O que a internet possibilita na prática é o que no mercado das startups chamamos de escalabilidade. Na prática é: quanto mais você consegue crescer em receita, sem que seus custos/ despesas aumentem na mesma proporção. E a internet possibilita que algumas empresas entreguem muito valor aos seus clientes (de forma automática e padronizada, às vezes) a custos baixíssimos, o que possibilita uma margem muito alta e poucos funcionários (poucas despesas fixas). Por conta dessa distribuição do produto de forma barata é fácil, a empresa acaba investindo basicamente em distribuição (marketing) e tecnologia (melhoria do produto).
Quebrariam todos os tabelionatos do Brasil em menos de um ano ! É sonho distante no Brasil das Corporaçoes .. Infelizmente somos o país do cada um com seu puxadinho, nao toque no meu q eu nao toco no seu
Com a quantidade atual de vídeos no Nerdologia está praticamente impossível buscar uma informação em específico (uma vez que cada vídeo tem dezenas delas), como ainda ninguém inventou uma tecnologia para encontrar isto, seria bom um grupo ou uma comunidade específica para Nerdologistas (nome provisório), no Discosd ou outra comunidade, assim além de trocar informações os Nerdologueiros (esse não ficou bom), poderiam inclusive fazer votação sobre temas para o nerdologia. Fica a dica aí, Rogerinho.
Acho que o IBM watson ja tem poder bastante pra poder analisar todo um video e separar quais temas apareceram , e acho que é de graça , tenta dar uma olhada nisso
Atila, também queria acrescentar outros motivos para a migração das cameras analógicas para as digitais 1- como você disse, algumas opções das digitais eram impossíveis nas analógicas, como a mudança do ISO, onde nas analógicas você precisava de filmes com sensibilidades diferentes, ou seja, aumentava e muito o volume de coisas que vc tinha que carregar para fazer uma filmagem 2- Muitos filmes não podiam passar por campos magnéticos, então viajar em aeroportos era sempre um parto, quem ainda usa filme de forma profissional precisa de concessões especiais para poder burlar os detectores de metal 3- o processo ficava ainda mais caro com a revelação que precisava de salas escuras e tempo 4- e por causa da foto ser um arquivo agora, isso permite você trabalhar com metadados, botando coisas como sua assinatura, data, local com coordenadas GPS, além de informações das camera, quando você acessa um arquivo no Lightroom ou premiere, ele muitas vezes já sabe qual a camera, setup e lentes foram usadas para tirar aquela foto, permitindo as correções serem tão difíceis quanto "um click". (Isso em contra ponto a máquina que só imprimia a data nas fotos no frame. E isso é algo tão grande pra quem usa, que até o Spotlight do Mac OS não desconsidera, indexando inclusive essas informações na pesquisa) 5- Na epoca não se falava tanto, mas hoje em dia vemos a capacidade do Machine Learning pra melhorar as máquinas, já que estão usando isso para aumentarem o ISO e diminuirem ruído (é só ver uma comparação, de uns 4 anos atrás onde um ISO 1600 granulava tudo, e hoje em dia temos máquinas que chegam a mais de 10 mil e está lisinho. As vezes com a mesma máquina, apenas atualizando o Firmware) Maaaas se você olhar hoje em dia e tentar pensar como a Kodak naquele tempo, até que faz bastante sentido, já que quando falamos de fotografia, falamos de física e química, então, se alguém comprou uma máquina maravilhosa em 1980, se ela estiver bem cuidada, até hoje ela tira fotos com tanta qualidade quando ela saiu de fábrica. E algumas edições que se faziam nas Darkrooms, até hoje são um desafio para empresas como a Adobe de transferirem para o ambiente digital. O analógico permite também maior controle e permite mais criatividade, como se fosse comparar um lápis e papel, com uma mesa digitalizadora e um software... se você está desenhando no "analógico" você pode fazer coisas como raspar o seu grafite e fazer um efeito novo, quando no digital, você está a mercê das empresas de te darem um recurso desses... um exemplo disso nas máquinas são as fotos de dupla exposição, que demoraram para chegar nas digitais, mas é um recurso que existe praticamente desde a primeira máquina analógica. E eu queria a disrupção do Hardware - Streama tudo, galera!
Glória a Deus por esse vídeo. Atila, fala mais sobre o comércio eletrônico e a mudança de hábito de consumo que é aproxima revolução a ser adquirida no mundo. Uma coisa que já é natural nos Estados Unidos e aqui esta cada vez mais forte o mercado de tráfego digital. Como afiliados, dropshipping, Instagram para comércio e por aí vai.
Grande Paulo Silveira! Mudei de área de atuação e consegui entrar em um instituto de desenvolvimento. Consegui sem nenhuma experiencia profissional, somente demonstrando muito interesse em aprender e praticar! O melhor investimento que fiz foi na alura!
No Livre mercado também acontecem crises, mas estas servem como o Átila disse para selecionar os adaptados e eliminar aqueles que não conseguem concorrer, é assim que se consegue crescimento econômico
Olá Átila, parabéns por mais um episódio. Sua dedicação é incrível. Pequeno adendo: A KodaK ainda existe. Eles fabricam scanners, cartões de memória, DryViews para filmes de Radiologia e recentemente venderam para a Philips uma de suas empresas de softwares para RDI, (carestream health).
Parabéns pelo episódio! Ficou muito massa, só queria dizer que eu tava lá no fechamento do Fórum de TI do Banrisul com o tema disrupção que tu fez o encerramento! Meu maior interesse era ver o que tu tinha pra falar e foi de longe a melhor palestra! Grande abraço, sucesso!
Atila, adorei esse vídeo! Justamente hoje eu tinha uma apresentação sobre inovação tecnológica numa disciplina do mestrado que eu faço. Usei o vídeo como abertura da apresentação e seus exemplos para explanar aspectos da inovação tecnológica e o ciclo de vida de um produto inovador. Tanto o professor quanto os estudantes amaram. Muito obrigada!!!
Essa semana, a cidade onde moro, Luzerna-SC, foi eleita a cidade mais inovadora do Brasil, há 1 startup para cada 187 pessoas !!!! Uma cidade pequena do interior, com espírito de gigante !!!
Atila, vê se isso vira um vídeo, explicar como funciona a internet, tipo fazer uma analogia para explicar a velocidade de banda larga, por que temos varias velocidades de internet? , o que diferencia para uma velocidade ser maior que a outra? o que puxa e o que empurra os dados para viajarem e chegar nos servidores e voltarem para o PC de origem ? como nos jogos onlines.
