Kkk se eles fizessem um chiqueiro quadrado para eles ficaria: a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (podia ter muito um animal que chamasse hipotenusa)
Adicionem calhas nas águas do telhado, evitará a erosão do solo ao redor do abrigo. Alguém notou que no último vídeo a porta estava invertida? O lado de dentro para fora e vice-versa, botar a parte menos exposta para fora é mais seguro, impede que a mesma seja desmontada. Grande abraço!!
Cara, esse fato realmente é importante na cidade, mas ae onde a casa tá não faz muita diferença pq se o cara quiser entrar ele vai entrar, se não for pela porta é pelas janelas ou até arrancando as tábuas da parede, no meio do mato não tem ninguém vigiando então a pessoa tem tempo pra achar o caminho, não é uma porta que vai segurar se a pessoa tiver má intencionada
Júlio pq vcs n fazem uma serpentina de água e Vou da base da chaminé seria mt bom pra quando vcs fossem dormir aí é tomar banho quente e tbm n desperdiçar energia térmica da up pro sobrevivensialismo ver da like Tenho 13 anos e sou da cidade de Combinado Tocantins meu nome é Fernando Araújo e amo vcs. Pesquisem sobre a minha cidade ela é diferente
Amei 😍 o fogão a lenha e o lago com os lindos 🐟🐟🎏 peixes e o relacionamento de vocês dois de bons amigos e verdadeiros irmãos parece mesmo meninos 😂😃 brincando de construir cabanas . isso é muito bom e faz bem pra saúde mental e trás um bem estar pra si mesmo . parabéns 👏 Deus abençoe sempre vocês dois e suas famílias
Júlio, de nada adianta moer o café na hora sendo que você joga ele na água depois. O café especial tem inúmeras substâncias voláteis que são dissipadas quando se faz isto. O certo Seria jogar a água em cima do café no coador, pois assim faz com que o contato do pó com a água seja mais rápido conseguindo, por consequência, uma bebida mais complexa em sabores e aromas
Minha avó fazia este café no inverno pra nós e ela não usava coador. Só colocava u. Pouco de água fria. O pó baixava e ela servia. Chamava café de campanha.
Teve uma fresta que o Júlio não tapou direito kkkkk , a minha ansiedade e eles terminar de fechar todas as paredes , depois tapava as frestas kkkkkkkkkkk
Passar uma proteção no mezanino, melhorar a escada com corrimão...planejar o que se vai fazer no refugio, horta, cerca com arame farpado, um banheiro a pelo menos 22 metros de distância de qualquer parte de água e do abrigo. Alguns faróis de emergência de led e faria um forno para assar pão caseiro.
Dês dos primeiros eps já tinha comentado pra vocês darem uma explorada pelo terreno, pelo menos uns 2km em volta do refúgio pra ver se havia indícios de animais ou até humanos, msm sendo propriedade particular nunca se sabe.
Nos primeiros episódios nesse local o Júlio comentou que possivelmente havia "mamíferos" na região. A surpresa foi perceber indícios deles tão perto do refúgio, até mesmo roubando algumas coisas
Quem mora aqui na região da Grande Florianópolis sabe como é comum encontrar animais silvestres, com até certa facilidade. Até em áreas urbanas. Macacos, catetos, graxains, capivaras, etc.
É difícil dar um palpite de tão longe, mais acredito que você estão sendo visitados por uma família de "quati". Se fosse cateto teria revirado essa terra toda.
Parabéns rapaziada! Cada vez chegando mais perto de concluir o projeto, mas mais importante que isso é curtir, aproveitar e viver cada segundo da jornada! Belo exemplo de estilo de vida! Abraço
Na região de SC tem bastante quati, aqui em Jaraguá eu caço quati, e eles fazem bastante dessas marcas de garrinhas e esses fuçados são iguais a oq os quatis fazem, se tiver madeira podre e tiver fuçado na madeira é quati porque eles vão atrás de brocas (larvas que ficam dentro da madeira podre comendo ela)
Fiquei impressionado com habilidade do Júlio perceber e identificar os rastros dos animais e ainda definir o tamanho do Porco. Sensacional!! Bicho do mato.
Muito bom o vídeo. O refúgio cada vez mais ficando pronto, parabéns. A questão da banha, acredito que não foi macaco, mas provavelmente foi quati. São animais ágeis e que sobem em árvores, andam em bandos, cavam a terra com as garras que contém unhas grandes e focinhos que podem chafundar a terra também.
essa vegetação da região sul que eles estão é muito úmido, uma pegada totalmente da minha região (cerrado), o dia a dia do clima é muito diferente.. estamos acostumados com uma terra seca, arvores menores e retorcidas, várias flores, serpentes e lagartos, sol em vez de chuva. muito bacana como o Brasil possui essa diversidade de biomas.
Vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma câmera de trilha pro refúgio. Aí deixa lá e nós vamos vendo que tipo de animal passa por lá. Nem é tão caro pra comprar juntando a galera.
Oi Julio e Anderson, acho q seria bem legal um pós review da laplander q nem vcs fizeram com o canivete squad e com as jaquetas da Ivictus, um equipamento q a gente vê vcs usando todo dia e já está há bastante tempo com vcs, abraços e parabéns pelo conteúdo.
