A descolonização feita pela classe política de Portugal tem culpas como foi entregue o poder. Os acordos de Alvor não foram cumpridos. Os partidos de Portugal tem culpa dessa situação em que Angola se encontra Estou triste da situação como vive a população de Angola. Foi um desabafo Obrigado. 🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Portugal foi responsavel em quê ? eu vivi esses tempos----quem travava os turras em Angola matando-violando etc e exército português em Lisboa a dar ordens para nada fazer em Angola-Moçambique etc--------era voce que mandava seu filho para Angola combater depois de 1975-----tá bom tá-julgar é facil---Portugal fez muito bem----chamou os tres partidos ao Alvor-eles assinaram concordaram . --, chegaram a Luanda e foi o que se viu----já na guerrilha eles exterminavam-se tal era o ódio entre eles, então a ambição pelo poder era tao forte que era só matar e com comunismo a dar a sua força com os cubanos ditadores
Eu penso que o senhor está a falar muito bem. Angola é um país riquíssimo, mas a maioria do povo vive na miséria. Enquanto alguns governantes, estão riquíssimos, têm contas Bancárias de perder a cabeça e o povo vive miseravelmente. E saber disso, deixa-me muito triste. Como ser humano que sou. Cumprimentos aos meus irmãos Angolanos, Nuno Ramos.
+Miguel Ferreira Mas qual fascismo português ó Miguel Ferreira?? Mas QUANDO é que houve fascismo em Portugal!?? E desde quando é que houve alguém no poder que enriquecesse desmesuradamente, enquanto o povo minguava, A NÃO SER DESDE O 25 DE ABRIL DE 1974??? Todos quantos passaram pelo poder, desde 1974 enriqueceram!!! E nós a pagarmos para eles!!! Em FASCISMO vivemos nós agora!!!
+Miguel Ferreira Sim, conheço MUITO BEM. Tu é que pareces NÃO CONHECER NADA, NEM NINGUÉM Miguel. Mas desde quando é que esses senhores da Industria, foram "Governantes de Portugal"?? O que tem isso a ver com o caso de Angola!?? Esses homens eram os Industriais da época deles, tal como o são hoje em dia, muitos outros.
+Miguel Ferreira A democracia, foi e tem sido a NOSSA MORTE e enquanto existirem Partidos Políticos para (des) governarem a nação, jamais sairemos deste buraco!!!
+Miguel Ferreira Eu não pareço ninguém, eu sou eu mesmo. Tu és apenas um gaiato, que me faz lembrar eu mesmo, há 20 anos atrás!!! Daqui por 20 anos falamos novamente, pode ser!?? ;) Fica bem. As PROVÍNCIAS ULTRAMARINAS, eram tão nossas como Portugal continental e insular. E não havia razão nenhuma para não serem nossas. Pois, ocupa-mo-las e detive-mo-las durante 500 ANOS. Se não eram nossas, então Portugal também não o é!!! Só os outros países podem tudo ter e tudo fazer, só nós, é que não!!!
Cota Makuta Nkondo questionou bem, quais são as origens verdadeiras do nosso presidente? Pra que dar tanta volta e não responderem comprovativamente a questão que lhe foi feita. Quem nao deve nao teme nem fogi..
Em minha opinião, o fator principal de desenvolvimento de um país é a cultura do seu povo. Não adianta tapar o sol com a peneira e atirar com as culpas para cima de quem as não tem. Os angolanos estrangeirados são sempre uma pedra basilar para a construção e organização do seu país, Angola. Sem desprezar os ditos genuínos, os estrangeirados são possuidores de uma cultura experimental mais avançada em temos de relacionamentos humanos, experiência cívica, e visão de desenvolvimento, mesmo aqueles que não têm formatura superior específica. Só o facto de terem convivido com povos de culturas diferentes e lutado por uma vida melhor em sociedades exigentes, os enriqueceu muitíssimo e, sendo assim, muito têm para dar ao seu país. Há a cidadania natural e aquela que se adquire por amor à terra onde vive. A evolução de um povo e consequentemente a do país que forma é proporcional ao nível de conhecimento desse povo. Angola, país que amo porque nele me criei desde os três anos de idade, deve ser orientado de forma a que o seu povo possa evoluir com base numa cultura do conhecimento para que haja uma melhor contribuição de desenvolvimento, conforto e condições de vivência, no seu país. A melhor riqueza de um país é o nível cultural do seu povo.
Nem terminei de ler esse seu jornal. Mas digo-lhe já que você tem coragem de feticeiros. Não sei se você é de onde...Caboverde ,São-Tomé ou seja lá donde for.....vai pra lá dizer e fazer esses disparates. Xé você dever ser ngapa!