Há 5 anos qnd eu vi esse canal lançar o primeiro vídeo dos zumbis eu pensei "bacana isso aqui"... cara m me arrependo nunca de acompanhar e recomendar este canal a cada ano q passa. Qnd tiver um vídeo comemorando o próximo "aniversário" do canal, podiam fazer um novo vídeo sobre zumbis haha 👍🏻👍🏻
desconfiem de qualquer startup que queima fluxo de caixa, tem uma missão nobre e vai disruptar um mercado MUITO forte e consolidado há anos todas essas vão/estão falindo na bolha das startups
Sim, apesar de termos incríveis startups, temos que lembrar que a história é contada pelos vencedores. As que quebram, que não são validadas pelo mercado somem sem deixar rastro, e elas são muitíssimas. Na mídia está em alta as inovações tecnológicas, mas esquecem que a cerveja que tomam, o sofá que sentam, a roupa que veste, e os remédios que usam são produtos físicos. Muitos jovens não pensam sobre isso, e muitos perderão excelentes oportunidades de trabalho e realizações que vão passar em em frente os seus olhos por focar apenas em tecnologia.
WeWork já tá indo pro espaço e o SoftBank tá se fudendo com isso, com crédito barato, vemos muitas aberrações como Uber e Netflix, o problema é quando o ciclo econômico virar e a quebradeira começar, aí eu quero ver esses rios de dinheiro gastos em empresas com ótimas ideias mas com executivos, roadmaps e estrategias ruins
@@Stiffler967 Netflix só passa o q ninguém mais quer ver, ainda eh centralizadora, acho q ela fecha e o streaming sobrevive, mais diversificado, segmentado e descentralizado.
Olá Átila, um adendo, Schumpeter não afirmou que a destruição criativa levaria ao fim do capitalismo, mas sim, descreveu em sua época que a figura do empresario ( aquele que faz as inovações) estava sendo destruída. Portanto, o argumento é que o Capitalismo sem a destruição criativa seria o fim, pois a economia entraria na depressão. O capítulo 5 do livro "Teoria do Crescimento Econômico" do Jones explica bem isso.
@@arthurbailon5851 Ele é um economista nascido na austria, mas não necessariamente membro da escola, o artigo seguinte: www.researchgate.net/publication/309717276_Schumpeter_e_a_Escola_Austriaca_Expoente_ou_Dissidente/link/581e100c08ae40da2caef9df/download Traz um pouco este debate o qual é recorrente sobre Schumpeter ser ou não dissidente desta escola.
O que eu acho mais engraçado da tecnologia é como as tecnologias que mudam o mundo, são na real, “antigas”. Como por exemplo, Python, uma linguagem do final dos anos 70 que ficou popular nos últimos 10-15 anos, ou também redes neurais ( não lembro a data exata, mas foi descrita antes de 2000), block chains, e por aí vai. Essas tecnologias já existiam, porém não tínhamos a capacidade de extrair o total potencial delas, e agora com o avanço de hardwares e conectividade nos podemos utilizar cada vez mais tecnologias mais potentes pra fazer coisas que já eram pensadas há decadas
Bem que vocês poderiam fazer um vídeo sobre a precarização do trabalho e do ensino - mesmo que profissionalizante - nesse nosso contexto atual. Nesse vídeo seria massa tecer comentários sobre a destruição da pesquisa e o apagamento da extensão universitária (em outras palavras, um vídeo continuação do "O fim de tudo").
Sou professor a apenas 2 anos e fico angustiado qnd vejo esses vídeos sobre o futuro e como as coisas estão mudando rapidamente. Tenho a sensação que em pouco tempo minha profissão vai sumir. Eu já abri dezenas de vezes o site da alura e outros cursos de tecnologia pra tentar buscar um curso para me atualizar perante as mudanças, mas não faço ideia por onde começar devido a quantidade de possibilidades. Queria algo que eu pudesse levar pra sala de aula, um app, apresentações mais dinâmicas (como se eu conseguisse montar virtualmente um coração e mostrar seu funcionamento), etc.
Tenho dias que temo um futuro distópico, mas há outros dias em que imagino um mundo muito melhor com a inovação tecnológica. É fato que temos que buscar constante inovação para mantermos nossos empregos, mas me questiono se sempre haverá possibilidade de emprego para todos (ou quase todos).
Nerdologia - Os Poderes da Vampira (X-Men). Nerdologia - A Biologia do Homem-Areia (Marvel). Nerdologia - Poder de Absorver Energia. Como o do Homem-Absorvente, Sebastian Shaw ou do Bishop. Nerdologia - A Biologia dos personagens do Folclore Brasileiro. Como o Curupira, o Boitatá e etc.
Uma disrupção se faz necessária entre as transportadoras e empresas de correio... Algumas empresas despontam nesse horizonte, mas ainda estamos engatinhando para um era onde não tenhamos de esperar semanas por uma encomenda.
Nas últimas semanas vimos (ao menos os que seguem de olho no mercado econômico) o que aconteceu entre os bancos dos Estados Unidos. O Governo de la está tentando resolver o problema praticamente gerando o mesmo problema, essa liquidez, que as startups aproveitam, ela passa e as startups como a aquela de motorista ou outra de streaming quebra, todas essas bolhas estouram, aqueles que "prevê" isso sai por cima já outros como a grande maioria....
Pelo que tinha visto até pouco tempo e também hoje pelo próprio site, a Kodak ainda existe, muito mais fraca do que a potência que já foi, mas com foco em impressoras e alguns modelos de camêras fotográficas, inclusive com impressoras fotográficas.
Não acredito que a Kodak tenha fechado de fato, pois trabalho em uma loja onde revelamos fotos digital por bluetooth USB etc, por uma máquina fornecida pela Kodak, e o papel fotográfico que trocamos semanalmente também e fornecido por ela. Claro que não e uma indústria tão lucrativa como já foi antigamente, mas ainda sim e lucrativa o suficiente para ser considera uma empresa de pequeno porte (EPP) Kodak pode ter diminuído os seus serviços, mas não tenho certeza se ela realmente fechou.
1951 a J. Lyons and Co. era a maior rede de restaurantes do Reino Unido, fez o primeiro computador usado para analisar o comportamento dos clientes, por outro lado naquela decada a IBM questionava a necessidade de produzir computadores para vender a empresas. Em 1981 a J. Lyons and Co. faliu. Não adianta só chegar primeiro, com boas ideias e com bons resultados, sem uma malha de proteção a industria, a industria quebra.
Sms ja tá bom de sumir já que quase ninguém liga muito pra caixa de mensagens. Pois só tá servindo pra receber os códigos de verificação dos app's e para fazer votação no Big Brother que nem assisto nunca assisti e nem tenho interesse (e nem sei se ainda é assim).
