Gaveta, seus videos são incriveis, muito bom ver que estão mantendo essa frequencia maravilhosa, toda a equipe ta de parabéns, da um conforto muito grande ver a notificação de que saiu video teu
DOCUMENTÁRIOS E SÉRIES CITADOS NO VÍDEO: Senna (2024 , Netflix) 9/11 (2002) Senna (2010 , Netflix, Prime, Globoplay) Tiros em Columbine (2002) Democracia em Vertigem (2019 , Netflix) 1964 - O Brasil entre armas e livros (2019) O Homem com músculos de aço (1977 , Netflix) Arremesso Final (2020) Quando Eramos Reis (1996) Making a Murderer (2015 , Netflix) Ônibus 174 (2002 , Prime, Globoplay) Amy (2015 , Globoplay) A Marcha dos Pinguins (2005) O Equilibrista (2008) O Homem urso (2005) Trabalho Interno (2010 , Prime) A Dieta do Palhaço (2004 , Prime) Borat (2006 , Disney+)
Até a visão q o povo brasileiro tem do Senna já não é 100% a vdd, ele sempre foi vendido como o herói q nunca erra e isso não é exatamente um problema, o cara era mto foda memo. Mas ninguém é perfeito como ele foi mostrado.
22:16 esse comentario do Gaveta é engraçado pra mim, porque eu participei de uma apresentação de teatro chamada "Biografias em Cena", e fizemos a história do Cazuza! Meu professor/diretor queria fazer uma história mostrando todos os lados do Cazuza, desde o jovem icone do rock que revolucionou o Brasil, ate o playboyzinho viciado em droga e sexo, queriamos humanizar ele. A equipe foi atras dos direitos autorais das musicas e tudo o mais que precisaríamos, e descobrimos que a mãe do Cazuza gostava de participar dessas criações sobre o filho, como o filme dele, mas tinha uma PORÉM! A mãe dele claramente não gostava de mostrar o lado humano do Cazuza! Ela não gostava que ele fosse retratado enchendo a cara numa balada, cheirando e fumando sabe Deus o quê, e fazendo sexo com todos os gêneros do arco íris! Por fim, a equipe tomou a decisão de não incluir a mãe dele kkkkkkkk o espetáculo foi um sucesso!
Seu vídeo é muito interessante, Gaveta. O poder de influência de narrativa de um documentário - e as ideias que eles podem implantar na mente das pessoas - me lembra o filme "Inception", onde o personagem do DiCaprio diz: "Qual o parasita mais resistente? Uma bactéria? Um vírus? Um verme intestinal? Uma ideia. Resistente e altamente contagiosa. Quando uma ideia domina o cérebro, é quase impossível erradicá-la."
Nenhuma história contada em obras de entretenimento tem a nuance do mundo real. Se você quer saber como algo ocorreu "de verdade", você teria que passar anos vendo as fontes primárias e análises secundárias de diferentes pontos de vista para ter a visão mais completa possível de uma ocorrência específica. Evidentemente, a maioria das pessoas não querem ser historiadoras (isso valeria pra documentários de ciência também), a gente só quer se entreter com algo diferente de uma ficção explícita de vez em quando.
O PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO feito no mundo, "Nanook, o esquimó", para mim, é o melhor exemplo disso. Foi dirigido pelo estadunidense Robert Flaherty em 1922, e narra a cultura dos esquimós mas com o uso de encenações de costumes já não mais utilizados pelos esquimós naquele tempo, como uso de arpão para pesca, por exemplo.
o ponto é, que o documentário ele não é pra ser considerado "a fonte de informação máxima", pelo contrário, como dito no vídeo, ele apenas aprofunda um cenário/perspectiva não conhecido ou documentado de tal assunto. mas caso queira algo mais completo e com todos lados de uma história, acho que uma reportagem é o mais próximo, mas não há de verdade um formato audio-visual que vá carregar todas as informações possíveis, seria inviável e trabalhoso. o certo mesmo é não confiar em apenas uma só mídia, mas pesquisar e aprofundar por si mesmo e ter as conclusões que vc deseja, e repetindo novamente, documentário vai apenas aprofundar uma parcela da história e esse é o formato, não há nada de errado nisso, errado é exigir que tenha um turbilhão de informações e não seguir uma linha objetiva a ser seguido e outra que se entupisse de informação tem alta chance de ser desordenado e maçante.
Fiquei um pouco surpreso não tinha pensado nisso.... lembro dos Nerdcast em vários episódios com os temas de história eles mencionava vários documentários no meio da discursão!! sei lá... agora vou ter q ter maior esforço pra assistir os documentários com essa visão, Excelente análise!!!
Po, não sei, o impacto que as histórias tem na população em geral me faz ser criterioso quanto a distorção da verdade em tela. Como tem um impacto negativo uma figura pública ficar disseminando opiniões duvidosas, vejo o mesmo perigo e alcance na distorção de realidade em produções de grande impacto. Mas adoro seu trabalho Gaveta!
Exatamente, n tenho ideia da sua visão política mas penso o mesmo. Estou rodeado de conhecidos quem tem documentários como fatos da vida de uma pessoa ou pior, fatos políticos. Pela arte pode ser belíssimo, mas o dano social que causa e pode causar é assustador.
