Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Não se pode negar a evolução, o fato de homens serem fisicamente mais fortes denota que trabalhavam mais e mulheres menos, aí vemos quem ''mandava'', era matriarcal no sentido que a mulher tinha alto valor e era o centro da sociedade, não necessariamente a mulher mandava em tudo, o achismo de escritores não é nada perto da realidade.
7:27 não entendi, se não da pra assumir só pelas estatuas que aquela era uma sociedade matriarcal, porque foi afirmado anteriormente que os homens não eram oprimidos em tais sociedades matriarcais?
@Deivison Da Costa para que uma planta gere sementes é preciso que ela gere flores que terao que serem polinizadas , ou seja terá que entrar em contato com o polem de outra flor, assim que o polem entra na flor ele passará pelo estigma e então se encontra com o óvulo da flor, para a planta gerar sementes
A linguagem corporal dessa mulher é incrível. A forma como ela explica mexendo as mãos à altura do peito, e a voz calma, transmite confiança a quem assite. Incrível. Iluminação nota 1000!!! E conteúdo muito bem explicado. Parabéns!
0:18 - "Será que existe ou já existiu algum tipo de sociedade em que os homens são oprimidos?" Quem sempre foi à guerra mesmo contra sua vontade? No passado a condenação de lésbicas era envio para convento (maravilha para elas) ou algum castigo menor. Homem gay geralmente era morto de uma maneira horrenda. A maioria dos homens sempre fez trabalho pesado, e as mulheres o trabalho doméstico. Qual o mais perigoso? Patriarcado e Matriarcado serão sempre iguais. Ambos casos têm papéis de gênero definidos e tendência para a guerra e para haver classes dominantes. Falar de sociedades matriarcais como algo só positivo é apenas estupidez e militância ideológica.
Essa concepção de dualidade entre patriarcado e matriarcado me parece totalmente errônea, o poder n está e nem nunca esteve concentrado nas mãos dos homem a questão é que a mulher consegue poder por outros meios e não é tão explícito socialmente quanto o dos homens. O homem mais poderoso do mundo ainda tem uma ou mais mulheres que o controlam e o influenciam em certa medida.
Ela(Simone) interpreta o culto a divindades femininas como o culto a natureza. Onde a mulher era sim caráter fundamental, mas tão importante quanto o homem: pois, a mulher estava íntimamente ligada a natureza pelo aspecto do parto e agrícola, e o homem na caça, pesca e proteção. Porém, o homem começou a moldar a natureza por estar livre da necessidade imposta de propagar a especie, criando sua liberdade fora das possibilidades antes vistas. A Simone coloca a mulher sempre como dependente ou coadjuvante. Nunca principal na história primitiva.
Só falta constatar um fato: Estas socidades são pequenas e tribais. Quanto maior e complexa é uma sociedade, mais complexa é sua organização. Assim nascem leis para resolver conflitos. Prova? Na Idade Média, na Europa, quando os Estados começam a se fortalecer, os filhos bastardos começaram a ser afastados do trono, se preferindo o filho ou filha mais velhos. Além disso, nessas sociedades pequenas não há liberdade sexual para as mulheres como nós entendemos. Elas não usam camisinha nem aborto, logo, fazem sexo para ter filhos, não somente por prazer. E essas tribos não aceitam bem que suas mulheres durmam com estranhos. Assim elas não escolhem quem querem não. Ou seja, julgamento simplista é sempre errado. Quanto aos temperamentos, isso era incutido ao homem porque no ocidente são os homens que vão a guerra. Aliás, eu já vi mulheres incitando seus maridos a se meterem em luta de rua. Neste caso, são elas que mandam e que são violentas numa sociedade patriarcal... Apesar de tudo, o vídeo é interessante e tenta ser isento e sério. Só por isso já vale a pena
Livro Tantra o culto da feminilidade Andre Van Lysebeth, mostra registro da cultura e sociedade matriarcal (sensorial, não guerreira e desrepressora) na Índia antiga a mais de 5mil anos atrás. Bem interessante também.
O fato de haver algumas sociedades em que as características masculinas e femininas são diferentes do que estamos acostumados (como foi dito no fim do vídeo) levou à conclusão de que essas características são culturais e não biológicas. Mas a conclusão não poderia ser o contrário? Como a imensa maioria das sociedades tem tais características em comum, isso seria um aspecto biológico, e essas sociedades diferentes seriam diferentes justamente por aspectos culturais. Ou não?