Caro Atila, a,Kodak pediu concordata, mas não fechou em 2012. Além de outras coisas ela tá com um serviço fantástico de blockchain pra fotografias e fotógrafos. Se chama Kodak One, da uma olhadinha, solução campeã!
Setores de pesquisa e desenvolvimento em grandes empresas ainda fazem sentido? Ou terceirizar isso p startups é a saída? Economiza e compra a idéia pronta...
Como ele fala no vídeo, ainda faz sentido para o desenvolvimento de soluções que demandam alto investimento financeiro, como os achievements da ATeT ou do Programa de Desenvovimento Avançado dos caças, que ele cita como exemplos. Mas pra inovações no geral, principalmente essas de forte cunho social (uber, ifood, ebook...) realmente não vale a pena.
@@rafaelturista pq de fato se a empresa precisa estrategicamente da inovação, não dá p esperar q uma startup adivinhe e faça em tempo hábil. Ao mesmo tempo q elas fazem algo q muitas vezes as grandes empresas nem imaginam...
Olá Átila, o ramo da Kodak que fechou deve ter sido o fotográfico apenas, a empresa ainda continua viva (www.kodak.com/corp/default.htm) porém com outro ramos de atividade.
Qual tecnologia atual que vc queria que fosse disruptada para ontem e sumissem? R. Tabelionatos e cartórios, todo o lobi de reconhecimento de firma, poderia ser tudo via smarth phone através da leitura de digital e selfie comprovando a identidade
O episódio sobre o homem de ferro já explicaria como funcionariam os robôs né. Mas tem um episódio sobre MIB (funcionamento do neuralizador) que vai explicar algo perto disso.
Nerdologia, poderia falar sobre nosso cérebro,especificamente do quanto poderiamos evoluir o nosso Qi só no treinando, ou seja, qual seria o nosso ápice intelectual em pontos de Qi se seria 300, 400, 500 ou mais de 8000....
@@alca-techsoftwarestudio9140, mas vc n acha que sua ideia é um pouco prepotente , pois estamos falando da coisa mais potente do universo e ao longo das decadas foi registrado um aumento massivo do QI, aguardo sua resposta.
@@gabriellucasf.s3922 Não é minha "ideia", eu não inventei isso... Essa é uma constatação feita por quem entende do assunto, tanto por que ja mediram isso de diversas formas e chegaram a conclusão de que o QI de uma pessoa é o mesmo ao largo de toda a sua vida, sendo que existem pequenas variações, mas são devido a imprecisão dos testes. Se não me falha a memoria o QI de uma pessoa atinge o ápice próximo aos 13 anos... Vou procurar a matéria aqui e te envio caso você tenha interesse!
Olá, vídeo maravilhoso e edição surpreendente como sempre. Então, poderiam me explicar se a compra de startups por essas grandiosas transnacionais poderia ser considerada uma prática de monopólio? Ao meu ver, a compra de quase todas as boas ideias dessas pequenas empresas acaba que "estagnando" o desenvolvimento no mercado, o que vocês acham? Obrigado desde já :)
É preciso lembrar que 99% das startups fracassam, portanto chega um momento, que a startup tem que avaliar quais são as perspectivas de longo prazo, muitas vezes startups tem ideias inovadoras, mas que não conseguem ter lucro pq eles não tem o dinheiro e infraestrutura das grandes empresas de tecnologia, logo vender a startup para uma companhia maior pode ser benefico pra ambas as partes.
Já passou da hora de criarmos algo que substitua os cartórios tradicionais. Existe algum órgão mais inútil, ineficiência, caro e com serviços mais mau prestados que esse?
Sim mano. Triste que a tecnologia ja ta na palma da mão. Governo podia implementar uma solução digital pra esses serviços da noite pro dia. Mas é aquela, cartório e casa lotérica são sistemas quase de cartel... rola muito jogo de interesse e protetivismo.
José isso demandaria uma mudança muito grande também da forma como o brasileiro lida com as coisas e a nossa sociedade funciona. Simplesmente acabar com os cartórios poderia levar a uma onda de procedimentos e documentações sem validação.
eu queria que o "locomover-se conforme as leis da física" fosse disruptado, pq o tempo que eu gasto indo de um lugar a ooutro, no trânsito e tal às vezes é maior que o tempo que eu gasto no lugar para onde estou indo em si.
Acho interessante ressaltar q o schumpeter era um economista austríaco, porém não era da escola austríaca de econômia, inclusive com divergências grandes de pensamento inclusive nesse citado.
Seria interessante um episódio comentando sobre a teoria de uma renda básica universal, que ganhou força por causa das inovações tecnológicas que exige um novo estado social.
O nome disso é Socialismo... Já fracassou e faliu muitos países, estender isso pro mundo seria só estender o fracasso, falência e miséria a nível global!
Hoje tem wireless de tudo que transmite dados ja. Quanto Há transmissão de energia é um pouco mais complicado. mas Existem algumas tecnologias assim ja como a transmissão de energia via ultrassom, mas ainda é bem limitada e ineficiente, além de que pode ter alguns efeitos colaterais para os animais.
Política com vereadores, deputados e senadores... Nossa estrutura política deveria ser reformulada... A ideia de ter "representantes" fazia sentido até o século passado... Hoje não passa de uma forma de mater a corrupção ativa e onerar os cofres públicos. O que podíamos ter hoje é um aplicativo onde nos mesmos votaríamos as matérias que estivessem em pauta que, alias, seriam também escolhidas pelo povo (no estilo das ideias legislativas que existem no site do senado). Algumas matérias poderiam ser propostas pelo governo, mas deveriam ser "vendidas" para o povo as escolherem. O executivo se encarregaria de fazer o planejamento e a execução do que foi votado. Sempre informando o andar daquela pauta... Logo, bastava uma pequena estrutura para manter a coisa em ordem (no estilo Instagram citado no vídeo). Com isso, economizaríamos uma fortuna e realmente teríamos um país governado pelo e para o povo. Onde o povo vota, fiscaliza, cobra, etc. Tudo na palma da mão...
Basicamente uma selação natural. As grandes empresas (dinossauros) não sobrevivem ao grande impacto (pc e internet) mas, grupos novos e eficientes sim (mamíferos pequenos) como também as empresas que se adaptaram a tempo (pássaros).