Isso mesmo, eu concordo com você, mas o gaveta tem razão em falar que existe documentário desses tipos, mas em minha OPINIÃO, não quer dizer que sejam bons filmes. Eu posso fazer documentários simplesmente mentindo culturalmente, politicamente, etc... e uma parte da população cair nesse conto. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa um pouco mais profunda vai descobrir que Zumbi dos Palmares era escravagista, e temos um feriado baseado nele (pequena provocação).
No documentário sobre a Simone Biles na Netflix mostraram ela ganhando o ouro por equipes e no salto, mas omitiram a apresentação dela no solo só porque ela ficou com a medalha de prata, ficando atrás da a Rebeca Andrade. Só apareceu um take de 1 segundo com elas no pódio.
E isso não é problema nenhum, a intenção do documentarista era mostrar todas as vitórias e virtudes dela, talvez colocar uma derrota dela, não fosse interessante pra narrativa dele, aí vai de vc gostar ou não, mas é legítimo, não tá distorcendo um fato
0:04 Namoral o Gaveta é mestre em piadas internas 😂, várias vezes ele coloca esse trecho do Clark nos videos e só quem conhece The Office sabe o que significa, muito foda véi 😂😂
Gaveta, você é sensacional! Fico me perguntando se você assiste a todos os seus vídeos e analisa como ficou. Seria tudo você falar metalinguisticamente mesmo sobre a construção de storytelling(enredo, bordões, momentos/quadros e opções/soluções que você faz pros conteúdos pra plataforma. Porque eu, de fato, fico me perguntando: será que ele tá acompanhando e desenvolvendo desde o roteiro/pesquisa até a edição? Tá com a mulexta. É muita coisa e muito conteúdo. OBS: PARABÉNS PELO SEU TRABALHO COM A ADOBE… A SAMSUNG… PERFEITO 👏
Fiquei um pouco surpreso não tinha pensado nisso... como uso de arpão para pesca, por exemplo. Gaveta, feliz natal! me pegou que cuspi a comida no teclado, que fiquei com raiva da mãe dela mas depois mudei de ideia.
Perfeito esse vídeo! Gosto de ver documentários porque muitas vezes eu penso que se fosse um filme, e as pessoas não soubessem que foi real, não ia dar pra acreditar! O interessante é quando vendem no marketing uma narrativa mas quando a gente assiste tudo não era bem assim, um exemplo foi O mistério de Maya, que fiquei com raiva da mãe dela mas depois mudei de ideia.
Segundo o dicionário "Oxford Languages" , quando se trata da palavra "Documentário" no meio cinematográfico ou televisivo, este é definido como um "filme informativo e/ou didático feito sobre pessoa[s] (geralmente de conhecimento público), animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas etc.". Sendo o documentário um filme, uma forma de arte que combina imagens em movimento, sons e narrativa para contar uma história ou transmitir uma mensagem, a colocação do Gaveta é pertinente; ainda mais dado a explicação que se segue no vídeo. No estudo dos gêneros cinematográficos é tido como um gênero que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Vale destacar que embora tenha um caráter não ficcional é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Embora ele explore a realidade, não significa que seja, via de regra, uma expressão da verdade. Esse lógica também funciona para qualquer forma de documento, contudo há documentos menos passíveis de parcialidade e mais objetivos. As pessoas tendem a achar que o fato de ser um documento é garantia de veracidade, mas isso é algo bem questionável dada a variedade de documentos possíveis. Por exemplo, uma foto, um artigo de jornal, um livro, um relatório governamental, podem ser documentos históricos. Isso não quer dizer que tragam informações verdadeiras, daí a necessidade do historiador ou historiadora de analisar e comparar com outras fontes para tecer a historiografia (a narrativa histórica) a partir das metodologia e teorias que regem a ciência histórica. É muito comum que as pessoas se aproveitem dessa associação a crença comum da veracidade do documento com o documentário para influenciar a visão do público sobre alguém ou alguma coisa. O documentário recebe esse nome por se valer de documentos para sua construção. Para quem de fato quer ver documentários historicamente acertados, o mais adequado seria procurar documentários dirigidos por historiadores ou historiadoras, pois estes tem métodos próprios ao campo para selecionar e analisar os documentos usados para construir o documentário com finalidade historiográfica. Dizer que o objetivo é simplesmente documentar descaracterizaria o gênero "Documentário", pois há varias outras formas de documentar algo que não exigem a construção de uma narrativa, ou seja, uma história. Sem narrativa/história, não se constitui um documentário, mas sim um mero registro audiovisual, uma gravação. Esta pode ser um documento, mas não um documentário caso não haja uma narrativa/história. Destaco isso, pois sou professor e pesquisador da área de História na linha do uso da produção cultural como fonte histórica e é comum entre as pessoas que não são da área ter uma visão confusa (quando não equivocada) acerca da relação entre documentários e a narrativa histórica.
adorei o mini documentário que você fez gaveta a história do homem é tocante mesmo, só não entendi porque ele falou bastante da camiseta mas é uma bela história!
Entendo, é assim e ponto. Eu acho que documentários deveriam ser mais reais, quando não, deixar bem explícito isto. Pois em um mundo onde cada vez menos pessoas buscam informação aprofundada sobre algo, isso se torna cada vez mais preocupante.
Mas o problema hoje das pessoas é de não querer mastigar nada, consumo pelo consumo, isso é mais um problema da falta de abstração e reflexão de algo do que a informação em si, até o documentários mais "factuais", são narrativas criadas
@@josedasilvassauro no mundo das pessoas que realmente se importam ou se preocupam com algo. No mundo que essa pessoa abre um livro e não uma rede social. Infelizmente, somos cada vez menos pessoas.
