"Não mais tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue ser. Mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue NÃO SER." Não tentar impressionar ou se submeter àquilo que você NÃO é e SEQUER consegue ser... que te descaracteriza e nunca vai conseguir alcançar (pois não vai conseguir ser o que não é e, consequentemente, por buscar amor e/ou aprovação naquilo que não é, não vai atingir a expectativa de amor nessa tentativa de "burlar o próprio eu"). Logo, a sugestão (apresentada como "uma saída" para isso) seria tentar ser amado por SER aquilo que somos (claro que não significa que não temos coisas a melhorar. apenas considerando coisas que fazem você ser VOCÊ, por exemplo em: essência, virtudes, valores "imutáveis"... Coisas das quais você não abre mão) e NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR DE SER, pois é de nossa pessoal e única característica e que nós torna, bem... nós mesmos. O que faz de você... você? Isso deve ser amável - por você mesmo e outros.
Guardo sempre a seguinte síntese: me livrar da angústia de querer parecer aquilo que eu acho que preciso ser para ser amado por quem eu quero que me ame. E aí pode ser que eu consiga manter por perto quem pode me amar por conta da minha essência.
@Aleksandra Moreira Também entendo assim, até porque se insistirmos nessas tentativas vamos acabar por construir "um personagem" que cedo ou tarde cansaremos de representar (aqui digo por experiência própria!)
achei incrivel essa frase dela, ela pode ser resumida da seguine maneira (pelo ChatGPT): A conclusão desta frase é que devemos nos esforçar para ser amados pelas nossas verdadeiras personalidades e características, e não por uma falsa imagem que não conseguimos manter.
O problema é que essas características tão pessoais e peculiare geralmente estão mesmo na contramão daquilo que a grande maioria da sociedade enxerga como valoroso. Convenhamos, esses "eu ideais" são acervos inteligentes de tudo aquilo que vimos funcionar aos olhos dos outros. Assim, buscar ser amado por seu eu real é praticamente aceitar a solidão, dado que a chance do encontro entre duas individualidades realmente complementares em essência é a mesma de ganhar na loteria.
Acho que entendi a frase final... Eu não sou tão disciplinado como eu gostaria e isso é algo que devo acolher nas minhas múltiplas formas de relação eu/mundo/pessoas... Mas ainda não tô certo. Enfim, obrigado irmão. Vc é um monstro!
Manu, quando/se puder, seria mto legal te ver falando sobre pertencimento. Amo o canal, mas sinto que a maior parte dos vídeos fala sobre relações duais (com os pais ou com relações românticas), e pouco se fala em relações de comunidade, busca (ou falta) de pertencimento, etc... Fica a sugestão, amo demais esse canal ❤️
Foi o que ele disse, a gente tenta corresponder às expectativas de nossos pais. Os personagens que construímos, na verdade, são o ideal de perfeição criado por eles e isso fica na nossa mente, tentamos ser aquilo que aprendemos a ser para sermos amados. Desse modo, crescemos com a crença de que não podemos ser realmente quem somos, pq não seremos amados. Não podemos ser sinceros e justos conosco, com nossas vontades e capacidades, não podemos seguir aquilo que queremos, pq perderíamos a aprovação dos nossos pais e, consequentemente, o amor. Levamos isso pra tudo em nossa vida.
Excelente vídeo, trazendo ótimas reflexões esclarecedoras. O excesso de idealização (pessoal, familiar, social etc) gera sensações de inadequação constantes, expectativas exageradas acentuadas por um superego sempre insatisfeito e frustrações constantes, pois ninguém é perfeito, seja em qual parâmetro for, e nada garante amor na prática, até as pessoas que cumprem todos os padrões sociais muitas vezes não têm esse amor idealizado, caindo nas armadilhas dos ideais do eu. O interessante é que o superego inseguro, insatisfeito e autocrítico é útil para a sociedade do consumo, pois nada está bom o suficiente e, diante das expectativas perfeccionistas inatingíveis, tudo pode ser melhor, há sempre algo a ser vendido, alcançado, comprado ou revendido, ainda que sejam ilusões sem fim no desamparo coletivo.
É impressionante como todo vídeo teu é como uma mega aula cheia de reflexões e aprendizados. Sempre vira uma chave na minha cabeca. Tô completamente "viciada" no canal. Muito obrigada
"Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser! " e nao, tentar ser amado por aquilo que a gente nao consegue ser. Brigada por nos lembrar!!!