Ideia pro nerdologia tech: como criar aplicativos pro cerebro? O que seria necessário para a criação de um sistema como o NervGear de SAO ou os computadores imbutidos no corpo de Accel World e que possibilidades isso traria para as mais diverssas tecnologias? Seria possivel por exemplo, conectando apenas a mente, permitir que pessoas com deficiencia fisica extremamente limitante ou ate mesmo em coma encontrar com parentes em um mundo virtual? Como acontece na saga mothers rosario? E qual seria o risco e a possibilidade de, partindo deste tipo de tecnologia, acontecerem problemas como em Hack// onde uma conciencia fica presa online sendo replicada mesmo que a pessoa tenha sido desconectada o.o
O que poderia ser "disruptado" é o corpo humano. Um corpo sintético, adaptável, indestrutível e interconectado estilo os Sentinelas do filme X-Men Dias de Um Futuro Esquecido seria incomensurável.
É a parte de "CAFEÍNA" que me preocupa... faltou contextualizar os problemas de saúde que as novas necessidades do mercado têm causado na população mundial.
@@RicardoSierrarj kkkkkkkkkk falando assim parece até que as empresas não inventam necessidades que as pessoas nunca tiveram pra poder comprarem seus produtos.
O que realmente me preocupa sobre o "café", é que as políticas trabalhistas não acompanharam as novas tecnologias. E estamos vivendo um momento em que é cada vez mais difícil definir quando você está ou não trabalhando. Os métodos ágeis fornecem ótimas ferramentas para controlar as jornadas de trabalho, mas (obviamente) eles não controlam as escolhas que os empregadores fazem. Ansiedade, depressão, suicídio... temos que cuidar dessas coisas com muito mais atenção.
TV e Rádio já estão se tornando tecnologias disruptivas. Em poucos anos, é bem capaz que as grandes emissoras tenham que migrar para a internet. Algumas delas já tem feito isso, mas de forma não tão eficaz, ao meu ver.
Podiam disruptar o envio de mensagens por áudio no instagram, telegram e afins. Na verdade, era só criarem uma opção para não receber áudios, que avisasse o remetente quando ele tentasse enviar: "desculpe, esse usuário não recebe mensagens em áudio".
Essa é a importância da existência de um estado, mesmo que minimo, dessa forma a mão de obra deixa de ser um gasto e passa a ser um recurso obrigatório.
@Túlio Vaz Existe uma parte "utópica" do capitalismo chamada era da pós-Escassez... As coisas tem um custo por que os recursos que utilizamos para produzi-las são escassos, inclusive a mão de obra... Num futuro onde tudo, absolutamente tudo é feito por robôs, haveriam bem menos empregos nos processos de manufatura, porem o fato de não precisarmos mais de humanos para nada reduzira os custos de produção para quase Zero tornando todo tipo de produto acessível para praticamente qualquer pessoa! Como o trabalho manual sera substituído pelas maquinas a maior fonte de renda para trabalhadores sera o trabalho intelectual, alias, atualmente essa é a área que mais cresce no,mundo, programação e Design! As fabricas de moveis provavelmente vão acabar, mas pessoas podem distribuir e vender seus designs de moveis on-line para que os compradores os fabriquem em casa mesmo em suas impressoras 3D a um custo irrisório, quase gratuito...
O que a internet possibilita na prática é o que no mercado das startups chamamos de escalabilidade. Na prática é: quanto mais você consegue crescer em receita, sem que seus custos/ despesas aumentem na mesma proporção.
E a internet possibilita que algumas empresas entreguem muito valor aos seus clientes (de forma automática e padronizada, às vezes) a custos baixíssimos, o que possibilita uma margem muito alta e poucos funcionários (poucas despesas fixas). Por conta dessa distribuição do produto de forma barata é fácil, a empresa acaba investindo basicamente em distribuição (marketing) e tecnologia (melhoria do produto).
Exato, por isso que algumas startups conseguem atingir valores de mercado maiores que empresas centenárias em poucos anos
O que poderia ser "disruptado" seria o sistema de cartórios com a adoção de uma rede blockchain fechada para validar as transações.
nossa sim
Quebrariam todos os tabelionatos do Brasil em menos de um ano ! É sonho distante no Brasil das Corporaçoes .. Infelizmente somos o país do cada um com seu puxadinho, nao toque no meu q eu nao toco no seu
Acho que essa era uma das ideias do partido Novo que apoiaram em campanha
Já existe não!? Só é "ilegal"
meu TCC kk
Com a quantidade atual de vídeos no Nerdologia está praticamente impossível buscar uma informação em específico (uma vez que cada vídeo tem dezenas delas), como ainda ninguém inventou uma tecnologia para encontrar isto, seria bom um grupo ou uma comunidade específica para Nerdologistas (nome provisório), no Discosd ou outra comunidade, assim além de trocar informações os Nerdologueiros (esse não ficou bom), poderiam inclusive fazer votação sobre temas para o nerdologia.
Fica a dica aí, Rogerinho.
Cara, o nome disso é indexação. Tem graduação que bota isso em prática. Se informe. Um abraço.
há redes neurais profundas que tiram metadados de vídeos - o youtube já deve usar
Concordo plenamente
Ter um site ou coisa do tipo
Acho que o IBM watson ja tem poder bastante pra poder analisar todo um video e separar quais temas apareceram , e acho que é de graça , tenta dar uma olhada nisso
Esse negócio de grupo sempre da errado uma hora fica cheio de nego postando coisa aleatória
Nerdologia sobre psicodélicos seria massa
Atila, também queria acrescentar outros motivos para a migração das cameras analógicas para as digitais
1- como você disse, algumas opções das digitais eram impossíveis nas analógicas, como a mudança do ISO, onde nas analógicas você precisava de filmes com sensibilidades diferentes, ou seja, aumentava e muito o volume de coisas que vc tinha que carregar para fazer uma filmagem
2- Muitos filmes não podiam passar por campos magnéticos, então viajar em aeroportos era sempre um parto, quem ainda usa filme de forma profissional precisa de concessões especiais para poder burlar os detectores de metal
3- o processo ficava ainda mais caro com a revelação que precisava de salas escuras e tempo
4- e por causa da foto ser um arquivo agora, isso permite você trabalhar com metadados, botando coisas como sua assinatura, data, local com coordenadas GPS, além de informações das camera, quando você acessa um arquivo no Lightroom ou premiere, ele muitas vezes já sabe qual a camera, setup e lentes foram usadas para tirar aquela foto, permitindo as correções serem tão difíceis quanto "um click". (Isso em contra ponto a máquina que só imprimia a data nas fotos no frame. E isso é algo tão grande pra quem usa, que até o Spotlight do Mac OS não desconsidera, indexando inclusive essas informações na pesquisa)
5- Na epoca não se falava tanto, mas hoje em dia vemos a capacidade do Machine Learning pra melhorar as máquinas, já que estão usando isso para aumentarem o ISO e diminuirem ruído (é só ver uma comparação, de uns 4 anos atrás onde um ISO 1600 granulava tudo, e hoje em dia temos máquinas que chegam a mais de 10 mil e está lisinho. As vezes com a mesma máquina, apenas atualizando o Firmware)
Maaaas se você olhar hoje em dia e tentar pensar como a Kodak naquele tempo, até que faz bastante sentido, já que quando falamos de fotografia, falamos de física e química, então, se alguém comprou uma máquina maravilhosa em 1980, se ela estiver bem cuidada, até hoje ela tira fotos com tanta qualidade quando ela saiu de fábrica. E algumas edições que se faziam nas Darkrooms, até hoje são um desafio para empresas como a Adobe de transferirem para o ambiente digital.
