Álcool isopropílico, o produto correto para limpeza de eletrônicos: th-cam.com/video/XsNBP4DD3V0/w-d-xo.html Posso usar ar comprimido para limpeza de eletrônicos? th-cam.com/video/PRMILRLwUxc/w-d-xo.html Nosso Clube de Membros: th-cam.com/users/clubedohardwarejoin Conheça meus livros e cursos sobre hardware, redes e eletrônica: linktr.ee/gabrieltorres1974 Conheça também o meu canal pessoal: th-cam.com/users/gabrieltorres1974
Alguns pontos que eu poderia ter enfatizado no vídeo: 1. O limpa contato é indicado na limpeza industrial, como a limpeza de bornes, conectores, interruptores de grande porte e relés industriais. Por exemplo, na limpeza do conector de bateria de um carro. Não é indicado para a limpeza de componentes eletrônicos. 2. Muitos produtos têm a informação "Uso Industrial" na lata, enfatizando que não é para uso residencial ou em oficina de manutenção de computadores, e também para a empresa se esquivar da responsabilidade em eventual processo judicial de danos. 3. Solventes são altamente inflamáveis. Já soubemos de casos de pessoas sem o conhecimento espirrando spray limpa contato em fonte de alimentação ligada, e ela pegar fogo. 4. Cloro, usado na composição de alguns produtos, é altamente corrosivo, e danificará componentes eletrônicos. 5. Eu poderia ter enfatizado ainda mais a questão dos equipamentos de proteção individual (EPI) e necessidade de aplicação área aberta e ventilada não só pela toxicidade, mas pelo perigo de incêndio, pois o gás fica no ar e pode entrar em combustão em contato com fogo ou faísca. E, mesmo assim, apenas nos casos de real necessidade (como no exemplo do conector de bateria de carro), nunca em equipamentos eletrônicos). Abraços!
"Já soubemos de casos de pessoas sem o conhecimento espirrando spray limpa contato em fonte de alimentação ligada, e ela pegar fogo". Isso é total falta de noção. Não dá pra culpar o produto! A maioria desses sprays já vem com o símbolo da chama na lata, indicando que são inflamáveis - até desodorante, pelo amor de Deus. Passar qualquer álcool com a fonte ligada também é algo óbvio de se evitar. Meu Deus! Uma coisa é não conduzir eletricidade, outra completamente diferente é ser inflamável.
Que conteúdo de excelência e bastante informativo, não sabia sobre esse problema da fórmula, sempre usei o álcool isopropílico para limpeza de componentes.
Muitíssimo obrigado por essa aula, Gabriel! Eu não sabia que o spray limpa contato era tão tóxico assim.Com certeza daqui para frente não usarei mais. Um grande abraço aí e quando eu puder (voltando a trabalhar),vou com certeza assinar o clube de membros.
Tudo bem João Paulo? Obrigado, também me surpreendi ao estudar sobre o assunto. Grande abraço, o clube de membros está muito bom com vídeos antecipados e conteúdos exclusivos.
Caraca o tempo passa , o tempo voa e nós da informática ainda continuamos com a cara de "menino do TI" no início isso me deixava um pouco irritado mas agora com 49 anos virou elogio kkkk parabéns amigo Gabriel te acompanho desde 1900 e Pc bege , forte abraço
Tudo bem com você? Kkkk... sempre o menino da TI né? Bom continuarmos meninos mas com responsabilidade e cabeça no lugar de adultos, não é!? Grande abraço!
Grande professor Gabriel Torres! Eu uso limpa contatos somente em contatos elétricos (bornes, slots, micro chaves, potenciômetros, plugs, etc). Se for preciso aplicar diretamente numa placa, utilizo somente o álcool isopropílico. Infelizmente, por falta de conhecimento, muitos utilizam exacerbadamente o spray limpa contatos em tudo, inclusive banhando a pcb de equipamentos.
Tudo bem Fábio? A grande maioria aprende apenas na internet, não busca se aprofundar no assunto. Pode pensar no isopropílico em spray como altenativa. Abraço!
Muito cuidado com os produtos que são aplicados sobre plásticos que isolam metais de contato eletrico/eletrônicos, podem ser destruidos como trincado ou tornam-os quebradiços.
Eu já estava com um limpa contato no carrinho porque precisei limpar um slot de memória esses tempos e com o pincel achei muito trabalhoso rs, vou continuar só com o pincel e talvez colocar álcool isopropílico num borrifador mesmo.
Olá! Reacts sempre são permitidos desde que sigam as diretrizes da plataforma, isto é, que apareça você pausando o vídeo de tempos em tempos, falando e acrescentando sua experiência e opinião sobre o tema debatido, não sendo uma maneira de copiar conteúdo sem ter trabalho... rs. A boa prática também indica que você publique um link para o conteúdo reagido tanto na descrição do seu vídeo como em comentário fixado! De resto, acho ótimo divulgar a mensagem, quanto mais gente sabendo informação de qualidade e correta, melhor! :) Um grande abraço e sucesso!
