Professor Eustáquio muito obrigado por disponibilizar suas aulas de português pra todos nós. O senhor é um excelente professor. Eu aprendo muito com sua maneira de ensinar. Parabéns.
Muito importante essas aulas, pois quando as vejo vou relembrando vários outros assuntos: regência, concordância, orações do tipo substantivas subjetivas, objetivas diretas, indiretas e demais assuntos. Valeu professor!!!
NÃO TEM COMO ASSISTIR ESSAS AULAS SEM FAZER UM ELOGIO...NOSSA!!!MUITO BEM EXPLICADO.PARABÉNS PROFESSOR ,QUE DEUS O TODO PODEROSO PROSPERE SUA VIDA GRANDEMENTE.
1- macete Onde= O(bstruído) Aonde= A(tivo) 2- macete Saber a regência dos verbos, se indicar movimento é Ativo(Aonde), se não indicar movimento é Obstruído(onde) Ótima aula professor!
nildo carvalho Valeu, NILDO! Quanto ao meu canal, gosto de abordar assuntos que me interessam. Trato de língua portuguesa, de religião, de anedotas, de política etc. Quanto à organização, você tem razão. Misturo tudo. Um abraço!
EUSTÁQUIO, imaginei que fosse por causa do feriado. Os garis do Rio de Janeiro estão em greve! Tá um caos aqui! Professor, na sua opinião, quais são os 3 intelectuais brasileiros, vivos, mais inteligentes? Você incluiria Jô Soares e o Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?
NaldO Lima Os garis foram inteligentes. Pararam justamente durante o carnaval, já que o povo suja muito mais as ruas. Quanto aos 3 intelectuais brasileiros mais inteligentes, é difícil indicar alguém porque existem intelectuais brasileiros que não são conhecidos do público. Agora, o Jô Soares é um intelectual muito inteligente. O Fernando Henrique, também. Naldo Lima, já que você mora no Rio, diga-me uma coisa: o Zeca Camargo é homossexual? O que dizem por aí? Pergunto apenas por mera curiosidade. Um abraço!
NaldO Lima Valeu, NALDO LIMA, por suas informações. Perguntei apenas por mera curiosidade. Vi o vídeo do Luiz Carlos Prates. De certa forma, ele tem razão no que diz. Ele diz aqui que, regra geral, quando uma pessoa se submete a um concurso público, deseja tão-somente a tal estabilidade no cargo, já que ela não existe na iniciativa privada. E isso é verdade! Um universo de servidores públicos está ali, frustrado, numa mesa, fazendo aquilo de que não gosta, apenas por causa da estabilidade, dos feriados públicos e de outras vantagens oferecidas pelo Serviço Público. No Serviço Público, a gente vê com facilidade uma frouxidão na frequência, no respeito ao horário, nos afastamentos etc. Na iniciativa privada, a coisa é diferente. O patrão explora demais os trabalhadores. Não há folgas contínuas, não há afastamentos por feriados, os salários são menores e não há a garantia do emprego. Então, o Luiz Carlos Prates tem razão quando diz que, no Serviço Público, há um mar de frustração. Agora, ele exagera quando afirma que o Serviço Público só seleciona pessoas com boa memória. Ora, intelectualmente, os servidores públicos se destacam muito mais que os trabalhadores da iniciativa privada. Basta ver o grau de intelectualidade de um juiz de Direito, de um cientista público, de médicos públicos, de professores universitários públicos etc. São pessoas de altíssimo grau de intelectualidade, de competência. Na iniciativa privada, o universo de incompetentes é muito maior. E esses incompetentes ganham, às vezes, uma fortuna mensalmente. Para ver essa realidade, ligue o televisor e veja os apresentadores de televisão. Um abraço!