Eu não sou da área (nem perto disso), mas entendo que vc quis dizer do ponto de vista estatístico, e disso eu entendo um pouco. Faria muito sentido vc chegar a essa conclusão se tivéssemos diversas sociedades diferentes e isoladas, e mesmo assim houvessem mais sociedades com determinadas características, então poderíamos concluir que há um fator biológico envolvido (possivelmente até diferenças biológicas advindas desse isolamento). Entretanto, como não há esse isolamento (até tem, mas imagino que muito pouco), o fato de haver algumas tribos com características diferentes mostra que essa tendência não existe, mas que foi influenciada por alguma cultura que, por algum motivo, ganhou mais espaço em algum momento da história.
Adriano Malta HōZen a natureza não determina ??????? Meu Deus kkkkk totalmente anti científico kkk em qualquer espécie a fêmea se entrega mais que os machos, diria que em geral, aliás em todas conhecidas , as estruturas de fecundação das femias, sendo elas plantas ou seres humanoides, são maiores e exigem mais energia, como óvulo por exemplo, são marcados por serem maiores e exigirem mais das fémias kkkk cachorros tem comportamento diferentes em várias regiões kkkk issso não quer dizer que não a um controle biológico kkkkk no mínimo daria pra concluir que por seleção natural os homens devem gerir a sociedade ( coisa que descordo ) kkkkk
@@raimundosantana3329 nao se mistura biologia com sociologia desse jeito, o resultado é darwinismo social (que foi usado pra justificar o racismo) esse conceito motivou as ideias de eugenia, racismo, imperialismo, fascismo, nazismo etc etc
Fiz faculdade de cenografia e figurinos e numa aula de história do vestuário o professor falou de uma sociedade de mulheres, penso que antes da Grécia antiga, onde elas usavam saias colorias e os peitos de fora e ele falou que era uma sociedade matriacal . Não me lembro do nome. Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Alguém pode me ajudar?
Parabéns! Gostei bastante da abordagem da Margaret Mead e vou tentar aproveitá-la em uma aula que precisarei lecionar sobre gênero, para meu estágio em Ciências Sociais.
Oii! :) Professora, se puder me dar uma ajuda para entender uma questão, ficarei muito grata! Estudei brevemente essa questão das sociedades matrilineares no sentido de serem sociedades mais igualitárias e voltadas para o culto do feminino (um pouco do que você fala no começo do vídeo), sendo que meus estudos levaram à conclusão de que essas sociedades antecederam a sociedade patriarcal e a cisão entre os dois sistemas estaria justamente nessa cultura de poder e dominação instaurada por determinados povos nômades. Entendo o questionamento sobre a veracidade dessa afirmação, mas isso me leva a uma questão que tem me incomodado e que eu ainda não consegui estudar a fundo por não ter encontrado bibliografias sobre o assunto: se essa versão da origem do patriarcado não é a aceita na atualidade, então, qual é?! Se você (ou alguém que ler o comentário) puder me indicar material de estudo sobre o assunto, ficarei muito grata!
Assiste a triologia conversando com Deus onde Deus fala que o matriarcado antecedeu ao patriarcado e o homem colocou a figura do diabo , inferno e medo
Hey! Estou produzindo um artigo científico que envolve esse assunto, e me interessei muito pelo que disse sobre a Margaret Mead, poderia me dizer qual livro ela fala sobre essa pesquisa e conclusão? Assim como todos os sociologxs, antropologxs, e filosofxs citados? Acho que enriqueceria mais seu vídeo e traria informação para quem quer ir mais a fundo nesse tema.
@@paulomoura2604 Falo em relação a não ser possível negar as diferenças biológicas entre homens e mulheres...e que as diferenças culturais são decorrentes, em grande parte, das diferenças cerebrais entre os dois sexos.
@@marcioanestesista Cognitivamente mulheres e homens não tem diferenças significativas. Leia os estudos da Rippon que ela explica sobre o assunto. Inclusive dizer que essas diferenças existem para justificar dominação masculina é darwinismo social,cuidado.
Muito obrigado pela aula. Fiquei curioso sobre esta tribo onde as mulheres pescavam e cuidavam da economia. Na hora da guerra elas também eram as mais efetivas em combate? Uma espécie de Esparta femina? Ou não chegaram a desenvolver a abiliada por falta de "oportunidades"?
É verdade. Pensei em colocar isso a primeira vez que eu vi. Achei que era coisa da minha cabeça. Mas seria ótimo, sempre ter a bibliografia, os nomes que forem pertencentes as áreas (sociologia, antropologia, etc), serem sempre colocados no vídeo (até porque quem tem a visão, que a área de humanas é fruto de achismo e pouco estudo, já vai ressignificando as idéias). No mais. Ótimo vídeo, tema, explanação e didática!