O analógico permite também maior controle e permite mais criatividade, como se fosse comparar um lápis e papel, com uma mesa digitalizadora e um software... se você está desenhando no "analógico" você pode fazer coisas como raspar o seu grafite e fazer um efeito novo, quando no digital, você está a mercê das empresas de te darem um recurso desses... um exemplo disso nas máquinas são as fotos de dupla exposição, que demoraram para chegar nas digitais, mas é um recurso que existe praticamente desde a primeira máquina analógica.
E eu queria a disrupção do Hardware - Streama tudo, galera!
Glória a Deus por esse vídeo. Atila, fala mais sobre o comércio eletrônico e a mudança de hábito de consumo que é aproxima revolução a ser adquirida no mundo. Uma coisa que já é natural nos Estados Unidos e aqui esta cada vez mais forte o mercado de tráfego digital. Como afiliados, dropshipping, Instagram para comércio e por aí vai.
Grande Paulo Silveira! Mudei de área de atuação e consegui entrar em um instituto de desenvolvimento. Consegui sem nenhuma experiencia profissional, somente demonstrando muito interesse em aprender e praticar! O melhor investimento que fiz foi na alura!
Átila, faz um nerdologia sobre ANTIFRAGILIDADE, por favor!
No Livre mercado também acontecem crises, mas estas servem como o Átila disse para selecionar os adaptados e eliminar aqueles que não conseguem concorrer, é assim que se consegue crescimento econômico
Olá Átila, parabéns por mais um episódio. Sua dedicação é incrível. Pequeno adendo: A KodaK ainda existe.
Eles fabricam scanners, cartões de memória, DryViews para filmes de Radiologia e recentemente venderam para a Philips uma de suas empresas de softwares para RDI, (carestream health).
Parabéns pelo episódio! Ficou muito massa, só queria dizer que eu tava lá no fechamento do Fórum de TI do Banrisul com o tema disrupção que tu fez o encerramento! Meu maior interesse era ver o que tu tinha pra falar e foi de longe a melhor palestra! Grande abraço, sucesso!
Atila, adorei esse vídeo! Justamente hoje eu tinha uma apresentação sobre inovação tecnológica numa disciplina do mestrado que eu faço. Usei o vídeo como abertura da apresentação e seus exemplos para explanar aspectos da inovação tecnológica e o ciclo de vida de um produto inovador. Tanto o professor quanto os estudantes amaram. Muito obrigada!!!
Essa semana, a cidade onde moro, Luzerna-SC, foi eleita a cidade mais inovadora do Brasil, há 1 startup para cada 187 pessoas !!!!
Uma cidade pequena do interior, com espírito de gigante !!!
O final mostrou muito bem como devemos ter coragem e faro pra investir.
Atila, vê se isso vira um vídeo, explicar como funciona a internet, tipo fazer uma analogia para explicar a velocidade de banda larga, por que temos varias velocidades de internet? , o que diferencia para uma velocidade ser maior que a outra? o que puxa e o que empurra os dados para viajarem e chegar nos servidores e voltarem para o PC de origem ? como nos jogos onlines.
Esse é top
Há 5 anos qnd eu vi esse canal lançar o primeiro vídeo dos zumbis eu pensei "bacana isso aqui"... cara m me arrependo nunca de acompanhar e recomendar este canal a cada ano q passa. Qnd tiver um vídeo comemorando o próximo "aniversário" do canal, podiam fazer um novo vídeo sobre zumbis haha 👍🏻👍🏻
Faz um vídeo sobre jogador numero um. principalmente sobre a realidade dos equipamentos utilizados para a sensação do tato dentro do jogo.
Tem muita informação nesse vídeo maravilhoso.... Meu Deus!!!! Tive que ouvir algumas vezes para tentar entender tudo!.... aaaaaacho que deu! 😊
desconfiem de qualquer startup que queima fluxo de caixa, tem uma missão nobre e vai disruptar um mercado MUITO forte e consolidado há anos
todas essas vão/estão falindo na bolha das startups
Sim, apesar de termos incríveis startups, temos que lembrar que a história é contada pelos vencedores. As que quebram, que não são validadas pelo mercado somem sem deixar rastro, e elas são muitíssimas. Na mídia está em alta as inovações tecnológicas, mas esquecem que a cerveja que tomam, o sofá que sentam, a roupa que veste, e os remédios que usam são produtos físicos. Muitos jovens não pensam sobre isso, e muitos perderão excelentes oportunidades de trabalho e realizações que vão passar em em frente os seus olhos por focar apenas em tecnologia.
NuBank conta?
@@ranierjardim Nubank ja disruptou, a questão agora é se vai continuar disruptando ou também se vai sobreviver.
WeWork já tá indo pro espaço e o SoftBank tá se fudendo com isso, com crédito barato, vemos muitas aberrações como Uber e Netflix, o problema é quando o ciclo econômico virar e a quebradeira começar, aí eu quero ver esses rios de dinheiro gastos em empresas com ótimas ideias mas com executivos, roadmaps e estrategias ruins
@@Stiffler967 Netflix só passa o q ninguém mais quer ver, ainda eh centralizadora, acho q ela fecha e o streaming sobrevive, mais diversificado, segmentado e descentralizado.
Um excelente livro sobre como as startups podem usar esse processo para inovação e validação é o lean startup
Obrigado por voltarem a colocar o nome a trilha sonora usada de fundo
Olá Átila, um adendo, Schumpeter não afirmou que a destruição criativa levaria ao fim do capitalismo, mas sim, descreveu em sua época que a figura do empresario ( aquele que faz as inovações) estava sendo destruída.
Portanto, o argumento é que o Capitalismo sem a destruição criativa seria o fim, pois a economia entraria na depressão.
O capítulo 5 do livro "Teoria do Crescimento Econômico" do Jones explica bem isso.
Até estranhei, economista austríaco? fim do capitalismo? que?
@@arthurbailon5851 Schumpeter não era uma austríaco da escola de econômia austríaca, e sim, porque nasceu na Austria.