Águas passadas não movem moinhos!? temos que dar as mãos, angolanos e portugueses. Eu estive nessa guerra. Fui mobilizado em Portugal para ir para Angola, em 1972; e estive dentro dum quartel no Uíge durante 2 anos. Nunca tivemos problemas com os angolanos fossem de que côr fossem. Estivemos em Angola, quase 500 anos. Agora é triste ver Angola como está, depois dos portugueses terem saído. Sabemos que os chineses ocuparam as casas que eram dos portugueses. Os angolanos, não devem ser obrigados a aprender chinês. Isso é um erro crasso. Angola, hoje, sendo um país rico em recursos, é um território do terceiro mundo, pleno de gente "sem abrigo" (quase 85 por cento). Angola, depois dos portugueses terem saído, foi invadido por chineses, por zairenses e outros povos e nunca encontrou uma estratégia de desenvolvimento sustentado. É com base na língua portuguesa, e com técnicos portugueses, que Angola pode superar as suas policrises crónicas de crescimento económico em infra estruturas básicas. Está fora de hipótese, que, com os chineses, Angola se desenvolva dentro duma visão internacional moderna. Angola se não mudar de parceiros, está condenada a ser um novo Bangladesh. A China, até hoje nunca serviu para emancipar nenhum território, seu parceiro!? veja-se o caso do Vietname, que continua muito atrasado e dependente. Angola não pode ser o novo Vietname da China Imperial. Não se entende, como nenhum dirigente angolano, seja de que partido fôr, tenha ainda reparado e falado nisso; parece que existe, hoje, no ano 2016, uma "grande nuvem" de medo em toda a sociedade angolana, que a bloqueia mentalmente e a impede de pensar no futuro. Mostrar menos
+Vitor Centurio Comentário exagerado e de quem quer limpar a mão dos portugueses. Os chineses não vivem nas casas que eram dos portugueses, a maior parte dos chineses vive em péssimas condições em Angola, vivem em contentores. Escrevo isso com conhecimento de causa. E ninguém em Angola é obrigado a falar chinês.
José Eduardo dos Santos ( São Tomé , 28 de agosto 1942 ) é um angolano político . Foi logo após a fundação dos Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em 1956 membro desse movimento. O MPLA lutou contra os portugueses colonizadores . Em 1961 Dos Santos fundou o movimento juvenil do MPLA diante. Ele estudou de 1962 a 1969 a comunicação na União Soviética e também ganhou uma licenciatura em gestão de petróleo.
Seja como for, esta perspectiva do senhor Nkondo, por muito polémica que se apresente, não deixa de ser interessante! Mesmo que senhor Nkondo exagere, ele não faz estas perguntas todas ao acaso! E, se - e só "SE" - tudo isto o que o sr. Nkondo conta é verdade, a situação até tem a sua ironia histórica: então quizeram livrar-se dos portugueses, porque os viam como "estrangeiros" e agora Angola é mesmo governada "por estrangeiros" ?! Hahahahahahahaha ;-)))))))
o José Eduardo dos Santos , é Neto de Francisco pereira dos santos Vandu-nem Angolano, nasceu no bairro sambizanga onde é o atual mercado São Paulo de luanda
toda gente sem educacao ve os outros com educacao como superiores, nao e mentalidade de escravos e mentalidade de pessoas sem acesso a educacao, lembre-se que os primeiros guerrilheiros contra portugal foram exactamente as pessoas que estudaram em coimbra... educacao e liberdade da mente e do corpo, isso e que vai libertar angola, educacao
o MPLA é um partido que defende a unidade nacional, os restantes têm tendencias tribais por isso é que não têm hipótese de convencer o eleitorado angolano, quando muito conseguem uns votos nas suas tribos, graças a Deus, continua assim povo angolano, vamos todos em 2017 votar MPLA, viva o MPLA!
kem é genuino?raça só há uma, a RAÇA HUMANA,..infelizmente há muito racismo e xenofobismo nesse discurso a TERRA é de todos e para kem la vive e trabalha e paga imposto contribuindo para o pais seja ele oriundo desse pais ou não,PEACE AND LOVE para todos ANGOLANOS e cidadãos do mundo....
@Paulwhiteshark Caro Paulwhiteshark! Para já quero desejar um feliz e saudável 2012! A minha pergunta é a seguinte: li ou ouvi algures - já não sei onde - que houve uma espécie de "inquérito" em Angola, perguntando ao público, se aceitariam um presidente, que fosse "mulato"! E, ao que parece, a resposta foi de circa de 90% contra. É verdade? Sabe disso? Se for verdade e souber disso, poder-me-há indicar alguma fonte ou alguma ligação pelas quais eu possa verificar tal alegação? Ando curioso!
Leiam (massacres da Upa) no youtube para voces verem se quem foram os promotores da luta armada para independencia de Angola, todos os Portugueses a testemunhar como foi e quem lhes correu de Angola o mpla comecou a mentir o povo desde muitos anos se os Bakongos e Umbundos lutaram contra ele porque ele traiu o povo Angolano, e como sao estrangeiros por isso todos que estao nos altos postos tem cidadania duvidosa enquanto o muangole lhe falta de tudo. nao ha odio mas da pena no que fizeram.
vamos entregar angola aos angolanos! zedu está a priorizar os estrangeiros em detrimento dos angolanos de raíz, isso é muito mau, isso é uma humilhação para nós angolanos de raiz!!
O comentário deste sr. é apenas racista. As pessoas são Angolanas e ponto final. Se fossemos para o campo que o sr leva, ou vou chama-lo de Zairense. Era assim que eram tratados e eu nunca concordei. Agora quando fala de corrupção, roubo, má governação assim sim, a coisa é outra. O problema não é tratado com separações ou com divisões. Temos que ter em atenção.
tem o direito de sangue e o direito de solo se ele nasceu em angola entao tem direito de solo (jus soli e Jus sanguinis) ele tem razao ate um certo ponto mas nao esquecamos dos direitos humanos,e se a mae ou o pai e angolano entao tem direito de sangue epa coragem angola
+ariela lourenco Está a vender Angola aos USA, e o povo a passar fome. A filha a nadar em dinheiro. e os que dizem as verdades, são presos e julgados por Tribunais fantoches, dominados pelo corrupto Eduardo dos Santos... Que pena, vocês com a riqueza que tem, podiam viver melhor do que os americanos.
