O LAÇO E O ABRAÇO Maria Beatriz Marinho dos Anjos (Nota: A autoria do texto é muitas vezes atribuída erroneamente a Mario Quintana.) Meu Deus! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor e a amizade são isso... Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
Essa é a segunda vez que escuto essa palestra e trago o meu relato, que pode ajudar algumas pessoas. Estou em um momento delicado de minha vida, estou no último ano da escola, minha mãe está tratando um câncer e terminei um namoro que deu fim ao meu grupo de amigos. No ano de 2022 (quando minha mãe recebeu o diagnóstico do câncer) eu voltei para a escola, pois em 2020 e 2021 estudei online, quando voltei acabei desenvolvendo uma conexão muito profunda com meus colegas, em especial três, os quais faziam parte desse grupo de amizade. Com o decorrer do ano acabei desenvolvendo uma profunda admiração por uma amiga que estava dentro desse grupo de três e, como disse Guimarães Rosa, "Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas", o que foi admiração se tornou paixão, chamei-a para sair no meio do ano, fiz o melhor que pude para planejar o encontro e deu certo, conversamos a tarde inteira, tomamos sorvete, ela me deu um selinho, confessou que sentia o mesmo sentimento que eu sentia e fomos para casa, quando ela chegou em casa foi a entregue uma flor junto de uma carta com um trecho do Pequeno Príncipe (livro o qual gostamos bastante). Depois disso ocorreram mais encontros, mas alguns desencontros colocaram empecilhos tais que tivemos de dar fim a relação, justamente em seu momento mais alto. Com o fim da relação eu sofri infinitamente, entrei em um estado quase que catatônico, minha vida não tinha mais a mesma graça de antes (e até hoje não tem, mas melhorou), sofri profundamente, até que comecei a tentar melhorar a situação, entrei em uma academia, voltei a ler (hábito que não pratiquei no ano passado), voltei a jogar mais e sair com outras pessoas. Percebi que eu tinha uma carência muito profunda, de tanto eu me afundar na vida da minha parceira, perdi-me de mim mesmo, ao ponto que fiquei irreconhecível, ao ponto da minha própria vida ter se tornado estranha para mim. No fim, ela (a minha "ex") era um escape da minha própria realidade, mas depois de eu refugiar em mim mesmo e voltar a me interessar pela minha própria vida (digamos que me tornei apaixonado por mim mesmo) tudo melhorou, apesar de muitas vezes eu me pegar triste pelo término ou até mesmo com vontade de voltar ao relacionamento. Então, se você se apaixonou por alguém e, infelizmente, esse alguém não retribuiu a sua paixão, volte um passo atrás, refugie-se em si mesmo, apaixone-se por si, não no sentido narcisista, mas no sentido de "amar a própria vida", se interesse pelos seus hábitos, se interesse pela vida daqueles ao seu redor, ajude os outros, faça exercícios, tome bastante água e, se puder, frequente um psicólogo (apesar de eu não fazê-lo, posso garantir que ajuda bastante).
Nossa, me vi no seu relato. Obrigada por compartilhar. Ajuda bastante quando vemos dores iguais as nossas serem superadas. Estou no mesmo árduo processo.
Identifiquei-me profundamente com seu relato. Algo que a professora disse que eu nunca tinha percebido: às vezes nos refugiamos (isolamos) tanto no nosso mundo que evitamos confrontar algumas coisas, dentre elas a própria carência. Só fui perceber que tinha essa carência após o término de um relacionamento recente, em que me vi nesse estado catatônico de que você fala, como se uma âncora me mantivesse preso ao chão. Olhando para os dois meses anteriores, vejo como eu me perdi de mim mesmo. Não só por estar numa relação de vampirização (ambos carentes, mas um manipulador). O grande ensinamento foi reconhecer o problema, ter consciência dele e trabalhar para superá-lo.
Dói né...cheguei a pensar em tomar dipirona pra passar a dor de não ser desejada querida amada por ele...aí eu nunca mais quero sentir isso ...vou seguir suas dicas e vou pra academia que faz anos abandonei e sempre me fez muito bem ...vou me apaixonar por mim pois eu acredito que vale muito a pena , obrigada por compartilhar sua história ...ajuda saber que somos capazes de fazer algo para melhorarmos e diminuir essa carência.
Gente, não consigo me acostumar com a grandeza da professora! Me pego paralisada à admirando! Ela possui um repertório de palavras absurdamente rico. Fui à assistir pessoalmente, e confesso q não contive as lágrimas. Ela é gigante ❤️
90% da população prefere programas sobre violência e futilidades! Ainda assim, seria muito bom que os 10% restantes tivessem acesso à tanta SABEDORIA!!! 👏👏👏
500 votos negativos? Loucura ...esta senhora é um Sol de inteligência, coerência, e generosidade. Professora, obrigada por nos ensinar a pensar, amar, e ser melhor para os outros!🙏🤗
As vezes os "deslike" são para que o Google entenda que o usuario não quer este tipo de conteúdo. Coisa da Inteligência artificial que manipula os dados de envio ao usuário. Não necessáriamente dizem respeito ao conteúdo da palestra. Não significa necessáriamente que o conteúdo é ruim, mas que não interessa ao usuário. Assim, envia uma informação ao Google para que não envie mais este tipo de conteúdo. De toda forma, externo minha gratidão á Lúcia Helena Galvão e acho ela espetacular.
A professora merecia ter o reconhecimento nacional e financeiro que certas "influencers" tem. Isso sim é merece ibope! Que mulher admirável! Obrigada, Professora, por nos inspirar tanto. Abraço com carinho.
Concordo contigo. Toca muito mais profundamente na vida dos ouvintes. Mas creio que a recompensa que ela tem é mais valiosa do que reconhecimento, é o fruto de um fazer cheio de significado.
reconhecimento mundial pelo Conhecimento e pela Capacidade de Correlacionar a Filosofia ao cotidiano, a vida diária de forma pratica, praticando a verdadeira Filosofia ou sendo Filósofa de verdade e não apenas uma repetidora de Mantras aprendidos nas Graduação das Falidas e Corrompidas Universidades Brasileiras que ocupam lugares inferiores nos Ranking Mundiais !
entendi o q qr flr, mas tenho certeza q a Prof.a jamais aceitaria cobrar p transmitir conhecimento , ela ama em ensinar e auto realização dela e plantar a semente dentro de nos e evoluirmos como ser humanos, isso não tem preço p ela
Essa palestra me lembrou aquele poema do Fernando Pessoa que é "segue teu destino,rega tuas plantas,ama tuas rosas.O resto é sombra,de árvores alheias"
Ericka, sugiro que assista à palestra sobre a mente: th-cam.com/video/KZe9ILaP4dY/w-d-xo.html th-cam.com/video/fRsmLaXg97s/w-d-xo.html E também à leitura comentada sobre os YOGA SUTRAS DE PATANJALI, que será publicada na sexta feira, às 20h. Acione o sininho pra ser notificada.
@@erickarocha8227 Na minha opinião, as emoções são incontroláveis, não podemos muda-lás, mas podemos tentar mudar as atitudes diante às nossas emoções.
Só falou verdades.. eu sempre fui uma pessoa carente afetiva .. e devido a todas as frustrações desenvolvi depressao e ansiedade.. e agora moro sozinho e estou tentando mudar isso de uma vez por todas.
1-Conhece, respeita e realiza a ti mesmo. 2-Praticar uma saudável solidão.3-Distribuir amor em todas as direções.( quem muito dá, muito tem, nada falta ) 4- Cultivar generosidade ( sinta a dor do outro) 5- Dedica- te a um ideal. Faça diferença na sua e na vida dos outros.
Quantas e quantas e quantas pessoas poderiam se beneficiar dessa sábias palavras. Mas, estão presas em algum conteúdo viciante e rápido, porém passageiro. Só consigo lamentar por essas pessoas. Hoje em dia, buscar a iluminação se tornou tão mais simples. Pensar que no passado tudo isso era restrito a pessoas com posses. Só podemos agradecer e contribuir com Nova Acrópole e essa excelente professora, Lúcia Helena.