@@arthurbailon5851 Ele é um economista nascido na austria, mas não necessariamente membro da escola, o artigo seguinte: www.researchgate.net/publication/309717276_Schumpeter_e_a_Escola_Austriaca_Expoente_ou_Dissidente/link/581e100c08ae40da2caef9df/download
Traz um pouco este debate o qual é recorrente sobre Schumpeter ser ou não dissidente desta escola.
@@LambdaStuffs Exatamente, ele era de outra escola de pensamento que se não me engano, era bem contrária as teorias da escola austríaca.
@@LambdaStuffs Ah.
Nerdologia como funcionam os telescópios espaciais e conseguiremos ver dentro das atmosferas dos planetas?
Só sei que com a tecnologia atual mal conseguimos ver os planetas em si
Fala sobre Lockheed Martin
O que eu acho mais engraçado da tecnologia é como as tecnologias que mudam o mundo, são na real, “antigas”. Como por exemplo, Python, uma linguagem do final dos anos 70 que ficou popular nos últimos 10-15 anos, ou também redes neurais ( não lembro a data exata, mas foi descrita antes de 2000), block chains, e por aí vai. Essas tecnologias já existiam, porém não tínhamos a capacidade de extrair o total potencial delas, e agora com o avanço de hardwares e conectividade nos podemos utilizar cada vez mais tecnologias mais potentes pra fazer coisas que já eram pensadas há decadas
Tenho certeza que o video está ótimo. Saudades de ver um nerdologia
A tecnologia de portais!
Que iria por um fim em veículos, agencias aéreas, escadas/elevadores, etc.
Qualquer um entra no banco e roubar kJKKk
Pensei na hora na Portal Gun do Rick!
Bom, de qualquer jeito a energia necessária pra isso é a de ou maior que de uma bomba atômica
@@mauri1981zjr tava pensando mais na portal-gun do jogo portal!
@@victorpedrosoceolin3919 mano segura a onda, heheheh, isso é uma tecnologia fictícia, n temos nem ideia de como fazer ou de quanta energia gastaria.
Esse vídeo foi maravilhoso! Vc podia fazer mais vídeos de temas assim.
até arrepiei com esse final
Bem que vocês poderiam fazer um vídeo sobre a precarização do trabalho e do ensino - mesmo que profissionalizante - nesse nosso contexto atual. Nesse vídeo seria massa tecer comentários sobre a destruição da pesquisa e o apagamento da extensão universitária (em outras palavras, um vídeo continuação do "O fim de tudo").
quanto mais competição no mercado melhor para as pessoas em geral.
Comentário 01!
Mais um vídeo de qualidade impecável!
Sou professor a apenas 2 anos e fico angustiado qnd vejo esses vídeos sobre o futuro e como as coisas estão mudando rapidamente. Tenho a sensação que em pouco tempo minha profissão vai sumir. Eu já abri dezenas de vezes o site da alura e outros cursos de tecnologia pra tentar buscar um curso para me atualizar perante as mudanças, mas não faço ideia por onde começar devido a quantidade de possibilidades. Queria algo que eu pudesse levar pra sala de aula, um app, apresentações mais dinâmicas (como se eu conseguisse montar virtualmente um coração e mostrar seu funcionamento), etc.
Tenho dias que temo um futuro distópico, mas há outros dias em que imagino um mundo muito melhor com a inovação tecnológica. É fato que temos que buscar constante inovação para mantermos nossos empregos, mas me questiono se sempre haverá possibilidade de emprego para todos (ou quase todos).
Nerdologia - Os Poderes da Vampira (X-Men).
Nerdologia - A Biologia do Homem-Areia (Marvel).
Nerdologia - Poder de Absorver Energia. Como o do Homem-Absorvente, Sebastian Shaw ou do Bishop.
Nerdologia - A Biologia dos personagens do Folclore Brasileiro. Como o Curupira, o Boitatá e etc.
um show, como sempre, parabéns
Que trabalho sensacional
um dia ainda deixo o meu canal com esse nível de edição, céloko!!!!!!!!
Energia Elétrica sem fios. Esta é a minha escolha para a nova tecnologia disruptiva
Uma disrupção se faz necessária entre as transportadoras e empresas de correio... Algumas empresas despontam nesse horizonte, mas ainda estamos engatinhando para um era onde não tenhamos de esperar semanas por uma encomenda.
Nas últimas semanas vimos (ao menos os que seguem de olho no mercado econômico) o que aconteceu entre os bancos dos Estados Unidos. O Governo de la está tentando resolver o problema praticamente gerando o mesmo problema, essa liquidez, que as startups aproveitam, ela passa e as startups como a aquela de motorista ou outra de streaming quebra, todas essas bolhas estouram, aqueles que "prevê" isso sai por cima já outros como a grande maioria....
Pelo que tinha visto até pouco tempo e também hoje pelo próprio site, a Kodak ainda existe, muito mais fraca do que a potência que já foi, mas com foco em impressoras e alguns modelos de camêras fotográficas, inclusive com impressoras fotográficas.
Não acredito que a Kodak tenha fechado de fato, pois trabalho em uma loja onde revelamos fotos digital por bluetooth USB etc, por uma máquina fornecida pela Kodak, e o papel fotográfico que trocamos semanalmente também e fornecido por ela. Claro que não e uma indústria tão lucrativa como já foi antigamente, mas ainda sim e lucrativa o suficiente para ser considera uma empresa de pequeno porte (EPP)
Kodak pode ter diminuído os seus serviços, mas não tenho certeza se ela realmente fechou.
vdd, a kodak vendeu boa parte do seus setores e de suas patentes mas o governo americano não deixou ela falir
1951 a J. Lyons and Co. era a maior rede de restaurantes do Reino Unido, fez o primeiro computador usado para analisar o comportamento dos clientes, por outro lado naquela decada a IBM questionava a necessidade de produzir computadores para vender a empresas. Em 1981 a J. Lyons and Co. faliu. Não adianta só chegar primeiro, com boas ideias e com bons resultados, sem uma malha de proteção a industria, a industria quebra.
Sms ja tá bom de sumir já que quase ninguém liga muito pra caixa de mensagens. Pois só tá servindo pra receber os códigos de verificação dos app's e para fazer votação no Big Brother que nem assisto nunca assisti e nem tenho interesse (e nem sei se ainda é assim).
Caro Atila, a,Kodak pediu concordata, mas não fechou em 2012. Além de outras coisas ela tá com um serviço fantástico de blockchain pra fotografias e fotógrafos. Se chama Kodak One, da uma olhadinha, solução campeã!
Setores de pesquisa e desenvolvimento em grandes empresas ainda fazem sentido? Ou terceirizar isso p startups é a saída? Economiza e compra a idéia pronta...
