Meu pai foi mordomo nessa casa durante 40 anos. Trabalhava diretamente com o Francisco Eduardo de Paula Machão, filho da Celina Guinle, e foi o último membro da família a morar nessa casa. Cresci brincando nesses jardins e nessa casa. Estou louco para retornar lá e levar meu pai, seu Jairo, 86 anos. Vai ser uma emoção.
Gente eu fui lá. Não consegui levar o meu pai. Mas foi uma viagem no tempo. Muitas mudanças. Mas o que mais me chamou a atenção é que a história da Mansão não está correta no descritivo da história da casa. Mas foi muito bom estar de de volta onde cresci.
Lindo o Palacete Guinle de Paula Machado, como bom carioca e residente de botafogo já vi muitos casarões caírem em decadência serem demolidos. Mas fiquei feliz em saber que a Firjan não deixou essa parte da nossa história desaparecer. Agora, que graça essa moça Eneida, além de bem articulada e bem desenvolta ao se apresentar e ao apresentar o Palacete... Que mulher linda!!!! Vc esta de parabéns.
Não sei vcs, mas cada vez que visito ou mesmo vejo um lugar assim minha imaginação viaja... penso em todas as vidas que foram felizes e ou não ali e todos sentimentos que viveram. Entendo que cada pessoa é um livro, e sendo assim, conta uma história, seja ela alegre, triste, dramática ou até trágica, mas sempre é sentimento, foi vida e é história!!! Obg por trazer tanta coisa boa! Grande beijo😘
Bom Dia! Bairro de Cumbica em Guarulhos que morei, na Av Jaime Regalo Pereira, tinha vários imóveis que vinha o nome de Heloisa Guinle no IPTU, tem uma Avenida Guinle na Cidade Industrial Satélite em Cumbica.
Belíssimo trabalho de restauro. Pena que seja tão caro manter e restaurar imóveis históricos. Muitas famílias não tem condições de preservar esses bens e o Estado não tem nenhum programa de incentivo e apoio e os que tem são para poucos amigos do poder. Minha família tem um casarão colonial de 250 anos no centro de Atibaia e estamos há seis anos lutando para seu restauro e transformação num centro cultural. Difícil manter a história neste país. Mas vamos continuar lutando. Parabéns pelo seu trabalho, Eneida!
Nossa, espero que vocês consigam! Aqui em João Pessoa uma família é dona de vários casarões, e um deles muito bem que podia ser um centro cultural. Muitos julgam essas famílias por não cuidarem dos bens, mas é desse jeito, são difíceis de manter e não há incentivo, e assim a história se esvai... Estou fazendo meu TCC sobre os palacetes ecléticos de João Pessoa, e dando minha forcinha pra que essa arquitetura seja valorizada, já que aqui a tendência é a valorização do patrimônio colonial.
@@fillipeazevedo5621, Obrigado pelo apoio! Sucesso com o seu TCC. É uma pena que não se valorize a história em nosso país e isso não é só um defeito dos políticos, pois a maioria das pessoas não se importa com patrimônio cultural. Mas vamo que vamo...na luta, sempre. Abraço, meu irmão!!
Entrei nessa casa em 2002. Morava lá o senhor Francisco e fui acompanhar um amigo que estava tirando fotos do interior da casa para um livro com as casas mais bacanas do Rio de Janeiro. Era sensacional!!! O Sr Francisco era filho da Celina acredito. Ele era elegantissimo e dono do Banco Boavista. Morreu em 2005 nesta casa.
Os Paula Machado fundaram o jockey club carioca, O Lineu de Paula Machado, e o filho, Francisco Eduardo de Paula Machado também presidiu o jockey club.
Mais um magnífico trabalho! Tudo muito encantador! Só pra acrescentar, eu sou formada pela UniRio e estagiei no Hospital Gaffré & Guinle. Vou até estudar um pouco mais a respeito. E bem que essa família merecia uma mini série ou um filme, né? Quem não gosta de viajar no glamour alheio?
Globo Lixo estou fora! Embora tenham muita qualidade no que produzem me decepcionei depois que começaram a atacar o nosso Presidente e ainda fazem lavagem cerebral na malhação e tem muita baixaria nas novelas.