FRANCISCO, Vamos trabalhar, por enquanto, sem o "onde" e o "aonde". Regra geral: havendo complemento, o verbo CHEGAR exige a preposição "A". E é o caso aqui. Veja o período sem o "aonde": "ELE CONQUISTOU UM LUGAR NA EMPRESA A QUE NINGUÉM CHEGOU. Viu aí, Francisco, a preposição "A" exigida pelo verbo chegar (chegou)? Veja outra forma: "ELE CONQUISTOU UM CARGO NA EMPRESA AO QUAL NINGUÉM CHEGOU" Viu aí, de novo, a preposição "A" (a+o) exigida pelo verbo chegar (chegou)? Finalizando: "ELE CONQUISTOU UM LUGAR NA EMPRESA AONDE NINGUÉM MAIS CHEGOU".
adicionei a favoritos. professor, posso perguntar? vc disse q o adverbio "onde" pode ser tmb pronome relativo. como é que? se "onde" for pronome então parará de ser mais adverbio. ou não?
+Kátia LimaLima Obrigado, Kátia! Isso mesmo! Dependendo do sentido, ONDE pode ser ADVÉRBIO ou PRONOME RELATIVO. Quando for advérbio, não será pronome relativo; quando for pronome relativo, não será advérbio. E os exemplos estão no vídeo. Você é estrangeira, daí sua dificuldade, mas sairá vitoriosa. Um abraço!
desculpe, posso perguntar mais uma coisinha (fora desse assunto)? é mais correto dizer "...para eu fazer" ou "para que eu faça"? ou tanto faz? me desculpe, mas sou estrangeira e ainda tenho muitas duvidas
+Kátia LimaLima Não precisa se desculpar, Kátia! Tanto faz! "PARA EU FAZER" ou "PARA QUE EU FAÇA". Na primeira oração, com o verbo no infinitivo: FAZER. Na segunda oração, com o verbo na forma conjugável, com o aparecimento do conectivo "Que". Um abraço!
Obgdo professor só segunda né eu tenho uma amiga que ela me ? Dizendo aonde vc mora então eu me perguntei como aonde o onde aí eu fiquei confusão eu perguntei mais ninguém sabia me responde eu pensei que eu estava escrevendo mal eu sempre coloquei onde agora entendeu professor muito bem agora eu se como e então e quando vc ? E ande vc mora por que ela escreveu aonde ela escriveo mal obgdo eu vi te segui me responde sim eu escriveo bem onde vc mora e verdade
Seus alunos foram privilegiados. Falo sério. A maioria dos professores. Não repetem. ..e o que faz. O aluno entender é a repetição. Na minha opinião. Kkkk
Professor Eustáquio muito obrigado por disponibilizar suas aulas de português pra todos nós. O senhor é um excelente professor. Eu aprendo muito com sua maneira de ensinar. Parabéns.
Muito obrigado, EUZO!
Muito bem explicado! Agradecida!
Parabéns Professor! De maneira descomplicada ensinando nossa língua.
Valeu, ANTUNES!
VC é 10. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Muito importante essas aulas, pois quando as vejo vou relembrando vários outros assuntos: regência, concordância, orações do tipo substantivas subjetivas, objetivas diretas, indiretas e demais assuntos. Valeu professor!!!
+Ronny Sousa Obrigado!
Ótima aula.,
Têm q ter mais pessoas iguais a vc professor, q engrandece o nosso Brasil. Consigo entender tudo 😙
Obrigado, VALDENICE!
Gostei da explicação.Parabéns professor!!
Obrigado, ANA!
Parabéns pela aula. Obrigada professor!☺
muito bom !!! obrigado.
Muito bom Professor! Gostei muito. Espero que continue postando mais vídeos.
+jose roberto Coelho Obrigado!
Excelente explicação professor! obrigada
+Onilce Rolim Obrigado, ONILCE!
Muito bom. Foi muito útil para mim. Parabéns!
Obrigado, PAULO!
Excelente, obrigada pela ótima explicação.
Obrigado, TRANSVIP!
Muito bom! 👏👏👏👏👏👏
Obrigado, LÍLIAN!
VERDADEIRAS AULAS ..PARABÉNS.
+Ricardo Ritter Obrigado!
Parabens ,estou adorando !!!!!
+mara mari Valeu!
Valeu professor Eustaquio presley, muito bem explicado.
Valeu, CID MOREIRA!
Excelente explicação. obrig
Nubia Silva Valeu, NUBIA!
nossa! DEU UM SHOW, PARABÉNS!