Parabéns Júlio e Anderson!!! O refúgio tá muito legal, parabéns pela loja, vcs merecem!!! Uma dica: ficaria muito legal duas poltronas daquelas que o Anderson fez no fundo de garagem, pra vcs sentarem pra tomar café na varanda da cabana.
Essa parte de cima q ficou aberto, deviam fazer um janelão tipo escotilha. Ex: um capô de carro. Assim, vcs controlam a entrada de ar e luz no refúgio.
Só uma dica ao moer o café: Ao terminar de moer o café, dê umas giradas na manivela no sentido contrário, que ainda vai sair um pouco do café moído e que fica parado na rosca do moedor!
Montem uma pequena roda da água nesse riacho, da para fazer com objetos descartados e deve ser o suficiente para uma ou duas lampadas led ou carregar algum equipamento. o sobrevivencialista também pode gerar a sua própria energia. OBS tempero o pinhão com vinagre, sal e orégano.
@@loboextreme550 Roda d,água é rusticidade, ainda mas se for feita com alternador de carro, ligado a uma lâmpada de halógenaeo ou a um radio velho com um bombril na ponta da antena, pra saber das noticias da cidade.
@@victor_. deveria, ja que tem o açude da pra fazer alguma coisa pra puxar a agua pra uma caixa passando por uma serpentina ficaria top dava até pra tomar um banho e capotar na rede.
Ficou faltando a chapa na chaminé para controlar o fluxo de ar, e assim controlar a intensidade das chamas, só assim num queima a comida e economiza madeira.
Fala pessoal! Para quem ainda não conhece abri um canal de restauração de objetos antigos. Gostaria de convidá-los a conhecer meu trabalho e opinar se for possível. Toda contribuição é muito importante mesmo. Tenho recebido muitas visitas e isso tem sido um estímulo muito importante para continuar a produzir conteúdo. Como forma de agradecimento, assim que atingirmos 1000 inscritos um de nossos itens restaurados será sorteado. Obrigado, de coração! th-cam.com/video/9YBLR-grac8/w-d-xo.html
Lindo o refúgio pessoal! Parabéns! Quero lembrar a todos que a mata de araucária que cobre as regiões das serras gaúcha e catarinense faz parte da Mata Atlântica. Desse modo, o corte é absolutamente proibido. Forte abraço!
Triste é saber que resta menos de 10% da mata atlântica, imagina que triste em 2070 os sobrevivencialistas de selva de concreto. Em minha humilde opinião um dos princípios de todo sobrevivencialista deve ser o de cultivar e respeitar a natureza evitando sua degradação mas eles nunca falaram sobre o assunto. P.S O Ideal é que todos humanos tivessem essa atitude.
Logo matei de cara, é quati com certeza, invadem casa, andam em bando, tem garras afiadas! Esse refúgio fica na Serra do tabuleiro ou próximo, tem muito quati nessa região.
O irmãos em parabéns pelo trabalho estou acompanhando dês do primeiro e até hoje me dá uma agonia de ver o Julho enforcado o martelo kkkkkk Obrigado pelo entretenimento que vcs proporciona para nós. Vi como vcs ficam com as botas cheias de barro e gostaria de enviar um presentinho para vcs como faço?
Se tem catetos rondando por aí é só soma-los para chegar na hipotenusa kkk. Gosto muito de ver e ter acompanhado a construção e aprimoramento do refúgio, parabéns
Aqui na minha região, em Minas Gerais, também existem araucárias ou pinheiros. Inclusive tem uma localidade pertencente a minha cidade cujo nome é Pinheiro Grosso. Claro que não tem na mesma proporção que ai na região sul do Brasil. Nas décadas de setenta e oitenta elas foram alvo de madeireiras e quase se extinguiram em nossa região.
Eu tenho uma faca Bahco é muito boa! Vou tentar comprar uma SV1 se não for muito cara... Pra eu deixar de herança pro meus filhos e netos pq sei que vai durar gerações. 🥰💪... 💋
Eu criava carpa e com a estiagem o nível do açude baixou bastante, e os felinos da região (maracajá, jaguatirica, Suçuarana) começaram a vir de noite. Eu sei por causa dos arranhões de unha nas costas dos peixes maiores que escaparam das garras. 😬
Quatis também fuçam a terra e levantam raízes, podem ter o tamanho presumido (60cm), andam em grupos e são comuns nesta região... o perfil de pegada com garras é inclusive mais parecido com eles (catetos e outros porcos têm casco)
@Sobrevivencialismo Moro em chopinzinho-pr, é a maior reserva de araucárias do mundo. O pinhão aqui é MT fácil de achar e até no mercado é MT barato pra comprar.
Sobre a iluminação: acontece que nossos olhos não podem ser programados coma uma câmera, que foca automaticamente. Um exemplo claro é como quando precisamos enxergar "mais distante" quando olhamos pra uma direção que é a mesma que se encontra o Sol e colocamos a mão à frente. Como o Julio disse, a câmera faz esse balanceamento.