Isso sim é casa 😱 quanto luxo Jesus n conheço essa família na verdade nunca ouvi falar mas sabendo da importância de todos os membros vou procurar saber mais sobre eles Eneida lindo vídeo amei é vc cmo sempre simpatia e sempre natural na sua essência
Bom dia Eneida. Que historia linda. Vc parece uma Guinle. Culta.Sofisticada e muito linda.que bom de ver aqui na quarentena. Vou de seguir sempre. Sou fa de historias do nosso passado. Essa familia Guinle fez grande parte nosso passado. Parabens por tudo de muito bom que fez com alegria e beleza.
Achei seu canal por acaso e estou apaixonada ... passeando pelo século 19 e início do 20 a época que mais Amooooo ... Obrigada pelo trabalho incrível , vc merece 1 milhão de curtidas ... Amo história e ouvi lá por vc está sendo fantástico... Obrigada mesmooooo ... Parabéns... Família Guinle 😱😱😱🙏🙏🙏
Que maravilha, todos ganham com esta restauração maravilhosa, que o local seja aberto para que usem o jardim, como foi dito por uma das herdeiras. Eneida vc ficou muito elegante com este vestido, ficou linda, combinou com o lugar. Seus vídeos são espetaculares, muitas informações.
Morei em Botafogo em 2010, ia pra missa quase todos os dias na Igreja de Santo Inácio, sendo de Natal, o Rio já, zona sul, já era um mundo de fantasia rsrs, mas uma das casa que eu sonhava visitar era essa! As pessoas dizia que era da famiglia Guinle, mas que estava abandonada, em mais infomações para o meu coraçãozinho curioso... Obrigada por esse vídeo, nem esperava um dia poder "entrar" aí. Por sinal vi nessa semana quase todos os seus vídeos!!! Amei! Quando morei no Rio, tinha muita curiosidade de saber mais sobre hitória da cidade e principalmente daquele bairro, dei um salto da cadeira quando vc falou da rua Vicente de Souza, a minha rua! Hahahaha!! Estou gostando muito de tudo. Olha que legal, eu morava em Botafogo e todo dia eu ia andando para o Catete, trabalhava perto do Largo do Machado, então, tantos daqueles pédios que e faziam delirar só de olhar, aqui ganharam uma vida, uma história. Eu sou bem louca, quando eu ia a missa em Nossa Senhora da Glória, no largo do Machado, eu ficava pensando em Bentinho do Machade de Assis. kkkk. Imagina se eu soubesse das outras histórias que você contou, como por exemplo, do Palácio Laranjeiras. Obrigada, gosto muito do seu trabalho!
Valeu, Eneida! Pena que não é um museu-casa, mas centro de cultura e memória da Firjan. Seria legal o acesso a todas as dependências do palacete e acervos da família em exposição.
Eu adoro a arquitetura eclética. Ela da charme e grandiosidade. A cidade de São Paulo era infestada de edifícios assim, mas infelizmente foram vítimas do descaso. Os Campos Elíseos foi um bairro planejado que continha basicamente palacetes como esse, e hoje é mais conhecido por abrigar a cracolândia. Ainda assim restam ali alguns exemplares, para nos mostrar o quanto poderíamos ter se não fôssemos tão inimigos do nosso passado.
Eneida eu tenho uma ligação fortíssima com o RJ, (apesar de ser mineira) e seus vídeos me levam à uma viagem no tempo .Parece que já estive nesses locais, sabe, acho encantadoras as casas e palacetes. Muito obrigada por me proporcionar tão fascinante viagem.
Eu e meu marido somos muito apreciadores dos teus vídeos. Adoramos o teu conhecimento a respeito dos diferentes assuntos que apresentas e a busca minuciosa que fazes sobre todos os fatos, personagens, hábitos, costumes, etc, do que aos poucos vais percebendo que estão relacionados ao tema principal de tua pesquisa. Ontem quando vi este video da visita guiada à casa da Celina Guinle, lembrei do outro vídeo, onde relatasse que os almoços de domingo da família eram realizados nesta casa. Fiquei curiosa para saber os pratos p0 que serviam nestes almoços, bem como nos banquetes da casa do irmão mais velho dela.
Pena que o Brasil não preserva muito o passado. Amo casarões e palacetes antigos, pena não ter o mobiliário original. É um espetáculo. A Europa é diferente, imaginem derrubaram os palacetes ao longo do Rio onde os turistas andam de barcaças e construírem espigões horrorosos. Ou derrubar o Museu do Louvre. Quem não preserva o passado não tem futuro.