+Ariela Torres Para com essa mentalidade de aceitar todo o lixo do mundo como um dos teus. Em nenhuma parte do mundo organizado o poder está nas mãos de estrangeiros. Em Portugal nunca vais ver a maior parte de poder nas mãos de estrangeiros. A ministra Francisca amanhã pode se tornar presidente de Portugal mas NUNCA o poder vai estar nas mãos dela, vai ser marioneta, por trás serão sempre os portugueses a comandar. A França é o país mais multiracial da Europa e mesmo assim o poder continua nas mãos dos verdadeiros franceses.
@neGriitasita espero que aqiela chupista da isabel seja obrigada ele e o pai um dia a entregar o dinheiro que roubaram e que depois as empresas deles sejam automaticamente nacionalizadas
Que tristeza ouvir esse amontoado de palavras que podem ser resumidas em apenas uma: XENOFOBISMO. Angola tem todos os elementos necessários para ser uma potência no continente africano, mas antes terá que superar esse tipo de discriminação que impede a pacificação do POVO ANGOLANO que é constituído pelos NASCIDO EM ANGOLA.
2"tuas opiniões são equivalentes daquelas pessoas que discursam só pa ganhar votos". Não acredito em discutir pra "pontos", pq estaria a me prejudicar a mim mesmo. Ppor isso é q acredito na filosofia. Filosofia me obriga a pensar sobre aquilo q penso: pq é q penso assim assim? pq q ou será q o penso é certo, será q o q o outro pensa não esta certo e o pq, será q não existe uma ideia mas viável. Por isso é eu fundamentei todos os meus pontos, o q não se pode falar de si q só repete aquilo q leu.
1Cada resposta q vc da das só prova as minhas suposições sobre si, nomeadamente: q só lés mas não reflectes :"filosofias sem conhecimento e sem evidencias não da em nada"? devias pensar 2x antes de dar uma resposta dessas, pq filosofia é:" Ciência geral dos princípios e das causas..", o q quer dizer q todos problemas tem uma causa e para poder resolvê-los tens de pensar o q é q causa o problema e não somente ler sobre o problema pq isso só informa q o problema aconteceu, mas não do porquê.
2 "..reivindicam para si uma estrutura social, política e um território(na Europa)". Se for essa a ideia,isso mostra q esta altamente confuso como todo adepto da ideologia racista. Dum lado usas a definição de racismo para negar q és racista, doutro usa a definição de etnia(muçulmanos)para mostrar q essa etnia reivindicam para si uma estrutura social, política e um território (na Europa ou no mundo!?)e por isso têm que ser exterminados, a não se q ache q etnia não faz não tenha q ver com raça.
Era isso que os nazis diziam... O problema nunca é a origem das pessoas mas sim se fazem o seu trabalho bem feito, se são honestos etc... Nacionalismo nunca! Patriotismo sempre!
@Paulwhiteshark meu irmão, isso é que é o nosso erro, eu sou mulato, eu sou branco eu sou negro... sera que isso é mesmo assim tão importante? seja preto, mulato ou branco nos todos somos pessoas e se nasceste em angola es angolano, eu não separoos mulatos, mas sou negro e luto contra a injustiça que os outros vos fazem. Tu o falas es mulato, não branco e nâo preto mas mulato e isso já diz o que es :) porque muitos choram dizendo não sei o que eu sou. mas meu irmão deixa os burros falar :)
@Paulwhiteshark Cuidado, aconselho-te que tenhas muitissimo cuidado e cautela com as suas palavras infantis. Devias ser muito grato pela a generosidade do povo Angolano (Angola = Akwa Ngola= A'Ngola = Angola). Leia mais, coitado.
@angolanchico se pensas que o teu filho sou pelo facto de ter nascido em Portugal pode ser presidente de Portugal, isso é um grande erro! porque para o Zedu se considerar angolano tinha que ter varias gerações em angola e ele não tem!!! um são-tomense não pode ser presidente de angola! ele foi-nos imposto, não fomos nós quem o escolhemos!!!
José Eduardo dos Santos é natural de Luanda, nascido e criado no bairro Sambizanga, mas para montes de matumbos complexados, defendem que ele não é angolano pork não fala nenhuma lingua nacional. Essa gente tem que ler mais. Eu, que não tenho nada que ver com a família dele, sou natural de Luanda e não falo nem entendo kimbundu, assim tambm não sou angolana??? Provincianos complexados!
3. Vc não acredita na filosofia e prefere continuar no obscurantismo dos dogmas, por isso eu paro mesmo por aqui mesmo. Foi bom o bate boca, aprendi muito! Só quero q fique a saber q eu acredito q todos tem direito de viver até os MUCULAMNOS, muitos dos quais são apenas vítimas de dogmáticos como vc que usam religião ou ideologia para manipular enquanto o q eles realemnte necessita é a resolusao dos seus problemas socias.
Leiam (massacres da Upa) no youtube para voces verem se quem foram os promotores da luta armada para independencia de Angola, todos os Portugueses a testemunhar como foi e quem lhes correu de Angola o mpla comecou a mentir o povo desde muitos anos se os Bakongos e Umbundos lutaram contra ele porque ele traiu o povo Angolano, e como erem estrangeiros por isso todos que estao nos altos postos tem cidadania duvidosa enquanto o muangole lhe falta de tudo. nao ha odio mas da pena no que fizeram.
2.Até a um par de anos aqueles cujo as ideias vc adopta disseram q a solução para os problemas económicos do mundo era o mercado livre (isso é o q vc leu). Hoje estamos a viver a desgraça provocada pelo tal mercado livre. Ironicamente são os mesmos demagogos q hoje estão resgatar os bancos e outras grandes empresas. é assim q eles brincam com pessoas como vc "q lêem" invés de usarem a cachimónia. Vais ler mais!!