Produzi um documentário do zero neste ano de primeira viagem, um baita desafio q me diverti muito. Vendo esse video, notei coisas q não havia notado no meu próprio trabalho. Ele está como não listado no YT e visa mostrar o cotidiano e histórias das bandas marciais de SP, um ramo q possui muito ego e "lados da história". Procurei ser neutro em todos os quesitos e acho q consegui, apesar de estar contando uma história tbm
Eu tô aqui rindo sem parar da parte do acasalamento de pinguins e o meme da tartaruga gemendo pqp eu não aguento o Gaveta, o humor dele e do pessoal da Gaveta Filmes é muito bom KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gaveta, Eu recomendo fortemente o documentário "A luta do século", por favor eu sinto que é uma obra prima. Se puder fazer um vídeo sobre ou citando sua opinião
Documentários não estão entre meus filmes favoritos, mas já assisti vários muito por conta da escola ou faculdade (especialmente faculdade) e todos os que vi mexeram muito comigo, a suma maioria me deixou péssima ou chocada. Gostaria de ver mais vídeos seus falando sobre documentários que curte ou recomenda. OBS: O documentário que mais me chocou foi sobre o meme do sapo pep, valeu facul de publicidade que me mostrou isso e até hj não sai da minha cabeça kkkkk
Gaveta, quase nunca comento aqui, mas queria pedir um vídeo, seria muito bacana ver você falando sobre técnicas e curiosidades da edição analógica, como faziam filmes antes dos computadores, como as transações de fade in e fade out nasceram, e como é possivel fazerem aquela remasterização 4k que fizeram do Jurassic Park somente com as fitas
Tava lembrando da minha mãe que assistiu Borat na tv aberta, quase no final me sentei pra assistir com ela. Ela tava achando que era um documenntario real de um estrangeiro na America kkkk e no mesmo dia que lembrei o gaveta cita o filme.
Falando sobre documentário, uma coisa que reparei ontem e fiquei besta é que o Gaveta parece muito com o Bemvindo Sequeira (ator que vi atuando em Tieta) e fiquei passado, pensava até que era pai dele kk
Gaveta, falando em documentários... que tal fazer um vídeo apenas sobre as técnicas de documentários de natureza? Como um Animal Planet da vida faz as filmagens, como a edição é usada para contar uma história etc. Imagino que seja muito diferente de qualquer filme e documentários comuns, já que não se tratam de humanos vivendo vidas/histórias humanas.
acho que o primeiro que vi foi o do Silvio santos que ta na disney, eu adorei ele, mas lembro de ficar confuso sobre o que era real e o que não era, mas depois cheguei na mesma conclusão que não importa, foi divertido
O documentário da Batalha dos aflitos é exatamente esse exemplo de um jogo de futebol muito icônico que foi contado de um jeito que ficou mais épico ainda.
Lembrei de umas na animação do Avatar Korra, Varig que é um prdodutor/editor/diretor de cinema diz "nunca deixe a verdade estragar uma boa história" kkkkkkkkkkkk E quem acha que jornalismo/documentário/historiadores são imparciais, o simples fato de escolher qual noticia ou fato reportar, e qual omitir, já é uma opinião...
As boas histórias eu msm crio da minha cabeça, sou escritor, vc acha q eu preciso assistir documentário pra ter uma boa história? 😂😂😂😂😂 Eu vejo documentário pra saber fatos reais...
O melhor documentário que já vi, e o mais triste também, foi "Dear Zachary: A Letter to a Son About His Father". Recomendo muito assistirem sem procurarem nada sobre antes. Tem disponível no youtube com legendas.
Eu nunca fui um grande fã de documentários (Mas gostava dos documentários mais científicos ou históricos). Sempre sentia essa roteirização estilo reality. Agora eu posso ignorar os documentários sem culpa nenhuma.
Assistindo esse vídeo eu lembrei daquelas pessoas que quando você pergunta qual é o hobby fala que "eu gosto muito de assistir documentários" com aquele ar de superioridade e pretensa intelectualidade 😂😂😂
Gaveta, pq vc não faz esse documentário do Fenômeno? Vc já tem o interesse e a parada na cabeça. Sem falar que tem nome pra conseguir o apoio $ necessário pra fazer acontecer.
Realmente, as pessoas não entendem que documentários nem sempre são um reflexo da realidade ou uma fonte de verdade absoluta, mas sim um recorte de algo sob o ponto de vista de alguém, que, em alguns casos, pode ser uma completa distorção dos fatos. Como no caso de "Leaving Neverland", que nem deveria ser classificado como documentário, mas sim como um filme de ficção ou fantasia.
eu realmente escuto a palavra documentário e imagino uma peça jornalística, algumas de fato acabam sendo um conteúdo real, tentando seguir oq de fato aconteceu, ou seja o problema é que a palavra documentário ou ta sendo usada errada ou deveria existir um termo pra definir quando é algo baseado em fatos ou realmente os fatos como um jornal mostra
Isso me lembrou o doc " Ilha das Flores", do Jorge Furtado. Como obra ele é muito claro em sua proposta e mensagem, porém já ouvi falar sobre como essa produção afetou negativamente o próprio lugar que serviu de inspiração para o filme.
