Sou artista independente, pianista compositora, custeio 100% do meu trabalho e no momento que comecei a buscar profissionais para produzir, arranjar e gravar minhas músicas, mesmo com utilização de plugins, TODOS os estúdios com os quais conversei me propuseram fazer o ISRC. Ao serem indagados sobre qual seria a categoria na qual eles se enquadrariam, todos tinham a intenção de se classificar como Produtores Fonográficos. Vídeos como estes seus ajudam demais aos artistas amadores ou iniciantes no ramo de produção musical, a não serem lesados dessa forma. É claro que o trabalho do produtor musical, ou do estúdio, ou do técnico que trabalha com os plugins deve ser valorizado, mas dai se tornarem "donos" do fonograma, há uma distância enorme. A classe artística agradece!!! Parabéns pelo seu trabalho!
Vocês são muito importantes pra qualquer músico que queira seguir adiante na carreira. Agora vai ser bem mais difícil pra um produtor musical me fazer de trouxa. Kkkkk Vlw!
É isso aí ARIELL, a gente ta aqui pra ajudar. Obrigado por sempre comentar!!! Que legal que nossos vídeos tão te ajudando cara. Muito FELIZZZ. Abração, (Mauricio)
Oi Fael, blz cara? Obrigado pelo comentário aqui no vídeo. Já fiz outros vídeos aqui no canal, um sobre Registro de Música e outro sobre ECAD. Anotei sua sugestão sobre Direitos autorais! Abraaço, Mauricio.
Novo Artista eaii vlw amigo! Mas então aqui vai uma outra sugestão: COMO UM ARTISTA DESCONHECIDO PODERIA COLOCAR SUA MUSICA NO SPOTIFY? obrigado eu pela atenção 😁
Cara, a gente falou sobre isso num episódio do NA RESPONDE, mas pra vc subir uma música nas plataformas de stremings precisa se cadastrar em uma DISTRIBUIDORA DIGITAL e colocar sua música lá. Espero ter te ajudado. Absss
Novo Artista opa blza!! Outra dúvida... Não sei se vcs irão fazer aquele trabalho de acompanhamento de carreira, mas se fizerem, qria saber se p um artista que tá começando agora e que não tem muita base de fãs, comprar esse acompanhamento seria de fato útil e otimizavel numa situação como a descrita? Obrigado mais uma vez pela atenção 😁✌
Oi Edvaldo, de boa? Valeuuu mesmo pelo comentário. Acontece cara, hehe. Obrigado por acompanhar nosso canal. Conta sempre com a gente. Abraço, (Mauricio)
4 ปีที่แล้ว +1
Na boa, eu acho que isso é coisa do TH-cam, tipo incentivo pra gente sempre tentar fazer vídeos tops. Porque não faz sentido negativar um vídeo desta qualidade. E já vi em outros canais também, videos de médicos conceituados dando dicas, sendo negativados. Eu quero acreditar que esses "deslikes" são robôs do TH-cam, tipo no bom sentido.
Parabenizo pela clareza da explanação d um assunto q não é tão simples, pois tenho visto alguns outros falando sobre a msm coisa, mas não citam os detalhes q fazem muita diferença. A minha questão seria, tipo, eu sou vocalista, letrista e digamos q "melodista" kk pois canto em cima das minhas letras, ou seja, dou a diretriz p os instrumentistas no caso, p auxiliar nos arranjos. Ou seja, eu estava inconformado c isso d atribuir uma honra q seria d certa forma injusta p quem não queimou tantos neurônios assim p bolar algo... p dar vida a alguma coisa q não existia, simplesmente eu entreguei a Demo c as músicas "pré gravadas" ao produtor, p dá uma lapidada d estúdio... Então, resumindo, muito grato a vc pelo papo reto. D certa forma, confirmou o meu raciocínio rs vlw msm!
Grande Maurício. Mais uma vez um baita vídeo do Novo Artista. Acho que o que confunde a maioria é que "Produtor Fonográfico = quem investe a verba pra gerar o fonograma" e "Produtor Musical = quem pensa na música que vai ser gravada (arranjo, etc.). O Fonograma (música gravada) pode ser registrado com mais de um produtor Fonográfico (mas, só um ISRC). Em tese, se "o cara do estúdio" registra o ISRC da sua música, ele é "um investidor" do fonograma, deveria ter "dinheiro" investido na gravação...por exemplo, desconto nos custos ou até gravar de graça (uma vez que ele vai ganhar - sendo registrado como produtor - cerca de 40% da arrecadação distribuída). Mas isso tudo pode (e deve) ser conversado "pré-tudo"; inclusive é ideal que tenham um acordo assinado em forma de contrato ("O seguro morreu de velho"). Então, quando você for gravar uma música, faça a ficha técnica direitinho, com os autores da obra, os músicos participantes na gravação, os intérpretes, os produtores....procure se filiar em uma entidade de compositores e, se você tá pagando tudo, seja o produtor fonográfico, providencie seu acesso ao SISRC (software de geração de ISRC). Na melhor das hipótese: faça uma visita à UBC/ABRAMUS etc...mais próxima de você e passe umas horinhas lá conversando e tirando todas as suas dúvidas.