Como ele fala no vídeo, ainda faz sentido para o desenvolvimento de soluções que demandam alto investimento financeiro, como os achievements da ATeT ou do Programa de Desenvovimento Avançado dos caças, que ele cita como exemplos. Mas pra inovações no geral, principalmente essas de forte cunho social (uber, ifood, ebook...) realmente não vale a pena.
@@rafaelturista pq de fato se a empresa precisa estrategicamente da inovação, não dá p esperar q uma startup adivinhe e faça em tempo hábil. Ao mesmo tempo q elas fazem algo q muitas vezes as grandes empresas nem imaginam...
@@caduzamoner8974 Sim. Não há espera. Essas inovações já estão no mercado, as grandes empresas só compram e investem, conforme ele mencionou no vídeo
Olá Átila, o ramo da Kodak que fechou deve ter sido o fotográfico apenas, a empresa ainda continua viva (www.kodak.com/corp/default.htm) porém com outro ramos de atividade.
De 140 Mil funcionários para 5 Mil.... Não fechou mas deu uma bela "quebradinha"... huehuehe
Melhor canal
Faz um vídeo sobre Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: A Lenda de Korra.
Tem muita que a gente gostaria de disruptar!!
Qual tecnologia atual que vc queria que fosse disruptada para ontem e sumissem?
R. Tabelionatos e cartórios, todo o lobi de reconhecimento de firma, poderia ser tudo via smarth phone através da leitura de digital e selfie comprovando a identidade
Tava na hora de um vídeo desses! Parabéns!
Porfavor nerdologia fale como funcionária os poderes de soltar raio laser nos olhos
Esse canal me da esperança, obrigado nerdologia :)
Atila uma sugestão:
Nerdologia Code Geass como funcionaria o Geass de lelouch
O episódio sobre o homem de ferro já explicaria como funcionariam os robôs né. Mas tem um episódio sobre MIB (funcionamento do neuralizador) que vai explicar algo perto disso.
up
Nerdologia, poderia falar sobre nosso cérebro,especificamente do quanto poderiamos evoluir o nosso Qi só no treinando, ou seja, qual seria o nosso ápice intelectual em pontos de Qi se seria 300, 400, 500 ou mais de 8000....
O QI de uma pessoa não muda ao longo da vida... Vlw Flw!
@@alca-techsoftwarestudio9140, mas vc n acha que sua ideia é um pouco prepotente , pois estamos falando da coisa mais potente do universo e ao longo das decadas foi registrado um aumento massivo do QI, aguardo sua resposta.
@@gabriellucasf.s3922 Não é minha "ideia", eu não inventei isso... Essa é uma constatação feita por quem entende do assunto, tanto por que ja mediram isso de diversas formas e chegaram a conclusão de que o QI de uma pessoa é o mesmo ao largo de toda a sua vida, sendo que existem pequenas variações, mas são devido a imprecisão dos testes.
Se não me falha a memoria o QI de uma pessoa atinge o ápice próximo aos 13 anos... Vou procurar a matéria aqui e te envio caso você tenha interesse!
Livre mercado é coisa linda de se ver, pqp.
Olá, vídeo maravilhoso e edição surpreendente como sempre. Então, poderiam me explicar se a compra de startups por essas grandiosas transnacionais poderia ser considerada uma prática de monopólio? Ao meu ver, a compra de quase todas as boas ideias dessas pequenas empresas acaba que "estagnando" o desenvolvimento no mercado, o que vocês acham? Obrigado desde já :)
@@ateismohumanista6374 Complexo tentar disputar com essas grandes empresas... eles saem comprando tudo que vêem
@@ateismohumanista6374 Eles são os tubarões brancos e as pequenas empresas são os plânctons tentando alguma coisa kkkkkkk
É preciso lembrar que 99% das startups fracassam, portanto chega um momento, que a startup tem que avaliar quais são as perspectivas de longo prazo, muitas vezes startups tem ideias inovadoras, mas que não conseguem ter lucro pq eles não tem o dinheiro e infraestrutura das grandes empresas de tecnologia, logo vender a startup para uma companhia maior pode ser benefico pra ambas as partes.
Atila, A KODAK não fechou ! De onde vc tirou está informação?
Já passou da hora de criarmos algo que substitua os cartórios tradicionais. Existe algum órgão mais inútil, ineficiência, caro e com serviços mais mau prestados que esse?
Depois das multas e o método "honesto" que o Estado tem de arrecadar dinheiro 😭😭
Sim, blockchain
existe algo mais inútil e ineficiente que o Estado?
Sim mano. Triste que a tecnologia ja ta na palma da mão. Governo podia implementar uma solução digital pra esses serviços da noite pro dia. Mas é aquela, cartório e casa lotérica são sistemas quase de cartel... rola muito jogo de interesse e protetivismo.
José isso demandaria uma mudança muito grande também da forma como o brasileiro lida com as coisas e a nossa sociedade funciona. Simplesmente acabar com os cartórios poderia levar a uma onda de procedimentos e documentações sem validação.
Ou substituir elas por propagandas feitas pelo Átila, tbm estaria bom.
Podiam desruptar os cartórios. 2019 e ainda tem cartório que só recebe taxa em dinheiro vivo...
A kodak fechou em 2012? Mas ela lançou uns celulares e câmeras há alguns poucos anos.
Puta episódio bom da porra, parabéns mais uma vez!
Queria saber qual o nome da fonte usada no texto "Frequencia de Onda" no minuto 10:12
Tenho um crush intelectual nesse homem, socorroo
Excelente!!!
a tecnologia tem que ser desruptada e sumir de vez é a analógica que atrapalha MUITO a evolução digital ..
É possível criar o vácuo do universo em tipo uma máquina criada pelo homem?
Por favor faça um vídeo sobre os ataques suicidas kamikaze
Ótimo vídeo!!!
3:45 novas ideias, e não necessariamente as novas empresas.
A tecnologia que deveria ser disruptada para ONTEM é o código de barras. Nunca mais ficar em FILA de super mercado, Hô sonho !!!
Boa tarde! Tentei encontrar o artigo do Paulo Silveira - Disrupcao e startups- mas nao localizei. Vcs tem o link?
yahoo teve ate hj choraa muitoo
eu queria que o "locomover-se conforme as leis da física" fosse disruptado, pq o tempo que eu gasto indo de um lugar a ooutro, no trânsito e tal às vezes é maior que o tempo que eu gasto no lugar para onde estou indo em si.
Acho interessante ressaltar q o schumpeter era um economista austríaco, porém não era da escola austríaca de econômia, inclusive com divergências grandes de pensamento inclusive nesse citado.