Pelo o que me lembro o lugar não era tão ruim quanto ele mostrou. Ai deu uma imagem de monstro e porcos para os moradores que perdira até hoje@@Jarlison0
Gaveta quando eu vejo um documentário busco entender o autor da proposta. Por exemplo, o documentário do Peter Jackson sobre a guerra de Trincheira, com isso a gente fica sabendo do microverso dos soldados que lutaram na primeira guerra mundial. O documentário, o filme, o quadrinho contam muito mais sobre o proponente do que a história per si, essas peças são mais portas de entrada para determinado acontecimento.
Assistindo esse vídeo e pensando nessa parada de contar uma história a partir de fatos reais eu pensei nas edições dos reality shows que pegam as coisas que aconteceram e beneficiam ou prejudicam algum participante retratando ele como herói ou vilão de acordo com seus interesses.
Gaveta uma ideia boa de vídeo é sobre a propaganda q o Fiveer vez dizendo q "ninguém liga se vc usa IA" e falar q para projetos pequenos/pessoais fazem sentido, mas agora pra porra de uma indústria gigantesca é desumano
Um documentário que eu achei legal foi um da Netflix sobre o desaparecimento da Madeleine McCann, cada episódio eles exploram uma teoria e faz vc acreditar que aquela teoria é a certa, ate vc assistir o próximo ep. e todos os lados são mostrados.
8:42 na verdade não é a questão da pilotagem do Senna e sim pelo fato dele ter sido o cara que começou toda a treta entre os dois e pior ainda além dele ter começado ele estava errado.
8:57 GAVETAAAAAA... VERSTAPPEN lembra muito o Senna. Muita gente aqui no Brasil não gosta dele, mas se ele fosse br todos iam falar que é novo Senna. O cara é um gênio. Diria que é o segundo melhor piloto da história, só perde para o nosso Senna querido
Assisti pumb iron quando era marombeiro com meu cunhado, a gente tava grande kkkk. Mas no filme tod ja tive a impressão que o Lou ferrino era o heroi que perdeu e que o Arnold era o vilão que ganhou.
Esse sem sombra de dúvidas foi o melhor Jabá que eu assisti nessa canal, se ta loko muito bom kkkkkkk
Gaveta, seus videos são incriveis, muito bom ver que estão mantendo essa frequencia maravilhosa, toda a equipe ta de parabéns, da um conforto muito grande ver a notificação de que saiu video teu
DOCUMENTÁRIOS E SÉRIES CITADOS NO VÍDEO:
Senna (2024 , Netflix)
9/11 (2002)
Senna (2010 , Netflix, Prime, Globoplay)
Tiros em Columbine (2002)
Democracia em Vertigem (2019 , Netflix)
1964 - O Brasil entre armas e livros (2019)
O Homem com músculos de aço (1977 , Netflix)
Arremesso Final (2020)
Quando Eramos Reis (1996)
Making a Murderer (2015 , Netflix)
Ônibus 174 (2002 , Prime, Globoplay)
Amy (2015 , Globoplay)
A Marcha dos Pinguins (2005)
O Equilibrista (2008)
O Homem urso (2005)
Trabalho Interno (2010 , Prime)
A Dieta do Palhaço (2004 , Prime)
Borat (2006 , Disney+)
Valeu!!!
faltou borat 15:31
Obrigada!!
Que isso 😮😮👏👏
Obrigado ❤
O documentário do Christopher Reeve foi uma das melhores coisas que eu já vi na vida!
Gaveta, faz uma lista de melhores documentáaaarios!
Até a visão q o povo brasileiro tem do Senna já não é 100% a vdd, ele sempre foi vendido como o herói q nunca erra e isso não é exatamente um problema, o cara era mto foda memo. Mas ninguém é perfeito como ele foi mostrado.
22:16 esse comentario do Gaveta é engraçado pra mim, porque eu participei de uma apresentação de teatro chamada "Biografias em Cena", e fizemos a história do Cazuza! Meu professor/diretor queria fazer uma história mostrando todos os lados do Cazuza, desde o jovem icone do rock que revolucionou o Brasil, ate o playboyzinho viciado em droga e sexo, queriamos humanizar ele.
A equipe foi atras dos direitos autorais das musicas e tudo o mais que precisaríamos, e descobrimos que a mãe do Cazuza gostava de participar dessas criações sobre o filho, como o filme dele, mas tinha uma PORÉM!
A mãe dele claramente não gostava de mostrar o lado humano do Cazuza! Ela não gostava que ele fosse retratado enchendo a cara numa balada, cheirando e fumando sabe Deus o quê, e fazendo sexo com todos os gêneros do arco íris!
Por fim, a equipe tomou a decisão de não incluir a mãe dele kkkkkkkk o espetáculo foi um sucesso!
Para mim esse foi um dos melhores vídeos deste canal, sério, achei muito bom.
Seu vídeo é muito interessante, Gaveta.
O poder de influência de narrativa de um documentário - e as ideias que eles podem implantar na mente das pessoas - me lembra o filme "Inception", onde o personagem do DiCaprio diz:
"Qual o parasita mais resistente? Uma bactéria? Um vírus? Um verme intestinal?
Uma ideia. Resistente e altamente contagiosa.
Quando uma ideia domina o cérebro, é quase impossível erradicá-la."
24:41 aquela montagem de como seria o resultado final da criança do avião, me pegou que cuspi a comida no teclado
Eu dei uma risada absurda kkkkkkkkkk
Nenhuma história contada em obras de entretenimento tem a nuance do mundo real. Se você quer saber como algo ocorreu "de verdade", você teria que passar anos vendo as fontes primárias e análises secundárias de diferentes pontos de vista para ter a visão mais completa possível de uma ocorrência específica.