@@taniamartinguilherme oi Tania, b dia. Sim, é isto que o Diogo falou abaixo. Esata foi uma citaçao do Manuel neste video e achei interesse ele ter feito algumas curvas para dizer isto. SERMOS AMADOS POR AQUILO QUE NAO CONSEGUIMOS NAO SER, é o mesmo que dizer SERMOS AMADOS POR AQUILO QUE SOMOS. Desejo um domingo bem bacana pra vc!!!
E isso pra mim - de tentar se amar por aquilo que a gente não consegue ser - abre uma ponte para ser algo novo, que inclui apenas aspectos saudáveis daquilo q a gente não consegue ser.
"não mais tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue ser mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser""= tentar ser amado por aquilo que a gente é...
O grande "X" da questão é: Não conseguimos ser como somos.... Validar o que somos.... Nos amarmos o que somos.... Dar com o ombro pros outros, isso é importante... A vida é minha, eu tenho que viver e sentir eu, de mim.... Quem não gostar, é problema de quem não gostar.
"Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser"... isso me soa tão winnicottiano rsrs! Significa ser amado pelo nosso verdadeiro self. E nesse sentido há uma "vantagem": se não formos amados por quem somos, pelo menos nós manteremos autênticos, amando a nossa verdade interior e isso não tem preço! Bjs Manu. Estava com saudades
Emanuel toda vez que entro no seu canal pra ver os vídeos, saio arrasada de tanto pensar ! Você faz bem pro meu dia a dia obrigado e já estava com saudades de ver os vídeos novamente Uma frase que disse em uns dos vídeos "Tentar levar uma vida menos cretina" ecoa tão bem na minha cabeça kk Agradeço
Obrigado por esse vídeo, Emmanuel. O seu trabalho é incrível e de utilidade pública. Realmente, literalmente, salva vidas. Estou me programando para começar o circuito da autoescrita.
Nem sei se é qualidade ou defeito... mas sou assim tbm. Estou descobrindo que o meu sincero *verdade" pode não ser a visão do.outro...
ปีที่แล้ว +4
Nossa, quando ouvi essa frase 4 vezes e não entendi, fiquei com medo do meu TDAH ter aumentado. “Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser.” Então eu escrevi: 1. O que eu sou? Viajante. 2. O que eu não consigo não ser? Viajante. 3. Entendi. Obrigada, Emanuel!
Manu, e onde entra a constatação de que os nossos pais não sabem amar/não têm amor para dar? Ainda que o amor incondicional não exista, a gente olha para o lado e vê que existem pais e mães que sabem mais sobre o amor, que provavelmente foram mais amados, amam mais a si mesmos e por isso conseguem transmitir melhor esse ato de amar. Se eu constato que os meus pais não têm amor para dar, a simples tentativa de ser amada, seja obedecendo ou impressionando, já significa lutar contra moinhos de vento. E se "tentar, a gente vai ter continuar tentando", qual a solução? Nos entregamos à loucura e continuamos tentando mesmo sabendo que nada nunca virá? Mudamos o foco e projetamos essa tentativa para terceiros? Para nós mesmos? Mas veja, se os meus pais sabem tão pouco sobre o amor, eu provavelmente sou igual a eles. Então como vou amar a terceiros e a mim mesma? É possível criar/fabricar um amor que não recebemos? Como ter acesso a essa fonte originária?
Será se essa 'necessidade' de ser amado pelos pais não é algo cultural e desse tempo em que estamos vivendo? Depois de adultos e capazes já dá pra dispensar essa necessidade. Não apenas dos pais, mas de um modo geral... acho que essa necessidade de amor parental é falta do nosso amor por nós mesmos, num tipo de transferência da responsabilidade e da culpa... não quero, sinceramente, ter 50 anos de idade reclamando da falta de amor do meu pai/mãe ou tendo respostas emocionais ao que vivi aos 15 anos de idade né.... Já vi acontecendo e muito. Acho que até lá isso de 'amor' já vai estar bem resolvido... que assim seja.