► QUER VENDER MAIS SHOWS? AUMENTAR SEUS OUVINTES NO SPOTIFY? AUMENTAR SEUS INSCRITOS NO TH-cam? Clica nesse link bit.ly/2l94clA pra entender como nós ajudamos DIRETAMENTE vários artistas a alcançar essas metas!
Injusto falar que tu é o cara. Injusto com o Rafa e o Fê... Só vídeo de peso. Como poucos vídeos assistidos, já revolucionei o pensamento pra muita coisa. Quanta diferença a presença de vocês faz. Obrigado pela partilha. Contando os dias pro workshop hehehe Parabéns e sucesso sempre.
Oi Warly, de boa? Poh cara, que DEMAISSS teu comentário. Nós que agradecemos por nos acompanhar. Comentários como o teu nos dão a certeza que estamos no caminho certo. Muito bom saber que estamos dando uma nova direção pra sua caminhada. O que a gente quer é trazer nossas experiências pra ajudar vocês. O Workshop vai estar DEMAISSS!!!! Grandeee abraço, (Mauricio)
Estou estudando muito sobre isso. Até mesmo no meu canal vou fazer em breve todo passo a passo que estou fazendo para lança minha música! Obrigado pelas informações! Estou aprendendo muito e ralando e passando por todas essa burocracias para garantir meus direitos como compositor! Obrigado e parabéns
Por favor, fiz um CD em 2011 e não conhecia essa história de ISRC. Em 2015 me filiei a ZIMBALAM que por sua vez fez uma parceria com TuneCore. Agora vi no site do TuneCore q minha música está com ISRC. Foram eles q geraram o código e se tornaram os produtores fonográficos das minhas músicas? Não me lembro de ter consentido isso. O q devo fazer? Obrigada! Cláudia Monteiro
Poh, que massa Vinicius! Valeu pelo feedback cara. Fiquei feliz demais que curtiu esse vídeo, agora é ficar ligado! Não deixa de compartilhar com algum parceiro teu que tá com dúvida nisso, é importante! Abraaaço, Mauricio.
Muito bom o vídeo, particularmente acho importante que um artista novato saiba mais desta parte burocratica, pode parecer chato, mas evita dor de cabeça futura e ja o torna mais maduro no quesito profissional. Parabéns a todos
Gosto muitos dos videos muito bem elaborados e bem resolutos em relação aos temas abordados tem um cenario muito bacana vou continuar assistindo e agradeço pelas informações são aulas e dicas gratuitas que fazem toda diferença.
Seria interessante você fazer um vídeo falando sobre essas questões de direitos autorais, mas olhe só pae, eu sou de PE macho, e continua fazendo com esse trampo pq cada um de vocês foca em uma vertente que todo artista deve ter e saber fazer, desejo todo sucesso!!!
Olá amigo. Parabéns pelo conhecimento a respeito da temática apresentada. Amigo ... Eu quero registrar em partitura (compasso binário, Tom, melodia e harmonia, dentre do que for preciso além disso,)uma música inédita, que foi composta por um colega,, então autor de tal obra. Nesse caso, quais são os passos seguros que deverei tomar pra garantir os direitos autorais dessa música pra mim, que escreverá a música, e pra ele, que é o criador da música, de forma que no futuro, possamos nos beneficiar com os direitos autorais da referida canção inédita? No aguardo. Att. Nilton
Primeiro que parabenizar toda a equipe do Novo Artista, com o projeto, realmente louvável! Sou Produtor Fonográfico, e expor o minha opinião a respeito de me caracterizar como PRODUTOR FONOGRÁFICO nas faixas, mesmo quando sou pago pela prestação de serviços! Pensa comigo, a pessoa vem até mim, eu crio TODOS os arranjos, coloco cada instrumento, trato o vocal nos padrões do mercado, faço a mixagem e a masterização. Beleza, o cliente paga por esta prestação de serviço, ponto! Agora, eu não julgo justo, apenas cobrar a prestação de serviço, uma porquê, e como ficam os MEUS DIREITOS CONEXOS ? Já deixei para algumas pessoas fazerem isso, depois descobri, que eu não estava intitulado sequer como músico nas faixas, a pessoa, colocou na mídia para execução como se ela fosse 100% autora dos arranjos ! E eu fiquei a ver navios... Para não acontecer isso, faço um contrato e informo no mesmo, que serei o Produtor Fonográfico, e isto com autorização do cliente, se ele não aprovar, sem problemas, indico outros produtores que não se importam, de não ganhar seus direitos conexos! Criar arranjos, não é para qualquer um, a ONEPRODUTORA sabe disso, leva tempo, bom gosto e muito conhecimento! Também sou muito transparente com o cliente, se coloco na CDBABY para distribuição digital, pago os números de UPC dos fonogramas em dólar, e não repasso isso ao cliente, a despesa é por minha conta. Portanto a CDBABY fica com 3% das vendas e o CONTENT ID, sobram 97%, o que eu DIVIDO igualmente em 48,5% para eu como PRODUTOR FONOGRÁFICO, e os outros 48,5% vai para o cantor, autor e intérprete da melodia. Até hoje, as pessoas aceitam a minha proposta e ficamos muitos felizes por tal postura! Isto não é uma crítica, mas apenas opinião de quem julga receber uma fatia pelo conhecimento e bom gosto que é posto nos FONOGRAMAS , de acordo com a sua experiência profissional! Forte abraço a todos! Excelente semana, a equipe, familiares e amigos! Deus abençoe teus caminhos sempre!