Júlio, já vi que um pessoal comentou, mas posso reforçar o que falaram e pela minha experiência em campo, tanto em áreas rurais, quanto em áreas de mata nativa. Podem ser quatis os visitantes do refúgio, eles tem habilidade de escalada e fazem um baita estrago no chão quando estão forrageando em busca de alimento no solo. Obs.: Sou biólogo.
Outra coisa, não tiro a razão do que o Júlio falou sobre haver mais de um animal, sendo que já já foi visto o teiú no local e haver também as pegadas de possíveis porcos. E como ele disse, os restos de comida chamam muito a atenção.
Para melhorar a luminosidade dentro da cabana vcs podem colocar garrafas pet com água no telhado que servirá durante o dia quase como uma lampada, barato e fácil de por no telhado de qualquer material.
Na verdade, a araucária (árvore que produz o pinhão) não é apenas comum no sul do Brasil. Na minha região (sul de Minas Gerais, serra da mantiqueira) é muito comum, principalmente em cidades mais altas como Maria da Fé e Gonçalves. É realmente algo muito bonito, saboroso, e que deve ser preservado!
Não perco um episódio, isso é uma terapia, eu assisto mais é como se eu estivesse na cabana, ouvindo a água caindo ao fundo os pássaros cantando isso me trás uma paz pra começar a semana relaxado !
Anderson foi premiado, encontrou a moela, aqui em casa tem que tirar no par ou ímpar pra ver quem fica com a moela, o fígado, o pescoço e os pés, kkk, é bom, muito bom isso.
Uma dica pra vocês, providenciem um tambor azul que tenha tampa de rosca pra armazenar água, em tempos de muita chuva pode ser que a água que vocês coletam direto do riacho venha muito suja! Dai nao é legal pra cozinhar, lavar utensílios.. Esse refúgio está ficando padrão Alaska, TOP DEMAIS!!!!
caras!.... oque vcs pretendem fzaer para poupar essas madeiras do ataque dos cupins?? ces sabem q meio inevitavel .curioso apenas. eu ja fiz dois habrigos d madeira no meu sitio e sofri com esse problema.a madeira que vcs usaram ( pinos ao q parece) e doce pra essa praga.
Olá Vcs estão dando show nessa aventura, mas posso dar uma dica de culinária!? Como a carne é leva mais tempo pra cozinhar, vc refogar ela com a cebola e o alho e após dourar peo os legumes, pra não ficar muito cozidos👏continuação de ótima aventura!!!!
Quanto a janela que estavam discutindo. Acredito que seria interessante fazer uma, visto que seria um ponto de luz por mais que quase nao faz diferença, mas também ajudaria no fluxo de ar para o fogão. De qualquer forma, PARABÉNS pelo projeto estou viciado. SHOW!!!!
Pinhão é muito comum aqui na minha região, Vale do Paraíba em São Paulo, não é exclusivo do sul do país, aqui até temos uma cidade com o nome Santo Antonio do Pinhal, é uma cidade nas montanhas do vale.
Fica muito bom cozinhar o pinhão e colocar junto com arroz(prefiro sempre o parbolizado)... da um sabor muito bom! E ainda: pra vcs que tem fogão a lenha.. coloca pinhão já cozido quando for fazer feijão! ele cozinha que chega a "derreter" e é claro fica um sabor incrível! Esse refúgio ta ficando muito massa! Grande abraço! - Guarapuava pr!
Meus amigos, para fechar certas frestas, podem utilizar uma mistura de cola de madeira (de preferência) e serragem... fica MUITO bom. Mas não é para deixar ao tempo...
Caraca Julio, ver você cozinhando na luz do lampião me trouxe boas lembranças dos acampamentos. Fazendo aquela janta antes do fogo de conselho. Muito bom lembrar dessa sensação! SAPS
DÁ PRA VER QUE O ESPERTÃO NÃO SABE DE NADA! QUER ZOAR OS OUTROS E NÃO TEM CONHECIMENTO! JÁ VI JAVALIS ATÉ MAIS PESADOS DO QUE ISSO!! NO RS E URUGUAI SÃO FACILMENTE ENCONTRADOS ANIMAIS DESSA ESPÉCIE CUJO O TAMANHO E PESO SÃO SURPREENDENTES. ANTES DE QUERER TIRAR SARRO DE ALGUÉM SOBRE ALGUMA COISA, PROCURE AO MENOS TER O MÍNIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO; PRA NÃO PASSAR VERGONHA!
@@ФранкЦастлеПраведный Sei mesmo não. De fato, foi apenas "zoação", numa referência ao canal do Tiringa, de Serra Talhada, sertão pernambucano. O "espertão" aqui mal sabe o tamanho dos bichos da caatinga. Se o dono do canal não achou ruim, talvez entendeu que foi uma brincadeira, vem você querer ridicularizar. Tu tirou essa autoridade de onde?
Julio se você caçar dois catetos voce consegue encontrar a hipotenusa
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RI MUITO DISSO
Kkkkkkkkkk
É campo não praia... kkk
Só os preparados pegam a referência agora haha🤙
KAKAKAKAKAKA
Kkk se eles fizessem um chiqueiro quadrado para eles ficaria: a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa (podia ter muito um animal que chamasse hipotenusa)
Adicionem calhas nas águas do telhado, evitará a erosão do solo ao redor do abrigo.