Excelente apresentação e pela riqueza dos detalhes. Incentiva os brasileiros a restaurar e preservar a nossa história. E vc Eneida, é uma deslumbrante mulher!
Como tu tornas as coisas mais interessantes ainda. Que vontade que dá de estar aí contigo. Estive no Rio ainda no século passado mas depois de ouvir a tua narrativa eu fiquei com uma imensa vontade de voltar para conhecer esses lugares.
essa é uma comparação interessante e acho que pode se traçar um paralelo entre as duas famílias.. apesar de que penso que os guinle tiveram uma relevância e legado mais forte na cidade que ocuparam. quase tudo que eles construíram se tornou legado, símbolos icônicos da cidade, como o copacabana palace e o jockey, além da atuação e importância politica em diferentes áreas econômicas que eles exerceram, coisa que os matarazzo nao tiveram no mesmo nível. sao paulo nao usufrui do que a familia matarazzo construiu, a maioria das coisas foi demolida ou fechada, alem de que nao tinham a mesma visao de construir para uma cidade como os guinle tinham no rio. os matarazzo construíam casas e fabricas muito privadas (com exceção do hospital) sem contribuir muito com o desenvolvimento da cidade ou com a imagem dela como os empreendimentos dos guinle tiveram. sao duas familias cujas trajetórias se misturam com as histórias das cidades que ocuparam e foram parte importante em como elas se desenvolveram. nao da pra falar da historia paulista sem falar algo sobre os matarazzo e definitivamente nao da pra contar a historia do rio sem os guinle.
@@belinoluisaraujo9427 A família Guinle se beneficiou dos privilégios do Estado, nas concessões, nas informações privilegiadas, fato que a decadência se deu quando a capital do Brasil foi transferida para o centro do Brasil: Brasilia. O presidente Getúlio vargas fez a família Guinle, pois, condição sine qua non da existência dos Guinles. A riqueza foi provida do Porto de Santos, em uma concessão de 90 anos, a qual durou até os anos 80. Então erra aquele que compara Guinles com Matarazzos, atribuindo este a São Paulo e aquele ao RIo de Janeiro. Os Guinles fizeram do Rio de Janeiro residência para ficar perto do Palácio do Catete, porém seus proventos e riquezas eram do Estado de São Paulo. Enfim, ainda hoje nada mudou os privilégios, as informações privilegiadas, as famílias de notáveis ricos, que fazem os milhões em cédulas em cima de neoproletários, e mais, lhe digo, daqui cem anos será o mesmo, basta cada qual buscar seu destino e buscar qual é sua peça na mesa de xadrez. Ass. Masterson Barcelos do Amaral
Perspetiva histórica adorável! A casa que residiu Rui Barbosa também no Botafogo é linda e cheia de referências ao grande "águia de Haia" foi transtornada em Museu e tbem espaço universitário! Tem até uma Biblioteca infantil aberta ao público, que quando a vacina contra Covid chegar a todos, poderá ser reaberta! Pretendo visitar essa casa tbem, que ainda não conheço Obrigada pelas imagens e narração. Sua "visitinha rápida" como vc diz no vídeo, deu vontade de conhecer mais
Glayce Nery de Azevedo Soares uma vez minha avó foi tomar chá com a Da. Celina e me levou junto. Casa magnífica ! Isso se passou no início dos anos 70.
E a casa do gastador Eduardo, o que foi feito dela? Será que perdi essa parte ? Adorei seus vídeos, primeiro o de Joaquim Nabuco e agora os dos Guinle 1 e 2. Verei outros com certeza. Parabéns, lindo trabalho
Eneida acho que você ficaria Encantada se conhecesse os Palacetes da minha cidade Belém. Eles foram construídos com a riqueza da borracha na época que os nobres estudavam na Europa com muita coisa vinda de lá. Adoraria escutar a sua explanação vibrante a respeito.😘
Isso ajuda a ter uma idéia de como o Brasil foi e é rico.É uma pena que a corrupção do governo é tão grande que falta interesse de se manter mais desses tipos de construções. Parabéns para Firjam por manter essa casa maravilhosa para o benefício de todos. Obrigado pela dica. 🙂
Obrigado pela possibilidade de conhecer. Deve ter sido uma casa com uma vivência fantástica. Pena não haver fotos de época como interior original. E lamento discordar...os candeeiros modernos são o horror!