Interessante, eu comprei o limpa contato pela praticidade e por causa do "jato" que ajuda na limpeza, limpei minha placa mãe inteira e todos os conectores.
uso bastante limpa contatos da wurth nos meus video games antigos, acredito que o pessoal utiliza esse tipo de produto por causa da praticidade, por exemplo, caso eu optasse pelo álcool eu teria que desmontar para limpar.
Mas.... mas.... eu sou homem, eu preciso de WD-40! Zueras a parte, muito obrigado pelo video Gabriel Torres, sempre utilizei o alcool e sempre funcionou. Agora, não sabia essa dos limpas contatos.
Trabalho na DuPont como analista de suporte. Muito bom, professor Gabriel! A DuPont tem uma história rica e cercada por diversas inovações tecnológicas. No entanto, também é uma empresa controversa em algumas de suas práticas.
Gabriel o ponto crucial do vídeo seria a eficiência na limpeza, vou falar pela minha experiência após efetivar uma solda utilizando fluxo pastoso o limpa contato não se revelou eficiente na eliminação de fluxo da PCB deixando a placa gordurosa mesmo banhando a placa em limpa contato
Gabriel, eu acredito fortemente que o mundo da tecnologia como um todo é possível de despertar o interesse do público em geral que sequer tem envolvimento com o tema. Eu digo isso porque o Lito do canal Aviões e Músicas conseguiu reunir mais de 3 milhões de inscritos com um tema tão nichado como aviação. De repente se você contar mais histórias de curiosidades sobre o tema com um titúlo chamativo, mais pessoas se interessem. Por exemplo: até hoje muita gente, incluindo da área de TI, acredita que a Microsoft copiou a Apple para produzir o Windows. Talvez você contar essa história, de onde surgiu esse mito, mais pessoas se interessarão pelo conteúdo. Abraço.
Obrigado, Jobson! Ideia anotadíssima e obrigado pela força em querer que nosso canal cresça e atinja um público maior. Eu mesmo acompanho o canal do Lito! rs. Em tempo: não é mito, é fato! rs A Microsoft realmente copiou a Apple. E a Apple copiou a Xerox, que foi quem criou a interface gráfica. Inclusive foi essa a defesa da Microsoft no processo que a Apple moveu contra ela. rs. Mas realmente dá um excelente vídeo!
@@clubedohardware Baboo conta essa história dizendo que a Microsoft copiou a Xerox. Ele até usa um trecho de um documentário que o próprio Steve Jobs fala de onde ele tirou a ideia da GUI, que até onde eu entendi, foi a mesma fonte de onde a Microsoft baseou sua GUI.
Um conhecido meu veio me perguntar o que eu usava para limpar meu monitor. Eu respondi que usava álcool isopropílico e ele disse que isso não era o correto, que eu deveria usar um produto específico para limpeza de displays. Fui pesquisar sobre o princípio ativo do produto que ele mencionou e basicamente esse princípio era prejudicial para displays, pois era muito forte e com o tempo poderia marcar a tela do meu monitor. Minha dúvida é se existe algo melhor para limpar o display do monitor do que o álcool isopropílico?
Limpa contato é mais um desengraxante do que limpa contato em si. É bom pra limpar terminais e conectores impregnados de óleo ou graxa. Mas o mais importante pro ambiente da eletrônica em si, que é a desoxidação, não tem efeito algum.
Em vez de usar o spray limpa contato, não seria melhor usar o próprio álcool isopropílico dentro de uma garrafa em pulverizador agrícola pequeno desses de espalhar veneno? Tem uns modelos que da para ajustar o leque do liquido e eles já vem com a bombinha para fazer pressão dentro da garrafa.
Observei que alguns limpa-contatos deixam resíduos que, a médio e longo prazo, podem criar condições químicas favoráveis à oxidação, já que alguns eletrônicos nos quais utilizei esses produtos acabaram oxidando (pode ter sido porque não esperei secar 100% e já fui logo fechando o equipamento sem dar tempo da reação acontecer 100%). Cada marca provavelmente tem sua fórmula específica, então não dá para generalizar. Contudo, percebi que o álcool isopropílico é muito mais adequado e rende significativamente mais por mililitro, sendo até três vezes mais eficiente do que uma lata de limpa-contatos, mesmo quando esta é maior. Desde que notei essa diferença, passei a usar o isopropílico para a limpeza geral e reservo o limpa-contato exclusivamente para "limpar contatos" (tudo que leva algum encaixe elétrico) no sentido literal, aplicando-o sempre com moderação (bem levemente). Para a maioria das situações, o isopropílico continua sendo a escolha mais eficiente e segura, tanto em termos de eficácia quanto de custo-benefício. O limpa contato é mais fácil de encontrar devido à variedade e locais onde esta a venda como supermercados e depósitos de construção, já o isopropílico é quase que exclusivamente em casa de eletrônicos onde metem a faca. Mesmo assim, ele rende bem mais, logo compensa $$$.