Obrigado, BETH!
Deus te abençoe por estes vídeos, obrigado.
obrigado pela explicação.
brigado professor pela aula.
obrigado professor! suas aulas são excelentes.
Abd 2015 Valeu!
bom dia Prof. a sua aula é excelente
Obrigado, JUSCELINO!
Muito dinâmico e produtivo,obrigado Mestre.
Valeu, PAULO!
Professor você explicar muito bem, adorei.
Obrigado, Regina!
Obrigada professor!
Um abraço, FERNANDA!
Parabéns. Suas aulas são ótimas.
Obrigado!
Vc explica muito bem parabéns
Excelente!
+Sairus S Obrigado!
Eustáquio Presley, o país precisa de mais mestres iguais a ti.
Obrigado!
Vc é o Cara difícil um professor que explique bem assim
Arrebento !!!
Obrigado!
PARABÉNS, ESSES VÍDEOS Q VC DIVULGA, AJUDA MUITA GENTE A APRENDER E ATÉ MESMO PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS.EU SOU DA CIDADE DE QUIXADÁ, NO CEARÁ.
+FRANCISCO ERIVALDO DA SILVA PEREIRA Silva
Obrigado!
eustaquio presley vc e bom nisso
Parabéns, Professor!
Suas aulas são ótimas.
Obrigado, EMANNUEL!
Obrigada muito bem explicado
kedma silva Valeu, KEDMA!
Muito bem explicado.
O vídeo é um pouco longo, porém, o professor explica perfeitamente bem, finalmente consegui entender.
Joao Pedro Valeu, JOÃO!
Excelente
Muito bem explicado
Eu sempre tive duvidas quanto a esse uso
Muito obrigado por sanar minha dúvida
Valeu, ANTONIO CARLOS!
muito obrigada! mesmo!
Carolina, fico feliz por você ter gostado do vídeo. Um abraço!
Nossaaa q show!
Obrigado, JAQUELINE!
excelente!
Muito bom!
+DIGITE GOSPEL Obrigado!
ótimo vídeo!
Juliet Dourado Obrigado!
Vc é muito bom!!!
Não dá aula sobre sintaxe????
Akatchah Obrigado! Sobre sintaxe, ainda não.
Aonde o professor vai chegar, vai ter o conhecimento, e onde mora a sabedoria está o sentido da vida.
Muito bom, LUIZ!
NÃO TEM COMO ASSISTIR ESSAS AULAS SEM FAZER UM ELOGIO...NOSSA!!!MUITO BEM EXPLICADO.PARABÉNS PROFESSOR ,QUE DEUS O TODO PODEROSO PROSPERE SUA VIDA GRANDEMENTE.
Excelente vídeo!
Obrigado, DAVID!
mestre, essa parte de colocar preposição PARA e retirar a preposicao A do aonde eu nao sabia.. muito bom..
Valeu, Bruno!
1- macete
Onde= O(bstruído)
Aonde= A(tivo)
2- macete
Saber a regência dos verbos, se indicar movimento é Ativo(Aonde), se não indicar movimento é Obstruído(onde)
Ótima aula professor!
meus parabens por esse trabalho profesor
Show de bola,Eustaquio.
Obrigado, FABRÍCIO!
Aonde vocês vão?
Para onde vocês vão?
Tá certo?
Estão certas, MAFY!
Quando entra o "PARA", usa-se ONDE.
boas suas explicaçõe... obrigado.. muito elucidativas.. organiza o seu canal ... ou ele é religioso ou é é de estudos? uma dica...
nildo carvalho Valeu, NILDO! Quanto ao meu canal, gosto de abordar assuntos que me interessam. Trato de língua portuguesa, de religião, de anedotas, de política etc. Quanto à organização, você tem razão. Misturo tudo. Um abraço!
muito bom
+Francielson Rm Valeu!
Aulas maravilhosas
Obrigado!
1.000 AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
th-cam.com/video/ZsvyeiDhf1A/w-d-xo.html
Eustáquio, você é um professor de excelência inigualável.