Há um livro com o interior dessa e mais umas 15 mansões habitadas no Rio de Janeiro. Lançado em 2003 por Tomás Elias, um Argentino. Eu entrei na casa no dia das fotos
Meu pai foi mordomo nessa casa durante 40 anos. Trabalhava diretamente com o Francisco Eduardo de Paula Machão, filho da Celina Guinle, e foi o último membro da família a morar nessa casa. Cresci brincando nesses jardins e nessa casa. Estou louco para retornar lá e levar meu pai, seu Jairo, 86 anos. Vai ser uma emoção.
Que Infância Maravilhosa, ficam as memórias !
Depois conta pra gente se você já conseguiu ir lá de novo!
Conseguiu
Gente eu fui lá. Não consegui levar o meu pai. Mas foi uma viagem no tempo. Muitas mudanças. Mas o que mais me chamou a atenção é que a história da Mansão não está correta no descritivo da história da casa. Mas foi muito bom estar de de volta onde cresci.
Obrigado pela atenção de todos.
Lindo o Palacete Guinle de Paula Machado, como bom carioca e residente de botafogo já vi muitos casarões caírem em decadência serem demolidos. Mas fiquei feliz em saber que a Firjan não deixou essa parte da nossa história desaparecer. Agora, que graça essa moça Eneida, além de bem articulada e bem desenvolta ao se apresentar e ao apresentar o Palacete... Que mulher linda!!!! Vc esta de parabéns.
Obrigada!
Não sei vcs, mas cada vez que visito ou mesmo vejo um lugar assim minha imaginação viaja... penso em todas as vidas que foram felizes e ou não ali e todos sentimentos que viveram. Entendo que cada pessoa é um livro, e sendo assim, conta uma história, seja ela alegre, triste, dramática ou até trágica, mas sempre é sentimento, foi vida e é história!!! Obg por trazer tanta coisa boa! Grande beijo😘
❤️❤️❤️❤️❤️
Bom Dia! Bairro de Cumbica em Guarulhos que morei, na Av Jaime Regalo Pereira, tinha vários imóveis que vinha o nome de Heloisa Guinle no IPTU, tem uma Avenida Guinle na Cidade Industrial Satélite em Cumbica.
Cada detalhe mais lindo do que o outro. Ah! E seu vestido também!!
Belíssimo trabalho de restauro. Pena que seja tão caro manter e restaurar imóveis históricos. Muitas famílias não tem condições de preservar esses bens e o Estado não tem nenhum programa de incentivo e apoio e os que tem são para poucos amigos do poder. Minha família tem um casarão colonial de 250 anos no centro de Atibaia e estamos há seis anos lutando para seu restauro e transformação num centro cultural. Difícil manter a história neste país. Mas vamos continuar lutando. Parabéns pelo seu trabalho, Eneida!
Opa! Adoraríamos ver fotos do casarão da sua família. Envia no e-mail: poeticadosmuseus@gmail.com
Não desista, a luta é grande mas vai valer a pena! 😊
Nossa, espero que vocês consigam! Aqui em João Pessoa uma família é dona de vários casarões, e um deles muito bem que podia ser um centro cultural. Muitos julgam essas famílias por não cuidarem dos bens, mas é desse jeito, são difíceis de manter e não há incentivo, e assim a história se esvai... Estou fazendo meu TCC sobre os palacetes ecléticos de João Pessoa, e dando minha forcinha pra que essa arquitetura seja valorizada, já que aqui a tendência é a valorização do patrimônio colonial.
@@fillipeazevedo5621, Obrigado pelo apoio! Sucesso com o seu TCC. É uma pena que não se valorize a história em nosso país e isso não é só um defeito dos políticos, pois a maioria das pessoas não se importa com patrimônio cultural. Mas vamo que vamo...na luta, sempre. Abraço, meu irmão!!
@@jessicamiranda8064 , obrigado pelo apoio. Continuamos na luta. Forte abraço.
Entrei nessa casa em 2002. Morava lá o senhor Francisco e fui acompanhar um amigo que estava tirando fotos do interior da casa para um livro com as casas mais bacanas do Rio de Janeiro. Era sensacional!!! O Sr Francisco era filho da Celina acredito. Ele era elegantissimo e dono do Banco Boavista. Morreu em 2005 nesta casa.
Com certeza muito emocionante
Os Paula Machado fundaram o jockey club carioca, O Lineu de Paula Machado, e o filho, Francisco Eduardo de Paula Machado também presidiu o jockey club.