Aleksandre Ricardo muito legal o seu posicionamento, o outro lado da moeda... Creio que o mais importante é a transparência, ou seja, explicar os seus termos ao cliente e daí ele tem a opção de concordar (ou não), ao invés de dar uma de "esperto"...
Aleksandre Ricardo cara, sou compositor, tenho músicas cruas, pois toco o suficiente para compor, cifrar minhas músicas, como poderia mostrar esse trabalho pra você para ver se tens interesse em produzir?
Eu entendi a sua expressão Aleksandre Ricardo, espero que entenda à minha... Ex: Um advogado presta consultoria e cobra por esse serviço, ponto!. Quando um advogado é contratado para ser o patrono da causa, aí aquele recebe os seus honorários advocatícios e dependendo de qual for a causa, aquele recebe até os horários de sucumbência ao obter êxito. Por que estou explicando isso??... Por que pra pessoa ser o produtor fonográfico com direitos autorais sobre a música produzida, aquela tem que ser o produtor econômico também, fora isso, de fato, quem "produziu a música" é o 'arranjador' e não o produtor musical, se não, não haveriam empresários pra isso, os empresários musicais são os produtores fonográfico. Quem quer ser o produtor fonográfico e ganhar seus direitos autorais em cima disso tem que ser o empresário musical do artista, quem banca tudo , ou seja, aquele que não cobra de antemão e sim depois, se der certo, caso não, todo investimento é um risco, pode dar certo ou não. Diante disso, se é pago ao arranjador musical "produtor musical" através de um contrato ou por um mero recibo os serviços prestados e nada mais, mais que isso o "produtor fonográfico" teria que ser o empresário produtor fonográfico do artista que terá seus direitos autorais. Uma vez que se é cobrado para fazer os arranjos musicais, quebra-se o vínculo empresarial e se conota APENAS a prestação de serviço sem vínculos. Se fosse assim, não existiriam os empresários pra empresariar o artista. Prestação de serviços é uma coisa, estar envolvido no serviço pra obter direitos e lucros é outra totalmente diferente. Essa é a forma de evitar se "locupletar" de direitos e garantias econômicas de outrem.
@@anacarolinebenevidescampos1024 Perfeito o seu raciocínio! Um vínculo vitalício com a obra em uma troca por construção de arranjos não é justo! Até porque, na construção do ISRC tem o espaço para o arranjador. Cabe ao arranjador ficar por dentro da criação do ISRC pra saber se seu nome está dentro dos direitos conexos da obra como arranjador, cabe também ao arranjador cobrar pelo serviço em estúdio, assim como os músicos. Essa de levar a fatia como dono da obra por ser quem constrói o arranjo pode colar com quem não entende de fato esse processo. O valor do arranjador é fundamental! Mas pra se tornar dono da obra de alguém tem que colocar a mão no bolso! Prestação de serviço intelectual, nesse caso, não basta! Por melhor que seja o arranjador.
Um assunto importante a ser abordado em respeito a Direito Autorais é a questão do CopyRight. No Brasil, que eu saiba não existe nenhum órgão governamental responsável oficialmente para isso, nos Estados Unidos tem a Biblioteca do Congresso que armazena (arquiva) as obras (músicas, videos, livros) mediante uma taxa. Esse registro é importante e facilita no caso de ser necessário processar alguém por uso indevido da obra. No Brasil temos apenas o Registro da partitura da música (na FBN), o que muitas vezes não vai garantir a comprovação da anterioridade e autoria de partes do arranjo por exemplo. No caso americano, através do pagamento de uma taxa (cerca de US$ 55), é possível enviar um álbum de 8 músicas por exemplo, ficando os arquivos armazenados lá. Órgão governamental. Se alguém utilizar por exemplo uma parte de sua música (samplear, remix) você poderá comprovar que a obra é sua e ser indenizado pelo uso indevido.
Olá meu querido boa tarde gostaria que você me falasse de quem a gente recebe, sobre a nossa música onde eu tenho que fazer o cadastro para receber o dinheiro da música ?por favor🙏😘
Boa noite, bom conteúdo, gostaria de saber se tem como vcs espoliar sobre o selo (nos portais de distribuição pede) e eu não sei pra que seria a utilidade real disso
Eu tenho como descobrir se o produtor musical que gerou o meu ISRC do meu EP em 2015 colocou o nome dele como Produtor Fonográfico e não o meu (que paguei pela gravação)? Hoje em dia tenho o sistema e gero o ISRC por conta própria, mas desconfio que talvez isso tenha acontecido na época porque eu era leiga no assunto e o ISRC foi gerado pelo produtor musical, só recebi os códigos e ele não comentou nada sobre o assunto comigo.