O mais velho acertou em muitos pontos importantes,mas é necessário ter provas concretas para acusar um Chefe De Estado e leva-lo ao tribunal supremo, afim de ser julgado pelo seu próprio povo...assim do mesmo jeito que aconteceu com o ex- líder do Irak Saddam Hussein. Muito obrigado.
Sassá De Matos mas não pode ter tantos direitos como um nacional genuíno! Então daqui a nada teremos outro estrangeiro no poder. Não defendas o que não tem defesa. Ele está a falar bem.
+De_matos na Tuga a ministra da justiça nasceu em angola, mas naturalizou-se portuguesa e hoje é ministra em portugal, a maka não são as oriens das pessoas, mas sim as capacidades das pessoas
Tudo certo Sra Paula! Mas que capacidades tem Eduardo dos Santos? Enriquecer à custa da miséria dos angolanos, e fazer da filha a mais rica de África!!! Sra Paula, morre mais de 25 crianças por mês nos hospitais, por falta de assistência e medicamentos... Os fantoches de Eduardo dos Santos, fazem vida de ricos, e os tribunais são dominados pelo dono de Angola...
1 Primeiro quero dizer q a "tua" definição não esta completa. Vc deixou fora a parte q lhe inclui na classificação de racista, nomeadamente: "...relacionado a....ou manifestações culturais". Esta é parte da definição do wikipedia q vc usou. E mesmo sem o resto a definição ainda lhe serve.O facto de pensar q um certo grupo (religioso) deve ser exterminado é igual a racismo pq acha q o mesmo é DISTINTO do seu e por isso inferior. Com a definição de etnia: vc quer dizer q os muçulmanos?:
Ah sim? Todas a guerras no mundo foram apoiadas e muitas criadas pelo capitalismo. E em qualquer conflito o capitalismo participou, guerra fria, ditaduras e repressões na América Latina, África Ásia etc. Para não falar das consequências da negligencia das camadas pobres da privatização de serviços. Alias será q não esta a falar do comunismo? Pelo q eu saiba os países Escandinavos são altamente sociais e são as "melhores" países à nível condições de vida.
1ª Você é um racista e xenófobo. No pleno direito por que é você - e desde que não ameaçe outras vidas humanas, menos mal e coisa que não me interessa. 2ª Africano e Africa não significam raça nem côr nem negro (o nome até veio da área nativa Caucasiana no Norte de África - na Mediterrânica) nem mulato, nem branco, tal como a Eurasia por exemplo - ou a Australia hoje, ou as Américas etc..
Tanta conversa, um monte de palavras mas ninguem responde ha pergunta....qual e a origem do presidente de angola???? por favor e melhor por ai um bocado de batuque ao menos da para mexer....sera que isto tambem e culpa dos colonos????
Ahahahahah estou contigo, quem sabe que responda ahahahah eu estou convicto que não p, ele não é angolano, senão, ele não tinha feito o que fez, com os seus irmãos angolanos, ele São-tomense, daí a Isabel não ter ligação com angola, pq a mãe tbm não é angolana, mas sim Russa, por isso não têm amor pelos angolanos...
1.Como o alimento não digerido, a leitura sobre a qual não se reflecte, faz mal, vc é a prova.Como já lhe disse textos são ideias humanas que mantidos sem reflexão pou cri'tica ele se torna um dogma como a religião dos mesmos indivíduos q gostarias de exterminar. Não consegues ver isso pq estas obcecado com os testos de HUMANOS como vc e os MUÇULMANOS. Lê um pouco de filosofia pra deixar de ser estático. Construa ideias próprias e deixa de tomar ideias de HOMENS como algo divino!!!
Este kota é grande nacionalista, angolano de alma e sangue.
A descolonização feita pela classe política de Portugal tem culpas como foi entregue o poder.
Os acordos de Alvor não foram cumpridos.
Os partidos de Portugal tem culpa dessa situação em que Angola se encontra
Estou triste da situação como vive a população de Angola.
Foi um desabafo
Obrigado. 🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Portugal foi responsavel em quê ? eu vivi esses tempos----quem travava os turras em Angola matando-violando etc e exército português em Lisboa a dar ordens para nada fazer em Angola-Moçambique etc--------era voce que mandava seu filho para Angola combater depois de 1975-----tá bom tá-julgar é facil---Portugal fez muito bem----chamou os tres partidos ao Alvor-eles assinaram concordaram . --, chegaram a Luanda e foi o que se viu----já na guerrilha eles exterminavam-se tal era o ódio entre eles, então a ambição pelo poder era tao forte que era só matar e com comunismo a dar a sua força com os cubanos ditadores
Eu penso que o senhor está a falar muito bem. Angola é um país riquíssimo, mas a maioria do povo vive na miséria. Enquanto alguns governantes, estão riquíssimos, têm contas Bancárias de perder a cabeça e o povo vive miseravelmente. E saber disso, deixa-me muito triste. Como ser humano que sou.
Cumprimentos aos meus irmãos Angolanos,
Nuno Ramos.
O POVO PRECISA IR A LUTA NÉM Q TENHA Q MORRER LUTAR PELOS SEUS IDEIAIS PARAR O PAIS
+Miguel Ferreira Mas qual fascismo português ó Miguel Ferreira?? Mas QUANDO é que houve fascismo em Portugal!?? E desde quando é que houve alguém no poder que enriquecesse desmesuradamente, enquanto o povo minguava, A NÃO SER DESDE O 25 DE ABRIL DE 1974??? Todos quantos passaram pelo poder, desde 1974 enriqueceram!!! E nós a pagarmos para eles!!! Em FASCISMO vivemos nós agora!!!