Agradecemos o carinho. Nova Acrópole é mais que um canal no youtube, somos uma Organização Filosófica Internacional, sem vínculos com grupos políticos ou religiosos, presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Veja se estamos na sua cidade no link: www.acropole.org.br/sedes-no-brasil/
Quando o discipulo está pronto, o Mestre aparece! Está tudo aí, mas se nao atingiu ainda o individuo, é pela sua propria falta de condicao voltada a esta Verdade e Reflexao; que é o autoconhecimento que vem através da Filosofia!
Uma pessoa que dorme sem esperar nenhuma mensagem, que ri sem nenhuma companhia e fica bonita pra si mesma, entendeu o sentido da vida!!! Lúcia Helena, suas palestras são nossa comidinha diária, alimenta a nossa alma. Gratidão !!!
Verdade, no meu caso, minha comidinha diária matinal. Desde que a conheci, coloquei na minha rotina estudar filosofia através de suas palestras todas as manhãs ao iniciar o dia
Gosto de mais de lhe ouvir , sempre clássica, segura , didática Essa explanação nós ensinou ideias fantásticas e fácil de efetivar. Precisamos de muitas professoras dessa qualidade , ajudar a humanidade.
As palestras da nova Acrópole são meu território, sempre que me pego insegura aqui eu me encontro novamente e meu coração se enche de uma grande vontade de viver
Professora, gratidão por tudo! A senhora em inúmeras palestras fala: "Por sua obras, vos conhecereis". Essa é a sua obra, fazer que a gente reflita sobre a vida, o amor e etc... Um grande abraço.!
Oi Wagner Reis, eu já te admirava com suas aulas e agora sabendo que gosta das aulas de filosofia da professora Lúcia Helena virei mais fã ainda. Bjs 💋
Professora Lúcia Helena, seus ensinamentos nos ajudam a subir nos degraus da evolução humana. Gratidão por você existir! Obrigada a Nova Acrópole também e toda a equipe, são maravilhosos.
Vou assistir esta palestra quantas vezes forem necessárias para que esse ensinamento penetre cada célula do meu corpo. Eu tenho amado errado anos a fio e o sofrimento sempre me acompanhou, só amei o outro e esqueci de mim. Perdi o amor e me perdi de mim.
Uma aula perfeita sobre a carência e sobre mim mesma. Percebi claramente o que sempre me faltou: endosso interior, ideal,orientação territorial. Faltou-me amor próprio,canalização da vontade. Cresci num desajuste querendo atenção e amor , procurando príncipes, encontrando sapos também carentes. Com a ilusão quebrada, comecei a acreditar que não mereço ser amada. Mas essa palestra trouxe-me idéias o principio da cura de mim mesma. Obrigada Professora!
Gente, como é possível uma pessoa ter tanta habilidade para se comunicar e proporcionar reflexões tão boas como dela. Muita gratidão por essas aulas e compartilhamento de conhecimento =]
A solidão dói 😢😞, já machucou muito o meu coração ❤️, mas aprendi a me virar e revirar sozinha o meu interior, a minha "casa no campo" , e então descobri a solitude, que é estar na companhia de mim mesma. Já não tenho mais desespero por estar acompanhada de qualquer pessoa para preencher o meu vazio interior, pois me tenho por boa companhia e sei preencher o que me falta. Isso se chama autoconhecimento.
"Vibrar na mesma sintonia, mas há um espaço entre elas". Como química, pensei logo em um átomo que é, em sua maior parte, 'espaço vazio'. Se pensarmos assim e ainda nos lembrarmos do Princípio Hermético da Vibração, veremos que mesmo a unidade elementar da matéria, que é nada mais do que energia condensada, nos ensina sobre como estar em ressonância com a nossa natureza. "O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos". Eu aprendi tanto com a senhora, professora!! Eu adoro os seus vídeos, suas ideias e reflexões, e a energia que nos passa. Gratidão por nos fazer entender, na prática e com exemplos, o que é Filosofia.
A Professora Lúcia Helena é pura sabedoria, é uma pessoa iluminada. Um ser humano que veio ao mundo com a missão de espalhar luz e consciência, ser inspiração no meio de tanta loucura. Gratidão por você existir. Sou sua fã a muitos anos. E suas palavras sempre tocam no fundo de minha alma. Muito obrigada!
Fascinada com essa palestra. Faço terapia a alguns anos e consegui ter uma visão muito mais ampla do que acontecia no meu casamento,que durou 13 anos,dois carentes juntos que geraram um relacionamento abusivo . Hoje após um ano de divórcio muita coisa a ser trabalhada ,me encontrarei na minha solitude a ter ser completa . Enquanto ele um mês fora de casa já estava namorando. Amadurecer e arcar com as próprias escolhas é um processo.
Sou carente afetiva e fujo dos laços afetivos. Doidera né!? O que mais desejo= amor, o que mais temo= o amor. Oscilo entre o desapego e um intenso querer. Não é fácil ser eu, por isso busco ser EU. Depois de 27 anos casada, dos quais uma boa parte foi tentando me separar, aprendi que tudo é temporario e ilusorio; por isso aprendi a amar, abrir minha alma e intimidade, me doar profundamente a outro ser "num momento", sem esperar continuidade. Isso não impede que, de repente, me ligue a alguem e emburreça, ficando totalmente a mercê da paixão e da dependência obsessiva pelo outro. Mas que bom que num dado momento eu acordo... ufa! Ser humano é oscilar nessa montanha russa de experiencias contraditorias. Entre um estado e outro procuro ser madura e coerente.Eu Sou V.P.
gratidão é o que tenho a dizer me identifiquei com a palestra e também com os comentários...não consegui ler todos...mas percebi a similiaridade deles....estou aqui a juntar meus pedaços pra fazer o meu inteiro ...estou com 55 e aprendendo a cada dia ...quero me tornar um ser humano melhor me reconectar comigo mesma ....não é culpa minha nem de ninguém...tenho minha vida pra aprender e estou me esforçando...desistir janais❤
686 carentes deram deslike... Tão bom a filosofia como ferramenta de crescimento e autoconhecimento! Prefiro a filosofia que esclarece ,que a religião que bitola.
4 หลายเดือนก่อน +1
"Estar junto não é estar grudado. Preservar a sua própria identidade e realizá-la é o melhor que podemos fazer pelo outro! O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos e, consequentemente, é o melhor que podemos fazer por nós mesmos também. E é isso! " Muito obrigada, por compartilhar conhecimentos tão preciosos sob uma perspectiva tão inteligentemente nobre! Sou sua fã, há anos!!! Estou na expectativa de te conhecer pessoalmente e beber mais do seu cálice de sabedoria no dia 21 de setembro, em Florianópolis!!!
Meu coração vibra de alegria ao saber que mais uma refém está liberta... suas palavras me comovem porque tenho orgulho de pertencer novamente à seleção da Vida! Que Deus nos abençoe 🌻💜
Gosto de assistir vídeos da Lúcia Helena e ver os comentários. Daí mudei de filosofia e fui pra idiomas. Passando os comentários hj em outro vídeo vc estava por lá, Juliana!!! Até voltei aqui pra confirmar se era vc!! Rindo demais aqui!!! Somos muito aplicadas. 😂😂 Vou te marcar no outro vídeo!!
Professora, está dando um banho em muito psicólogo...nunca pensei que a filosofia pudesse nos levar para um campo tão amplo de pensamento e reflexão. Obrigada professora por doar tanto carinho e conhecimento.
"Sei que talvez essa mensagem não chegue até você, pois já se passaram cerca de 6 anos desde que esse vídeo foi publicado. Acompanho a Nova Acrópole há tempos e admiro profundamente a professora Dulce. Só gostaria de dizer: 'Suas palavras soam aos meus ouvidos tão doces quanto o mel de Jataí apreciado por uma criança, transmitindo uma calma e leveza tão intensas que, se uma nuvem caísse do céu, não seria tão suave quanto suas palavras e sua linda voz serena.'"
As vezes, para falar alguma coisa tão direta ao paciente, o psicólogo percebe que não pode falar antes de trabalhar outras coisas que irão prepará-lo para ouvir. Senão o paciente nunca mais lá voltaria. Eu digo pq sou paciente é minha psicóloga MARAVILHOSA, sabe brilhantemente conduzir vários assuntos delicados comigo é muitas das vezes eu percebo que se trata e uma preparação para amadurecimento emocional . Ninguém gosta da verdade nua e crua. Sem vaselina ainda é brabo kkkkkk
A LUCÍA HELENA GALVAO nos proporcionou um CONTEUDO EDIFICANTE com certeza vai ser ÚTIL as pessoas com a CARENCIIA AFETIVA que comporta um grande numero de pessoas
Da uma vontade te tomar um café com a professora Lúcia Helena, ficar o dia todo conversando com ela. Eu falaria uma frase e ouviria por horas.