Obrigado por sua participação em nossa comunidade. Quanto à sua afirmação "cada marca provavelmente tem sua fórmula específica, então não dá para generalizar", talvez não tenha ficado claro para você que (1) as fórmulas são proprietárias e (2) dá sim para generalizar pois, apesar de proprietárias, todas são baseadas em solventes com base em hidrocarbonetos, portanto extremamente tóxicas, cancerígenas e inflamáveis. Abraços.
@@clubedohardware Obrigado também por compartilhar seu conhecimento sobre o funcionamento geral de um computador e o que fazer e/ou evitar. Graças a isso, troquei em 2015 minha fonte antiga, uma "Cooler Master Elite" (RS-460-PSAR-J3), que era/é uma bomba em relação à potência rotulada e características gerais. Segundo seus testes, ela só é +/- segura até 400W, bem abaixo do necessário para meu pc da época. Quanto ao que mencionei "não dá para generalizar", não me referia especificamente ao que foi dito no vídeo, mas sim à afirmação que fiz no meu comentário, particularmente na parte onde disse: "criar condições químicas favoráveis à oxidação". Quis dizer que isso pode variar de caso para caso, dependendo da composição específica do produto utilizado.
@@PeX218 Quando mencionei "não dá para generalizar", não me referia especificamente ao que foi dito no vídeo, mas sim à afirmação que fiz no meu comentário, particularmente na parte onde disse: "criar condições químicas favoráveis à oxidação". Quis dizer que isso pode variar de caso para caso, dependendo da composição específica do produto utilizado.
uma vez comprei um limpa contato que não lembro a marca, mas era tão vagabund_ que ele pegou numa carcaça plástica de um ps2 velho que eu tinha e COMEU a tinta do bagulho, acho que o pessoal meteu tiner na lata do limpa contato nao é possível, joguei a lata inteira fora. desde então uso essa mesma carcaça pra "testar" limpa contato nela antes pra ver se ele não vai comer o plástico/tinta do aparelho que vou usar isso.
Recentemente eu estava limpando um PC do meu primo, mas somente com álcool isopropílico. Acabei derrubando demais e respingou numa banqueta que usava como apoio, e coloquei a garrafa de plástico do álcool em cima. Quando tirei, descascou a banqueta onde encostou na garrafa.
Oi Rafael, excelente esse seu testemunho, pois só prova o que descobri no vídeo. Os sprays limpa contato são baseados em solventes derivados do petróleo, que são fortíssimos. Por isso de fato podem atacar pintura. O ponto é que NÃO devem ser espirrados em produtos eletrônicos. Devem ser espirrados um tiquinho de nada APENAS em contatos, como conectores de bateria de carro, interruptores e relés industriais. Abraços.
E aqui em casa ainda temos uma geladeira Electrolux Prosdócimo de 1996 com compressor Tecumseh usando Freon e óleo Alquil Benzeno kkkk depois do protocolo de Montreal o R12 ainda foi muito longe kkkk
Gabriel faz um vídeo ensinando como que cria uma cópia do sistema operacional já com todos programas instalados igual de fábrica, que quando vc restaura o windows já volta todo completo.
Gostei desse tipo de vídeo. Todo trabalho em pesquisar a FISPQ e fazer a tabelinha pra bolar um argumento... Apesar de que aquela parte do vídeo com a 'teoria da conspiração' sobre a Du Pont eu discorde um pouco - mas não vem ao caso -, é bom quando há um embasamento e as respostas não são apenas opiniões travestidas de fatos.
Leonardo, tudo bem? O foco do canal é esse mesmo, informar com embasamento. De que serviria apenas minha opinião, não é!? Sempre estudo cada assunto com cuidado. Abraço!
Poxa, então não pode limpar com desodorante Axe, Rexona e nem com Leite de Colônia? São tão cheirosos, eu gosto de limpeza, quero deixar meu PC perfumado também 🤪
Trabalho com equipamentos de vídeo, já usei WD-40 em plug HDMI de diversos equipamentos por causa da oxidação de maresia, é só jogar e funciona na hora, tira a oxidação e a sujeira. Obs. Não fica oleoso.
@@RJ_em_Alerta Aí depende se o que você está falando é sobre o WD-40 clássico, que é o micro óleo, ou se está falando de um outro produto (mais recente) da marca. Lembrando que a empresa surgiu com apenas um único produto e assim ficou por bastante tempo.
Os que eu comprei até hj é tudo solvente a base de gás propano e hexano, ou seja, destilados de petróleo. O único que me fez mal mesmo foi o da Orbi. Dor de cabeça na certa. Mas é uma incógnita mesmo...
Oi Mateus Cardoso, como explicado diversas vezes no vídeo, o intuito da tabela e do vídeo não era analisar marca A ou B, ou dizer qual marca deve ou não deve ser utilizada, nem tampouco ser um guia de marcas. Ademais, a marca que você menciona foi analisada.
tem um mito relativamente antigo de que existem tipos de RAM para Intel e RAM para AMD. Eu vi isso em anuncios do Aliexpress descrevendo que aquela RAM DDR3 ou DDR4 serve somente para um fabricante de processador. Consegue esclarecer essa questão?