Alguém notou que no último vídeo a porta estava invertida? O lado de dentro para fora e vice-versa, botar a parte menos exposta para fora é mais seguro, impede que a mesma seja desmontada.
Grande abraço!!
A trava das janelas também está para o lado de fora.
Também achei estranho
Cara, esse fato realmente é importante na cidade, mas ae onde a casa tá não faz muita diferença pq se o cara quiser entrar ele vai entrar, se não for pela porta é pelas janelas ou até arrancando as tábuas da parede, no meio do mato não tem ninguém vigiando então a pessoa tem tempo pra achar o caminho, não é uma porta que vai segurar se a pessoa tiver má intencionada
@@vielinha10 pode até atear fogo na cabana.Jogam um litro de gasolina e ateam fogo e não dá nada
Ali é propriedade privada daí não tem perigo
precisam de uma "câmera armadilha" agora, pra deixar armada aí no refúgio! :D
Pra chegar um brasileiro esfarrapado e roubar a câmera 😂😂
O cavalline fez um video essa semana sobre isso. seria perfeito.
Genial jakakakakakakak mds
Projeto refúgio virou projeto paraíso, Deus os abençoe sempre....
Júlio pq vcs n fazem uma serpentina de água e Vou da base da chaminé seria mt bom pra quando vcs fossem dormir aí é tomar banho quente e tbm n desperdiçar energia térmica da up pro sobrevivensialismo ver da like
Tenho 13 anos e sou da cidade de Combinado Tocantins meu nome é Fernando Araújo e amo vcs. Pesquisem sobre a minha cidade ela é diferente
Eles não irão construir um banheiro, o intuito da cabana é um refúgio, e nem tem espaço pra isso.
Se sabe o porque do nome da cidade ser combinado?
To falando sério fiquei curioso kkkkkk
@@guihh642 não foi pra vc que ele escreveu isso não parceiro. O menino foi bem educado vc poderia ao menos ter respeito
Legal a idéia garoto!
Seu município fica quase numa tríplice fronteira estadual ein!
Abraço!
Sou fã de vcs, assisto desde o outro abrigo que vcs tiveram que desistir. Ta na hora de colocar a torneira pro lado de dentro.
Amei 😍 o fogão a lenha e o lago com os lindos 🐟🐟🎏 peixes e o relacionamento de vocês dois de bons amigos e verdadeiros irmãos parece mesmo meninos 😂😃 brincando de construir cabanas . isso é muito bom e faz bem pra saúde mental e trás um bem estar pra si mesmo . parabéns 👏 Deus abençoe sempre vocês dois e suas famílias
Júlio, de nada adianta moer o café na hora sendo que você joga ele na água depois. O café especial tem inúmeras substâncias voláteis que são dissipadas quando se faz isto. O certo Seria jogar a água em cima do café no coador, pois assim faz com que o contato do pó com a água seja mais rápido conseguindo, por consequência, uma bebida mais complexa em sabores e aromas
Minha avó fazia este café no inverno pra nós e ela não usava coador. Só colocava u. Pouco de água fria. O pó baixava e ela servia. Chamava café de campanha.
O Júlio não tem a mesma graciosidade que o Anderson pra cozinhar kkkk
Mas ficou bonito
Graças a Deus vocês taparam essas frestas, tava atacando meu TOC😂
Não era só tu kkkkkk
Já tava pra ir lá e fecha às brechas kk
Teve uma fresta que o Júlio não tapou direito kkkkk , a minha ansiedade e eles terminar de fechar todas as paredes , depois tapava as frestas kkkkkkkkkkk
O CoronaVirus é uma formiga perto do TOC q ta aparecendo nas pessoas por causa da quarentena kkkk
JonOfBR vrixi, meu TOC já tá comigo a muito tempo, mas acho que trocaria a vida de TOC por duas semanas de corona
Passar uma proteção no mezanino, melhorar a escada com corrimão...planejar o que se vai fazer no refugio, horta, cerca com arame farpado, um banheiro a pelo menos 22 metros de distância de qualquer parte de água e do abrigo. Alguns faróis de emergência de led e faria um forno para assar pão caseiro.
Dês dos primeiros eps já tinha comentado pra vocês darem uma explorada pelo terreno, pelo menos uns 2km em volta do refúgio pra ver se havia indícios de animais ou até humanos, msm sendo propriedade particular nunca se sabe.
é provável que já tenham feito, o Júlio não iria panguá com essas coisas.
@@John-hg3mo será? Pra ter tido essa surpresa toda.
Nos primeiros episódios nesse local o Júlio comentou que possivelmente havia "mamíferos" na região. A surpresa foi perceber indícios deles tão perto do refúgio, até mesmo roubando algumas coisas
Quem mora aqui na região da Grande Florianópolis sabe como é comum encontrar animais silvestres, com até certa facilidade. Até em áreas urbanas. Macacos, catetos, graxains, capivaras, etc.
