ABP TV - Transtorno de personalidade borderline | 13/07/2021
āļāļąāļ
- āđāļāļĒāđāļāļĢāđāđāļĄāļ·āđāļ 10 āļĄ.āļ. 2025
- ð O transtorno de personalidade borderline ÃĐ caracterizado principalmente por um padrÃĢo generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuaçÃĩes extremas de humor e impulsividade, alÃĐm do grande medo de abandono.
Padecentes deste transtorno possuem dificuldade de controlar sua raiva e muitas vezes se tornam inadequados e intensamente irritados. Eles podem expressar sua raiva de diversas formas, como por exemplo, fazendo uso de sarcasmo, amargura ou fala irritada. ApÃģs a explosÃĢo, eles muitas vezes sentem vergonha e culpa, reforçando seus sentimentos de que sÃĢo maus.
Qual a faixa etÃĄria mais frequente de se diagnosticar o transtorno de personalidade borderline? Quais os principais sintomas sÃĢo considerados para fechar o diagnÃģstico de borderline? Por que o borderline ÃĐ comumente confundido com outros transtornos mentais? Essas e outras perguntas serÃĢo respondidas agora no ABP TV pelas doutoras Graziela Stein, Jackeline Giusti, Luisa Bisol e Suzzana Bernardes.
Conheça melhor os convidados abaixo:
ðĐââïļ Dra. Graziela Stein: mÃĐdica psiquiatra, TÃtulo de Especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela AMB/ABP, professora de Ãtica e Sistemas de SaÚde em Psiquiatria, Diretora Tesoureira da AssociaçÃĢo PsiquiÃĄtricas Cyro Martins
ðĐââïļ Dra. Jackeline Giusti: mÃĐdica psiquiatra, Mestre e Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de SÃĢo Paulo - USP.
ðĐââïļ Dra. LuÃsa Bisol: mÃĐdica psiquiatra, Doutora em CiÊncias BiolÃģgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do CearÃĄ - UFC.
ðĐââïļ Dra. Suzzana Bernardes: mÃĐdica psiquiatra, Coordenadora da CÃĒmara TÃĐcnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM-AL), Diretora da AssociaçÃĢo Alagoana de Psiquiatria - AAP.
ð Essa transmissÃĢo acontece toda terça-feira, 20h30, horÃĄrio de BrasÃlia. VocÊ pode assistir no TH-cam ou no Facebook. Participe dos debates ao vivo mandando suas perguntas no espaço de comentÃĄrios da Live! ð Clique em definir lembrete pra ser notificado sempre.
ðĻâðž ApresentaçÃĢo: Lucas Veloso
ðĄ DireçÃĢo de TV: Diego Schueng
ðĨ TransmissÃĢo ao vivo: RecPlay Produtora
ðŽ ProduçÃĢo: Departamento de ComunicaçÃĢo da ABP
ð RealizaçÃĢo: AssociaçÃĢo Brasileira de Psiquiatria - ABP
Eu tenho 47 e fui diagnosticada hÃĄ apenas 2 anos atrÃĄs com o transtorno borderline, apÃģs uma vida inteira de sofrimentos. Eu creio que em nossa sociedade atual muitos comportamentos estÃĢo sendo normalizados e atÃĐ estimulados e admirados, e nÃĢo passam de sintomas de transtornos. Acho fundamental que se divulguem esses sintomas, os tratamentos, a necessidade de procurar um profissional de saÚde mental. Eu parabenizo todos vocÊs da ABP pelo excelente trabalho. Este vÃdeo ÃĐ extremamente esclarecedor, eu me senti verdadeiramente acolhida aqui. Obrigada.
Sim. As pessoas nÃĢo buscam auxÃlio da ciÊncia, e normalizam mesmo. Responsabilizando signos e entidades espiritual como influÊncia dos comportamentos. Precisam ser divulgados. JÃĄ vi relatos de pessoas serem tratadas estando depressivas por anos, e apÃģs diagnÃģsticos de transtornos, hÃĄ uma evoluçÃĢo do estado em que estavam anteriormente.