Rapaz… qual é a hipótese dessa alegação? Tudo bem que hoje em dia o controladores de RAM ficam no processador, mas acho bastante estranho uma marca funcionar melhor com uma RAM mas não com outra.
Oi Jobson Gabriel, tudo bem? Peço que faça essa pergunta lá no Fórum do Clube do Hardware, que é o local correto para esclarecimento deste tipo de dúvida, além de ficar melhor organizado. Agradeço pela compreensão. O local correto é este: www.clubedohardware.com.br/forums/forum/29-mem%C3%B3rias-ram/
Álcool isopropílico, o produto correto para limpeza de eletrônicos: th-cam.com/video/XsNBP4DD3V0/w-d-xo.html
Posso usar ar comprimido para limpeza de eletrônicos? th-cam.com/video/PRMILRLwUxc/w-d-xo.html
Nosso Clube de Membros: th-cam.com/users/clubedohardwarejoin
Conheça meus livros e cursos sobre hardware, redes e eletrônica: linktr.ee/gabrieltorres1974
Conheça também o meu canal pessoal: th-cam.com/users/gabrieltorres1974
Alguns pontos que eu poderia ter enfatizado no vídeo:
1. O limpa contato é indicado na limpeza industrial, como a limpeza de bornes, conectores, interruptores de grande porte e relés industriais. Por exemplo, na limpeza do conector de bateria de um carro. Não é indicado para a limpeza de componentes eletrônicos.
2. Muitos produtos têm a informação "Uso Industrial" na lata, enfatizando que não é para uso residencial ou em oficina de manutenção de computadores, e também para a empresa se esquivar da responsabilidade em eventual processo judicial de danos.
3. Solventes são altamente inflamáveis. Já soubemos de casos de pessoas sem o conhecimento espirrando spray limpa contato em fonte de alimentação ligada, e ela pegar fogo.
4. Cloro, usado na composição de alguns produtos, é altamente corrosivo, e danificará componentes eletrônicos.
5. Eu poderia ter enfatizado ainda mais a questão dos equipamentos de proteção individual (EPI) e necessidade de aplicação área aberta e ventilada não só pela toxicidade, mas pelo perigo de incêndio, pois o gás fica no ar e pode entrar em combustão em contato com fogo ou faísca. E, mesmo assim, apenas nos casos de real necessidade (como no exemplo do conector de bateria de carro), nunca em equipamentos eletrônicos).
Abraços!
"Já soubemos de casos de pessoas sem o conhecimento espirrando spray limpa contato em fonte de alimentação ligada, e ela pegar fogo".
Isso é total falta de noção. Não dá pra culpar o produto! A maioria desses sprays já vem com o símbolo da chama na lata, indicando que são inflamáveis - até desodorante, pelo amor de Deus. Passar qualquer álcool com a fonte ligada também é algo óbvio de se evitar. Meu Deus! Uma coisa é não conduzir eletricidade, outra completamente diferente é ser inflamável.
Obrigado por mais esse conteúdo de excelência. A partir de hoje não uso mais spray Limpa contato. É melhor prevenir.
Vai usar o que pra limpar um slot de memória?, ou um conector p2 da placa mãe?.
@ThiagoPerroni Álcool Isopropílico
@SERTECMANUTENCAO, tudo bem? É a melhor opção mesmo, eu não arriscaria.
Abraço!
@ Começarei a usar o Isopropílico nesse tipo de serviço.
O cara é da eletrônica e hardware e ta dando uma aulda de química. Esse é fera mesmo
Tudo bem Luciano? Obrigado cara, na verdade está tudo relacionado né!?
Grande abraço!
Muito admirável seu compromisso com a informação fidedigna transmitida aos seus seguidores. Alerta e esclarecimentos importantíssimos!
Tudo bem @xandolima? Obrigado pelo elogio, o objetivo do canal é informar com o maximo de embasamento possível.
Abraço!
Que conteúdo de excelência e bastante informativo, não sabia sobre esse problema da fórmula, sempre usei o álcool isopropílico para limpeza de componentes.
Aphonso, tudo bem? Obrigado, pesquisei para esse vídeo justamente para esclarecer sobre isso.
Abraço!
Valeu Gabriel. Acompanho vc desde o início dos anos 2000 e admiro muito seu trabalho. Obrigadão.
Tudo bem Robson? Muito obrigado pelo elogio, só me motiva a continuar.
Um abraço!
Obrigado por enriquecer a comunidade. Excelente trabalho.🏆
Tudo bem cara? Obrigado pelo elogio, só me motiva a melhorar mais.
Abraço!
Muitíssimo obrigado por essa aula, Gabriel! Eu não sabia que o spray limpa contato era tão tóxico assim.Com certeza daqui para frente não usarei mais.
Um grande abraço aí e quando eu puder (voltando a trabalhar),vou com certeza assinar o clube de membros.
Tudo bem João Paulo? Obrigado, também me surpreendi ao estudar sobre o assunto.
Grande abraço, o clube de membros está muito bom com vídeos antecipados e conteúdos exclusivos.