Será se essa 'necessidade' de ser amado pelos pais não é algo cultural e desse tempo em que estamos vivendo? Havia um tempo que crianças não tinham infância como temos hj. Era normal ter responsabilidade de adulto aos 10 anos de idade e aí?Depois de adultos e capazes já dá pra dispensar essa 'necessidade'. Não apenas dos pais, mas de geral mesmo... acho que essa necessidade de amor parental é falta do nosso amor por nós mesmos, num tipo de transferência da responsabilidade e da culpa... não quero, sinceramente, ter 50 anos de idade reclamando da falta de amor do meu pai/mãe ou tendo respostas emocionais ao que vivi aos 15 anos de idade né.... Já vi acontecendo e muito. Acho que até lá isso de 'amor incondicional' já vai estar bem resolvido... que assim seja. Acho que aquela frase sobre Deus resolve todas as questões "Ele me amou primeiro". A fantasia (?) Primordial do amor incondicional que vem de Deus ajuda e muito nessa independência emocional que parece que mais falta para a realização pessoal na atualidade.
Evitar tentar ser amado por aquilo q nao conseguimos ser- e fingimos ser mtas vzs. E tertar ser amado por aquilo q não conseguimos não ser -vendo e aceitando nossas sombras?! -
Tentar ser amado?? Ou se é ou não, tem q ser espontâneo, senão não serve. Ok, a gente pode se adaptar por amor mas o outro tem q amar sem tanta cobrança e exigência💞
Quantas mentiras ouvimos durante a nossa existência e as repetimos para aqueles que também queremos que sigam esses "modelos"...tem hora que eu sei exatamente o que eu sou, mas eu ainda conto muitas historinhas pra mim mesma. Isso quando eu não invento pros outros uma Sara que não existe. Enfim, complicado rs
Tania, veja se consigo te ajudar, vou tentar. Juntas vamos analisar novamente a frase: "Não mais tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue ser. Mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue NÃO SER." Em suma, ou recolocando em novas palavras: Não tentar impressionar ou se submeter àquilo que você NÃO é e SEQUER consegue ser... que te descaracteriza e nunca vai conseguir alcançar (pois não vai conseguir ser o que não é e, consequentemente, por buscar amor e/ou aprovação naquilo que não é, não vai atingir a expectiva de amor nessa tentativa de burlar o próprio eu). Logo, a sugestão (apresentada em "Mas sim...") seria tentar ser amado por SER aquilo que somos (não significa que não temos coisas coisas e não podemos melhorar, mas coisas que fazem você ser VOCÊ, por exemplo em essência, virtudes, valores "imutáveis"... coisas das quais você não abre mão) e NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR DE SER, pois é de nossa pessoal e única característica e nós torna, bem... nós mesmos.
A vida tá batendo nessa tecla de ser eu mesma já faz tempo, eu me restrinjo quanto aos meus desejos e sinto ódio disso, no fundo eu só quero ser amada, fico pisando em ovos, não sei oque dizer , não sei oque fazer, não sei oque pensar pra agradar as pessoas e mesmo fazendo tanta força pra agradar elas ainda me chamam de estranha! Sou chamada de estranha por pessoas que nem eu admiro, mas me submeto a isso inconscientemente, eu tenho que aprender a lidar com o abandono, quer sair da minha vida? Não gostou de mim? Tá me achando estranha por eu fazer oque gosto e ser oque sou? Bye bye infeliz, sai da minha vida...
Eu era membro do canal autoescrita e cancelei o cartão então perdi, mas agora tento renovar a assinatura e não consigo com cartão nenhum, fica dando compra cancelada.
ปีที่แล้ว
Me parece serem polos complementares, claro, não é uma regra, mas acho que se atraem... Oq tu acha?
Será que pode acontecer de uma pessoa decidir entrar em um relacionamento por um curto período de tempo tipo uns 5 meses para depois terminar e ficar uns dois anos fantasiando lindas cenas que na verdade nunca existiram ?
Tantas teorias pra explicar algo inexplicável, o amor é algo raro, aleatório, pra poucos... você usando de artifícios ou tentando ser você mesmo não será garantia de nada. Uma dica? Não fiquem muito presos em teorias e analisando tudo o tempo todo, a vida é aleatória, incerta, completamente imprevisível... talvez você nunca irá encontrar um amor, e é isso! Aceite e vá viver como der.
Eu acho que descobri que tanto o 'obedecer' quanto o 'agradar' são necessidades fantasiosas. Tem alguma inteligencia que faltou no meio do caminho para perceber isso.