SÃģ tenho a agradecer esse iutub maravilhoso trazendo mÃĐdicos as maravilhosas os porque graças a Deus pelos conhecimentos consegui me livrar de pessoas assim e que deus me perdoe nÃĢo sei se ÃĐ os estÃĄgios dessas doenças mais essas pessoas graças a Deus sÃĢo poucas mais eles se fazem de vÃtimas ou sejam fazem o inferno nas vidas dos prÃģximos
Graças a Deus que nÃĢo sÃĢo das minhas famÃlias por isso que aos poucos fui me libertando porque no final sÃĢo umas pessoas realmentes vazias depois que surgiu a internet essas pessoas pioraram porque sÃģ vivem de curtidas e sÃģ sÃĢo focadas em material financeiro perfeccionismo ou sejam viverem uma vida de mentiras
SÃĢo vingativas tambÃĐm como eu disse sempre se fazendo de vÃtimas
Vivem ligadas nos 20020 essas pessoas focadas nas vidas dos prÃģximos o tempo todo
Que profissionais exemplares, disponÃveis, preparadas sobre o tema! ParabÃĐns pela empatia, carinho e cuidado nessa lida. à visÃvel a preocupaçÃĢo de nÃĢo reduzir o sujeito a um "CID" e tambÃĐm a grande empatia, o cuidado com as palavras sem, claro, deixar de lado a ciÊncia e a tÃĐcnica, visÃveis nesse papo.
Outro comentÃĄrio referente a colocaçÃĢo da doutora Suzana: a doutora Suzana fala da dificuldade do tratamento de psiquiatria na rede pÚblica. Acho que o Brasil peca nesta iniciativa do estado e nesse tratamento a patologia com pessoas que tem essa disfunçÃĢo de borderline. A iniciativa privada usa o seu poder de precarizaçÃĢo no estado para se dar bem com um problema tÃĢo grave de saÚde mental que a populaçÃĢo tem e nÃĢo pode ser tratada com este serviço que era pra o estado oferecer a essas pessoas.
A DEPRESSÃO PARA O BODERLINE CORRESPONDE AO VAZIO E AO TEDIO. JÃ NO BIPOLAR A DEPRESSÃO FAZ PARTE DA ESTRUTURA DO PRÃPRIO TRANSTORNO.
Em nenhum momento o repÃģrter que nÃĢo ÃĐ obrigado a saber com propriedade do assunto, nÃĢo foi corrigido que borderline nÃĢo ÃĐ uma doença, ÃĐ um transtorno comportamental. Parece que estÃĢo lendo um texto sÃģ da pesquisa que fizeram do google
Achei a colocaçÃĢo da doutora Graziela interessante. Na questÃĢo que ela aborda da educaçÃĢo e na psico educaçÃĢo das famÃlias. Isso na minha visÃĢo ÃĐ bastante interessante pelo ponto de vista preventivo para que essa patologia de borderline e outras possam diminuir em nossa convivÊncia social.
ðfui diagnosticada com. Tdh a 4 meses mais vejo que nÃĢo ÃĐ someneste este transtorno que tenho .passo por muitas dificuldades que nÃĢo parece TDHA
Sou estressada normalmente irritada sen paciÊncia muita raiva e muito medo de abandono
@@marciarezende9883 vocÊ tambÃĐm tem borderline ou bipolaridade ??????
Nossa, para eu, que sou bipolar "nÃvel master", me deu uma agonia ver esse vÃdeo...
NÃģs temos pensamentos na velocidade da luz e um entendimento surreal. EntÃĢo quando a gente vÊ (sente) a dificuldade de expressÃĢo nas falas das profissionais...jÃĄ dÃĄ para sentir uma angÚstia tremenda. Percebi um jogo de egos e tambÃĐm respostas que nÃĢo foram exatamente direcionadas aos interessados. Senti como sendo mais um acrÃĐscimo ou atÃĐ mesmo uma discordÃĒncia a fala de outra colega.