Baita trabalho de pesquisa, Gabriel! Silver tape para prender, WD-40 para soltar e se for eletrônico, álcool isopropílico. Sucesso a ti!
Jorge, tudo bem cara? Kkk...é por aí mesmo.
Grande abraço e sucesso pra você também.
Parabéns professor, excelente vídeo-aula. Conteúdos top, que Deus o abençoe. Abraços.
Anderson, tudo bem? Muito obrigado, só me motiva para produzir mais e melhor.
Um abraço!
Caraca o tempo passa , o tempo voa e nós da informática ainda continuamos com a cara de "menino do TI" no início isso me deixava um pouco irritado mas agora com 49 anos virou elogio kkkk parabéns amigo Gabriel te acompanho desde 1900 e Pc bege , forte abraço
Tudo bem com você? Kkkk... sempre o menino da TI né? Bom continuarmos meninos mas com responsabilidade e cabeça no lugar de adultos, não é!?
Grande abraço!
Grande professor Gabriel Torres! Eu uso limpa contatos somente em contatos elétricos (bornes, slots, micro chaves, potenciômetros, plugs, etc). Se for preciso aplicar diretamente numa placa, utilizo somente o álcool isopropílico. Infelizmente, por falta de conhecimento, muitos utilizam exacerbadamente o spray limpa contatos em tudo, inclusive banhando a pcb de equipamentos.
Tudo bem Fábio? A grande maioria aprende apenas na internet, não busca se aprofundar no assunto. Pode pensar no isopropílico em spray como altenativa.
Abraço!
Como sempre uma análise de qualidade mantendo a tradição de qualidade do clube do hardware, parabéns
Tudo bem cara? Muito obrigado pelo elogio, só me motiva a continuar melhorando.
Um abraço!
Parabéns pela brilhante apresentação.
Muito cuidado com os produtos que são aplicados sobre plásticos que isolam metais de contato eletrico/eletrônicos, podem ser destruidos como trincado ou tornam-os quebradiços.
Tudo bem @itaipu54? Sim, sempre deve se utilizar com cuidado e quantidade correta.
Abraço!
Impressionante a qualidade desses vídeos!!
Tudo bem? Obrigado, me preocupo para que saiam o mais completos possíveis.
Um abraço!
Eu já estava com um limpa contato no carrinho porque precisei limpar um slot de memória esses tempos e com o pincel achei muito trabalhoso rs, vou continuar só com o pincel e talvez colocar álcool isopropílico num borrifador mesmo.
Tudo bem? Sim, melhor opção. E existe isopropílico em spray, mais fácil ainda.
Abraço!
Posso fazer um react dos dois vídeos que vc explica esse assunto ???
Olá! Reacts sempre são permitidos desde que sigam as diretrizes da plataforma, isto é, que apareça você pausando o vídeo de tempos em tempos, falando e acrescentando sua experiência e opinião sobre o tema debatido, não sendo uma maneira de copiar conteúdo sem ter trabalho... rs. A boa prática também indica que você publique um link para o conteúdo reagido tanto na descrição do seu vídeo como em comentário fixado! De resto, acho ótimo divulgar a mensagem, quanto mais gente sabendo informação de qualidade e correta, melhor! :) Um grande abraço e sucesso!
caso o pessoal nao saiba existem latas em aerossol de álcool isopropílico o que torna ele fácil de aplicar = os limpa contatos
Interessante, eu comprei o limpa contato pela praticidade e por causa do "jato" que ajuda na limpeza, limpei minha placa mãe inteira e todos os conectores.
Tudo bem? Sim, uma ótima solução.
Abraço!
Tem um maluco que colocou um pito numa lata e fica dando pressão com uma bomba de encher pneu 😂. É uma ideia sustentável
uso bastante limpa contatos da wurth nos meus video games antigos, acredito que o pessoal utiliza esse tipo de produto por causa da praticidade, por exemplo, caso eu optasse pelo álcool eu teria que desmontar para limpar.
Tudo bem? O importante ter conhecimento da composição do que se está usando.
Abraço!
Compre álcool aerossol.
Acompanho seu trabalho de excelência há décadas, os órgãos de normas técnicas do Brasil precisam se manisfestar!
Waldeir, tudo bem? Obrigado pelo elogio. Precisam estar em atualização constante.
Um abraço!
Mas.... mas.... eu sou homem, eu preciso de WD-40!
Zueras a parte, muito obrigado pelo video Gabriel Torres, sempre utilizei o alcool e sempre funcionou. Agora, não sabia essa dos limpas contatos.
Tudo bem Jackson? O bom da informação é que acaba com essa bobagem...kkkk
Obrigado pelo elogio, também me surpreendi com o limpa contatos.
Abraço!
Trabalho na DuPont como analista de suporte. Muito bom, professor Gabriel! A DuPont tem uma história rica e cercada por diversas inovações tecnológicas. No entanto, também é uma empresa controversa em algumas de suas práticas.
Felipe, tudo bem? Obrigado pelo elogio e participação. Você pode falar com mais propriedade dessa parte do vídeo, dando embasamento.