Kkkk ainda bem q não tive estes extremos, questionei a lei, foi permitido mesmo contrariado, e não fui perfeita, que é?! Ter consciência dos mecanismos de manipulação pra adaptação, submissão dá discernimento pra não ficar nisto😉
Talvez exista explicação do porquê algumas pessoas são muito amadas, inclusive por crianças, não sendo exatamente generosas, recebem muito mais do que oferecem. Deve ter uma explicação. Dá uma impressão de alguém num certo lugar especial. Outras, iguais à minha mãe, generosas, amorosas, produtivas, sinceras, corretas, mas só receberam o pior de todos à sua volta. Não seria o "nome" da pessoa? Há um grupo que tem essa idéia , muito arranhada, de que o nome foi escolhido pela própria pessoa e, portanto a faz ,sim, merecedora de desprezo ou de aprovação. Assim, não haveria saída para alguns. Você observa una senhora católica, que reza todos os dias, velhinha e feliz.Outra não reza, se diverte muito, sorridente e felicíssima. Outra, reza muito, chora muito, sofre dores horríveis, também católica ( o nome dessa é Neusa). Outra senhora, também católica a vida toda, resolveu estudar professora e ao se aposentar leu um de Darwin e perdeu a fé e passou de feliz a infeliz e adoeceu, tendo à sua volta as senhorinhas maus velhas e mais felizes( que não leram o mesmo livro). Os nomes piores são Tereza, Teresinha, Neusa, e acho que o meu também. Digamos que isto seja um fato, mas que preferem ocultar para não resolver o problema tão lucrativo ( as dores e o sofrimento). Um nome favorável no Brasil: Maura. Você vai descobrir que independe da religião da pessoa. Outro nome favorável é Qualquer um com CI. Para absurda essa teoria. Porém, existem considerações de alguns sobre nome e de como alguns terão mais dificuldades na vida. Abusam isso para o nome Bianca, por exemplo, nome ligado a histórias medievais Tudo isso devido ao jogo feito com nossos nomes.* Um país que proíbe Cassinos por serem imorais aceita moral jogar com a vida das pessoas.* Existe o Grande jogo ( dia Signos).ou do Relogio..... não menis implacável. Também joga com nossas vidas e ainda reclama do pequeno jogador.
Vai crescer e se vai tornar um adulto inseguro e não vai acreditar em certas coisas. Como alguém que possa gostar dele(a)assim como é. Toda a vida tenta ser perfeito para ser notado, toda a vida busca pelo reconhecimento que não teve em criança. Tanta coisa que gera a ausência parental
"Não mais tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue ser. Mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue NÃO SER."
Não tentar impressionar ou se submeter àquilo que você NÃO é e SEQUER consegue ser... que te descaracteriza e nunca vai conseguir alcançar (pois não vai conseguir ser o que não é e, consequentemente, por buscar amor e/ou aprovação naquilo que não é, não vai atingir a expectativa de amor nessa tentativa de "burlar o próprio eu").
Logo, a sugestão (apresentada como "uma saída" para isso) seria tentar ser amado por SER aquilo que somos (claro que não significa que não temos coisas a melhorar. apenas considerando coisas que fazem você ser VOCÊ, por exemplo em: essência, virtudes, valores "imutáveis"... Coisas das quais você não abre mão) e NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR DE SER, pois é de nossa pessoal e única característica e que nós torna, bem... nós mesmos.
O que faz de você... você? Isso deve ser amável - por você mesmo e outros.
Guardo sempre a seguinte síntese: me livrar da angústia de querer parecer aquilo que eu acho que preciso ser para ser amado por quem eu quero que me ame. E aí pode ser que eu consiga manter por perto quem pode me amar por conta da minha essência.
@Aleksandra Moreira Também entendo assim, até porque se insistirmos nessas tentativas vamos acabar por construir "um personagem" que cedo ou tarde cansaremos de representar (aqui digo por experiência própria!)
A busca dessa saída tem a vantagem adicional de nos fazer enxergar nossa própria essência. É o exercício primordial, né não?
achei incrivel essa frase dela, ela pode ser resumida da seguine maneira (pelo ChatGPT): A conclusão desta frase é que devemos nos esforçar para ser amados pelas nossas verdadeiras personalidades e características, e não por uma falsa imagem que não conseguimos manter.