IMPOSSÍVEL OLHAR PRA ESSE SENHOR E NÃO LEMBRAR DA AULA DO PEIDO... KKKK MUITO BOM, OBRIGADO PROFF!!! (:
+JUNIOR ALENCAR Aqui, a coisa é séria. No outro vídeo, uma brincadeira. Um abraço, Júnior!
você explica bem
Obrigado, Antônia!
5/3/2014 segunda-feira??
NALDO LIMA, nada de segunda-feira. Equivoquei-me por causa do feriado prolongado de carnaval. Aliás, o seu Rio de Janeiro é demais! Um abraço!
EUSTÁQUIO, imaginei que fosse por causa do feriado.
Os garis do Rio de Janeiro estão em greve! Tá um caos aqui!
Professor, na sua opinião, quais são os 3 intelectuais brasileiros, vivos, mais inteligentes? Você incluiria Jô Soares e o Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?
NaldO Lima Os garis foram inteligentes. Pararam justamente durante o carnaval, já que o povo suja muito mais as ruas. Quanto aos 3 intelectuais brasileiros mais inteligentes, é difícil indicar alguém porque existem intelectuais brasileiros que não são conhecidos do público. Agora, o Jô Soares é um intelectual muito inteligente. O Fernando Henrique, também. Naldo Lima, já que você mora no Rio, diga-me uma coisa: o Zeca Camargo é homossexual? O que dizem por aí? Pergunto apenas por mera curiosidade. Um abraço!
NaldO Lima Valeu, NALDO LIMA, por suas informações. Perguntei apenas por mera curiosidade. Vi o vídeo do Luiz Carlos Prates. De certa forma, ele tem razão no que diz. Ele diz aqui que, regra geral, quando uma pessoa se submete a um concurso público, deseja tão-somente a tal estabilidade no cargo, já que ela não existe na iniciativa privada. E isso é verdade! Um universo de servidores públicos está ali, frustrado, numa mesa, fazendo aquilo de que não gosta, apenas por causa da estabilidade, dos feriados públicos e de outras vantagens oferecidas pelo Serviço Público. No Serviço Público, a gente vê com facilidade uma frouxidão na frequência, no respeito ao horário, nos afastamentos etc. Na iniciativa privada, a coisa é diferente. O patrão explora demais os trabalhadores. Não há folgas contínuas, não há afastamentos por feriados, os salários são menores e não há a garantia do emprego. Então, o Luiz Carlos Prates tem razão quando diz que, no Serviço Público, há um mar de frustração. Agora, ele exagera quando afirma que o Serviço Público só seleciona pessoas com boa memória. Ora, intelectualmente, os servidores públicos se destacam muito mais que os trabalhadores da iniciativa privada. Basta ver o grau de intelectualidade de um juiz de Direito, de um cientista público, de médicos públicos, de professores universitários públicos etc. São pessoas de altíssimo grau de intelectualidade, de competência. Na iniciativa privada, o universo de incompetentes é muito maior. E esses incompetentes ganham, às vezes, uma fortuna mensalmente. Para ver essa realidade, ligue o televisor e veja os apresentadores de televisão. Um abraço!
Sobralense, gostei muito da tua análise. Eu tenho praticamente a mesma opinião. Um abraço.
th-cam.com/video/AkNF-kE8-mA/w-d-xo.html
É PECADO SE CASAR COM A PRÓPRIA MÃE?
Pode ser legal para o Direito, porém é imoral para a Sociedede rsrsrs
***** Valeu, MAY!
Segundo Direito Administrativo!!!Um abraço amigão, continuo assistindo tuas aulas que me clarearam a mente!!!Muito brigada mais uma vez!!!!
***** Valeu, MAY!
+eustaquio544 não seria "É pecado casar-se com a própria mãe?"
Art. 1521 CC vai esclarecer e é uma vedação sim LEGAL
vc é um cearence que engrandece o ceara e o Brasil.
O senhor tem como ensinar locuçao adjetiva
Anotei, ALEXSANDRO!
oi professor, suas explicações são magníficas.
ESTOU POSITIVANDO SUAS AULAS..