Leiam A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Esse estudo antropológico realmente conclui que existiram sim sociedades matriarcais antes da existência do estado.
@@qgelliegoulding2659 Não só ela, várias pessoas dentro desse movimento também não acreditam. E não existem provas conclusivas de q tenha existido tal sociedade a nível mundial.
Tem uma sociedade em que o pênis nos jovens somente aparece mais ou menos após os 12 anos de idade. Isto por causa de hormônio (Biologia). Será que o mesmo pode acontecer com outros aspectos hormonais (Biologia) em relação a temperamento? Pergunta para a Margareth Mead.
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
EXECELENTE AULA.
Baixe nosso e-book gratuito com as questões sobre Feminismo que já caíram no Enem: lp.seliga.com.br/ebook-questoes-feminismo
Não se pode negar a evolução, o fato de homens serem fisicamente mais fortes denota que trabalhavam mais e mulheres menos, aí vemos quem ''mandava'', era matriarcal no sentido que a mulher tinha alto valor e era o centro da sociedade, não necessariamente a mulher mandava em tudo, o achismo de escritores não é nada perto da realidade.
Psé; é basicamente uma androcracia com ginocentrismo.
Já estão mudando isso aí, as mulheres eram melhores caçadoras...
7:27 não entendi, se não da pra assumir só pelas estatuas que aquela era uma sociedade matriarcal, porque foi afirmado anteriormente que os homens não eram oprimidos em tais sociedades matriarcais?
Que comece o matriarcado!
@Deivison Da Costa Pelo visto você está endemoniado! Peça ajuda a Deus! Antes que seja tarde demais.
@Deivison Da Costa o espermatozóide não vale nada sem o óvulo da mulher
@Deivison Da Costa para que uma planta gere sementes é preciso que ela gere flores que terao que serem polinizadas , ou seja terá que entrar em contato com o polem de outra flor, assim que o polem entra na flor ele passará pelo estigma e então se encontra com o óvulo da flor, para a planta gerar sementes
@Deivison Da Costa Deus está muito acima de nós
@@lolaelara3172 digo o mesmo
Na minha casa funcionava o matriarcado
uma pesquisadora super importante sobre o tema de sociedades matriarcais é a Heide Goettner-Aberndroth.
Quem foi ela?
Só fala merda essa daí.
Tu arrasoou 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sociedade matriarcal nasceu regioes onde agricultura dominava .cultivos de vegetais.
Como educadora, você continua fascinante
Hoje com as novas tecnologias as mulheres se adaptam melhor no comércio
A linguagem corporal dessa mulher é incrível. A forma como ela explica mexendo as mãos à altura do peito, e a voz calma, transmite confiança a quem assite. Incrível. Iluminação nota 1000!!! E conteúdo muito bem explicado. Parabéns!
Eu fico um pouco agoniado vendo ela mexer tanto as mãos.
Mas foquei na aula.
@@doisellyz6391
Eu nem me importo tanto kskskskkssk
@@doisellyz6391 zenzoal
Tribo Tchanbuli será o mundo no século XXII
0:18 - "Será que existe ou já existiu algum tipo de sociedade em que os homens são oprimidos?"
Quem sempre foi à guerra mesmo contra sua vontade?
No passado a condenação de lésbicas era envio para convento (maravilha para elas) ou algum castigo menor. Homem gay geralmente era morto de uma maneira horrenda.
A maioria dos homens sempre fez trabalho pesado, e as mulheres o trabalho doméstico. Qual o mais perigoso?
Patriarcado e Matriarcado serão sempre iguais. Ambos casos têm papéis de gênero definidos e tendência para a guerra e para haver classes dominantes.
Falar de sociedades matriarcais como algo só positivo é apenas estupidez e militância ideológica.
Eu fico imaginando no ano 5020 o povo achando que a boneca sex doll de silicone era uma deusa e que o matriarcado dominava em 2020....
Alguém me joga na sociedade matriarcal pelo amor da DeusA
Essa concepção de dualidade entre patriarcado e matriarcado me parece totalmente errônea, o poder n está e nem nunca esteve concentrado nas mãos dos homem a questão é que a mulher consegue poder por outros meios e não é tão explícito socialmente quanto o dos homens. O homem mais poderoso do mundo ainda tem uma ou mais mulheres que o controlam e o influenciam em certa medida.