Oi Tay, tudo tranquilo? Obrigado por comentar. Quando outra pessoa gera o ISRC da sua música pra vc, automaticamente está se declarando produtora fonográfica da seu fonograma, sua música. Já tá inscrita no Workshop? Chama a gente no inbox da nossa página no Facebook, blz? facebook.com/messages/t/novoartista Conta sempre com a gente. TMJ. Abs., (Mauricio)
fala mais sobre o registro da producao da musica eletronica
7 ปีที่แล้ว
Muito Produtor Fonográfico ficou com o ISRC e ainda paguei por isso. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou correr atrás do prejuízo. Minha sociedade é a UBC mas apenas como interprete-autor.
Para quem grava em home Studio e já tem isrc, como faz para inserir no arquivo de áudio (wav,mp3)? Pois ao que parece o Ecad reconhece de maneira automática, ou seja, se a música rodar numa rádio ele teria que ter o isrc embutido para que seja reconhecida pelos equipamentos do Ecad e assim gerar os direitos...correto?
Eu sou compositor de música sertaneja tenho algumas gravada em disco de vinil 0utras em CDS MAIS NAO TENHA O REGISTO OU SEJA CARTEIRA DE COMPOSITOR POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS MORO EM POCOS DE CALDAS MG TEM .
Cara, esse video me ajudou DEMAIS! Muito obrigada, o conteúdo de vocês é FODA! Façam mais sobre direitos autorais porque eu já vi váaaaaarios outros mas eles são muito técnicos e pra quem tá começando é bastante difícil. Esse video e os outros relacionados me deram uma luz!
Ótimo conteúdo, parabéns pelo vídeo! Esclareceu todos os tipos de dúvidas que eu poderia ter sobre o assunto e ainda nos deixa atento a '' futuros ligeirinhos '', sensacional!! 🔥
Oi Flávio, de boa? Obrigado pelo cometário. Simmm, estamos preparando conteúdos bem legais pra entregar pra vcs. Continua nos acompanhando e conta sempre com a gente. Abs. (Mauricio)
Esqueci de perguntar; vai que uma música com ISRC que é um código internacional toque muito nas rádios do estrangeiro há como receber pelo ECAD ou no exterior funciona diferente?
► QUER TER O NOVO ARTISTA DIRECIONANDO SUA CARREIRA?
Clique nesse link bit.ly/2l94clA e descubra como :)
Eu só quero compor músicas, e tentar vender elas e ficar ganhando direitos autorais. Então quer dizer que eu preciso desse ISRC?
Sou artista independente, pianista compositora, custeio 100% do meu trabalho e no momento que comecei a buscar profissionais para produzir, arranjar e gravar minhas músicas, mesmo com utilização de plugins, TODOS os estúdios com os quais conversei me propuseram fazer o ISRC. Ao serem indagados sobre qual seria a categoria na qual eles se enquadrariam, todos tinham a intenção de se classificar como Produtores Fonográficos.
Vídeos como estes seus ajudam demais aos artistas amadores ou iniciantes no ramo de produção musical, a não serem lesados dessa forma. É claro que o trabalho do produtor musical, ou do estúdio, ou do técnico que trabalha com os plugins deve ser valorizado, mas dai se tornarem "donos" do fonograma, há uma distância enorme. A classe artística agradece!!! Parabéns pelo seu trabalho!
Realmente!
Vocês são muito importantes pra qualquer músico que queira seguir adiante na carreira. Agora vai ser bem mais difícil pra um produtor musical me fazer de trouxa. Kkkkk Vlw!
É isso aí ARIELL, a gente ta aqui pra ajudar. Obrigado por sempre comentar!!! Que legal que nossos vídeos tão te ajudando cara. Muito FELIZZZ. Abração, (Mauricio)
Pfvr grave sim vídeos sobre autorais e registro
Oi Fael, blz cara? Obrigado pelo comentário aqui no vídeo. Já fiz outros vídeos aqui no canal, um sobre Registro de Música e outro sobre ECAD. Anotei sua sugestão sobre Direitos autorais! Abraaço, Mauricio.
Novo Artista eaii vlw amigo! Mas então aqui vai uma outra sugestão: COMO UM ARTISTA DESCONHECIDO PODERIA COLOCAR SUA MUSICA NO SPOTIFY?
obrigado eu pela atenção 😁
Cara, a gente falou sobre isso num episódio do NA RESPONDE, mas pra vc subir uma música nas plataformas de stremings precisa se cadastrar em uma DISTRIBUIDORA DIGITAL e colocar sua música lá. Espero ter te ajudado. Absss
Novo Artista opa blza!! Outra dúvida... Não sei se vcs irão fazer aquele trabalho de acompanhamento de carreira, mas se fizerem, qria saber se p um artista que tá começando agora e que não tem muita base de fãs, comprar esse acompanhamento seria de fato útil e otimizavel numa situação como a descrita? Obrigado mais uma vez pela atenção 😁✌
Muito grato pelo vídeo...Vc pode fazer algum sobre autorização do compositor ..como funciona a documentação/contrato pra venda
Tem 8 curtidas negativando o vídeo. Devem ser esses produtores "mal caráter" aproveitadores.
