Praia de Faro - Algarve - Portugal

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
  • A Praia de Faro, também conhecida por Ilha de Faro, situa-se no concelho de Faro, na Península do Ancão, num areal com vários quilómetros de extensão, que separa a Ria Formosa do Oceano Atlântico. Em 1994, o areal tinha cerca de 10,5 km de comprimento e entre 100 a 300 m de largura, estando sujeito a mutações ao longo dos anos.
    O acesso viário a esta praia é feito por uma estreita ponte, construída em 1957, que atravessa bancos de sapal e de vaza e um braço da Ria Formosa. É a única praia da Ria Formosa que tem acesso viário. Em Julho de 2016, foi concluído um passadiço em madeira, pedonal e ciclável, de acesso à Praia de Faro. Durante o verão é possível aceder à praia através de barco, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), de Faro.
    Nesta bela praia existe uma grande diversidade de aves e de vegetação dunar. O cenário dominante de dunas e sapal aumenta de forma gradual desde o centro até às extremidades nascente e poente desta praia.
    No início do séc. XX, surgiram as primeiras habitações. Atualmente, as edificações de veraneio no centro contrastam com as pitorescas casas em ambas as extremidades do areal.
    Do estreito areal do lado da ria, normalmente ocupado por várias embarcações, avista-se a Serra de Monte Figo, o Aeroporto de Faro e a Cidade de Faro.
    Um longo passadiço de madeira percorre o cordão dunar até perto da Barrinha, também designada por Barra de S. Luís. Na zona da Barrinha, extremidade nascente da Península do Ancão, a forma das linhas de costa e de ria são constantemente alteradas pela ação do vento e da ondulação. Normalmente, as correntes junto à barra são muito fortes. Do outro lado da barra avista-se a Ilha Deserta e a Ilha da Culatra.
    A Ilha de Faro permite uma boa prática de desportos náuticos, como por ex. remo, vela e windsurf.
    Esta praia dispõe de estacionamento ordenado, alojamento e restauração, WC e vigilância durante a época balnear. A Ria e a Barrinha não possuem vigilância.
    Na Rotunda da Praia de Faro encontra-se uma escultura de um caranguejo violinista (Uca tangeri), também conhecido por bocas, que habita na Ria Formosa. Esta espécie parece estar a tocar violino quando se alimenta, devido ao tamanho de uma das suas pinças ser muito maior do que a outra. Esta escultura é da autoria do artista plástico algarvio Tó Quintas e foi inaugurada em Junho de 2018. É composta sobretudo por ferro, tem 3,60 metros de altura e 7 metros de largura. Os olhos do caranguejo são de vidro para que brilhem e reflitam a luz do sol.

ความคิดเห็น • 2

  • @vaidormirvaiguerreiro
    @vaidormirvaiguerreiro 6 ปีที่แล้ว +1

    Muita gente não gosta da praia de faro,devido ao estacionamento.
    Mas é uma das boas praias do algarve.
    Belos vídeos parabéns

    • @algarvemeualgarve
      @algarvemeualgarve  6 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigada VAI DORMIR VAI GUERREIRO pela visita e apreciação.