Abraço!
Gabriel o ponto crucial do vídeo seria a eficiência na limpeza, vou falar pela minha experiência após efetivar uma solda utilizando fluxo pastoso o limpa contato não se revelou eficiente na eliminação de fluxo da PCB deixando a placa gordurosa mesmo banhando a placa em limpa contato
Tudo bem? Melhor opção é o isopropílico para realizar a limpeza, sem dúvida.
Abraço!
Gabriel, eu acredito fortemente que o mundo da tecnologia como um todo é possível de despertar o interesse do público em geral que sequer tem envolvimento com o tema. Eu digo isso porque o Lito do canal Aviões e Músicas conseguiu reunir mais de 3 milhões de inscritos com um tema tão nichado como aviação. De repente se você contar mais histórias de curiosidades sobre o tema com um titúlo chamativo, mais pessoas se interessem. Por exemplo: até hoje muita gente, incluindo da área de TI, acredita que a Microsoft copiou a Apple para produzir o Windows. Talvez você contar essa história, de onde surgiu esse mito, mais pessoas se interessarão pelo conteúdo.
Abraço.
Obrigado, Jobson! Ideia anotadíssima e obrigado pela força em querer que nosso canal cresça e atinja um público maior. Eu mesmo acompanho o canal do Lito! rs. Em tempo: não é mito, é fato! rs A Microsoft realmente copiou a Apple. E a Apple copiou a Xerox, que foi quem criou a interface gráfica. Inclusive foi essa a defesa da Microsoft no processo que a Apple moveu contra ela. rs. Mas realmente dá um excelente vídeo!
Que eu saiba, a real vítima nessa história foi a Xerox, que criou a primeira GUI amigável.
@@clubedohardware Baboo conta essa história dizendo que a Microsoft copiou a Xerox. Ele até usa um trecho de um documentário que o próprio Steve Jobs fala de onde ele tirou a ideia da GUI, que até onde eu entendi, foi a mesma fonte de onde a Microsoft baseou sua GUI.
Essa teoria da conspiração sobre CFC achei bastante crível.
Rapaz… as hipóteses são plausíveis.
Muito bem explicado, parabéns.
Tudo bem @loxtechTI? Muito obrigado!
Um abraço!
Um conhecido meu veio me perguntar o que eu usava para limpar meu monitor. Eu respondi que usava álcool isopropílico e ele disse que isso não era o correto, que eu deveria usar um produto específico para limpeza de displays. Fui pesquisar sobre o princípio ativo do produto que ele mencionou e basicamente esse princípio era prejudicial para displays, pois era muito forte e com o tempo poderia marcar a tela do meu monitor. Minha dúvida é se existe algo melhor para limpar o display do monitor do que o álcool isopropílico?
Tudo bem? O ideal e recomendado é o isopropílico mesmo.
Um abraço!
14:20 tem os avisos na embalagem, EPi e causa câncer
Exatamente, Mateus. Esqueci ainda de mencionar no vídeo que algumas das substâncias são cancerígenas. Abraços.
já comentando para impulsionar o video... Grande Gabriel!
Tulio, tudo bem? Muito obrigado por acampanhar o canal.
Um abraço!
ja estragei alguns eletronico com limpa contato, encheu de resido, danifica diodo
Tudo bem Junior? Por isso a importância do vídeo, nos atualizar sobre velhos hábitos.
Abraço!
Limpa contato é mais um desengraxante do que limpa contato em si. É bom pra limpar terminais e conectores impregnados de óleo ou graxa. Mas o mais importante pro ambiente da eletrônica em si, que é a desoxidação, não tem efeito algum.
Tudo bem Pedro? Sim, por isso a importância do isopropílico.
Um abraço!
Em vez de usar o spray limpa contato, não seria melhor usar o próprio álcool isopropílico dentro de uma garrafa em pulverizador agrícola pequeno desses de espalhar veneno? Tem uns modelos que da para ajustar o leque do liquido e eles já vem com a bombinha para fazer pressão dentro da garrafa.
Tudo bem José Henrique? Já existe Isopropílico em spray, mais fácil ainda. A melhor opção, sem dúvida.
Abraço!
Observei que alguns limpa-contatos deixam resíduos que, a médio e longo prazo, podem criar condições químicas favoráveis à oxidação, já que alguns eletrônicos nos quais utilizei esses produtos acabaram oxidando (pode ter sido porque não esperei secar 100% e já fui logo fechando o equipamento sem dar tempo da reação acontecer 100%). Cada marca provavelmente tem sua fórmula específica, então não dá para generalizar. Contudo, percebi que o álcool isopropílico é muito mais adequado e rende significativamente mais por mililitro, sendo até três vezes mais eficiente do que uma lata de limpa-contatos, mesmo quando esta é maior.