Ainda impressionado com a clareza e autenticidade intelectual e a busca de neutralidade e objetividade. Parabèns!!!
essa professora é foda
Gostei da sua blusa flor
Tudo bem Renata, então como definir a civilização de Creta?????
Ela(Simone) interpreta o culto a divindades femininas como o culto a natureza. Onde a mulher era sim caráter fundamental, mas tão importante quanto o homem: pois, a mulher estava íntimamente ligada a natureza pelo aspecto do parto e agrícola, e o homem na caça, pesca e proteção. Porém, o homem começou a moldar a natureza por estar livre da necessidade imposta de propagar a especie, criando sua liberdade fora das possibilidades antes vistas. A Simone coloca a mulher sempre como dependente ou coadjuvante. Nunca principal na história primitiva.
Os dois extremos são ruins , imagina a mãe não ser considerada da família do filho , que absurdo!
Justamente. Prefiro a igualidade soa com mais amor para ambos!
Só falta constatar um fato:
Estas socidades são pequenas e tribais.
Quanto maior e complexa é uma sociedade, mais complexa é sua organização. Assim nascem leis para resolver conflitos.
Prova? Na Idade Média, na Europa, quando os Estados começam a se fortalecer, os filhos bastardos começaram a ser afastados do trono, se preferindo o filho ou filha mais velhos.
Além disso, nessas sociedades pequenas não há liberdade sexual para as mulheres como nós entendemos. Elas não usam camisinha nem aborto, logo, fazem sexo para ter filhos, não somente por prazer. E essas tribos não aceitam bem que suas mulheres durmam com estranhos. Assim elas não escolhem quem querem não.
Ou seja, julgamento simplista é sempre errado.
Quanto aos temperamentos, isso era incutido ao homem porque no ocidente são os homens que vão a guerra.
Aliás, eu já vi mulheres incitando seus maridos a se meterem em luta de rua. Neste caso, são elas que mandam e que são violentas numa sociedade patriarcal...
Apesar de tudo, o vídeo é interessante e tenta ser isento e sério. Só por isso já vale a pena
Será que existe uma sociedade matriarcal? Kkkkkkkkkkk
Exemplo de matriarcado: Brasil.
Interessante, então pode ter um meio termo.
Isso só me lembra um episódio de Rick and Morty
Essa professora é maravilhoooosa! Se liga nessa História só melhorou com ela. 💜
Livro Tantra o culto da feminilidade Andre Van Lysebeth, mostra registro da cultura e sociedade matriarcal (sensorial, não guerreira e desrepressora) na Índia antiga a mais de 5mil anos atrás. Bem interessante também.
Amei
Que aula maravilhosa! 💛
Gente, que aula!! Encantada! Elucidativa ao extremo. Parabéns!! Gratidão pelo conteúdo!
O fato de haver algumas sociedades em que as características masculinas e femininas são diferentes do que estamos acostumados (como foi dito no fim do vídeo) levou à conclusão de que essas características são culturais e não biológicas. Mas a conclusão não poderia ser o contrário? Como a imensa maioria das sociedades tem tais características em comum, isso seria um aspecto biológico, e essas sociedades diferentes seriam diferentes justamente por aspectos culturais. Ou não?
Eu não sou da área (nem perto disso), mas entendo que vc quis dizer do ponto de vista estatístico, e disso eu entendo um pouco. Faria muito sentido vc chegar a essa conclusão se tivéssemos diversas sociedades diferentes e isoladas, e mesmo assim houvessem mais sociedades com determinadas características, então poderíamos concluir que há um fator biológico envolvido (possivelmente até diferenças biológicas advindas desse isolamento). Entretanto, como não há esse isolamento (até tem, mas imagino que muito pouco), o fato de haver algumas tribos com características diferentes mostra que essa tendência não existe, mas que foi influenciada por alguma cultura que, por algum motivo, ganhou mais espaço em algum momento da história.