+Ricardo Ritter Obrigado!
Na frase "Ele conquistou um lugar na empresa ____ ninguém mais chegou." se onde ou aonde?
FRANCISCO,
Vamos trabalhar, por enquanto, sem o "onde" e o "aonde".
Regra geral: havendo complemento, o verbo CHEGAR exige a preposição "A". E é o caso aqui. Veja o período sem o "aonde":
"ELE CONQUISTOU UM LUGAR NA EMPRESA A QUE NINGUÉM CHEGOU.
Viu aí, Francisco, a preposição "A" exigida pelo verbo chegar (chegou)?
Veja outra forma:
"ELE CONQUISTOU UM CARGO NA EMPRESA AO QUAL NINGUÉM CHEGOU"
Viu aí, de novo, a preposição "A" (a+o) exigida pelo verbo chegar (chegou)?
Finalizando:
"ELE CONQUISTOU UM LUGAR NA EMPRESA AONDE NINGUÉM MAIS CHEGOU".
professor! Qual o segredo para aprender ou decorar todas essas milhares de regras da lingua portuguesa??
O senhor tem algum video sobre quando o pronome QUE é relativo?
+Barbara Bento
Ainda não, Bárbara!
th-cam.com/play/PLP62horXsCbfEjpquNM6-U5Ul-OZzlaH9.html
ainda tem gente q discorda reclamando pq nao paga um profesor particular ? quando aparece alguem q da aula de graç critica ooo umanidade ingrata
Mano ele é bom para esplicar
merece sentar numa cadeira da (ABL) academia brasileira de letras
adicionei a favoritos.
professor, posso perguntar? vc disse q o adverbio "onde" pode ser tmb pronome relativo. como é que? se "onde" for pronome então parará de ser mais adverbio. ou não?
+Kátia LimaLima
Obrigado, Kátia!
Isso mesmo! Dependendo do sentido, ONDE pode ser ADVÉRBIO ou PRONOME RELATIVO. Quando for advérbio, não será pronome relativo; quando for pronome relativo, não será advérbio. E os exemplos estão no vídeo.
Você é estrangeira, daí sua dificuldade, mas sairá vitoriosa.
Um abraço!
Cabra bão!
É claro que tem aluno que entende logo de cara. Por tanto não estou generalizando. ........
Obrigado!
desculpe, posso perguntar mais uma coisinha (fora desse assunto)? é mais correto dizer "...para eu fazer" ou "para que eu faça"? ou tanto faz?
me desculpe, mas sou estrangeira e ainda tenho muitas duvidas
+Kátia LimaLima
Não precisa se desculpar, Kátia!
Tanto faz! "PARA EU FAZER" ou "PARA QUE EU FAÇA".
Na primeira oração, com o verbo no infinitivo: FAZER.
Na segunda oração, com o verbo na forma conjugável, com o aparecimento do conectivo "Que".
Um abraço!
+eustaquio544 obrigada, professor!
+Kátia LimaLima Valeu!
Ele nasceu onde?. Verbo estático. Tu vais aonde.? Verbo dinâmico kkkkk. .
PARABÉNS!!! ISSO MESMO!
Existem pessoas que falam naonde🤔
é verdade, CREUZA!
*explicar
Obgdo professor só segunda né eu tenho uma amiga que ela me ? Dizendo aonde vc mora então eu me perguntei como aonde o onde aí eu fiquei confusão eu perguntei mais ninguém sabia me responde eu pensei que eu estava escrevendo mal eu sempre coloquei onde agora entendeu professor muito bem agora eu se como e então e quando vc ? E ande vc mora por que ela escreveu aonde ela escriveo mal obgdo eu vi te segui me responde sim eu escriveo bem onde vc mora e verdade
Particularmente eu não gostei da aula, creio que seja o método de ensino do professor.
+Alisson Rodrigo Obrigado!
Seus alunos foram privilegiados. Falo sério. A maioria dos professores. Não repetem. ..e o que faz. O aluno entender é a repetição. Na minha opinião. Kkkk
Excelente.
+N64Bole Obrigado!
Muito bom !!!
Obrigado, FRANÇA!