+Miguel Ferreira Sim, conheço MUITO BEM. Tu é que pareces NÃO CONHECER NADA, NEM NINGUÉM Miguel. Mas desde quando é que esses senhores da Industria, foram "Governantes de Portugal"?? O que tem isso a ver com o caso de Angola!?? Esses homens eram os Industriais da época deles, tal como o são hoje em dia, muitos outros.
+Miguel Ferreira A democracia, foi e tem sido a NOSSA MORTE e enquanto existirem Partidos Políticos para (des) governarem a nação, jamais sairemos deste buraco!!!
+Miguel Ferreira Eu não pareço ninguém, eu sou eu mesmo. Tu és apenas um gaiato, que me faz lembrar eu mesmo, há 20 anos atrás!!! Daqui por 20 anos falamos novamente, pode ser!?? ;) Fica bem.
As PROVÍNCIAS ULTRAMARINAS, eram tão nossas como Portugal continental e insular. E não havia razão nenhuma para não serem nossas. Pois, ocupa-mo-las e detive-mo-las durante 500 ANOS. Se não eram nossas, então Portugal também não o é!!! Só os outros países podem tudo ter e tudo fazer, só nós, é que não!!!
Cota Makuta Nkondo questionou bem, quais são as origens verdadeiras do nosso presidente? Pra que dar tanta volta e não responderem comprovativamente a questão que lhe foi feita. Quem nao deve nao teme nem fogi..
Em minha opinião, o fator principal de desenvolvimento de um país é a cultura do seu povo. Não adianta tapar o sol com a peneira e atirar com as culpas para cima de quem as não tem. Os angolanos estrangeirados são sempre uma pedra basilar para a construção e organização do seu país, Angola. Sem desprezar os ditos genuínos, os estrangeirados são possuidores de uma cultura experimental mais avançada em temos de relacionamentos humanos, experiência cívica, e visão de desenvolvimento, mesmo aqueles que não têm formatura superior específica. Só o facto de terem convivido com povos de culturas diferentes e lutado por uma vida melhor em sociedades exigentes, os enriqueceu muitíssimo e, sendo assim, muito têm para dar ao seu país. Há a cidadania natural e aquela que se adquire por amor à terra onde vive. A evolução de um povo e consequentemente a do país que forma é proporcional ao nível de conhecimento desse povo. Angola, país que amo porque nele me criei desde os três anos de idade, deve ser orientado de forma a que o seu povo possa evoluir com base numa cultura do conhecimento para que haja uma melhor contribuição de desenvolvimento, conforto e condições de vivência, no seu país. A melhor riqueza de um país é o nível cultural do seu povo.
Nem terminei de ler esse seu jornal. Mas digo-lhe já que você tem coragem de feticeiros. Não sei se você é de onde...Caboverde ,São-Tomé ou seja lá donde for.....vai pra lá dizer e fazer esses disparates. Xé você dever ser ngapa!
Esse cota é lixado. Mas falou verdade yha. Tem sim que saber as origens.... kkkkkk
Águas passadas não movem moinhos!? temos que dar as mãos, angolanos e portugueses. Eu estive nessa guerra. Fui mobilizado em Portugal para ir para Angola, em 1972; e estive dentro dum quartel no Uíge durante 2 anos. Nunca tivemos problemas com os angolanos fossem de que côr fossem.
Estivemos em Angola, quase 500 anos. Agora é triste ver Angola como está, depois dos portugueses terem saído. Sabemos que os chineses ocuparam as casas que eram dos portugueses. Os angolanos, não devem ser obrigados a aprender chinês. Isso é um erro crasso.
Angola, hoje, sendo um país rico em recursos, é um território do terceiro mundo, pleno de gente "sem abrigo" (quase 85 por cento). Angola, depois dos portugueses terem saído, foi invadido por chineses, por zairenses e outros povos e nunca encontrou uma estratégia de desenvolvimento sustentado.
É com base na língua portuguesa, e com técnicos portugueses, que Angola pode superar as suas policrises crónicas de crescimento económico em infra estruturas básicas. Está fora de hipótese, que, com os chineses, Angola se desenvolva dentro duma visão internacional moderna. Angola se não mudar de parceiros, está condenada a ser um novo Bangladesh. A China, até hoje nunca serviu para emancipar nenhum território, seu parceiro!? veja-se o caso do Vietname, que continua muito atrasado e dependente. Angola não pode ser o novo Vietname da China Imperial. Não se entende, como nenhum dirigente angolano, seja de que partido fôr, tenha ainda reparado e falado nisso; parece que existe, hoje, no ano 2016, uma "grande nuvem" de medo em toda a sociedade angolana, que a bloqueia mentalmente e a impede de pensar no futuro.
Mostrar menos
+Vitor Centurio Comentário exagerado e de quem quer limpar a mão dos portugueses. Os chineses não vivem nas casas que eram dos portugueses, a maior parte dos chineses vive em péssimas condições em Angola, vivem em contentores. Escrevo isso com conhecimento de causa. E ninguém em Angola é obrigado a falar chinês.
perder o medo:) o país é nosso.
José Eduardo dos Santos ( São Tomé , 28 de agosto 1942 ) é um angolano político . Foi logo após a fundação dos Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em 1956 membro desse movimento. O MPLA lutou contra os portugueses colonizadores . Em 1961 Dos Santos fundou o movimento juvenil do MPLA diante. Ele estudou de 1962 a 1969 a comunicação na União Soviética e também ganhou uma licenciatura em gestão de petróleo.