Evidentemente, a maioria das pessoas não querem ser historiadoras (isso valeria pra documentários de ciência também), a gente só quer se entreter com algo diferente de uma ficção explícita de vez em quando.
23:43 nunca achei q meu trabalho ia aparecer no Gaveta 😂
que crossover🤯
O PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO feito no mundo, "Nanook, o esquimó", para mim, é o melhor exemplo disso. Foi dirigido pelo estadunidense Robert Flaherty em 1922, e narra a cultura dos esquimós mas com o uso de encenações de costumes já não mais utilizados pelos esquimós naquele tempo, como uso de arpão para pesca, por exemplo.
o ponto é, que o documentário ele não é pra ser considerado "a fonte de informação máxima", pelo contrário, como dito no vídeo, ele apenas aprofunda um cenário/perspectiva não conhecido ou documentado de tal assunto.
mas caso queira algo mais completo e com todos lados de uma história, acho que uma reportagem é o mais próximo, mas não há de verdade um formato audio-visual que vá carregar todas as informações possíveis, seria inviável e trabalhoso.
o certo mesmo é não confiar em apenas uma só mídia, mas pesquisar e aprofundar por si mesmo e ter as conclusões que vc deseja, e repetindo novamente, documentário vai apenas aprofundar uma parcela da história e esse é o formato, não há nada de errado nisso, errado é exigir que tenha um turbilhão de informações e não seguir uma linha objetiva a ser seguido e outra que se entupisse de informação tem alta chance de ser desordenado e maçante.
Fiquei um pouco surpreso não tinha pensado nisso.... lembro dos Nerdcast em vários episódios com os temas de história eles mencionava vários documentários no meio da discursão!! sei lá... agora vou ter q ter maior esforço pra assistir os documentários com essa visão, Excelente análise!!!
Pois é...
Po, não sei, o impacto que as histórias tem na população em geral me faz ser criterioso quanto a distorção da verdade em tela. Como tem um impacto negativo uma figura pública ficar disseminando opiniões duvidosas, vejo o mesmo perigo e alcance na distorção de realidade em produções de grande impacto. Mas adoro seu trabalho Gaveta!
Exatamente, n tenho ideia da sua visão política mas penso o mesmo. Estou rodeado de conhecidos quem tem documentários como fatos da vida de uma pessoa ou pior, fatos políticos. Pela arte pode ser belíssimo, mas o dano social que causa e pode causar é assustador.
Isso mesmo, eu concordo com você, mas o gaveta tem razão em falar que existe documentário desses tipos, mas em minha OPINIÃO, não quer dizer que sejam bons filmes. Eu posso fazer documentários simplesmente mentindo culturalmente, politicamente, etc... e uma parte da população cair nesse conto. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa um pouco mais profunda vai descobrir que Zumbi dos Palmares era escravagista, e temos um feriado baseado nele (pequena provocação).
Simplesmente os melhores jabás de todo o youtube, absolut cinema👐
No documentário sobre a Simone Biles na Netflix mostraram ela ganhando o ouro por equipes e no salto, mas omitiram a apresentação dela no solo só porque ela ficou com a medalha de prata, ficando atrás da a Rebeca Andrade. Só apareceu um take de 1 segundo com elas no pódio.
E isso não é problema nenhum, a intenção do documentarista era mostrar todas as vitórias e virtudes dela, talvez colocar uma derrota dela, não fosse interessante pra narrativa dele, aí vai de vc gostar ou não, mas é legítimo, não tá distorcendo um fato
@guilhermematias7288 Não foi uma derrota: ela ganhou uma medalha de prata e omitiram essa informação.
Isso eh um erro grave, eh uma medalha d prata olímpica, vc vai assistir e sai desinformado... @@guilhermematias7288
Agora q eu num vou msm assistir essa lixeira d documentário...
@@lenteselentilhas foi uma "derrota" no sentido de que ela não levou o ouro. Tem uma lógica pra omitir essa parte.
Amo seus vídeos, sempre muito bem feitos e as thumbs também, muito bem feitas e engraçadas kkkk
Um abraço pra você e pra toda a equipe ❤
Esse foi o melhor jabá da insider que eu já vi kkkkkkk parabéns gaveta! Tu é incrivelmente criativo kk
Sair desses vídeos com uma lista enorme de documentários para ver ❤
0:04 Namoral o Gaveta é mestre em piadas internas 😂, várias vezes ele coloca esse trecho do Clark nos videos e só quem conhece The Office sabe o que significa, muito foda véi 😂😂
Gaveta, feliz natal!
Faz um video sobre animações brasileiras ! ❤
bom demais ver gavetinha abrindo dialogo sobre assuntos complexos!!!!!!!!
Gaveta, você é sensacional! Fico me perguntando se você assiste a todos os seus vídeos e analisa como ficou. Seria tudo você falar metalinguisticamente mesmo sobre a construção de storytelling(enredo, bordões, momentos/quadros e opções/soluções que você faz pros conteúdos pra plataforma.
Porque eu, de fato, fico me perguntando: será que ele tá acompanhando e desenvolvendo desde o roteiro/pesquisa até a edição? Tá com a mulexta. É muita coisa e muito conteúdo.
