Gostaria muito que vocês acompanhassem o meu novo projeto, o Cosmopensante, um canal de Astronomia e Cosmologia. A gente se encontra por lá! Beijos e Abraços! th-cam.com/channels/xymC7ml6dJdwbwNiWrD5xg.html
moço OBRIGADA, essa matéria tem sido dada há meses na minha escola e eu nada de conseguir fazer os exercícios, o senhor literalmente conseguiu sintetizar todo esse conteúdo na minha cabeça em alguns minutos, obg!
Bom o vídeo! Só a primeira resolução que poderia ter feito de forma simplificada em vez de fração. Uma dúvida que fiquei foi a parte das lâmpadas e chuveiros... por que quanto maior a resistência maior o brilho da lâmpada e no chuveiro quanto menor a resistência maior será o aquecimento?
Não sei se é tarde demais mas aqui vai o esclarecimento: Na das lâmpadas tanto a resistência (R) quanto a corrente elétrica (i) são constantes, pois estão em série, logo a maior potência se dá na maior resistência de acordo com P=i².R Por outro lado, na do chuveiro elétrico temos uma situação com chave, onde a resistência equivalente do circuito muda, isso é, dependendo da configuração a soma das resistências aumenta ou diminui. E de acordo com a primeira lei de Ohm (U=R.i), o produto deve permanecer constante, ou seja, a corrente elétrica muda de acordo com o local que a chave é colocada. Nesse caso a única constante do sistema é a ddp (U), por isso usamos P=U²/R ! Essa análise pode confundir um pouco se você se ater ao que o professor falou de que "quando é em série é uma coisa e em paralelo é outra", o correto seria focar na variável constante e, tendo a situação do chuveiro como exemplo, elas nem sempre serão as mesmas nas respectivas associações.
Na situação 3 tinha aprendido de maneira diferente. Professor, em um choveiro a água esquenta devido ao processo de transformação de energia elétrica para térmica, certo? Então quanto maior a resistência maior essa transformação e, portanto, maior a passagem de calor para a água ocasionando no seu aquecimento. Meu raciocínio está errado então?
@@marcossantos8818 A ddp é constante, ou seja, não importa a posição da chave a tensão aplicada ao circuito é a mesma, 127 ou 220. A corrente é quem varia a depender do valor da resistência.
Bom dia caríssimo. Como posso encontrar a corrente total,em uma residência se todos electrodoméstico encontra-se ligado s au mesmo circuito em paralelo.Solicito o seu esclarecimento neste ponto .
Fração confunde, prefiro utilizar valores em decimais mesmo, invés de ficar dividindo por 1/4 de corrente, já divido por 0,25. ou 1/12 = 0,083 . Mas tá ótimo, aprendo mto aqui.
mano, se tu não gosta de trabalhar com fração, fica mais fácil(rápido) tu transformar em uma multiplicação tipo 5 dividido pra 3/4 é a mesma coisa que 5 vezes 4/3, e ai tu multiplica o de cima pelo de cima e o de baixo pelo de baixo 20/3
deixa eu ver se entendi P= i . u Quando for dado a corrente e a tensão (principalmente lâmpadas) P= R . i² Quando tiver os dados da resistência P= U²/ R Quando U é constante (ex: chuveiros, eletrodomésticos)
Muito estranho esse raciocínio, pois pelo que me lembre o chuveiro elétrico funciona em função da resistência de tal modo que quanto mais resistente obviamente vai esquentar, e vice versa. o Raciocínio do video mostra o contrário.
O esquentamento da água pelo chuveiro não é devido o efeito joule da resistencia. O que aquece é a potência; e a potencia é inversamente proporcional à resistencia. Por isso quanto menor a resistencia, mais aquece a água.
@@danilocoutinho6273 Vc está certo mas pelos argumentos errados. Do msm jeito que P é inversamente proporcional a R, podemos substituir U por R • I, "primeira lei de ohm" Ent ao invés de P = U^2/R Ficaria P = (R^2•i^2)/R Resultado na outra equação P = R•i^2 Onde R é diretamente proporcional à potência. Sim a potência é uma medida n algo material q realmente esquente, mas tensão sim, ela esquenta exatamente por conta de resistência, mas n deixa da resistência afetar na temperatura, pois a extensão e a quantidade de resistores diminuem a velocidade diminuem a tensão, o U, ou seja a velocidade que os elétrons passam pelo registor é menor, esquentando menos.