Oi Edvaldo, de boa? Valeuuu mesmo pelo comentário. Acontece cara, hehe. Obrigado por acompanhar nosso canal. Conta sempre com a gente. Abraço, (Mauricio)
Na boa, eu acho que isso é coisa do TH-cam, tipo incentivo pra gente sempre tentar fazer vídeos tops. Porque não faz sentido negativar um vídeo desta qualidade. E já vi em outros canais também, videos de médicos conceituados dando dicas, sendo negativados. Eu quero acreditar que esses "deslikes" são robôs do TH-cam, tipo no bom sentido.
Kkkk, boa Edvaldo.
Concordo
Eu sou um Novo Artista! Obrigado amigo.
Eu começando minha carreira agora e sendo salva por esse canal maravilhoso!! Amei tudo nesse vídeo!
Mega.gratidão. Gente grannnde passando o que falou aí. Eles fazem o ISRc
Descobri esse canal agora, e já vou maratonar seus vídeos, vou lançar meu primeiro single e estou bem perdida. Muito obrigado ☺️☺️☺️
Somos 2 🤗
foi muito bom voce abril os olho do pessoal ,pra não ser passado pra traz
Eu AMO essa voz de soprano com esse sotaque sulista.
Parabenizo pela clareza da explanação d um assunto q não é tão simples, pois tenho visto alguns outros falando sobre a msm coisa, mas não citam os detalhes q fazem muita diferença. A minha questão seria, tipo, eu sou vocalista, letrista e digamos q "melodista" kk pois canto em cima das minhas letras, ou seja, dou a diretriz p os instrumentistas no caso, p auxiliar nos arranjos. Ou seja, eu estava inconformado c isso d atribuir uma honra q seria d certa forma injusta p quem não queimou tantos neurônios assim p bolar algo... p dar vida a alguma coisa q não existia, simplesmente eu entreguei a Demo c as músicas "pré gravadas" ao produtor, p dá uma lapidada d estúdio... Então, resumindo, muito grato a vc pelo papo reto. D certa forma, confirmou o meu raciocínio rs vlw msm!
Depois fala mais sobre o produtor fonográfico!!!
Grande Maurício. Mais uma vez um baita vídeo do Novo Artista.
Acho que o que confunde a maioria é que "Produtor Fonográfico = quem investe a verba pra gerar o fonograma" e "Produtor Musical = quem pensa na música que vai ser gravada (arranjo, etc.).
O Fonograma (música gravada) pode ser registrado com mais de um produtor Fonográfico (mas, só um ISRC).
Em tese, se "o cara do estúdio" registra o ISRC da sua música, ele é "um investidor" do fonograma, deveria ter "dinheiro" investido na gravação...por exemplo, desconto nos custos ou até gravar de graça (uma vez que ele vai ganhar - sendo registrado como produtor - cerca de 40% da arrecadação distribuída). Mas isso tudo pode (e deve) ser conversado "pré-tudo"; inclusive é ideal que tenham um acordo assinado em forma de contrato ("O seguro morreu de velho").
Então, quando você for gravar uma música, faça a ficha técnica direitinho, com os autores da obra, os músicos participantes na gravação, os intérpretes, os produtores....procure se filiar em uma entidade de compositores e, se você tá pagando tudo, seja o produtor fonográfico, providencie seu acesso ao SISRC (software de geração de ISRC).
Na melhor das hipótese: faça uma visita à UBC/ABRAMUS etc...mais próxima de você e passe umas horinhas lá conversando e tirando todas as suas dúvidas.
João da Águia compusitor Fortaleza CE muito obrigado pela ajuda gratidão é show
Show de bola esse vídeo!👏👏👏
Você É muito especial obrigada por compartilhar sucesso sempre Beijos
► QUER VENDER MAIS SHOWS? AUMENTAR SEUS OUVINTES NO SPOTIFY? AUMENTAR SEUS INSCRITOS NO TH-cam?
Clica nesse link bit.ly/2l94clA pra entender como nós ajudamos DIRETAMENTE vários artistas a alcançar essas metas!
Ou cara top as suas informações direto e claro objetivo....parabéns
Você é foda, você é muito foda mesmo,obrigada meu parceiro
Cheguei agora e gostei ...aperfeiçoando as idéias
Injusto falar que tu é o cara. Injusto com o Rafa e o Fê... Só vídeo de peso. Como poucos vídeos assistidos, já revolucionei o pensamento pra muita coisa. Quanta diferença a presença de vocês faz. Obrigado pela partilha.
Contando os dias pro workshop hehehe
Parabéns e sucesso sempre.
Oi Warly, de boa? Poh cara, que DEMAISSS teu comentário. Nós que agradecemos por nos acompanhar. Comentários como o teu nos dão a certeza que estamos no caminho certo.
Muito bom saber que estamos dando uma nova direção pra sua caminhada. O que a gente quer é trazer nossas experiências pra ajudar vocês. O Workshop vai estar DEMAISSS!!!!
Grandeee abraço, (Mauricio)
Muito obrigado mesmo, parabens pela iniciativa
Parabéns exelcente didática amigo
Muito Bom. Excelente!!