No entanto, a Dra Suzzana Bernardes, deu um show com sua fala fluÃda, bem elaborada, desenvolta e direta. ParabÃĐns a Dra Suzzana Bernades!
Obs: Longe estou de querer desmerecer as demais profissionais, porÃĐm vejo esse mesmo grau de dificuldade em se expressar... nos professores das minhas filhas. Muitas vezes eu me pergunto: Como elas conseguem aprender? E muitas vezes fiz a mesma pergunta as minhas filhas e ambas me responderam a mesma coisa : "MÃĢe, poucos foram ou sÃĢo os professores que eu/a gente conseguia/consegue entender as explicaçÃĩes deles."
Eu sempre entrava em choque ao ouvir as respostas.
Mas independente das minhas opiniÃĩes e oticas, as profissionais se dispuseram a participar e o canal estÃĄ de parabÃĐns!
Excelente saber detalhes de todos os tipos de problemas.
Creio que em certo grau pode ter ocorrido algo como mencionou, mas certamente aquilo que deduzimos do outro tem muito mais a ver conosco do que com o outro. A paciÊncia ÃĐ um exercÃcio. Como a Dra. Suzzana afirmou com maestria, elas se complementaram nessa brilhante exposiçÃĢo de saberes tÃĐcnicos e humanos. Para quem tem TPB foi de extrema valia.
Sensacional live! Deu-me mais esclarecimentos sobre como lidar com pacientes portadores de transtornos borderline. Muito grata!
Encontrar aqui, profissionais de alto gabarito, para nÃģs, ÃĐ gratificante, muito esclarecedor.
ParabÃĐns!
ParabÃĐns à s participantes e principalmente a minha linda , simpÃĄtica e competente professora Grazi ðððððððð
Como portador de borderline e, ao mesmo tempo advogado, lembrar que a Lei Maria da Penha inclui como abuso as agressÃĩes verbais, o que seria um problema para o diagnosticado dado as suas explosÃĩes de raiva.
Por isso importÃĒncia do tratamento.
Se vc estÃĄ tendo explosÃĩes de raiva seu tratamento nÃĢo estÃĄ eficaz, melhor se estabilizar para se relacionar com uma mulher
toma remÃĐdio emfaz terapia
Que palestra rica!
Gostei dos apontamentos da doutora LuÃsa e da doutora Graziela. Elas foram muito didÃĄticas.
Excelentes Profissionais. Como PsicÃģloga busco Psiquiatras que elucidem estas questÃĩes,mas nÃĢo tinha encontrado. Obrigada
Que mÃĐdicas maravilhosas meu deus que deus abençoe vcs cada vez mais e esses grupos maravilhosos
Maravilhoso ð sou paciente , foi muito esclarecedor
Boa noite! Poderia ter contato com vc? Passo por uma luta muito grande!
Claro
@@linijapa7271 vocÊ pode me enviar seu e-mail ou outro meio para que possa te falar?
Tem uma pessoa na famÃlia do meu marido com transtorno borderline, eu adoeci devido a dificuldade em conviver, tenho TAG, e ela me sugava. Precisei retornar com tratamento medicamentoso e na terapia focar em formas de me proteger, uma delas foi limitar a convivÊncia e aprender a bloquear as investidas que ela faz hoje em dia para me prejudicar
Meu pai era borderline e eu sou borderline, conviver com ele me adoeceu
NinguÃĐm ÃĐ 100 por cento normal.Ã o que acontece.
Olha eu nem sei oq dizer ðĒðĒðĒ elas sÃĢo muito legais e tem conhecimento sobre o #border , onde moro nÃĢo tem nenhum psiquiatra assim , estou me tratando com uma mas vou desistir novamente, ela sÃģ pensa em me medicar ....e eu nÃĢo vou tomar esses remÃĐdios... alÃĐm de fazer engordar me sinto mal , enfim ...me senti acolhida ouvindo elas falarem , parece que estavam falando comigo, minha famÃlia nÃĢo tÃĄ nem aÃ, nem os poucos amigos ðĒ.