O problema é que essas características tão pessoais e peculiare geralmente estão mesmo na contramão daquilo que a grande maioria da sociedade enxerga como valoroso. Convenhamos, esses "eu ideais" são acervos inteligentes de tudo aquilo que vimos funcionar aos olhos dos outros.
Assim, buscar ser amado por seu eu real é praticamente aceitar a solidão, dado que a chance do encontro entre duas individualidades realmente complementares em essência é a mesma de ganhar na loteria.
Acho que entendi a frase final... Eu não sou tão disciplinado como eu gostaria e isso é algo que devo acolher nas minhas múltiplas formas de relação eu/mundo/pessoas... Mas ainda não tô certo. Enfim, obrigado irmão. Vc é um monstro!
Manu, quando/se puder, seria mto legal te ver falando sobre pertencimento. Amo o canal, mas sinto que a maior parte dos vídeos fala sobre relações duais (com os pais ou com relações românticas), e pouco se fala em relações de comunidade, busca (ou falta) de pertencimento, etc... Fica a sugestão, amo demais esse canal ❤️
Por que é tão difícil ser quem somos e acabamos construindo personagens ideais do que deveríamos ser....
Excelente pergunta!
Verdade.😪
Foi o que ele disse, a gente tenta corresponder às expectativas de nossos pais. Os personagens que construímos, na verdade, são o ideal de perfeição criado por eles e isso fica na nossa mente, tentamos ser aquilo que aprendemos a ser para sermos amados. Desse modo, crescemos com a crença de que não podemos ser realmente quem somos, pq não seremos amados. Não podemos ser sinceros e justos conosco, com nossas vontades e capacidades, não podemos seguir aquilo que queremos, pq perderíamos a aprovação dos nossos pais e, consequentemente, o amor. Levamos isso pra tudo em nossa vida.
Pessoal, cuidado! Esse canal é uma PIRÂMIDE, entrei pra ver 1 vídeo e já estou no 10. haha Obrigada, Manu!
Garoto, você é tão bonito na tentativa de seriedade com que leva o seu canal. É admirável. Além disso, a frase de efeito no final é ótima!
Excelente vídeo, trazendo ótimas reflexões esclarecedoras. O excesso de idealização (pessoal, familiar, social etc) gera sensações de inadequação constantes, expectativas exageradas acentuadas por um superego sempre insatisfeito e frustrações constantes, pois ninguém é perfeito, seja em qual parâmetro for, e nada garante amor na prática, até as pessoas que cumprem todos os padrões sociais muitas vezes não têm esse amor idealizado, caindo nas armadilhas dos ideais do eu. O interessante é que o superego inseguro, insatisfeito e autocrítico é útil para a sociedade do consumo, pois nada está bom o suficiente e, diante das expectativas perfeccionistas inatingíveis, tudo pode ser melhor, há sempre algo a ser vendido, alcançado, comprado ou revendido, ainda que sejam ilusões sem fim no desamparo coletivo.
Tentar ser amado por aquilo q somos, no fim das contas.
É impressionante como todo vídeo teu é como uma mega aula cheia de reflexões e aprendizados. Sempre vira uma chave na minha cabeca. Tô completamente "viciada" no canal. Muito obrigada
"tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser". Ser espontâneo o máximo possível, ser vc mesmo 🩷
Bom dia!!!
Vamos ao tema e começar o dia e o fds refletindo! Gratidao Manuel
"Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser! "
e nao,
tentar ser amado por aquilo que a gente nao consegue ser.
Brigada por nos lembrar!!!
Não entendi,. Pode me explicar?
@@taniamartinguilherme aquilo que você não consegue não ser é aquilo que você é. Entendi assim.
@@taniamartinguilherme oi Tania, b dia. Sim, é isto que o Diogo falou abaixo. Esata foi uma citaçao do Manuel neste video e achei interesse ele ter feito algumas curvas para dizer isto. SERMOS AMADOS POR AQUILO QUE NAO CONSEGUIMOS NAO SER, é o mesmo que dizer SERMOS AMADOS POR AQUILO QUE SOMOS. Desejo um domingo bem bacana pra vc!!!
@@Dkbyy222 isto.mesmo. !!!!
Uauuuuuu!!!! Que explicação maravilhosa!!!!
Amo ver seus vídeos. Eles deixam boas perguntas pra refletir... Parabéns 👏🏽 por seu trabalho!
Nossa isso foi perfeito no momento certo!