Dor de dente e dor de unha kkkkkkk 👏🏽👏🏽👏🏽
Verdade isto está falar verdadeira
Seja como for, esta perspectiva do senhor Nkondo, por muito polémica que se apresente, não deixa de ser interessante! Mesmo que senhor Nkondo exagere, ele não faz estas perguntas todas ao acaso!
E, se - e só "SE" - tudo isto o que o sr. Nkondo conta é verdade, a situação até tem a sua ironia histórica: então quizeram livrar-se dos portugueses, porque os viam como "estrangeiros" e agora Angola é mesmo governada "por estrangeiros" ?!
Hahahahahahahaha ;-)))))))
A boa leitura, torna a mente revolucionária. A verdade doi e faz matar em Angola....
o José Eduardo dos Santos , é Neto de Francisco pereira dos santos Vandu-nem Angolano, nasceu no bairro sambizanga onde é o atual mercado São Paulo de luanda
nao importar donde a pessoa saiu ou origem mais desde que cuida bem do povo isso sim e nao pensa que o poder e para toda vida
Estamos vendidos e a preço baixo.
toda gente sem educacao ve os outros com educacao como superiores, nao e mentalidade de escravos e mentalidade de pessoas sem acesso a educacao, lembre-se que os primeiros guerrilheiros contra portugal foram exactamente as pessoas que estudaram em coimbra... educacao e liberdade da mente e do corpo, isso e que vai libertar angola, educacao
o MPLA é um partido que defende a unidade nacional, os restantes têm tendencias tribais por isso é que não têm hipótese de convencer o eleitorado angolano, quando muito conseguem uns votos nas suas tribos, graças a Deus, continua assim povo angolano, vamos todos em 2017 votar MPLA, viva o MPLA!
Zedu é santomista de alma e sangue que nós devemos mandar de volta ao São Tomé com todos os criolos cabodios.
esse kota e o 'John Henrik Clarke' de Angola.
Master teacher
kem é genuino?raça só há uma, a RAÇA HUMANA,..infelizmente há muito racismo e xenofobismo nesse discurso a TERRA é de todos e para kem la vive e trabalha e paga imposto contribuindo para o pais seja ele oriundo desse pais ou não,PEACE AND LOVE para todos ANGOLANOS e cidadãos do mundo....
assino em baixo. isso tem de mudar mxm ja xta mais do que na hora.
o que me da raiva é que vocês ainda le votam
Madail Santos.
O meu filho e estrangeiro eu fui refuiado de guerra o meu filho um dia se quizer ser presidente de Angola sera nao e problema algum.
@Paulwhiteshark Caro Paulwhiteshark! Para já quero desejar um feliz e saudável 2012! A minha pergunta é a seguinte: li ou ouvi algures - já não sei onde - que houve uma espécie de "inquérito" em Angola, perguntando ao público, se aceitariam um presidente, que fosse "mulato"! E, ao que parece, a resposta foi de circa de 90% contra. É verdade? Sabe disso? Se for verdade e souber disso, poder-me-há indicar alguma fonte ou alguma ligação pelas quais eu possa verificar tal alegação? Ando curioso!
o 6 º departamento tem toda a informaçao sobre jose eduardo
@angolanchico , boa reflexão...
mambos xtranhos... mais velho li fala memo! hehehe
poro mim essa é ua certa serteza de Angola
Leiam (massacres da Upa) no youtube para voces verem se quem foram os promotores da luta armada para independencia de Angola, todos os Portugueses a testemunhar como foi e quem lhes correu de Angola o mpla comecou a mentir o povo desde muitos anos se os Bakongos e Umbundos lutaram contra ele porque ele traiu o povo Angolano, e como sao estrangeiros por isso todos que estao nos altos postos tem cidadania duvidosa enquanto o muangole lhe falta de tudo. nao ha odio mas da pena no que fizeram.
vamos entregar angola aos angolanos! zedu está a priorizar os estrangeiros em detrimento dos angolanos de raíz, isso é muito mau, isso é uma humilhação para nós angolanos de raiz!!
O comentário deste sr. é apenas racista. As pessoas são Angolanas e ponto final. Se fossemos para o campo que o sr leva, ou vou chama-lo de Zairense. Era assim que eram tratados e eu nunca concordei. Agora quando fala de corrupção, roubo, má governação assim sim, a coisa é outra. O problema não é tratado com separações ou com divisões. Temos que ter em atenção.
tem o direito de sangue e o direito de solo se ele nasceu em angola entao tem direito de solo (jus soli e Jus sanguinis) ele tem razao ate um certo ponto mas nao esquecamos dos direitos humanos,e se a mae ou o pai e angolano entao tem direito de sangue epa coragem angola
+ariela lourenco Está a vender Angola aos USA, e o povo a passar fome. A filha a nadar em dinheiro. e os que dizem as verdades, são presos e julgados por Tribunais fantoches, dominados pelo corrupto Eduardo dos Santos... Que pena, vocês com a riqueza que tem, podiam viver melhor do que os americanos.
+Ariela Torres Para com essa mentalidade de aceitar todo o lixo do mundo como um dos teus. Em nenhuma parte do mundo organizado o poder está nas mãos de estrangeiros. Em Portugal nunca vais ver a maior parte de poder nas mãos de estrangeiros. A ministra Francisca amanhã pode se tornar presidente de Portugal mas NUNCA o poder vai estar nas mãos dela, vai ser marioneta, por trás serão sempre os portugueses a comandar. A França é o país mais multiracial da Europa e mesmo assim o poder continua nas mãos dos verdadeiros franceses.