ปีที่แล้ว +10
Excelente reflexão.. vale a pena assistir o vídeo até o final! "Deixai que o vosso amor seja como um mar: em movimento entre as praias de vossas almas. Em cheio cálice, um do outro, mas não bebei do cálice do outro. Dai um ao outro do vosso pão, mas não comei do mesmo pedaço. Cantai e dançai juntos e sejais alegres, mas deixai que cada um fique sozinho. Assim como as cordas de um lira são sozinhas, apesar de vibrarem com a mesma música. Dai vossos corações, mas não para que o outro o guarde, pois a mão da vida pode conter vossos corações. E ficai juntos, mas não junto demasiado, pois os pilares do templo ficam separados, e o carvalho e o cipreste não crescem na sombra um do outro." O Profeta, por Khalil Gibran
Assistir aos vídeos da Nova Acrópole e ouvir todo o cabedal filosófico da Professora Lúcia Helena Galvão é presentar a própria alma. Eu não encontro palavras que sejam capazes de tecer elogios ao que ela, de maneira tão altruísta, faz para aqueles que desejam trilhar os caminhos da evolução.
EU AMO VÍDEOS SEM CORTE. Consigo me conectar melhor, prende por ser natural e contínuo, o diálogo mantido sem adaptações, distorções, manipulações, cru e genuíno. Não robótico, pois é um ser humano que fala.
Quem está responsável pelo canal por favor repasse a professora Lúcia Helena. Professora, eu amo suas aulas!! Elas têm enriquecido minha vida e me ajudando muito!! Muito obrigado. Você é uma luz no meio de tantas escuridoes de meu caminho.
Infelizmente, só descobri essa “joia” de mulher agora! Inteligência, sensibilidade e total domínio da palavra a descrevem! Excelente em todos os aspectos!
AMOR: "Amor", para mim, é apreciação a tal ponto que ela enche meu coração ao máximo e extravasa. O amor pode tomar qualquer direcção. Posso sentir amor por: O processo da vida em si; A alegria de estar vivo; A beleza que vejo; Outra pessoa; O conhecimento; O processo da mente; Nossos corpos e o modo como funcionam; Animais, aves, peixes; A vegetação em todas as suas formas; O Universo e o modo como funciona... O que você pode acrescentar a essa lista? Vamos dar uma olhada em algumas das formas de não amarmos a nós mesmos: Censuramo-nos e criticamo-nos de maneira interminável; Maltratamos nossos corpos com alimentos errados, álcool e drogas; Escolhemos acreditar que não somos merecedores de amor; Temos medo de cobrar um preço razoável pelos nossos serviços; Criamos doenças e dor em nossos corpos; Adiamos fazer coisas que nos beneficiariam; Vivemos no caos e na desordem; Criamos dívidas e fardos; Atraímos amantes e parceiros que nos diminuem; Construímos armas e bombas nucleares ou não para nos destruirmos...
Suas palestras sao fantasticas, tenho refletido muito. Estou numa fase de procurar a cura, de mudar, crescer, me tornar inteira. Ja tenho 69 anos, mas nunca é tarde
Obrigada! Dois anos de terapia intensiva não deu o resultado que esta palestra causou em mim. Vi e revi várias vezes e indiquei para muitas pessoas. Adoro seus vídeos.
"O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos e consequentemente é o melhor que podemos fazer por nós mesmos." Prof. Lúcia Helena
Esse video vale OURO! O lado bom de se sentir carente é o sentimento de liberdade após ver esse video. Obrigado pelo empenho em detalhar as emoções e nos fazer entender de fato que não precisamos de algo externo para nos preencher. Somos notas de uma música completa criada pelo universo
Esses comentários são os melhores. Vcs são muito elevados. Tão diferente de comentários de outros vídeos. Realmente estar alinhados com quem tem consciência elevada também eleva mais a nossa própria consciência. Deus abençoe vcs mais e mais e levem o bom e o belo aos OUTROS sempre!
Tomei uma surra durante 50', doeu, feriu, sangrou, mas está curando. Porém, por alguns dias, preciso voltar aqui para alimentar-me com esses ensinamentos. Muito, muito obrigado Professora
Isso mesmo amigo. Cure-se enquanto há tempo. Eu vivia com um carentão, não aguentei e acabei com a relação. Ele não quis se melhorar. Dei 15 anos de tempo para ele, mas não adiantou. Agora estou livre. Se você tem um relacionamento, preste atenção, pois pode vir a perder o seu amor.
Os laços afetivos são sem dúvida alguma FATOR que modula prá melhor tudo aquilo que cada um(a) de nós trás dentro de si ( ¿ pré-programção ? )... Olhando uma ÁRVORE... que um dia foi uma semente... INEGÁVEL isso... Será que também somos pré programados ??? Ah! Sim o afeto não atrapalha, muito ao contrário pode ser muito útil, um grande alento... Saúde, Paz e Prosperidade !!! Tudo a Seu Tempo !!! Vida Longa Saudável e Feliz !!! Tudo a Seu Melhor Tempo !!! Grato Prôfe... suas palavras são muito bem cotejadas, ótimo para quem está querendo um pouco que seja melhorar o próprio entendimento de si, das pessoas, da vida, do mundo... e do Cósmos... da Multidimensionalidade... por quê não... né !!! Muchas Gracias... Ótimas Energias...
"Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral, onde se encontram remédios para todos os males." (Voltaire) - É isso o que vc falou (por volta dos 25 minutos de vídeo). Muito obrigada por mais esta aula!
Eu tenho muito problema com amor, desde criança foi meu sonho ter alguém pra vida toda, fico vendo casais e desejando muito na minha vida. Mas não acontece, e as poucas pessoas q entram na minha vida acaba por não me amar intensamente mas depois amam outras pessoas. Eu tbm sou muito ansiosa e carente de atenção, mas não sei se sou exigente pq as outras acabam tendo isso menos eu. Já não sei oq fazer mais, estou tendo uma coisa com um cara muito legal, mas q não quer compromisso e uma parte de mim sabe q ele pode acabar tendo com outra pessoa futuramente e até breve. Eu queria muito curar isso em mim. Então tô assistindo esse vídeo na esperança de melhorar
"" qto + eu penso em mim mesmo + o dodoi aumenta """ É a 1 vez que eu vejo alguém ensinar que Carência é um tipo de egoísmo. Gratidão professora querida 😊
EU, hoje vivo esta situação, sou funcionário do Legislativo Estadual de MS, estou já ( aposentado) estou desequilibrado e com depressão, sofro muito, falando pura verdade, à senhora me fala sempre grandes verdades !
A maioria das canções de amor e muito da literatura em geral fala de um amor de dependência afetiva, de carência e possessividade. Poucas falam de um amor saudável e equilibrado. Frases do tipo :"eu não sou nada sem você", representam bem esse estado de coisas.
Como é bom ler comentários bem redigidos e com conteúdo! Infelizmente, nas redes sociais, muitas vezes, nos deparamos com redações cheias de falhas ortográficas e sem aprofundamento. De certa forma, um pouco do resultado da nossa precária educação. Enfim, bom saber que a maioria aqui tem conteúdo e tem sede de aprender. Professora Lúcia mais uma vez brilhante! 👏👏👏
Primeiramente eu gostaria de dizer que amei a didática da professora Helena. Incrível, gostaria de ter tido a maturidade necessária pra questões existenciais na época do ensino médio, talvez hoje eu tivesse seguido essa carreira, porque eu simplesmente me apaixonei. Segundo, o conteúdo do vídeo mudou minha vida de uma forma absurda. Eu sempre tive carência emocional, mas nunca havia entendido por essa ótica. Entender o que eu estou sentindo e como/por que isso acontece, foi essencial pra eu saber o que preciso fazer pra melhorar minha vida. Obrigado imensamente por trazer esse conteúdo de uma forma tão clara de entender, eu sou seu fã professora! Esse canal se tornou o meu preferido, sem dúvidas.