É difícil dar um palpite de tão longe, mais acredito que você estão sendo
visitados por uma família de "quati".
Se fosse cateto teria revirado essa terra toda.
Coloquem uma câmera filmando 24 horas, só para ver oq aparece a noite na cabana rsrs
Felipe Honorato up
Parabéns rapaziada! Cada vez chegando mais perto de concluir o projeto, mas mais importante que isso é curtir, aproveitar e viver cada segundo da jornada! Belo exemplo de estilo de vida! Abraço
Na região de SC tem bastante quati, aqui em Jaraguá eu caço quati, e eles fazem bastante dessas marcas de garrinhas e esses fuçados são iguais a oq os quatis fazem, se tiver madeira podre e tiver fuçado na madeira é quati porque eles vão atrás de brocas (larvas que ficam dentro da madeira podre comendo ela)
Bem lembrado, quatis aqui na grande Fpolis são muito comuns.
Em pleno 2020 nego fica carçando animais silvestre pow
Fiquei impressionado com habilidade do Júlio perceber e identificar os rastros dos animais e ainda definir o tamanho do Porco. Sensacional!! Bicho do mato.
Pinhão também existe aqui em São Paulo
Na serra da Bocaina por exemplo
vdd
Sem dúvidas, o melhor conteúdo para os amantes do bushcraft e sobrevivência no país! Vida longa ao Anderson e ao Julio!
Todo episodio que assisto está chovendo kkk
E olha que essa semana na região só choveu na terça feira, provavelmente foi a data em que ele fizeram a gravação hahaha
Tive o mesmo pensamento! 😂
Como é bom ver os episódios do refúgio! dá uma vontade de fugir pro mato e dá adeus a cidade grande.sucesso meninos e coisa linda a amizade de vcs.
Muito bom o vídeo. O refúgio cada vez mais ficando pronto, parabéns. A questão da banha, acredito que não foi macaco, mas provavelmente foi quati. São animais ágeis e que sobem em árvores, andam em bandos, cavam a terra com as garras que contém unhas grandes e focinhos que podem chafundar a terra também.
essa vegetação da região sul que eles estão é muito úmido, uma pegada totalmente da minha região (cerrado), o dia a dia do clima é muito diferente.. estamos acostumados com uma terra seca, arvores menores e retorcidas, várias flores, serpentes e lagartos, sol em vez de chuva. muito bacana como o Brasil possui essa diversidade de biomas.
Bastante, gosto do clima daqui de sc
Vamos fazer uma vaquinha pra comprar uma câmera de trilha pro refúgio. Aí deixa lá e nós vamos vendo que tipo de animal passa por lá. Nem é tão caro pra comprar juntando a galera.
Super apóio!!!
up
Temos que esperar eles verem esse comentário e criarem a vaquinha.
Vamos fazer uma vaquinha para nós comprar o nosso sítio e vivermos em comunidades! quem topa?
Fico impressionado com as pessoas que conseguem dar deslike em um conteúdo desse, Júlio e Anderson vocês são fantásticos!!!
Nao seria uma boa ideia vcs colocarem algumas telhas transparentes pra entrar mais luz natural ai ?
Nem tem como, tem uma chapa de metal no telhado.
Tem uma camada de tábuas de madeiras e chapa de metal no teto
Na real a cabana possuí forro.
Já estou viciado em vocês. Me aposento em janeiro e me mudo de vez pra roça, realizar meu sonho e aproveitar pra aprender com vocês até lá!
Oi Julio e Anderson, acho q seria bem legal um pós review da laplander q nem vcs fizeram com o canivete squad e com as jaquetas da Ivictus, um equipamento q a gente vê vcs usando todo dia e já está há bastante tempo com vcs, abraços e parabéns pelo conteúdo.
Parabéns Júlio e Anderson!!!
O refúgio tá muito legal, parabéns pela loja, vcs merecem!!!
Uma dica: ficaria muito legal duas poltronas daquelas que o Anderson fez no fundo de garagem, pra vcs sentarem pra tomar café na varanda da cabana.
Essa parte de cima q ficou aberto, deviam fazer um janelão tipo escotilha. Ex: um capô de carro. Assim, vcs controlam a entrada de ar e luz no refúgio.
25:38.
Representação do sossego 🙌🏽🙌🏽
Só uma dica ao moer o café: Ao terminar de moer o café, dê umas giradas na manivela no sentido contrário, que ainda vai sair um pouco do café moído e que fica parado na rosca do moedor!
Faz a continuação desse refúgio o 3.0 vou amar amo esse tipo de cenário
Montem uma pequena roda da água nesse riacho, da para fazer com objetos descartados e deve ser o suficiente para uma ou duas lampadas led ou carregar algum equipamento. o sobrevivencialista também pode gerar a sua própria energia. OBS tempero o pinhão com vinagre, sal e orégano.
Verdade ia ficar top
O problem é que quando chove muito a corredeira pode levar a roda de água. Pelo menos eu acho!!
O objetivo do refugio é sair da zona de conforto e nao usar equipamentos elétricos,é viver como os colonos por isso eles não querem eletricidade
@@loboextreme550 Roda d,água é rusticidade, ainda mas se for feita com alternador de carro, ligado a uma lâmpada de halógenaeo ou a um radio velho com um bombril na ponta da antena, pra saber das noticias da cidade.