Paulo Cordeiro os USA estão começando a impedir que Angolanos vão para o EUA
Quero saber do xixi no rosto e seus beneficios
ARREBENTAAAAAAAAAAAAAAAAA
Precisamos uma nova independencia
verite rien que vérités dans m'y country evrydade
@neGriitasita
espero que aqiela chupista da isabel seja obrigada ele e o pai um dia a entregar o dinheiro que roubaram e que depois as empresas deles sejam automaticamente nacionalizadas
A ANGOLA VAI MUDAR NOS NAO TEMOS MEDO VIVA A DEMOCRACIA
Que tristeza ouvir esse amontoado de palavras que podem ser resumidas em apenas uma: XENOFOBISMO. Angola tem todos os elementos necessários para ser uma potência no continente africano, mas antes terá que superar esse tipo de discriminação que impede a pacificação do POVO ANGOLANO que é constituído pelos NASCIDO EM ANGOLA.
2"tuas opiniões são equivalentes daquelas pessoas que discursam só pa ganhar votos". Não acredito em discutir pra "pontos", pq estaria a me prejudicar a mim mesmo. Ppor isso é q acredito na filosofia. Filosofia me obriga a pensar sobre aquilo q penso: pq é q penso assim assim? pq q ou será q o penso é certo, será q o q o outro pensa não esta certo e o pq, será q não existe uma ideia mas viável. Por isso é eu fundamentei todos os meus pontos, o q não se pode falar de si q só repete aquilo q leu.
essa e a questao que liberdades , dos povos ?reestruturaçao de algumas potencias , para derrubar outras e jose Eduardo sabe
we mis you papa big savimbi
Abaixo o MPLA !!
E você quw está a falar é Langa?
3" quem não esta bem no mundo que morra" será q vc está bem no mundo, aonde também vivem MUCULMANOS?
esse cota quando fica nervoso...só fala kikongo!!
REPETE AGORA
1Cada resposta q vc da das só prova as minhas suposições sobre si, nomeadamente: q só lés mas não reflectes :"filosofias sem conhecimento e sem evidencias não da em nada"? devias pensar 2x antes de dar uma resposta dessas, pq filosofia é:" Ciência geral dos princípios e das causas..", o q quer dizer q todos problemas tem uma causa e para poder resolvê-los tens de pensar o q é q causa o problema e não somente ler sobre o problema pq isso só informa q o problema aconteceu, mas não do porquê.
SO VC
2 "..reivindicam para si uma estrutura social, política e um território(na Europa)". Se for essa a ideia,isso mostra q esta altamente confuso como todo adepto da ideologia racista. Dum lado usas a definição de racismo para negar q és racista, doutro usa a definição de etnia(muçulmanos)para mostrar q essa etnia reivindicam para si uma estrutura social, política e um território (na Europa ou no mundo!?)e por isso têm que ser exterminados, a não se q ache q etnia não faz não tenha q ver com raça.
vc é o meu idial B10
Era isso que os nazis diziam... O problema nunca é a origem das pessoas mas sim se fazem o seu trabalho bem feito, se são honestos etc...
Nacionalismo nunca! Patriotismo sempre!
cirilo Reis, familia Reis cabo-verde
@@manuelkituxe8823 Portugal
um esperto tirado
Os bacongos descendentes do Zaire ou congo Democrático, não são Angolanos? She cota ... Casa um é nacional do país onde nasceu....
@Paulwhiteshark meu irmão, isso é que é o nosso erro, eu sou mulato, eu sou branco eu sou negro... sera que isso é mesmo assim tão importante? seja preto, mulato ou branco nos todos somos pessoas e se nasceste em angola es angolano, eu não separoos mulatos, mas sou negro e luto contra a injustiça que os outros vos fazem. Tu o falas es mulato, não branco e nâo preto mas mulato e isso já diz o que es :)
porque muitos choram dizendo não sei o que eu sou. mas meu irmão deixa os burros falar :)
ele nao e o bom president mais e um bom ditadore
@Paulwhiteshark Cuidado, aconselho-te que tenhas muitissimo cuidado e cautela com as suas palavras infantis. Devias ser muito grato pela a generosidade do povo Angolano (Angola = Akwa Ngola= A'Ngola = Angola). Leia mais, coitado.
no caso de Angola o estado e zedu
@angolanchico se pensas que o teu filho sou pelo facto de ter nascido em Portugal pode ser presidente de Portugal, isso é um grande erro! porque para o Zedu se considerar angolano tinha que ter varias gerações em angola e ele não tem!!! um são-tomense não pode ser presidente de angola! ele foi-nos imposto, não fomos nós quem o escolhemos!!!
José Eduardo dos Santos é natural de Luanda, nascido e criado no bairro Sambizanga, mas para montes de matumbos complexados, defendem que ele não é angolano pork não fala nenhuma lingua nacional. Essa gente tem que ler mais. Eu, que não tenho nada que ver com a família dele, sou natural de Luanda e não falo nem entendo kimbundu, assim tambm não sou angolana??? Provincianos complexados!
Cala-te, comentário disparatado.
3. Vc não acredita na filosofia e prefere continuar no obscurantismo dos dogmas, por isso eu paro mesmo por aqui mesmo. Foi bom o bate boca, aprendi muito! Só quero q fique a saber q eu acredito q todos tem direito de viver até os MUCULAMNOS, muitos dos quais são apenas vítimas de dogmáticos como vc que usam religião ou ideologia para manipular enquanto o q eles realemnte necessita é a resolusao dos seus problemas socias.
has tantas e de origem branca mas passou nos carvoeiros.....