Passando para dizer que a senhora é um presente para todos que tem a felicidade de te ouvir. Eu me transformo em cada fala sua. Gratidão! Que Deus continue te abençoando grandemente!
6:33 - Distribuir o nosso amor 🤍. Ser alguém que transborda e não que suga a energia vital dos que estão ao seu redor. 7:39 - A carência afetiva é a falta de capacidade de distribuir amor em tudo que faz e toca. A pessoa prende o amor e joga todo em cima de uma única pessoa, e é óbvio que espera algo em troca, quando faz assim 10:40 - O endosso interno deve estar em primeiro lugar e ativo, pois a validação externa não significa muita coisa se você mesmo não tem convicção interna sobre o que faz e o que quer 19:26 - O Ser Pleno é generoso: doa sem esperar algo em troca, porque ele tem o seu Território Particular, onde recarrega suas forças. Não usa pessoas para isso 20:38 - O amor não é uma metade para nos completar, o amor já é completo, e as duas partes andam juntas a partir disso. Temos que ser seres completos se quisermos boas relações interpessoais. 🤍 26:08 - "Filósofo cura-se com ideias. Você tá mal, você tá sofrido... Vem pai, vem mãe, tio, vem vizinho, dá colo, dão ombro, fazem isso, fazem aquilo, bom... Você se sente mimado. Mas quando tudo aquilo cessa, a mesma dor volta. Filósofo precisa de uma ideia. Quando ele percebe uma ideia que mostra que ele tá amparado em percepções equivocadas - uma ideia!, ele consegue sair." 38:33 - "Querer ser amado a qualquer preço. Um carente tem isso. 45:33 - "Aquilo que eu me projeto a fazer, ainda que seja algo muito simples: todas as manhãs vou molhar todas as plantas. Faça! 'Ah, hoje eu amanheci muito deprimido'. Não interessa, molha deprimido mesmo. No ato de fazer, de realizar, de mudar as circunstâncias, você percebe que você vai recuperando as rédeas da sua vida. [...] Não importa! 'eu tou mal, mas eu vou mal mesmo. Vou molhar todas as minhas plantas.'"
Não é atoa, que o criador, colaca às pessoas na vida da gente! Você foi tudo de bom que apareceu na minha vida! Meu crescimento como ser cresce toda vez, que vejo seus vídeos!
Olá Vavá, ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo acrescenta algo na sua vida. Já está seguindo nosso podcast e nossas redes sociais? Nos ajude a divulgar nosso material por lá também. Estamos no no facebook e instagram: facebook.com/NovaAcropoleBrasil e @novaacropolebrasil Podscast: Spotify: open.spotify.com/show/64tJx8P... Soudclound: soundcloud.com/palestrasfilos... ou Itunes: itunes.apple.com/us/podcast/i...
Eu sempre sou a forte. Hoje estou doente, febril e carente. Cheguei a esse video maravilhoso e cheguei à conclusão que hoje eu posso me entregar à carência. 💔💔💔💔💔💔
O LAÇO E O ABRAÇO
Maria Beatriz Marinho dos Anjos
(Nota: A autoria do texto é muitas vezes atribuída erroneamente a Mario Quintana.)
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
Demais!! Quando vira nó, deixa de ser laço!! Que real, não observamos!🤩🙌🏽💞
7,
Lindo! 🎀🤗
Que lindo poema! "quando vira nó, deixou de ser laço".
Obrigado! Amei a explicação do texto do laço. Levei ou seja Copiei! Gratidão 🙏
Essa é a segunda vez que escuto essa palestra e trago o meu relato, que pode ajudar algumas pessoas.
Estou em um momento delicado de minha vida, estou no último ano da escola, minha mãe está tratando um câncer e terminei um namoro que deu fim ao meu grupo de amigos.
No ano de 2022 (quando minha mãe recebeu o diagnóstico do câncer) eu voltei para a escola, pois em 2020 e 2021 estudei online, quando voltei acabei desenvolvendo uma conexão muito profunda com meus colegas, em especial três, os quais faziam parte desse grupo de amizade. Com o decorrer do ano acabei desenvolvendo uma profunda admiração por uma amiga que estava dentro desse grupo de três e, como disse Guimarães Rosa, "Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas", o que foi admiração se tornou paixão, chamei-a para sair no meio do ano, fiz o melhor que pude para planejar o encontro e deu certo, conversamos a tarde inteira, tomamos sorvete, ela me deu um selinho, confessou que sentia o mesmo sentimento que eu sentia e fomos para casa, quando ela chegou em casa foi a entregue uma flor junto de uma carta com um trecho do Pequeno Príncipe (livro o qual gostamos bastante). Depois disso ocorreram mais encontros, mas alguns desencontros colocaram empecilhos tais que tivemos de dar fim a relação, justamente em seu momento mais alto.
Com o fim da relação eu sofri infinitamente, entrei em um estado quase que catatônico, minha vida não tinha mais a mesma graça de antes (e até hoje não tem, mas melhorou), sofri profundamente, até que comecei a tentar melhorar a situação, entrei em uma academia, voltei a ler (hábito que não pratiquei no ano passado), voltei a jogar mais e sair com outras pessoas. Percebi que eu tinha uma carência muito profunda, de tanto eu me afundar na vida da minha parceira, perdi-me de mim mesmo, ao ponto que fiquei irreconhecível, ao ponto da minha própria vida ter se tornado estranha para mim. No fim, ela (a minha "ex") era um escape da minha própria realidade, mas depois de eu refugiar em mim mesmo e voltar a me interessar pela minha própria vida (digamos que me tornei apaixonado por mim mesmo) tudo melhorou, apesar de muitas vezes eu me pegar triste pelo término ou até mesmo com vontade de voltar ao relacionamento.
Então, se você se apaixonou por alguém e, infelizmente, esse alguém não retribuiu a sua paixão, volte um passo atrás, refugie-se em si mesmo, apaixone-se por si, não no sentido narcisista, mas no sentido de "amar a própria vida", se interesse pelos seus hábitos, se interesse pela vida daqueles ao seu redor, ajude os outros, faça exercícios, tome bastante água e, se puder, frequente um psicólogo (apesar de eu não fazê-lo, posso garantir que ajuda bastante).
Nossa, me vi no seu relato.
Obrigada por compartilhar.
Ajuda bastante quando vemos dores iguais as nossas serem superadas.
Estou no mesmo árduo processo.
Sou tb desse grupo de carentes. A partida do outro sempre me fez um mal danado.
Que relato lindo!! Obrigada por isso!!♥️
Identifiquei-me profundamente com seu relato. Algo que a professora disse que eu nunca tinha percebido: às vezes nos refugiamos (isolamos) tanto no nosso mundo que evitamos confrontar algumas coisas, dentre elas a própria carência. Só fui perceber que tinha essa carência após o término de um relacionamento recente, em que me vi nesse estado catatônico de que você fala, como se uma âncora me mantivesse preso ao chão. Olhando para os dois meses anteriores, vejo como eu me perdi de mim mesmo. Não só por estar numa relação de vampirização (ambos carentes, mas um manipulador). O grande ensinamento foi reconhecer o problema, ter consciência dele e trabalhar para superá-lo.
Dói né...cheguei a pensar em tomar dipirona pra passar a dor de não ser desejada querida amada por ele...aí eu nunca mais quero sentir isso ...vou seguir suas dicas e vou pra academia que faz anos abandonei e sempre me fez muito bem ...vou me apaixonar por mim pois eu acredito que vale muito a pena , obrigada por compartilhar sua história ...ajuda saber que somos capazes de fazer algo para melhorarmos e diminuir essa carência.
"Vou molhar as plantas todos os dias. Ah, mas hoje acordei triste. Não interessa; regue-as triste mesmo!" Adorei!!!
Adorei tudo!!!Todos os antídotos!!! E Gibram...
Muito legal isso !
Maravilhoso!
😄
Idem .
Gente, não consigo me acostumar com a grandeza da professora! Me pego paralisada à admirando! Ela possui um repertório de palavras absurdamente rico. Fui à assistir pessoalmente, e confesso q não contive as lágrimas. Ela é gigante ❤️
90% da população prefere programas sobre violência e futilidades! Ainda assim, seria muito bom que os 10% restantes tivessem acesso à tanta SABEDORIA!!! 👏👏👏
Isso
@@claudineipaulino7570 isso é lamentável, acho que as autoridades deveriam rever os programas que enfatizam ao vivo e a cores.