Mais um magnífico trabalho!
Tudo muito encantador!
Só pra acrescentar, eu sou formada pela UniRio e estagiei no Hospital Gaffré & Guinle.
Vou até estudar um pouco mais a respeito. E bem que essa família merecia uma mini série ou um filme, né?
Quem não gosta de viajar no glamour alheio?
Excelente ideia !
O SBT ou a Record poderiam fazer a novela , e a Globo poderia fazer um seriado.
Globo Lixo estou fora!
Embora tenham muita qualidade no que produzem me decepcionei depois que começaram a atacar o nosso Presidente e ainda fazem lavagem cerebral na malhação e tem muita baixaria nas novelas.
@@ellena3448 "nosso Presidente" o lunático incompetente que vcs colocaram lá ? Ridícula
@@ellena3448 nosso presidente? Uma criatura rasteira e que veio de um deste lugar 👉🔥🔥🔥👹🔥🔥🔥 e voltará para lá 👉🔥🔥🔥👹🐄🔥🔥🔥👎
Isso sim é casa 😱 quanto luxo Jesus n conheço essa família na verdade nunca ouvi falar mas sabendo da importância de todos os membros vou procurar saber mais sobre eles
Eneida lindo vídeo amei é vc cmo sempre simpatia e sempre natural na sua essência
Tô adorando ☺️ essa história da família Guinle,pois eu não sabia 😞 parabéns amo história.
Uma viagem no tempo! Fiquei a imaginar essa casa no século XIX, sem prédios... Que luxo!
Gostei muito👏👏👏👏 bjosss
PARABENS Eneida. Adorei a casa hoje da Firjan. Maravilha.
Byby
muito bom preservar os casarões antigos são lndos é tão bom ver coisas bonitas . nunca se deve demolir casas para construir prédios jamais!
Bom dia Eneida. Que historia linda. Vc parece uma Guinle. Culta.Sofisticada e muito linda.que bom de ver aqui na quarentena. Vou de seguir sempre. Sou fa de historias do nosso passado. Essa familia Guinle fez grande parte nosso passado. Parabens por tudo de muito bom que fez com alegria e beleza.
Eneida Queiroz estou amando os vídeos e já tive oportunidade de ir a alguns locais dos Guinle.
Achei seu canal por acaso e estou apaixonada ... passeando pelo século 19 e início do 20 a época que mais Amooooo ... Obrigada pelo trabalho incrível , vc merece 1 milhão de curtidas ... Amo história e ouvi lá por vc está sendo fantástico... Obrigada mesmooooo ... Parabéns... Família Guinle 😱😱😱🙏🙏🙏
Amei esse canal tbm estou no 4video já acabei de entrar
Eneida, eu gosto demais do seu conteúdo. Me senti conhecendo a casa com vc, que é linda, carismática, inteligente.
Muito obrigada 😊
Belíssima casa e maravilhosa restauração!!!! Ver coisas bonitas feitas no nosso país tão denegrido aquece a nossa alma!!!!
Que sorte a nossa haver pessoas como você.
Parabéns!!! Que Nosso Bom Deus Ilumine a você e os seus sempre.
Quando voltar ao Rio eu vou com certeza. muito linda essa casa.
Amo seus vídeos!!!
Histórias muito ricas do Brasil!!!
PARABÉNS!!!!!
Obrigada 😃
Que maravilha, todos ganham com esta restauração maravilhosa, que o local seja aberto para que usem o jardim, como foi dito por uma das herdeiras. Eneida vc ficou muito elegante com este vestido, ficou linda, combinou com o lugar. Seus vídeos são espetaculares, muitas informações.
Belíssima! Fico feliz que não a tenham destruído.
Um ótimo programa no Rio pra qdo acabar a pandemia!!!!
Que belíssima casa!!! Uma construção magnífica e uma história muito interessante!!! Um ótimo vídeo!!