Desde que notei essa diferença, passei a usar o isopropílico para a limpeza geral e reservo o limpa-contato exclusivamente para "limpar contatos" (tudo que leva algum encaixe elétrico) no sentido literal, aplicando-o sempre com moderação (bem levemente). Para a maioria das situações, o isopropílico continua sendo a escolha mais eficiente e segura, tanto em termos de eficácia quanto de custo-benefício. O limpa contato é mais fácil de encontrar devido à variedade e locais onde esta a venda como supermercados e depósitos de construção, já o isopropílico é quase que exclusivamente em casa de eletrônicos onde metem a faca. Mesmo assim, ele rende bem mais, logo compensa $$$.
Como assim não dá pra generalizar?
O caso geral é de fato o exposto no vídeo.
Obrigado por sua participação em nossa comunidade. Quanto à sua afirmação "cada marca provavelmente tem sua fórmula específica, então não dá para generalizar", talvez não tenha ficado claro para você que (1) as fórmulas são proprietárias e (2) dá sim para generalizar pois, apesar de proprietárias, todas são baseadas em solventes com base em hidrocarbonetos, portanto extremamente tóxicas, cancerígenas e inflamáveis. Abraços.
@@clubedohardware Obrigado também por compartilhar seu conhecimento sobre o funcionamento geral de um computador e o que fazer e/ou evitar. Graças a isso, troquei em 2015 minha fonte antiga, uma "Cooler Master Elite" (RS-460-PSAR-J3), que era/é uma bomba em relação à potência rotulada e características gerais. Segundo seus testes, ela só é +/- segura até 400W, bem abaixo do necessário para meu pc da época. Quanto ao que mencionei "não dá para generalizar", não me referia especificamente ao que foi dito no vídeo, mas sim à afirmação que fiz no meu comentário, particularmente na parte onde disse: "criar condições químicas favoráveis à oxidação". Quis dizer que isso pode variar de caso para caso, dependendo da composição específica do produto utilizado.
@@PeX218 Quando mencionei "não dá para generalizar", não me referia especificamente ao que foi dito no vídeo, mas sim à afirmação que fiz no meu comentário, particularmente na parte onde disse: "criar condições químicas favoráveis à oxidação". Quis dizer que isso pode variar de caso para caso, dependendo da composição específica do produto utilizado.
uma vez comprei um limpa contato que não lembro a marca, mas era tão vagabund_ que ele pegou numa carcaça plástica de um ps2 velho que eu tinha e COMEU a tinta do bagulho, acho que o pessoal meteu tiner na lata do limpa contato nao é possível, joguei a lata inteira fora.
desde então uso essa mesma carcaça pra "testar" limpa contato nela antes pra ver se ele não vai comer o plástico/tinta do aparelho que vou usar isso.
Recentemente eu estava limpando um PC do meu primo, mas somente com álcool isopropílico. Acabei derrubando demais e respingou numa banqueta que usava como apoio, e coloquei a garrafa de plástico do álcool em cima. Quando tirei, descascou a banqueta onde encostou na garrafa.
Oi Rafael, excelente esse seu testemunho, pois só prova o que descobri no vídeo. Os sprays limpa contato são baseados em solventes derivados do petróleo, que são fortíssimos. Por isso de fato podem atacar pintura. O ponto é que NÃO devem ser espirrados em produtos eletrônicos. Devem ser espirrados um tiquinho de nada APENAS em contatos, como conectores de bateria de carro, interruptores e relés industriais. Abraços.
Dica de ouro para os colegas , misture (álcool isopropílico + Detergente neutro) e seja feliz! OBS: Para situações de lavagem de placas em geral!
Ótimo vídeo. Obrigado Gabriel.
Marcelo, tudo bem? Muito obrigado cara!!!
Um abraço!
Conteúdo top se é louco !!!
Muito obrigado Gilson, me motiva a melhorar cada vez mais.
Abraço!
E aqui em casa ainda temos uma geladeira Electrolux Prosdócimo de 1996 com compressor Tecumseh usando Freon e óleo Alquil Benzeno kkkk depois do protocolo de Montreal o R12 ainda foi muito longe kkkk
Por incrível que pareça, ainda existe gás freon para vender.
@losinfoify, tudo bem? Imagino que ainda seja encontrado mesmo, o controle aqui é precário.
Abraço!
Gabriel faz um vídeo ensinando como que cria uma cópia do sistema operacional já com todos programas instalados igual de fábrica, que quando vc restaura o windows já volta todo completo.
Tudo bem? Anotei sua ideia aqui, obrigado.
Um abraço!
Bom dia. Moro no litoral, algum produto para tirar pequenas ferrugens de gabientes! Tentei o cif e nada, tenho receio em utilizar o wd-40.
Tudo bem @vervloet71? Pode usar vinagre. Aplique, aguarde pelo menos 1 dia e remova a ferrugem com um pano, escova ou esponja. É uma opção.
E thinner? Conheço gente que usa no lugar do isopropílico.
Tudo bem Eduardo. Não é recomendado, o correto é mesmo o isopropílico.
Um abraço!
Joga logo gasolina 😅
E os CLEANER limpa placas?
Tudo bem? Se for baseado no álcool isopropílico tudo bem. Melhor não arriscar.
Abraço!
Ótimo tema!
Tudo bem Erivando? Tema fundamental, não é!?