Edt: à vou citar nomes , mas sim tem algumas psiquiatras aà entre elas q tem mais conhecimento, clareza , atÃĐ empatia mais acentuada , porÃĐm as demais tbm estÃĢo se esforçando, eu acho ð...
Sofro com esse transtorno, minha vida ÃĐ um inferno, nÃĢo consigo trabalhar, perco todos empregos. Pq os mÃĐdicos nÃĢo nos ajudam a aposentar?
Eu tbm, oq faz vc acha q perde os empregos?
Acho que num espectro mais avançado tinha que aposentar sim. Acho um absurdo
Vc se trata com psicoterapia? 75% da populaçÃĢo sofre de algum distÚrbio emocional; seria possivel aposentar a todos?
Ei, Juliana. Procure uma terapia chamada TIP/ADI (terapia de integraçÃĢo pessoal). Recomendo fazer com a Dra Eunides Almeida. Sou psicÃģloga e nunca vi ninguÃĐm que atende tÃĢo bem essa demanda como a dra Eunides. Se quiser te passo o contato dela
@@barbaranovais286por favor passa pra mim
Que serviço estÃĢo nos prestando!!Muito esclarecedor....obrigada!!ð
ParabÃĐns pelo tema! Entretanto, senti muito a falta de psicÃģlogos!
Ameiiiiii as respostas jÃĄ estÃĄ aqui obrigado
Sou mÃĢe do Anjo Noah, eu pude colocar a roupinha dele e tirar fotos. Ele foi cremado e depois de 2 anos de luto eu consegui juntar todas as fotos, as roupinhas e as cinzas dele e fazer uma cerimÃīnia com enterro
Hoje ele vive no meu âĪïļ
Excelente.
Quando um Borderline estÃĄ fazendo tratamento adequado ele ainda assim pode ter crise??????
AlguÃĐm pode me responder!!?ðð―
Pode ter. A Dra. Suzzana, acho, foi muito acertiva quando falou q o amadurecimento ÃĐ algo tÃĢo Útil pro manuseio do transt. de personalidade. Amadurecimento esse, muitas x, consequÊncia de psicoterapia, englobando o conhecimento do diagnÃģstico, como lido/reconheço meus momentos instÃĄveis e impulsivos, trabalhar emoçÃĩes como insegurança e rede de apoio(se tenho companheir(x), famÃlia, etc., e se me sinto confortÃĄvel pra falar sobre). Nos episÃģdios de "descontrole" emocional, seja inserido a si ou ao outro, se sentir confortÃĄvel para conversar sobre o q estÃĄ sentindo ÃĐ muitoo importante.
Muitas das questÃĩes sobre esse transtorno devem ser tiradas em consultÃģrio com especialistas em Traços bordeline, com formaçÃĢo e especializaçÃĢo nos Estados Unidos, pois eles estÃĢo bem mais avançados sobre os tratamentos para bordeline.A maioria das informaçÃĩes no TH-cam sobre border sÃĢo muitas vezes distorcidas. Confesso me preocupado, pois tem muitos adolescente que acabam se auto diagnosticando, o que, alÃĐm de interferir no diagnÃģstico do mÃĐdico, eles podem acabar prejudicando sua prÃģpria melhora.
@@fasan1253 NÃĢo precisa ser um especialista que fez algum curso nos EUA que tem que tratar esse perfil de paciente, tÃĄ?
Tem sim psicÃģlogos americanos que tem tratamentos avançadÃssimos pra pacientes com transtorno de personalidade Boderline, mas eles tem protocolos de tratamento, eles tambÃĐm desenvolvem tÃĐcnicas de intervençÃĢo que eles compartilham com o meio cientÃfico mundial!