Top parabéns pelo ótimo trabalho parabéns 👏👏👏
Morei em Botafogo em 2010, ia pra missa quase todos os dias na Igreja de Santo Inácio, sendo de Natal, o Rio já, zona sul, já era um mundo de fantasia rsrs, mas uma das casa que eu sonhava visitar era essa! As pessoas dizia que era da famiglia Guinle, mas que estava abandonada, em mais infomações para o meu coraçãozinho curioso... Obrigada por esse vídeo, nem esperava um dia poder "entrar" aí. Por sinal vi nessa semana quase todos os seus vídeos!!! Amei! Quando morei no Rio, tinha muita curiosidade de saber mais sobre hitória da cidade e principalmente daquele bairro, dei um salto da cadeira quando vc falou da rua Vicente de Souza, a minha rua! Hahahaha!! Estou gostando muito de tudo. Olha que legal, eu morava em Botafogo e todo dia eu ia andando para o Catete, trabalhava perto do Largo do Machado, então, tantos daqueles pédios que e faziam delirar só de olhar, aqui ganharam uma vida, uma história. Eu sou bem louca, quando eu ia a missa em Nossa Senhora da Glória, no largo do Machado, eu ficava pensando em Bentinho do Machade de Assis. kkkk. Imagina se eu soubesse das outras histórias que você contou, como por exemplo, do Palácio Laranjeiras. Obrigada, gosto muito do seu trabalho!
Que casa linda!.Lindo ficou o seu trabalho também Eneida. Parabéns.
Isso é maravilhoso, fico feliz por ter sido restaurada e também por está sendo utilizada. Os arredores são lindos e fiquei encantado com o jardim.
Obrigada!! E PARABÉNS pelo seu TRABALHO !!
Muito interessante!!!!
Adorei a história é estou atrás do livro.
Sua inteligência e simpatia encantam!!
Valeu, Eneida! Pena que não é um museu-casa, mas centro de cultura e memória da Firjan. Seria legal o acesso a todas as dependências do palacete e acervos da família em exposição.
Cheguei agora no seu canal é tudo muito incrível maravilha obrigada
Eu adoro a arquitetura eclética. Ela da charme e grandiosidade. A cidade de São Paulo era infestada de edifícios assim, mas infelizmente foram vítimas do descaso. Os Campos Elíseos foi um bairro planejado que continha basicamente palacetes como esse, e hoje é mais conhecido por abrigar a cracolândia. Ainda assim restam ali alguns exemplares, para nos mostrar o quanto poderíamos ter se não fôssemos tão inimigos do nosso passado.
Desde criança que sou fascinada por casarões antigos.
Aaaaah, mais um lugar pra eu colocar na minha listinha pra quando for no Rio!!
Lindissima mansão. Tem que preservar, é patrimônio histórico. Amei.
Eneida eu tenho uma ligação fortíssima com o RJ, (apesar de ser mineira) e seus vídeos me levam à uma viagem no tempo .Parece que já estive nesses locais, sabe, acho encantadoras as casas e palacetes. Muito obrigada por me proporcionar tão fascinante viagem.
Eu e meu marido somos muito apreciadores dos teus vídeos. Adoramos o teu conhecimento a respeito dos diferentes assuntos que apresentas e a busca minuciosa que fazes sobre todos os fatos, personagens, hábitos, costumes, etc, do que aos poucos vais percebendo que estão relacionados ao tema principal de tua pesquisa. Ontem quando vi este video da visita guiada à casa da Celina Guinle, lembrei do outro vídeo, onde relatasse que os almoços de domingo da família eram realizados nesta casa. Fiquei curiosa para saber os pratos p0 que serviam nestes almoços, bem como nos banquetes da casa do irmão mais velho dela.
Corrigindo, relataste e não relatasse como eu havia escrito.
Pena que o Brasil não preserva muito o passado. Amo casarões e palacetes antigos, pena não ter o mobiliário original. É um espetáculo. A Europa é diferente, imaginem derrubaram os palacetes ao longo do Rio onde os turistas andam de barcaças e construírem espigões horrorosos. Ou derrubar o Museu do Louvre. Quem não preserva o passado não tem futuro.
Perfeita observação, mas no Brasil infelizmente não há lugar para o belo, a Argentina dá um show no Brasil no quesito preservação
Exato, quem não sabe da onde veio não sabe pra onde vai.
Amei é à casa mais linda que já vi obrigado por nos levar à lugares exuberantes
Excelente teu trabalho, querida !! Parabéns !!!
Excelente apresentação e pela riqueza dos detalhes. Incentiva os brasileiros a restaurar e preservar a nossa história. E vc Eneida, é uma deslumbrante mulher!
Eu ameeeei!!! Muito obrigada pela visita linda Eneida!!Vc.é a melhor, e o vestido??? Já quero 🤣🤭
Você é um show ! sabe tudo de história muito bem explicado maravilhosa .