OBS: PARABÉNS PELO SEU TRABALHO COM A ADOBE… A SAMSUNG… PERFEITO 👏
Cheguei mais rápido que o Senna correndo na chuva 😊 Amo seu conteúdo, Gaveta ❤
Fiquei um pouco surpreso não tinha pensado nisso... como uso de arpão para pesca, por exemplo. Gaveta, feliz natal! me pegou que cuspi a comida no teclado, que fiquei com raiva da mãe dela mas depois mudei de ideia.
Gaveta, vc arrasa.. não canso de dizer isso..
Perfeito esse vídeo! Gosto de ver documentários porque muitas vezes eu penso que se fosse um filme, e as pessoas não soubessem que foi real, não ia dar pra acreditar! O interessante é quando vendem no marketing uma narrativa mas quando a gente assiste tudo não era bem assim, um exemplo foi O mistério de Maya, que fiquei com raiva da mãe dela mas depois mudei de ideia.
Sugestão pro gaveta falar sobre como os estúdios entregam e brifam um treiler pras empresas que criam os treilers
Cara, eu queria passar a propaganda mas no canal do gaveta é impossível mamakakakakaka são mto boas pqp
Segundo o dicionário "Oxford Languages" , quando se trata da palavra "Documentário" no meio cinematográfico ou televisivo, este é definido como um "filme informativo e/ou didático feito sobre pessoa[s] (geralmente de conhecimento público), animais, acontecimentos (históricos, políticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas etc.". Sendo o documentário um filme, uma forma de arte que combina imagens em movimento, sons e narrativa para contar uma história ou transmitir uma mensagem, a colocação do Gaveta é pertinente; ainda mais dado a explicação que se segue no vídeo. No estudo dos gêneros cinematográficos é tido como um gênero que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela. Vale destacar que embora tenha um caráter não ficcional é uma representação parcial e subjetiva da realidade. Embora ele explore a realidade, não significa que seja, via de regra, uma expressão da verdade.
Esse lógica também funciona para qualquer forma de documento, contudo há documentos menos passíveis de parcialidade e mais objetivos. As pessoas tendem a achar que o fato de ser um documento é garantia de veracidade, mas isso é algo bem questionável dada a variedade de documentos possíveis. Por exemplo, uma foto, um artigo de jornal, um livro, um relatório governamental, podem ser documentos históricos. Isso não quer dizer que tragam informações verdadeiras, daí a necessidade do historiador ou historiadora de analisar e comparar com outras fontes para tecer a historiografia (a narrativa histórica) a partir das metodologia e teorias que regem a ciência histórica.
É muito comum que as pessoas se aproveitem dessa associação a crença comum da veracidade do documento com o documentário para influenciar a visão do público sobre alguém ou alguma coisa. O documentário recebe esse nome por se valer de documentos para sua construção. Para quem de fato quer ver documentários historicamente acertados, o mais adequado seria procurar documentários dirigidos por historiadores ou historiadoras, pois estes tem métodos próprios ao campo para selecionar e analisar os documentos usados para construir o documentário com finalidade historiográfica.
Dizer que o objetivo é simplesmente documentar descaracterizaria o gênero "Documentário", pois há varias outras formas de documentar algo que não exigem a construção de uma narrativa, ou seja, uma história. Sem narrativa/história, não se constitui um documentário, mas sim um mero registro audiovisual, uma gravação. Esta pode ser um documento, mas não um documentário caso não haja uma narrativa/história.
Destaco isso, pois sou professor e pesquisador da área de História na linha do uso da produção cultural como fonte histórica e é comum entre as pessoas que não são da área ter uma visão confusa (quando não equivocada) acerca da relação entre documentários e a narrativa histórica.
sofreu mas o vídeo saiu! vamo que vamo
Caralho, Gaveta, QUE AULA!!! ❤
ESSE FOI O MELHOR JABÁ QUE EU JÁ VI! HAHAHAHA Gaveta Gênio!
adorei o mini documentário que você fez gaveta a história do homem é tocante mesmo, só não entendi porque ele falou bastante da camiseta mas é uma bela história!
Gaveta, tu é maravilhoso!!! Muito f0d4 teu conteúdo!!!
esse foi um dos melhores jabás do canal kkkkkkkkkkkkkkkk
o melhor foi o do vídeo sobre clipes
Entendo, é assim e ponto. Eu acho que documentários deveriam ser mais reais, quando não, deixar bem explícito isto. Pois em um mundo onde cada vez menos pessoas buscam informação aprofundada sobre algo, isso se torna cada vez mais preocupante.
Mas o problema hoje das pessoas é de não querer mastigar nada, consumo pelo consumo, isso é mais um problema da falta de abstração e reflexão de algo do que a informação em si, até o documentários mais "factuais", são narrativas criadas
Em que mundo as pessoas procuram informação mais aprofundada? 😂
@@josedasilvassauro no mundo das pessoas que realmente se importam ou se preocupam com algo. No mundo que essa pessoa abre um livro e não uma rede social. Infelizmente, somos cada vez menos pessoas.
Você pode ser 100%real e ainda assim ser parcial. É difícil explicar pra quem não é do meio e não tem um pingo de conhecimento
Gaveta tu conseguiu emular as propagandas do Casseta e Planeta com os produtos Tabajara nesse teu jabá aí 😂😂😂😂😂
Achei excelente a temática, obrigado!
sim, gaveta. E o seu vídeo me lembrou aquele documantário chamado "Professor Polvo". Muito bom.