@@fasan1253 discordo ! Temos mÃĐdicos maravilhosos e com informaçÃĩes preciosas
@@Biahedonic a Dra Suzzana simplesmente dominou a palestra! Amei!
Profissionais nao se respeitam um complementando o outro e esquecendo as suas perguntas. Um querendo ser melhor que o outro, deixando o assunto massante. Total falta de respeito entre si e entre quem esta assintindo. Tai dificil ententer pq elas ficam inviabilizando o conhecimento da outra tida hora
Compartilho da sua Ãģtica. Entrei em pÃĒnico aqui.
Que forte hein!? 15:50
Borderline nÃĢo necessariamente melhora com a idade.
Eu tenho 44 anos, nÃĢo melhorei, mas como conheço meus gatilhos eu me controlo mais, nÃĢo tenho mais crises de furia, mais a tristeza, o vazio e o tÃĐdio, intolerÃĒncia grande a frustraçÃĢo continuam e trabalho sÃģ meio horÃĄrio. Tenho histÃģrico forte de abuso emocional e fÃsica na infÃĒncia
A Dr LuÃsa,serviu sÃģ pra complementar as respostas da Dr Jaqueline? Pareceu que todas estavam somente corrigindo umas as outras...nao curti
Esse transtorno ÃĐ o mesmo que TRANSTORNO FRONTEIRIÃO?
Acredito que sim porque ÃĐ chamado limÃtrofe.
Sim
Dra Jackeline nÃĢo estudou o tema antes do seminÃĄrio
@@Ooooooogffhjd1111 aà que tÃĄ. Falou falou e nÃĢo disse nada.
à pq tem gente que sabe e nÃĢo consegue expressar, ela pode ser Border tbm rs Tem profissionais que sÃĢo excelentes, mas nÃĢo para aulas ou apresentaçÃĩes.
GratidÃĢo ðð
Maus tratos infÃĒncia entÃĢo maioria das pessoas tem transtornos mentais.
Gostaria de rever esses temas se possÃvel com algum esclarecimento de algum profissional obrigado
Doutoras aqui ÃĐ algum tipo de transtorno uma pessoa que estÃĄ prÃģximo aos trinta anos que todos os empregos que aurumam nÃĢo para sempre aurumando as vezes uma desculpa de estar doente?
Ou atÃĐ mesmo das ÃĄreas de vcs
Qual a diferença entre transtornos de personalidade borderline e traços de borderline?
Traços ÃĐ uma forma menos grave do transtorno, que nÃĢo atrapalha muito a vida da pessoa
Para ter o transtorno propriamente dito, a pessoa precisa apresentar pelo menos cinco dos sintomas listados no DSM. Se tem menos de cinco, nÃĢo fecha o diagnÃģstico, mas pode apresentar traços; alguns deles podem ser limitadores e exigirem tratamento.
@@iranildescosta2798 m
Eu estou muito mal preciso de ajuda
AlguÃĐm sabe o Instagram da Dra Suzzana Bernardes? Ela ÃĐ sensacional!!
Essa pessoa vem de uma famÃlia que infelizmente deixou essa pessoa muito presa nÃĢo teve colegas e quando essa pessoa consegue emprego o pai leva atÃĐ para trabalhar a mÃĢe infelizmente o criou assim numa bolha assim dizendo e essa pessoa cresceu egoÃsta
Nenhum psicÃģlogo?
Quando os professores gaguejando ou se perdem no assunto dificulta o entendimento.
Mas sei que dominam o assunto,sÃģ dificuldade de expressar mesmo.
Quando o psiquiatra fala para o paciente, a tua famÃlia Vai te colocar num asilo futuramente, pois eles nÃĢo te consideram como eles, por vocÊ pensar diferente. quando a famÃlia quer te abafar por vocÊ se destacar ser inteligente (estou sendo bem sincera. nÃĢo estou me autologiando , Il autoprojetando, quando existe inveja (isso ÃĐ ser borderline? I.