Como tu tornas as coisas mais interessantes ainda. Que vontade que dá de estar aí contigo.
Estive no Rio ainda no século passado mas depois de ouvir a tua narrativa eu fiquei com uma imensa vontade de voltar para conhecer esses lugares.
A atriz.glilhermina.e.giovana.guimle.e dessa família?
Conteúdo top. Esse canal merece milhares de inscritos. 🙏💜👏
Amei seu vestido! Amei a visita! Obrigada
Que tour belíssimo! O trabalho de restauração está uma perfeição!
😱😱😱👏meu Deus que coisa linda gente
Obrigada, adorei o passeio e ver os detalhes do restauro. Ótima ideia este video.
Estou encantada pelo seu canal. Adorei a forma como você explica os seus conteúdos 💕 o mundo precisa conhecer o seu canal!!!!!
Danielle Gonçalves obrigada ❤️ chama todo mundo que vc conhece 😉👍🏻
Estou encantada é maravilhosa!
Que casa belíssima!!! Muito bom conhecer a história do Brasil.
Eu ameiii , só fiquei bastante tonta com a sua gravação kkkkk mas está valendo , amando tudo !!!
Os Guinle foram os Matarazzo do Rio de Janeiro
essa é uma comparação interessante e acho que pode se traçar um paralelo entre as duas famílias..
apesar de que penso que os guinle tiveram uma relevância e legado mais forte na cidade que ocuparam. quase tudo que eles construíram se tornou legado, símbolos icônicos da cidade, como o copacabana palace e o jockey, além da atuação e importância politica em diferentes áreas econômicas que eles exerceram, coisa que os matarazzo nao tiveram no mesmo nível.
sao paulo nao usufrui do que a familia matarazzo construiu, a maioria das coisas foi demolida ou fechada, alem de que nao tinham a mesma visao de construir para uma cidade como os guinle tinham no rio. os matarazzo construíam casas e fabricas muito privadas (com exceção do hospital) sem contribuir muito com o desenvolvimento da cidade ou com a imagem dela como os empreendimentos dos guinle tiveram.
sao duas familias cujas trajetórias se misturam com as histórias das cidades que ocuparam e foram parte importante em como elas se desenvolveram. nao da pra falar da historia paulista sem falar algo sobre os matarazzo e definitivamente nao da pra contar a historia do rio sem os guinle.
@@epmnepmn8636 Matarazzo fez fortuna longe do Governo, não tinham concessões.
@@belinoluisaraujo9427
A família Guinle se beneficiou dos privilégios do Estado, nas concessões, nas informações privilegiadas, fato que a decadência se deu quando a capital do Brasil foi transferida para o centro do Brasil: Brasilia.
O presidente Getúlio vargas fez a família Guinle, pois, condição sine qua non da existência dos Guinles.
A riqueza foi provida do Porto de Santos, em uma concessão de 90 anos, a qual durou até os anos 80. Então erra aquele que compara Guinles com Matarazzos, atribuindo este a São Paulo e aquele ao RIo de Janeiro. Os Guinles fizeram do Rio de Janeiro residência para ficar perto do Palácio do Catete, porém seus proventos e riquezas eram do Estado de São Paulo.
Enfim, ainda hoje nada mudou os privilégios, as informações privilegiadas, as famílias de notáveis ricos, que fazem os milhões em cédulas em cima de neoproletários, e mais, lhe digo, daqui cem anos será o mesmo, basta cada qual buscar seu destino e buscar qual é sua peça na mesa de xadrez.
Ass. Masterson Barcelos do Amaral
Guinle são os Rockefeller do Brasil
Parabéns pelo canal, Eneida! Lindo vestido!
seu trabalho e lindo amo oque vc faz
Perspetiva histórica adorável!
A casa que residiu Rui Barbosa também no Botafogo é linda e cheia de referências ao grande "águia de Haia" foi transtornada em Museu e tbem espaço universitário!
Tem até uma Biblioteca infantil aberta ao público, que quando a vacina contra Covid chegar a todos, poderá ser reaberta!
Pretendo visitar essa casa tbem, que ainda não conheço
Obrigada pelas imagens e narração.
Sua "visitinha rápida" como vc diz no vídeo, deu vontade de conhecer mais
Adorei 🥰, pena não poder , nos mostrar o 2 andar! Brasil! Além de destruir seus acervos, limita muito as áreas a visitar!
Adorei o passeio. Sou carioca, mas nunca tinha ido a esse lugar.