A série refúgio é o que salva meus finais de semana,muito bom, descontração TOTAL!
Eu fiquei aqui pensando que esse fogao precisava de uma serpentina pra aquecer agua para um banheiro
boa ideia.
Nao vai ter banheiro
@@victor_. deveria, ja que tem o açude da pra fazer alguma coisa pra puxar a agua pra uma caixa passando por uma serpentina ficaria top dava até pra tomar um banho e capotar na rede.
Ficou faltando a chapa na chaminé para controlar o fluxo de ar, e assim controlar a intensidade das chamas, só assim num queima a comida e economiza madeira.
Fala pessoal! Para quem ainda não conhece abri um canal de restauração de objetos antigos. Gostaria de convidá-los a conhecer meu trabalho e opinar se for possível. Toda contribuição é muito importante mesmo. Tenho recebido muitas visitas e isso tem sido um estímulo muito importante para continuar a produzir conteúdo. Como forma de agradecimento, assim que atingirmos 1000 inscritos um de nossos itens restaurados será sorteado. Obrigado, de coração! th-cam.com/video/9YBLR-grac8/w-d-xo.html
Showww!👏👏 A Selva é sinônimo de paz e harmonia.
Não tem dinheiro que pague isso
Próx episódio colocamos uma onça dentro do refúgio, entenda...
Que massa
E com certeza pacas , por perto.
Onça GTI imaculada... kkk
São Paulo tem muito pinhão também, São Carlos, interior de SP, inclusive é originária do Conde do Pinhal.
seria legal criarem algo relacionada com forja, e criar algum machado, uma forja seria interessante e daria uma boa playlist...
Lindo o refúgio pessoal! Parabéns! Quero lembrar a todos que a mata de araucária que cobre as regiões das serras gaúcha e catarinense faz parte da Mata Atlântica. Desse modo, o corte é absolutamente proibido. Forte abraço!
Triste é saber que resta menos de 10% da mata atlântica, imagina que triste em 2070 os sobrevivencialistas de selva de concreto. Em minha humilde opinião um dos princípios de todo sobrevivencialista deve ser o de cultivar e respeitar a natureza evitando sua degradação mas eles nunca falaram sobre o assunto. P.S O Ideal é que todos humanos tivessem essa atitude.
Júlio, eu moro no mato e garanto que isso aí é quati. Não é macaco, nem porco, nem paca, nada disso. É quati.
Pensei a mesma coisa
Logo matei de cara, é quati com certeza, invadem casa, andam em bando, tem garras afiadas! Esse refúgio fica na Serra do tabuleiro ou próximo, tem muito quati nessa região.
Tatu e quati passaram alí
Também pensei a mesma coisa kkkk
Guaxinim pode ser tbém....
Sou do sul e comemos muito pinhão por aqui! Todo inverno! Tem uma árvore dessas aqui no fundo de casa! Lindo demais
O irmãos em parabéns pelo trabalho estou acompanhando dês do primeiro e até hoje me dá uma agonia de ver o Julho enforcado o martelo kkkkkk
Obrigado pelo entretenimento que vcs proporciona para nós.
Vi como vcs ficam com as botas cheias de barro e gostaria de enviar um presentinho para vcs como faço?
Se tem catetos rondando por aí é só soma-los para chegar na hipotenusa kkk.
Gosto muito de ver e ter acompanhado a construção e aprimoramento do refúgio, parabéns
"Comida simples, do campo e que sustenta" Definiste completamente feliz!
Aqui na minha região, em Minas Gerais, também existem araucárias ou pinheiros. Inclusive tem uma localidade pertencente a minha cidade cujo nome é Pinheiro Grosso. Claro que não tem na mesma proporção que ai na região sul do Brasil. Nas décadas de setenta e oitenta elas foram alvo de madeireiras e quase se extinguiram em nossa região.
Dica: Pós review da serra Bahco Laplander, depois de construir o abrigo todo o que voces acharam do equipamento? Abraço!
Cara, eu tenho uma, é top
Eu tenho uma faca Bahco é muito boa! Vou tentar comprar uma SV1 se não for muito cara... Pra eu deixar de herança pro meus filhos e netos pq sei que vai durar gerações. 🥰💪... 💋
Em Campos do Jordão /SP tem muita araucária tbm, minha familia sempre vai la pegar pinhão na época.
Isso e muito bom
O animal que comeu a banha, e fez todos esses fuçados no refúgio, me parece que são os Quatis!.
ou mão-pelada
@@joaogabrieldasilva3414 verdade pode ser também. Não deu pra ver no vídeo as pegadas, aí dava pra identificar.