Seria interessante um episódio comentando sobre a teoria de uma renda básica universal, que ganhou força por causa das inovações tecnológicas que exige um novo estado social.
O nome disso é Socialismo... Já fracassou e faliu muitos países, estender isso pro mundo seria só estender o fracasso, falência e miséria a nível global!
In a nutshell fez um episódio sobre isso.
Cadê os iCars?
A fiação dos computadores... mdssss pra q tanto fios? ??? Já pode desruptar?
Hoje tem wireless de tudo que transmite dados ja. Quanto Há transmissão de energia é um pouco mais complicado. mas Existem algumas tecnologias assim ja como a transmissão de energia via ultrassom, mas ainda é bem limitada e ineficiente, além de que pode ter alguns efeitos colaterais para os animais.
Política com vereadores, deputados e senadores...
Nossa estrutura política deveria ser reformulada...
A ideia de ter "representantes" fazia sentido até o século passado... Hoje não passa de uma forma de mater a corrupção ativa e onerar os cofres públicos.
O que podíamos ter hoje é um aplicativo onde nos mesmos votaríamos as matérias que estivessem em pauta que, alias, seriam também escolhidas pelo povo (no estilo das ideias legislativas que existem no site do senado). Algumas matérias poderiam ser propostas pelo governo, mas deveriam ser "vendidas" para o povo as escolherem.
O executivo se encarregaria de fazer o planejamento e a execução do que foi votado. Sempre informando o andar daquela pauta...
Logo, bastava uma pequena estrutura para manter a coisa em ordem (no estilo Instagram citado no vídeo).
Com isso, economizaríamos uma fortuna e realmente teríamos um país governado pelo e para o povo.
Onde o povo vota, fiscaliza, cobra, etc.
Tudo na palma da mão...
Uma palavra :
Hackers
Basicamente uma selação natural. As grandes empresas (dinossauros) não sobrevivem ao grande impacto (pc e internet) mas, grupos novos e eficientes sim (mamíferos pequenos) como também as empresas que se adaptaram a tempo (pássaros).
Os Correios kkkk kkkk pra pergunta final
Muito top
Ideia pro nerdologia tech: como criar aplicativos pro cerebro? O que seria necessário para a criação de um sistema como o NervGear de SAO ou os computadores imbutidos no corpo de Accel World e que possibilidades isso traria para as mais diverssas tecnologias? Seria possivel por exemplo, conectando apenas a mente, permitir que pessoas com deficiencia fisica extremamente limitante ou ate mesmo em coma encontrar com parentes em um mundo virtual? Como acontece na saga mothers rosario? E qual seria o risco e a possibilidade de, partindo deste tipo de tecnologia, acontecerem problemas como em Hack// onde uma conciencia fica presa online sendo replicada mesmo que a pessoa tenha sido desconectada o.o
Gente, alguém sabe o nome da música da intro do Nerdologia? Eu gosto muito dela
Mudou a música da intro?
Eeeeeeeeeeeeeitaaa 💥
O que poderia ser "disruptado" é o corpo humano. Um corpo sintético, adaptável, indestrutível e interconectado estilo os Sentinelas do filme X-Men Dias de Um Futuro Esquecido seria incomensurável.
É a parte de "CAFEÍNA" que me preocupa... faltou contextualizar os problemas de saúde que as novas necessidades do mercado têm causado na população mundial.
necessidade do mercado leia-se necessidade das pessoas.
As pessoas sao o mercado !
Cafeína?? Sei... hahaha
@@RicardoSierrarj kkkkkkkkkk falando assim parece até que as empresas não inventam necessidades que as pessoas nunca tiveram pra poder comprarem seus produtos.
@@RicardoSierrarj Pessoas são pessoas. Mercado é mercado. Tipo, no dicionário inclusive. Nós fazemos o mercado. Nós não somos ele.
O que realmente me preocupa sobre o "café", é que as políticas trabalhistas não acompanharam as novas tecnologias. E estamos vivendo um momento em que é cada vez mais difícil definir quando você está ou não trabalhando. Os métodos ágeis fornecem ótimas ferramentas para controlar as jornadas de trabalho, mas (obviamente) eles não controlam as escolhas que os empregadores fazem. Ansiedade, depressão, suicídio... temos que cuidar dessas coisas com muito mais atenção.
TV e Rádio já estão se tornando tecnologias disruptivas. Em poucos anos, é bem capaz que as grandes emissoras tenham que migrar para a internet. Algumas delas já tem feito isso, mas de forma não tão eficaz, ao meu ver.
A neuralink é um exemplo de algo gigantesco futuramente
Obrigado pela ajuda com a monografia kkk, Quem conhecer mais livros nessa temática e quiser recomendar, agradeço
7:10 Ciclo PDCA
Podiam disruptar o envio de mensagens por áudio no instagram, telegram e afins.
Na verdade, era só criarem uma opção para não receber áudios, que avisasse o remetente quando ele tentasse enviar: "desculpe, esse usuário não recebe mensagens em áudio".
Eu quero até ver como o futuro será. Sem empregos não há consumo, sem consumo não há economia.
Essa é a importância da existência de um estado, mesmo que minimo, dessa forma a mão de obra deixa de ser um gasto e passa a ser um recurso obrigatório.
@@vitinhoOS n quero estado mandando na minha vida
@@vitinhoOS Essa foi a maior imbecilidade que eu ja lina minha vida hahahahahah
@Túlio Vaz Existe uma parte "utópica" do capitalismo chamada era da pós-Escassez... As coisas tem um custo por que os recursos que utilizamos para produzi-las são escassos, inclusive a mão de obra... Num futuro onde tudo, absolutamente tudo é feito por robôs, haveriam bem menos empregos nos processos de manufatura, porem o fato de não precisarmos mais de humanos para nada reduzira os custos de produção para quase Zero tornando todo tipo de produto acessível para praticamente qualquer pessoa!
Como o trabalho manual sera substituído pelas maquinas a maior fonte de renda para trabalhadores sera o trabalho intelectual, alias, atualmente essa é a área que mais cresce no,mundo, programação e Design!
As fabricas de moveis provavelmente vão acabar, mas pessoas podem distribuir e vender seus designs de moveis on-line para que os compradores os fabriquem em casa mesmo em suas impressoras 3D a um custo irrisório, quase gratuito...
@@vitinhoOS Tás falando besteira, o que o Estado faz é impedir que um emprego melhor seja criado para um emprego pouco produtivo permanecer.
Paulo ficou mais animado nessa entrada kkk
queria que os anuncios, que nos obrigam a clicar pra sair deles fossem "disrruptados"
Se comprar errado não vai perder dinheiro e mercado?
Aqui eu aprendo mais que na escola