Estou estudando muito sobre isso. Até mesmo no meu canal vou fazer em breve todo passo a passo que estou fazendo para lança minha música! Obrigado pelas informações! Estou aprendendo muito e ralando e passando por todas essa burocracias para garantir meus direitos como compositor! Obrigado e parabéns
obrigado querido, aprendi muito contigo. Abraço.
Bem explicado 👋👋👋👋👋
Obrigada
Joinha 695, minha humilde contribuição para o fortalecimento deste nobre canal, sucesso.
Top essa Matéria, essa informação que eu precisava...nos ajudou de mais, por conta disso, não me cadastrei a network ONErpm...
Amando os teus conteúdos, 12/06 meu lançamento hein
Tu é foda e muito carismático
Legal muito boa espricacao
Obrigado arrebentou na explicação
Esclarecedor!! 👏🏻👏🏻🎉
Vídeo super relevante . Obrigada.
Melhor canal para artistas independentes. Sempre esclarecedor!
Bacana !! muito obrigado pelas informações !!
Por favor, fiz um CD em 2011 e não conhecia essa história de ISRC. Em 2015 me filiei a ZIMBALAM que por sua vez fez uma parceria com TuneCore. Agora vi no site do TuneCore q minha música está com ISRC. Foram eles q geraram o código e se tornaram os produtores fonográficos das minhas músicas? Não me lembro de ter consentido isso. O q devo fazer?
Obrigada!
Cláudia Monteiro
Esse canal
Genial!!! Excelente conteúdo... Compartilhando com a galera que queira crescer
Maurício, Vídeo incrível simples e Importantíssimo e direto, Estilo Novo Artista ! 😊
Poh, que massa Vinicius! Valeu pelo feedback cara. Fiquei feliz demais que curtiu esse vídeo, agora é ficar ligado! Não deixa de compartilhar com algum parceiro teu que tá com dúvida nisso, é importante! Abraaaço, Mauricio.
Muito bom! Obrigada.
Valeu amigo! Explicou tudo muito bem
Valeu! obrigado pela dica parceiro!
Muito bom esse vídeo muito essa informação
Muito bom o vídeo, particularmente acho importante que um artista novato saiba mais desta parte burocratica, pode parecer chato, mas evita dor de cabeça futura e ja o torna mais maduro no quesito profissional. Parabéns a todos
Muito bom . Valeu
Que video bom meu velho!!
Galera, a UBC fez um tutorial muito bom ensinando como usar o SISRC. Quem tiver paciência eu recomendo procurar. Tá muito bem explicado. Um abraço!
Maassa Brendow! Obrigado pelo teu comentário aqui. Valeu por compartilhar essa informação com a gente. Absss, Mauricio.
Mano, tem link?
@@SamuFRify th-cam.com/video/6rFHa_pmZOk/w-d-xo.html
Galera a UBC é uma bagunça, tomem cuidado!
@@vinao_ o que aconteceu, amigo?
Gosto muitos dos videos muito bem elaborados e bem resolutos em relação aos temas abordados tem um cenario muito bacana vou continuar assistindo e agradeço pelas informações são aulas e dicas gratuitas que fazem toda diferença.
Realmente é preciso uma dedicação sobre cada passo dessa etapa de produção Fonográfico.
Seria interessante você fazer um vídeo falando sobre essas questões de direitos autorais, mas olhe só pae, eu sou de PE macho, e continua fazendo com esse trampo pq cada um de vocês foca em uma vertente que todo artista deve ter e saber fazer, desejo todo sucesso!!!
Muito top essa dica..
Olá amigo. Parabéns pelo conhecimento a respeito da temática apresentada. Amigo ... Eu quero registrar em partitura (compasso binário, Tom, melodia e harmonia, dentre do que for preciso além disso,)uma música inédita, que foi composta por um colega,, então autor de tal obra. Nesse caso, quais são os passos seguros que deverei tomar pra garantir os direitos autorais dessa música pra mim, que escreverá a música, e pra ele, que é o criador da música, de forma que no futuro, possamos nos beneficiar com os direitos autorais da referida canção inédita? No aguardo. Att. Nilton
Muito bem explicado.
Muito útil esse vídeo.
Muito bom !!!!
Primeiro que parabenizar toda a equipe do Novo Artista, com o projeto, realmente louvável! Sou Produtor Fonográfico, e expor o minha opinião a respeito de me caracterizar como PRODUTOR FONOGRÁFICO nas faixas, mesmo quando sou pago pela prestação de serviços!
Pensa comigo, a pessoa vem até mim, eu crio TODOS os arranjos, coloco cada instrumento, trato o vocal nos padrões do mercado, faço a mixagem e a masterização. Beleza, o cliente paga por esta prestação de serviço, ponto! Agora, eu não julgo justo, apenas cobrar a prestação de serviço, uma porquê, e como ficam os MEUS DIREITOS CONEXOS ?
Já deixei para algumas pessoas fazerem isso, depois descobri, que eu não estava intitulado sequer como músico nas faixas, a pessoa, colocou na mídia para execução como se ela fosse 100% autora dos arranjos ! E eu fiquei a ver navios...