Eu criava carpa e com a estiagem o nível do açude baixou bastante, e os felinos da região (maracajá, jaguatirica, Suçuarana) começaram a vir de noite. Eu sei por causa dos arranhões de unha nas costas dos peixes maiores que escaparam das garras. 😬
Sempre que eu assisto a um ep do refúgio eu penso "como caralhos pode chover TODO dia nesse lugar veio" kkkkkkk, a cabana tá ficando xique
Quatis também fuçam a terra e levantam raízes, podem ter o tamanho presumido (60cm), andam em grupos e são comuns nesta região... o perfil de pegada com garras é inclusive mais parecido com eles (catetos e outros porcos têm casco)
7:52 Mas é um cateto oposto ou adjacente, ou seria uma hipotenusa? kkkkkk
Kkkkkkmjk
@Sobrevivencialismo
Moro em chopinzinho-pr, é a maior reserva de araucárias do mundo. O pinhão aqui é MT fácil de achar e até no mercado é MT barato pra comprar.
Rapazes, a canja ficou com uma cara massa. O melhor momento é o final. Parabéns senhores
O melhor momento é no final quando acaba né?
Cada dia mais bonito esse projeto. Parabens!!!!
Tem vaga para Escoteiro do Rio ai? kkkk Parabens Julio!
Gostei dos lampiões,eles tem uma luz meio alaranjadas que deixa o ambiente mais tranquilo,relaxante.
52 minutos que pareceram 10, pena que acabou, esperando já o próximo ep!
Sobre a iluminação: acontece que nossos olhos não podem ser programados coma uma câmera, que foca automaticamente. Um exemplo claro é como quando precisamos enxergar "mais distante" quando olhamos pra uma direção que é a mesma que se encontra o Sol e colocamos a mão à frente. Como o Julio disse, a câmera faz esse balanceamento.
Tava me perguntando: Como eu faço pra ter um patch do Sobrevivencialismo com meu nome?
Eles dão o recado do lançamento da loja.
Tá ficando show.
Parabéns!
As frestas de difícil acesso para pregar, podem ser vedadas com cola branca e serragem.
41:32 é a banha lambida pelos possíveis macacos?
Daqui a 3 meses nova epidemia, vírus de macaco da mata atlântica brasileira dezima a humanidade. Kkkkk
"Fogo ferveu, micróbio morreu"
Mas é claro kkk Ali é modo homem das cavernas, só pega doença quem faz exame Hahahaha
Até que enfim essa cabana está nos finalmente. Gosto muito disso ,acampamento ,mata , muito legal é prazeroso.
Júlio, já vi que um pessoal comentou, mas posso reforçar o que falaram e pela minha experiência em campo, tanto em áreas rurais, quanto em áreas de mata nativa. Podem ser quatis os visitantes do refúgio, eles tem habilidade de escalada e fazem um baita estrago no chão quando estão forrageando em busca de alimento no solo. Obs.: Sou biólogo.
Outra coisa, não tiro a razão do que o Júlio falou sobre haver mais de um animal, sendo que já já foi visto o teiú no local e haver também as pegadas de possíveis porcos. E como ele disse, os restos de comida chamam muito a atenção.
Sem contar por ter um riacho perto se tiver lontras ou mão pelada, adeus peixes do tanque, é so descobrirem e vão banquetear
Para melhorar a luminosidade dentro da cabana vcs podem colocar garrafas pet com água no telhado que servirá durante o dia quase como uma lampada, barato e fácil de por no telhado de qualquer material.
5:12 Eu analisando a linha do tempo da minha vida:
Esse video e uma obra de arte
"Tem uma parede inteira aberta e não traz luz né!?" O comentário que resume a bagaça toda 😂😂
Aí sim em... parabéns pela loja.... Deus abençoe vocês em todos os seus projetos..
Só eu que acho q se o Júlio deixar o cabelo crescer ele fica idêntico o Afonso Padilha, até a voz mano ksksksksks separados na maternidade
Na verdade, a araucária (árvore que produz o pinhão) não é apenas comum no sul do Brasil. Na minha região (sul de Minas Gerais, serra da mantiqueira) é muito comum, principalmente em cidades mais altas como Maria da Fé e Gonçalves. É realmente algo muito bonito, saboroso, e que deve ser preservado!
O Anderson come igual meu cachorro comendo carne!!! Não mastiga, só engole !!!
Kkkkkkkkk
vocês reparam tudo kkk
uma draga! kkkkk
Não perco um episódio, isso é uma terapia, eu assisto mais é como se eu estivesse na cabana, ouvindo a água caindo ao fundo os pássaros cantando isso me trás uma paz pra começar a semana relaxado !
Ansioso para o EP de hoje
Anderson foi premiado, encontrou a moela, aqui em casa tem que tirar no par ou ímpar pra ver quem fica com a moela, o fígado, o pescoço e os pés, kkk, é bom, muito bom isso.
Ae manos tenho uma sugestão para vocês , antes de comer agradeçam ao Criador seria muito bom , abraços fiquem com Deus
Uma dica pra vocês, providenciem um tambor azul que tenha tampa de rosca pra armazenar água, em tempos de muita chuva pode ser que a água que vocês coletam direto do riacho venha muito suja! Dai nao é legal pra cozinhar, lavar utensílios..
Esse refúgio está ficando padrão Alaska, TOP DEMAIS!!!!