Muito obrigadaaaa!
E isso pra mim - de tentar se amar por aquilo que a gente não consegue ser - abre uma ponte para ser algo novo, que inclui apenas aspectos saudáveis daquilo q a gente não consegue ser.
Muito obrigada. Sensacional.
Eu já dou o like mesmo sem assistir
"não mais tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue ser mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser""= tentar ser amado por aquilo que a gente é...
Não mais tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue ser.
Mas sim tentar ser amado por aqui que a gente não consegue não ser.
O topico "uma saida" é revelador e simples na vdd. Parabéns! Fala mais sobre isso!
O grande "X" da questão é: Não conseguimos ser como somos.... Validar o que somos.... Nos amarmos o que somos.... Dar com o ombro pros outros, isso é importante... A vida é minha, eu tenho que viver e sentir eu, de mim.... Quem não gostar, é problema de quem não gostar.
"Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser"... isso me soa tão winnicottiano rsrs! Significa ser amado pelo nosso verdadeiro self.
E nesse sentido há uma "vantagem": se não formos amados por quem somos, pelo menos nós manteremos autênticos, amando a nossa verdade interior e isso não tem preço! Bjs Manu. Estava com saudades
O próximo vídeo parte um pouco daí
Oi Manu parabéns para o Vicente fez 1 aninho que lindo bjs.
Emanuel toda vez que entro no seu canal pra ver os vídeos, saio arrasada de tanto pensar ! Você faz bem pro meu dia a dia obrigado e já estava com saudades de ver os vídeos novamente
Uma frase que disse em uns dos vídeos
"Tentar levar uma vida menos cretina" ecoa tão bem na minha cabeça kk
Agradeço
Eu tenho muita saudade de ver seus videos mas eu via numa época tão ruim, tbm do graças a deus q n vejo mais 😢❤
Muito boa esse canal.
Aragão, tinhamo.
E quando a imagem do pai pela filha é que é de uma perfeição inalcançável?
Obrigado por esse vídeo, Emmanuel. O seu trabalho é incrível e de utilidade pública. Realmente, literalmente, salva vidas. Estou me programando para começar o circuito da autoescrita.
Não consigo não ser sincera, por isso é importante pra mim me relacionar com pessoas que também prezam pela sinceridade.
Nem sei se é qualidade ou defeito... mas sou assim tbm. Estou descobrindo que o meu sincero *verdade" pode não ser a visão do.outro...
Nossa, quando ouvi essa frase 4 vezes e não entendi, fiquei com medo do meu TDAH ter aumentado. “Tentar ser amado por aquilo que a gente não consegue não ser.”
Então eu escrevi: 1. O que eu sou? Viajante.
2. O que eu não consigo não ser? Viajante.
3. Entendi.
Obrigada, Emanuel!
Manu, e onde entra a constatação de que os nossos pais não sabem amar/não têm amor para dar? Ainda que o amor incondicional não exista, a gente olha para o lado e vê que existem pais e mães que sabem mais sobre o amor, que provavelmente foram mais amados, amam mais a si mesmos e por isso conseguem transmitir melhor esse ato de amar. Se eu constato que os meus pais não têm amor para dar, a simples tentativa de ser amada, seja obedecendo ou impressionando, já significa lutar contra moinhos de vento. E se "tentar, a gente vai ter continuar tentando", qual a solução? Nos entregamos à loucura e continuamos tentando mesmo sabendo que nada nunca virá? Mudamos o foco e projetamos essa tentativa para terceiros? Para nós mesmos? Mas veja, se os meus pais sabem tão pouco sobre o amor, eu provavelmente sou igual a eles. Então como vou amar a terceiros e a mim mesma? É possível criar/fabricar um amor que não recebemos? Como ter acesso a essa fonte originária?
Será se essa 'necessidade' de ser amado pelos pais não é algo cultural e desse tempo em que estamos vivendo? Depois de adultos e capazes já dá pra dispensar essa necessidade. Não apenas dos pais, mas de um modo geral... acho que essa necessidade de amor parental é falta do nosso amor por nós mesmos, num tipo de transferência da responsabilidade e da culpa... não quero, sinceramente, ter 50 anos de idade reclamando da falta de amor do meu pai/mãe ou tendo respostas emocionais ao que vivi aos 15 anos de idade né.... Já vi acontecendo e muito. Acho que até lá isso de 'amor' já vai estar bem resolvido... que assim seja.