Gostaria muito que vocês acompanhassem o meu novo projeto, o Cosmopensante, um canal de Astronomia e Cosmologia. A gente se encontra por lá! Beijos e Abraços!
th-cam.com/channels/xymC7ml6dJdwbwNiWrD5xg.html
Que aula foda!parabéns professor👏👏👏
moço OBRIGADA, essa matéria tem sido dada há meses na minha escola e eu nada de conseguir fazer os exercícios, o senhor literalmente conseguiu sintetizar todo esse conteúdo na minha cabeça em alguns minutos, obg!
Sinceramente didática é tudo e sempre fará toda a diferença. Valeu professor.
👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Depois dessa aula, só não aprende quem realmente não tiver interesse. Muito boa a sua linha de raciocínio.
Obrigada!!
Tenho dificuldades, mas assisti duas vezes e aprendi muito. Pretendo assistir mais ainda para internalizar😊
as vezes eu acho que sou burro,mais descobrir que não sou,são alguns professores que são poucos didáticos...rss
Amo seu canal, você poderia continuar com os vídeos de eletrodinâmica. Parabéns!!!
Bom o vídeo!
Só a primeira resolução que poderia ter feito de forma simplificada em vez de fração.
Uma dúvida que fiquei foi a parte das lâmpadas e chuveiros... por que quanto maior a resistência maior o brilho da lâmpada e no chuveiro quanto menor a resistência maior será o aquecimento?
Acho que houve um equivoco por parte do professor.
Não sei se é tarde demais mas aqui vai o esclarecimento:
Na das lâmpadas tanto a resistência (R) quanto a corrente elétrica (i) são constantes, pois estão em série, logo a maior potência se dá na maior resistência de acordo com P=i².R
Por outro lado, na do chuveiro elétrico temos uma situação com chave, onde a resistência equivalente do circuito muda, isso é, dependendo da configuração a soma das resistências aumenta ou diminui. E de acordo com a primeira lei de Ohm (U=R.i), o produto deve permanecer constante, ou seja, a corrente elétrica muda de acordo com o local que a chave é colocada. Nesse caso a única constante do sistema é a ddp (U), por isso usamos P=U²/R !
Essa análise pode confundir um pouco se você se ater ao que o professor falou de que "quando é em série é uma coisa e em paralelo é outra", o correto seria focar na variável constante e, tendo a situação do chuveiro como exemplo, elas nem sempre serão as mesmas nas respectivas associações.
Em relação as lâmpadas a que produz maior brilho é a de resistência menor.
Ou estou equivocado?
QUE CARA BOM MANO, to apaixonado
Ótima explicação!!!
Gostei muito das dicas dessa playlist. Realmente muito útil. Muito obrigada!
Recomendação de leitura: UMA NOVA HISTÓRIA DO TEMPO, de Stephen William Hawking
Livro fantástico
Obrigado.
didática perfeita! obrigada prof, mais 1 inscrita
Adorei as explicações e os desenhos, prof!
Obrigado professor
Na situação 3 tinha aprendido de maneira diferente. Professor, em um choveiro a água esquenta devido ao processo de transformação de energia elétrica para térmica, certo? Então quanto maior a resistência maior essa transformação e, portanto, maior a passagem de calor para a água ocasionando no seu aquecimento. Meu raciocínio está errado então?
E outro ponto. Como os resistores estão em série a ddp não é constante, certo? Então por que usar p=u^2/r e não p=i^2.r?
@@marcossantos8818 também achei isso... ajudem a gnt, prof
@@marcossantos8818 A ddp é constante, ou seja, não importa a posição da chave a tensão aplicada ao circuito é a mesma, 127 ou 220. A corrente é quem varia a depender do valor da resistência.
Quanto menor a resistência, maior será a passagem de elétrons.
Amei sua explicação
Era mais fácil você ter feito direto com fórmula P=U²
R
O resultado vai dar 72 , como são 3 lampadas fica 24.
Muito obrigado pelo vídeo
Bom dia caríssimo.
Como posso encontrar a corrente total,em uma residência se todos electrodoméstico encontra-se ligado s au mesmo circuito em paralelo.Solicito o seu esclarecimento neste ponto .