Para não acontecer isso, faço um contrato e informo no mesmo, que serei o Produtor Fonográfico, e isto com autorização do cliente, se ele não aprovar, sem problemas, indico outros produtores que não se importam, de não ganhar seus direitos conexos!
Criar arranjos, não é para qualquer um, a ONEPRODUTORA sabe disso, leva tempo, bom gosto e muito conhecimento!
Também sou muito transparente com o cliente, se coloco na CDBABY para distribuição digital, pago os números de UPC dos fonogramas em dólar, e não repasso isso ao cliente, a despesa é por minha conta. Portanto a CDBABY fica com 3% das vendas e o CONTENT ID, sobram 97%, o que eu DIVIDO igualmente em 48,5% para eu como PRODUTOR FONOGRÁFICO, e os outros 48,5% vai para o cantor, autor e intérprete da melodia. Até hoje, as pessoas aceitam a minha proposta e ficamos muitos felizes por tal postura!
Isto não é uma crítica, mas apenas opinião de quem julga receber uma fatia pelo conhecimento e bom gosto que é posto nos FONOGRAMAS , de acordo com a sua experiência profissional!
Forte abraço a todos! Excelente semana, a equipe, familiares e amigos! Deus abençoe teus caminhos sempre!
Aleksandre Ricardo muito legal o seu posicionamento, o outro lado da moeda...
Creio que o mais importante é a transparência, ou seja, explicar os seus termos ao cliente e daí ele tem a opção de concordar (ou não), ao invés de dar uma de "esperto"...
Aleksandre Ricardo cara, sou compositor, tenho músicas cruas, pois toco o suficiente para compor, cifrar minhas músicas, como poderia mostrar esse trabalho pra você para ver se tens interesse em produzir?
sou escrito nos dois canais, muito bom rapaziada!
Eu entendi a sua expressão Aleksandre Ricardo, espero que entenda à minha... Ex: Um advogado presta consultoria e cobra por esse serviço, ponto!. Quando um advogado é contratado para ser o patrono da causa, aí aquele recebe os seus honorários advocatícios e dependendo de qual for a causa, aquele recebe até os horários de sucumbência ao obter êxito. Por que estou explicando isso??... Por que pra pessoa ser o produtor fonográfico com direitos autorais sobre a música produzida, aquela tem que ser o produtor econômico também, fora isso, de fato, quem "produziu a música" é o 'arranjador' e não o produtor musical, se não, não haveriam empresários pra isso, os empresários musicais são os produtores fonográfico. Quem quer ser o produtor fonográfico e ganhar seus direitos autorais em cima disso tem que ser o empresário musical do artista, quem banca tudo , ou seja, aquele que não cobra de antemão e sim depois, se der certo, caso não, todo investimento é um risco, pode dar certo ou não. Diante disso, se é pago ao arranjador musical "produtor musical" através de um contrato ou por um mero recibo os serviços prestados e nada mais, mais que isso o "produtor fonográfico" teria que ser o empresário produtor fonográfico do artista que terá seus direitos autorais. Uma vez que se é cobrado para fazer os arranjos musicais, quebra-se o vínculo empresarial e se conota APENAS a prestação de serviço sem vínculos. Se fosse assim, não existiriam os empresários pra empresariar o artista. Prestação de serviços é uma coisa, estar envolvido no serviço pra obter direitos e lucros é outra totalmente diferente. Essa é a forma de evitar se "locupletar" de direitos e garantias econômicas de outrem.
@@anacarolinebenevidescampos1024 Perfeito o seu raciocínio! Um vínculo vitalício com a obra em uma troca por construção de arranjos não é justo! Até porque, na construção do ISRC tem o espaço para o arranjador. Cabe ao arranjador ficar por dentro da criação do ISRC pra saber se seu nome está dentro dos direitos conexos da obra como arranjador, cabe também ao arranjador cobrar pelo serviço em estúdio, assim como os músicos.
Essa de levar a fatia como dono da obra por ser quem constrói o arranjo pode colar com quem não entende de fato esse processo.
O valor do arranjador é fundamental! Mas pra se tornar dono da obra de alguém tem que colocar a mão no bolso! Prestação de serviço intelectual, nesse caso, não basta!
Por melhor que seja o arranjador.
Obrigada ✨
muito bom esse video, ajudou bastante me tirou todas as minhas dúvidas sobre esse assunto.
Muito bom! Pena que os links (até mesmo o do comentário fixado) estão dando erro!
Que bacana ! Não sabia disso.
Primeiro vídeo que eu assisto até o final
Um assunto importante a ser abordado em respeito a Direito Autorais é a questão do CopyRight. No Brasil, que eu saiba não existe nenhum órgão governamental responsável oficialmente para isso, nos Estados Unidos tem a Biblioteca do Congresso que armazena (arquiva) as obras (músicas, videos, livros) mediante uma taxa. Esse registro é importante e facilita no caso de ser necessário processar alguém por uso indevido da obra. No Brasil temos apenas o Registro da partitura da música (na FBN), o que muitas vezes não vai garantir a comprovação da anterioridade e autoria de partes do arranjo por exemplo. No caso americano, através do pagamento de uma taxa (cerca de US$ 55), é possível enviar um álbum de 8 músicas por exemplo, ficando os arquivos armazenados lá. Órgão governamental. Se alguém utilizar por exemplo uma parte de sua música (samplear, remix) você poderá comprovar que a obra é sua e ser indenizado pelo uso indevido.