Vcs já pensaram: alguém passar na estrada, e ver essa fumaça saindo, achando q o mato ta pegando fogo, e chamar os bombeiros?? Kkkkk
É uma propriedade privada
@@lucas73962 ele tá só zoando mano ;-;
Alguém pode seguir o cheiro de queimado e achar o refúgio.
@@d0rinsto283 As vezes o cara não sabe...
@@lucas73962 o próprio dono da propriedade pode achar a é fogo 😒
Parabéns pelo trabalho. Excelente vídeo.
Só eu que fico ansioso para que façam logo a última parede?
Lugar muito bonito... natureza é show
Julio leva o dexter para avisar quando tiver algum animal por perto, e deixarem vcs alerta sobre o perigo.
E se for uma onça o Dexter e o sacrifício!
👏🏻👏🏻👏🏻O refúgio está ficando ótimo. E parabéns pela loja.
caras!.... oque vcs pretendem fzaer para poupar essas madeiras do ataque dos cupins?? ces sabem q meio inevitavel .curioso apenas. eu ja fiz dois habrigos d madeira no meu sitio e sofri com esse problema.a madeira que vcs usaram ( pinos ao q parece) e doce pra essa praga.
Óleo queimado, verniz...
O refúgio é provisório...
Olá Vcs estão dando show nessa aventura, mas posso dar uma dica de culinária!? Como a carne é leva mais tempo pra cozinhar, vc refogar ela com a cebola e o alho e após dourar peo os legumes, pra não ficar muito cozidos👏continuação de ótima aventura!!!!
Agonia de ver vocês serrando com essas "serrinhas"
Siiiim 😂😂😂😂
Sem sacrifício não a vitória lemas dos white walker kkkkk
Quanto a janela que estavam discutindo. Acredito que seria interessante fazer uma, visto que seria um ponto de luz por mais que quase nao faz diferença, mas também ajudaria no fluxo de ar para o fogão.
De qualquer forma, PARABÉNS pelo projeto estou viciado. SHOW!!!!
31:00 o moedor parece um gato olhando pela janela kkk
Pinhão é muito comum aqui na minha região, Vale do Paraíba em São Paulo, não é exclusivo do sul do país, aqui até temos uma cidade com o nome Santo Antonio do Pinhal, é uma cidade nas montanhas do vale.
MANOOOOOOO Vcs fizeram o cafe forte dessa vez AAAAAAAAAA onde da like duas vezes
Saint Jeff eu também observei...hum!!! Senti o aroma aqui...☕😍
Fica muito bom cozinhar o pinhão e colocar junto com arroz(prefiro sempre o parbolizado)... da um sabor muito bom! E ainda: pra vcs que tem fogão a lenha.. coloca pinhão já cozido quando for fazer feijão! ele cozinha que chega a "derreter" e é claro fica um sabor incrível! Esse refúgio ta ficando muito massa! Grande abraço! - Guarapuava pr!
Sempre fico animado, esperando o próximo episódio da minha novela de macho 😁😂👍
Meus amigos, para fechar certas frestas, podem utilizar uma mistura de cola de madeira (de preferência) e serragem... fica MUITO bom. Mas não é para deixar ao tempo...
todas alternativas estão erradas, é um "bilizomi" kkkk
Caraca Julio, ver você cozinhando na luz do lampião me trouxe boas lembranças dos acampamentos. Fazendo aquela janta antes do fogo de conselho. Muito bom lembrar dessa sensação! SAPS
Júlio, pelo amor de Deus homem! NÃO FERVE o café! Haha
Kkkkkkk..me deu agoniaa....
Eu tbm sempre fervo uai.
Fervido é que fica gostoso
Vocês estão tomando café queimado, gente
Pois é... Não se ferve o café...
Gosto muito dessa vida, faz muito bem para a saúde mental.
Javali de 300 kg? Peraí, Tiringa. kkkkkkkkkkkkk
Existe só pesquisar
Foi pego um na serra catarinense nao faz muito tempo pode pesquisar
DÁ PRA VER QUE O ESPERTÃO NÃO SABE DE NADA!
QUER ZOAR OS OUTROS E NÃO TEM CONHECIMENTO!
JÁ VI JAVALIS ATÉ MAIS PESADOS DO QUE ISSO!!
NO RS E URUGUAI SÃO FACILMENTE ENCONTRADOS
ANIMAIS DESSA ESPÉCIE CUJO O TAMANHO E PESO
SÃO SURPREENDENTES.
ANTES DE QUERER TIRAR SARRO DE ALGUÉM SOBRE
ALGUMA COISA, PROCURE AO MENOS TER O MÍNIMO
DE INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO; PRA NÃO PASSAR
VERGONHA!
@@aaventuraestalafora4616
Obrigado, irmão. Vou sim
@@ФранкЦастлеПраведный Sei mesmo não. De fato, foi apenas "zoação", numa referência ao canal do Tiringa, de Serra Talhada, sertão pernambucano.
O "espertão" aqui mal sabe o tamanho dos bichos da caatinga.
Se o dono do canal não achou ruim, talvez entendeu que foi uma brincadeira, vem você querer ridicularizar. Tu tirou essa autoridade de onde?
Massa glra curto mto isso ai o q vcs vivem parabéns. Abçs...