Kkkkkkkk manoooooo!! Eu amo esses jabas! Trás um OSCAR pra esse homem minha gente! 😂😂😂😂😂
Adoro os sorrisinhos que o Gaveta dá quando embala um jabá no vídeo, aposto que ele se diverte fazendo.
Produzi um documentário do zero neste ano de primeira viagem, um baita desafio q me diverti muito.
Vendo esse video, notei coisas q não havia notado no meu próprio trabalho.
Ele está como não listado no YT e visa mostrar o cotidiano e histórias das bandas marciais de SP, um ramo q possui muito ego e "lados da história".
Procurei ser neutro em todos os quesitos e acho q consegui, apesar de estar contando uma história tbm
E Gaveta, feliz Natal!!!
Que jaba maravilhoso. Me lembrou as produções antigas (e no sense) do canal. Sdds Kussuado.
6:19 "GIGANTESCA elasticidade"
Não esperava um vídeo nessa manhã
Eu tô aqui rindo sem parar da parte do acasalamento de pinguins e o meme da tartaruga gemendo pqp eu não aguento o Gaveta, o humor dele e do pessoal da Gaveta Filmes é muito bom KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gaveta, Eu recomendo fortemente o documentário "A luta do século", por favor eu sinto que é uma obra prima. Se puder fazer um vídeo sobre ou citando sua opinião
Um dos vídeos que eu mais tava ansioso, irmãos 👍
Documentários não estão entre meus filmes favoritos, mas já assisti vários muito por conta da escola ou faculdade (especialmente faculdade) e todos os que vi mexeram muito comigo, a suma maioria me deixou péssima ou chocada. Gostaria de ver mais vídeos seus falando sobre documentários que curte ou recomenda.
OBS: O documentário que mais me chocou foi sobre o meme do sapo pep, valeu facul de publicidade que me mostrou isso e até hj não sai da minha cabeça kkkkk
Poxa fiquei muito curioso sobre esse documentário que te chocou kkkkkk ele é sobre o quê?
O jabá de hoje foi muito bom gaveta
O melhor desde aquele do vídeo do alien
Gaveta, quase nunca comento aqui, mas queria pedir um vídeo, seria muito bacana ver você falando sobre técnicas e curiosidades da edição analógica, como faziam filmes antes dos computadores, como as transações de fade in e fade out nasceram, e como é possivel fazerem aquela remasterização 4k que fizeram do Jurassic Park somente com as fitas
Mais um prêmio Insider garantido depois desse jabá. Excelente Gaveta, excelente!!!
06:38 eu amo esse cara namoral❤
Gaveta, pq vc não faz logo o doc do fenômeno? Precisando de diretor de arte. Tô por aqui!
Oloco o Gavetudo soltando vídeo antes do meio dia
Tava lembrando da minha mãe que assistiu Borat na tv aberta, quase no final me sentei pra assistir com ela. Ela tava achando que era um documenntario real de um estrangeiro na America kkkk
e no mesmo dia que lembrei o gaveta cita o filme.
oba, video do gaveta as 9 da manhã
Gaveta você poderia falar sobre o documentário "Ilha das flores"? E também falar como foi feito esse documentário, por favor?
Próximo vídeo pode ser de filmes documentais e a diferença entre um documentário.
Um filme desse tipo que eu acho incrível é Fruitvale Station
Falando sobre documentário, uma coisa que reparei ontem e fiquei besta é que o Gaveta parece muito com o Bemvindo Sequeira (ator que vi atuando em Tieta) e fiquei passado, pensava até que era pai dele kk
não, esse jaba eu não aguentei KKKKKK foi um dos melhores
Gaveta, falando em documentários... que tal fazer um vídeo apenas sobre as técnicas de documentários de natureza?
Como um Animal Planet da vida faz as filmagens, como a edição é usada para contar uma história etc. Imagino que seja muito diferente de qualquer filme e documentários comuns, já que não se tratam de humanos vivendo vidas/histórias humanas.
acho que o primeiro que vi foi o do Silvio santos que ta na disney, eu adorei ele, mas lembro de ficar confuso sobre o que era real e o que não era, mas depois cheguei na mesma conclusão que não importa, foi divertido
Amo documentários, valeu pelo video Gavetinha
O documentário da Batalha dos aflitos é exatamente esse exemplo de um jogo de futebol muito icônico que foi contado de um jeito que ficou mais épico ainda.
Lembrei de umas na animação do Avatar Korra, Varig que é um prdodutor/editor/diretor de cinema diz "nunca deixe a verdade estragar uma boa história" kkkkkkkkkkkk
E quem acha que jornalismo/documentário/historiadores são imparciais, o simples fato de escolher qual noticia ou fato reportar, e qual omitir, já é uma opinião...
Kkkk lembrei
O historiador Boris Fausto já disse algo nesse sentido, não existe imparcialidade pq não dá pra reportar tudo
@@kazaramvitor Sim.. O ser humano é por natureza imparcial.
O marketing e publicidade exploram ao montes os vieses humano.
As boas histórias eu msm crio da minha cabeça, sou escritor, vc acha q eu preciso assistir documentário pra ter uma boa história? 😂😂😂😂😂 Eu vejo documentário pra saber fatos reais...
Narrativa é uma coisa tão poderosa no audiovisual, quero esrudar mais disso para minhas produções futuras
O melhor documentário que já vi, e o mais triste também, foi "Dear Zachary: A Letter to a Son About His Father".