valeu galera
Adriano Malta HōZen kkkkkk vc já ouviu falar em seleção natural kkk se essas práticas disseminaram e ss um fruto da biologia
Adriano Malta HōZen a natureza não determina ??????? Meu Deus kkkkk totalmente anti científico kkk em qualquer espécie a fêmea se entrega mais que os machos, diria que em geral, aliás em todas conhecidas , as estruturas de fecundação das femias, sendo elas plantas ou seres humanoides, são maiores e exigem mais energia, como óvulo por exemplo, são marcados por serem maiores e exigirem mais das fémias kkkk cachorros tem comportamento diferentes em várias regiões kkkk issso não quer dizer que não a um controle biológico kkkkk no mínimo daria pra concluir que por seleção natural os homens devem gerir a sociedade ( coisa que descordo ) kkkkk
@@raimundosantana3329 nao se mistura biologia com sociologia desse jeito, o resultado é darwinismo social (que foi usado pra justificar o racismo) esse conceito motivou as ideias de eugenia, racismo, imperialismo, fascismo, nazismo etc etc
Fiz faculdade de cenografia e figurinos e numa aula de história do vestuário o professor falou de uma sociedade de mulheres, penso que antes da Grécia antiga, onde elas usavam saias colorias e os peitos de fora e ele falou que era uma sociedade matriacal . Não me lembro do nome. Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Alguém pode me ajudar?
10:00
8:47
Sim,existe...o Brasil kkkk
Nunca vi esse tal de "patriarcado". Quem manda na minha casa é a minha mãe!
40% das famílias do Brasil são chefiadas apenas por mulheres.
Acredito que quando falam sistema patriarcal referem-se a cargos políticos e de poder.
Uau! Eu amei demais essa aula!!! Você explica muuuito bem, professora! Ótima didática!
Que didática em!!! Amei a aula!!! EXCELENTE DIDÁTICA!!!! Se liga Nessa História é a melhor!!! Sempre foi!!!!
Parabéns! Gostei bastante da abordagem da Margaret Mead e vou tentar aproveitá-la em uma aula que precisarei lecionar sobre gênero, para meu estágio em Ciências Sociais.
20:51 Essas coisas estão relacionadas com a criação da criança e não com o sexo dela.
Aula maravilhosa!!
Essa aula não estava no site da canal, mas eu amei. Vocês me instigam muito. Obrigado pelas 50 missões e todas essas aulas extras 💙
Oii! :) Professora, se puder me dar uma ajuda para entender uma questão, ficarei muito grata!
Estudei brevemente essa questão das sociedades matrilineares no sentido de serem sociedades mais igualitárias e voltadas para o culto do feminino (um pouco do que você fala no começo do vídeo), sendo que meus estudos levaram à conclusão de que essas sociedades antecederam a sociedade patriarcal e a cisão entre os dois sistemas estaria justamente nessa cultura de poder e dominação instaurada por determinados povos nômades. Entendo o questionamento sobre a veracidade dessa afirmação, mas isso me leva a uma questão que tem me incomodado e que eu ainda não consegui estudar a fundo por não ter encontrado bibliografias sobre o assunto: se essa versão da origem do patriarcado não é a aceita na atualidade, então, qual é?! Se você (ou alguém que ler o comentário) puder me indicar material de estudo sobre o assunto, ficarei muito grata!
A origem do patriarcado na sociedade humana possui raízes biológicas.
Gênesis 1:26 e 27
Assiste a triologia conversando com Deus onde Deus fala que o matriarcado antecedeu ao patriarcado e o homem colocou a figura do diabo , inferno e medo
QUE MULHER, QUE AULA ❤️ sou apaixonada
Parabéns! Adorei a aula!
Esperando ansiosamente esta aula.
Grato pela aula
Excelente, magnífica exposição.
Senti falta de bibliografia, é longe de ser meu tema de estudo, por isso tô lerdo pro entendimento da bibliografia.
☺
Hey! Estou produzindo um artigo científico que envolve esse assunto, e me interessei muito pelo que disse sobre a Margaret Mead, poderia me dizer qual livro ela fala sobre essa pesquisa e conclusão? Assim como todos os sociologxs, antropologxs, e filosofxs citados? Acho que enriqueceria mais seu vídeo e traria informação para quem quer ir mais a fundo nesse tema.
Hahaha! Ela escrever usando "X"! hahaha
Nunca ouvi falar desses tais de "sociologxs"! Que burrice.
Quem nega a biologia é negacionista?
O que exatamente você quer dizer?
@@paulomoura2604 Falo em relação a não ser possível negar as diferenças biológicas entre homens e mulheres...e que as diferenças culturais são decorrentes, em grande parte, das diferenças cerebrais entre os dois sexos.
@@marcioanestesista Cognitivamente mulheres e homens não tem diferenças significativas. Leia os estudos da Rippon que ela explica sobre o assunto.
Inclusive dizer que essas diferenças existem para justificar dominação masculina é darwinismo social,cuidado.