500 votos negativos? Loucura ...esta senhora é um Sol de inteligência, coerência, e generosidade. Professora, obrigada por nos ensinar a pensar, amar, e ser melhor para os outros!🙏🤗
Temos, com essas pessoas que votam negativamente,
a confirmação de que nem
todos buscam a verdade, a consciência e a auto responsabilidade.
Voce nao e psicologa ne?
A oposição tbm faz parte da filosofia. Aquele que aceita tudo sem questionar é um tolo...
As vezes os "deslike" são para que o Google entenda que o usuario não quer este tipo de conteúdo. Coisa da Inteligência artificial que manipula os dados de envio ao usuário. Não necessáriamente dizem respeito ao conteúdo da palestra. Não significa necessáriamente que o conteúdo é ruim, mas que não interessa ao usuário. Assim, envia uma informação ao Google para que não envie mais este tipo de conteúdo.
De toda forma, externo minha gratidão á Lúcia Helena Galvão e acho ela espetacular.
Tem gente q não quer ouvir a verdade
A professora merecia ter o reconhecimento nacional e financeiro que certas "influencers" tem. Isso sim é merece ibope! Que mulher admirável! Obrigada, Professora, por nos inspirar tanto. Abraço com carinho.
Concordo contigo. Toca muito mais profundamente na vida dos ouvintes. Mas creio que a recompensa que ela tem é mais valiosa do que reconhecimento, é o fruto de um fazer cheio de significado.
Professora, és um fenômeno q constrói e reconstrói. Um abraço
reconhecimento mundial pelo Conhecimento e pela Capacidade de Correlacionar a Filosofia ao cotidiano, a vida diária de forma pratica, praticando a verdadeira Filosofia ou sendo Filósofa de verdade e não apenas uma repetidora de Mantras aprendidos nas Graduação das Falidas e Corrompidas Universidades Brasileiras que ocupam lugares inferiores nos Ranking Mundiais !
Verdade
entendi o q qr flr, mas tenho certeza q a Prof.a jamais aceitaria cobrar p transmitir conhecimento , ela ama em ensinar e auto realização dela e plantar a semente dentro de nos e evoluirmos como ser humanos, isso não tem preço p ela
Essa palestra me lembrou aquele poema do Fernando Pessoa que é "segue teu destino,rega tuas plantas,ama tuas rosas.O resto é sombra,de árvores alheias"
Maravilhoso também, tanto qto . O Laço.
Grande Fernando Pessoa
Coisas incríveis maravilha
Eu gosto muito destas palavras também!
"A mente é mais rápida que as emoções . Fortaleça sua mente e mude suas emoções."
Ameiiiii
A pergunta é como? Como fortalecer a mente, a fim de mudar as emoções?
Ericka, sugiro que assista à palestra sobre a mente:
th-cam.com/video/KZe9ILaP4dY/w-d-xo.html
th-cam.com/video/fRsmLaXg97s/w-d-xo.html
E também à leitura comentada sobre os YOGA SUTRAS DE PATANJALI, que será publicada na sexta feira, às 20h.
Acione o sininho pra ser notificada.
Otimo
@@erickarocha8227 Na minha opinião, as emoções são incontroláveis, não podemos muda-lás, mas podemos tentar mudar as atitudes diante às nossas emoções.
me emocionei neste seu comentário:
Dificilmente um generoso sente carência, pois de tanto doar, ele se preenche a si próprio.
Só falou verdades.. eu sempre fui uma pessoa carente afetiva .. e devido a todas as frustrações desenvolvi depressao e ansiedade.. e agora moro sozinho e estou tentando mudar isso de uma vez por todas.
Melhoras 👏
Vc vai conseguir! Só de querer já está no caminho certo!
Nunca é tarde para aprendermos.. Vou começar minha batalha também
Vc me descreveu
É isso aí! Demorei para reconhecer, hj luto para me libertar.
1-Conhece, respeita e realiza a ti mesmo. 2-Praticar uma saudável solidão.3-Distribuir amor em todas as direções.( quem muito dá, muito tem, nada falta )
4- Cultivar generosidade ( sinta a dor do outro)
5- Dedica- te a um ideal. Faça diferença na sua e na vida dos outros.
Perfeito.
Solitude*
Maravilhoso!!!
Quantas e quantas e quantas pessoas poderiam se beneficiar dessa sábias palavras. Mas, estão presas em algum conteúdo viciante e rápido, porém passageiro. Só consigo lamentar por essas pessoas. Hoje em dia, buscar a iluminação se tornou tão mais simples. Pensar que no passado tudo isso era restrito a pessoas com posses. Só podemos agradecer e contribuir com Nova Acrópole e essa excelente professora, Lúcia Helena.
Agradecemos o carinho.
Nova Acrópole é mais que um canal no youtube, somos uma Organização Filosófica Internacional, sem vínculos com grupos políticos ou religiosos, presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Veja se estamos na sua cidade no link: www.acropole.org.br/sedes-no-brasil/
Quando o discipulo está pronto, o Mestre aparece! Está tudo aí, mas se nao atingiu ainda o individuo, é pela sua propria falta de condicao voltada a esta Verdade e Reflexao; que é o autoconhecimento que vem através da Filosofia!
Olá 👋 Bom Dia
PROFA. Helena
Uma pessoa que dorme sem esperar nenhuma mensagem, que ri sem nenhuma companhia e fica bonita pra si mesma, entendeu o sentido da vida!!!
Lúcia Helena, suas palestras são nossa comidinha diária, alimenta a nossa alma.
Gratidão !!!
Quanta clareza...
Quantas armadilhas...
Sandra ❤️🌹
Haha essa sou eu..☺️😉
Maravilhosa
Verdade, no meu caso, minha comidinha diária matinal. Desde que a conheci, coloquei na minha rotina estudar filosofia através de suas palestras todas as manhãs ao iniciar o dia
“Você deve perder o seu coração todos os dias e depois procurar por ele. No final você descobrirá que o seu coração é o coração de todas as coisas.”
Lúcia Helena sou fã número 1 de suas maravilhas palestras.
Que essencial
Querida irmã, tenho 81 anos de idade e vc avalia o quanto suas palestras me ajudam! Gratidão!
"Gente carente nao se apaixona. Faz refens." hahahahaha boa demais.
Exatamente isso
Que pensamento lindo! "Se a Natureza acredita que eu sou capaz de realizar alguma coisa quem sou eu pra duvidar dela ?"
Gosto de mais de lhe ouvir , sempre clássica, segura , didática Essa explanação nós ensinou ideias fantásticas e fácil de efetivar. Precisamos de muitas professoras dessa qualidade , ajudar a humanidade.
As palestras da nova Acrópole são meu território, sempre que me pego insegura aqui eu me encontro novamente e meu coração se enche de uma grande vontade de viver
Estou completamente apaixonado pela elegância e domínio, com os quais expressa essa mulher. Fantástico!
Faço suas minhas palavras, amigo... ela é extraordinária!!
Professora, gratidão por tudo! A senhora em inúmeras palestras fala: "Por sua obras, vos conhecereis". Essa é a sua obra, fazer que a gente reflita sobre a vida, o amor e etc... Um grande abraço.!
Sei lá, cliquei na tua foto do nada e vi que tens um canal bem interessante sobre artesanata! Que legal! :)
Lua Na obrigado, querida! Sim, sou professor de ponto cruz 😄
Wagner Reis Só por você assistir e comentar essa palestra, já imagino que seja uma pessoa acima da média!
Oi Wagner Reis, eu já te admirava com suas aulas e agora sabendo que gosta das aulas de filosofia da professora Lúcia Helena virei mais fã ainda. Bjs 💋
Professora onde da aula ? Eu estou asim me descreveu e vou mudar vou me dedicar mais ..
Professora Lúcia Helena, seus ensinamentos nos ajudam a subir nos degraus da evolução humana. Gratidão por você existir! Obrigada a Nova Acrópole também e toda a equipe, são maravilhosos.
Vou assistir esta palestra quantas vezes forem necessárias para que esse ensinamento penetre cada célula do meu corpo. Eu tenho amado errado anos a fio e o sofrimento sempre me acompanhou, só amei o outro e esqueci de mim. Perdi o amor e me perdi de mim.