Quando as resistências estiverem em série e em uma tensão constante...qual devo usar?
Que sotaque lindoooo vc é de onde? Pernambuco?
Muito Bom. A questão de definir a fórmula mais adequada para resolução de problemas de circuito foi o que achei mais importante no vídeo. Obrigado.
Sua didática é top
Excelente explicação. 👏🏾
Por que no primeiro exercício não pode usar P=U2/R ?
muito obrigada
Na situação 3, qual é verão e inverno?
verão é morno, inverno é superquente
👏👏👏👏excelente
incrível!
Top demais
Esses cara explicar pra eles mesmo é só pode
Parabéns muito bom.
no primeiro exercicio como fazer para saber a resistencia de cada lampada?
Na situação 3, as resistências estão em paralelo, não é isso? Alguém, por favor SOCORRO
Não. Se tiver ligado na posição vermelha ou azul, vai está em série
Que vídeo excelente! Amei!
professor tenho uma duvida não entendi por quer que de 1/4 por gentileza gostaria que vc me tirasse essa duvida
Como se calcula a potência de CADA resistor de um circuito em paralelo?
Basta conhecer a ddp! :D
Show de aula!!
Fração confunde, prefiro utilizar valores em decimais mesmo, invés de ficar dividindo por 1/4 de corrente, já divido por 0,25. ou 1/12 = 0,083 . Mas tá ótimo, aprendo mto aqui.
mano, se tu não gosta de trabalhar com fração, fica mais fácil(rápido) tu transformar em uma multiplicação
tipo
5 dividido pra 3/4 é a mesma coisa que 5 vezes 4/3, e ai tu multiplica o de cima pelo de cima e o de baixo pelo de baixo 20/3
muito obrigado...
Excelente vídeo!
O situação 01 , a corrente ele se divide nos circuitos paralelo ?
s
Vlw prof vc e de mas❤
deixa eu ver se entendi
P= i . u
Quando for dado a corrente e a tensão (principalmente lâmpadas)
P= R . i²
Quando tiver os dados da resistência
P= U²/ R
Quando U é constante (ex: chuveiros, eletrodomésticos)
obrigada
Muito estranho esse raciocínio, pois pelo que me lembre o chuveiro elétrico funciona em função da resistência de tal modo que quanto mais resistente obviamente vai esquentar, e vice versa. o Raciocínio do video mostra o contrário.
O esquentamento da água pelo chuveiro não é devido o efeito joule da resistencia.
O que aquece é a potência; e a potencia é inversamente proporcional à resistencia. Por isso quanto menor a resistencia, mais aquece a água.
@@danilocoutinho6273 obrigado amigo, sempre achei que o esquentamento era proporcional aresistencia, até agora.
@@danilocoutinho6273
Vc está certo mas pelos argumentos errados.
Do msm jeito que P é inversamente proporcional a R, podemos substituir U por R • I, "primeira lei de ohm"
Ent ao invés de P = U^2/R
Ficaria P = (R^2•i^2)/R
Resultado na outra equação P = R•i^2
Onde R é diretamente proporcional à potência.
Sim a potência é uma medida n algo material q realmente esquente, mas tensão sim, ela esquenta exatamente por conta de resistência, mas n deixa da resistência afetar na temperatura, pois a extensão e a quantidade de resistores diminuem a velocidade diminuem a tensão, o U, ou seja a velocidade que os elétrons passam pelo registor é menor, esquentando menos.
NA OPÇAO 2VC NÃO EXPLICOU COMO RESOLVER O PROBLEMA COM A FORMULA
resolve as questões de eletrica do enem pfvvvvvvvvvvvvvvvvv
Mas potência é realmente inversamente proporcional a resistência?
depende do caso e o que for constante brode.
Depende da situação. Se for uma associação em paralelo então sim, será inversamente proporcional
Mais alguma prestes a desistir?
👏👏👏👏
👏🏾👏🏾
👍👏👏👏👏👏🙏
Me perdi na fração kkkkkkk pq 1/12?
Eu imagino que ele fez adição 0.5 + 1/2 é 1 e 6 + 6 é 12
Matéria do cão
Acho palha ter q revisar fração dnv vei
To quase desistindo de aprender isso , n consigo 😔