Como foi q eu cheguei aqui? Mas fds gostei do vídeo
A casa da minha vó é assim, totalmente matriarcal 😂😂😂
Quem manda em casa é minha mãe ksksksksksks
Essa professora é MARAVILHOSAAAA
que aula interessante .. aprendi mt . Vlw lindona e equipe do Se Liga ♥
B n c - Poemas v
Que interessante... vou estudar bastante sob isso.
Ótimo vídeo, tirou minhas dúvidas.
Melhor profs de sociologia desse youtube ♥️
Muito obrigado pela aula. Fiquei curioso sobre esta tribo onde as mulheres pescavam e cuidavam da economia. Na hora da guerra elas também eram as mais efetivas em combate? Uma espécie de Esparta femina? Ou não chegaram a desenvolver a abiliada por falta de "oportunidades"?
Nem perto, os líderes nessa tribo ainda eram os homens
@@pablyto236 Você não ouviu "matriarcado", isso significa que o líder na verdade eram as mães (figura feminina).
@@qgelliegoulding2659 mas não era, os líderes ainda eram homens
Mas o patriarcado não gosta de guerras.
Quem gosta de guerras é o patriarcado que precisa ser alimentado pelo ego.
@@qgelliegoulding2659 na hora da guerra eram quem ?
só no rick e mortyr
No
Parabéns
minha casa.
Obrigada
Ameiiii, aula show de conhecimento!!!🙌
Prof sensacional!!
professora mais linda❤️❤️❤️❤️
12:04 o que é muito igual ao Conto da Aia q horror pensar nisso como algo real
Excelente!
Aula Maravilhosa.
excelente aula!
Parabéns! Excelente aula!
Incrível ♡
Que aula incrível 👏👏👏👏😍😍😍❤❤
Já dou like logo no início do vídeo. AMOOOOOOOOOO ESSA PROFESSORA!!!
Que aula ! Que professora maravilhosa 😁
Tenho uma dúvida. Será que uma sociedade matriarca forçaria uma espécie de misandria com os homens.
Dahora
Perfeito.
amo!!
Já estamos kkkkk
Que professora maravilhosa
bem demais essa professora
Os Celtas, eram sociedades SEMImatriarcais .... ( editei pq depois q vi o video eu entendi ).
Acabaram sendo quase exterminados pelos povos saxões partriarcal oque os celtas n tinham? A resposta é machos
@@maalsiewhowoo9830 Pega poha ó pal quebrando eita poha... ê poha!... Hahaha... irrrru irru irru kkkkkrsrs
@@maalsiewhowoo9830
O que os céltas tinham ?
MACHOS E MULHERES!!!
TOMA ESSA!!!
E ELES FORAM DOMINADOS PELOS ROMANOS!!!
Gostei.
É verdade. Pensei em colocar isso a primeira vez que eu vi. Achei que era coisa da minha cabeça. Mas seria ótimo, sempre ter a bibliografia, os nomes que forem pertencentes as áreas (sociologia, antropologia, etc), serem sempre colocados no vídeo (até porque quem tem a visão, que a área de humanas é fruto de achismo e pouco estudo, já vai ressignificando as idéias). No mais. Ótimo vídeo, tema, explanação e didática!
salve renatinha
👏👏👏👏
ótima aula, muita gratidão por esse canal.
Mto bom video
Eae
Adorei o vídeo, professora do milênio
Leiam A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Esse estudo antropológico realmente conclui que existiram sim sociedades matriarcais antes da existência do estado.
Nem Simone de Beavoir acreditava no mito matriarcal.
@@wallacemoura9214 Nem é porque um único ser dito diz não acreditar em algo, que não exista...
@@qgelliegoulding2659 Não só ela, várias pessoas dentro desse movimento também não acreditam. E não existem provas conclusivas de q tenha existido tal sociedade a nível mundial.
ancap é imbecil mesmo
LINDAAAAAAAAA
eu falo com as mâos, mas essa professora kkkkkk !!!!
Tem uma sociedade em que o pênis nos jovens somente aparece mais ou menos após os 12 anos de idade. Isto por causa de hormônio (Biologia). Será que o mesmo pode acontecer com outros aspectos hormonais (Biologia) em relação a temperamento? Pergunta para a Margareth Mead.
ADORO ESSA PROFESSORA. MELHOR AULAA DE SOCIOLOGIAAA
Deveria
não
No seus sonhos né? SE MANCA
Deveria mesmo, concordo!!!
Absolutamente estupido dizer que são desenvolvimentos sociais as habilidades, estatisticamente está comprovado
Obrigada