Leiam (massacres da Upa) no youtube para voces verem se quem foram os promotores da luta armada para independencia de Angola, todos os Portugueses a testemunhar como foi e quem lhes correu de Angola o mpla comecou a mentir o povo desde muitos anos se os Bakongos e Umbundos lutaram contra ele porque ele traiu o povo Angolano, e como erem estrangeiros por isso todos que estao nos altos postos tem cidadania duvidosa enquanto o muangole lhe falta de tudo. nao ha odio mas da pena no que fizeram.
pah vai tomar xarope!!!
2.Até a um par de anos aqueles cujo as ideias vc adopta disseram q a solução para os problemas económicos do mundo era o mercado livre (isso é o q vc leu). Hoje estamos a viver a desgraça provocada pelo tal mercado livre. Ironicamente são os mesmos demagogos q hoje estão resgatar os bancos e outras grandes empresas. é assim q eles brincam com pessoas como vc "q lêem" invés de usarem a cachimónia. Vais ler mais!!
O mais velho acertou em muitos pontos importantes,mas é necessário ter provas concretas para acusar um Chefe De Estado e leva-lo ao tribunal supremo, afim de ser julgado pelo seu próprio povo...assim do mesmo jeito que aconteceu com o ex- líder do Irak Saddam Hussein.
Muito obrigado.
Se é filho de Chinês e Americano mas foi nascido em Angola, é Angolano e Ponto final! As Origens perdem forças perante a visibilidade dos factos
Sassá De Matos mas não pode ter tantos direitos como um nacional genuíno! Então daqui a nada teremos outro estrangeiro no poder. Não defendas o que não tem defesa. Ele está a falar bem.
+Sassá De Matos É um corrupto, com os Angolanos a passar fome. Abra os olhos Sra...
+Sassá De Matos ... o problema com este sujeito, é que nem este "nascido em Angola" consegue provar. Nao achas que neste assunto algo nao cola?..
+De_matos na Tuga a ministra da justiça nasceu em angola, mas naturalizou-se portuguesa e hoje é ministra em portugal, a maka não são as oriens das pessoas, mas sim as capacidades das pessoas
Tudo certo Sra Paula! Mas que capacidades tem Eduardo dos Santos? Enriquecer à custa da miséria dos angolanos, e fazer da filha a mais rica de África!!! Sra Paula, morre mais de 25 crianças por mês nos hospitais, por falta de assistência e medicamentos... Os fantoches de Eduardo dos Santos, fazem vida de ricos, e os tribunais são dominados pelo dono de Angola...
1 Primeiro quero dizer q a "tua" definição não esta completa. Vc deixou fora a parte q lhe inclui na classificação de racista, nomeadamente: "...relacionado a....ou manifestações culturais". Esta é parte da definição do wikipedia q vc usou. E mesmo sem o resto a definição ainda lhe serve.O facto de pensar q um certo grupo (religioso) deve ser exterminado é igual a racismo pq acha q o mesmo é DISTINTO do seu e por isso inferior. Com a definição de etnia: vc quer dizer q os muçulmanos?:
@angolanchico mais um exemplo da burrice do nosso povo!!! sa history
Ah sim? Todas a guerras no mundo foram apoiadas e muitas criadas pelo capitalismo. E em qualquer conflito o capitalismo participou, guerra fria, ditaduras e repressões na América Latina, África Ásia etc. Para não falar das consequências da negligencia das camadas pobres da privatização de serviços. Alias será q não esta a falar do comunismo? Pelo q eu saiba os países Escandinavos são altamente sociais e são as "melhores" países à nível condições de vida.
parvo!!
1ª Você é um racista e xenófobo. No pleno direito por que é você - e desde que não ameaçe outras vidas humanas, menos mal e coisa que não me interessa. 2ª Africano e Africa não significam raça nem côr nem negro (o nome até veio da área nativa Caucasiana no Norte de África - na Mediterrânica) nem mulato, nem branco, tal como a Eurasia por exemplo - ou a Australia hoje, ou as Américas etc..
O JES tem origem na China, nao é????kkkk
Eate vidio
Os sao tomenses sao de origem angolana, ja desde o tempo da escravatura, o Prato nacional de São Tomé ate e calulu...
Tanta conversa, um monte de palavras mas ninguem responde ha pergunta....qual e a origem do presidente de angola???? por favor e melhor por ai um bocado de batuque ao menos da para mexer....sera que isto tambem e culpa dos colonos????
Ahahahahah estou contigo, quem sabe que responda ahahahah eu estou convicto que não p, ele não é angolano, senão, ele não tinha feito o que fez, com os seus irmãos angolanos, ele São-tomense, daí a Isabel não ter ligação com angola, pq a mãe tbm não é angolana, mas sim Russa, por isso não têm amor pelos angolanos...
1.Como o alimento não digerido, a leitura sobre a qual não se reflecte, faz mal, vc é a prova.Como já lhe disse textos são ideias humanas que mantidos sem reflexão pou cri'tica ele se torna um dogma como a religião dos mesmos indivíduos q gostarias de exterminar. Não consegues ver isso pq estas obcecado com os testos de HUMANOS como vc e os MUÇULMANOS. Lê um pouco de filosofia pra deixar de ser estático. Construa ideias próprias e deixa de tomar ideias de HOMENS como algo divino!!!
:
73828
vc esta falar issso so podes estrageiro