mas sinceramente não fiquei buscando o que o autor queria dizer em linguagem figurada com a metamorfose.

    • @guilherme_willahelmm
      @guilherme_willahelmm 4 ปีที่แล้ว +1

      Cara, relaxa. Vc só não gostou, não achou interessante. Só pq é um clássico da literatura mundial, Não é obg vc gostar. Ou, talvez, não seja o momento certo para lê-lo.

  • @theoflores2353
    @theoflores2353 5 ปีที่แล้ว

    Na minha interpretação, o Gregor estaria representando aqueles que foram feridos na(s) guerra(s) do começo do século XX (especialmente pq ele foi publicado durante uma das ondas influenciadas pela Primavera dos Povos).
    Antes da guerra ele era o cara que trabalhava e que provia o sustento da família (e até um pouco mais), mas que por sequelas da guerra ele se tornou um "inválido", tendo que abandonar o trabalho e a partir disso a família dele (em especial a irmã e o pai) tiveram que começar a trabalhar para suprir essa falta que ele faz.
    Mas talvez a teoria da depressão faça mais sentido rsrs

    • @GiseleEberspacher
      @GiseleEberspacher  5 ปีที่แล้ว +1

      Oi Theo! Acho que sua interpretação faz muito sentido também! E essa é uma das coisas boas da literatura/arte - podemos pensar em interpretações múltiplas, não apenas uma ;)

    • @matheusenares4938
      @matheusenares4938 4 ปีที่แล้ว +1

      Eu creio que não. Feridos em guerra são vistos como heróis, logo, me é estranho pensar que ele seria desprezado e sujeito a nojo na família.

  • @carlaislandia1634
    @carlaislandia1634 4 ปีที่แล้ว

    Livros 😍😍😍😍

  • @carlaislandia1634
    @carlaislandia1634 4 ปีที่แล้ว

    Literatura 😍😍😍😍

  • @robsomaurelio4528
    @robsomaurelio4528 3 ปีที่แล้ว

    Eu acho mais parecido c um caso de esquizofrenia do q depressão na real

  • @Banguila
    @Banguila 5 ปีที่แล้ว +5

    Eu imaginei ele como uma borboleta do início ao fim

    • @rayyooo5916
      @rayyooo5916 4 ปีที่แล้ว +1

      Vc vê a borboleta diferente kkk

  • @flaviajosefo7040
    @flaviajosefo7040 3 ปีที่แล้ว

    Metamorphosis
    Metaphor

  • @eusouanma1353
    @eusouanma1353 5 ปีที่แล้ว +3

    O final é triste.

  • @gliasmarinho
    @gliasmarinho 4 ปีที่แล้ว +1

    Meitarmofose kkkkkkkkk foi mal

  • @samir4150
    @samir4150 4 ปีที่แล้ว +1

    A interpretação é interessante, mas o livro em si é uma bosta, uma mesmice. Uma dos livros mais chatos que ja li.