Recomendo muito assistirem sem procurarem nada sobre antes. Tem disponível no youtube com legendas.
Eu nunca fui um grande fã de documentários (Mas gostava dos documentários mais científicos ou históricos). Sempre sentia essa roteirização estilo reality. Agora eu posso ignorar os documentários sem culpa nenhuma.
Gaveta, faz um vídeo sobre filmes de Natal!!
Um dos melhores vídeos do canal. Nem o jabá eu pulei haha
Dois kkkk
Assistindo esse vídeo eu lembrei daquelas pessoas que quando você pergunta qual é o hobby fala que "eu gosto muito de assistir documentários" com aquele ar de superioridade e pretensa intelectualidade 😂😂😂
Esse assunto é difícil de digerir mas é verdade. Toda história tem 3 lados : o lado de um, o lado do outro e a verdade 🤷♂️
Gaveta, pq vc não faz esse documentário do Fenômeno? Vc já tem o interesse e a parada na cabeça. Sem falar que tem nome pra conseguir o apoio $ necessário pra fazer acontecer.
Realmente, as pessoas não entendem que documentários nem sempre são um reflexo da realidade ou uma fonte de verdade absoluta, mas sim um recorte de algo sob o ponto de vista de alguém, que, em alguns casos, pode ser uma completa distorção dos fatos. Como no caso de "Leaving Neverland", que nem deveria ser classificado como documentário, mas sim como um filme de ficção ou fantasia.
Só o Gaveta mostrou o que realmente aconteceu na poltrona da janela do avião. Muito obrigado, Gaveta.
Tem que falar sobre o Tiger King!!! Não tem documentário mais insano que esse!
morri com esse Ad kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk top 10 melhores Ad do gaveta kkskskskskskskskskks
eu realmente escuto a palavra documentário e imagino uma peça jornalística, algumas de fato acabam sendo um conteúdo real, tentando seguir oq de fato aconteceu, ou seja o problema é que a palavra documentário ou ta sendo usada errada ou deveria existir um termo pra definir quando é algo baseado em fatos ou realmente os fatos como um jornal mostra
Isso me lembrou o doc " Ilha das Flores", do Jorge Furtado. Como obra ele é muito claro em sua proposta e mensagem, porém já ouvi falar sobre como essa produção afetou negativamente o próprio lugar que serviu de inspiração para o filme.
Afetou como?
Pelo o que me lembro o lugar não era tão ruim quanto ele mostrou. Ai deu uma imagem de monstro e porcos para os moradores que perdira até hoje@@Jarlison0
Gaveta quando eu vejo um documentário busco entender o autor da proposta. Por exemplo, o documentário do Peter Jackson sobre a guerra de Trincheira, com isso a gente fica sabendo do microverso dos soldados que lutaram na primeira guerra mundial. O documentário, o filme, o quadrinho contam muito mais sobre o proponente do que a história per si, essas peças são mais portas de entrada para determinado acontecimento.
Assistindo esse vídeo e pensando nessa parada de contar uma história a partir de fatos reais eu pensei nas edições dos reality shows que pegam as coisas que aconteceram e beneficiam ou prejudicam algum participante retratando ele como herói ou vilão de acordo com seus interesses.
Adoro documentários ! Mto mais do que filmes (são mto previsíveis....)
Gaveta uma ideia boa de vídeo é sobre a propaganda q o Fiveer vez dizendo q "ninguém liga se vc usa IA" e falar q para projetos pequenos/pessoais fazem sentido, mas agora pra porra de uma indústria gigantesca é desumano
Um documentário que eu achei legal foi um da Netflix sobre o desaparecimento da Madeleine McCann, cada episódio eles exploram uma teoria e faz vc acreditar que aquela teoria é a certa, ate vc assistir o próximo ep. e todos os lados são mostrados.
8:42 na verdade não é a questão da pilotagem do Senna e sim pelo fato dele ter sido o cara que começou toda a treta entre os dois e pior ainda além dele ter começado ele estava errado.
os Documentários do Cristopher Reeve e da Princesa Diana foram os que me fizeram refletir ... porque eles tiveram que ir embora tão cedo !!
O cara fez o melhor exemplo do que é documentário com UM JABAR KKKKKKKKKKKKKKK visionário
Gaveta, faz um vídeo de Transformers One, a melhor adaptação de Transformers já feita, uma excelente animação, ao meu ver a melhor do ano.
gaveta, caso n tenha assistido ainda, recomendo o living in the material world, sobre o george harrison (vulgo melhor beatle), dirigido pelo scorsese.
8:57 GAVETAAAAAA... VERSTAPPEN lembra muito o Senna. Muita gente aqui no Brasil não gosta dele, mas se ele fosse br todos iam falar que é novo Senna. O cara é um gênio. Diria que é o segundo melhor piloto da história, só perde para o nosso Senna querido
Fala sobre a diversidade de roteiros de documentários.
Recomendação de documentário imperdivel: Wild Wild Country, sobre o Osho
O melhor Jabá que eu já vi na vida.
KKK lembrei do José Simão comentando o filme do Lula: adorei a parte que ele anda sobre as águas.
Assisti pumb iron quando era marombeiro com meu cunhado, a gente tava grande kkkk.
Mas no filme tod ja tive a impressão que o Lou ferrino era o heroi que perdeu e que o Arnold era o vilão que ganhou.