Será se essa 'necessidade' de ser amado pelos pais não é algo cultural e desse tempo em que estamos vivendo? Havia um tempo que crianças não tinham infância como temos hj. Era normal ter responsabilidade de adulto aos 10 anos de idade e aí?Depois de adultos e capazes já dá pra dispensar essa 'necessidade'. Não apenas dos pais, mas de geral mesmo... acho que essa necessidade de amor parental é falta do nosso amor por nós mesmos, num tipo de transferência da responsabilidade e da culpa... não quero, sinceramente, ter 50 anos de idade reclamando da falta de amor do meu pai/mãe ou tendo respostas emocionais ao que vivi aos 15 anos de idade né.... Já vi acontecendo e muito. Acho que até lá isso de 'amor incondicional' já vai estar bem resolvido... que assim seja.
Acho que aquela frase sobre Deus resolve todas as questões "Ele me amou primeiro". A fantasia (?) Primordial do amor incondicional que vem de Deus ajuda e muito nessa independência emocional que parece que mais falta para a realização pessoal na atualidade.
Esse "tentar a gente vai ter que continuar tentando" me matou
Queria parar de tentar
Evitar tentar ser amado por aquilo q nao conseguimos ser- e fingimos ser mtas vzs.
E tertar ser amado por aquilo q não conseguimos não ser -vendo e aceitando nossas sombras?! -
Tentar ser amado?? Ou se é ou não, tem q ser espontâneo, senão não serve. Ok, a gente pode se adaptar por amor mas o outro tem q amar sem tanta cobrança e exigência💞
Quantas mentiras ouvimos durante a nossa existência e as repetimos para aqueles que também queremos que sigam esses "modelos"...tem hora que eu sei exatamente o que eu sou, mas eu ainda conto muitas historinhas pra mim mesma. Isso quando eu não invento pros outros uma Sara que não existe. Enfim, complicado rs
Não entendi a última frase
Me identifiquei totalmente com o que foi dito desde o começo mas não entendi a última frase, alguém poderia me elucidar?
Tania, veja se consigo te ajudar, vou tentar. Juntas vamos analisar novamente a frase: "Não mais tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue ser. Mas sim tentar ser amado por aquilo que a gente NÃO consegue NÃO SER."
Em suma, ou recolocando em novas palavras:
Não tentar impressionar ou se submeter àquilo que você NÃO é e SEQUER consegue ser... que te descaracteriza e nunca vai conseguir alcançar (pois não vai conseguir ser o que não é e, consequentemente, por buscar amor e/ou aprovação naquilo que não é, não vai atingir a expectiva de amor nessa tentativa de burlar o próprio eu).
Logo, a sugestão (apresentada em "Mas sim...") seria tentar ser amado por SER aquilo que somos (não significa que não temos coisas coisas e não podemos melhorar, mas coisas que fazem você ser VOCÊ, por exemplo em essência, virtudes, valores "imutáveis"... coisas das quais você não abre mão) e NÃO CONSEGUIMOS DEIXAR DE SER, pois é de nossa pessoal e única característica e nós torna, bem... nós mesmos.
@@aleksandramoreira7285 entendi agora 🤗muito obrigada por explicar
minha mãe acende em mim o superego e o meu pai o ideal do eu
A vida tá batendo nessa tecla de ser eu mesma já faz tempo, eu me restrinjo quanto aos meus desejos e sinto ódio disso, no fundo eu só quero ser amada, fico pisando em ovos, não sei oque dizer , não sei oque fazer, não sei oque pensar pra agradar as pessoas e mesmo fazendo tanta força pra agradar elas ainda me chamam de estranha! Sou chamada de estranha por pessoas que nem eu admiro, mas me submeto a isso inconscientemente, eu tenho que aprender a lidar com o abandono, quer sair da minha vida? Não gostou de mim? Tá me achando estranha por eu fazer oque gosto e ser oque sou? Bye bye infeliz, sai da minha vida...
Eu era membro do canal autoescrita e cancelei o cartão então perdi, mas agora tento renovar a assinatura e não consigo com cartão nenhum, fica dando compra cancelada.
Me parece serem polos complementares, claro, não é uma regra, mas acho que se atraem... Oq tu acha?
Como participar da auto escrita?