Sei exatamente como se sente... é desesperador. Espero que esteja melhor..eu também estou nessa caminhada 🙏🏽
Dependência afetiva como e ruim se sentir assim.Mais passa tudo passa.
Que lindo seu comentário
Vai dar certo, Estive recentemente na mesma situação. é possível mudar, é um direito nosso. Se cuida
É impressionante como há incontáveis números de pessoas que passam por isso.☹️☹️
"Você deve perder seu coração todos os dias e depois procurar por ele. No final você descobrirá que o seu coração é o coração de todas as coisas" 🌟
👏👏👏👏👏😍😍😍😍
Eu achei lindo.parabéns.
Não entendi 😊👆
Muito obrigada, isso é um grande abraço.
Que mestra Maravilhosa!!!gratidao Professora Helena.
"Filósofos se curam com idéias." Muito obrigado professora!!
Eu ouço essa senhora como um filho deve ouvir uma mãe. Ela me ensina muito e me ajuda demais ❤🙏
Uma aula perfeita sobre a carência e sobre mim mesma. Percebi claramente o que sempre me faltou: endosso interior, ideal,orientação territorial. Faltou-me amor próprio,canalização da vontade. Cresci num desajuste querendo atenção e amor , procurando príncipes, encontrando sapos também carentes. Com a ilusão quebrada, comecei a acreditar que não mereço ser amada. Mas essa palestra trouxe-me idéias o principio da cura de mim mesma. Obrigada Professora!
Me libertando disso também!! Se cuide e se ame
"Não interessa como cheguei aqui, mas vou para meu destino"
Maravilhoso
Gente, como é possível uma pessoa ter tanta habilidade para se comunicar e proporcionar reflexões tão boas como dela. Muita gratidão por essas aulas e compartilhamento de conhecimento =]
Faço essa reflexão tbm.
A solidão dói 😢😞, já machucou muito o meu coração ❤️, mas aprendi a me virar e revirar sozinha o meu interior, a minha "casa no campo" , e então descobri a solitude, que é estar na companhia de mim mesma. Já não tenho mais desespero por estar acompanhada de qualquer pessoa para preencher o meu vazio interior, pois me tenho por boa companhia e sei preencher o que me falta. Isso se chama autoconhecimento.
"Vibrar na mesma sintonia, mas há um espaço entre elas". Como química, pensei logo em um átomo que é, em sua maior parte, 'espaço vazio'. Se pensarmos assim e ainda nos lembrarmos do Princípio Hermético da Vibração, veremos que mesmo a unidade elementar da matéria, que é nada mais do que energia condensada, nos ensina sobre como estar em ressonância com a nossa natureza.
"O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos".
Eu aprendi tanto com a senhora, professora!! Eu adoro os seus vídeos, suas ideias e reflexões, e a energia que nos passa. Gratidão por nos fazer entender, na prática e com exemplos, o que é Filosofia.
Muito bom!
“Descubra que a sua rua é a mais bonita de todas, não por vaidade mas pq vc reparou em todos os detalhes!” Amei isso….. por isso sou tão grata!!🙏🙌🏻✨
A Professora Lúcia Helena é pura sabedoria, é uma pessoa iluminada. Um ser humano que veio ao mundo com a missão de espalhar luz e consciência, ser inspiração no meio de tanta loucura. Gratidão por você existir. Sou sua fã a muitos anos. E suas palavras sempre tocam no fundo de minha alma. Muito obrigada!
Fascinada com essa palestra. Faço terapia a alguns anos e consegui ter uma visão muito mais ampla do que acontecia no meu casamento,que durou 13 anos,dois carentes juntos que geraram um relacionamento abusivo . Hoje após um ano de divórcio muita coisa a ser trabalhada ,me encontrarei na minha solitude a ter ser completa . Enquanto ele um mês fora de casa já estava namorando. Amadurecer e arcar com as próprias escolhas é um processo.
Sou carente afetiva e fujo dos laços afetivos. Doidera né!? O que mais desejo= amor, o que mais temo= o amor. Oscilo entre o desapego e um intenso querer. Não é fácil ser eu, por isso busco ser EU. Depois de 27 anos casada, dos quais uma boa parte foi tentando me separar, aprendi que tudo é temporario e ilusorio; por isso aprendi a amar, abrir minha alma e intimidade, me doar profundamente a outro ser "num momento", sem esperar continuidade. Isso não impede que, de repente, me ligue a alguem e emburreça, ficando totalmente a mercê da paixão e da dependência obsessiva pelo outro. Mas que bom que num dado momento eu acordo... ufa! Ser humano é oscilar nessa montanha russa de experiencias contraditorias. Entre um estado e outro procuro ser madura e coerente.Eu Sou V.P.
@@vereniceprata4457 passo pela mesma coisa
gratidão é o que tenho a dizer me identifiquei com a palestra e também com os comentários...não consegui ler todos...mas percebi a similiaridade deles....estou aqui a juntar meus pedaços pra fazer o meu inteiro ...estou com 55 e aprendendo a cada dia ...quero me tornar um ser humano melhor me reconectar comigo mesma ....não é culpa minha nem de ninguém...tenho minha vida pra aprender e estou me esforçando...desistir janais❤
"A minha solidão só pode ser trocada por uma boa companhia".(Nitchie)
686 carentes deram deslike... Tão bom a filosofia como ferramenta de crescimento e autoconhecimento!
Prefiro a filosofia que esclarece ,que a religião que bitola.
"Estar junto não é estar grudado. Preservar a sua própria identidade e realizá-la é o melhor que podemos fazer pelo outro! O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos e, consequentemente, é o melhor que podemos fazer por nós mesmos também. E é isso! " Muito obrigada, por compartilhar conhecimentos tão preciosos sob uma perspectiva tão inteligentemente nobre! Sou sua fã, há anos!!! Estou na expectativa de te conhecer pessoalmente e beber mais do seu cálice de sabedoria no dia 21 de setembro, em Florianópolis!!!
Gente frágil não se apaixona, faz reféns 👏👏👏
Sou sobrevivente liberta, de um relacionamento conjugal, altamente tóxico 🙏
Também acordei depois que assisti essa palestra. Me livrei de um "carentão ".
Meu coração vibra de alegria ao saber que mais uma refém está liberta... suas palavras me comovem porque tenho orgulho de pertencer novamente à seleção da Vida! Que Deus nos abençoe 🌻💜
Encantada com essa palestra .
Verdade Vilma
Também me libertando dessa toxicidade da carência!!
Gente,existe podcast?
Bem merecido!
Essa mulher é maravilhosa, inteligentíssima.
Gosto de assistir vídeos da Lúcia Helena e ver os comentários. Daí mudei de filosofia e fui pra idiomas.
Passando os comentários hj em outro vídeo vc estava por lá, Juliana!!!
Até voltei aqui pra confirmar se era vc!! Rindo demais aqui!!! Somos muito aplicadas. 😂😂
Vou te marcar no outro vídeo!!
Tem sim Juliana, foi no pod cast da Nova Acrópole que conheci essa mestra tão sábia e generosa! 💕
Busque o podcast PALESTRAS FILOSÓFICAS NOVA ACRÓPOLE
Eu fico aqui ouvindo a professora e nem sinto a hora passar...qto ensinamento....caindo " algumas fichas" aqui. Gratidão 🙏😊
Professora, está dando um banho em muito psicólogo...nunca pensei que a filosofia pudesse nos levar para um campo tão amplo de pensamento e reflexão. Obrigada professora por doar tanto carinho e conhecimento.
Psicanalise; Psicologia e Filosofia, se complementam!
Ela não está dando banho em nenhum psicólogo, porque são profissões diferentes e com objetivos diferentes...
"Nós temos que ser seres completos, se queremos ter relações maduras e profundas"
Lúcia Helena Galvão
Excelentes reflexões! ❤
"Sei que talvez essa mensagem não chegue até você, pois já se passaram cerca de 6 anos desde que esse vídeo foi publicado.
Acompanho a Nova Acrópole há tempos e admiro profundamente a professora Dulce.
Só gostaria de dizer:
'Suas palavras soam aos meus ouvidos tão doces quanto o mel de Jataí apreciado por uma criança, transmitindo uma calma e leveza tão intensas que, se uma nuvem caísse do céu, não seria tão suave quanto suas palavras e sua linda voz serena.'"
a clareza de idéias dessa professora é assombrosa! Melhor canal disparado.
