Monte Serrat funicular

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos conhecer o Funicular do Monte Serrat em Santos. São muitas histórias interessantes e vocês não podem perder. Bora lá vê?
    Como é do conhecimento de vocês, quase tudo que fazemos aqui pela cidade de Santos, fazemos pedalando, e esta visita ao Monte Serrat não será diferente.
    Antes, gostaria de agradecer a todos vocês pelo apoio e o carinho dos seus comentários aqui no TH-cam. Com a manifestação de vocês o algoritmo do TH-cam percebe que os vídeos produzidos tem relevância, e acaba fazendo oferta dele para outros públicos, por isso deixe aí o seu manifesto aqui vai ajudar muito, obrigado.
    Vamos ao trabalho ...
    É impossível não notar as obras que estão acontecendo por aqui, estas são as obras de ampliação do VLT de Santos que fará ligação do centro à linha já existente na Av. General Glicério, inaugurada em 2016.
    Escolhemos esta ciclovia porque é a que nos deixa mais próximo do Bondinho do Monte Serrat.
    A titulo de curiosidade, esta é a casa de Saturnino de Brito, o pai dos canais de Santos.
    Já estamos chegando. Notaram os trilhos por aqui? Eles São do Bondinho Turístico de Santos, que hoje está operando com um trajeto mais curto justamente por causa das obras do VLT. Este VLOG aqui que temos no canal mostra um pouco sobre mais esta atração turística de Santos, depois de ver este, vá até lá de dê sua opinião.
    Pronto, aquele é o acesso para a bilheteria. A passagem para o turista custa R$30,00. Crianças e idosos pagam meia e os moradores locais cadastrados pagam o preço de uma passagem de ônibus comum.
    Estamos entrando pela área de serviço para estacionar nossas bicicletas, e tivemos oportunidade de conhecer o poço do funicular de serviços. Este outro bondinho leva materiais de construção e outros itens de manutenção lá pra cima.
    Tivemos oportunidade de subir com o Sr. Paulo Sergio Vallejo a terceira geração proprietária do complexo funicular de Santos. Ele prontamente nos indicou o guia turístico Pedro para nos ajudar a saber mais do histórico deste complexo.
    O guia Pedro nos conduz pela área da Cafeteria onde pudemos observar os vitrais belgas e as cerâmicas suíças do piso. Seis sócios espanhóis contrataram o projeto em 1910, que ficou pronto somente em 1927. Todos os materiais foram embarcados na Europa e entregues no porto de Santos e muitas destas entregas sofreram atrasos por causa dos conflitos da primeira guerra mundial.
    Fotos de 1927 mostram os veículos da época e o requinte das vestimentas, além da casa do engenheiro Sanitarista Saturnino de Brito e ao fundo a silhueta da Catedral de Santos, ainda inacabada. La do mirante, teremos uma visão dela em breve.
    O projeto original contemplava apenas a construção de um salão para encontros e festas da elite da época em um local privilegiado, porém em 1934 um inglês se encantou com o local e convenceu os seis sócios de montar ali um cassino que funcionou até 1946 quando os jogos foram proibidos.
    Com a proibição dos jogos cinco dos seis sócios resolveram vender o empreendimento para o Sr. Manuel Vallejo Perez e seus herdeiros mantém o negócio até hoje
    A última foto da chamada “Galeria do tempo” mostra a Capela da Nossa Senhora de Monte Serrat que foi construída entre 1602 e 1609, muito antes do elevador.
    Tivemos oportunidade de conhecer a sala da máquina de origem alemã, que movida por motor elétrico, garante o movimento dos bondinhos presos por um cabo de aço contínuo de cerca de 280 metros com capacidade de tração de até 100 toneladas enquanto que os bondinhos pesam no máximo 10 toneladas cada um.
    É interessante notar que as engrenagens foram fabricadas parte em aço e parte em madeira, que diminui o atrito com o cabo de sustentação dos bondinhos garantindo assim a integridade e durabilidade do principal elemento do mecanismo, apesar de suportar até 100 toneladas de peso (MOV 13).
    Para que o operador saiba o posicionamento dos bondinhos em dias de baixa visibilidade, com chuva e neblina, o equipamento é dotado de posicionador. Neste caso o posicionador mostra que os bondes, no momento desta gravação estavam parados, sendo o de número 2 posicionado na estação baixa e o de 1 posicionado na estação alta. Esta situação se alterna quando os bondes estão em movimento. (MOV014)
    A lubrificação da máquina e as partes de madeira garantem um ruido controlado quando ela entra em operação.
    Houve um grande deslizamento em 1928 no Monte Serrat que ocorreu a quase 1 ano após a inauguração do elevador. Tal deslizamento foi causado pela operação de pequenas pedreiras na encosta do monte. A catástrofe provocou a morte de 87 pessoas e deu início ao reposicionamento da Santa Casa de Santos, também com parte afetada, para o Jabaquara, onde opera desde 1945. (MOV015)
    O grande salão continua sendo usado para eventos sociais e happy hours.
    MUSICA:
    Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Artista: audionautix.com/

ความคิดเห็น • 92