Amei....mais um lugar pra eu visitar qdo for ao rio
Amo coisas antigas... São fascinantes.... Parabéns pelo vídeo!
Meu pai, que casa mais linda 😍 imagina morar num lugar desse?
O som do salto deixou a matéria mais elegante.
Lugar lindíssimo!
Parabéns Eneida, registro maravilhoso.
Deslumbrante, na beira da floresta. Lindo de se ver.
Amei. Muito obrigada
Que primor da arquitetura! Casa linda de viver!
Linda casa! Deve ter sido emocionante para os antigos moradores terem vivido nela
Vc transforma história em algo mágico! Queria ter visto mais fotos do tempo que a Celina habitava. Bj
Glayce Nery de Azevedo Soares uma vez minha avó foi tomar chá com a Da. Celina e me levou junto. Casa magnífica ! Isso se passou no início dos anos 70.
Já conheci a história da família, através de outros vídeos seus... eu queria tanto ver o interior da casa apenas pelo olhar arquitetônico!
E a casa do gastador Eduardo, o que foi feito dela? Será que perdi essa parte ? Adorei seus vídeos, primeiro o de Joaquim Nabuco e agora os dos Guinle 1 e 2. Verei outros com certeza. Parabéns, lindo trabalho
Ele era casado com a Helo Guinle, e tinha uma sobrinha chamada Teresinha Guinle.
Eu frenquentava a casa deles quando era criança e adolescente lá em Petrópolis, eles deixavam as pessoas entrarem.
Tudo passa. Estamos aqui de passagem.
Tudo muito lindo! Os europeus são mesmo muito caprichosos.
Me senti viajando no tempo e espaço. Maravilhoso
Eneida acho que você ficaria Encantada se conhecesse os Palacetes da minha cidade Belém. Eles foram construídos com a riqueza da borracha na época que os nobres estudavam na Europa com muita coisa vinda de lá. Adoraria escutar a sua explanação vibrante a respeito.😘
Milkton Rocha eu ia gostar mesmo! ❤️
Uma curiosidade do chão da entrada é que o quadradinho dourado no meio dos 4 quadrados violeta, é ouro. Isso mostra o poder da família.
Gabriel Fernandes que legal isso! Não sabia que era ouro. E eu errei o nome do chão: esse não é ladrilho hidráulico: esse é mosaico mesmo.
@@poeticadosmuseus ;) sim mosaico italiano...
Foi corrigido 🙄
Ladrilho hidráulico na porta de entrada 🤨
Isso ajuda a ter uma idéia de como o Brasil foi e é rico.É uma pena que a corrupção do governo é tão grande que falta interesse de se manter mais desses tipos de construções. Parabéns para Firjam por manter essa casa maravilhosa para o benefício de todos. Obrigado pela dica. 🙂
Quanto luxo! Fico imaginando como será que era morar nessa casa
Vídeo incrível. Parabéns , Eneida.
Nessa rua tem mais mansoes predios residenciais deve ser muito procurado esse endereco quando filmou jardim achei bem bonito a paisagem....
Vou ver e rever umas 10 vezes! Que maravilha!
Sou arquiteta.
Você tem razão. Babei!!
Maravilhosa, linda, estupendamente linda.
Adoooro todos os teus vídeos !!!
Carmem Cão obrigada!!!!! ❤️
Dinheiro traz felicidade sim. Já saber usar seria outra estória...
Bela casa.
Federação da Indústria com certeza cuidará para que a casa seja usada para servir á população tbm.
Quero muito visitar esse lugar!
ahhhh meus saissss que casa linda....... ameiiii mostra outras casas da epoca do cafe se tiver ainda em pé claro kkkk
Que luxo!
Muito bom ouvir essas Histórias!
Gratidão! bonita casa! Nunca visitei.
Que palacete lindo!!!
Amei
Tirando essa música de fundo q sobressaiu, q espetáculo de casa!!
Maravilhosa 🌹❤
Nossa, imagina um presente de casamento desses!!!!
Obrigado pela possibilidade de conhecer. Deve ter sido uma casa com uma vivência fantástica. Pena não haver fotos de época como interior original.
E lamento discordar...os candeeiros modernos são o horror!
Há um livro com o interior dessa e mais umas 15 mansões habitadas no Rio de Janeiro. Lançado em 2003 por Tomás Elias, um Argentino. Eu entrei na casa no dia das fotos