"O ser humano necessita, encontrar-se dentro de si mesmo. Nunca anular- se a si mesmo, para doar-se a outro."
A sabedoria dessa mulher é surreal 😢
O que os Psicólogos levam anos pra dizer aos seus pacientes, vc resumiu em uma hora de palestra.
Também foi o que eu pensei... Muitas vezes os psicólogos nem falam!!
Não mentiu
As vezes, para falar alguma coisa tão direta ao paciente, o psicólogo percebe que não pode falar antes de trabalhar outras coisas que irão prepará-lo para ouvir. Senão o paciente nunca mais lá voltaria. Eu digo pq sou paciente é minha psicóloga MARAVILHOSA, sabe brilhantemente conduzir vários assuntos delicados comigo é muitas das vezes eu percebo que se trata e uma preparação para amadurecimento emocional . Ninguém gosta da verdade nua e crua. Sem vaselina ainda é brabo kkkkkk
Cada um tem uma abordagem portanto não dá para comparar são estudos diferentes.
Geralmente, o tratamento com dor, é aquele que mais cura, ja quando somos anestesiados, invariavelmente esquecemos da dor que nos levou até ela
Jesussss..... Mulher me de um abraço??? Me arrancou lágrimas, te admiro muito professora!!!
A LUCÍA HELENA GALVAO nos proporcionou um CONTEUDO EDIFICANTE com certeza vai ser ÚTIL as pessoas com a CARENCIIA AFETIVA que comporta um grande numero de pessoas
Como precisava assistir esse vídeo. Assim como outros q venho assistindo ao longo do tempo e q me ensinam muito! Obrigado Professora
Às vezes uma palavra muda tudo. Parabéns por seguir nesse caminho. Vejo que são raras as pessoas que ingressam nessa jornada.
Ela é maravilhosa!!!
Igualmente 👏👏👏
Eu Tb Rafael
Da uma vontade te tomar um café com a professora Lúcia Helena, ficar o dia todo conversando com ela. Eu falaria uma frase e ouviria por horas.
Excelente reflexão.. vale a pena assistir o vídeo até o final!
"Deixai que o vosso amor seja como um mar: em movimento entre as praias de vossas almas. Em cheio cálice, um do outro, mas não bebei do cálice do outro. Dai um ao outro do vosso pão, mas não comei do mesmo pedaço. Cantai e dançai juntos e sejais alegres, mas deixai que cada um fique sozinho. Assim como as cordas de um lira são sozinhas, apesar de vibrarem com a mesma música. Dai vossos corações, mas não para que o outro o guarde, pois a mão da vida pode conter vossos corações. E ficai juntos, mas não junto demasiado, pois os pilares do templo ficam separados, e o carvalho e o cipreste não crescem na sombra um do outro." O Profeta, por Khalil Gibran
"Gente carente, não se apaixona, faz reféns."
Filósofos são curados pelas idéias não por pessoas... Isso é espetacular 👏👏
Seria uma honra conhecê-la pessoalmente professora 😍
Assistir aos vídeos da Nova Acrópole e ouvir todo o cabedal filosófico da Professora Lúcia Helena Galvão é presentar a própria alma. Eu não encontro palavras que sejam capazes de tecer elogios ao que ela, de maneira tão altruísta, faz para aqueles que desejam trilhar os caminhos da evolução.
EU AMO VÍDEOS SEM CORTE. Consigo me conectar melhor, prende por ser natural e contínuo, o diálogo mantido sem adaptações, distorções, manipulações, cru e genuíno. Não robótico, pois é um ser humano que fala.
Quem está responsável pelo canal por favor repasse a professora Lúcia Helena. Professora, eu amo suas aulas!! Elas têm enriquecido minha vida e me ajudando muito!! Muito obrigado. Você é uma luz no meio de tantas escuridoes de meu caminho.
Maravilhosa! Fiz 2 anos de terapia com esse vídeo 👏🏼 👏🏼 👏🏼
Infelizmente, só descobri essa “joia” de mulher agora! Inteligência, sensibilidade e total domínio da palavra a descrevem! Excelente em todos os aspectos!
Tbm descobri agora 04/2022
Reflexões bem interessantes. Obrigada
"A minha solidão só pode ser trocada por uma boa companhia "e você é uma excelente companhia professora Lúcia Helena!😉😊💐👍🙏
Vivo a solitude e meu projeto de vida me mantém construindo com 63 anos, independente do que os outros falam ou pensam de mim! Gratidão!❤❤
AMOR:
"Amor", para mim, é apreciação a tal ponto que ela enche meu coração ao máximo e extravasa. O amor pode tomar qualquer direcção. Posso sentir amor por:
O processo da vida em si;
A alegria de estar vivo;
A beleza que vejo;
Outra pessoa;
O conhecimento;
O processo da mente;
Nossos corpos e o modo como funcionam;
Animais, aves, peixes;
A vegetação em todas as suas formas;
O Universo e o modo como funciona...
O que você pode acrescentar a essa lista?
Vamos dar uma olhada em algumas das formas de não amarmos a nós mesmos:
Censuramo-nos e criticamo-nos de maneira interminável;
Maltratamos nossos corpos com alimentos errados, álcool e drogas;
Escolhemos acreditar que não somos merecedores de amor;
Temos medo de cobrar um preço razoável pelos nossos serviços;
Criamos doenças e dor em nossos corpos;
Adiamos fazer coisas que nos beneficiariam;
Vivemos no caos e na desordem;
Criamos dívidas e fardos;
Atraímos amantes e parceiros que nos diminuem;
Construímos armas e bombas nucleares ou não para nos destruirmos...
Suas palestras sao fantasticas, tenho refletido muito. Estou numa fase de procurar a cura, de mudar, crescer, me tornar inteira. Ja tenho 69 anos, mas nunca é tarde
faça o que for preciso!!!🌹
❤️
Obrigada! Dois anos de terapia intensiva não deu o resultado que esta palestra causou em mim. Vi e revi várias vezes e indiquei para muitas pessoas. Adoro seus vídeos.
"O melhor que podemos fazer pelos outros é crescermos como seres humanos e consequentemente é o melhor que podemos fazer por nós mesmos." Prof. Lúcia Helena
Esse video vale OURO!
O lado bom de se sentir carente é o sentimento de liberdade após ver esse video. Obrigado pelo empenho em detalhar as emoções e nos fazer entender de fato que não precisamos de algo externo para nos preencher. Somos notas de uma música completa criada pelo universo
Esses comentários são os melhores. Vcs são muito elevados. Tão diferente de comentários de outros vídeos. Realmente estar alinhados com quem tem consciência elevada também eleva mais a nossa própria consciência. Deus abençoe vcs mais e mais e levem o bom e o belo aos OUTROS sempre!
Tomei uma surra durante 50', doeu, feriu, sangrou, mas está curando. Porém, por alguns dias, preciso voltar aqui para alimentar-me com esses ensinamentos.
Muito, muito obrigado Professora
Isso mesmo amigo.
Cure-se enquanto há tempo.
Eu vivia com um carentão, não aguentei e acabei com a relação. Ele não quis se melhorar. Dei 15 anos de tempo para ele, mas não adiantou. Agora estou livre. Se você tem um relacionamento, preste atenção, pois pode vir a perder o seu amor.
"A mente é mais rápida que as emoções " isso é muito Terapia Cognitivo Comportamental gente !
Felipe Rodrigues aaa verdade foi isso que eu pensei
Os laços afetivos são sem dúvida alguma FATOR que modula prá melhor tudo aquilo que cada um(a) de nós trás dentro de si ( ¿ pré-programção ? )... Olhando uma ÁRVORE... que um dia foi uma semente... INEGÁVEL isso...
Será que também somos pré programados ???
Ah! Sim o afeto não atrapalha, muito ao contrário pode ser muito útil, um grande alento...
Saúde, Paz e Prosperidade !!!
Tudo a Seu Tempo !!!
Vida Longa Saudável e Feliz !!!
Tudo a Seu Melhor Tempo !!!
Grato Prôfe... suas palavras são muito bem cotejadas, ótimo para quem está querendo um pouco que seja melhorar o próprio entendimento de si, das pessoas, da vida, do mundo... e do Cósmos... da Multidimensionalidade... por quê não... né !!!