Obrigado e abraço!
Gostei desse tipo de vídeo. Todo trabalho em pesquisar a FISPQ e fazer a tabelinha pra bolar um argumento...
Apesar de que aquela parte do vídeo com a 'teoria da conspiração' sobre a Du Pont eu discorde um pouco - mas não vem ao caso -, é bom quando há um embasamento e as respostas não são apenas opiniões travestidas de fatos.
Leonardo, tudo bem? O foco do canal é esse mesmo, informar com embasamento. De que serviria apenas minha opinião, não é!? Sempre estudo cada assunto com cuidado.
Abraço!
Hexano é basicamente um dos componentes da gasolina.
Tudo bem? Sim, ele é. Por isso o cuidado com ele.
Abraço!
Caraca que legal ver um vídeo do CDG
Tudo bem? Obrigado, tem muito vídeo já produzido e mais vindo por aí.
Um abraço
Poxa, então não pode limpar com desodorante Axe, Rexona e nem com Leite de Colônia? São tão cheirosos, eu gosto de limpeza, quero deixar meu PC perfumado também 🤪
Kkkkk tudo bem cara? Cheiroso pode até ficar, mas...
Abraço!
Smells like Teen Spirit
Trabalho com equipamentos de vídeo, já usei WD-40 em plug HDMI de diversos equipamentos por causa da oxidação de maresia, é só jogar e funciona na hora, tira a oxidação e a sujeira.
Obs. Não fica oleoso.
Tudo bem? Como pode verificar no vídeo, não é o indicado pelos possíveis problemas relatados.
Abraço!
O que você está dizendo equivale à:
“Joguei óleo e não ficou oleoso”.
Faz tanto sentido quanto água em pó (misture o pó na água e beba). 🤪
@@PeX218 WD-40 Seca rápido, nunca foi óleo.
@@RJ_em_Alerta Aí depende se o que você está falando é sobre o WD-40 clássico, que é o micro óleo, ou se está falando de um outro produto (mais recente) da marca.
Lembrando que a empresa surgiu com apenas um único produto e assim ficou por bastante tempo.
TOP DMS 💯👍
Tiago, muito obrigado! Um abraço!
A boa e velha borracha de apagar limpa muitos contatos. Hehe
Não é recomendado tbm não
Melhor optar pelas soluções mencionadas. Abraço!
Os que eu comprei até hj é tudo solvente a base de gás propano e hexano, ou seja, destilados de petróleo. O único que me fez mal mesmo foi o da Orbi. Dor de cabeça na certa. Mas é uma incógnita mesmo...
Tudo bem Leonardo? Sim, por isso é fundamental se informar sobre o que estamos manipulando. Abraço!
O que tiver menos cheiro de querosene, melhor para uso , ambiente fechado....
Uso de EPI , e aviso de câncer na embalagem
Mateus, pra que arriscar não é? Ainda mais sabendo o que deve ser usado.
Um abraço!
WD40 "segredo industrial 1" = essência de baunilha
Hexano é muito empregado no refino do óleo de soja.
Cheirinho de querosene?!
Sim, por isso o cuidado com ele. Abraço!
Ou seja, apenas os Soyboys usam esta porcaria 😅
Muito bom!
@scastagnino, tudo bem? Muito obrigado.
Abraço!
Se mergulhava gravadoras de VHS do freon. Hehe
Tudo bem? Kkkk..outros tempo, conseguir informações era muito mais difícil.
Um abraço!
Tem que fazer lista 2° com outras marcas= chemi color limpa contato, se é ruim ou igual a esses
Mas esse está citado no vídeo. É o terceiro na tabela, de cima para baixo.
Oi Mateus Cardoso, como explicado diversas vezes no vídeo, o intuito da tabela e do vídeo não era analisar marca A ou B, ou dizer qual marca deve ou não deve ser utilizada, nem tampouco ser um guia de marcas. Ademais, a marca que você menciona foi analisada.
Que absurdo!
Tudo bem? Sim, surpreendente mesmo.
Abraço!
tem um mito relativamente antigo de que existem tipos de RAM para Intel e RAM para AMD. Eu vi isso em anuncios do Aliexpress descrevendo que aquela RAM DDR3 ou DDR4 serve somente para um fabricante de processador. Consegue esclarecer essa questão?
Rapaz… qual é a hipótese dessa alegação?
Tudo bem que hoje em dia o controladores de RAM ficam no processador, mas acho bastante estranho uma marca funcionar melhor com uma RAM mas não com outra.
Oi Jobson Gabriel, tudo bem? Peço que faça essa pergunta lá no Fórum do Clube do Hardware, que é o local correto para esclarecimento deste tipo de dúvida, além de ficar melhor organizado. Agradeço pela compreensão. O local correto é este: www.clubedohardware.com.br/forums/forum/29-mem%C3%B3rias-ram/
Jamais qualquer álcool primário, pois vai oxidar até ácido carboxílico.
Tudo bem? Sim, há produtos específicos para cada coisa.
Abraço!
Depois dessa parei de dar uísque para meu PC.