Será que pode acontecer de uma pessoa decidir entrar em um relacionamento por um curto período de tempo tipo uns 5 meses para depois terminar e ficar uns dois anos fantasiando lindas cenas que na verdade nunca existiram ?
Tantas teorias pra explicar algo inexplicável, o amor é algo raro, aleatório, pra poucos... você usando de artifícios ou tentando ser você mesmo não será garantia de nada. Uma dica? Não fiquem muito presos em teorias e analisando tudo o tempo todo, a vida é aleatória, incerta, completamente imprevisível... talvez você nunca irá encontrar um amor, e é isso! Aceite e vá viver como der.
Eu acho que descobri que tanto o 'obedecer' quanto o 'agradar' são necessidades fantasiosas. Tem alguma inteligencia que faltou no meio do caminho para perceber isso.
Seria “errado” dizer ao filho q o amo mesmo qdo estou brava? Ele tem 4 anos e acabou de virar irmão mais velho.
Leia o gigante espiritual que passou por aqui com o nome de Meister Eckhart. Você é potencialmente o melhor discípulo de Meister Eckhart que já vi.
Um mestre da palhaçaria diz,
JAMAIS SERÁS QUEM TU NÃO ÉS
Ok, então vou continuar sendo ciumenta! 😅
Kkkk ainda bem q não tive estes extremos, questionei a lei, foi permitido mesmo contrariado, e não fui perfeita, que é?!
Ter consciência dos mecanismos de manipulação pra adaptação, submissão dá discernimento pra não ficar nisto😉
Talvez exista explicação do porquê algumas pessoas são muito amadas, inclusive por crianças, não sendo exatamente generosas, recebem muito mais do que oferecem. Deve ter uma explicação. Dá uma impressão de alguém num certo lugar especial. Outras, iguais à minha mãe, generosas, amorosas, produtivas, sinceras, corretas, mas só receberam o pior de todos à sua volta.
Não seria o "nome" da pessoa?
Há um grupo que tem essa idéia , muito arranhada, de que o nome foi escolhido pela própria pessoa e, portanto a faz ,sim, merecedora de desprezo ou de aprovação. Assim, não haveria saída para alguns. Você observa una senhora católica, que reza todos os dias, velhinha e feliz.Outra não reza, se diverte muito, sorridente e felicíssima. Outra, reza muito, chora muito, sofre dores horríveis, também católica ( o nome dessa é Neusa). Outra senhora, também católica a vida toda, resolveu estudar professora e ao se aposentar leu um de Darwin e perdeu a fé e passou de feliz a infeliz e adoeceu, tendo à sua volta as senhorinhas maus velhas e mais felizes( que não leram o mesmo livro). Os nomes piores são Tereza, Teresinha, Neusa, e acho que o meu também. Digamos que isto seja um fato, mas que preferem ocultar para não resolver o problema tão lucrativo ( as dores e o sofrimento). Um nome favorável no Brasil: Maura. Você vai descobrir que independe da religião da pessoa. Outro nome favorável é Qualquer um com CI. Para absurda essa teoria. Porém, existem considerações de alguns sobre nome e de como alguns terão mais dificuldades na vida. Abusam isso para o nome Bianca, por exemplo, nome ligado a histórias medievais Tudo isso devido ao jogo feito com nossos nomes.* Um país que proíbe Cassinos por serem imorais aceita moral jogar com a vida das pessoas.* Existe o Grande jogo ( dia Signos).ou do Relogio..... não menis implacável. Também joga com nossas vidas e ainda reclama do pequeno jogador.
E quando não teve pai e nenhuma figura paterna ?
Vai crescer e se vai tornar um adulto inseguro e não vai acreditar em certas coisas. Como alguém que possa gostar dele(a)assim como é. Toda a vida tenta ser perfeito para ser notado, toda a vida busca pelo reconhecimento que não teve em criança. Tanta coisa que gera a ausência parental
Essa ficou difícil de entender. No começo eu tava perdida. No fim parecia que eu estava no começo kkkkk
Eu quero começar a auto pesquisa. Por onde começo? Tive os dois modelos.
Esse cara fala muito bem, a única coisa que ele ainda não entendeu foi o liberalismo.
Acredito que ele entendeu perfeitamente o que é o liberalismo
Como faz para participar da autoescrita? Tem q aguardar abrir turma?
Como faço pra fazer parte da auto escrita ?
🥲❤