Interessante, e um brasileiro pode registrar lá?
Cara pq vou parou, volta com tudo.... Está me ajudando muito.
Muito obrigado pela explicação
Parabéns inscrito👏👏👏
Olá meu querido boa tarde gostaria que você me falasse de quem a gente recebe, sobre a nossa música onde eu tenho que fazer o cadastro para receber o dinheiro da música ?por favor🙏😘
Top top!!!!
Faz um video sobre como registrar música. 🙏
faz um video sobre essas associação por que ainda não entendi muito bem
Boa noite, bom conteúdo, gostaria de saber se tem como vcs espoliar sobre o selo (nos portais de distribuição pede) e eu não sei pra que seria a utilidade real disso
grave mais videos sobre esse asssunto!!
Gratidão 🙏🏼
Parabéns meu amigo, o melhor vídeo explicativo que já vi. Parabéns tirou todas as dívidas 🤗🤗
Muito obrigado pelo vídeo,ajudou bastante
Ganhou mais uma inscrita aqui ❤
Faz mais video desse assunto sim!!
Parabéns Meu amigo , se investir mais nos esclarecimentos muitos dos artistas e compositores se achegarao a voces
dicas de ouro chefe!
Muito obrigado, Maurício!!!
Boa mano,entendi
Eu fui indicado pelo djbrunosp 😉
Eu tenho como descobrir se o produtor musical que gerou o meu ISRC do meu EP em 2015 colocou o nome dele como Produtor Fonográfico e não o meu (que paguei pela gravação)?
Hoje em dia tenho o sistema e gero o ISRC por conta própria, mas desconfio que talvez isso tenha acontecido na época porque eu era leiga no assunto e o ISRC foi gerado pelo produtor musical, só recebi os códigos e ele não comentou nada sobre o assunto comigo.
Oi Tay, tudo tranquilo? Obrigado por comentar. Quando outra pessoa gera o ISRC da sua música pra vc, automaticamente está se declarando produtora fonográfica da seu fonograma, sua música. Já tá inscrita no Workshop? Chama a gente no inbox da nossa página no Facebook, blz? facebook.com/messages/t/novoartista Conta sempre com a gente. TMJ. Abs., (Mauricio)
Nossa Tay, que voz incrível você tem! Adoraria fazer um trabalho com você. Sou Dj e produtora musical e estou com vários trabalhos para esse ano.
me ajudou muito esse video. obrigado amigo!
fala mais sobre o registro da producao da musica eletronica
Muito Produtor Fonográfico ficou com o ISRC e ainda paguei por isso. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou correr atrás do prejuízo. Minha sociedade é a UBC mas apenas como interprete-autor.
Muito bem explicado! Obg!
brother!! você é top!! valeu
Gostei muito
Beleza total, muito esclarecedor, mais um like garantido.
Para quem grava em home Studio e já tem isrc, como faz para inserir no arquivo de áudio (wav,mp3)? Pois ao que parece o Ecad reconhece de maneira automática, ou seja, se a música rodar numa rádio ele teria que ter o isrc embutido para que seja reconhecida pelos equipamentos do Ecad e assim gerar os direitos...correto?
Como isso é complicado kkkk, mais é bom aprender sobre, pra quando precisar ja saber, obrigado manoo
Eu sou compositor de música sertaneja tenho algumas gravada em disco de vinil 0utras em CDS MAIS NAO TENHA O REGISTO OU SEJA CARTEIRA DE COMPOSITOR POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS MORO EM POCOS DE CALDAS MG TEM .
Otimas dicas...Obrigado
Cara, esse video me ajudou DEMAIS! Muito obrigada, o conteúdo de vocês é FODA! Façam mais sobre direitos autorais porque eu já vi váaaaaarios outros mas eles são muito técnicos e pra quem tá começando é bastante difícil. Esse video e os outros relacionados me deram uma luz!
Oi
Sou húmido poque
Deus e na minha vida e nunca vou para de sonhar sou guerreira
Ótimo conteúdo, parabéns pelo vídeo! Esclareceu todos os tipos de dúvidas que eu poderia ter sobre o assunto e ainda nos deixa atento a '' futuros ligeirinhos '', sensacional!! 🔥
Muito bom. Faça muitos vídeos sobre isso
Oi Flávio, de boa? Obrigado pelo cometário. Simmm, estamos preparando conteúdos bem legais pra entregar pra vcs. Continua nos acompanhando e conta sempre com a gente. Abs. (Mauricio)
Esqueci de perguntar; vai que uma música com ISRC que é um código internacional toque muito nas rádios do estrangeiro há como receber pelo ECAD ou no exterior funciona diferente?
Obrigado por nos passar tanta informação, Novo Artista! Poderiam fazer um vídeo falando sobre direitos autorais e direitos conexos?
Excelente explicação. 👏👏