Geralmente o borderline tem a autoestima abalada; no transtorno bipolar ÃĐ mais comum ter senso de razao aumentado (se sentir mais inteligente ou intolerante em alguns momentos), as vezes pensamentos acelerados, irritabilidade. Procure um psiquiatra especialista em transtorno bipolar para tirar essa dÚvida, pq farÃĄ diferença no tratamento. Sobre terapia, recomendo a terapia de integraçÃĢo pessoal (TIP/ADI) para vc se sentir melhor e nÃĢo sofrer com o medo do abandono e, depois, a TCC.
O borderline tem cura ?
Qual tratamento ?
Qual mÃĐdico procurar ?
Acredito que cura nÃĢo tenha, pq ÃĐ algo intrÃnseco a personalidade do paciente.
Na minha opiniÃĢo, a pessoa precisa fazer uma avaliaçÃĢo com neuropsicÃģlogo para ter certeza se ÃĐ Bordeline mesmo, pois existem outros transtornos que se assemelham, e quem passarÃĄ o tratamento medicamentoso, serÃĄ o psiquiatra. Ele verÃĄ a avaliaçÃĢo e passarÃĄ o tratamento fechando o diagnÃģstico. E serÃĄ necessÃĄrio acompanhamento com psicÃģlogo tambÃĐm.
@@Lalazinha_gamer123 seria Ãģtimo, mas estÃĄ muito longe da nossa realidade. Mas concordo com vc.
NÃĢo tem cura, sÃģ controle. Eu tenho o transtorno
Nenhum transtorno tem CURA !
Tem tratamento psicoterÃĄpico. E alguns medicamentos de acordo as comorbidades do paciente.
Que pena que nÃĢo conseguir acompanhar ao vivo. ðŦ
Qual a causa do Barcelona ?
GenÃĐtica e maus tratos na infÃĒncia
Agradeço as explicaçÃĩes!
N aguentei ver tudo, muita irritaçÃĢo, porque parecem q n sÃĢo oreparsdas pra falar em pÚblico......ð
Sou borderline e sou perfeccionista, tenho comordidade com depressÃĢo, TAG, TDAH, enxergo muito tudo de forma catastrÃģfica
Oi
O rapaz que estÃĄ narrando nÃĢo tem boa dicçÃĨo...
Quer saber? Antigamente nÃĢo se ouvia falar nisso,se os filhos ficassem de gracinhas levava umas boas chineladas e pronto.nao tinha essas frescuras nem tempo pra isso,tinha obrigaçÃĢo e deveres agora sÃģ tem essa porcaria de Internet.
à por conta de pessoas como vocÊ que esse tipo de transtorno existe. Ainda bem que, hoje em dia, cometer abusos fÃsicos e emocionais contra crianças ÃĐ CRIME!
Sou Terapeuta emocional e sei que melhora muito, pois sou terapeuta TRG e essa Terapia de Reprocessamento Generativo, gera um novo significado aos traumas e marcas que uma pessoa carrega. marisa.terapeutatrg
Como posso linda com uma pessoa tem dia que ÃĐ um amor e tem dias que ele acha que tem razÃĢo em tudo
E se torna agressivo em tono da vos
Desde que me separei que ele teve mudança no crescimento dele
Ele ÃĐ o meu filho
Nadir, as mudanças na vida de uma pessoa, independentemente da idade pode causar marcas, traumas ou crenças que nÃĢo sÃĢo reais, ÃĐ como se a pessoa ficasse congelada no tempo que foi muito ruim, entÃĢo passa a agir como se ainda estivesse naquele tempo. Bom ÃĐ uma terapia para melhorar e resignificar tudo isso, se a pessoa aceita, ela colabora e fica forte, amadurece. Se vocÊ nÃĢo consegue que a pessoa se cuide, cuide de suas prÃģprias emoçÃĩes com uma terapia, assim a vida fica mais leve para vocÊ!