Muchas Gracias...
Ótimas Energias...
Meu novo vício. Prof. Lúcia kkkkkk Simplesmente maravilhosa 😊
“ a carência é uma sombra, de objetos destorcidos.” 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👏👏👏✅
PROFESSORA HELENA , SOU SEU ALUNO POR OPÇÃO, QUE PESSOA MARAVILHOSA A SENHORA É ,,,
"Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral, onde se encontram remédios para todos os males." (Voltaire) - É isso o que vc falou (por volta dos 25 minutos de vídeo). Muito obrigada por mais esta aula!
Excelente aula.
Transforme o mal que alguém lhe fez em positivo, rapidamente, antes que chegue nas emoções.
Estou nessa palestra hoje vejo que ninguém dá o que não tem...Vivi ,35 anos sem receber e só dei hoje vejo que as pessoas só da o que tem❤ gratidão
Eu tenho muito problema com amor, desde criança foi meu sonho ter alguém pra vida toda, fico vendo casais e desejando muito na minha vida. Mas não acontece, e as poucas pessoas q entram na minha vida acaba por não me amar intensamente mas depois amam outras pessoas. Eu tbm sou muito ansiosa e carente de atenção, mas não sei se sou exigente pq as outras acabam tendo isso menos eu. Já não sei oq fazer mais, estou tendo uma coisa com um cara muito legal, mas q não quer compromisso e uma parte de mim sabe q ele pode acabar tendo com outra pessoa futuramente e até breve. Eu queria muito curar isso em mim. Então tô assistindo esse vídeo na esperança de melhorar
Este não é um vídeo para ser visto/ouvido uma única vez👏🏽👏🏽⚘️
"" qto + eu penso em mim mesmo + o dodoi aumenta """ É a 1 vez que eu vejo alguém ensinar que Carência é um tipo de egoísmo. Gratidão professora querida 😊
EU, hoje vivo esta situação, sou funcionário do Legislativo Estadual de MS, estou já ( aposentado) estou desequilibrado e com depressão, sofro muito, falando pura verdade, à senhora me fala sempre grandes verdades !
Melhoras irmão, como vc esta? 🙏
A maioria das canções de amor e muito da literatura em geral fala de um amor de dependência afetiva, de carência e possessividade. Poucas falam de um amor saudável e equilibrado.
Frases do tipo :"eu não sou nada sem você", representam bem esse estado de coisas.
"Filósofos se curam com ideias" Muito vdd! Não sou filósofa mas algumas angústias curo estudando e ouvindo explicações sobre ideias ❤
Como é bom ler comentários bem redigidos e com conteúdo! Infelizmente, nas redes sociais, muitas vezes, nos deparamos com redações cheias de falhas ortográficas e sem aprofundamento. De certa forma, um pouco do resultado da nossa precária educação. Enfim, bom saber que a maioria aqui tem conteúdo e tem sede de aprender. Professora Lúcia mais uma vez brilhante! 👏👏👏
Primeiramente eu gostaria de dizer que amei a didática da professora Helena. Incrível, gostaria de ter tido a maturidade necessária pra questões existenciais na época do ensino médio, talvez hoje eu tivesse seguido essa carreira, porque eu simplesmente me apaixonei. Segundo, o conteúdo do vídeo mudou minha vida de uma forma absurda. Eu sempre tive carência emocional, mas nunca havia entendido por essa ótica. Entender o que eu estou sentindo e como/por que isso acontece, foi essencial pra eu saber o que preciso fazer pra melhorar minha vida. Obrigado imensamente por trazer esse conteúdo de uma forma tão clara de entender, eu sou seu fã professora! Esse canal se tornou o meu preferido, sem dúvidas.
Muito edificante o conteúdo! Parabéns professora!
Eu te amo !Eu te amo !Eu te amo
❤Lucia Helena Galvão !Muitissimo obrigado !QUANTA SABEDORIA !GRATIDAO !
Passando para dizer que a senhora é um presente para todos que tem a felicidade de te ouvir. Eu me transformo em cada fala sua. Gratidão! Que Deus continue te abençoando grandemente!
“Eu dei uma escorregadinha, mas alcanço perfeitamente a borda”... kkkk... perfeito, obrigado, uma vez mais....
6:33 - Distribuir o nosso amor 🤍. Ser alguém que transborda e não que suga a energia vital dos que estão ao seu redor.
7:39 - A carência afetiva é a falta de capacidade de distribuir amor em tudo que faz e toca. A pessoa prende o amor e joga todo em cima de uma única pessoa, e é óbvio que espera algo em troca, quando faz assim
10:40 - O endosso interno deve estar em primeiro lugar e ativo, pois a validação externa não significa muita coisa se você mesmo não tem convicção interna sobre o que faz e o que quer
19:26 - O Ser Pleno é generoso: doa sem esperar algo em troca, porque ele tem o seu Território Particular, onde recarrega suas forças. Não usa pessoas para isso
20:38 - O amor não é uma metade para nos completar, o amor já é completo, e as duas partes andam juntas a partir disso. Temos que ser seres completos se quisermos boas relações interpessoais. 🤍
26:08 - "Filósofo cura-se com ideias. Você tá mal, você tá sofrido... Vem pai, vem mãe, tio, vem vizinho, dá colo, dão ombro, fazem isso, fazem aquilo, bom... Você se sente mimado. Mas quando tudo aquilo cessa, a mesma dor volta. Filósofo precisa de uma ideia. Quando ele percebe uma ideia que mostra que ele tá amparado em percepções equivocadas - uma ideia!, ele consegue sair."
38:33 - "Querer ser amado a qualquer preço. Um carente tem isso.
45:33 - "Aquilo que eu me projeto a fazer, ainda que seja algo muito simples: todas as manhãs vou molhar todas as plantas. Faça! 'Ah, hoje eu amanheci muito deprimido'. Não interessa, molha deprimido mesmo. No ato de fazer, de realizar, de mudar as circunstâncias, você percebe que você vai recuperando as rédeas da sua vida. [...] Não importa! 'eu tou mal, mas eu vou mal mesmo. Vou molhar todas as minhas plantas.'"
Essa professora é uma valiosa contribuição para sociedade, obrigada por tanto conhecimento compartilhado.
A senhora ajudou este pequeno filho de Deus a ordenar sua mente e espírito, que o Senhor a abençoe e a tenha em Sua Mão.
uso sempre seus ensinamentos quando estou pensando em ficar carente, lembro da humanidade que sofre! pronto acordo!
Obrigada sempre
Não é atoa, que o criador, colaca às pessoas na vida da gente! Você foi tudo de bom que apareceu na minha vida! Meu crescimento como ser cresce toda vez, que vejo seus vídeos!
Sim. O Universo nos auxilia na nossa caminhada...
Verdade! O Criador nos ajuda muito nessa evolução
Maravilhoso! A sua voz ecoando 5 anos depois! Deus te abençoe, querida prof. Lúcia!
Tomada por emoções negativas vim para o seu canal e bingo!, acertou em cheio na minha problemática. Muito obrigada pelo conteúdo esclarecedor!!
Idem.
Amo por demais suas palestras!!! Obrigado! Vc é um fator de soma na minha vida.
Olá Vavá, ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo acrescenta algo na sua vida.
Já está seguindo nosso podcast e nossas redes sociais? Nos ajude a divulgar nosso material por lá também.
Estamos no no facebook e instagram: facebook.com/NovaAcropoleBrasil e @novaacropolebrasil
Podscast:
Spotify: open.spotify.com/show/64tJx8P...
Soudclound: soundcloud.com/palestrasfilos... ou Itunes: itunes.apple.com/us/podcast/i...
@@NovaAcropole 0l
É viciante essas palestras. Tem mudado a minha vida de forma incrivelmente grandiosa
@@NovaAcropole Maravilhosa essa palestra professora.
Depois que vi mais essa palestra hj me perguntei porquê ainda não havia feito a minha inscrição neste canal? Gratidão!!! Aprendendo muitooo!
Nossa que Reflexão! Professora Lúcia estou admirada pelo seus conhecimentos e sabedoria.Parabens!! 🎉👌
Eu sempre sou a forte. Hoje estou doente, febril e carente. Cheguei a esse video maravilhoso e cheguei à conclusão que hoje eu posso me entregar à carência. 💔💔💔💔💔💔